psicologia cognitiva

3
Conceito de Percepção; Modelos de percepção; Agnosias; Sensação e Percepção A Sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso desde o órgão sensorial até aos centros de decodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber. A Percepção é a função cerebral que atribui significado aos estímulos sensoriais a partir do histórico de vivências passadas. Através da percepção, um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. (ROE - Reconhece, organiza e entende). Constância Perceptiva - Conjunto específico de regras perceptivas que o organismo deve adquirir para dar sentido ao mundo físico ao seu redor. Constância de forma: Capacidade para reconhecer um mesmo símbolo independentemente da orientação, forma ou tamanho. Quando esta habilidade está afetada podemos encontrar dificuldades para reconhecer o mesmo símbolo escrito de diferentes maneiras. C onstância de localização é que nos permite julgar estáveis os objetos no espaço, apesar de sua localização variável no campo visual. Não percebemos as coisas rodando se viramos a cabeça. C onstância de tamanho refere-se à tendência a perceber os objetos como se eles tivessem um tamanho constante, apesar de que o tamanho da imagem retiniana se torne menor quanto mais o objeto se distancia. Agnosias - É um déficit na capacidade de perceber informações sensoriais. Um hipótese, chamada de que/onde, diz que o cérebro usa uma caminho para reconhecer o objeto e outro para saber a sua localização no espaço.

Upload: bernardo-vasconcelos

Post on 03-Feb-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resumo Psicologia Cognitiva

TRANSCRIPT

Page 1: Psicologia Cognitiva

Conceito de Percepção;Modelos de percepção;Agnosias;

Sensação e Percepção

A Sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso desde o órgão sensorial até aos centros de decodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber.A Percepção é a função cerebral que atribui significado aos estímulos sensoriais a partir do histórico de vivências passadas. Através da percepção, um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. (ROE - Reconhece, organiza e entende).

Constância Perceptiva - Conjunto específico de regras perceptivas que o organismo deve adquirir para dar sentido ao mundo físico ao seu redor.

Constância de forma: Capacidade para reconhecer um mesmo símbolo independentemente da orientação, forma ou tamanho. Quando esta habilidade está afetada podemos encontrar dificuldades para reconhecer o mesmo símbolo escrito de diferentes maneiras.

Constância de localização é que nos permite julgar estáveis os objetos no espaço, apesar de sua localização variável no campo visual. Não percebemos as coisas rodando se viramos a cabeça. 

Constância de tamanho refere-se à tendência a perceber os objetos como se eles tivessem um tamanho constante, apesar de que o tamanho da imagem retiniana se torne menor quanto mais o objeto se distancia.

Agnosias - É um déficit na capacidade de perceber informações sensoriais.

Um hipótese, chamada de que/onde, diz que o cérebro usa uma caminho para reconhecer o objeto e outro para saber a sua localização no espaço.

Processamento em Série - Um processo só é terminado antes do seguinte começar.

Processamento Paralelo - Todos (Ou alguns) processos envolvidos numa tarefa cognitiva ocorrem em simultâneo.

Teorias

A percepção direta, desenvolvida por James Gibson em 1966, sugere que os processos mentais internos desempenham pouco ou nenhum papel na percepção. De acordo com essa ideia, os estímulos no ambiente (imagens visuais) contêm todos os dados necessários e suficientes para se perceber diretamente o mundo físico; estágios adicionais de processamento ou mediação são desnecessários.

Page 2: Psicologia Cognitiva

Nossa percepção ocorre a partir de dois processamentos, o bottom-up e o top-down .

O processamento bottom-up (de baixo para cima) consiste na leitura de um ponto periférico do corpo em que foi detectado o estímulo do ambiente, por exemplo no braço, até a codificação desse estímulo no cérebro.

Já o processamento top-down (de cima para baixo), faz referência a percepções anteriores, que já foram armazenadas através de nossas experiências passadas. Esse histórico influencia significativamente na maneira através da qual o indivíduo processa esses estímulos.

Teoria do Padrão - Essa teoria defende que todas as pessoas já possuem armazenadas na mente uma enorme quantidade de padrões para o reconhecimento das coisas. Um exemplo dessa teoria são os códigos de barra que trabalham comparando padrões já estabelecidos. Essa teoria não é muito aceita por muitos pelo fato de não fazer sentido em algumas ocasiões como por no reconhecimento de letras do alfabeto, por exemplo, o reconhecimento da letra A e H dadas no livro.

Teoria do Protótipo - "Semelhanças de Família" O protótipo é uma espécie de média de uma classe de objetos ou padrões relacionados que integra todos os traços mais característicos (e mais frequentemente observados) daquela classe. Ou seja, o protótipo é altamente representativo de um padrão, mas não pretende oferecer uma correspondência exata ou idêntica de qualquer padrão ou de outros padrões que representa.

Teoria das Características - O indivíduo tenta estabelecer correspondências entre as características de um padrão e aquelas armazenadas na memória, ao invés de associar um padrão inteiro a um gabarito ou protótipo.