publicação final - sumário executivo

16
VOCÊ Governo Sociedade Entidades AID Ação Integrada de Desenvolvimento Caderno de Sistematização de Aspectos Relevantes Projeto

Upload: concern-universal-brasil

Post on 05-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Publicação Final - Sumário Executivo

TRANSCRIPT

Page 1: Publicação Final - Sumário Executivo

VOCÊ

Governo

Sociedade

Entidades AIDAção Integrada deDesenvolvimento

Caderno de Sistematização de Aspectos Relevantes

Projeto

Page 2: Publicação Final - Sumário Executivo

Realização

Este projeto foi cofinanciado pela União Europeia

Associação Concern Universal BrasilEmpresarial Newton Almeida, sala 211Rua. Almirante Barroso, 438, CentroJoão Pessoa, PB, Brasil telefax: 0055-83-3262-0785

[email protected]

Fotos: Rizemberg Felipe e arquivo do projeto

Este projeto foi realizado no Brasil e na Colômbia

Fundación Concern Universal-ColombiaApartado Aéreo 347 Ibagué, Tolima, ColombiaTel: 57-8-272-2356 Fax: 57-8-272-6282

[email protected]

Sistematização: Domenico CorcioneBrasil e Colômbia, novembro de 2011

Page 3: Publicação Final - Sumário Executivo

Sumário Executivo

Este caderno visa sistematizar, publicar e disseminar metodologias, procedimentos, lições aprendidas, resultados e impactos do Projeto AÇÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO – AID. Por isso, não se trata apenas de um texto, mas de um subsídio político-pedagógico, que pretende servir de instrumento de trabalho e ferramenta de aprendizagem, para contribuir na implementação de ações similares em outros lugares, favorecendo troca de experiências e construção de novas estratégias de enfrentamento à pobreza. Em coerência com este objetivo são sistematizados pontos marcantes da experiência acumulada pelo Projeto AID, isto é, aqueles que mais contribuíram para o alcance dos objetivos postos inicialmente, em torno de cinco aspectos: análise do contexto e identificação de seus desafios; a metodologia de trabalho; a vivência das dimensões de gênero e convivência com a diversidade; os resultados e impactos alcançados; o grau de sustentabilidade assegurada.

Em suas várias partes, o Caderno utiliza três “linguagens” distintas e complementares: uma descritiva, corroborada por alguns depoimentos ou dados estatísticos, em confronto com indicadores previstos no Marco Lógico do Projeto; outra, com gráficos ou desenhos ilustrativos de aspectos relevantes; a terceira, enfim, feita de roteiros de reflexão e debate, para uso pedagógico do próprio Caderno.

Quanto à ANÁLISE CONTEXTUAL, são ressaltadas as semelhanças entre as áreas de atuação do Projeto – na Colômbia e no Brasil – no que diz respeito à problemática enfrentada, com destaque nos temas de saúde, educação e saneamento básico. O acesso a tais serviços é garantido pela legislação vigente nos dois países, para toda a população; contudo significativos segmentos populares não têm acesso aos mesmos, nem estão aptos para buscarem seus direitos e exercerem em plenitude sua cidadania. Este binômio – não acessibilidade a serviços básicos e exigibilidade de direitos – se constitui no cerne da ação pioneira do Projeto AID. A análise da situação fez concluir que seria indispensável a interlocução entre sociedade civil e gestão pública; daí surgiu o investimento do Projeto na “cultura da negociação”, procurando construir ferramentas adequadas para isso.

Quanto à METODOLOGIA, o Caderno resgata, inicialmente, alguns referenciais usados pelo Projeto: identidade de igualdade, harmonia com o meio ambiente, opção pela Educação Popular; concepção e prática da incidência política. Em segundo lugar, passa a detalhar o Ciclo do Processo de Incidência Política, denominado também “Ciclo de Advocacy, tecnologia social certificada no Brasil. Trata-se de um “caminho” ou conjunto de estratégias político-pedagógicas que contribuem para se influenciar junto às instâncias de poder, assim como em políticas, orçamentos, sistemas e resultados, visando incidir em processos decisórios que repercutam diretamente nas comunidades. Afinal, uma metodologia que busca fortalecer a habilidade das pessoas em influenciar nas decisões que afetam seus direitos e suas vidas. O Ciclo se articula em torno de 05 Eixos Estratégico-Operacionais: A seleção e análise do

Page 4: Publicação Final - Sumário Executivo

Problema Prioritário da Comunidade; a elaboração dos Objetivos Iniciais; o Estudo cuidadoso da Situação ou Contexto mais amplo, inclusive do “Mapa do Poder”; a elaboração e implementação do Plano detalhado de Incidência; a Avaliação Contínua e a Revisão do Plano, com todos os mecanismos de monitoramento-avaliação e re-planejamento. Cada Eixo Estratégico prevê um passo a passo pormenorizado, rico em sugestões que propiciam a capacitação das lideranças na adoção da nova cultura de negociação.

Esta segunda parte se conclui apontando outros fatores constitutivos da metodologia do Projeto: a participação ativa da comunidade em todos os passos do processo; a gestão compartilhada com parceiros locais; o investimento em capacitação; o acompanhamento das lideranças; a vivência da dimensão lúdica; a comunicação; o intercâmbio e o papel dos facilitadores.

QUANTO A GÊNERO e À CONVIVÊNCIA COM A DIVERSIDADE, foram inicialmente resgatados referenciais e desafios, enfatizando a busca de se evitar as variadas formas de discriminação social e propiciar a construção de uma nova cultura de convivência harmoniosa e saudável entre diversos. Em segundo lugar, foram sintetizadas as principais mudanças ocorridas – graças ao Projeto - quanto a gênero e outras dimensões da diversidade; dois sintomas revelam a repercussão positiva que a perspectiva de gênero teve no Projeto: a presença predominante de mulheres nos grupos de lideranças; o respeito que os homens passaram a demonstrar com as opiniões, propostas e atitudes das mulheres. Esse duplo impacto marca todas as comunidades acompanhadas. Afinal, as mulheres – que participaram ativamente nos processos de formação sobre direitos - assumiram seu papel na luta pela qualidade de vida de suas respectivas comunidades.

O Projeto trabalhou e ajudou a enfrentar também outras

discriminações presentes nas comunidades, quanto a diferenças de geração, raça, etnia e condições físicas.

Foram variadas as estratégias utilizadas para traduzir na prática o foco de gênero e a perspectiva de convivência com as diversidades: estudos “internos” - nas Equipes Técnicas - para a formação de agentes de mudança nessa área temática; realização de reuniões, oficinas e encontros com lideranças comunitárias, com caráter informativo e formativo, sobre a legislação que protege as diferenças; debates nas comunidades acerca dos papéis sociais, mitos, cultura e suas implicações nas relações interpessoais e sociais, trabalhando de modo crítico os preconceitos que aparecem na mídia e na convivência cotidiana; disseminação de uma nova cultura sobre relações de gênero e convivência com as diversidades, por meio da produção de materiais pedagógicos enfatizando – ao mesmo tempo – a igualdade de direitos e as especificidades de cada grupo social.

QUANTO AOS RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS, Resumiu-se, em primeiro lugar, os principais impactos e resultados mais gerais: a) Consciência da necessidade de mudança sócio-educativa e sócio-política; b) Fortalecimento do tecido social; c) Estreitamento de laços e ações conjuntas entre organizações parceiras; d) Aproximação entre governo e sociedade civil; e) Apropriação, construção e difusão de uma cultura da negociação; f) Significativo crescimento das comunidades e de suas lideranças em auto-estima e auto-consciência de seu potencial articulador e mobilizador; f) Aumento marcante – em número e qualidade - de lideranças comunitárias; g) Crescimento em grau de respeitabilidade, conquistado

Page 5: Publicação Final - Sumário Executivo

pelas comunidades frente ao poder público.

Sobretudo em municípios de Tolima – Colômbia - e nas comunidades de Sapé – Brasil - as tentativas de manipulação junto a lideranças populares, ensaiadas pelo poder públicos no início do Projeto, deram lugar gradativamente a uma relação de respeito; em vários casos, gestores públicos sinalizaram até seu temor frente à evidência do poder mobilizador de lideranças ligadas ao Projeto.

Afinal, houve um proceso de empoderamento das Comunidades-alvo do Projeto: elas passaram a se aperfeiçoar em sua habilidade de negociar com as autoridades locais, para a obtenção do reconhecimento de seus direitos. Foi iniciada a construção e difusão de uma “cultura da negociação”, que assumiu um caráter inovador nos contextos locais onde o Projeto AID foi implementado, favorecendo resultados surpreendentes: atualmente existe nas comunidades uma participação maior, as pessoas demonstram mais interesse e já sabem se articular e mobilizar; articulação e interlocução entre diversos atores-chaves, por meio de ações em conjunto, estão produzindo resultados e efeitos que atendem às necessidades de populações carentes, quanto à provisão de serviços básicos. Esta cultura, disseminada pelo Projeto, na medida em que for consolidada por meio de futuros projetos - com abordagens semelhantes e complementares – tenderá a gerar impacto sustentável, numa projeção de longo prazo.

Destacam-se, em seguida, os impactos específicos para cada eixo temático do Projeto, principalmente na área de saúde, saneamento básico e educação. Numerosas lições – extraídas da prática acumulado pelo Projeto – são explicitadas no Caderno.

Esta parte deste documento se conclui ressaltando três

fatores que se revelaram determinantes para asegurar, aprimorar e difundir os resultados previstos: 1. A utilização de estrattégias criativas e mobilizadoras para a difusão dos direitos; 2. O sistema de planejamento/replanejamento, monitoramento e avaliação; 3. O conjunto de estratégias comunicativas: uma vasta coleção de material produzido, podendo ser reutilizado em outras experiências (agendas; kits de jogos e cartilhas; panfletos; broches; folders e boletins; jornais murais; adesivos; camisetas e bolsas; banners; programas de TV sobre direitos, veiculados em emissora, na Colômbia).

A SUSTENTABILIDADE DO PROJETO é o foco da última parte do Caderno. São ressaltados cinco fatores que foram fundamentais na busca da mesma no Projeto AID.

O primeiro fator sinalizado é a construção de parcerias consistentes, passando por uma escolha criteriosa de parceiros – a Pastoral Social, na Colômbia, Casa Pequeno Davi e a Associação Comunitária Vida Nova, no Brasil – e pelo efetivo compartilhamento da gestão do Projeto em todas as fases: planejamento, monitoramento, execução e avaliação. Foi por isso que

Page 6: Publicação Final - Sumário Executivo

todas as organizações parceiras se declararam satisfeitas com essa co-gestão e se manifestaram abertas a novas possibilidades. Afinal, o Projeto consolidou as relações entre Concern Universal e seus parceiros. Estes, por sua vez, conferiram maior sustentabilidade ao Projeto e abriram caminhos para a viabilização de parcerias futuras.

O segundo fator de sustentabilidade é a gestão compartilhada de projetos em cada instituição parceira: processos unitários de formação interna das Equipes; representações assumidas em conjunto; sistema unitário de planejamento, monitoramento e avaliação; estratégias conjuntas de articulação e mobilização; administração unificada e respeitos, ao mesmo tempo, das exigências específicas de cada projeto.

O terceiro fator de sustentabilidade do Projeto se encontra no investimento em formação e acompanhamento de lideranças, utilizando-se várias e complementares estratégias: estudos e capacitações; acompanhamento sistemático pelas Equipes Técnicas; exercícios práticos, com ensaios, encenações, jogos e brancadeiras, para a habilitação nas negociações; trabalho sistemático de articulação e mobilização; atividades sistemáticas de caráter motivacional, visando educar para a persistência na luta, inovação e criatividade na invenção e implementação de estratégias; comunicação clara e transparente nos âmbitos interno e externo.

As estratégias de replicabilidade bem sucedidas se constituíram no quarto fator de sustentabilidade. Não foi preciso esperar seu término para que o Projeto implementasse varias replicações criativas e bem sucedidas: geográficas – multiplicando-se em novas áreas; e temáticas, isto é, trabalhando com novos temas, para além dos temas previstos inicialmente no Projeto, mas aplicando a mesma metodologia.

O quinto e último fator se localiza na credibilidade que o Projeto obteve ao propiciar a conquista exitosa de políticas públicas, na área de saúde, saneamento básico, água, habitação e educação. Isso propiciou mais precisamente: maior credibilidade da gestão pública - em relação aos principais atores sociais envolvidos no Projeto - e o reconhecimento de direitos ressaltados pelo próprio Projeto.

Nas CONSIDERAÇÕES FINAIS o Caderno enfatiza a importância dos cinco aspectos em torno dos quais foi feita a sistematização do Projeto AID: a análise contextual, a estratégia metodológica, a vivência das dimensões transversais de gênero e diversidades, a busca de resultados e impactos positivos, a garantia de sustentabilidade.

Trata-se de cinco dimensões que não expressam apenas um roteiro sistematizador, mas o conjunto exitoso de elementos constitutivos das estratégias do Projeto AID. Elas devem ser validadas, também, para se perseguir o alcance dos objetivos de qualquer outro projeto de desenvolvimento social. São dimensões essenciais, a serem asseguradas em todos aqueles projetos que se propõem a colaborar efetivamente na construção de uma sociedade justa e sustentável; estão entrelaçadas entre si, de modo que as falhas ou avanços numa dimensão repercutem sobre as demais.

Afinal, o presente Caderno de Sistematização pretende contribuir para que essas cinco dimensões sejam trabalhadas ou aprimoradas em outros projetos de ação social, que estejam voltados para a redução da pobreza na América Latina e no planeta, pois uma grande certeza nos anima: “outro mundo é possíve!”.

Page 7: Publicação Final - Sumário Executivo

Sumario Ejecutivo

El Cuaderno pretende sistematizar, publicar y sembrar metodologías, procedimientos, lecciones aprendidas, resultados e impactos del Proyecto ACCIÓN INTEGRADA DE DESARROLLO – AID. Por eso, no se trata solamente de un texto, sino de un subsidio político pedagógico, que pretende servir de instrumento de trabajo y herramienta de aprendizaje, para contribuir en la implementación de acciones similares en otros lugares, favoreciendo un intercambio de experiencias y la construcción de nuevas estrategias de combate a la pobreza. En coherencia con este objetivo son sistematizados puntos marcantes de la experiencia acumulada por el Proyecto AID, o sea, aquellos que más contribuyeron para el logro de los objetivos expuestos inicialmente, alrededor de cinco aspectos: análisis del contexto e identificación de sus desafíos; la metodología de trabajo; la vivencia de las dimensiones de género y convivencia con la diversidad; los resultados e impactos logrados; el grado de sostenibilidad asegurada.

En el Cuaderno son utilizados tres “lenguajes” distintos y complementarios: uno descriptivo, respaldado por algunos testimonios o datos estadísticos, en contraposición con

indicadores previstos en el Marco Lógico del Proyecto; otro, con gráficos o dibujos ilustrativos de aspectos relevantes; el tercero, finalmente, compuesto por una guía de reflexión y debate, para uso pedagógico del propio Cuaderno.

Con relación al ANÁLISIS CONTEXTUAL son resaltadas las semejanzas entre las áreas de actuación del Proyecto – en Colombia y en Brasil – donde se habla respecto al problema enfrentado, con destaque en los temas de salud, educación y alcantarillado sanitario básico. El acceso a

tales servicios está garantizado por la legislación vigente en los dos países, para toda la población; sin embargo, segmentos populares significativos no tienen acceso a estos, ni están aptos para exigir sus derechos y ejercer en plenitud su ciudadanía. Este binomio – no accesibilidad a servicios básicos y exigencia de derechos – se constituye en el tronco de la acción pionera del Proyecto AID. El análisis de la situación llevó a concluir que sería indispensable la interlocución entre sociedad civil y gestión pública; de ahí surgió la inversión del Proyecto en la “cultura de la negociación”, buscando construir herramientas adecuadas para eso.

Con relación a la METODOLOGÍA, el Cuaderno rescata – inicialmente – algunos marcos usados por el Proyecto: identidad de igualdad, harmonía con el medio ambiente, opción por la Educación Popular; concepción y práctica de la incidencia política. En segundo lugar, se detalla el Ciclo del Proceso de Incidencia Política, denominado também “Ciclo de Advoicacy, tecnología social premiada en Brasil. Se trata de un “camino” o conjunto de estrategias político

Page 8: Publicação Final - Sumário Executivo

pedagógicas que contribuyen para influir junto a las instancias de poder, así como en políticas, presupuestos, sistemas y resultados, pretendiendo incidir en procesos decisivos que repercutan directamente en las comunidades. Por último, una metodología que busca fortalecer en las personas la habilidad de influir en las decisiones que afectan sus derechos y sus vidas. El Ciclo se articula en torno a 05 Ejes Estratégico-Operacionales: La selección y análisis del Problema Prioritario de la Comunidad; la elaboración de los Objetivos Iniciales; el Estudio cuidadoso de la Situación o Contexto más amplio, incluso del “Mapa del Poder”; la elaboración e implementación del Plano detallado de Incidencia; la Evaluación Contínua y la Revisión del Plano, con todos los mecanismos de monitoramiento-evaluación y replanificación. Cada Eje Estratégico prevé un paso a paso pormenorizado, rico en sugestiones que propician la capacitación de los liderazgos en la adopción de la nueva cultura de negociación.

Esta segunda parte se concluye apuntando otros factores constitutivos de la metodología del Proyecto: la participación activa de la comunidad en todos los pasos del proceso; la gestión compartida con socios locales; la inversión en capacitación; el acompañamiento de los liderazgos; la vivencia de la dimensión lúdica; la comunicación; el intercambio y el papel de los facilitadores.

EN CUANTO AL GÉNERO y A LA CONVIVENCIA CON LA DIVERSIDAD, fueron inicialmente rescatados marcos y desafíos, buscando evitar las variadas formas de prejuicio social y propiciar la construcción de una nueva cultura de convivencia harmoniosa y saludable entre diversos. En segundo lugar, fueron sintetizados los principales cambios ocurridos – gracias al Proyecto – con relación al género y otras dimensiones de la diversidad; dos síntomas revelan la repercusión positiva que la perspectiva de género tuvo en el Proyecto: la presencia predominante de mujeres en los grupos

de liderazgos; el respeto que los hombres pasaron a demostrar con las opiniones, propuestas y actitudes de las mujeres. Ese doble impacto marca todas las comunidades acompañadas. Al final, las mujeres – que participaron activamente en los procesos de formación sobre derechos - asumieron su papel en la lucha por la calidad de vida de sus respectivas comunidades.

El Proyecto trabajó y ayudó a enfrentar también otros prejuicios presentes en las comunidades, en cuanto a las diferencias de generaciones, razas, etnias y condiciones físicas.

Fueron variadas las estratégias utilizadas para traducir en la práctica el enfoque de género y la perspectiva de convivencia con la diversidad: estudios “internos” – en los Equipos Técnicos - para la formación de agentes de cambios en esa área temática; realización de reuniones, oficinas y encuentros con liderazgos comunitarios, con carácter informativo y formativo, sobre la legislación que protege las diferencias; debates en las comunidades, acerca de los papeles sociales, mitos, cultura y sus implicaciones en las relaciones interpersonales y sociales, trabajando de modo crítico los prejuicios que aparecen en los medios y en la convivencia cotidiana; diseminación de una nueva cultura sobre relaciones de género y convivencia con la diversidad, por medio de la producción de materiales pedagógicos, enfatizando – al mismo tempo – la igualdad de derechos y las especificidades de cada grupo social.

CON RELACIÓN A LOS RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS, Se resumieron, en primer lugar, los principales impactos y resultados más generales: a) Conciencia de la necesidad de cambio socioeducativo y

Page 9: Publicação Final - Sumário Executivo

sociopolítico; b) Fortalecimiento del tejido social; c) Estrechamiento de lazos y acciones coordinadas entre organizaciones asociadas; d) Aproximación entre gobierno y sociedad civil; e) Apropiación, construcción y difusión de una cultura de la negociación; f) Significativo crecimiento de las comunidades y de sus liderazgos en autoestima y autoconciencia de su potencial articulador y mobilizador; f) Aumento marcante – en número y calidad - de liderazgos comunitarios; g) Crecimiento en grado de respetabilidad, conquistado por las comunidades frente al poder público.

Principalmente en municipios de Tolima – Colombia - y en las comunidades de Sapé – Brasil – las tentativas de manipulación junto a liderazgos populares, ensayados por el poder público al inicio del Proyecto, dieron lugar – gradativamente - a una relación de respeto; en varios casos gestores públicos señalizaron hasta su temor frente a la evidencia del poder mobilizador de liderazgos ligados al Proyecto.

Al final, huvo un proceso de apoderamiento de las Comunidades-albo del Proyecto: ellas pasaron a perfeccionarse en su habilidad de negociar con las autoridades locales, para la obtención del reconocimiento de sus derechos. Fue iniciada la construcción y difusión de una “cultura de negociación”, que asumió un carácter innovador en los contextos locales donde el Proyecto AID fue implementado, favoreciendo resultados sorprendentes: actualmente existe en las comunidades una mayor participación, las personas demuestran más interés y ya saben articularse y mobilizarse; articulación e interlocución entre diversos actores-claves, por medio de acciones en conjunto, están produciendo resultados y efectos que atienden las necesidades de poblaciones carentes, en cuanto a la provisión de servicios básicos. Esta cultura, diseminada por el Proyecto, en la medida en que es consolidada por medio de futuros proyectos - con abordajes

semejantes y complementares – tenderá a generar impacto sostenible, en una proyección a largo plazo.

Se destacan, en seguida, los impactos específicos para cada eje temático del Proyecto, principalmente en el área de salud, red de alcantarillado sanitario y educación. Numerosas lecciones – extraídas de la práctica acumulada por el Proyecto – son explicadas en el Cuaderno.

Esta parte se concluye resaltando tres factores que se revelaron determinantes para asegurar, aprimorar y difundir los resultados previstos: 1. La utilización de estrategias creativas y mobilizadoras para la difusión de los derechos; 2. El sistema de planificación/ replanificación, monitoramiento y evaluación; 3. El conjunto de estrategias comunicativas: una vasta colección de material producido, pudiendo ser reutilizado en otras experiencias: agendas; kits de juegos y cartillas; panfletos; botones; folders y boletines; diarios murales; calcomanías; camisetas y bolsos; banners; programas de TV sobre derechos, vehiculados en emisora, en Colombia.

La SOSTENIBILIDAD DEL PROYECTO es el foco de la última parte del Cuaderno; son destacados cinco factores que fueron fundamentales en la búsqueda de la misma, en el Proyecto AID.

El primer factor señalado es la construcción de sociedades consistentes, pasando por una elección juiciosa de socios – la Pastoral Social, en Colombia, el “Pequeno Davi” y la Asociación Comunitaria “Vida Nova”, en Brasil - y por el efectivo compartimiento de la gestión del Proyecto en todas las fases: planificación, monitoramiento, ejecución y evaluación. Fue por eso que todas las organizaciones asociadas se declararon

Page 10: Publicação Final - Sumário Executivo

satisfechas con esa cogestión y se manifestaron abiertas a nuevas posibilidades. Finalmente, el Proyecto consolidó las relaciones entre Concern Universal y sus socios. Estos, a la vez, confirieron mayor sostenibilidad al Proyecto y abrieron caminos para la probabilidad de futuras sociedades.

El segundo factor de sostenibilidad es la administración compartida de proyectos, en cada institución socia: procesos unitarios de formación interna de los Equipos; representaciones asumidas en conjunto; sistema unitario de planificación, monitoreo y evaluación; estrategias en conjunto de articulación y movilización; administración unificada y - al mismo tiempo – a las exigencias específicas de cada proyecto.

El tercer factor de sostenibilidad del Proyecto se encuentra en la inversión en la formación y acompañamiento de liderazgos, utilizándose varias estrategias complementares: estudios y capacitaciones; acompañamiento sistemático por los Equipos Técnicos; ejercicios prácticos, con ensayos, escenificaciones y juegos, para la habilitación en las negociaciones; trabajo sistemático de articulación y mobilización; actividades sistemáticas de carácter motivacional, visando educar para la persistencia en la lucha, innovación y creatividad en la invención e implementación de estrategias; comunicación clara y transparente en el ámbito interno y externo.

Las estrategias de réplica exitosa se constituyeron en el cuarto factor de sostenibilidad. No fue necesario esperar para su término, para que el Proyecto implementase varias replicaciones creativas y exitosas: geográficas - multiplicándose en nuevas áreas; y temáticas, o sea, trabajando con nuevos temas, además de los temas previstos inicialmente en el Proyecto, pero aplicando la misma metodología.

El quinto y último factor se localiza en la credibilidad de que el

Proyecto obtuvo al propiciar la conquista exitosa de políticas públicas, en el área de salud, alcantarillado sanitario básico, agua, habitación y educación. Eso propició, más precisamente: mayor credibilidad de la gestión pública - en relación a los principales actores sociales envueltos en el Proyecto - y el reconocimiento de derechos destacados por el propio Proyecto.

En las CONSIDERACIONES FINALES el Cuaderno enfatiza la importancia de los cinco aspectos en torno a los cuales fue hecha la sistematización del Proyecto AID: el análisis contextual, la estrategia metodológica, la vivencia de las dimensiones transversales de género y diversidades, la búsqueda de resultados e impactos positivos, la garantía de sostenibilidad.

Se trata de cinco dimensiones que no expresan sólo una guía sistematizadora, sino el conjunto exitoso de elementos constitutivos de las estrategias del Proyecto AID. Ellas deben ser validadas, también, para perseguirse el logro de los objetivos de cualquer otro proyecto de desarrollo social. Son dimensiones esenciales, que deben ser garantizadas en todos aquellos proyectos que se proponen colaborar efectivamente en la construcción de una sociedad justa y sostenible; están entrelazadas entre sí, de modo que las fallas o avances en una dimensión repercuten sobre las demás.

Por último, el presente Cuaderno de Sistematización pretende contribuir para que esas cinco dimensiones sean trabajadas o perfeccionadas en otros proyectos de acción social, que esten dirigidos a la reducción de la pobreza en América Latina y en el planeta, pues una gran convicción nos anima: “!otro mundo es posible!”.

Page 11: Publicação Final - Sumário Executivo

Executive Summary

The Publication aims at systematising, sharing and disseminating methodologies, procedures, lessons learned, results and impacts of the Project named INTEGRATED ACTION FOR DEVELOPMENT – AID. Therefore, it is not merely a text, but a political and pedagogical subsidy, which is meant to serve as a work and learning tool, in order to contribute to implement similar actions in other places. This publication fosters the exchange of experience and the construction of new strategies to face poverty. With this objective in mind, relevant points of experience accummulated by the AID Project are systematised, that is, those points which contributed the most to reach the goals set at first, around five aspects: context analysis and identification of challenges; work methodology; the experience of gender dimensions and living with diversity; the results and impacts reached; the degree of sustainability guaranteed.

In its several sections, the Publication uses three distinct and complementary “languages”: one, descriptive, corroborated by some statements or statistical data, compared with indicators listed in the Project's Logical Framework; another, with charts or

illustrations of relevant aspects; the third, comprising guidelines for reflection and debate, for the pedagogical use of the content of the Publication.

The CONTEXT ANALYSIS highlights the similarities in the Project's fields of action in Colombia and Brazil, concerning the issues faced, especially in areas such as healthcare, education and sewage. The access to such services is guaranteed to all the population by the current legislation in both countries; however, several significant segments of the population do not have

access to them, nor are these people able to fight for their rights and exercise their citizenship to the full. This binomial – no access to basic services and fight for rights – is the core of the pioneer action of the AID Project. By analyzing the situation, it could be concluded that the dialogue between civil society and public management would be indispensable. This generated investment on the “culture of negotiation” on the part of the Project, which sought building adequate tools for it.

As to METHODOLOGY, the Booklet covers – at first – some references used by the Project: identity of equality, harmony with the environment, choice for Popular Education; conception and practice of advocacy. Secondly, it starts to detail the Advocacy Progress Cycle, also called “Advocacy Cycle” a certified social technology in Brazil. It is a “way” or a set of political and pedagogical strategies which contribute to influence the power organizations, as well as policies, cost estimates, systems and results, with the goal of influencing processes of decision that have a direct impact on the

Page 12: Publicação Final - Sumário Executivo

communities. It is a methodology whose goal is to strengthen people's abilities to influence the decisions that affect their rights and their lives. The Cycle revolves around 05 Strategical-Operational Axes: The choice and analysis of the Community's Priority Problem; the setting of Initial Goals; the careful Study of the broader Situation or Context, including the “Power Map”; the creation and implementation of the detailed Advocacy Plan; the Continuous Evaluation and Plan Review, with all mechanisms for monitoring-evaluating and re-planning. Each Strategical Axis determines detailed steps, rich in suggestions that allow the qualification of leaderships in the adoption of the new culture of negotiation. This second part is concluded by describing other factors that constitute the Project's methodology: the active participation of the community in all the steps of the process; the shared management with local partners; the investment on qualification; following up leaderships; the experience of the playful dimension; the communication; the exchange and the role of facilitators.

CONCERNING GENDER and LIVING WITH DIVERSITY, at first, references and challenges were noted, emphasizing the search to avoid the several forms of social discrimation and provide the construction of a new culture of harmonious and sound existence among different people. Secondly, the main changes generated by the Project - were synthesised, as to gender and other dimensions of diversity; two symptoms reveal the positive effect that the perspective of gender had during the execution of the Project: the predominace of women in leadership groups; the respect men started to show towards women's ideas, opinions and actions. This double impact is present in all the followed-up communties. Finally, the women – who participated actively in the process of formation on their rights – took over their role in the fight for the

quality of life of their own communities.

The Project also promoted and helped face other discriminations present in the communities, such as differences of generation, race, ethnicity and physical conditions.

Various were the strategies used to translate into practice the focus of gender and the perspective of living with diversities: “internal” studies – in the Technical Teams – to form agents of change in this theme area; meetings, workshops and gatherings with community leaderships, informative and formative in nature, about the legislation that protects the differences; debates in the communities on social roles, myths, culture and their implications on interpersonal and social relations, critically discussing the forms of prejudice shown in the media and daily life; the dissemination of a new culture on gender relations and living with diversities, by means of producing pedagogical materials that emphasize – at the same time – equal rights and the specific traits of each social group. CONCERNING THE EXPECTED RESULTS AND IMPACTS, at first, the main impacts and more general results were summarized: a) awareness of the necessity of socio-educational and socio-political change; b) strengthening of the social fabric; c) tightening the ties and joint actions between partner organizations; d) approximating government and civil society; e) appropriation, construction and diffusion of a culture of negotiation; f) meaningful growth of self-esteem in the communities and their leadership members, as well as awarenes of their articulating and mobilizing power; g) significant growth – both in number and quality – of

Page 13: Publicação Final - Sumário Executivo

community leaderships; h) growth in respect of public powers towards the communities.

Above all, in the cities of Tolima – Colombia – and in the communitties of Sapé – Brazil – the attempts of manipulation of popular leaderships, tried by public powers as the Project was starting, gradually gave way to a relation marked by respect; in several cases, public managers demonstrated fear of the evidence of the mobilizing power of the leaderships connected to the Project.

At last, there was a process of empowerment of the Project's Target-Communities: they started to polish their ability to negotiate with local authorities, in order to gain the respect to their rights. A “culture of negotiation” started to be built and diffused, and it proved to be an innovation in the places where the AID Project was implemented, producing surprising results: currently, the participation in the communities is bigger, people show more interest and they know how to articulate and mobilize; articulation and dialogue among the several key-actors, by means of joint actions are producing results and effects which effectively match the necessities of socially vulnerable populations in need of basic services. As it is consolidated by means of future projects — with similar and complementary approaches — this culture, propagated by the Project, is bound to generate sustainable impact in the long run.

Next, the specific impacts for each theme axis of the Project is discussed, mainly in the field of healthcare, sewage and education. Numerous lessons – learned from practice gathered by the Project – are made clear in the Booklet.

This part of the document finishes by highlighting three factors that revealed to be determinant to guarantee, improve and promote the expected results: 1. The use of creative and mobilizing strategies for the diffusion of rights; 2. The planning/re-planning, monitoring and evaluation system; 3. The set of communicative strategies: a vast collection of material produced which can be reused in other instances (memo books, game kits and school books, brochures, pins, leaflets and journals, notice boards, stickers, t-shirts and bags, banners, TV programs on rights, broadcast in Colombia).

The PROJECT'S SUSTAINABILITY is the focus of the last part of the Booklet. Five factors that were fundamental in the AID Project's quest for sustainability are shown.

Page 14: Publicação Final - Sumário Executivo

The first factor is the building of consistent partnerships, which goes through a judicious choice of the partners – Pastoral Social, in Colombia, Casa Pequeno Davi and Associação Comunitária Vida Nova, in Brazil – and by the Project's effective shared management throughout its phases: planning, monitoring, execution and evaluation. This is why all partner organizations have stated to be satisfied with this joint management and said to be open to new possibilities. Also, the Project consolidated the relations between Concern Universal and partners. These, on their turn, have lent more sustainability to the Project and have opened ways to make future partnerships viable.

The second factor of sustainability is the joint management of projects in each partner institution: single processes of Teams' inner formation, joint representations; single planning, monitoring and evaluation system; joint articulation and mobilization strategies; single administration and respect, at the same time, to the specific demands of each project. The third factor of the Project's sustainability lies on the investiment on formation and follow-up of leaderships, by use of several complementary strategies: studies and qualifications; systematic follow-up by Technical Teams; practical exercises, with rehearsals, role-playing and games, in order to practice negotiations; systematic work of articulation and mobilization; systematic motivational activities, with the goal of educating to persist in the fight, innovation and creativity in the invention and implementation of strategies; clear communication both in the internal and external levels.

The strategies of successful replication apprear as the fourth sustainability factor; It was not needed to wait for the end of the Project to implement several creative and successful replications: geographical – by expanding to new areas; and thematical, that is, working with new themes, beyond those

planned at first in the Project, but applying the same methodology.

The fifth and last factor lies in the credibility the Project reached as it promoted the successful achievement of public policies, in the area of healthcare, sewage, water supply, housing and education. This generated, more precisely: more credibility of the public management – regarding the main social actors involved in the Project – and the recognition of rights highlighted by the Project itself.

Page 15: Publicação Final - Sumário Executivo

Projeção cartográfica de Gall Peters

Page 16: Publicação Final - Sumário Executivo

Que essa sistematização contribua não apenas para que o Projeto AID seja melhor apropriado por aqueles que foram seus idealizadores e protagonistas, mas também para que outros projetos e outras instituições avancem cada vez mais em sua contribuição pelos caminho da construção de uma sociedade justa, solidária e sustentável. Pois acreditamos que “outro mundo é possível!”

Domenico Corcione(sistematizador do projeto AID)