publicação 2013

59
relatório de atividades 2013

Upload: lamhanh

Post on 10-Jan-2017

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Publicação 2013

relatório de atividades

2013

Page 2: Publicação 2013
Page 3: Publicação 2013

Indice

03. Mensagem da Diretoria

04. Instituto Elisabetha Randon

07. Florescer

15. Florescer Iniciação Profissional

21. Rede Parceria Social

27. Vida Sempre

31. Ser Voluntário

35. Memorial Randon

37. Premiações

39. Demonstrações Financeiras

Page 4: Publicação 2013

Mensagem da Diretoria

O Instituto Elisabetha Randon, no ano de 2013, dentro de sua proposta de pro-mover o desenvolvimento social, seguindo as diretrizes corporativas, deu continuidade aos Programas: Florescer , Florescer Iniciação Profissional, Vida Sempre, Ser Voluntário e participa ainda do programa estadual Rede Parceria Social , como entidade âncora. O Programa Florescer, em 2013, atendeu 400 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, em seus dois núcleos localizados nas dependências das Empresas Randon. Além disso, acompanhou a aplicação da metodologia Florescer em 7 franquias sociais do Programa, que atenderam juntas, em torno de 1.100 crianças e adolescentes, de 06 a 14 anos e operam nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina , Paraná e São Paulo. O Programa Florescer Iniciação Profissional - IP (até 2012 chamado de Qualifi-car Formação Básica), continuou com o atendimento a adolescentes que estão entre 14 a 16 anos, funcionando no contraturno escolar. A novidade desse ano é que os jovens que saem do Florescer e iniciam o Florescer IP podem continuar a participar das aulas de música, o que antes não era possível. O Programa Vida Sempre, levou a um público de mais de 100 mil pessoas, a peça teatral “ Espetáculo Vida Sempre – a Cultura Roda na Estrada” em 2013. Foram realizadas apresentações em vários estados do Brasil, em portos, postos de gasolina e feiras onde as Empresas Randon também estiveram presentes. Dentro da linha de apoiar e organizar o trabalho dos funcionários voluntários das Empresas Randon, foram desenvolvidas várias atividades do Programa Ser Vol-untário em escolas parceiras e uma entidade assistencial. Novos voluntários foram cadastrados ao longo do ano por perceberem a importância da doação de parte de seu tempo livre para desenvolver um trabalho visando o bem comum. Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Elisabetha Randon participa como enti-dade âncora do programa estadual Rede Parceria Social. O apoio não se resume so-mente ao aspecto financeiro, com repasse de recursos à 16 instituições sociais, mas sim, também a uma orientação quanto ao direcionamento de estratégias administrativas de cada entidade, além de proporcionar parcerias com outras da rede de assistência para a busca de soluções conjuntas. Ficou também a cargo do Instituto Elisabetha Randon, a administração do Me-morial Randon, que engloba o memorial documental já existente e a construção de um acervo físico , que se encontra em fase de captação de recursos para desenvolver o projeto via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao longo de 2014, continuaremos engajados para desenvolver um trabalho de qualidade junto aos nossos públicos atendidos, sabedores da importância do Investi-mento Social Privado, num país como o Brasil, que tanto se faz com parcerias público-privadas e com o fomento das redes sociais.

Page 5: Publicação 2013

Sobre o Instituto O Instituto Elisabetha Randon, fundado em 2003, é uma Organização da Sociedade Civil com Interesse Público - OSCIP, que tem por objetivo promover a cidadania e o desen-volvimento social, por meio de ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado.

NEGÓCIO: Promoção do desenvolvimento social.

MISSÃO: Promover o desenvolvimento social, através de suas ações e programas.

VISÃO: Ser referência nacional em desenvolvimento social.

NossosPrincípiosPartes interessadas satisfeitas Atender as expectativas dos públicos de relacionamento.

SustentabilidadeBuscar o equilíbrio financeiro, social e ambiental, como meio de perpetuação.

Qualidade em todas as açõesFazer da qualidade nosso ponto forte.

Pessoas, valorizadas e respeitadasRespeitar o ser humano como destinatário final de tudo o que fazemos.

Ética, questão de integridade e confiabilidadeManter tudo o que fazemos em base ética elevada.

Imagem, patrimônio a preservarPreservar a boa imagem é compromisso de todos.

Page 6: Publicação 2013

Em 2013, o Instituto Elisabetha Randon deu continuidade aos programas existentes:

Crianças e adolescentes

Segurança no trânsito

Voluntariado

NossosProgramas

Page 7: Publicação 2013

4

Vida Sempre

Page 8: Publicação 2013

Com a missão de preparar crianças e adolescentes para o exercício

da cidadania, para uma melhor qualidade de vida e um futuro promissor,

o Florescer é um dos programas de responsabilidade social do Instituto

Elisabetha Randon.

Funcionando em formato de contra turno escolar, o Programa

Florescer disponibiliza metodologia própria, oferecendo atividades como

inglês, informática, canto coral, música instrumental, educação corporal,

educação ambiental, educação para vida, atendimento diário das tarefas

escolares, reforço pedagógico e robótica, para 400 crianças e adolescentes.

Depois de concluída a formação no Programa Florescer, os bene-

ficiários tem a oportunidade de ingressar no Programa Florescer Iniciação

Profissional, o qual oferece cursos técnicos e tem por missão preparar jo-

vens para uma melhor inserção no mercado de trabalho, através de uma

formação técnica e humanística, promovendo a inclusão social.

- Indice de aprovação escolar foi de 98%.

Page 9: Publicação 2013

Ciclo de palestras Este ano, o Ciclo de Palestras, ministrado pela Escola de Pais do Brasil, contou com a participação das escolas Alexandre Zattera e Dezenove de Abril, parceiras do Programa Florescer, que disponibilizaram o local e equipamentos para a realização das palestras. Essa iniciativa possibilitou maior presença das famílias, facilitando o seu deslocamento e aproximando o Programa da comunidade. O Ciclo foi desenvolvido em oito encontros, realizados entre os meses de março e maio. Além desses encontros, as famílias tiveram a oportunidade de prestigiar, a palestra de encerramento do Ciclo, referente ao tema “A Família e suas Relações” ministrada pelo Frei Jaime Bettega.     Os beneficiários do Programa Florescer e Flo-rescer – Iniciação Profissional participaram de palestras ao longo do ano, ministradas por representantes do SAMAE, soberanas da Festa da Uva 2012 e Escola de Trân-sito de Caxias do Sul, que contemplavam temas referentes ao Meio Ambiente, Resgate de Valores e Conscientização no Trânsito.   As palestras contaram com um público estimado de 530 participantes.

Projeto Ambiental: 2013 Ano Internacional de Cooperação Pela Água.

Os beneficiários da turma T9 elaboraram perguntas referentes ao abastecimen-to de água do nosso município e entrevistaram o Diretor Presidente da SAMAE – Sr. Elói Frizzo no dia 14 de março de 2013 nas dependências do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.

Exposição realizada na semana do meio ambiente em todos os restaurantes das Empresas Randon, (Girassol do Lago, Paradouro e Express), com o tema “Valorizar a água é defender a vida”, onde os beneficiários do Programa Florescer explicaram aos funcionários as dimensões do descarte de resíduos inadequado, instigaram a conscientização do consumo de água e sensibilizaram a todos para a preservação do meio ambiente.

Page 10: Publicação 2013

Os beneficiários do Programa Florescer visitaram a estação de tratamento de água Parque da Imprensa, a fim de conhecer o processo de purificação e a distribuição de água em Caxias do Sul.

Confecção do “Mural Ecológico” realizado em parceria com a SAMAE, sobre o dia Internacional da Biodiversidade 22/05, com o tema “A água e a Biodiversidade”, no qual os beneficiários da turma T7 pesquisaram animais que habitam os mares da costa brasileira e utilizaram materiais alternativos na sua representação.

Palestra: “Água um bem finito”, ministrada por Maicon Zanotto, Colaborador do setor Segurança Saúde e Meio Ambiente, para o turno tarde.

Page 11: Publicação 2013

PáscoaAs atividades de Páscoa movimentaram a todos com confecção de máscaras, cestos de ovos, partilha de doces entre beneficiários e contato com de um coelho de verdade.

Aniversário do Sr. Raul Randon.

No dia 06 de agosto foi comemorado o aniversário do idealizador do Programa Florescer, Sr. Raul Randon, com encontro entre beneficiários do programa e o aniver-sariante.

Atividades na Semana da Criança

Durante a semana da criança, os beneficiários foram surpreendidos com ativi-dades que os divertiram. Através de circuitos de brincadeiras, pinturas elaboradas no rosto, penteados diferentes, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elástica e entrega de guloseimas, as crianças sentiram toda plenitude da infância e aproveita-ram muito cada momento. Algumas atividades foram realizadas nas dependên-cias do Centro Esportivo do SESI.

CoroInfanto Juvenil

No ano de 2013, muitos foram os convites para a partici-pação do Coro Infanto Juvenil e Música Instrumental do Pro-

grama Florescer em eventos organizados internamente ou para a comunidade em geral. As apresentações realizadas

foram importantes para a divulgação do trabalho re-alizado com os beneficiários e, além disso, incentivar a valorização de investimentos na cidadania. Destacamos algumas dessas participações:

Page 12: Publicação 2013

Homenagem por tempo de empresa, evento realizado pelas Empresas Randon;

Apresentação do quarteto de cordas no evento de homenagem “Ordem Mérito Industrial”, conce-dido ao Sr. Raul Randon em Porto Alegre;

Apresentação da Orquestra Jovem do Programa Flo-rescer na 29ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que reuniu três mil pessoas;

Abertura da 29ª Feira do Livro de Caxias do Sul;

Page 13: Publicação 2013

Apresentação na Festa de Natal das Empresas Randon

Participação no Concerto Novos Caminhos, com a regência do maestro Ion Bressan e João Carlos Martins. Esse concerto aconteceu no Teatro da Escola Leonardo Murialdo.

Inauguração Sala de Cinema Cine Popular Com a intenção de trabalhar com os beneficiários do Programa Florescer de forma diversificada, temas cotidianos, como: ética, cidadania, resgate de valores, dentre outros, a Sala de Cinema foi inaugurada no-dia 16 de outubro de 2013, sendo um resul-tado de uma parceria das Empresas Randon com a Rede Educare, que disponibiliza proje-tos por intermédio da Lei federal de incentivo à cultura. Essa sala contempla espaços alter-nativos, fabricado com material reciclado, especialmente concebido para possibilitar a exibição de filmes digitais, possuindo um acervo diversificado na modalidade infanto-juvenil e adulta.

Page 14: Publicação 2013

Franquias

uj6uj6j66ujuj

Page 15: Publicação 2013

Como forma de contribuir para o desenvolvimento social, a metodolo-

gia dos Programas Florescer e Florescer - Iniciação Profissional é disponibili-

zada, pelo Instituto Elisabetha Randon, a instituições interessadas em adotar

a iniciativa.

Aos franqueados, é oferecido: qualificação da equipe profissional, asses-

soria técnica, guia de ações, visitas periódicas e apoio pedagógico.

O Programa Florescer conta com sete franquias, nas cidades de Ribeirão

Preto – SP, Maringá – PR, Balneário Piçarras – SC, Vacaria – RS, Bento Gonçalves

– RS e Farroupilha – RS.

FRANQUIA CIDADE ESTADO Nº DE ATENDIDOS

RODORIB RIBEIRÃO PRETO SP 54ABRAÇAÍ BENTO GONÇALVES RS 165

G10/ATDL MARINGÁ PR 42CEAVA VACARIA RS 215AFASEC FARROUPILHA RS 200ARXO PIÇARRAS SC 50AMMA VACARIA RS 100

TOTAL 7 826

- Indice de aprovação escolar das Fran-quias foi de 96,8%.

Page 16: Publicação 2013

Depois de concluída a formação no Pro-grama Florescer, os beneficiários têm a oportunidade de ingressar no Programa Flo-

rescer - Iniciação Profissional, o qual oferece cursos técnicos e tem a missão de preparar jovens para uma melhor inserção no mercado de trabalho, através de uma formação técnica e humanística. O Programa firmou parceria com o SENAI, para formação técnico-profissional, estruturando programas de aprendizagem em Assistente Administrativo e Metalmecânico, suprindo necessidades de qualificação técnica dos adolescentes de 15 a 16 anos, sem deixar de lado sua for-mação humanística. Para o Instituto Elisabetha Randon, investir nos adolescentes é promover a diversidade, descobrir talentos e agir socialmente em prol da educação dos aprendizes. - Indice de aprovação escolar foi de 84 %.

Conclusão dos Cursos Conclusão dos Cursos Assistente Administrativo e Segmento Metal Mecânico do Programa Florescer Iniciação Profissional. O evento de conclusão dos cursos de Assistente Administrativo e Segmento Metal Mecânico do Programa Florescer Iniciação Profissional, aconteceu no dia 12/12/2013.

O mesmo realizou-se no Restaurante do Lago, formalizando a conclusão de 69 beneficiári-os. O momento contou com a participação do Fundador das Empresas Randon e Presidente do Conselho de Administração da Randon S/A, Sr. Raul Anselmo Randon, da Diretora do Insti-tuto Elisabetha Randon, Srª. Maurien Helena Randon Barbosa, demais gestores e convi-dados.

Page 17: Publicação 2013
Page 18: Publicação 2013

Indicadores

Pesquisa realizada com beneficiários concluintes do Programa Florescer dos Anos de 2007 a 2012

Beneficiários inseridos no mercado de trabalho.

Não estão no mercado de trabalho

Estão no mercado de trabalho

Beneficiários inseridos no mercado de trabalho - segmentos.

Indústria

Trabalho Informal

Comércio

Serviços

Beneficiários que trabalham nas Empresas Randon.

Empresas Randon

Outras

4,7%

Page 19: Publicação 2013

Beneficiários que ingressaram no Ensino Superior.

Outros

Ensino superios

Ensino Superior - Areas.

Administração

Engenharias

Outras

Beneficiários que deram continuidade aos estudos após o ensino funda-mental.

Deram continuidade aos estudos

Não deram continuidade

Beneficiários que deram continuidade aos estudos após o ensino médio.

Deram continuidade aos estudos

Não deram continuidade

4,5%

Page 20: Publicação 2013
Page 21: Publicação 2013
Page 22: Publicação 2013

Desde 2008, o Instituto Elisabetha Randon passou

a integrar o programa Rede de Parceria Social, pro-

movido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvi-

mento social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, como uma das

Entidades Âncora apoiadoras de projetos sociais em todo o Estado. Con-

forme permite a Lei da Solidariedade (Lei 11.853/02), parte do ICMS devido

pelas Empresas Randon (até 3%) é aplicada para financiar entidades que

atendem crianças e adolescentes no contra turno escolar.

Os projetos sociais são escolhidos conforme regras estabelecidas em

edital público, lançado pelo Instituto Elisabetha Randon. Além do aporte

financeiro, o Instituto, como entidade âncora, monitora e apoia as enti-

dades selecionadas na aplicação dos recursos.

Através da Rede Parceria Social, os funcionários das organizações se-

lecionadas recebem da Parceiros Voluntários, sessenta e quatro horas de

treinamento e mais oito horas de qualificação realizadas pela entidade ân-

cora, com foco na gestão da entidade e no aprimoramento da parte técnica

e comportamental de seus funcionários.

5ª Edição Entidades Benefi-ciadas Projeto: Ensinar e AprenderLocalidade: VacariaEntidade: Associação Vacariense de Auxílio aos NecessitadosObjetivos: Estruturar um ambiente voltado para a melhoria da aprendizagem e de-senvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, nas dimensões intelectuais, físicas, emocionais, culturais e sociais, promovendo o crescimento das crianças e adolescentes individualmente e em grupo.

Page 23: Publicação 2013

Projeto: Brincar é Coisa Séria e DivertidaLocalidade: ErechimEntidade: Patronato Agrícola e Profissional São JoséObjetivos: Contribuir para prevenir o risco social de crianças e adolescentes, diminuindo sua vulnerabilidade social por meio de ações preventivas que visam a sociabilização, o for-talecimento da autoestima, a capacidade de expressão e de intervenção social, proporcionando um espaço para crian-ças e adolescentes aprenderem a compartilhar brinquedos, histórias, emoções, alegrias e tristezas, melhorando o seu de-sempenho escolar, prevenindo a repetência e evasão escolar.

Projeto: Formação Integral no Pão dos PobresLocalidade: Porto AlegreEntidade: Fundação O Pão dos Pobres de Santo AntônioObjetivos: Colaborar no incentivo e promoção do desenvolvimento e formação integral das dimensões do ser humano, com 220 crianças e adolescentes, através da qualifi-cação e ampliação das ações sócio educativas dos Programas Sase e Cidade Escola da Fundação Pão dos Pobres.

Projeto: Multiplicando Saberes Através da TecnologiaLocalidade: Novo HamburgoEntidade: Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial - ABEFIObjetivos: Desenvolver habilidades multimídia, incentivando valores de integração, re-speito e organização no trabalho em equipe, através de uma tecnologia inovadora, agregando também, uma outra área do conhecimento com a matemática.

Projeto: Cantando e EncantandoLocalidade: Getúlio VargasEntidade: Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete – Lar da MeninaObjetivos: Proporcionar a 50 crianças, de 6 a 12 anos o desenvolvimento da sensibi-lidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico musical, visando a formação de um grupo de canto/coral, contribuindo ativamente com as mudanças socioculturais.

Projeto: Semeando Notas, Colhendo CançõesLocalidade: Erechim

Entidade: Centro Cultural e Assistencial São CristóvãoObjetivos: Construir um espaço de aprendizado de música

instrumental, que possibilite convivência comunitária, através de experiências culturais, para 40 crianças e adolescentes,

em situação de vulnerabilidade social, da região norte do Estado do Rio Grande do Sul, da cidade de Ere-

chim.

Page 24: Publicação 2013

Projeto: Projeto Florescer ConectadoLocalidade: VacariaEntidade: Conselho das Entidades Assistenciais de Vacaria - CEAVA

Objetivos: Contribuir para a inclusão social através da inclusão digital de crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos, em situação de exclusão digital, de vulnerabilidade e de risco social.

Projeto: Alimentação Saudável: Direito da Criança e do AdolescenteLocalidade: Caxias do SulEntidade: Associação Centro de Promoção Santa Fé – ACPMENObjetivos: Conscientizar os beneficiários sobre a importância de uma alimentação sau-dável para o desenvolvimento humano e oferecer refeições de boa qualidade prepara-das com equipamentos e utensílios específicos.

Projeto: Aprendizagem e AprendizagemLocalidade: Caxias do SulEntidade: Associação Criança FelizObjetivos: Promover a formação continuada de crian-ças e adolescentes em ambiente não escolar, a fim de qualificar a oferta de atividades com ênfase na dimen-são social, cultural e educacional.

Projeto: Movimento em PautaLocalidade: Novo HamburgoEntidade: Horta Comunitária Joanna de ÂngelesObjetivos: Contribuir para o sucesso escolar e desen-volvimento humano de 50 crianças e adolescentes de 06 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, com-batendo o trabalho infantil, fortalecendo a escola e a família através de oficinas de comunicação e esportes.

Projeto: Potencializando TalentosLocalidade: Lagoa VermelhaEntidade: Associação Criança e Adolescente Construindo CidadaniaObjetivos: Fomentar o processo de formação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da qualificação de atendimento sócio educativo visando proporcionar a inclusão digital e melhor di-namização na oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos favorecendo o sucesso escolar.

Page 25: Publicação 2013

Projeto: Ser Educando, Brincar, Conviver e AprenderLocalidade: Porto AlegreEntidade: Fundação Fé e Alegria do BrasilObjetivos: Construir com as crianças e adolescentes um documentário que retrate o processo de conscientização e transformação social do seu entorno, tornando-os ci-dadãos capazes de conviver harmonicamente com as diferenças e respeitosos com limites da convivência social.

Projeto: MusicalizaçãoLocalidade: AlegreteEntidade: Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do AdolescenteObjetivos: Contribuir para o desenvolvimento integral de 60 crianças e adolescentes, de 6 à 18 anos, através de atividades, no contraturno escolar, de música, inclusão digital e práticas esportivas, oferecendo espaço qualificado de convivência e aprendizado.

Projeto: Cidadão PresenteLocalidade: Caxias do SulEntidade: Instituto Leonardo Murialdo – Centro Técnico SocialObjetivos: Despertar o protagonismo, a compreensão, a produção na construção de ci-dadãos responsáveis, éticos e solidários afirmando as identidades e constituindo núcleo autônomo e irradiador de cultura numa prática viva e dinâmica, com sucesso escolar, defensores da cultura da paz e do cuidado com o ambiente.

Projeto: Laços de ConvivênciaLocalidade: Novo HamburgoEntidade: Associação Congregação de Santa Catarina – Centro Social Madre ReginaObjetivos: Contribuir para a prevenção da violação dos direitos da criança e do adoles-cente no Bairro Santo Afonso e adjacentes do município de Novo Hamburgo.

Projeto: Conviver Para Não DiscriminarLocalidade: São GabrielEntidade: Pró-Down – Associação dos familiares e amigos do Down – São GabrielObjetivos: Contribuir para a reabilitação e uma melhora da qualidade de vida das pes-soas atendidas, através dos atendimentos técnicos e pedagógicos nas áreas de Fi-

sioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Educação Especial e o Centro de Equoterapia.

Page 26: Publicação 2013
Page 27: Publicação 2013
Page 28: Publicação 2013

O Programa Vida Sempre, criado em 2010,

tem a missão de contribuir para a educação em

segurança no trânsito. As ações do Programa envolvem os mais de 12 mil

funcionários das Empresas Randon e seus familiares, além de aproximada-

mente 15 mil motoristas de caminhão, que passam anualmente pelas duas

unidades da Casa do Cliente Randon, instaladas em Caxias do Sul (RS) e em

Guarulhos (SP).

Através do programa são oferecidas informações educativas, a mo-

toristas e pedestres, visando orientá-los para um comportamento adequa-

do e seguro, através de palestras, jogos, teatro, blitz no trânsito, dicas em

meios de comunicação e material impresso.

Em 2011 o Instituto passou a ser proponente de um projeto cultural

de teatro itinerante, com apresentações nos estados de SP, PR, SC e RS,

tendo e reedição deste projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e pa-

trocinado pelo Banco Safra em 2013.

Desde 2012, realiza junto com o Programa Viver de Bem com a Vida

e Ser Randon, um concuso de paródias com temática relacionadas à segu-

rança no trânsito envolvendo funcionários das Empresas Randon.

Espetáculo Vida Sempre A Cultura Roda nas Estradas Em 2013, também teve início um projeto de Teatro Itinerante, chamado “Es-petáculo Vida Sempre – A Cultura Roda nas Estradas” apresentado em escolas, postos de gasolina e feiras, em 4 estados: SP, PR, SC e RS, com público estimado em 105 mil pessoas.

Page 29: Publicação 2013

15 a 18/04/2013EXPOSAFRA – Porto Seco – Paranaguá/PR 

13/05/2013E. M. Eloína Loyola Paranaguá/PR 

14/05/2013E.E. Porto SeguroParanaguá/PR 

14/05/2013Projeto Vontade de DeusParanaguá/PR 

15/05/2013Colégio Estadual Profª. Regina de MelloParanaguá/PR 

16/05/2013Colégio Estadual Prof. José BonifácioParanaguá/PR 

16/05/2013Universidade Estadual do Paraná – Campus Fafipar

16/05/2013Saguão da Câmara de vereadores de Caxias do Sul

25/05/2013Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio – Farroupilha/RS

11/09/2013:Município de Piçarras:Escola Estadual Alexandre Guilherme FigueiredoMunicípio de Penha:Escola Estadual João Batista Paiva

13/09/2013:  Município de Itapema:Escola Estadual Anita Garibaldi 16/09/2013: Município de Navegantes:Escola Estadual Adelaide Konder 18/09/2013 Município de NavegantesEscola Estadual Júlia Miranda de Souza Dia

20/09/2013Município de Bombas e Bombinhas (um municí-pio, porém duas praias distantes)Escola Estadual Maria Rita florEscola Estadual Leopoldo José Guerreiro 25/09/2013Município de Porto BeloEscola particular Porto da Águas 27/09/2013Município de TijucasColégio de Aplicação da Univali

04 e 06/10/2013SANTA ROSA TRUCK SHOW  Local: Posto Santa Rosa – Itajaí – SC

Apresentações em 2013

Page 30: Publicação 2013

Campanha para mudar a atitude dos motoristas que não respeitam a principal regra de condução para os seus veículos. Parte-se do princípio de que o cidadão deve ser responsável pelo mundo em que vive. Não basta culpar apenas as autoridades pela onda de violência no trânsito. Condutores e pedestres precisam fazer a sua parte. O Instituto foi patrocinador desta campanha que foi criada pela RÁDIO SÃO FRANCISCO SAT com o apoio da SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E MOBILIDADE de Caxias do Sul. Foram realizadas ações de conscientização a motoristas e pedestres a partir da participação dos agentes munici-pais de trânsito, órgãos e entidades focados em um melhor convívio social entre os mora-dores de nossa cidade

Palestra e vídeos para motoristas O Instituto mantem uma parceria com a Moddo Conhecimento Estratégico, para oferta de palestras voltas à educação financeira. Este projeto também oferece um jogo educativo –“Baralho Financeiro” . Com este mesmo objetivo de contribuir para a qualidade de vida dos motoristas o que pode refletir positivamente no transito, o Instituto em parceria com o SEST SENAT, oferece vídeos educativos com as seguintes temáticas: “Direção de Defensiva”, “Mobili-dade Urbana”, “Segurança, Meio Ambiente e Saúde”, “DST AIDS”, “A Combinação Álcool, Drogas e o Trânsito”.

“Sinal vermelho para o álcool”

Page 31: Publicação 2013
Page 32: Publicação 2013
Page 33: Publicação 2013

Lançado em 2005, o Programa Ser

Voluntário visa estimular a força de tra-

balho das Empresas Randon a desenvolver

ações, junto a entidades e escolas públicas

da comunidade.

Os voluntários prestam serviços de refor-

ma e pintura predial, manutenção de computadores, corte de grama, e

outros, em quatro escolas públicas de Caxias do Sul, que são parceiras do

Programa Florescer.

Essas experiências beneficiam comunidades e os próprios voluntári-

os, que disponibilizam seu tempo livre, despertando neles novas habili-

dades e competências pessoais, além do sentimento de que, com pequenas

ações, é possível fazer algo por um mundo melhor.

Acões realizadas:

Escola Abramo Randon: 23 de Fevereiro - Corte de grama e limpeza do pátio;23 de março - Corte de grama, pinturas e limpeza do pátio;28 de setembro - Corte de grama e Limpeza;9 de novembro - Corte de grama;30 de novembro - Corte de grama, pintura de muros; pintura de amarelinhas.

Escola 19 de Abril: 22 de junho - Pintura de am-arelinhas.

Celeiro de Cristo: 7 de Julho - Almoço solidário. Realizado em parceria com o comitê de cidadania da Randon Consórcios.

Escola Américo Ribeiro Mendes: 31 de agosto - Pintura de Amarelinhas.

Page 34: Publicação 2013

Ação realizada com a parceria entre o Programa Ser Voluntário, PATNA e alunos da cadeira de Responsabilidade Social e Ética da Faculdade Ideau.

Page 35: Publicação 2013

Ação realizada com a parceria entre o Programa Ser Voluntário, PATNA e alunos da cadeira de Responsabilidade Social e Ética da Faculdade Ideau.

Page 36: Publicação 2013

O Memorial Randon, mantido pelo Instituto Elis-abetha Randon, é responsável por preservar e dissem-inar a história das Empresas Randon para o público

interno e externo. O Memorial é um espaço corporativo que recebe documentos históricos, relacionados às Empresas da Companhia e efetua o tratamento téc-nico necessário para sua guarda permanente.

Atualmente o acervo do Memorial Randon possui cerca de 20.000 documentos, entre fotografias, relatórios, vídeos, memória oral, mídia digital, campanhas publicitárias, revistas, informativos, jornais e peças. Destes, 3.214 registros estão catalogados no banco de dados informatizado.

Como subsídio teórico, o espaço conta com uma pequena biblioteca com obras relacionadas à história do transporte no Brasil e no mundo. O acervo bibliográfi-co, também é composto pela historiografia de cunho administrativo e econômico.

Como forma de divulgar a história das Empresas Randon, o Memorial Randon, propôs a revitalização das vitrines da Exposição Nossa História, que contou com o relato de ex-funcionários e funcionários, que fizeram e fazem parte dessa história de sucesso, permitindo que os mesmos percebam que a história das Em-presas Randon é construída por todos nós.

No Memorial podem ser realizadas pesquisas sobre a história das Empresas Ran-don, contribuindo para a produção de diversos tipos de materiais.

O Instituto Elisabetha Randon aprovou junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, projeto para viabilizar a implantação do Memorial Ran-don, através da reconstrução de três prédios históricos que datam da década de 50 . Neste espaço haverá acervo de época restaurado e auditório para exposições e treinamento de pessoal e alunos da rede pública e privada de ensino, em ações museológicas, como forma de capacitar profissionais em visitações a centros museológicos

Page 37: Publicação 2013
Page 38: Publicação 2013

O Instituto Elisabetha Randon (IER) Foi agraciado com a Medalha Mé-

rito Comunitário 2013, outorgada pela Câmara Municipal de Vereadores

de Caxias do Sul, como reconhecimento ao trabalho social desenvolvido

em prol da comunidade de Caxias do Sul e região.

“Para nós do Instituto Elisabetha Randon, esse prestígio significa o

reconhecimento do trabalho social que temos feito até então, por parte do

poder público, que representa a comunidade caxiense. É muito importante

esse momento, que possibilita à sociedade e à comunidade empresarial

saberem que as Empresas

Randon não se preocupam so-

mente em comprar, produzir,

vender e faturar, mas também

estão atentas às necessidades

das comunidades onde atuam,

através do trabalho do Institu-

to”, evidencia a Diretora Presi-

dente do IER, Sra. Maurien He-

lena Barbosa.

Premiações

Page 39: Publicação 2013

Instituto Elisabetha Randon re-

cebe Prêmio Sou de Atitude

Por desenvolver e apoiar

ações de responsabilidade so-

cial voltadas para a comuni-

dade, com foco na formação

de crianças e adolescentes, o

Instituto Elisabetha Randon foi

agraciado com o Prêmio Sou de

Atitude, na categoria Organização – Destaque Comunitário, concedido pela

Associação Criança Feliz, de Caxias do Sul.

O Prêmio, que está em sua 8ª edição, objetiva reconhecer pessoas

físicas e jurídicas da comunidade local, que mobilizam ações cotidianas

e sustentáveis em favor da infância e da juventude. A seleção é realizada

através da indicação de jornalistas, formadores de opinião, da comuni-

dade e de agraciados das outras edições do prêmio.

“É com muita alegria que recebemos essa premiação, esse

prestígio representa o reconhecimento de nossos programas sociais junto

às comunidades onde atuamos.

Através de boas parcerias que formamos junto a entidades, como a

Associação Criança Feliz, é que conseguimos ajudar a proporcionar mais

oportunidades às crianças e jovens em vulnerabilidade social”, destaca a

Diretora Presidente do Instituto Elisabetha Randon, Sra. Maurien Helena

Randon Barbosa.

A solenidade de entrega dos troféus foi realizada no dia 26 de agosto, às

20 horas, no Auditório da Câmara de Indústria de Comércio de Caxias do

Sul (CIC).

Page 40: Publicação 2013
Page 41: Publicação 2013
Page 42: Publicação 2013
Page 43: Publicação 2013
Page 44: Publicação 2013
Page 45: Publicação 2013
Page 46: Publicação 2013
Page 47: Publicação 2013
Page 48: Publicação 2013
Page 49: Publicação 2013
Page 50: Publicação 2013
Page 51: Publicação 2013
Page 52: Publicação 2013
Page 53: Publicação 2013
Page 54: Publicação 2013
Page 55: Publicação 2013
Page 56: Publicação 2013
Page 57: Publicação 2013
Page 58: Publicação 2013
Page 59: Publicação 2013