provas de histÓria

5
PROVAS DE HISTÓRIA 1º ANO 1)No processo de formação do Estado centralizado na Inglaterra, ao lado da precoce desmilitarização da nobreza em decorrência das guerras dos Cem Anos e das Duas Rosas, destaca-se: a)o Ato de Supremacia pelo qual a Igreja inglesa submeteu-se aos monarcas; b)o Ato de Incorporação, pelo qual a Escócia anexou a Inglaterra; c)a vitória da nobreza nestas duas guerras feudais; d)a submissão da Inglaterra aos duques normandos, após 1066, e que viriam a constituir a realeza francesa; e)NRA. 2)Na península ibérica a chamada Reconquista foi um elemento favorável à centralização em virtude: a)da aliança entre os reinos árabes autônomos (taifas) e o califado de Córdoba, então centro político e religioso da Ibéria islâmica; b)da expulsão dos cruzados francos que se constituíam em outro grupo de invasores; c)da submissão da nobreza ao rei em decorrência da necessidade militar de coordenação dos esforços contra os mouros; d)da retomada da guerra peninsular pela chegada dos invasores africanos por volta do ano 1000; e)todas as alternativas estão corretas. 3)Podemos considerar que a formação dos reinos de Portugal, Aragão, Navarra ou Castela decorreu: a)da expansão comercial da Liga Hanseática; b)da progressiva retração islâmica que se processou em diferentes estágios; c)da força das diferentes corporações de ofício existentes nestes locais e que defenderam suas autonomias; d)da derrota das Cruzadas na retomada do Oriente Médio;

Upload: profo-claudio

Post on 10-Jun-2015

23.962 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Prova destinada a alunos de Ensino MédioClaudio Almeida

TRANSCRIPT

Page 1: PROVAS DE HISTÓRIA

PROVAS DE HISTÓRIA1º ANO

1)No processo de formação do Estado centralizado na Inglaterra, ao lado da precoce desmilitarização da nobreza em decorrência das guerras dos Cem Anos e das Duas Rosas, destaca-se:a)o Ato de Supremacia pelo qual a Igreja inglesa submeteu-se aos monarcas;b)o Ato de Incorporação, pelo qual a Escócia anexou a Inglaterra;c)a vitória da nobreza nestas duas guerras feudais;d)a submissão da Inglaterra aos duques normandos, após 1066, e que viriam a constituir a realeza francesa;e)NRA.

2)Na península ibérica a chamada Reconquista foi um elemento favorável à centralização em virtude:a)da aliança entre os reinos árabes autônomos (taifas) e o califado de Córdoba, então centro político e religioso da Ibéria islâmica;b)da expulsão dos cruzados francos que se constituíam em outro grupo de invasores;c)da submissão da nobreza ao rei em decorrência da necessidade militar de coordenação dos esforços contra os mouros;d)da retomada da guerra peninsular pela chegada dos invasores africanos por volta do ano 1000;e)todas as alternativas estão corretas.

3)Podemos considerar que a formação dos reinos de Portugal, Aragão, Navarra ou Castela decorreu:a)da expansão comercial da Liga Hanseática;b)da progressiva retração islâmica que se processou em diferentes estágios;c)da força das diferentes corporações de ofício existentes nestes locais e que defenderam suas autonomias;d)da derrota das Cruzadas na retomada do Oriente Médio;e)do desmoronamento do Império Romano ocidental no século V d.C.

4)O mercantilismo, entendido como um conjunto de práticas e teorias econômicas na Europa ocidental entre os séculos XVI e XVIII, abrange:a)o metalismo e o colbertismo;b)o industrialismo e informática;c)o livre-mercado e a Balança Comercial Favorável;d)o protecionismo e a Revolução Industrial;e)todas as alternativas se completam.

5)Por Colbertismo entende-se que:a)estimulava a produção manufatureira;b)requeria investimentos em infra-estrutura, como canais e estradas;c)apoiava a formação de companhias privilegiadas de comércio;d)estimulava as exportações e restringia as importações;e)todas as alternativas estão corretas e completam-se.

Page 2: PROVAS DE HISTÓRIA

6)Segundo Eduardo Bueno1“...a alfândega de Sevilha estava abarrotada com 6.000 quilos de ouro e 11,7 mil quilos de prata, cujo valor excedia a espantosa quantia de meio milhão de pesos.”A descoberta da América propiciou aos espanhóis o acesso a formidáveis riquezas minerais, tais como ouro e prata. Isso ocasionou em Espanha:a)o desinteresse nos metais preciosos;b)a chamada Revolução dos Preços do século XVI;c)mediante guerras, casamentos e subornos conferiu aos Habsburgos espanhóis os meios para se apossarem do continente europeu;d)a retomada das Cruzadas contra o islã, o que atravessou todo o século XVI ocidental;e)a aliança matrimonial entre os espanhóis e os monarcas incas na América do Sul, primeira aliança atlântica do mudo moderno.

7)A principal obra de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, está relacionada com:a)o absolutismo humanista;b)a abolição da servidão;c)a convocação para as Cruzadas;d)a isenção tributária para o 3º estado;e)a escolha dos príncipes por intermédio da aclamação dos súditos.

8) “Que obra de arte é o homem! Com tanta nobreza de razão, com qualidades infinitas, tão admirável nas formas e nos movimentos. [...] quando reflete parece mais um deus.”Shakespeare. O renascimento recuperou aspectos ligados à:a)sociedade clássica que se caracterizava pela exaltação da fé;b)cultura islâmica, cujo conceito de guerra santa pregava a inclusão das crenças alheias ao Alcorão, seu livro sagrado;c)valorização da emoção, a exaltação ao amor humano e da impulsividade;d)crença no individualismo e de um futuro em construção pela racionalidade;e)as alternativas A e D se completam corretamente.

9)A valorização do corpo e dos prazeres humanos, genericamente denominados de hedonismo, apresentava-se, nas artes como:a)uma rejeição das manifestações artísticas esculturais, já que a pedra seria insuficiente para demonstrar a beleza humana;b)a disseminação de quadros com temas apocalípticos sinalizavam uma sociedade mais próxima do “fim” do que do nascimento da humanidade;c)numa literatura sobrenatural ou fantástica dominada por seres não-humanos;d)numa poesia rural essencialmente conformista e conservadora;e)exaltação da forma humana presente nos diversos campos artísticos.

10)Leonardo da Vinci está associado a algumas das maiores obras do Renascimento tais como:a)inserir imagem;b)idemc)idem

1 Capitães do Brasil – A saga dos primeiros colonizadores. Rio de Janeiro, Objetiva, 1999. p. 94.

Page 3: PROVAS DE HISTÓRIA

d)ideme)idem.

11)Assinale as contribuições de Copérnico e Galileu para o desenvolvimento científico._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

12)Cite dois fatores que permitiram o surgimento do Renascimento na Itália.

a)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

b)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

13)A noção de um progresso inevitável da ciência, permitindo uma evolução humana permanente pode ser vista, hoje, à luz do aquecimento global, como um valor inatacável? Como podemos avaliar o sentido do progresso atualmente?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2º ano