psicologia familiar

34
PSICOLOGIA FAMILIAR

Upload: faculdadeteologica

Post on 09-Aug-2015

845 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: psicologia familiar

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 2: psicologia familiar

Psicologia familiar é um conceito fundamentado em diversas abordagens clínicas ou sistêmicas do tratamento da família.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 3: psicologia familiar

Pode incidir na reconstrução dos comportamentos que se tornaram indesejáveis tanto quanto na da reestruturação da formação do casal, na maneira eficaz do indivíduo de compor e atualizar seus próprios conceitos e dinâmicas conscientes dentro do lar já estabelecido ou a formar.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 4: psicologia familiar

A Psicologia familiar trata as deficiências dos comportamentos inconscientes no âmbito familiar que determinam a estruturação das personalidades dos filhos, redireciona as dinâmicas relacionais e a salubridade das emoções que transitam nos papéis desempenhados por cada membro do grupo familiar.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 5: psicologia familiar

Ainda há o apoio emocional provindo do resultado do acompanhamento terapêutico que põe desvelado o mistério das onipotências de cada membro do grupo familiar.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 6: psicologia familiar

O encontro semanal busca dentro das diferenças que compõe o universo individual no agrupamento vincular, clarificar e demonstrar as complementaridades relacionais, as escolhas inconscientes de cada indivíduo no seio da família e quais representações estão influenciando para a manutenção dos conflitos.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 7: psicologia familiar

As abordagens diversificadas com as quais os Psicólogos possam vir a atuar buscam o mesmo resultado que é a conciliação e a produtividade, o bem estar e a satisfação dentro das vinculações de cada grupo estabelecido como família.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 8: psicologia familiar

ASPECTOS DA DINÂMICA FAMILIARAs crianças percebem muito bem o ambiente em que vivem, portanto é desnecessário pensarmos que podemos esconder os problemas da vida cotidiana, visto que as crianças estão sempre receptivas e atentas para tudo o que acontece a sua volta e quando tomam conhecimento dos problemas em família, podem vir a apresentar isolamento social e agressividade.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 9: psicologia familiar

A dificuldade no relacionamento familiar pode ser enfrentada pelo indivíduo desde o seu nascimento até a idade adulta, pois a depressão infantil, pode estar sendo vista com importância por alguns adultos e principalmente pelos próprios pais dessas crianças, bem como seus comportamentos de insônia, apatia e conduta auto destrutivas.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 10: psicologia familiar

TERAPIA CONJUGAL

Há alguns sinais e sintomas que permitem identificar uma relação com problemas. Segue alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma consulta de Psicoterapia:

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 11: psicologia familiar

• Conflitos que parecem nunca ficar resolvidos;• Você e o seu companheiro já não se entendem como

antigamente;• Os seus filhos parecem ter mais poder do que seria suposto;

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 12: psicologia familiar

• Diminuição do desejo sexual ou da paixão;• Sentimentos de indiferença em relação ao seu companheiro;• Falta de vontade de partilhar pensamentos e sentimentos

com o seu companheiro; Diminuição da afetividade;

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 13: psicologia familiar

• Ênfase nos aspectos negativos da relação;• Ausência de risos e divertimento quando estão juntos;• Sentimento de maior bem-estar no trabalho do que em casa;

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 14: psicologia familiar

• Suspeitas de que o seu companheiro tem um caso extraconjugal;

• Apenas um dos membros do casal toma as decisões;• Um dos membros do casal parece mais preocupado com a sua

família de origem do que com a família atual.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 15: psicologia familiar

A procura de um profissional pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida mais rápido do que possa pensar.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 16: psicologia familiar

Embora cada casal seja diferente, e não possa prever o número de sessões necessárias para que haja melhorias significativas, ocorrem normalmente mudanças positivas muito rapidamente. Quanto mais rapidamente procurar ajuda, mais rapidamente conseguirá melhorar a sua relação.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 17: psicologia familiar

TERAPIA FAMILIAROs problemas parecem ocorrer nas piores alturas. E quando surgem parece não haver forma de desaparecerem. De facto, os problemas conjugais, os problemas com os filhos, com os nossos próprios pais, ou com colegas constituem normalmente uma fonte de stress e tristeza.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 18: psicologia familiar

Por vezes são as pequenas dificuldades quotidianas que ganham proporções incontroláveis enchendo as relações de tensões e conflitos. Eis algumas situações a que a Terapia Familiar pode responder:

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 19: psicologia familiar

• A sua relação com os seus filhos e/ou pais tende a piorar;• O seu casamento/ a sua relação não é aceite pela sua família

ou pela do seu companheiro;

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 20: psicologia familiar

• As suas relações amorosas tendem a terminar depressa demais;

• Você tem discussões frequentes com familiares, amigos ou colegas;

• As outras famílias parecem dar-se melhor do que a sua;

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 21: psicologia familiar

• Os membros da sua família dão-se mal sempre que estão juntos;

• Um dos membros da sua família está estranho, isola-se ou sente-se incompreendido;

• Os problemas da sua famí lia tendem a prolongar-se e nunca são resolvidos;

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 22: psicologia familiar

• Os membros da sua famí lia não são capazes de confortar os outros em momentos de crise;

• Um dos membros da sua família agride verbalmente os outros.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 23: psicologia familiar

Uma crise pode provocar alguns sintomas como insónias, irritabilidade e mudanças bruscas de humor. Mas estas crises não ocorrem apenas na família.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 24: psicologia familiar

De facto, como vimos, também podem ocorrer no local de trabalho. As pessoas tendem cada vez mais a trabalhar muitas horas e sentem-se cada vez menos satisfeitas com a sua atividade profissional. Se você ou a sua família estão a passar por um período de crise, este pode ser o momento ideal para recorrer à ajuda de um profissional.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 25: psicologia familiar

TERAPIA FAMILIARA Terapia Familiar tem como objetivo principal auxiliar a família na conquista ou reconquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os seus membros. Além disso, a terapia familiar pode ter como foco o tratamento de um de seus membros.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 26: psicologia familiar

Muitas vezes, a dependência química do filho mais velho, o alcoolismo do pai ou a depressão da mãe é o evento que traz o despertar para o fato de que as relações familiares carecem de alguma intervenção.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 27: psicologia familiar

Não que esses eventos tenham como causa única a disfunção relacional familiar, isto é, a degradação nas relações entre os membros da família, mas é consenso que, a família contribui tanto para a produção dos comportamentos-problema de um membro, quanto para a solução desses comportamentos-problema.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 28: psicologia familiar

Haja vista que, nos últimos anos, tem sido observado um número cada vez maior de pesquisas que apontam a terapia familiar como intervenção importante para auxiliar o tratamento de transtornos como os transtornos alimentares e transtornos do humor.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 29: psicologia familiar

Seja com o objetivo de melhorar as relações no contexto familiar, ou tratar o membro por meio das mudanças nessas relações, o terapeuta familiar cumpre o papel de arquiteto do diálogo (Guimarães & Streithorst), num contexto em que clientes e terapeuta participam ativamente da análise do cenário histórico e presente, da elaboração do plano de mudanças e das transformações posteriores.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 30: psicologia familiar

O levantamento dos determinantes históricos dos problemas familiares, o entendimento do contexto atual com os comportamentos indesejáveis e a comparação com o que é desejável para a família é de suma importância para a mudança no processo de terapia familiar.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 31: psicologia familiar

Inicialmente, a terapia familiar conduzida por terapeutas comportamentais era composta por técnicas oriundas da teoria da aprendizagem, com propósito de tratar indivíduos.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 32: psicologia familiar

Porém, por entender a complexidade do sistema familiar, os terapeutas familiares que utilizam o referencial comportamental ampliaram seus conhecimentos. Foi desenvolvida uma variedade de técnicas que auxiliam a administrar os problemas familiares e a ampliar as relações funcionais e saudáveis.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 33: psicologia familiar

Destacamos o treinamento de pais, a terapia conjugal comportamental, o treino de habilidades para a solução de problemas e o treino de habilidades de comunicação.

PSICOLOGIA FAMILIAR

Page 34: psicologia familiar

Trata-se de intervenções que têm sido muito eficientes na abordagem dos problemas no contexto familiar.

PSICOLOGIA FAMILIAR