pv- setembro- 2012

20
Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Setembro de 2012 - Ano 45 – N. 309 Vivas PÁGINAS A Palavra do Senhor permanece eternamente. (1Pe 1, 25)

Upload: marcia-koffermann

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo da INSA

TRANSCRIPT

Page 1: PV- setembro- 2012

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Sete

mbr

o de

201

2 - A

no 4

5 –

N. 3

09

VivasPÁGINAS

A Palavra do Senhor permanece eternamente. (1Pe 1, 25)

Page 2: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.3089

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!“E a Palavra se fez ho-

mem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fi-delidade” (Jo 1,14). A Pa-lavra de Deus é Jesus, luz que ilumina todo ser huma-no porque se fez homem e veio morar em nosso meio. Ele mesmo afirma: “Eu sou

o caminho, a verdade e a vida!” (Jo 14,6). O seu caminho tem um ponto de partida e de chegada: o Pai. Ele veio revelar-nos quem é o Pai e como viver segundo a sua vontade. Es-colheu viver em meio ao povo sofrido, doente, injustiçado e desprezado pelas autoridades da sua época. Chamou gente simples para se-gui-Lo, para aprender com Ele e dar continui-dade à missão de construir o Reino de Deus. Instituiu a Eucaristia para poder permanecer conosco, carregou a cruz e deu sua vida para nos salvar. Venceu a morte ressuscitando no terceiro dia. Deixou-nos o grande mandamen-to: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês” (Jo 14,12).

Caros leitores, vivemos em um tempo no qual parece que nada mais tem valor. Não po-

demos nos deixar iludir por esta sensação, ao contrário, é justamente neste momento his-tórico que o Senhor nos chama para a vida e vida em abundância para todos. Nós: FMA e Cristãos comprometidos somos desafiados a conhecermos sempre mais o Senhor Jesus porque é Ele quem nos ensina o novo jeito de agir no mundo pós-moderno, segundo o seu projeto. O segredo encontra-se na Bíblia, o li-vro sagrado por excelência que se deixa ler, meditar, partilhar com e na família, nos gru-pos, na escola, na Igreja, enfim, em todos os lugares onde a vida clama por justiça e paz. Portanto, vamos à fonte e façamos da Palavra de Deus o alimento para nossas vidas e a dos nossos irmãos.

A edição do Páginas Vivas do mês de setembro nos apresenta, entre outras notí-cias, o início do Planejamento Estratégico da Inspetoria; o dinamismo das Postulantes e o compromisso com a formação; o 3º Festival de Teatro do Colégio Auxiliadora; o Retiro dos Colaboradores do IMA de Porto Alegre.

Maria Auxiliadora continue interceden-do por nós e ensinando-nos a seguir os pas-sos de Jesus Cristo, no amor recíproco e na vivência da Palavra.

Minhas preces e um abraço fraterno.

Ir. Maria [email protected]

Page 3: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.309

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora Campos Novos- pág. 5

Lar Padre Jacó Itajaí- pág. 4

Instituto Maria Auxiliadora Rio do Sul- pág. 14

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- pág. 14

Casa Santa Teresa Porto Alegre- pág. 19

Instituto Laura Vicuña Uruguaiana - pág. 4

Instituto MedianeiraRio Pardo- pág. 17

Aniversariantes - pág. 21

Instituto Maria Auxiliadora Porto Alegre- pág. 9

Page 4: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.3094- Páginas Vivas

O fim de semana do dia 15 e 16 de setembro, foi de muito hip hop em Ita-

jaí. Sábado e domingo, a par-tir das 19h, o Teatro Municipal recebeu a 4° edição do Itajaí Hip Hop Session. O evento reuniu nos dois dias cerca de 80 dançarinos de vários gru-pos de Itajaí e de alguns con-vidados para as chamadas batalhas individuais. Duran-te as noites o público confe-riu os finalistas das disputas, além de apresentações dos grupos locais : Tríade e Mille-nium, e dos convidados Atitu-de Original Crew (Garopaba), Flying Boys Crew (Curitiba), Maniacs Crew (Joinville), Eli-

Hip Hop traz alegria para a juventude no Lar Padre Jacó

l Ir. Iara Poffo

l Iatajaí- SC

Visita à comunidade de Curuzú Cuatiá No dia 22 de setembro,

Irmãs da comunidade Laura Vicuña de Uruguaiana, acom-panhadas da Ex-aluna Rose Castanho, na celebração dos 50 anos do Laura, visitaram a Comunidade Mamãe Marga-rida na Argentina. O objetivo da visita foi retribuir o auxílio prestado às Irmãs de Uru-guaiana, por ocasião da fun-dação da obra, em 1962. Com muita frequência, Irmãs de Curuzú chegavam de ônibus até Uruguaiana e permane-ciam dias fazendo companhia às Irmãs, em épocas de retiro em São Paulo ou de viagens de algumas para cursos ou encontros. As Irmãs hoje pre-sentes naquela obra: Andrea Sosa, Ana Rosa Scussolin, Alda Ridolfi, Sara Godoy e Monica Del Carmen Vera, se desdobraram em atenções e demonstraram toda a alegria da convivência de um lindo

dia de primavera. Na despe-dida prestaram homenagem à comunidade em visita, com uma linda bandeja com a gra-vação: A las Hijas de Maria Auxiliadora de Uruguaiana – Brasil, em los 50 años de fundacion. 1962 – 2012. Com

te Unit (Balneário Camboriú) e Grupo de Dança da Univali (Itajaí).

Durante todo o dia de do-mingo as oficinas acontece-

ram no Lar Padre Jacó, onde cerca de 100 jovens marca-ram presença nas diversas modalidades de dança.

l Ir. Lina Mondini

Grupo de Hip hop no Lar Pe. Jacó

Irmãs da comunidade de Uruguaiana e de Curuzú Cuatiá

l Uruguaiana-RS

gratitud, Hermanas de Curu-zú Cuatiá – Ctes. A beleza da Congregação aparece vi-vamente nestes encontros de família, onde se pode gozar da alegria de nos sentirmos verdadeiramente Irmãs.

Page 5: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.3095- Páginas Vivas

No dia 13 de setembro, aconteceu no Colégio Auxiliadora de Campos

Novos o desfile para escolha do rei e rainha das IV Olim-píadas Estudantis. Os alunos concorreram na modalidade de 11 a 13 anos e acima de 14 anos. Foi realizada, inicial-mente, a eleição em sala de aula e os finalistas de cada sala, concorreram, então com outras turmas. No concurso, os finalistas tinham que desfi-lar para toda a escola e foram avaliados por um grupo de ju-rados composto por pessoas da comunidade. Os alunos

Desfile movimenta Colégio Auxiliadora

A experiência da Igreja ao longo dos séculos nos apre-senta uma realidade, que para nós, ainda é concreta: o surgimento de novos anima-dores nas comunidades. Sem dúvida esse “surgimento” es-tava ligado à formação que a própria Igreja oferecia aos seus fiéis.

Pensando em novos ani-madores vocacionais, a Dio-cese de Joaçaba organizou a

Conclusão da III Escola Vocacional3ª edição da Escola Vocacio-nal que contou com a partici-pação de 20 pessoas das pa-róquias de cinco municípios da mesma.

Representado a comu-nidade FMA de Campos No-vos, Ir Heide Teixeira partici-pou desta III edição. A escola é destinada aos animadores vocacionais, catequistas, jo-vens e assessores de grupos de jovens. Foi organizada em quatro etapas com os seguin-

tes temas: Realidade juvenil, Liderança (duas etapas) e espiritualidade do animador vocacional.

Nos dias 8 e 9 de setem-bro aconteceu, em Joaçaba, 4ª etapa da III Escola Voca-cional com a abordagem da temática citada acima e con-clusão com entrega de certifi-cado com a presença do Bis-po Dom Mario Marquez.

vencedores na categoria de 11 a 13 anos foram: Tifany Becker Vieira e André Me-deiros e acima de 14 anos: Otávio G. B. Rosar e Pris-cila Milcheski dos Santos. Estes alunos representarão o Colégio Au-xiliadora no JECAM- Jogos Estudantis Camponovense.

l Daiane Moresco

l Ir. Marcia Koffermann

l Campos Novos- SC

Participantes da Escola Vocacional da diocese de Joaçaba

Finalistas das IV Olimpíadas Estudantiis Salesianas

Page 6: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.3096- Páginas Vivas

Com a modalidade de oficinas, desde 2011, o JUNINTER teve sua

segunda etapa deste ano. Esta deu continuidade à ex-periência da primeira etapa, em abril, com as três oficinas: “Vida Religiosa Consagra-da: a pessoa do Religioso” com Ir. Susana Rocca, MCR; “Vida Religiosa Consagrada: Juventudes e Mundo Juvenil” assessorado por Pe. Edson Thomassin; “Missiologia à luz da Palavra: Vida Religiosa Consagrada e o Projeto de Deus hoje” com Reverendo Humberto Eugênio Maiztegui Gonçalves.

O encontro aconteceu nos dias 21 a 23 de setembro no Convento dos Freis Capuchi-nhos, em Porto Alegre- RS. Da Inspetoria Nossa senho-ra Aparecida participaram as Irmãs Heide T. dos Santos e Maristela M. Trindade, acom-panhadas de Ir. Lúcia Tiro-ni, na oficina Vida Religiosa Consagrada: a pessoa do Religioso: auto-estima, resili-ência, fidelidade” com Ir. Su-sana Rocca.

Junioristas participam de JUNINTER- RS

Ir. Susana abordou o tema a partir de uma teoria da psi-cologia chamada de Análise Transacional, criada por Eric Berne que favorece o autoco-nhecimento de si e dos pró-prios relacionamentos, para que a pessoa modifique sua forma de se relacionar con-sigo e com os outros, favo-recendo assim, uma maior fidelidade dentro da Vida Re-ligiosa.

Para as Irmãs que partici-

Participantes da segunda etapa do Juninter- POA

param deste encontro de for-mação, ficaram marcados os momentos fortes de partilha e de formação, na diversidade, na oração e na descontração. Fica, em fim, o compromisso, de viver com maior fidelida-de, na realidade cotidiana, a vocação que Deus confiou a cada uma. “À Inspetoria a nossa gratidão por essa opor-tunidade formativa” sintetizam Ir. Heide e Ir. Maristela.

Dos dias 11 a 20 de se-tembro aconteceu o momento de formação pastoral com as crianças do Ensino Funda-mental I e Educação Infantil. Cada turma tem a possibili-dade de refletir e rezar sobre o Bom Pastor, reconhecendo em Jesus, o Bom Pastor que conhece, ama e cuida de cada pessoa. Ao sair da formação cada criança levou o compro-misso de rezar durante este mês agradecendo pela pre-sença de Cristo, o Bom Pas-tor, que cuida de cada um de nós e levou também o com-promisso de tentar ser o Bom

Pastor para seus colegas, cuidando e ajudando aqueles

Formação Pastoral de Setembro

que precisam.

l Ir. Heide Teixeira

l Ir. Marcia Koffermann

l Campos Novos- SC

Alunos do 1º ano participando da Formação Pastoral

Page 7: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.3097- Páginas Vivas

O Colégio Auxiliadora re-alizou de 25 a 28 de setembro o III Festival

de teatro. Foram apresenta-das 11 peças teatrais, envol-vendo alunos do Infantil ao Ensino Médio, apresentadas durante o dia para as escolas da cidade e durante a noite para os alunos do Colégio e

familiares. O Festival de Te-atro é uma das atividades propostas pelo Projeto Estilo Solidário, em função disso para as apresentações notur-nas foi cobrado um pequeno ingresso. O valor arrecadado será revertido para o fundo da CIB para ser utilizado na aplicação de projetos sociais das diferentes inspetorias do

l Ir. Maria Alzira S. Silva

Colégio Auxiliadora realiza III Festival de TeatroBrasil.

O público lotou o Salão de Atos, em todas as noites. O encanto do teatro se fez presente distribuindo talento por todos os lados. O Colégio Auxiliadora agradece a pre-sença das escolas, familiares e amigos do Colégio Auxilia-dora que prestigiaram este evento.

l Campos Novos- SC

Diferentes grupos de Teatro do Colégio Auxiliadora

Page 8: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.3098- Páginas Vivas

No dia 23 de setembro, aconteceu no Colégio Auxiliadora mais um

encontro vocacional com as jovens do Estado de Santa Catarina. Estiveram presen-tes 11 jovens vindas da cida-de e do interior de Campos Novos, de Capinzal e de Ga-ruva.

O encontro começou no sábado a noite, com a che-gada das jovens, a missa na

Jovens participam de encontro vocacionalcomunidade da Cohab, e de-pois da janta, uma sessão de cinema, onde as jovens pu-deram assistir o filme de Dom Bosco, conhecendo um pou-co mais da missão salesiana.

No domingo, o dia foi de muita reflexão e interioriza-ção. A partir do Evangelho de Mateus, que fala da importân-cia de “construir a Casa sobre Rocha”, as jovens deram iní-cio à construção de seus pro-jetos de vida.

Além do tempo de oração e reflexão a que foram con-vidadas, as jovens puderam ter momentos fortes de con-vivência, marcados pela ale-gria e dinamismo salesiano. Terminado o encontro, fica o compromisso de acompanhar estas jovens na construção de um projeto de vida que responda às suas necessida-des e à vontade de Deus.

l Ir. Marcia Koffermann

l Campos Novos- SC

Page 9: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.3099- Páginas Vivas

Um sorriso nos lábios, um olhar esperanço-so, um gesto repleto

de gratidão, um coração feliz diante de um ato que concre-tiza o mais nobre sentimento e se conhece por um Nome: solidariedade... Permeados por esse sentimento, que os alunos do 5º ano realizaram a visita a UEC, no dia 14 de setembro. Os alunos da Ins-tituição receberam os visitan-tes com bastante entusiasmo, foi um momento agradável, onde os educandos de am-bas as instituições realizaram apresentações artísticas e confraternizaram com um lan-che. Essa atividade faz parte do “Projeto Estilo Solidário”, desenvolvido por toda a co-munidade educativa, com o objetivo de desenvolver e cul-tivar atitudes solidárias.

No mês de setembro ain-da, no dia 19, os alunos do 5º ano representaram o Colégio

Mas afinal, o que é ser solidário?

Auxiliadora, nas atividades da Semana das Licenciatu-ras, realizada pela UNOESC – Campus Aproximado de Campos Novos. Os alunos, orientados pela professora Druscila Rigo, apresentaram a síntese do trabalho realiza-do no componente de Língua

Portuguesa, o Projeto Enci-clopédia de Manifestações Artísticas, com o qual pude-ram apreender significados, refletir, compartilhar e valo-rizar a diversidade artística brasileira, em especial em nossa comunidade.

Irmãs da comunidade do IMA- no dia da fundação do Instituto

No dia 31 de agosto as postulantes, juntamente com a Ir. Lucia, realizaram no Novo Lar de Menores em Via-mão, uma tarde de formação sobre Madre Mazzarello com os jovens da AJS. Foram re-alizadas duas oficinas, uma tratando da vida de Main da infância à Valponasca dinami-zada pelas postulantes Isabel-le e Cassiana e outra tratando do Tifo à fundação do Instituto dinamizada pelas postulantes Aline e Rosemeire. A conclu-são foi um momento de espi-ritualidade no qual os jovens foram provocados a pensar no seu projeto de vida à luz

Formação sobre Madre Mazzarello

da vocação de Maria Domin-gas.

Fica o agradecimento aos Salesianos de Dom Bosco

pela oportunidade de partilha do carisma salesiano femini-no com a juventude.

l Campos Novos-SC

l Prof. Druscila Rigo

l Cassiana Ferreira

Grupo da AJS do Lar de Menores em Viamão

l Porto Alegre- RS

Page 10: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.30910- Páginas Vivas

Com os olhos fixos em Jesus renascer no amor foi o tema do retiro pro-

posto para a comunidade edu-cativa do IMA de Porto Alegre realizado no dia 01 de setem-bro. O ônibus partiu do IMA às 7h30min em direção ao sítio de Morungava, contando com a presença de 45 colaboradores. O grupo foi recebido com uma calorosa acolhida por meio do canto: “Amigo, que bom que você veio, foi Jesus quem te chamou e você aceitou” acom-panhado de um gostoso café preparado pelas Irmãs e Pos-tulantes que esperavam o gru-po no local.

No período da manhã Ir. Lúcia Tironi (FMA) trabalhou o tema do olhar de Jesus Cristo com base nos textos bíblicos: Mulher pecadora – Lucas 7, 37-50, Chamado de Natanael - Jo 1,45-51, Jesus que teve com-paixão da multidão - Mateus 9, 35-38, e o Samaritano - Lucas 10,30-34. O primeiro convite feito ao grupo foi para admirar e contemplar a beleza do am-biente e a natureza exuberan-te, pois o dia estava ensolara-do e convidativo ao louvor e ao agradecimento. Em seguida, em grupo, por segmento a ta-refa era de voltar o olhar para o primeiro semestre e constatar o que seria possível ver de bom, este trabalho resultou em uma partilha significativa e se pode perceber que o olhar foi muito positivo. O grupo foi orientado para fazer uma reflexão pesso-al e em silêncio, por meia hora, procurando acolher os seguin-tes olhares: Como é o olhar de Jesus? O que o olhar de Maria Mãe de Jesus fala para ti? Como era o olhar de Dom Bosco? O que mais admiras no olhar de Madre Mazzarello? E o Teu olhar... Como é o teu olhar? Para onde direcionas o

Comunidade Educativa Cultiva sua Espiritualidade

teu olhar? Qual a qualidade do teu olhar? Em geral, com quem se encontra o “meu olhar”? A partilha deste momento culmi-nou depois num compromisso de cada segmento. O almoço foi servido às 13horas, segui-do pela comemoração do ani-versário de Ir. Adriana Boeno e dos aniversariantes do mês com uma bela torta doce ao som dos parabéns e desejos de muitos anos de vida.

No período da tarde, a re-flexão continuou com enfoque no carisma salesiano. O tema refletido foi o Decálogo da Es-cola Salesiana sob a orienta-ção da coordenação pedagó-

gica e da Pastoral, provocando e comprometendo a comu-nidade educativa para fazer valer o nosso diferencial que está no nosso jeito de olhar a educação a partir do sistema preventivo. Depois do lanche e da tradicional fotografia de família o grupo retornou com o olhar iluminado, fortalecido, renovado e convencido de que o Sistema Preventivo de Dom Bosco é um espírito, é um jeito de agir. No Sistema Preventivo, Dom Bosco não deixa prescri-ções, mas intuições, maneiras de viver e nós somos respon-sáveis pelo carisma no hoje da história.

l Porto alegre- RS

Comunidade educativa do IMA-POA

l Ir. Adriana M. Boeno

Page 11: PV- setembro- 2012

Gurizada em ação!

A campanha da fraternida-de de 2012 com o temá-tica da saúde continua

motivando a ação solidária da comunidade educativa pasto-ral do IMA-POA. A aluna Ma-ria Eduarda Prates da 7ª série e o aluno João Vitor Ribeiro do 6º ano juntamente com a coordenadora de Pastoral da escola e as Postulantes parti-ciparam da ação comunitária da Casa Fonte Colombo que é uma parceria da Pastoral da AIDS do Vicariato de Porto Alegre/RS com a Pastoral da Criança. A ação comunitária realizou-se na Vila Farrapos, foram visitadas 400 casas. As famílias foram informadas sobre a realidade da Aids e orientadas a procurarem uma Unidade de saúde para fazer o teste anti-HIV como forma

de prevenção para “que a saúde se difunda sobre a ter-ra”. O retorno é muito positivo porque os alunos que partici-pam tem a oportunidade de partilhar a experiência com

os colegas nos bons dias, sendo uma lição de vida e um despertar para a valorização da própria vida e da solidarie-dade.

Ano 45 n.30911- Páginas Vivas

A formação do postulado neste ano é intensa. Além dos estudos teoló-gicos na ESTEF, as quatro postulantes tiveram no primei-ro semestre, aulas de filosofia com Osman Bernardi, e semanalmente es-tudam Italiano, com o seminarista Ro-berto Figueroa, Ma-dre Mazzarello com Ir. Ercilde Moratelli, Dom Bosco com P. Sebastião Camargo (SDB), Psicologia e História do Instituto com a formadora Ir. Lúcia Tironi e além disso, as formandas Cassiana Ferreira e Isabelle Scheid aprendem violão

Formação a todo vapor

com o professor João Henri-que Ferraz. Todas as aulas se-guem o conteúdo programático

para esta etapa do postulado e são de fundamental importân-cia para o aprofundamento do

l Porto Alegre- RS

l Ir. Adriana M. Boeno

l Cassiana Ferreira

Alunos do IMArealizando ação solidária em Porto Alegre

Abertura das Olimpíadas do IMA

carisma e história dos nossos fundadores e do nosso Institu-to.

Postulantes e seus professores

Page 12: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.30912- Páginas Vivas

Postulantes intensificam a preparação para o Noviciado

Nos dias 15 e 16 de se-tembro aconteceu em Bom Princípio – RS na

Casa de formação dos Irmãos Maristas o último encontro, pela CRB, deste grupo de postulantes em preparação ao Noviciado.

Este encontro teve um tom diferente dos anteriores, o grupo permaneceu junto os dois dias, participaram da missa em comunidade... não por acaso, foi um Bom Princí-pio para o próximo passo ao qual o Senhor os chama.

A assessora foi a Ir. Neu-sa, mestra de noviciado das Ir-

mãs Filhas do Sagrado Cora-ção de Jesus que apresentou esta etapa formativa a partir de sua origem no Concílio de Trento, e seu histórico a partir do Vaticano II. Falou de sua Espiritualidade, momento de fazer uma experiência profun-da de Deus à luz da experiên-cia de nossos fundadores. É o tempo de fazer a experiência da Transfiguração, de subir a montanha, contemplar o ros-to de Jesus Cristo realçando aquele aspecto mais próprio do nosso carisma, perce-bendo o quanto é bom estar com Ele para depois descer e assumir a missão que a nós

será confiada. Então, a novi-ça Luzinete, também FSCJ, partilhou sua experiência neste tempo.

O grupo de postulantes agradece à CRB e aos as-sessores pelos encontros proporcionados, aos forma-dores que caminham junto, às casas que os acolheram e a cada postulante (Irmãs Franciscanas Aparecida, Fi-lhas do Amor Divino, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Filhas de Maria Auxi-liadora, Pobres Servos da Di-vina Providência, Irmãos Ma-ristas e Salesianos de Dom Bosco) pela partilha de vida.

l Porto Alegre- RS

l Cassiana Ferreira

“O POSTULINTER foi um momento único e vivido com grande intensidade de fortalecer cada vez mais o nosso primeiro AMOR e desejar subir o monte Tabor segundo o passo dos nossos fundadores para fazer a grande experiência de Deus no noviciado. Obrigada a todos os Postulantes que fizeram parte desse momento único e profundo de grande vivencia e Par-tilha de sonhos! Bom noviciado a todos!” (Aline Leite, postulante Salesiana)

Page 13: PV- setembro- 2012

Celebrando a amizadeA formanda Isabelle

Scheid, professora de Ensino Religioso dos 6° anos do IMA – POA, realizou com seus alunos uma celebração so-bre a amizade durante o mês de setembro. Esta atividade é proposta pelo livro da RSE ao final de cada unidade e foi trabalhada ao longo de todo o segundo trimestre com os alunos. Os valores como o di-álogo, a confiança, a prática do perdão e a solidariedade foram desenvolvidos em sala de aula, como condições in-dispensáveis para uma ami-zade duradoura e verdadeira.

Durante a celebração, re-alizada na capela da escola, foi apresentado um vídeo com

as fotos dos alunos e a men-sagem: “A árvore dos meus amigos”. Como conclusão, cada adolescente recebeu duas fitinhas, na qual escre-

veram a frase “Você é impor-tante para mim” e presentea-ram seus amigos. A proposta da celebração foi bem aceita e vivenciada pelas turmas.

Ano 45 n.30913- Páginas Vivas

l Porto Alegre-RS

Momento de Celebração com os 6ºanos

l Isabelle Scheid

“Saber que temos mais irmãos e irmãs na mesma caminhada, fortalece nosso SIM ao chama-do do Senhor da nossa Vida. A partilha que nos é oportunizada pelo encontro de postulantes entusiasma sempre mais nosso desejo de Seguir Jesus Cristo” . (Cassiana Ferreira, Postu-lante Salesiana)

“A experiência é única de quem se coloca por inteira no caminho do discernimento vocacio-nal. Estar com pessoas que buscam seguir Jesus radicalmente nos permite ver cada vez mais protagonistas de nossas escolhas e confirmar o que realmente queremos. O último Postulinter teve um jeito diferente, fez com que nos encantassemos pelo Noviciado, um momento de fazer este caminho de subir, ficar, encantar-se por Jesus e não deve resumir em momentos de ora-ção mas deve perpassar toda a vida.” (Rosemeire Toledo, Postulante Salesiana)

“O último encontro do Postulinter foi para mim um encantar-se pela proposta do Noviciado e, desde já, me dispor a esta experiência única e profunda com a pessoa de Jesus Cristo. Participar destes encontros ao longo do ano, sempre fortificaram minha caminhada e troux-eram-me um amplo sentido de comunhão com os demais postulantes que foram chamados a este caminho de seguimento.” (Isabelle Scheid, Postulante Salesiana)

Page 14: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.30914- Páginas Vivas

4º Passeio Ciclístico do INSA- Cambé

No Domingo dia 23 de setembro, aconteceu o 4º Passeio Ciclístico do

INSA pelas ruas da cidade de Cambé. Com saída da Igreja matriz e chegada no INSA, os participantes alegres e des-contraídos passaram momen-tos marcantes em companhia de seus Filhos. O Trenzinho Ecológico foi uma opção para aqueles que não pedalaram com suas Bikes. As crianças, como sempre, gostaram des-ta atração e divertiram-se ao som do Trio Elétrico. Ir. Alice e Ir. Solange animaram o trajeto, com muita alegria e entusias-mo, uma marca salesiana. Já no colégio todos receberam frutas, suco e muita água para repor as energias. Depois do descanso realizaram o sor-

teio de vários prêmios entre o quais, 2 Bicicletas e vários acessórios de Bike doados pela Bicicletaria GiCiclos, pa-trocinador do Evento desde sua primeira Edição. A equipe do INSA agradece a todos os participantes, colaboradores e Professores que estiveram presentes neste grande even-

to, em especial aos Patroci-nadores: Almeida Mercados e Bicicletaria Giciclos. Agradece também ao Apoio da Sanepar com fornecimento de Água; Polícia Militar com os Batedo-res fazendo a segurança nas ruas e a Prefeitura Municipal de Cambé.

l Rio do Sul- SC

Aconteceu no dia 02 de setembro, nas dependências do Lar Pe Jacó, Itajaí, a tercei-ra etapa do curso de formação para assessores da AJS no estado de Santa Catarina.

Participaram deste encon-tro o professor do IMA, Rob-son dos Santos da Silva e Ir. Carmen Demarchi, que a par-tir deste segundo semestre é responsável pela AJS em todo o estado.

O assessor deste encontro foi o Pe Sérgio, SDB, desen-volvendo o tema sobre a Espi-ritualidade Juvenil Salesiana, que sintetizou em 6 itens:

- Sempre - Alegres (san-tidade) - com Cristo (Bom Pastor) - na Igreja - para o mundo - com Maria.

Entre outras coisas deixou claro que o jovem gosta de de-safios e se encanta com aqui-

Assessores participam de formação sobre a Espiritualidade Juvenil Salesiana

Grupo participante da Escola de assessores

l Cambé- PR

l Ir. Ivete T. Cunha

4º Passeio ciclístico pelas ruas de Cambé

l Ir. Carmen Demarchi

lo que o fascina. A proposta da AJS é fazer o jovem conhecer Jesus, se encantar com a Sua proposta e segui-LO. Assim, cada grupo lá presente retor-

nou para suas casas com o propósito de aprofundar a ex-periência de Jesus para ajudar o jovem a fazê-la também.

Page 15: PV- setembro- 2012

No dia 24 de setembro, com 98 anos de idade e 78 anos de Consa-

gração como Irmã Salesiana, veio a falecer nesta madruga-da, na comunidade das Irmãs de Rio do Sul. Ir. Olga costu-mava dizer: “Tudo que tenho e tudo que sou, devo à Congre-gação das FMA”. Ir. Olga nasceu em Rio dos Cedros aos 30 de janeiro de 1914, filha de Lino Busarello e Theresa Vollani. Em 1927, na idade de 13 anos, foi para São Paulo, pois queria ser de Je-sus. Estudou em Araras, Batatais e em São Paulo. Fez a Profissão Religiosa no dia 06 de janeiro de 1934. Iniciou sua missão de professora em Santo André, trabalhando de-pois no Orfanato do Ipiranga-São Paulo, em Ribeirão Pre-to, Uruguaiana, Porto Alegre, São Luiz Gonzaga, Cambé, sendo diretora por 20 anos. Em Rio do Sul lecionou nas décadas de 1930-1940, dei-xando em muitos ex-alunos sua marca de boa professora

Irmã Olga Busarello deixa saudades e pessoa de fé. Irmã Olga sem-pre demonstrou grande amor à Congregação. Seus ex-alu-nos se comu-nicavam com frequência, de-monstrando-lhe profundos senti-mentos de afeto e amizade. São ex-alunos de 40, 50 ou mais anos atrás.

Atualmen-te, morava na c o m u n i d a d e das Irmãs Sa-lesianas do IMA de Rio do Sul, tendo como ati-vidade o acom-panhamento à Associação das (os) ex-alu-nas (os), presença no pátio entre as crianças e os jovens, com carinho especial pelos alunos dos 3º anos do Ensino Médio. Em sua preocupação

Ano 45 n.30915- Páginas Vivas

l Rio do Sul- SC

l Angelita M. Gambetta

pela educação cristã dos jo-vens tinha suas horas diárias de Oração. Alguns depoimen-tos deixados pelos jovens do Instituto Maria Auxiliadora:

“Em nome do Terceirão IMA 2012, venho agradecer a senhora pelo carinho enorme com as nossas turmas, por subir as escadas do terceiro andar para nos dar bom dia, mesmo sem grandes condições de subir os lances.. Com certeza não só nós, como todos do Instituto Maria Auxiliadora sentiremos falta, ex alunos, colegas, coordenação, e todos que fazem parte dessa grande história. Descanse em paz Irmã Olga Bussarello, e no auxilie ai de cima!” Luana Camilo- Estudante do Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul

“Queria dizer que ela vai deixar saudades a esse mundo! E espero que ela descanse em paz, pois todo o bem que ela fez ela deve de estar com Deus nesse momento! Uma das frases que ela me disse que me marcou foi: “Fique longe das coisas más do mundo” - Irmã Olga. Vá em paz, que o IMA esta de luto pela Senhora”. Juliana Frainer Jovem ex-aluna do IMA- Rio do Sul

Page 16: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.30916- Páginas Vivas

Encontro com a Comissão Nacional da JMJ

Aconteceu no dia 01 de setembro, na casa de for-mação em Rio do Oeste,

diocese de Rio do Sul, um en-contro regional, reunindo repre-sentantes de todas as dioceses do Estado de Santa Catarina, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

Este encontro foi asses-sorado por Dom Eduardo Pi-nheiro da Silva – Presidente da comissão, e seus secretários: Padre Antonio Ramos do Prado (Toninho) e Carlos Sávio Costa Ribeiro.

Com clareza e sabedoria Dom Eduardo esclareceu os objetivos da JMJ e declarou que se a jornada não vier a acontecer, o trabalho de divul-gação já teria valido a pena pela organização da juventude que se criou em todas as dioce-ses do Brasil. É uma igreja viva e renovada, uma juventude vi-brante e comprometida com a causa do Reino de Deus.

É este o objetivo das jorna-

das: evangelizar e impulsionar os jovens para que sejam discí-pulos missionários. É isso tam-bém que nos fala o documento 85 da igreja no Brasil, que tem como objetivo levar o jovem a Jesus. Para que o jovem se en-cante por Jesus e sua causa é preciso que a Igreja acredite no

seu potencial e lhe dê espaço de ação.

Representando o IMA, den-tro do setor juventude, marca-ram presença neste encontro o jovem Guilherme Zager Radloff e Ir. Carmen Demarchi que se uniram a outros representantes da diocese.

l Porto Alegre- RS

Grupo do setor Juventude de Rio do Sul

l Ir. Carmen Demarchi

É com muita satisfação que o Instituto Maria Auxilia-dora comunica que o trabalho Modelando o Controle do Cres-cimento Humano coordenado pela professora de matemá-tica Marília Zabel, recebeu o prêmio de Trabalho Destaque na Feira Regional de Matemá-tica realizada em Rio do Sul no último dia 21 de setembro.

O presente trabalho teve como principal objetivo esta-belecer uma relação matemá-tica para descrever o controle do crescimento humano, em relação ao peso e a altura, a fim de compreender os gráfi-cos apresentados nas cartei-ras de vacinação.

O estudo foi realizado pe-los alunos participantes do Clu-

Trabalho do Clube de Matemática é destaque em Feira Regional

be da Matemática. Este clube foi instituído pelo IMA em 2011 com o objetivo de criar uma comunidade de alunos com interesse em discutir e apri-morar seus conhecimentos na área da matemática. Trata-se de um investimento da escola no sentido de oportunizar os bons alunos a aproveitarem ao máximo o seu potencial e

l Isolene Lemhkul

que vem rendendo frutos.Aproveitamos para para-

benizar todos os membros do clube pelo desenvolvimento desse trabalho, em especial as alunas do 1°. Ano 2 Ana Luisa Heinz e Vitória Raissa Prada Fronza que foram brilhantes na atuação de expositoras do mesmo.

Page 17: PV- setembro- 2012

IMCC no ritmo das comemorações cívicas e farroupilha

O mês de setembro é comemorado de uma forma especial no Rio

Grande do Sul. Em comemo-ração à Semana da Pátria, o Instituto Medianeira participou ativamente se revezando com as outras escolas na guarda do fogo simbólico no hall de entrada da Prefeitura Munici-pal. O evento aconteceu no dia 04 de setembro, quando uma delegação de alunos e educadores, representaram o IMCC, prestando homenagem à Pátria.

Em Rio Pardo, a Semana Farroupilha é sempre come-morada nos centros de tradi-ções na cidade e o IMCC não poderia ficar de fora. Atenden-do ao convite do CTG Coxilha Verde no distrito de Albardão, a Banda Marcial da Dom Bos-co e o Grupo de Danças Cia Zoboli, da entidade marcaram

presença realizando belas apresentações.

Acompanhando esses grupos estiveram presentes os educadores Jeferson, Íris e India, compartilhando da tarde maravilhosa. Lá além de poder socializar o trabalho

realizado, através das apre-sentações artísticas, o grupo pode ainda prestigiar as outras danças, músicas tradicionais e declamações de poesias gaúchas, trazendo presente a alegria de pertencer ao Rio Grande do Sul.

Ano 45 n.30917- Páginas Vivas

A Casa da Criança está sempre buscando formas para o crescimento e formação das adolescentes que frequentam a entidade. Para tanto, está sempre com a preocupação de promover o protagonismo juvenil, dando oportunidades para que as adolescentes possam se preparar para o mercado de trabalho. A enti-dade ofereceu a oportunidade de 08 adolescentes realiza-rem um Curso de Secretaria-do, Recepcionista -Telefonista que aconteceu de 04 à 06 de setembro na Associação Co-mercial de Rio Pardo, capa-citando-as com habilidades e conhecimentos importantes,

Adolescentes do IMCC se qualificando para o futuro profissional

além da aquisição do certifica-do de participação, tão impor-tante e requerido para a inclu-são no mercado de trabalho. As adolescentes ficaram mui-to felizes pela oportunidade,

l Rio Pardo- RS

Homenagem durante a Seman Farroupilha

Grupo de estudantes da ESTEF

l Sabrina Scherer

e procuraram se empenhar e aproveitar o máximo, seguin-do motivadas com uma ba-gagem muito mais rica para o seu futuro.

l Sabrina Scherer

Page 18: PV- setembro- 2012

Ano 45 n.30918- Páginas Vivas

l Rio Pardo- RS

Crianças e adolescentes do IMCC, realizaram a Primeira Eucaristia

No dia 22 de setembro, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de

Rio Pardo, a catequista Índia Márcia Barroso, levou seu grupo de catequese, de 18 crianças e adolescentes do Instituto Medianeira – Casa da Criança, para realizarem sua Primeira Comunhão. Neste dia cada criança e ado-lescente pode receber pela primeira vez o sacramento de Eucaristia de maneira que ao comungar, receberam Jesus Cristo vivo, verdadeiro Deus, com seu corpo, sangue e di-vindade. A celebração foi mi-nistrada por Padre Amilton, e foi um momento de muita alegria para as famílias e para a comunidade de Rio Pardo

Crianças do IMCC participam da “caminhada rosa”

Aconteceu na manhã do dia 26 de setembro em Rio Pardo a “Caminhada Rosa” com o objetivo de prevenir o câncer de mama, sendo que o Rio Grande do Sul, continua com índices de mortalidade muito elevados. A ação foi promovida pelo Programa In-tegração AABB Comunidade, juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cida-dania, Assistência Social e Gabinete da Primeira Dama e o apoio do IMAMA. A convite o Instituto Medianeira – Casa da Criança participou da ca-minhada com algumas crian-ças e educadores, se unindo a outras pessoas em favor da conscientização da comuni-dade sobre a importância da detecção precoce para salvar mais vidas e termos mais vi-toriosos sobre esta doença.

A caminhada mobilizou a co-munidade da cidade pela cau-sa. Os participantes anda-ram pelas ruas principais da cidade com faixas, camisetas

Primeira comunhão na Paróquia de Rio Pardo

colares, flores, balões da cor rosa, mostrando que diminuir a mortalidade pelo câncer de mama deve ser uma bandeira de todos.

l Sabrina Scherer

l Sabrina Scherer

Alunos de Rio Pardo participando da Caminhada Rosa

Page 19: PV- setembro- 2012

Nos dias 08 e 09 acon-teceu a Assembleia Inspetorial das Ex-alu-

nas, com o tema unificador trabalhado : “Conhecendo e imitando Dom Bosco, fa-çamos dos jovens a missão de nossa vida“. O tema foi aprofundado através do es-tudo de dois documentos: a Estréia do Reitor Mor e a par-tilha da leitura das “Memórias do Oratório de São Francisco de Sales. Uma primeira sur-presa foi a partilha da União de Bagé feita através da en-cenação de um encontro do grupo com uma pessoa que não conhecia a realidade de Bagé, comunicando sua des-coberta da presença de dom Bosco nessa cidade, através do carinho, devoção, culto a Nossa Senhora Auxiliadora, especialmente na procissão luminosa do dia 24 de maio, que se realiza todos os anos e na qual, não só os partici-pantes levam sua vela acesa,

Ex-alunas realizam Assembleia

Ano 45 n.309

l Porto alegre- RS

19- Páginas Vivas

mas todas as casa são con-vidadas e fazem questão de colocar uma vela acesa na janela aberta, como homena-gem a Nossa Senhora Auxi-liadora. Também partilharam seus estudos, as Uniões de São Luíz Gonzaga, Rio do Sul, Uruguaiana, Porto Alegre e Campos Novos, cada qual oferecendo suas reflexões e revelando suas descobertas sobre Dom Bosco. A segun-da surpresa dessa partilha, foi a paixão por Dom Bosco, revelada pela União de Uru-guaiana, através de um mu-sical. Disseram que duran-te o estudo e descoberta da vocação de João Bosco, era impossível não criar algo que marcasse os participantes, que incidisse em cada um, que fizesse perceber a re-percussão da escolha voca-cional de Dom Bosco, para os jovens de Turim, da Itália e do mundo sua resposta às expectativas e necessidades

dos jovens de todas as cultu-ras. O musical apresentou lutas, discernimento, decisão pelo sacerdócio e opção pe-los jovens, especialmente pelos rejeitados, marginaliza-dos, delinqüentes ou prestes a cair lá pela sua situação de pobreza. E uma constatação que trouxe muita alegria, foi a participação de Ex-alunas e Ex-alunos jovens na prepa-ração do musical e sua per-manência na União. Hoje são 06, e não perderam a anima-ção. Já estão sonhando com a Assembleia de 2013!

l Ir. Blondina Walchak

INSA inicia revisão do Planejamento EstratégicoNos dias 15 e 16 de se-

tembro as lideranças da Ins-petoria Nossa Senhora Apa-recida estiveram reunidas para o início da revisão do Planejamento Estratégico que definirá as prioridades e pers-pectivas de trabalho para os próximos 10 anos. O asses-sor, Ricardo Blauth, retomou conceitos fundamentais para o desenvolvimento do traba-lho encaminhou o início das reflexões que devem aconte-cer nas unidades, procurando envolver o maior número de pessoas. O planejamento es-tratégico é essencial para que todos tenham clareza da mis-

l Ir. Marcia Koffermann

são recebida e possam abra-çar juntos, as políticas priori-tárias que serão definidas em

conjunto.

Grupo de lideranças da INSA

Page 20: PV- setembro- 2012

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 45– N. 309– setembro 2012...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Ir. Ercilde Moratelli, Cassiana Ferreira, Daiane Moresco, Ir. Lina Mondini, Ir. Rosalina Lemos, Ir. Solange Sanches, Sabrina Scherer, Ir. Iara Poffo; Ir. Adriana M. Boeno, Roberto Molina, Bárba-ra Ponticelli, Luiza Dornelles............................................................

AniversariantesAniversariantes de Setembro:

04. Ir. Lurdes Paoletto05. Ir. Iara Maria Poffo06. Ir. Silvia A. da Silva10. Ir. Iolandia Souza

12. Ir. Zenilde A. Fontes13. Ir. Maria Alzira S. e Silva

20. Ir. Maristela Trindade

Ano 45 n.30920- Páginas Vivas

l Porto alegre- RS

Equipes se reúnem em Porto AlegreNos dias 29 e 30 de se-

tembro, as equipes inspeto-riais de Pastoral Juvenil, Co-municação Social, Animação Missionária e Animação Voca-cional estiveram reunidas na Casa Santa Teresa em Porto Alegre para mais uma reunião integrada. O estudo ficou por conta da equipe de Animação Missionária que representada pelo Pe. Sérgio apresentou o tema Voluntariado Salesiano. Pe. Sérgio apresentou em li-nhas gerais o que é e o que caracteriza o Voluntariado Salesiano, apresentou algu-mas iniciativas que deram certo em nível de Instituto e o que é realizado atualmente na Inspetoria dos SDB. Ficou

l Ir. Marcia Koffermann

o desafio para todos os sale-sianos e salesianas de incen-tivar, promover e acompanhar os jovens nas experiências de voluntariado, como um processo rico de amadureci-mento e discernimento voca-cional.

Houve também o mo-mento específico para que cada equipe pudesse avaliar as ações desenvolvidas em 2012 e discutir e planejar as ações específicas para o ano de 2013.

Equipes Inspetoriais reunidas

Parabéns!