prova3-politica e adm tributaria-2002-2

21
Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL 2002.2 Auditor-Fiscal da Receita Federal Política e Adminis- tração Tributária P.3 INSTRUÇÕES Nome: N o Inscrição: 1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso. 3 - DURAÇÃO DA PROVA: 3h30mim, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 4 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opções (respostas), precedidas das letras a, b , c , d e e . 5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Pre- encha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candida- tos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.8 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da prova; a não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 12 - Este caderno de prova está assim constituído: Disciplinas Questões Peso Economia, Finanças Públicas e Administração Pública 01 a 30 Informática 31 a 60 2 Boa Prova www.pciconcursos.com.br

Upload: lucianne-vasconcelos

Post on 31-Jul-2015

27 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Escola de AdministraçãoFazendária

CONCURSO PÚBLICOSECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

2002.2

Auditor-Fiscal daReceita Federal

Política e Adminis-tração Tributária P.3

INSTRUÇÕES

Nome: No Inscrição:

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso.3 - DURAÇÃO DA PROVA: 3h30mim, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE

RESPOSTAS.4 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opções

(respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e.5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Pre-

encha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondenteà opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites.

6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha.7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada

mais de uma opção.8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer

reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada aprova.

9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candida-tos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova,poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conformesubitem 6.8 do edital.

11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal deSala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da prova; anão-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

12 - Este caderno de prova está assim constituído:

Disciplinas Questões PesoEconomia, Finanças Públicas e Administração Pública 01 a 30

Informática 31 a 602

Boa Prova

www.pciconcursos.com.br

Page 2: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 32

ECONOMIA

01- Suponha uma economia que só produza dois bensfinais (A e B). Considere os dados a seguir:

Bem A Bem Bquantidade preço quantidade preço

Período1 10 5 12 6Período 2 10 7 10 9

Com base nestes dados, é incorreto afirmar que:

a) o produto nominal do período 2 foi maior doque o produto nominal do período 1.

b) o crescimento do produto nominal entre osperíodos 1 e 2 for de, aproximadamente,31%.

c) não houve crescimento do produto real entreos períodos 1 e 2, considerando o índice deLaspeyres de preço.

d) a inflação desta economia medida pelo índicede Laspeyres de preço foi de 30%.

e) não houve crescimento do produto real, entreos períodos 1 e 2, considerando o índice deFisher.

02- Considere um sistema de contas nacionais parauma economia aberta sem governo. Suponha osseguintes dados:

Importações de bens e serviços não fatores = 100Renda líquida enviada ao exterior = 50Renda nacional líquida = 1.000Depreciação = 5Exportações de bens e serviços não fatores = 200Consumo pessoal = 500Variação de estoques = 80

Com base nessas informações, é correto afirmarque a formação bruta de capital fixo é igual a:

a) 375b) 275c) 430d) 330e) 150

03- Com relação ao balanço de pagamentos, é incor-reto afirmar que:

a) as exportações de empresas multinacionaisinstaladas no Brasil são computadas na ba-lança comercial do país.

b) os investimentos diretos fazem parte doschamados movimentos de capitais autôno-mos.

c) o saldo da conta “transferências unilaterais”faz parte do saldo do balanço de pagamentosem transações correntes.

d) o saldo total do balanço de pagamentos não énecessariamente nulo.

e) as chamadas rendas de capital fazem partedo denominado balanço de serviços não fato-res.

04- No ano de 2000, a conta de produção do sistemade contas nacionais no Brasil apresentou os se-guintes dados (em R$ 1.000.000):

Produção: 1.979.057Consumo Intermediário: 1.011.751Impostos sobre produto: 119.394Imposto sobre importação: 8.430Produto Interno Bruto: 1.086.700

Com base nestas informações, o item da conta“demais impostos sobre produto” foi de:

a) 839.482b) 74.949c) 110.964d) 128.364e) 66.519

www.pciconcursos.com.br

Page 3: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 33

05- No ano de 1999, a conta de capital do sistema decontas nacionais no Brasil apresentou os seguin-tes dados (em R$ 1.000.000):

Poupança bruta: 149.491Formação bruta de capital fixo: 184.087Variação de estoques: 11.314Transferências de capital enviada ao resto domundo: 29Transferências de capital recebida do resto domundo: 91

Com base nessas informações, é correto afirmarque a necessidade de financiamento foi igual a:

a) 34.566b) 45.848c) 80.414d) 11.282e) 195.401

06- Com relação aos determinantes do investimento, écorreto afirmar que:

a) as decisões de investir dependem do parâ-metro “q de Tobim”. Se q <1, haverá incentivopor parte das empresas em aumentar o esto-que de capital.

b) o incentivo a investir depende da comparaçãoentre a taxa de depreciação e a taxa de retor-no do investimento. Se a taxa de retorno doinvestimento excede a taxa de depreciação,então as empresas terão incentivos em au-mentar o seu estoque de capital.

c) o incentivo a investir depende apenas docusto do capital. Nesse sentido, as empresasterão incentivos em aumentar o seu estoquede capital enquanto o custo do capital fornegativo.

d) o incentivo a investir depende da comparaçãoentre o valor de mercado do capital instaladoe o custo de reposição do capital instalado.Nesse sentido, as empresas terão incentivosem aumentar o seu estoque de capital se ocusto de reposição do capital instalado formaior do que o valor de mercado do capitalinstalado.

e) o incentivo a investir depende da comparaçãoentre o custo do capital e o produto marginaldo capital. Se o produto marginal do capitalexcede o custo do capital, então as empresasterão incentivos em aumentar o seu estoquede capital.

Rascunho

www.pciconcursos.com.br

Page 4: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 34

07- Com relação ao modelo IS/LM, é incorreto afirmarque:

a) no chamado caso da “armadilha da liquidez”,em que a LM é horizontal, uma elevação dosgastos públicos eleva a renda sem afetar ataxa de juros.

b) excluídos os casos “clássico” e da “armadilhada liquidez”, numa economia fechada a ele-vação dos gastos públicos eleva a renda.Esta elevação, entretanto, é menor compara-da com o resultado decorrente do modelokeynesiano simplificado, em que os investi-mentos não dependem da taxa de juros.

c) no chamado caso “clássico”, em que a LM évertical, uma elevação dos gastos públicos sóafeta as taxas de juros.

d) se a IS é vertical, a política fiscal não podeser utilizada para elevação da renda.

e) na curva LM, a demanda por moeda dependeda taxa de juros e da renda.

08- Considere:

curva de demanda agregada derivada do modeloIS/LM

curva de oferta agregada de longo prazo hori-zontal

curva de oferta agregada de curto prazo vertical

Considere a ocorrência de um choque adverso deoferta como, por exemplo, uma elevação nos pre-ços internacionais do petróleo. Supondo que estechoque não desloca a curva de oferta agregada delongo prazo, é correto afirmar que:

a) uma elevação na demanda tenderá a intensi-ficar a queda no produto que decorre do cho-que de oferta.

b) o choque adverso de oferta aumenta os cus-tos e, portanto, os preços. Se não houveralterações na demanda agregada, teremosuma combinação, no curto prazo, de preçoscrescentes com redução do produto. No longoprazo, com a queda dos preços, a economiaretornará ao seu nível de pleno emprego.

c) se não ocorrer deslocamentos na curva dedemanda agregada, o choque de oferta cau-sará deflação.

d) o choque de oferta alterará apenas o produtode pleno emprego.

e) não ocorrerá alterações nem nos preços nemno nível do produto, tanto no curto quanto nolongo prazo, uma vez que, se o choque deoferta não desloca a curva de oferta de longoprazo, também não deslocará a curva deoferta de curto prazo.

09- Com relação ao modelo de Solow, é incorretoafirmar que

a) o estado estacionário que maximiza o con-sumo é aquele definido pela denominada“regra de ouro”.

b) a taxa de poupança determina a quantidadedo estoque de capital por trabalhador e, por-tanto, o nível do produto por trabalhador noestado estacionário.

c) quanto maior a taxa de poupança, maior obem-estar da sociedade.

d) o estado estacionário pode ser consideradocomo um equilíbrio de longo prazo.

e) somente o progresso tecnológico explica ocrescimento de longo prazo.

10- Considere os seguintes dados para o modelo decrescimento de Solow:

k = estoque de capital por trabalhadorδ = taxa de depreciaçãoy = produto por trabalhadors = taxa de poupança

Sabendo-se que y = (k)0,5 , δ = 0,1 e s = 0,4, os ní-veis de k e y no estado estacionário serão, respec-tivamente:

a) 16 e 4b) 16 e 8c) 4 e 16d) 4 e 8e) 4 e 12

www.pciconcursos.com.br

Page 5: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 35

Rascunho FINANÇAS PÚBLICAS

11- Uma forma de avaliar a eqüidade de um sistematributário é chamada de princípio de capacidade depagamento. Segundo o princípio de eqüidade ver-tical, diz-se que o sistema tributário é regressivoquando:

a) os contribuintes com altas rendas pagamproporção menor de sua renda, mesmo que aquantia paga seja maior.

b) os contribuintes com a mesma capacidade depagamento arcam com o mesmo ônus fiscal.

c) os contribuintes com capacidade de paga-mento similares pagam a mesma quantia.

d) os contribuintes pagam tributos de acordocom o montante de benefícios que eles rece-bem.

e) o percentual do imposto a ser pago aumentaquando aumenta o nível de renda.

12- Compete à União, exclusivamente, com exceçãodo disposto no Parágrafo Único do Art.149 daConstituição Federal, instituir contribuições sociais,de domínio econômico e de interesse das catego-rias profissionais ou econômicas. Segundo a clas-sificação das receitas públicas brasileiras, indiquea opção que é classificada como uma receita decontribuição do governo.

a) Contribuição para o Instituto de Colonização eReforma Agrária.

b) Contribuição Social para o Salário Educação.c) Contribuição para o Serviço Nacional de

Aprendizagem Industrial.d) Contribuição para o Serviço Social da Indús-

tria.e) Contribuição para o Programa de Integração

Nacional e para o Programa de Redistribuiçãode Terras e de Estímulo à Agroindústria doNorte e Nordeste.

www.pciconcursos.com.br

Page 6: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 36

13- Identifique a única opção incorreta no que tangeaos tipos de impostos.

a) Tributos diretos são aqueles cujo ônus depagamento recai sobre o próprio contribuinte.

b) Os impostos indiretos costumam ser propor-cionais ou seletivos, de acordo com a essen-cialidade do produto ou serviço em que inci-dem.

c) Os impostos diretos costumam ser progressi-vos, incidindo de forma graduada, de acordocom a capacidade econômica do contribuinte.

d) Os impostos indiretos, por não serem transfe-ríveis a terceiros, permitem que a carga tri-butária seja distribuída de forma eqüitativa.

e) A diferenciação entre tributos diretos e indi-retos é importante para a análise da eqüida-de.

14- Ao discutir eficiência e eqüidade de um impostosobre a renda, podem ser distinguidos dois con-ceitos de alíquota: alíquota média e alíquota mar-ginal. Neste contexto, assinale o único conceitocorreto de alíquota marginal.

a) É a alíquota mais útil quando se tenta aferir osacrifício feito pelo contribuinte, porque medea parcela de renda paga em impostos pelomesmo.

b) É a alíquota que determina o peso morto deum imposto sobre a renda.

c) É a alíquota menos útil quando se desejaavaliar as distorções causadas pelo sistematributário.

d) É a alíquota que mede o quanto o sistematributário encoraja o trabalho árduo.

e) É a alíquota obtida pela divisão do impostototal pago e a renda total.

15- Modelos simples de oferta e demanda podem serutilizados para analisar uma ampla variedade depolíticas governamentais. Com base no impacto deum imposto, aponte a única opção falsa.

a) O impacto de um imposto depende das elas-ticidades da oferta e da demanda.

b) Se a demanda for muito inelástica em relaçãoà oferta, a carga fiscal recairá principalmentesobre os compradores.

c) Se a curva da oferta for horizontal, nenhumaparcela do imposto será repassada aos con-sumidores.

d) Se a demanda for muito elástica em relação àoferta, a carga fiscal incidirá principalmentesobre os vendedores.

e) O ônus de um imposto é a perda líquida doexcedente dos consumidores e produtoresresultante da aplicação do imposto.

16- Com base na evolução da carga tributária no Bra-sil, nos últimos 30 anos, aponte a única opçãoincorreta.

a) Ao longo dos anos 70 e 80, a carga tributáriabrasileira oscilou entre 23% e 26% do PIB.

b) A menor arrecadação verificada em algunsanos pode ser atribuída ao chamado “efeitoTanzi”, que corresponde à queda de arreca-dação real do governo, observada em perío-dos de aceleração inflacionária.

c) Em 1990, ocorreu significativo aumento dacarga tributária, provocado pelo Plano Collor,chegando a atingir quase 30% do PIB.

d) Houve forte escalada tributária após a im-plantação do Plano Real, passando a cargatributária a representar mais de 30% do PIBno final da década de 90.

e) A elevação da carga tributária ocorrida nosanos 90 deveu-se, basicamente, ao aumentoda carga dos tributos incidentes sobre o pa-trimônio e a renda.

www.pciconcursos.com.br

Page 7: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 37

17- Distorcendo opções entre trabalho e lazer, ouentre consumo e investimento, os impostos criamcustos para a economia. Com relação às perdasprovocadas pelos impostos, identifique a única op-ção incorreta.

a) Como resultado dos impostos sobre certosbens e atividades, as pessoas trabalhammuito pouco, ou poupam muito pouco, oucompram muito pouco as mercadorias muitotributadas e muito mais as que são poucotributadas.

b) Ações decorrentes das distorções causadaspelos impostos sobre os preços relativosfazem com que o bem-estar econômico dimi-nua.

c) Os custos dos impostos são, até certo ponto,inevitáveis, porque os impostos são necessá-rios para arcar com os gastos governamen-tais.

d) O efeito deslocamento diz que as famíliasterão menos lazer quando ficarem mais po-bres, em decorrência do aumento de impostosobre a renda.

e) Impostos sobre a pessoa jurídica afetamdecisões de investimento.

18- Com relação aos impactos de um déficit orça-mentário do governo na economia, aponte a únicaopção falsa.

a) O déficit orçamentário do governo reduz apoupança nacional.

b) O déficit orçamentário do governo representapoupança pública negativa.

c) Os déficits orçamentários do governo nãoafetam o mercado de câmbio.

d) Os déficits orçamentários do governo expul-sam o investimento interno.

e) Os déficits orçamentários do governo au-mentam as taxas de juros.

19- Identifique a única opção errada relativa à LeiComplementar nº 101, de 04 de maio de 2000, co-nhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

a) O governante deve demonstrar que a renún-cia de receita será compensada somente poralteração de alíquotas dos impostos e contri-buições.

b) O governante deverá demonstrar que a re-núncia de receita foi considerada na Lei Or-çamentária Anual.

c) O governante de qualquer esfera de governopoderá instituir, prever e efetivamente arreca-dar todos os tributos de sua competênciainstitucional.

d) O governante de cada esfera de governodeverá explorar adequadamente sua basetributária e ter capacidade de estimar suareceita.

e) Para o governante que não prever, arrecadare cobrar tributos que sejam de sua compe-tência, serão suspensas as transferênciasvoluntárias.

20- Ao longo do período 1995/1998, o Governo Fede-ral Brasileiro foi aperfeiçoando os seus mecanis-mos de controle sobre os déficits dos governosestaduais. Entre as mudanças, assinale a únicaopção não pertinente.

a) O fim do uso dos bancos estaduais para ofinanciamento dos tesouros estaduais, sejapor via da privatização ou da sua transforma-ção em banco de fomento, com regras rígidasde funcionamento.

b) O aumento da utilização de empresas esta-tais estaduais para o financiamento perma-nente dos tesouros estaduais.

c) O maior controle das antecipações de recei-tas orçamentárias, amplamente utilizadas até1995 como forma de os tesouros estaduais sefinanciarem junto ao sistema bancário.

d) A inibição do instrumento dos denominados“precatórios”.

e) A renegociação das dívidas mobiliárias esta-duais.

www.pciconcursos.com.br

Page 8: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 38

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

21- Assinale a opção correta. A noção contemporâneade Gestão Pública

a) descolou-se do Estado e abrange a socieda-de civil organizada de forma abrangente.

b) implica a prestação exclusiva de serviçospúblicos e serviços de relevância pública.

c) está, em princípio, circunscrita à ação estatal,porém, sob determinadas condições, podeincluir entidades assistenciais privadas fo-mentadas pelo Estado.

d) limita-se à provisão de bens públicos (no senti-do originalmente definido por Samuelson).

e) possui caráter cada vez mais seletivo, focan-do em necessidades e ações de segmentosespecíficos.

22- São valores basilares da nova Gestão Pública:

a) eficiência e universalização.b) efetividade e eqüidade.c) eficiência e justiça distributiva.d) eficiência e qualidade.e) efetividade e desenvolvimento humano.

23- Considere a seguinte situação hipotética:

Em 2002, um cidadão foi surpreendido com umacomunicação de inclusão de seu nome no Cadas-tro de Inadimplentes da União, devido a um débitono valor de R$ 13,63 relativo a uma pendência de1997. O cidadão prontamente buscou verificar suapendência por meio da Internet, que apenas infor-mava “situação não regular”, tampouco informavaestar irregular ou mesmo as razões para tal, indi-cando que o cidadão deveria se dirigir a uma re-partição pública para regularizar sua situação. Ocidadão perdeu um dia de trabalho para saldar suadívida: uma fila para saber do que se tratava; outrapara emissão da guia de pagamento; outra parapagamento, no banco; outra para informar o pa-gamento, tendo em conta que o sistema só regis-tra o pagamento após 4 dias, e obter uma declara-ção de quitação, comprovando a pronta regulari-zação. Tudo isto em plena era da tecnologia dainformação, das redes, das transações em temporeal, das plataformas integradas, das comunica-ções via Internet, do foco no cliente etc. O cidadãoelaborou uma proposta de melhoria de processoscontendo cinco opções e encaminhou à repartiçãopública pertinente.

Assinale a opção que mais se enquadra no con-ceito clássico de reengenharia.

a) Integrar e otimizar os sistemas de tal formaque o cidadão possa ter uma exata noção desua situação mediante consulta com senhaespecífica.

b) Implementar um módulo de sistema que per-mita ao cidadão quitar suas pendências viaInternet, mediante débito em conta ou cartão decrédito.

c) Melhorar o atendimento aos cidadãos, esta-belecendo guichê único para informações,pagamento e expedição de certidões.

d) Terceirizar a cobrança e a comunicação comcidadãos, de tal forma que os atuais proces-sos possam ser executados com mais rapi-dez.

e) Implementar uma central de relacionamentocom o cidadão, totalmente informatizada, apartir de novos programas e plataformas dedados, que permita a informação precisa eoperações em tempo real.

www.pciconcursos.com.br

Page 9: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 39

24- Assinale a opção correta relativa ao conjunto detécnicas e ferramentas de gestão amplamente co-nhecido como gestão da qualidade total:

a) Sua aplicação em serviços é extremamentedificultada devido ao fator qualidade percebi-da e à correspondente impossibilidade degeração de indicadores objetivos confiáveis.

b) A adesão das pessoas aos preceitos e valo-res da qualidade é grandemente influenciadapor fatores culturais e dificultada pela posiçãohierárquica.

c) O desenho de programas de transformaçãoorganizacional baseados nesta abordagem éusualmente carregado de influências miméti-cas relacionadas ao efeito isomórfico de mo-dismos gerenciais.

d) Gestão da qualidade total é a única maneirade se obter qualidade.

e) A descontinuidade administrativa e a existên-cia de regras e regulações burocráticas ex-tensivas e padronizadas inviabilizam aplica-ções duradouras da gestão da qualidade totalno setor público.

25- Assinale a opção correta em relação a abordagensde gestão de resultados na administração pública.

a) A abordagem da administração por objetivostem como vantagem a alta correlação entrecomplexidade do contexto geral e de setoresespecíficos e a revisão de objetivos e metas.

b) O contrato de gestão não pode ser firmadoentre órgãos públicos, apenas entre entida-des públicas e privadas.

c) O Plano Plurianual provê clara relação entreos resultados dos programas e os resultadosdas políticas públicas aos quais se relacio-nam.

d) Planejamento estratégico é uma abordagemde negócios centrada em variáveis de merca-do e sua utilização em organizações públicasgera resultados distorcidos.

e) O componente institucional das avaliações dedesempenho para efeito do pagamento degratificações variáveis considera, na maiorparte das vezes, metas de ações, não dedesempenho.

26- Assinale a opção correta relativamente ao para-digma do cliente.

a) O cliente é apenas o usuário de serviçospúblicos.

b) Todo cidadão é cliente do Estado, mas nemtodo cliente do Estado é cidadão.

c) O cidadão não pode ser tratado como clienteporque, diferentemente deste, tem assegura-do direito à provisão de bens públicos.

d) Foco no cliente está relacionado predomi-nantemente a formas expeditas de atendi-mento ao público.

e) Permeabilidade, transparência e controlesocial são questões que exorbitam o para-digma do cliente.

27- Julgue os itens relativos à gestão estratégica derecursos humanos no setor público:

I. carreiras horizontais promovem um descola-mento entre pessoas e organizações, possibi-litando maior flexibilidade no aproveitamentode pessoas, mas gerando problemas incon-tornáveis de identidade organizacional.

II. gestão de competências é uma abordagemsegundo a qual o indivíduo é induzido a des-envolver constantemente as competênciasque compõem o desenho de seu cargo.

III. as carreiras em Y são uma alternativa aodesenvolvimento de corpos técnicos de altonível.

IV. a cultura da isonomia constitui uma barreira aabordagens mais arrojadas à questão dosincentivos ao desempenho.

V. a total descentralização da gestão de recur-sos humanos é um imperativo sine qua nonde efetividade da gestão de RH.

A quantidade de itens certos é igual a:

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

www.pciconcursos.com.br

Page 10: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 310

28- Grupo composto por altos ocupantes de cargospúblicos e parcela significativa do funcionalismoque, de forma mais ou menos associada a seg-mentos da classe política, exerce o poder burocrá-tico em benefício de interesses próprios, benefici-ando suas parentelas ou clientelas em detrimentodo universalismo de acesso e procedimentos.Trata-se do conceito de:

a) clientelismob) fisiologismoc) captura por interessesd) estamento burocráticoe) rent seeking

29- Julgue os itens sobre o alcance e funções do Es-tado na área de tecnologia da informação, segun-do a abordagem contemporânea do governo ele-trônico:

I. aplicação maciça de TI aos processos organi-zacionais buscando-se eficiência e racionali-zação de gastos.

II. disponibilização de informações fidedignasem tempo real sobre atos, fatos e desempe-nho de órgão e entidades.

III. ampliação da acessibilidade de cidadãos àstecnologias informacionais buscando-se aredução da exclusão digital.

IV. implantação de portais de serviços amigáveisaos usuários buscando-se otimizar e ampliarprestação de serviços.

V. regulação e fomento visando ao desenvolvi-mento do mercado produtor de TI.

A quantidade de itens certos é igual a:

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

30- Proclama-se o advento do Estado-rede, um aglo-merado de complexas relações entre atores esta-tais, do mercado e da sociedade civil na busca desoluções e ações conjuntas que possam maximi-zar o bem-estar de todos. Nessa concepção, sãofunções da rede, exceto:

a) formar elementos de integração entre esferaslegislativas, executivas e do judiciário nosentido de acelerar o processo legislativo epromover o cumprimento de decisões judici-ais.

b) servir de canal de representação de interes-ses, permitindo que segmentos externos aoestado expressem demandas e solucionemconflitos de forma mais ou menos integradaao sistema político.

c) prover meios de difusão e legitimação depolíticas públicas, permitindo, inclusive, queinformações de utilidade pública atinjam seupúblico-alvo de forma efetiva.

d) proporcionar inputs para formulação de políti-cas, permitindo que problemas sejam detec-tados e soluções modeladas de forma con-vergente com as expectativas dos atoresenvolvidos.

e) constituir instâncias de controle social, paraas quais atos, fatos e resultados tornam-setransparentes.

www.pciconcursos.com.br

Page 11: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 311

INFORMÁTICA

31- Em um computador, o objetivo do barramento éreduzir o número de interconexões entre a CPU eseus subsistemas. Para evitar a necessidade deum elevado número de caminhos de comunicaçãoentre a memória e cada um dos dispositivos deentrada e saída, a CPU é interconectada com suamemória e sistemas de entrada e saída via umbarramento de sistema compartilhado.

Com relação à funcionalidade dos barramentos eacessos à memória em um computador é corretoafirmar que

a) a memória gera endereços que são coloca-dos no barramento de endereços e a CPUrecebe endereços do barramento de endere-ços.

b) a CPU e a memória geram endereços quesão colocados no barramento de endereços ea memória recebe endereços do barramentode endereços.

c) a CPU gera endereços que são colocados nobarramento de endereços e a memória rece-be endereços do barramento de endereços.

d) a CPU gera endereços que são colocados nobarramento de endereços e a CPU e a me-mória receberão endereços do barramento deendereços.

e) tanto a CPU quanto a memória geram ende-reços que são colocados no barramento deendereços e recebem endereços do barra-mento de endereços.

32- A memória é organizada em uma hierarquia naqual a memória mais densa oferece a pior perfor-mance, enquanto a memória menos densa ofereceuma melhor performance. Para se unir estes re-sultados o princípio da localidade é explorado nocache e na memória virtual.

Com relação aos tipos de memória e suas caracte-rísticas de acesso é correto afirmar que

a) a memória virtual paginada e a memória ca-che, quando usadas no mesmo computador,apresentam velocidade de acesso e desem-penho semelhantes, mas com capacidadesde armazenamento diferentes.

b) quando um programa referencia uma posiçãode memória, é provável que referencie amesma posição de memória novamente embreve. Este princípio é conhecido como loca-lidade temporal.

c) a localidade espacial acontece porque osprogramas gastam muito do seu tempo emiterações ou em recursividade.

d) uma das principais características do princípioda localidade temporal, bastante utilizadopara aumentar o desempenho de um com-putador, é a tendência de se armazenar osdados em posições contíguas.

e) uma memória virtual paginada melhora otempo de acesso médio à memória principal.

www.pciconcursos.com.br

Page 12: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 312

33- Em um computador, o conjunto de instruções é acoleção de instruções que um processador podeexecutar. Com relação aos conjuntos de instruçõesdos processadores é correto afirmar que

a) programas escritos em linguagem C podemser executados, sem modificações e semserem recompilados, em qualquer tipo deprocessador.

b) programas compilados em Java bytecodepodem ser executados sem modificações emqualquer processador capaz de executar umamáquina virtual Java.

c) eles determinam os programas que o sistemapode executar mas não influenciam no seudesempenho.

d) tanto programas escritos em linguagem Cquanto programas compilados em Javabytecode podem ser executados, sem modifi-cações e sem serem recompilados, em qual-quer tipo de processador.

e) programas compilados para um IBM PC, queusa o conjunto de instruções de uma CPU80x86 podem ser executados em uma má-quina IBM PS6000 que executa um conjuntode instruções da CPU PowerPC.

34- Analise as seguintes afirmações relativas à orga-nização, à arquitetura e aos componentes funcio-nais de computadores:

I. Uma das características básicas da tecnolo-gia RISC é: “Leia, com antecedência, instru-ções e as coloque em uma fila de instruçõesna CPU antes de elas serem executadas”.

II. A arquitetura Intel 80x86, que usa tecnologiaRISC, mantém até hoje a compatibilidadecom o microprocessador 8086, que usavatecnologia CISC.

III. Uma característica adotada nas arquiteturasSPARC é a sobreposição de janelas de re-gistradores. Estes registradores são usadospara passar parâmetros entre procedimentosem vez de usar uma pilha na memória princi-pal, reduzindo o custo imposto pela chamadae retorno de procedimentos que envolvemesta passagem.

IV. O desempenho de arquiteturas RISC podeser otimizado abandonando-se do uso depipelines.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

35- Analise as seguintes afirmações relativas àsquestões semânticas fundamentais das variáveisnas linguagens de programação:

I. O endereço de uma variável local deve ser omesmo do subprograma ou função que autiliza.

II. Uma variável pode ser caracterizada comoum sêxtuplo de atributos: nome, endereço,valor, tipo, tempo de vida e escopo.

III. O endereço de uma variável global deve ser omesmo do subprograma ou função que autiliza.

IV. O tipo de uma variável determina a faixa devalores que ela pode assumir e o conjunto deoperações definidas para os valores do tipo.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

www.pciconcursos.com.br

Page 13: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 313

36- Analise as seguintes afirmações relativas a tiposde dados nas linguagens de programação:

I. O tipo ponteiro é aquele em que as variáveistêm uma faixa de valores que consiste em umendereço de memória ou em um valor espe-cial nil. O nil não é um endereço válido dememória.

II. Os tipos de dados com ponto-flutuante mo-delam os números reais com representaçõesexatas e finitas.

III. Os arrays devem ser usados quando todos osvalores de dados têm o mesmo tipo e sãoprocessados da mesma maneira.

IV. Em máquinas que operam com palavras de16 bits, os tipos booleanos representam 256valores diferentes.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

37- Analise as seguintes afirmações relativas à Enge-nharia de Software:

I. Os métodos de Engenharia de Software pro-porcionam apoio automatizado às ferramen-tas. Atualmente, existem métodos para sus-tentar cada uma das ferramentas adotadasanteriormente.

II. Quando as ferramentas são integradas deforma que a informação criada por uma fer-ramenta possa ser usada por outra, é esta-belecido um sistema de suporte ao desenvol-vimento de software chamado Engenharia deSoftware auxiliada por computador (CASE).

III. Os procedimentos da Engenharia de Softwareconstituem o elo de ligação que mantém jun-tos os métodos e as ferramentas. Entre ou-tras coisas, os procedimentos definem a se-qüência em que os métodos serão aplicados.

IV. As ferramentas de Engenharia de Softwareproporcionam os detalhes de “como fazer”para construir um software. As ferramentasenvolvem um amplo conjunto de tarefas,entre as quais, planejamento e estimativa deprojeto.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

38- Analise as seguintes afirmações relativas a Siste-mas Operacionais:

I. A maioria dos sistemas existentes no merca-do são sistemas de um único processador,isto é, uma única CPU. Em algumas aplica-ções utilizam-se sistemas multiprocessado-res. Nesse caso, a taxa de aumento da velo-cidade, comparando-se um sistema com umprocessador e um outro com N processado-res, é N x N.

II. Os sistemas de múltiplos processadores mo-dernos utilizam multiprocessamento assimé-trico, no qual cada processador executa umacópia idêntica do sistema operacional.

III. O multithreading de uma aplicação interativapode permitir que um programa continueexecutando, mesmo se parte dele estiverbloqueada ou executando uma operaçãodemorada, aumentando, assim, a capacidadede resposta para o usuário.

IV. Os threads de usuário são suportados acimado kernel e são implementados por umabiblioteca de threads no nível do usuário, quefornece suporte à criação, escalonamento egerência de threads, sem suporte do kernel.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

www.pciconcursos.com.br

Page 14: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 314

39- O objetivo da multiprogramação é ter sempre al-gum processo em execução para maximizar a utili-zação da CPU. Para um sistema uniprocessador,nunca haverá mais de um processo em execução.Se houver mais processos, o restante terá que es-perar até que a CPU esteja livre e possa ser rees-calonada.

Com relação à multiprogramação e ao escalona-mento de CPU é correto afirmar que

a) uma decisão de escalonamento de CPU nun-ca poderá ocorrer quando um processo ter-mina.

b) no escalonamento não-preemptivo, depoisque a CPU é alocada a um processo, elemantém a CPU até liberá-la devido ao seutérmino ou ao passar para o estado de espe-ra.

c) o escalonamento first-come, first-served(FCFS) é o algoritmo de escalonamento pre-emptivo que tem uma característica especial:antes de atender ao primeiro processo da filaele atende ao menor processo na fila.

d) o algoritmo de escalonamento não-preemptivoRound-Robin (RR) consiste em colocar os pro-cessos em uma lista circular ordenados portamanho e, em seguida, executá-los do menorpara o maior.

e) no algoritmo de escalonamento não-preemptivo Round-Robin (RR) é definida umaunidade de tempo igual a um ciclo de máqui-na denominada quantum de tempo, ondecada processo deverá ocupar a CPU no mí-nimo por um quantum e no máximo por 1000quantuns. Processos com duração menor queum quantum são considerados prontos ou emestado de espera.

40- Quando vários processos competem por um nú-mero finito de recursos, poderá ocorrer uma situa-ção denominada deadlock.

Com relação a esta situação é correto afirmar que

a) é condição necessária e suficiente para ocor-rer uma situação de deadlock quando houverum processo que esteja mantendo pelo me-nos um recurso e esteja esperando para obterrecursos adicionais que estejam sendo man-tidos por outros processos no momento.

b) é condição necessária e suficiente para ocor-rer uma situação de deadlock quando houverpelo menos um recurso mantido em modonão-compartilhado.

c) é condição necessária e suficiente para ocor-rer uma situação de deadlock a garantia danão-preempção em um dos recursos envolvi-dos.

d) uma forma de prevenção de deadlocks égarantir a não-preempção para todos os re-cursos.

e) um dos métodos para se tratar deadlock épermitir que o sistema entre em estado dedeadlock e depois se recupere.

41- Analise as seguintes afirmações relativas a siste-mas distribuídos:

I. Um sistema distribuído é uma coleção deprocessadores que compartilham memória.

II. Um sistema distribuído é uma coleção deprocessadores fracamente acoplados interco-nectados por uma rede de comunicação. Doponto de vista de um processador específicoem um sistema distribuído, os demais pro-cessadores e seus respectivos recursos sãoremotos, enquanto seus próprios recursossão locais.

III. Em um sistema operacional distribuído, osusuários acessam recursos remotos da mes-ma forma que fazem com os recursos locais.

IV. A grande desvantagem de um sistema distri-buído é que, como acontece na Internet, seum site falhar os outros sites envolvidos tam-bém irão parar.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

www.pciconcursos.com.br

Page 15: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 315

42- Um sistema operacional de rede fornece um ambi-ente no qual os usuários, que estão cientes damultiplicidade de máquinas, podem acessar recur-sos remotos efetuando o login na máquina remotaapropriada ou transferindo dados da máquina re-mota para sua própria máquina.

Com relação aos recursos dos sistemas operacio-nais de rede é correto afirmar que

a) o FTP fornece um meio de permitir que umusuário que não tenha uma conta em umservidor copie arquivos remotamente.

b) o comando “telnet prova.escola.edu.br” criauma conexão com ambiente gráfico entre amáquina local e a máquina prova.escola.edu.br,permitindo ao usuário utilizar o mouse remota-mente na máquina prova.escola.edu.br.

c) o User Datagram Protocol (UDP) responsabi-liza-se por identificar e corrigir perdas desegmentos, segmentos fora de ordem e seg-mentos com informações incorretas.

d) para garantir a entrega dos dados, o proto-colo UDP espera que os segmentos recebi-dos sejam confirmados pela máquina no des-tino. Se a recepção não for confirmada dentrode um intervalo de tempo, a máquina na ori-gem transmite novamente o segmento.

e) a comunicação através de uma rede X.25presta um serviço de comunicação não ori-entado a conexão e sem garantia de entrega.

43- O UNIX foi projetado para ser um sistema de tem-po compartilhado. Sua interface padrão com ousuário é simples e o sistema de arquivo é umaárvore com multiníveis. Com relação a este siste-ma operacional é correto afirmar que

a) suporta múltiplos processos e cada processopode facilmente criar novos processos. OUNIX utiliza um algoritmo de prioridade sim-ples para o escalonamento de CPU.

b) um processo pode terminar usando a chama-da ao sistema execve e seu processo paipode esperar por esse evento usando a cha-mada ao sistema exit.

c) a forma mais simples de comunicação entreprocessos é por meio do fork, que pode sercriado antes do execve.

d) as decisões relativas cujos processos devemser carregados ou descarregados são toma-das pelo processo de gerenciamento de me-mória, também chamado de pipes.

e) o kernel utiliza apenas uma informação, oinode, para identificar um arquivo.

44- Os vários processos em um sistema operacionaldevem ser protegidos contra as atividades uns dosoutros. Vários mecanismos garantem que os ar-quivos, os segmentos de memória, a CPU e outrosrecursos possam ser operados apenas pelos pro-cessos que obtiveram autorização adequada dosistema operacional.

Com relação aos mecanismos, políticas e métodosenvolvidos neste tipo de proteção, é correto afir-mar que

a) a matriz de acesso é um modelo geral deproteção que fornece um mecanismo de pro-teção, impondo obrigatoriamente uma políticade proteção sobre o sistema ou seus usuári-os.

b) o UNIX fornece proteção de leitura, escrita eexecução separada para proprietário, grupo eusuários, para cada arquivo.

c) um direito de acesso consiste em uma per-missão apenas para leitura de um arquivo.

d) os mecanismos decidem o que será realizadoe as políticas determinam como será realiza-do.

e) as políticas para o uso de recursos devem serinvariáveis, independente das aplicações edos usuários, mantendo-se constantes aolongo do tempo.

www.pciconcursos.com.br

Page 16: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 316

45- As três características fundamentais da Programa-ção Orientada a Objetos são:

a) a abstração, a herança e a vinculação dinâ-mica.

b) o cálculo de predicado, a herança e a abstra-ção.

c) o cálculo de predicado, a facilidade de estru-turação de dados e a herança.

d) a lógica simbólica, a abstração e a vinculaçãodinâmica.

e) a lógica simbólica, a capacidade de manipu-lação de exceções e a herança.

46- Em uma linguagem de programação deve existirum meio de selecionar entre caminhos alternativosdo fluxo de controle e um meio de provocar a exe-cução repetida de certos conjuntos de instruções.Estes meios são denominados instruções de con-trole.

Com relação às instruções de controle é corretoafirmar que

a) uma instrução iterativa de controle de conta-gem tem uma variável de laço que, na maioriadas linguagens, deve receber um valor cons-tante durante todo o processo de repetição dolaço.

b) uma instrução recursiva é um tipo particularde instrução iterativa de controle de contagemonde o controle é exercido por uma variávelbooleana.

c) uma instrução iterativa faz com que umainstrução ou um conjunto de instruções sejaexecutado nenhuma, uma ou mais vezes.

d) uma instrução recursiva é um tipo particularde instrução iterativa de controle de contagemonde o controle é exercido por uma variávelque deve ser calculada pelo programa emtempo de execução.

e) uma instrução de seleção oferece os meiosde se escolher apenas entre dois caminhosde execução em um programa.

47- Basicamente, há duas maneiras pelas quais umsubprograma pode ter acesso aos dados que deveprocessar. São elas:

a) pelas variáveis locais ou pela passagem deparâmetros.

b) pelas variáveis locais ou pela passagem porreferência.

c) pelo acesso direto às variáveis globais e pe-las variáveis locais.

d) por referência ou por ponteiro.e) pelo acesso direto às variáveis globais ou

pela passagem de parâmetros.

48- Considerando o paradigma do ciclo de vida clássi-co da Engenharia de Software, a atividade que en-volve a coleta dos requisitos em nível de sistema éa de

a) projeto.b) análise e engenharia de sistemas.c) estrutura de dados.d) detalhes procedimentais.e) arquitetura de software.

49- O modelo espiral para a Engenharia de Softwaredefine quatro importantes atividades representa-das pelos quatro quadrantes da espiral. São eles:Planejamento, Análise dos riscos, Engenharia eAvaliação feita pelo cliente. O desenvolvimentodos possíveis protótipos de software devem serfeitos durante a atividade

a) intermediária entre o Planejamento e a Análi-se dos riscos.

b) intermediária entre o Planejamento e a Análi-se do cliente.

c) de Planejamento.d) de Análise de risco.e) de Engenharia.

www.pciconcursos.com.br

Page 17: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 317

50- Na Engenharia de Software, a qualidade de umprojeto em evolução pode ser avaliada medianteuma série de revisões técnicas formais. O proces-so de projeto de Engenharia de Software estimulao bom projeto por meio da aplicação de princípiosfundamentais, metodologias e uma revisão deta-lhada.

Com relação às diretrizes que devem ser seguidaspara se ter uma boa avaliação quanto à qualidadedo projeto de um software é correto afirmar que

a) o projeto deve ter uma representação únicade dados e procedimentos.

b) um projeto deve ser derivado usando-se ummétodo capaz de impedir repetições e não podesofrer influência das informações obtidas du-rante a análise de requisitos de software.

c) um projeto deve ser direcionado a módulos,com procedimentos e funções que apresen-tem características funcionais com a maiordependência possível.

d) um projeto deve ser modular, isto é, osoftware deve ser logicamente dividido emcomponentes que executem funções esubfunções específicas.

e) as conexões entre os módulos do software ea interface com o usuário são etapas que nãopodem ser consideradas em um projeto mo-dular. Essas duas etapas só são considera-das se, no projeto, houver uma previsão dedesenvolvimento de um protótipo.

51- O diagrama de classe na UML é uma estruturalógica em uma superfície de duas dimensõesmostrando uma coleção de elementos declarativosde modelo, como classes, tipos e seus respectivosconteúdos e relações. Entre os tipos de relaciona-mentos no diagrama de classes, aquele que é utili-zado para denotar relacionamentos entre classesnão correlatas é a

a) generalização.b) especificação.c) agregação.d) dependência.e) associação.

52- O CMM tem como objetivo ajudar uma organiza-ção a conhecer e melhorar seus processos dedesenvolvimento de software. Neste contexto, afinalidade do Programa de Treinamento é desen-volver as habilidades e os conhecimentos daspessoas da organização, de maneira que venhama desempenhar efetiva e eficientemente as suasfunções. No CMM,

a) o Programa de Treinamento é o conjunto deelementos relacionados com a identificação ea satisfação das necessidades de treina-mento da organização.

b) o Programa de Treinamento é a criação e ofortalecimento das habilidades de uma pes-soa no uso de determinada ferramenta desoftware.

c) o Programa de Treinamento é o fortaleci-mento dos conhecimentos de uma pessoa e atransmissão do conhecimento necessáriopara o correto uso dos métodos de análise.

d) um cargo é uma definição da função precisa ebem delimitada a ser desempenhada por umapessoa.

e) um papel é uma responsabilidade ou obriga-ção definidas pela organização, como porexemplo, o engenheiro de software ou o pro-gramador.

53- Analise as seguintes afirmações relativas às re-gras de integridade do modelo, no projeto de ban-co de dados:

I. Nenhum campo que participa da chave primá-ria de uma tabela básica pode aceitar valoresnulos.

II. Pode existir na chave estrangeira um valorque não exista na tabela na qual ela é chaveprimária.

III. Se uma determinada tabela T1 possui umachave estrangeira, a qual é chave primáriaem uma tabela T2, então ela deve ser igual aum valor de chave primária existente em T2ou ser nula.

IV. Uma tabela só é acessível por um campo seeste for chave primária.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

www.pciconcursos.com.br

Page 18: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 318

54- Analise as seguintes afirmações relativas aosSGBDs:

I. Os triggers são um tipo especial de procedi-mento armazenado. Em vez de serem exe-cutados pelo usuário, eles são executadospelo servidor do banco de dados quandocertas operações são realizadas numa tabela.

II. Uma transação pode ser vista como umadivisão das alterações no banco de dados.Desta forma, cada transação é uma parcelade uma alteração e deve ser concluída parci-almente.

III. As transações são suportadas pelos meca-nismos chamados commitment (efetivação) erollback (descarte).

IV. Os bancos de dados que permitem que váriosusuários modifiquem os dados não podemusar o bloqueio para permitir este tipo decompartilhamento de acesso.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) I e IIb) II e IIIc) III e IVd) I e IIIe) II e IV

55- O IP (Internet Protocol) possibilita que os data-gramas sejam divididos em fragmentos. Isso torna-se necessário quando o datagrama, ao passar poruma rede com limite de tamanho para datagramas,é inferior ao datagrama em trânsito.

Com relação à fragmentação de datagramas é cor-reto afirmar que

a) quando um datagrama é fragmentado, osdados do datagrama original são distribuídosentre os novos datagramas e apenas o pri-meiro fragmento do datagrama irá transportaros campos presentes no cabeçalho do data-grama original.

b) em uma rede local 10baseT, o Hub é o únicoresponsável pela fragmentação e recomposi-ção dos datagramas.

c) durante a transmissão, quando um fragmentoé perdido, todo o datagrama original deve serretransmitido.

d) quando necessário, a retransmissão deve sersolicitada pelo próprio protocolo IP, responsá-vel pela identificação do datagrama descarta-do.

e) para que a recuperação de um datagramaocorra sem problemas, os fragmentos quechegarem adiantados devem aguardar, nacamada física do modelo OSI, a chegada detodos os fragmentos do datagrama original.

56- O ICMP (Internet Control Message Protocol) utilizaos serviços providos pelo IP para a transferênciade suas mensagens.

Com relação ao ICMP é correto afirmar que

a) seu principal objetivo é garantir a entrega dedatagramas no destino.

b) nenhuma mensagem ICMP poderá ser gera-da por um roteador.

c) o intervalo de tempo que o ICMP aguarda aconfirmação não pode ser fixo e é calculadodinamicamente pelo ICMP, afetando direta-mente sua performance.

d) para garantir a entrega dos dados, o proto-colo ICMP espera que os segmentos recebi-dos sejam confirmados pela máquina no des-tino.

e) uma mensagem é normalmente gerada peloICMP quando há algum problema no proces-samento de um datagrama recebido.

www.pciconcursos.com.br

Page 19: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 319

57- O Frame Relay é um protocolo de enlace no mo-delo OSI. Os dados trafegam em quadros. Umquadro é composto por vários campos e podem tertamanhos variados.

Com relação a redes Frame Relay é correto afir-mar que

a) este protocolo provê um serviço não-orientado a conexão através de circuitos bidi-recionais, sendo possível definir diferentesvelocidades de transmissão em cada direção.

b) quando estas redes são utilizadas para inter-ligar redes TCP/IP, as atividades de correçãode erros e de controle de fluxo são assumidaspelo protocolo Frame Relay.

c) neste tipo de rede, o roteador do usuário é oresponsável por construir os quadros, inseriros DLCIs (Data Link Connection Identifiers)apropriados nos quadros e entregar os qua-dros para transmissão.

d) quando os protocolos TCP/IP trafegam sobreuma rede Frame Relay, o roteamento dosquadros é de responsabilidade do protocoloTCP/IP.

e) na configuração de um circuito virtual é ne-cessário definir quanto da capacidade docircuito físico pode ser utilizada pelo circuitovirtual. A grande vantagem das redes FrameRelay e que esses valores podem ser excedi-dos simultaneamente por todos os usuáriosda rede, até o limite da capacidade máximado circuito físico, sem comprometer os qua-dros que trafegam na rede, para um total deaté 512 usuários.

58- O Modo de Transferência Assíncrono (ATM) éuma tecnologia baseada na transmissão de pe-quenas unidades de informação de tamanho fixo eformato padronizado, denominadas células. Estatecnologia é capaz de suportar diferentes serviçospara satisfazer aos requisitos exigidos pelos dife-rentes tipos de tráfego a altas velocidades detransmissão. Nas redes ATM

a) os parâmetros de QoS são definidos do pontode vista da infraestrutura de comunicação quefornece suporte ou implementa os serviçosATM.

b) os parâmetros de QoS são definidos do pontode vista do servidor que implementa os servi-ços ATM.

c) um usuário não pode requisitar uma QoSespecífica da camada ATM, sob a penalidadede violar o contrato da prestação do serviço.

d) entre os parâmetros que podem ser utilizadospara a definição da QoS na camada ATMestão o retardo, a sensibilidade à variaçãoestatística do retardo e a taxa de perda decélulas.

e) os aspectos e procedimentos de sinalizaçãode uma rede ATM têm como única funçãoimpedir a adição e a remoção de conexõesem uma camada.

www.pciconcursos.com.br

Page 20: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 320

59- Uma política de segurança é um conjunto de nor-mas, regras e práticas que regulam como uma or-ganização gerencia, protege e distribui suas infor-mações e recursos.

Com relação aos mecanismos utilizados para pro-mover a segurança de redes de computadores, acriptografia de chave pública

a) baseia-se na utilização de chaves distintas:uma para codificação (E) e outra para decodi-ficação (D), escolhidas de forma que a deri-vação de D a partir de E seja, em termospráticos, muito difícil de ser realizada.

b) é um método assimétrico e baseia-se nautilização de uma única chave pública paracodificar e decodificar a informação, escolhidade forma que a violação dessa chave seja,em termos práticos, muito difícil de ser reali-zada.

c) baseia-se na definição de duas chaves públi-cas para codificar e uma terceira, tambémpública, para decodificar a informação, esco-lhidas de forma que a violação dessas chavessejam, em termos práticos, muito difícil de serrealizada.

d) é um método simétrico, permitindo que umamesma chave seja utilizada para codificar edecodificar a informação, escolhida de formaque a violação dessa chave seja, em termospráticos, muito difícil de ser realizada.

e) não pode ser utilizada nos mecanismos deassinatura digital, pela impossibilidade dautilização de algoritmos assimétricos.

60- Entre os mecanismos utilizados para auxiliar aadministração de uma rede, o SNMP

a) é um conjunto de variáveis que correspondeaos protocolos UDP, TCP, IP e ARP, utiliza-dos para diagnosticar falhas na rede.

b) é um protocolo que utiliza um paradigma decarga e armazenamento no qual existemduas operações básicas: carrega (fetch),usada para obter um valor de um dispositivo,e armazena (store), usada para configurarum valor em um dispositivo.

c) é um conjunto de variáveis para hardware derede como Ethernet, Token Ring e FDDI.

d) é um protocolo utilizado para permitir o ras-treamento e a interceptação de mensagensde e-mail.

e) é o protocolo utilizado para envio de mensa-gens de e-mail.

www.pciconcursos.com.br

Page 21: Prova3-Politica e Adm Tributaria-2002-2

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 Política e Administração Tributária - Prova 324

ESAF

www.pciconcursos.com.br