psicologo organizacional caderno - cefet-mg · 2014. 9. 28. · malditos anjos da cara suja,...

56
______________________________________________ Nome do candidato Por favor, abra somente quando autorizado. Concurso Público Técnico Administrativo em Educação • 2014 Psicólogo Organizacional

Upload: others

Post on 15-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

______________________________________________

Nome do candidatoPor favor, abra somente quando autorizado.

Concurso PúblicoTécnico Administrativo em Educação • 2014

Psicólogo Organizacional

Page 2: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e
Page 3: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 3

instruções Gerais

1. A prova terá, no máximo, 4 (quatro) horas de duração, incluído o tempo destinado à transcrição do gabarito para a Folha de Respostas.

2. Este caderno contém 50 questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

Prova de Língua Portuguesa, com 15 questões, numeradas de 01 a 15.

ProvadeRedaçãoOficial,com 05 questões, numeradas de 16 a 20.

ProvadeLegislação,com 05 questões, numeradas de 21 a 25.

ProvadeInformáticaBásica,com 05 questões, numeradas de 26 a 30.

ProvadeConhecimentosEspecíficos,com 20 questões, numeradas de 31 a 50.

3. Cada questão apresenta 5 alternativas, de (a) a (e). O candidato deverá lê-las, atentamente, antes de responder a elas.

4. Caso o Caderno esteja incompleto ou com defeito, o candidato deverá solicitar ao aplicador, durante os primeiros 20 minutos, as providências cabíveis.

5. Nenhuma folha poderá ser destacada, durante a realização das provas, exceto a destinada para anotação na Folha de Respostas (rascunho).

6. O candidato deverá passar o gabarito para a Folha de Respostas, utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

7. O candidato deverá entregar ao aplicador este caderno de questões e a Folha de Respostas identificada com nome e número de inscrição.

8. O candidato só poderá se retirar do recinto, após 1 (uma) hora, contada a partir do efetivo início da prova.

9. O gabarito e a relação de candidatos aprovados serão divulgados no sítio www.concursopublico.cefetmg.br

Page 4: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e
Page 5: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 5

LÍnGua PortuGuesa e redação oficiaL

Assédiomoral:nomenovo,antigaemáprática

Violência! Ninguém com consciência sadia e retidão ética pode aceitar sua prática como parte obrigatória da vida; no entanto, para muita gente a violência tem uma natureza puramente física, ao machucar ou matar alguém ou algum ser vivo. Ora, ofensas, sarcasmo, xingamentos também são formas de violência.

Pensemos: Como reconhecer essa violência mais sutil? Quando uma brincadeira, por exemplo, deixa de ser inofensiva e passa a ser uma ação de violência?

Violência é tudo o que afeta a integridade física e mental de al-guém e, por isso, conduz a algum sofrimento não consentido; as-sim, a violência simbólica tem a intenção de rebaixar a dignidade de alguém e nessa pessoa provocar desconforto e temor, o que, sem dúvida, inclui sarcasmos e xingamentos.

A violência mais sutil é aquela que se apresenta em forma de brin-cadeira ou sob o argumento de servir como incentivo para alguma providência da vítima. Nesse caso, brincadeira de fato é quando todos e todas se divertem e acham “graça” em algo; quando, em uma brincadeira, alguém não se sente engraçado (cheio de graça) e sim desgraçado (sem graça) não é mais brincadeira.

Pensemos de novo: Será que eu estou praticando assédio moral com meu parceiro, meus colegas de trabalho, minha família ou outras pessoas à minha volta? Como reconheço isso? E como faço para evitar essa prática?

O assédio moral acontece todas as vezes em que gero constrangi-mento em alguém, obrigando-o a fazer algo ou impedindo-o de fazer algo fora do limite da ética da convivência reciprocamente

Page 6: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional6

saudável; também desponta assédio quando uso da minha auto-ridade hierárquica, ou familiar, ou econômica, para manietar a li-berdade de pensamento e ação. O mais presente é o assédio em forma de humilhação; como dizia Nelson Rodrigues, “O que dói na bofetada é o som”. Para evitar essa prática, é preciso prestar muita atenção ao modo como a pessoa com quem convivo se sente com as minhas palavras, isto é, se estas geram desconforto subserviente ou se, de modo positivo, são acolhidas como crítica construtiva.

Criticar é ser capaz de escolher o que aceita e o que rejeita; ser responsável é assumir com honestidade de propósitos aquilo que pratica. Portanto, se formo para o Bem, a crítica e a responsabi-lidade irão nessa direção; se, em vez de formar, eu oculto a rea-lidade, ou finjo que não é como é, o máximo que consigo é uma pessoa alienada.

O discurso apocalíptico (O que podemos fazer? A vida é assim!) é o discurso da desistência; o pessimista é alguém derrotado antes que o combate comece. Retomando sempre com ênfase o que Paulo Freire já dizia: "É preciso ter esperança, mas tem de ser do verbo esperançar, porque tem gente com esperança do verbo es-perar, e, aí, não é esperança, mas pura espera".

Atualmente fala-se bastante, por exemplo, em bullying; penso, inclusive, que não necessitamos usar o termo em inglês, pois a existência do verbo “bulir” em português é suficiente, por ter o sentido de “mexer de forma incômoda com alguém”. Tem-se a sensação de que o bulir é algo exclusivo da escola, mas a educa-ção que recebemos em casa pode incentivar a violência ou ajudar a combatê-la, e não devemos ficar na “pura espera”.

A temática foi agudizada nos últimos tempos por ter ganhado novas amplificações com o uso das redes sociais para disseminar também a discriminação e o preconceito; parte dos pais e educa-dores ainda não percebeu que, como dizem os bombeiros (e que

Page 7: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 7

Janete Leão Ferraz e eu escrevemos no livro Escola e preconceito) “nenhum incêndio começa grande; todos principiam por uma fa-gulha, uma pequena chama, um disparo.”

Assim, a família e a escola devem recusar qualquer expressão, mesmo que mínima, de intolerância e agressão.

(CORTEllA, Mario Sergio. Não se desespere! : provocações filosóficas / Mario Sergio Cortella. 3. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2013. Págs: 59-62.)

Questão 01

“Retomando sempre com ênfase o que Paulo Freire já dizia: É pre-ciso ter esperança, mas tem de ser do verbo esperançar, porque tem gente com esperança do verbo esperar...”

Com base no texto e, a partir desse trecho, pode-se inferir que

I. esperança, derivada do verbo esperar, é um estado de inércia;

II. o ato de esperar que algo aconteça é aguardar. Acreditar, ir atrás, é esperançar;

III. esperança, derivada do verbo esperançar, é um sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja.

A afirmação está correta

a) nos itens I, II e III.

b) apenas nos itens II e III.

c) apenas no item III.

d) apenas nos itens I e II.

e) apenas no item I.

Page 8: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional8

Questão 02

Para o autor desse texto,

I. o Bullying é um fenômeno que ocorre entre crianças e adoles-centes, sendo restrito ao ambiente da escola.

II. a educação dada pela família é um dos fatores determinantes no comportamento do indivíduo em relação à violência.

III. diante de uma situação de Bullying, o melhor a se fazer é espe-rar que a brincadeira perca a graça com o decorrer do tempo.

A afirmação está correta

a) apenas no item I.

b) apenas no item II.

c) apenas no item III.

d) apenas nos itens I e II.

e) apenas nos itens II e III.

Questão 03

O grupo de palavras acentuadas pelo mesmo motivo é:

a) ética - física – apocalíptico

b) violência - vítima- obrigatória

c) simbólica - assédio - prática

d) incêndio - família - máximo

e) será – dói – português

Page 9: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 9

Questão 04

A relação de sentido, estabelecida pelo conectivo da oração gri-fada, está incorretamente identificada em:

a) “... Também desponta assédio quando uso da minha autorida-de hierárquica, ou familiar, ou econômica...” (TEMPORAlIDADE)

b) “Ninguém com consciência sadia e retidão ética pode aceitar a sua prática como parte obrigatória da vida; no entanto, para muita gente a violência tem uma natureza puramente física...” (OPOSIÇÃO)

c) “...penso, inclusive, que não necessitamos usar o termo em inglês, pois a existência do verbo “bulir” em português é sufi-ciente...” (EXPlICAÇÃO)

d) “... parte dos pais e educadores ainda não percebeu que, como dizem os bombeiros (...) “nenhum incêndio começa grande; todos principiam por uma fagulha, uma pequena chama, um disparo.” (COMPARAÇÃO)

e) “Para evitar essa prática, é preciso prestar muita atenção ao modo como a pessoa com quem convivo...” (FINAlIDADE)

Page 10: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional10

Questão 05

O emprego da vírgula é usado para intercalar adjunto adverbial em:

a) “... penso, inclusive, que não necessitamos usar o termo em inglês...”

b) “... quando, em uma brincadeira, alguém não se sente engra-çado (cheio de graça)...”

c) “Quando uma brincadeira, por exemplo, deixa de ser inofensi-va e passa a ser uma ação de violência?”

d) “... Também desponta assédio quando uso da minha autorida-de hierárquica, ou familiar, ou econômica...”

e) “... a família e a escola devem recusar qualquer expressão, mesmo que mínima, de intolerância e agressão.”

Questão 06

A linguagem conotativa está representada em:

a) “Quando uma brincadeira, por exemplo, deixa de ser inofensi-va e passa a ser uma ação de violência?”

b) “Assim, a família e a escola devem recusar qualquer expressão, mesmo que mínima, de intolerância e agressão.”

c) “Violência! Ninguém com consciência sadia e retidão ética pode aceitar sua prática como parte obrigatória da vida...”

d) “O mais presente é o assédio em forma de humilhação; como dizia Nelson Rodrigues, 'O que dói na bofetada é o som'.”

e) “A violência mais sutil é aquela que se apresenta em forma de brincadeira ou sob o argumento de servir como incentivo para alguma providência da vítima.”

Page 11: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 11

Instrução: Para responder à questão 07, leia, atentamente, os textos A e B.

TextoA:PolíticaePoliticalha

A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimen-to de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

Não é esse jogo de intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se dá a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroa-gem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus con-soantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Nesse último, sim o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se expulsam mutuamente.

A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo na-cional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenena-mento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada. (Obras Completas de Rui Barbosa. Trecho do discurso “Aos Atiradores Baianos”. Original na Faculdade de Direito da Universidade do Recife.)

Page 12: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional12

TextoB:

“(...) Malditos sejais, ladrões, gatunos, pichelingues, unhantes, ratoneiros, trabuqueiros dos dinheiros públicos, dos quais aga-danhais, expropriais cerca de 20% de todos os orçamentos, dei-xando viadutos no ar, pontes no nada, esgotos a céu aberto e crianças mortas de fome, mortas de tudo, enquanto trombeteais programas populistas inócuos.

(...) Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e desgraça-dos sejam os que levam dólares na cueca e, mais que eles, os que levam dólares às Bahamas, malditos os que usam o “amor ao povo” para justificar suas ambições fracassadas...

(...) Se eles prevalecerem, voltará o dragão da Inflação, com sete cabeças e dez chifres e sete coroas em cada cabeça, e a prostituta do Atraso virá montada nele, berrando todas as blasfêmias, vesti-da de vermelho, segurando uma taça cheia de abominações e de suas fornicações, e ela, a besta do Atraso, estará bêbada com o sangue dos pobres e em sua testa estará escrito: Mãe de todas as meretrizes e Mãe de todos os ladrões que paralisam nosso país.

Só nos resta isso: maldizer.

Portanto: que a peste negra vos devore a alma, políticos cana-lhas, que vossos cabelos com brilhantina vos cubram de uma gos-ma repulsiva, que vossas gravatas bregas vos enforquem, que os arcanjos vos exterminem para sempre!”

(Trechos extraídos do texto “Maldita seja a pornopolítica”. JABOR, Arnaldo. Por-nopolítica: paixões e taras na vida brasileira / Arnaldo Jabor. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.)

Page 13: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 13

Questão 07

Considerando o diálogo entre os dois textos, analise as afirma-ções abaixo e coloque (V) para a verdadeira e, (f) para a falsa.

( ) Ambos fazem referência à política e à politicalha.

( ) ambos retratam o cenário político brasileiro vivido nos últi-mos tempos.

( ) enquanto política é definida no Texto A, politicalha está re-presentada no Texto B.

( ) no Texto A, política é definida de forma objetiva, enquanto, no Texto B, essa definição se dá subjetivamente.

( ) o Texto A é neutro por abordar tema referente a qualquer na-ção, o Texto B é específico por tratar de problemas políticos brasileiros.

A sequência correta é:

a) V – V – F –V – V

b) V – F – V – V – V

c) F – V – F – F – F

d) F – F – V – V – V

e) V – F – F – V – F

Page 14: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional14

Questão 08

A correspondência entre a passagem e a figura de linguagem, destacada entre parênteses, está correta em:

a) “As quaresmas abriam a flor depois do carnaval, os ipês em junho.” (COMPARAÇÃO)

b) Quando a bola saía, os comentários da torcida entravam de modo agressivo. (IRONIA)

c) São Paulo parou para receber e ovacionar os campeões da Copa do mundo. (METÁFORA)

d) “Deitado na areia, meu pensamento vadio era uma borboleta serena que não pousava...” (METONÍMIA)

e) “Nenhum incêndio começa grande; todos principiam por uma fagulha, uma pequena chama, um disparo.” (GRADAÇÃO)

Page 15: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 15

Questão 09

A substituição do termo sublinhado pelo pronome destacado en-tre parênteses está incorreta em:

a) “letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita em um contexto especifico e como elas relacionam essas habilidades com suas necessidades,valores e práticas sociais.” MAGDA SOARES, PROFESSORA TITUlAR EMÉRITA DA

FACUlDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG (elas)

b) “O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta” - THOMAS JEFFERSON, EX-PRESI-

DENTE NORTE-AMERICANO (aquele)

c) “Quem escreve deve saber que suas criações não são mais suas, mas de quem as lê.” - ClÁUDIA lETTI, ESCRITORA BRASIlEIRA (as)

d) “Se você deseja dizer uma coisa, não há mais que uma solu-ção: dizê-la.” JEAN-lUC GODARD, CINEASTA FRANCÊS (la)

e) “A língua portuguesa tem mais que 50 palavras. Usem-nas.” - MINO CARTA, JORNAlISTA BRASIlEIRO. (nas)

Page 16: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional16

Questão 10

Analise as frases seguintes,considerando as vozes dos textos des-tacadas entre parênteses.

I. “Como lhe surgem as ideias? Há algum padrão?” (DISCURSO DIRETO)

II. “Antes de começar um livro, você faz esboço, planeja a histó-ria, inspira-se em pessoas reais?” (DISCURSO DIRETO)

III. "Nas crônicas, a autora parece alegre, atenta a filhos e netos, mas sua literatura é de conflitos e incomunicabilidade". (DIS-CURSO DIRETO)

IV. “Hesita em classificar seu novo livro como ensaio sobre o viver. Diz ser escritora intuitiva e não acadêmica.”(DISCURSO INDIRETO)

Trechos extraídos e adaptados de lya luft, Entre Perdas e Ganhos, língua Portu-guesa, Ano 3, Nº40, Fevereiro de 2009).

São corretos apenas os itens:

a) I e II

b) I e III

c) I, II e III

d) II, III e IV

e) I, II, e IV.

Page 17: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 17

Questão 11

O uso linguístico está de acordo com as normas da língua culta em:

a) Os partidos políticos vivem a degladiar entre si.

b) A algum tempo, São Paulo era a capital dos emigrantes.

c) Não se conseguiu apurar porque a atriz se ausentou da TV.

d) Naquela festa exibida pela novela, só havia gente rica e granfina.

e) A iluminação da avenida melhorou com a instalação de lâmpa-das fluorescentes.

Questão 12

A frase está de acordo com as normas da língua culta em:

a) “Só nos resta isso: maldizer.”

b) “Justiça é tudo, justiça é as virtudes todas.”

c) “Nos últimos meses, vende-se apartamentos por preço vil.”

d) Devem haver cinco premiados naquela turma de formandos.

e) Aquele jovem ator teve problemas de saúde a cerca de um mês.

Page 18: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional18

Questão 13

A concordância verbal não está de acordo com as normas da língua culta em:

a) Outrora poderiam existir opiniões diferentes sobre o assunto.

b) Não provém dos resultados daquela partida os males sofridos.

c) Não sabemos qual de nós deve se submeter ao concurso público.

d) Quando percebemos, restavam apenas alguns objetos imprestáveis.

e) Se V.Exa determinar o que se deve fazer, a obra será executada.

Questão 14

A afirmativa que não apresenta emprego de concordância con-forme as normas da língua Culta é:

a) Mais de um coração de guerreiro batia apressado.

b) Para aquela festa a provisão era alguns quilos de arroz.

c) As milhares de pessoas presenciaram o incidente que ocorreu depois do show.

d) Porque a verdade é que somos nós que fabricamos os próprios aspectos da natureza.

e) Eram as paixões, os vícios, os afetos personalizados que ilus-travam seus poemas.

Page 19: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 19

Questão 15

Analise a charge a seguir:

(Charge publicada em 15/02/2014 no site www.dukechargista.com.br)

Da situação apresentada pela charge, pode-se inferir que

I. é crescente a violência nos centros urbanos.

II. há demora do Estado na resolução dos conflitos sociais.

III. há retrocesso da sociedade ao realizar a justiça com as pró-prias mãos.

A resposta correta está

a) apenas no item I.

b) apenas no item II.

c) apenas no item III.

d) apenas nos itens I e II.

e) nos itens I, II e III.

Page 20: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional20

Questão 16

Nas comunicações oficiais

I. A forma dos atos normativos obedece a certa tradição.

II. Deve-se usar a linguagem conotativa para que haja uma única interpretação.

III. Devem-se respeitar os princípios da impessoalidade e clareza, uniformidade e concisão.

A afirmação correta está

a) apenas no item I.

b) apenas no item II.

c) apenas no item III.

d) apenas nos itens I e III.

e) nos itens I, II e III.

Page 21: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 21

Questão 17

Na Redação Oficial, a _________________ decorre da ausência de expressões individuais de quem comunica.

A necessidade de empregar determinado nível de linguagem, nos atos e expedientes oficiais, decorre de sua _________________.

As comunicações oficiais devem obedecer a certas regras de ___________________.

A ________________ datilográfica e a correta diagramação são ele-mentos indispensáveis na padronização das comunicações oficiais.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:

a) finalidade – clareza - forma – impessoalidade

b) forma – impessoalidade – finalidade – clareza

c) impessoalidade – finalidade – forma – clareza

d) clareza – forma – finalidade – impessoalidade

e) impessoalidade – forma – clareza – finalidade

Page 22: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional22

Questão 18

João da Silva, funcionário do CEFET – MG, inconformado com a indisponibilidade de vagas no estacionamento do Campus I, re-solve escrever para o Diretor desse Centro, solicitando providên-cias para o aumento dessas vagas. Nessa situação, sobre o ofício que esse funcionário deve elaborar, pode-se afirmar que

a) o local e a data devem ser por extenso e com alinhamento à esquerda.

b) o vocativo deve ser expresso por pronome de tratamento, se-guido do nome da pessoa indicada.

c) o destinatário deve se compor de dois únicos itens: nome e endereço da pessoa a quem João deve se dirigir.

d) o fecho, conforme o cargo ocupado pelo destinatário, deve ser o termo "respeitosamente".

e) o endereçamento, no envelope, deve ser

Ao Senhor

Fulano de Tal

Av. Amazonas, no 5.253

30.421-169 – Belo Horizonte - MG

Page 23: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 23

Questão 19

Considerando as normas da Redação Oficial, está correto o em-prego do pronome e sua concordância em:

a) Vossa Excelência conheces o assunto.

b) Vossa Senhoria nomeará vosso secretário.

c) Sua Excelência concordastes com aquele questionamento.

d) Vossa Excelência estava atarefado naquele domingo.

e) Sua Senhoria foste indicado pela maioria do partido.

Page 24: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional24

Questão 20

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência, coloque (V) para a afirmação verdadeira e, (f) para a afirmação falsa.

( ) A Exposição de Motivos, de acordo com sua finalidade, apre-senta uma forma básica de estrutura.

( ) Aviso é um documento expedido exclusivamente por Minis-tros de Estado para autoridades da mesma hierarquia.

( ) Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do Ofício o nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico.

( ) O Memorando é uma comunicação entre unidades adminis-trativas de órgãos diferentes, que podem estar hierarquica-mente em um mesmo nível ou nível diferente.

A sequência correta é:

a) F – V – V – F

b) V – V – V – F

c) V – F – F – V

d) F – F – V – V

e) F – V – V – V

Page 25: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 25

LeGisLação

Questão 21

A Constituição Federal de 1988, quando trata sobre a Administra-ção Pública, veda a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime próprio de previdência dos servidores públicos, ressalvados os ca-sos de servidores

a) de carreira tecnológica.

b) da administração fazendária.

c) dos portadores de deficiência.

d) de carreira da Administração Indireta.

e) do magistério na educação básica e no ensino superior.

Page 26: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional26

Questão 22

Segundo a Constituição Federal de 1988, a extinção do cargo ou a declaração de sua desnecessidade acarretará

a) demissão do servidor não estável.

b) disponibilidade do servidor, sendo ele estável ou não.

c) o servidor posto em disponibilidade com remuneração inte-gral.

d) o servidor aposentado com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

e) eventual aproveitamento do servidor, colocado em disponibili-dade em outro cargo.

Page 27: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 27

Questão 23

O procedimento de licitação visa a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública. Há situações, entretanto, em que a legislação considera a licitação dispensável ou inexigí-vel. Considerando essas situações, julgue os itens abaixo, colo-cando (V) para verdadeiro e, (f) para falso.

( ) É inexigível a licitação em casos de guerra ou grave perturba-ção da ordem.

( ) Na dispensa de licitação é exigida justificação, entretanto o mesmo não ocorre nos casos de inexigibilidade, consideran-do que é inviável a competição.

( ) Comprovado caso de superfaturamento, tanto nos casos de inexigibilidade quanto nos casos de dispensa, responderão solidariamente pelos danos causados à Fazenda Pública o fornecedor/prestador de serviço e o agente público respon-sável.

( ) Para a contratação de profissional de qualquer setor artístico consagrado pela crítica especializada e pela opinião pública, é permitida a inexigibilidade de licitação.

( ) Justifica o reconhecimento de dispensa de licitação casos de aquisição de bens junto à representante comercial exclusivo, caracterizando inviabilidade de competição.

A sequência correta é

a) F, F, F, V, V

b) F, V, F, V, F

c) V, F, F, V, V

d) F, F, V, V, F

e) V, F, V, F, V

Page 28: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional28

Questão 24

Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser or-ganizados por eixos tecnológicos. Considerando isso, a educação profissional e tecnológica não abrangerá o seguinte curso:

a) mestrado científico.

b) qualificação profissional.

c) educação profissional tecnológica de graduação.

d) educação profissional técnica de nível médio.

e) educação profissional tecnológica de pós-graduação.

Page 29: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 29

Questão 25

No que tange aos crimes praticados contra a Administração Pú-blica, segundo o Decreto-lei nº 2848 de 1940 (Código Penal Bra-sileiro), é correto afirmar que

a) para efeitos penais, é considerado funcionário público quem exerce cargo público estável.

b) praticar ato de ofício contra disposição expressa de lei, para sa-tisfazer interesse ou sentimento pessoal, caracteriza-se como crime de prevaricação.

c) é considerado peculato o ato de exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

d) apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular que o funcionário público tenha posse em razão do cargo caracteriza corrupção passiva.

e) solicitar, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ain-da que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, caracteriza o crime de concussão.

Page 30: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional30

InfORmáTICABásICA

Questão 26

A respeito dos sistemas operacionais Windows e GNU/linux, assi-nale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (f) para as falsas.

( ) Os arquivos salvos na área de trabalho de um usuário no Win-dows podem ser acessados por meio do sistema operacional GNU/linux, instalado no mesmo computador.

( ) Um programa de antivirus, instalado e configurado no Win-dows, evita que o GNU/linux, instalado no mesmo computa-dor, se contamine com um vírus.

( ) O firewall do Windows pode ser utilizado para bloquear o acesso à internet do sistema operacional GNU/linux, instalado no mesmo computador.

A sequência correta encontrada é

a) V, F, F.

b) F, F, F.

c) F, V, V.

d) F, V, F.

e) V, V, V.

Page 31: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 31

Questão 27

Uma planilha do Microsoft Excel contém duas tabelas, uma com as informações de vendas (nome do vendedor, valor vendido, e a comissão) e a outra contendo a porcentagem utilizada para o cálculo das comissões dos vendedores.

A porcentagem da comissão (células F4, F5, e F6) varia de acordo com o valor da venda (células E4, E5 e E6) de tal maneira que quanto maior a venda, maior a porcentagem da comissão.

Para vendas acima de 0.00, a comissão é de 10%; para vendas maiores ou iguais a 1300.00, a comissão é de 20%; e para vendas maiores ou iguais a 2000.00, a comissão é de 30%.

Deseja-se inserir uma fórmula na célula C4 de tal maneira que ela apresente a porcentagem correta da comissão do respectivo vendendor (“José”).

A fórmula que pode ser utilizada para resolver este problema é:

a) =PROCV(B4;E4:$F6;2;1)

b) =PROCV(B4;$E$4:$F$6;1;1)

c) =PROCV(B4;$E$4:$F$6;2;0)

d) =PROCH(B4;E4:F6;2;1)

e) =PROCH(B4;$E$4:$F$6;1;1)

Page 32: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional32

Questão 28

O Microsoft Word permite

I. inserir uma fórmula matemática no texto, utilizando o editor de equações.

II. colocar em negrito uma frase de um documento no formato PDF.

III. colocar senha de acesso em um documento.

IV. formatar a fonte de um arquivo do tipo html.

Estão corretas as afirmativas

a) I e III.

b) II e IV.

c) II e III.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

Page 33: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 33

Questão 29

O Windows 7 permite que

I. mais de um usuário esteja conectado ao sistema ao mesmo tempo.

II. um documento seja impresso a partir do Windows Explorer.

III. um usuário padrão do sistema instale programas sem senha de administrador.

IV. o login seja realizado automaticamente no sistema sem utili-zar senha.

V. a extensão de um arquivo seja alterada.

Estão corretas as afirmativas

a) I e III.

b) I e II.

c) II, IV e V.

d) II, III, IV e V.

e) I, II, IV e V.

Page 34: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional34

Questão 30

Internet Explorer permite

I. acessar sites seguros por meio do protocolo HTTPS.

II. remover o histórico de navegação de um dia específico.

III. instalar plugins para a exibição de conteúdos específicos.

IV. detectar e remover vírus de sites inseguros.

Estão corretas as afirmativas

a) II, III e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e IV.

d) I, II e III.

e) I, II, III e IV.

Page 35: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 35

conHecimentos esPecÍficos

Questão 31

O Psicólogo do Trabalho se estruturou num tripé clássico advindo da Psicologia Industrial. Esse tripé, que deu origem à expansão do campo de atuação deste profissional, é:

a) Gerência, Seleção de Pessoal e Acompanhamento de Pessoal.

b) Seleção de Pessoal, Treinamento e Plano de Cargos e Salários.

c) Desenvolvimento de RH, Função gerencial e Consultoria.

d) Recrutamento de Pessoal, Treinamento de Pessoal e Psicoterapia.

e) Recrutamento de Pessoal, Seleção de Pessoal e Treinamento.

Page 36: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional36

Questão 32

Com a revolução tecnológica, a Psicologia Organizacional per-mitiu o repensar das estruturas organizacionais, abrindo espaço para a construção de um novo campo instrumental teórico e prá-tico na Psicologia do Trabalho. Esse novo foco é essencialmente para

a) a saúde mental do homem que trabalha e outras “dimensões esquecidas” que atuam em suas relações de trabalho.

b) o clima organizacional controlado e sua influência decisiva na produtividade do trabalhador.

c) a avaliação do desempenho como ferramenta primordial para elaboração de programas de capacitação.

d) a elaboração de plano de carreiras como proposta básica de fator motivacional.

e) o planejamento de recursos humanos na elaboração de con-sultorias em RH.

Questão 33

Sobre seleção e colocação de pessoal, não se considera como principal atuação do Psicólogo do Trabalho:

a) Elaboração de perfil profissiográfico.

b) Emprego de dinâmica de grupos com fins seletivos.

c) Realização de estudos sobre “turn-over” e absenteísmo.

d) Uso de entrevista psicológica para fins seletivos.

e) Validação de instrumentos de seleção.

Page 37: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 37

Questão 34

Marque (V) para as afirmativas verdadeiras ou (f) para as falsas.

No tocante às condições de trabalho, espera-se que o psicólogo

( ) realize campanha educacional relacionada à melhoria das mesmas.

( ) participe em equipes multidisciplinares de intervenções ergo-nômicas.

( ) identifique aspectos psicossociais ligados à segurança.

( ) realize pesquisas na área e promova treinamentos em preven-ção de acidentes.

A sequência correta é:

a) V, F, V, F

b) V, V, V, F

c) F, V, V, V

d) F, F, F, F

e) V, V, V, V

Page 38: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional38

Questão 35

Sobre o escopo de atuação do Psicólogo do Trabalho, pode-se afirmar que

a) é vedada ocupação em cargos de gerência em áreas admi-nistrativas ou burocráticas, por se tratar de exclusividade da disciplina de Administração.

b) as áreas de atuação no Brasil concentram-se em apenas três vertentes: Psicologia Clínica, Escolar e Organizacional.

c) está apto para realizar diagnósticos psicossociais que sirvam de subsídio para decisões ligadas a mudanças organizacionais.

d) não está comprovada a necessidade da participação em equi-pes multidisciplinares, visando à implantação de programas educacionais.

e) a área de Ensino e Pesquisa não está ligada à sua atuação em Planejamento de RH.

Page 39: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 39

Questão 36

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1. Cargo

2. Capacidade

3. Tarefa

4. Função

5. Aptidão

( ) Atividade executada por um indivíduo que ocupa um determi-nado posto.

( ) Conjunto de atividades substancialmente idênticas quanto à natureza de ações executadas com especificações exigidas dos ocupantes.

( ) Potencial para aprender habilidade ou comportamento.

( ) Habilidade atual da pessoa em determinada atividade ou com-portamento.

( ) Agregado de ocupações e afazeres atribuídos a cada indivíduo na organização.

A ordem correta é:

a) 1, 4, 2, 3, 5

b) 1, 3, 5, 2, 4

c) 3, 4, 2, 5, 1

d) 3, 1, 5, 2, 4

e) 1, 3, 2, 5, 4

Page 40: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional40

Questão 37

Para que se atendam a demandas de organizações modernas, deve o Psicólogo do Trabalho desenvolver o seguinte padrão de atividadesgeneralistas:

a) Participar no planejamento organizacional quando se definem as missões, os objetivos e as estratégias da organização.

b) Cuidar para não envolver o RH com o processo de tomada de decisões, que cabe apenas ao diretor de área administrativa.

c) Respeitar a cultura organizacional e não interferir em proces-sos de mudanças radicais que não foram estudadas.

d) Assumir oficialmente o cargo de Consultor Interno para dirimir questões surgidas na área de Recursos Humanos.

e) Enfrentar a filosofia e política da organização, buscando al-ternativas e meios para implantar e implementar mudanças progressivas.

Page 41: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 41

Questão 38

Os subsistemas de RH como benefícios, recrutamento, seleção, treinamento, capacitação, desenvolvimento, relações sindicais, segurança no trabalho, cargos e salários e saúde do trabalhador são temáticas do Psicólogo Organizacional do Trabalho.

não se considera como verdadeira a premissa de que

a) é necessário que se alie formação acadêmica especializada com sua experiência no trabalho.

b) ele sempre acaba por agir como consultor interno da organi-zação por ter que entender profundamente de cada um dos subsistemas.

c) para desempenhar com sucesso suas atividades, é necessário estabelecer contato com todos os setores da organização e até com organismos externos a ela.

d) a utilização de instrumentos de testes de personalidade e a condução de dinâmicas de grupo são atividades específicas e exclusivas dele.

e) ele pode optar pela terceirização de mão de obra especializada dos subsistemas, pois essa prática se torna cada dia mais viá-vel nas organizações modernas.

Page 42: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional42

Questão 39

Espera-se do Psicólogo Organizacional do Trabalho algumas ca-racterísticas indispensáveis ao profissional da área. O grupo de habilidades e competências que mais se aproxima desta necessi-dade é:

a) Visão sistêmica , capacidade de comunicação, ação estratégi-ca, personalidade forte e marcante, proatividade.

b) Visão generalista e sistêmica, boa comunicação, criatividade, ação estratégica, habilidade de negociação.

c) Habilidade de integração, visão do negócio da empresa, criati-vidade, não orientação por resultados, inovação.

d) liderança, boa comunicação e expressão, sólidos conhecimen-tos, experiência em gestão empresarial.

e) Atualização, visão generalista, criatividade, coragem, boa co-municação.

Questão 40

Os conceitos de cultura organizacional variam quanto a perspec-tivas, questões e significados, sendo ela contextualizada e dinâ-mica. A Corrente, cuja abordagem não classifica a cultura orga-nizacional, é a

a) Comportamental.

b) Psicológica.

c) Antropológica.

d) Filosófica.

e) Interdisciplinar.

Page 43: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 43

Questão 41

O tema “Trabalho”, por ser de interesse de muitas disciplinas, possui características de interação e a interdisciplinaridade. Na relação teórico-prática da Psicologia, podem-se agrupar as princi-pais disciplinas “afins” na formação de equipes multidisciplinares de RH, que são:

a) Medicina do trabalho, Assistência Social, Administração, Eco-logia.

b) Medicina do Trabalho, Saúde Mental, Administração, Assistên-cia Social.

c) Administração, Economia, Política, Filosofia.

d) Medicina do Trabalho, Administração, Direito, Ergonomia.

e) Sociologia, Direito, Engenharia, Medicina do Trabalho.

Page 44: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional44

Questão 42

Sofrimento no trabalho é um dos temas que os analistas do com-portamento buscam compreender. Dentre os estudos feitos so-bre injustiças, discriminações e violência interpessoal no local de trabalho, a RETAlIAÇÃO é um foco importante para o psicólogo.

A principal característica da retaliação é:

a) ocorrer, sempre, de maneira visível e contundente, muitas ve-zes agressiva, cortando as relações diplomáticas entre os en-volvidos.

b) não se tratar de revanche, uma vez que objetiva punir a orga-nização ou algum representante apenas em resposta à injusti-ça recebida.

c) apresentar-se como fruto de troca insatisfatória entre chefia e subordinado, podendo ser direcionada a supervisores, colegas ou à própria organização.

d) tratar-se de um comportamento que é processado de maneira sutil por envolver atributos intrapsíquicos pessoais dos atores em questão.

e) não oferecer, por parte dos indivíduos, resistência em relatar a retaliação, embora os colegas de trabalho recusem a fazê-lo.

Page 45: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 45

Questão 43

O Psicólogo, ao participar de equipe multidisciplinar da área da saúde, pode diagnosticar condições mentais incapacitantes do paciente ou situações que ofereçam riscos ao trabalho, sendo assim, ele

a) pode emitir atestado médico com fundamento no psicodiag-nóstico produzido.

b) está obrigado a mencionar, em atestado psicológico, o Código Internacional de Doenças (CID), correspondente ao enquadra-mento do diagnóstico.

c) não deve guardar ou manter documentação técnica que fun-damente os atestados, juntamente com os respectivos regis-tros de atendimento.

d) pode afastar pacientes do local de trabalho com vistas a pro-mover a saúde mental, visando ao bem estar individual, social e valorizando os direitos do cidadão.

e) pode acompanhar os casos de adoecimento, mas não pode emitir nenhum tipo de atestado ou parecer.

Page 46: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional46

Questão 44

“liderança exige talento”. Para Ritter (1994), esses talentos são: Cognitivo, Social e Político, Intrapsíquico e Ético.

Pode-se descrever o Talento Intrapsíquico como sendo a capaci-dade de

a) pensar no seu próprio poder e perceber os perigos das suas próprias paixões.

b) compreender que o poder organizacional deposita nele uma grande responsabilidade frente ao outro, na medida em que arrasta aqueles que o seguem.

c) compreender o sistema social da organização e influir sobre sua evolução por meio de decisões que dizem respeito a estru-turas e regras.

d) interpretar o mundo para compreender os objetivos visados pela organização.

e) compreender o funcionamento da organização e o poder que a mesma exerce sobre os indivíduos.

Page 47: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 47

Questão 45

Quanto aos GRUPOS de uma organização, pode-se afirmar que

a) possuem membros totalmente dependentes entre si e intera-gem de tal forma que o comportamento de um influencia o comportamento de outro.

b) os objetivos do grupo e do indivíduo devem sempre coincidir com os da organização, para que haja funcionalidade.

c) através da afiliação a um grupo, um indivíduo consegue satis-fazer todas suas necessidades sociais.

d) não é aconselhável compartilhar ou oferecer auxílio a outros tipos de atividades que não sejam as específicas do grupo.

e) podem ser nocivos à autoestima daqueles que deles fazem par-te quando não existe um convívio saudável entre os membros.

Page 48: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional48

Questão 46

Relacione o estudioso da motivação de acordo com sua teoria:

1. Abraham Maslow

2. McGregor

3. Herzberg

4. Meignez

5. lewis e Pearson

6. lawrence e lorsch

( ) Uma necessidade atendida origina outros novos objetivos, que, por sua vez, vão perpetuar o ciclo motivacional, pois a pessoa transforma suas novas necessidades em energia ou for-ças de impulsão.

( ) Quando os incentivos satisfazem necessidades psicológicas do funcionário (como estima, status, segurança, reconhecimen-to), podendo proporcionar prazer no trabalho e impulsionar seu melhor desempenho.

( ) Motivação = dinheiro: quando um empregado reclama salário dentro de uma empresa é por que não acredita que ela possa lhe dar outra satisfação a não ser a remuneração.

( ) A teoria da cenoura na ponta da vara não é mais válida quan-do o indivíduo já atingiu sua subsistência e está motivado por necessidades maiores de autorrealização.

Page 49: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 49

( ) Com sua pesquisa de satisfação/insatisfação no ambiente de trabalho, criou a teoria da “Motivação Higiene”, que seria lim-peza em suas nuances físicas, ambientais e psicológicas.

( ) A progressão motivacional do indivíduo está diretamente liga-da às suas necessidades básicas num esquema hierárquico de prioridades, sendo elas fisiológicas, de segurança, de partici-pação e afeto, de consideração e, por fim, de autorrealização.

A sequência correta é:

a) 4, 5, 3, 1, 2, 6

b) 6, 4, 5, 2, 3, 1

c) 6, 5, 4, 2, 3, 1

d) 2, 5, 6, 1, 3, 4

e) 1, 3, 2, 6, 5, 4

Page 50: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional50

Questão 47

Podemos afirmar de maneira resumida que existe conflito numa organização quando uma parte (indivíduo ou grupo) percebe uma outra como um obstáculo à satisfação de seus anseios, o que provocará nela um sentimento de frustração e uma provável reação.

não é característica do conflito organizacional, quando

a) no modelo de relações humanas, ele é gerenciado a partir do reconhecimento das divergências dos objetivos individuais e dos objetivos organizacionais.

b) para se reduzir o nível do conflito, é preciso melhorar as escolhas que confrontam as partes, acentuando a participação de todos nos processos de tomada de decisão.

c) no modelo racional, utilizam-se mecanismos burocráticos de redução de conflito, como definição de tarefas e regras, redu-ção de interfaces e concentração de poder.

d) a evolução e a deflagração do conflito ocorrem unicamente a partir da interação social, em que os desacordos tomam forma e ficam visíveis.

e) o modelo político de gerir conflitos sugere a criação de fo-ros de negociação, enquanto o modelo sistêmico norteia para uma gestão de caráter “orgânico”.

Page 51: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 51

Questão 48

Pela análise diacrônica de um conflito, observa-se a incidência de fatores que elevam a escala de ampliação do mesmo. Dentre esses fatores, destaca-se:

a) Deteriorização da percepção do outro.

b) Baixa da emotividade.

c) Desconstrução da identidade das partes em jogo.

d) Controle da frustração a cada interação.

e) Exposição dos membros dos seus princípios e valores.

Questão 49

No universo do trabalho, o uso da palavra também enfrenta obs-táculos, necessitando atenção. A comunicação é uma vantagem organizacional quando

a) a ideologia gerencial e os valores que ela veicula tornam-se uma espécie de “doutrinação” aos empregados.

b) a língua administrativa fica empobrecida e presa a padrões clás-sicos, com tendência à multiplicação de jargões profissionais.

c) existe desconfiança da organização quanto a conversas entre os empregados no trabalho.

d) exclui-se a influência daqueles trabalhadores que tentam am-pliar debates e introduzir questões e discussões.

e) o avanço da tecnologia e a metodologia dos meios de comu-nicação no ambiente evitam redundância e ruído na decodifi-cação da mensagem.

Page 52: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional52

Questão 50

Sobre PODER, na visão de Chanlat (1991), pode-se afirmar que

a) a problemática do Poder encontra-se na legitimidade e na le-galidade das ações previsíveis e controláveis dos subordinados à chefia.

b) na delegação ampla de autoridade, o mais poderoso depende da “obediência” do ator a quem se fez a delegação.

c) a incorporação da força do trabalho na organização converte-se em fonte de produção ou em fonte de resistência por parte dos trabalhadores.

d) os jogos de poder ocorrem quando as pessoas envolvidas no espaço organizacional introduzem regras pessoais e simulta-neamente atuam como árbitros.

e) a regulação do Poder é uma questão puramente simbólica, nada tem a ver com autoridade.

Page 53: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e

Concurso TAE 2014 • CEFET-MG | Psicólogo Organizacional 53

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Concurso Técnico Administrativo 2014

folhadeRespostas(rascunho)

Língua Portuguesa

Informática Básica

redação Oficial

Conhecimentos Específicos

Legislação

A

A

A01.

16.

21.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A02.

17.

22.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A03.

18.

23.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A04.

19.

24.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A05.

20.

25.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A06. B C D E

A07. B C D E

A08. B C D E

A09. B C D E

A10. B C D E

A11. B C D E

A12. B C D E

A13. B C D E

A14. B C D E

A15. B C D E

A

A

A26.

31.

39.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A27.

32.

40.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A28.

33.

41.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A29.

34.

42.B

B

BC

C

CD

D

DE

E

E

A

A

A

A

30.

35.

43.

47.

B

B

B

B

C

C

C

C

D

D

D

D

E

E

E

E

A

A

A

36.

44.

48.

B

B

B

C

C

C

D

D

D

E

E

E

A

A

A

37.

45.

49.

B

B

B

C

C

C

D

D

D

E

E

E

A

A

A

38.

46.

50.

B

B

B

C

C

C

D

D

D

E

E

E

Page 54: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e
Page 55: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e
Page 56: Psicologo organizacional caderno - CEFET-MG · 2014. 9. 28. · Malditos anjos da cara suja, malditos olhinhos vorazes, mal-ditos espertos fugitivos da cassação; anematizados e