prova uerj 2015

34
14/06/2015 Neste caderno, você encontrará um conjunto de quarenta páginas numeradas sequencialmente, contendo sessenta questões das seguintes áreas: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. A Classificação Periódica dos Elementos encontra-se na página 39. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Cartão de respostas Verifique se as seguintes informações estão corretas: nome, número do CPF, número do documento de identidade, data de nascimento, número de inscrição e língua estrangeira escolhida. se houver erro, notifique o fiscal. Nada deve ser escrito ou registrado no cartão, além de sua assinatura, da transcrição da frase e da marcação das respostas. Para isso, use apenas caneta de corpo transparente, azul ou preta. Após ler as questões e escolher a alternativa que melhor responde a cada uma delas, cubra totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo. As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas. O cartão não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. 2. CaderNo de Questões Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal. As questões de números 17 a 21, da área de Linguagens, deverão ser respondidas de acordo com sua opção de Língua Estrangeira: Espanhol, Francês ou Inglês. Informações GeraIs O tempo disponível para fazer a prova é de quatro horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal este caderno e o cartão de respostas. Nas salas de prova, os candidatos não poderão usar qualquer tipo de relógio, óculos escuros e boné, nem portar arma de fogo, fumar e utilizar corretores ortográficos e borrachas. Será eliminado do Vestibular Estadual 2016 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer meio de obtenção de informações, eletrônico ou não. Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova. Boa prova!

Upload: profmauricioaydano

Post on 15-Sep-2015

93 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

prova uerj 2015

TRANSCRIPT

  • 14/06/2015Neste caderno, voc encontrar um conjunto de quarenta pginas numeradas sequencialmente, contendo sessenta questes das seguintes reas: Linguagens; Matemtica; Cincias da Natureza; Cincias Humanas. A Classificao Peridica dos Elementos encontra-se na pgina 39.No abra o caderno antes de receber autorizao.

    Instrues1. Carto de respostasVerifique se as seguintes informaes esto corretas: nome, nmero do CPF, nmero do documento de identidade, data de nascimento, nmero de inscrio e lngua estrangeira escolhida.se houver erro, notifique o fiscal. Nada deve ser escrito ou registrado no carto, alm de sua assinatura, da transcrio da frase e da marcao das respostas. Para isso, use apenas caneta de corpo transparente, azul ou preta.Aps ler as questes e escolher a alternativa que melhor responde a cada uma delas, cubra totalmente o espao que corresponde letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo.

    As respostas em que houver falta de nitidez ou marcao de mais de uma letra no sero registradas.O carto no pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado.

    2. CaderNo de Questes Ao receber autorizao para abrir este caderno, verifique se a impresso, a paginao e a numerao das questes esto corretas.Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal.As questes de nmeros 17 a 21, da rea de Lin guagens, devero ser respondidas de acordo com sua opo de Lngua Estrangeira: Espanhol, Francs ou Ingls.

    Informaes GeraIsO tempo disponvel para fazer a prova de quatro horas. Nada mais poder ser registrado aps o trmino desse prazo.Ao terminar a prova, entregue ao fiscal este caderno e o carto de respostas.Nas salas de prova, os candidatos no podero usar qualquer tipo de relgio, culos escuros e bon, nem portar arma de fogo, fumar e utilizar corretores ortogrficos e borrachas.Ser eliminado do Vestibular Estadual 2016 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer meio de obteno de informaes, eletrnico ou no. Ser tambm eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

    Boa prova!

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 3

    Linguagens

    DICIONRIO FEITO POR CRIANAS REVELAUM MUNDO QUE OS ADULTOS NO ENXERGAM MAIS

    Em abril, aconteceu a Feira do Livro de Bogot, e um dos maiores sucessos foi um livro chamado Casa das estrelas: o universo contado pelas crianas. Nele, h um dicionrio com mais de 500 definies para 133 palavras, de A a Z, feitas por crianas.

    O curioso deste dicionrio infantil como as crianas definem o mundo atravs daquilo que os adultos j no conseguem perceber. O autor do livro o professor Javier Naranjo, que compilou informaes ao longo de dez anos durante as aulas. Ele conta que a ideia surgiu quando ele pediu aos seus alunos para definirem a palavra criana, e uma das respostas que lhe chamou ateno foi: uma criana um amigo que tem o cabelo curtinho, no toma rum e vai dormir cedo.

    Veja outros verbetes do livro e as idades das crianas que os definiram:

    Adulto: pessoa que, em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma. (Andrs, 8 anos)

    gua: transparncia que se pode tomar. (Tatiana, 7 anos)

    Branco: o branco uma cor que no pinta. (Jonathan, 11 anos)

    Campons: um campons no tem casa, nem dinheiro, somente seus filhos. (Luis, 8 anos)

    Cu: de onde sai o dia. (Duvn, 8 anos)

    Dinheiro: coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos. (Ana Mara, 12 anos)

    Escurido: como o frescor da noite. (Ana Cristina, 8 anos)

    Guerra: gente que se mata por um pedao de terra ou de paz. (Juan Carlos, 11 anos)

    Inveja: atirar pedras nos amigos. (Alejandro, 7 anos)

    Me: me entende e depois vai dormir. (Juan, 6 anos)

    Paz: quando a pessoa se perdoa. (Juan Camilo, 8 anos)

    Solido: tristeza que d na pessoa s vezes. (Ivn, 10 anos)

    Tempo: coisa que passa para lembrar. (Jorge, 8 anos)

    Universo: casa das estrelas. (Carlos, 12 anos)

    Andr FantinAdaptado de repertoriocriativo.com.br, 22/05/2013.

    5

    10

    15

    20

    questo

    01O curioso deste dicionrio infantil como as crianas definem o mundo atravs daquilo que os adultos j no conseguem perceber. (l. 4-5)Adultos e crianas, embora usando a mesma linguagem, no veem e no descrevem o mundo da mesma maneira.

    Com base no contedo desse fragmento, pode-se concluir que qualquer descrio da realidade apresenta a seguinte caracterstica:

    (A) requer algum que a realize sem receio

    (B) necessita de que se faa formulao detalhada

    (C) depende da perspectiva daquele que observa

    (D) mostra-se precisa para os que j amadureceram

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao4

    Linguagens

    Uma afirmao paradoxal contm alguma contradio interna.

    Um exemplo de afirmao paradoxal identificado em:

    (A) Adulto: pessoa que, em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma. (l. 11)(B) Guerra: gente que se mata por um pedao de terra ou de paz. (l. 19) (C) Me: me entende e depois vai dormir. (l. 21)(D) Paz: quando a pessoa se perdoa. (l. 22)

    questo

    02

    Escurido: como o frescor da noite. (l. 18)O verbete citado apresenta uma definio potica para o termo escurido.

    Essa afirmativa pode ser justificada pelo fato de a autora do verbete ter optado por:

    (A) priorizar as crenas antes de se pautar pela racionalidade

    (B) construir uma figurao particular sem se ater ao fenmeno fsico

    (C) expressar seu medo da noite no lugar de descrev-la minuciosamente

    (D) apoiar-se na linguagem denotativa ao invs de elaborar um argumento conotativo

    questo

    04

    Por meio da generalizao, pode-se atribuir um determinado conjunto de traos que no se relacionam apenas com o que est sendo nomeado.

    O melhor exemplo desse procedimento de generalizao est presente em:

    (A) Branco: o branco uma cor que no pinta. (l. 13) (B) Campons: um campons no tem casa, nem dinheiro, somente seus filhos. (l. 14)(C) Cu: de onde sai o dia. (l. 15)(D) Universo: casa das estrelas. (l. 25)

    questo

    05

    questo

    03uma criana um amigo que tem o cabelo curtinho, no toma rum e vai dormir cedo. (l. 8-9)Na definio acima, o trecho sublinhado contm duas comparaes implcitas, que tm como referncia o mundo dos adultos.

    Essas comparaes so feitas por meio do seguinte recurso:

    (A) oposio

    (B) gradao

    (C) classificao

    (D) reformulao

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 5

    Linguagens

    Fbio Moon e Gabriel B. Folha de So Paulo, 15/06/2013.

    No ltimo quadrinho, formula-se uma analogia moral, quando se sugere que no possvel ver tudo o que acontece frente dos olhos.

    A partir dessa analogia, pode-se chegar seguinte concluso:

    (A) a verdade absoluta no existe

    (B) a existncia no tem explicao

    (C) o homem no o centro do mundo

    (D) o curso da vida no pode ser mudado

    O personagem presente no ltimo quadrinho um caro, um ser microscpico. Suas falas tm relao direta com seu tamanho. No contexto, possvel compreender a imagem do personagem como uma metonmia.

    Essa metonmia representa algo que se define como:

    (A) invisvel

    (B) expressivo

    (C) inexistente

    (D) contraditrio

    questo

    06

    questo

    07

    questo

    08

    As ausncias da moldura e da imagem so recursos grficos que contribuem para o sentido do texto.

    A relao entre esses recursos grficos e a mensagem contida no terceiro quadrinho possui um sentido de:

    (A) ironia

    (B) reforo

    (C) negao

    (D) contradio

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao6

    Linguagens

    questo

    09Em sua origem grega, o termo eufemismo significa palavra de bom agouro ou palavra que deseja o bem. Como figura de linguagem, indica um recurso que suaviza alguma ideia ou expresso mais chocante.

    Na crnica, o autor enfatiza o aspecto negativo dos eufemismos, que serviriam para distorcer a realidade.

    De acordo com o autor, o eufemismo camufla a desigualdade social no seguinte exemplo:

    (A) fracasso crise (l. 8) (B) peste pandemia (l. 11)(C) magricela anorxica (l. 11)(D) rico corrupto (l. 18)

    A ARTE DE ENGANAR

    Em seu livro Pernas pro ar, Eduardo Galeano recorda que, na era vitoriana, era proibido mencionar calas na presena de uma jovem. Hoje em dia, diz ele, no cai bem utilizar certas expresses perante a opinio pblica: O capitalismo exibe o nome artstico de economia de mercado; imperialismo se chama globalizao; suas vtimas se chamam pases em via de desenvolvimento; oportunismo se chama pragmatismo; despedir sem indenizao nem explicao se chama flexibilizao laboral etc.

    A lista longa. Acrescento os inmeros preconceitos que carregamos: ladro sonegador; lobista consultor; fracasso crise; especulao derivativo; latifndio agronegcio; desmatamento investimento rural; lavanderia de dinheiro escuso paraso fiscal; acumulao privada de riqueza democracia; socializao de bens ditadura; governar a favor da maioria populismo; tortura constrangimento ilegal; invaso interveno; peste pandemia; magricela anorxica.

    Eufemismo a arte de dizer uma coisa e acreditar que o pblico escuta ou l outra. um jeitinho de escamotear significados. De tentar encobrir verdades e realidades.

    Posso admitir que perteno terceira idade, embora esteja na cara: sou velho. Ora, poderia dizer que sou seminovo! Como carros em revendedoras de veculos. Todos velhos! Mas o adjetivo seminovo os torna mais vendveis.

    Coitadas das palavras! Elas so distorcidas para que a realidade, escamoteada, permanea como est. No conseguem, contudo, escapar da luta de classes: pobre ladro, rico corrupto. Pobre viciado, rico dependente qumico.

    Em suma, eufemismo um truque semntico para tentar amenizar os fatos.

    Frei Betto Adaptado de O Dia, 21/03/2015.

    5

    10

    15

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 7

    Linguagens

    Frei Betto inicia seu texto com uma citao do escritor uruguaio Eduardo Galeano, recorrendo a recurso comum de argumentao.

    Esse recurso constitui um argumento de:

    (A) comparao

    (B) causalidade

    (C) contestao

    (D) autoridade

    questo

    10

    Na produo do humor, trao tpico da crnica, o autor combina eufemismos com outros recursos ou figuras de linguagem.

    O exemplo em que o humor produzido por meio da superposio entre um eufemismo e uma comparao entre elementos distintos :

    (A) despedir sem indenizao nem explicao se chama flexibilizao laboral (l. 5-6)(B) acumulao privada de riqueza democracia; (l. 9-10)(C) Ora, poderia dizer que sou seminovo! (l. 14-15)(D) so distorcidas para que a realidade, escamoteada, permanea como est. (l. 17-18)

    questo

    11

    No segundo pargrafo, o emprego de certa estrutura encaminha a reflexo do leitor para os disfarces que a linguagem permite.

    Essa estrutura caracterizada principalmente por:

    (A) modalizao

    (B) pressuposio

    (C) exemplificao

    (D) particularizao

    questo

    12

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao8

    Linguagens

    TERRORISMO LGICO O TErrOrISMO DUPLAMENTE OBSCUrANTISTA: PrIMEIrO NO ATENTADO, DEPOIS NAS rEAES qUE DESENCADEIA.

    Said e Chrif Kouachi eram descendentes de imigrantes. Said e Chrif Kouachi so suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, na Frana. Se no houvesse imigrantes na Frana, no teria havido ataque ao Charlie Hebdo.

    Said e Chrif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, eram filhos de argelinos. Zinedine Zidane filho de argelinos. Zinedine Zidane terrorista.

    Zinedine Zidane filho de argelinos. Said e Chrif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, eram filhos de argelinos. Said e Chrif Kouachi sabiam jogar futebol.

    Muulmanos so uma minoria na Frana. Membros de uma minoria so suspeitos do ataque terrorista. Olha a no que d defender minoria...

    A esquerda francesa defende minorias. Membros de uma minoria so suspeitos pelo ataque terrorista. A esquerda francesa culpada pelo ataque terrorista.

    A extrema direita francesa demoniza os imigrantes. O ataque terrorista fortalece a extrema direita francesa. A extrema direita francesa est por trs do ataque terrorista.

    Marine Le Pen a lder da extrema direita francesa. Le Pen O Caneta, se tomarmos o artigo em francs e o substantivo em ingls. Eis a uma demonstrao de apoio da extrema direita francesa liberdade de expresso e aos erros de concordncia nominal.Numa democracia, desejvel que as pessoas sejam livres para se expressar. Algumas dessas expresses podem ofender indivduos ou grupos. Numa democracia, desejvel que indivduos ou grupos sejam ofendidos.

    Os terroristas que atacaram o jornal Charlie Hebdo usavam gorros pretos. Black blocs usam gorros pretos. Black blocs so terroristas.

    Todo abacate verde. O Incrvel Hulk verde. O Incrvel Hulk um abacate.

    Antonio PrataAdaptado de Folha de So Paulo, 11/01/2015.

    5

    10

    15

    20

    questo

    13O terrorismo duplamente obscurantista: primeiro no atentado, depois nas reaes que desencadeia.

    O subttulo do texto sugere uma explicao para o ttulo.

    Essa explicao melhor compreendida pela associao entre:

    (A) tiros e opinies

    (B) armas e negociaes

    (C) convices e mentiras

    (D) crenas e esclarecimentos

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 9

    Linguagens

    Antonio Prata, ao comentar o ataque ao jornal Charlie Hebdo, construiu uma srie de variaes do argumento tpico do mtodo dedutivo, conhecido como silogismo e normalmente organizado na forma de trs sentenas em sequncia.

    A organizao do silogismo sintetiza a estrutura do prprio mtodo dedutivo, que se encontra melhor apresentada em:

    (A) premissa geral premissa particular concluso(B) premissa particular premissa geral concluso(C) premissa geral segunda premissa geral concluso particular(D) premissa particular segunda premissa particular concluso geral

    Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocnio errado ou inadequado que nos leva a concluses falsas ou improcedentes. O ltimo pargrafo do texto um exemplo de sofisma, considerando que, da constatao de que todo abacate verde, no se pode deduzir que s os abacates tm cor verde.

    Esse o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:

    (A) enumerao incorreta

    (B) generalizao indevida

    (C) representao imprecisa

    (D) exemplificao inconsistente

    Este pargrafo indica como o leitor deve ler todos os anteriores.

    Segundo essa indicao, os argumentos apresentados pelo cronista devem ser compreendidos como:

    (A) crticas irnicas

    (B) exerccios formais

    (C) raciocnios aceitveis

    (D) recriaes lingusticas

    questo

    14

    questo

    15

    questo

    16

    considere o ltiMo PArGrAFo do texto PArA resPonder s questes 15 e 16.

    Todo abacate verde. O Incrvel Hulk verde. O Incrvel Hulk um abacate. (l. 22)

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao10

    Linguagens espanhoL

    Entre los vendedores y el cliente predomina el tratamiento formal, adecuado a ese contexto social.

    El fragmento que no representa un ejemplo de registro formal es:

    (A) puedo ayudarlo (vieta 1)

    (B) podra descripcionarme (vieta 3)

    (C) No s,...cualquiera (vieta 4)

    (D) Aguarde un instante (vieta 7)

    Quino Cunta bondad!. Buenos aires: ediciones de la Flor, 1999.

    Questo

    17

    BUENOS DIAS, EN QUPUEDO AYUDARLO?

    QUISIERA PAPELPARA ESCRIBIR.

    CMO NO, USTED QUMQUINA POSESIONA?

    NNNO,...NO TENGO MQUINA,

    ESCRIBO A MANO.

    AH ! Y PODRA DESCRIPCIONARMEQU FORMATO DE HOJA PREFERENCIA :A-3, A-6, A-4, A-5 ?

    NO S,... CUALQUIERA, YOESCRIBO FRASES, ALGN

    POEMA, APUNTES SUELTOS...

    COMPRENDO, PERO SI USTED METIPOLOGIZA SOBRE QU CDIGODE FORMATO ESCRIBE MEJOR YO PUEDO SUGERIRLE EL A-4, O EL A

    YO NO ESCRIBO SOBRE CDIGOS, YOESCRIBO SOBRE PAPEL, SOBRE

    SIMPLE PAPEL DE ESCRIBIR !! TIENE O NO?

    AGUARDE UN INSTANTE, DEBOCONSULTAR A MI SUPERVISORA.

    ENCANTADA, WANDA,PARA SERVIRLE.

    MI COLEGA YA ME HA REFERENCIADO, USTEDBUSCA PAPEL PARA GRAFICAR... QU ,

    EXACTAMENTE?

    MIS IDEAS !; YOSLO QUIERO LLEVARMIS IDEAS AL PAPEL !

    O SEA, EFECTUAR UN TRANSFERDE IDEAS. OH, ENTIENDO, USTEDBUSCA PAPEL DE EMBALAJE ! LO SIENTO, NO LO OPERACIONAMOS !

    EST BIEN,OLVIDMOSLO.

    POBRE, ES QUE LA GENTE, A ESA EDAD, YAEST DESNEURONIZADA !

    ESO, Y NO SABE EXPRESIONARBIEN LO QUE DESEA !

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 11

    Linguagens espanhoL

    La tira es un gnero que se apoya en diferentes recursos grficos y visuales.

    En la vieta 3, la expresin corporal del cliente aporta el siguiente sentido:

    (A) enojo

    (B) sorpresa

    (C) desaliento

    (D) aburrimiento

    En la historieta, se observa la dificultad de comunicacin entre los personajes.

    Esa dificultad se puede explicar por:

    (A) informatizacin excesiva en la tienda

    (B) avance tecnolgico de los productos

    (C) pensamiento arcaico de los mayores

    (D) lenguaje adoptado por los vendedores

    Pobre, es que la gente, a esa edad, ya est desneuronizada! / Eso, y no sabe expresionar bien lo que desea! (ltima vieta)

    El enunciado subrayado establece una relacin de sentido con el anterior que se puede comprender como:

    (A) oposicin

    (B) condicin

    (C) alternancia

    (D) consecuencia

    Questo

    18

    Questo

    21

    Questo

    19

    Questo

    20O sea, efectuar un transfer de ideas. (vieta 12)

    El trmino subrayado tiene la funcin de introducir una idea de:

    (A) restriccin

    (B) explicacin

    (C) rectificacin

    (D) generalizacin

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao12

    Linguagens francs

    Lhumour de cette bande dessine rsulte dun raisonnement du personnage bas sur deux diffrentes proprits du mot.

    Ces proprits sont les suivantes:

    (A) rgularit et variabilit

    (B) forme et signification

    (C) dnotation et connotation

    (D) orthographe et prononciation

    geluck.com

    questo

    17

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 13

    Linguagens francs

    Mais tout se termine bien puisque Zorro arrive la fin! (image 8)

    Leffet humoristique de lexpression souligne est d :

    (A) son double sens

    (B) sa mauvaise formulation

    (C) son vocabulaire informel

    (D) sa signification contradictoire

    On aurait d sy attendre vu que prface se situe au beau milieu de louvrage. (image 7)

    La place occupe par le mot prface dans le dictionnaire tonne le personnage car:

    (A) les prfaces se trouvent la fin des oeuvres

    (B) ce nest pas tous les livres qui ont une prface

    (C) les prfaces doivent figurer au dbut dun livre

    (D) quelques prfaces sont places au milieu des livres

    Daprs la rflexion du personnage, une qualit importante manquerait lorganisation dun dictionnaire.

    Cette qualit est prsente dans lalternative suivante:

    (A) prcision

    (B) originalit

    (C) cohrence

    (D) objectivit

    Le mot imprim lest, tandis que effac ne lest pas. (image 3)

    La forme pronominale l, employe deux reprises dans cette phrase, a pour caractristique de:

    (A) renforcer la polysmie des mots

    (B) reprendre des antcdents distincts

    (C) assurer une fonction mtalinguistique

    (D) opposer une affirmation et une ngation

    questo

    18

    questo

    19

    questo

    20

    questo

    21

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao14

    Linguagens ingLs

    Besides being funny, comics often expresses criticism.

    The comic strip criticizes mens incapacity to take the following action:

    (A) fight what baffles them

    (B) confront what fools them

    (C) resist what alienates them

    (D) avoid what confuses them

    images1.fanpop.com

    questo

    17

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 15

    Linguagens ingLs

    In the speech balloon of panel 1, the word that appears twice.

    The second that fulfils the following cohesive function:

    (A) showing emphasis in speech

    (B) refering back to the quotation

    (C) pointing to the book in the picture

    (D) linking main and subordinate clauses

    By establishing links between different parts of a text, one might guess the meaning of an unknown word.

    Based on Calvins evaluation of the show he is watching, the meaning of the word tripe, in panel 8, is:

    (A) fun

    (B) trash

    (C) pastime

    (D) program

    Consider the visual representation of the tiger in the comic strip.

    The effect of closeness between the tiger and the viewer is obtained in the panel below:

    (A) 5

    (B) 6

    (C) 7

    (D) 8

    And I should know. (panel 4)

    Modal verbs can be used to refer to a speakers attitude.

    The modal should indicates that Calvin believes his knowledge of the bad quality of the TV show would be characterized as:

    (A) desirable

    (B) probable

    (C) surprising

    (D) mandatory

    questo

    18

    questo

    19

    questo

    20

    questo

    21

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao16

    MateMtica

    questo

    23Observe a funo f, definida por:

    f (x) = x2 kx + 29, para x IR

    Se f (x) 4, para todo nmero real x, o valor mnimo da funo f 4. Assim, o valor positivo do parmetro k :

    (A) 5

    (B) 6

    (C) 10

    (D) 15

    Admita a seguinte sequncia numrica para o nmero natural n:

    Sendo 2 n 10, os dez elementos dessa sequncia, em que a1 = e a10 = , so:

    A mdia aritmtica dos quatro ltimos elementos da sequncia igual a:

    (A)

    (B)

    (C)

    (D)

    questo

    22

    Dois dados, com doze faces pentagonais cada um, tm a forma de dodecaedros regulares. Se os dodecaedros esto justapostos por uma de suas faces, que coincidem perfeitamente, formam um poliedro cncavo, conforme ilustra a figura.

    Considere o nmero de vrtices V, de faces F e de arestas A desse poliedro cncavo.

    A soma V + F + A igual a:

    (A) 102

    (B) 106

    (C) 110

    (D) 112

    questo

    24

    a1= e an = an + 31 3

    , , , , , a6, a7, a8, a9, 1 3

    10 3

    19 3

    28 3

    37 3

    82 3 )(

    82 3

    1 3

    238 12

    137 6

    219 4

    657 9

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 17

    matemtica

    questo

    27Um ndice de inflao de 25% em um determinado perodo de tempo indica que, em mdia, os preos aumentaram 25% nesse perodo. Um trabalhador que antes podia comprar uma quantidade X de produtos, com a inflao e sem aumento salarial, s poder comprar agora uma quantidade Y dos mesmos produtos, sendo Y < X.

    Com a inflao de 25%, a perda do poder de compra desse trabalhador de:

    (A) 20%

    (B) 30%

    (C) 50%

    (D) 80%

    Admita que a ordem de grandeza de uma medida x uma potncia de base 10, com expoente

    n inteiro, para 10 x < 10 .Considere que um terremoto tenha liberado uma energia E, em joules, cujo valor numrico tal que log10 E = 15,3.

    A ordem de grandeza de E, em joules, equivale a:

    (A) 1014

    (B) 1015

    (C) 1016

    (D) 1017

    questo

    25n 12 n +

    12

    questo

    26O raio de uma roda gigante de centro C mede CA = CB = 10 m. Do centro C ao plano horizontal do cho, h uma distncia de 11 m. Os pontos A e B, situados no mesmo plano vertical, ACB, pertencem circunferncia dessa roda e distam, respectivamente, 16 m e 3,95 m do plano do cho. Observe o esquema e a tabela:

    A medida, em graus, mais prxima do menor ngulo ACB corresponde a:

    (A) 45

    (B) 60

    (C) 75

    (D) 105

    A

    C

    B

    16 m

    3,95

    m

    ^

    (graus) sen

    15o 0,259

    30o 0,500

    45o 0,707

    60o 0,866plano horizontal

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao18

    MateMtica

    questo

    28

    Em um sistema de codificao, AB representa os algarismos do dia do nascimento de uma pessoa e CD os algarismos de seu ms de nascimento. Nesse sistema, a data trinta de julho, por exemplo, corresponderia a:

    Admita uma pessoa cuja data de nascimento obedea seguinte condio:

    O ms de nascimento dessa pessoa :

    (A) agosto

    (B) setembro

    (C) outubro

    (D) novembro

    questo

    29

    Um painel de iluminao possui nove sees distintas, e cada uma delas acende uma luz de cor vermelha ou azul. A cada segundo, so acesas, ao acaso, duas sees de uma mesma cor e uma terceira de outra cor, enquanto as seis demais permanecem apagadas.Observe quatro diferentes possibilidades de iluminao do painel:

    O tempo mnimo necessrio para a ocorrncia de todas as possibilidades distintas de iluminao do painel, aps seu acionamento, igual a x minutos e y segundos, sendo y < 60.

    Os valores respectivos de x e y so:

    (A) 4 e 12

    (B) 8 e 24

    (C) 25 e 12

    (D) 50 e 24

    A = 3 B = 0 C = 0 D = 7

    A + B + C + D = 20

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 19

    CInCIas da natureza

    Em algumas raas de gado bovino, o cruzamento de indivduos de pelagem totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivduos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas.

    Admita um grupo de indivduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20 indivduos de colorao totalmente vermelha, 40 indivduos com pelagem malhada e 20 indivduos com colorao inteiramente branca.

    O resultado desse cruzamento exemplo do seguinte fenmeno gentico:

    (A) epistasia

    (B) pleiotropia

    (C) dominncia

    (D) codominncia

    questo

    30

    utilize as informaes a seguir para responder s questes de nmeros 31 e 32.

    O suco gstrico contm um cido, produzido pelas clulas da parede do estmago, que desempenha papel fundamental para a eficincia do processo digestrio no ser humano.

    questo

    31O nion do cido produzido no estmago corresponde ao elemento qumico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro perodo da tabela de classificao peridica.

    Esse cido denominado:

    (A) ntrico

    (B) sulfrico

    (C) clordrico

    (D) fluordrico

    O consumo excessivo de anticidos pode interferir na atuao do suco gstrico, prejudicando o funcionamento normal do estmago.

    As duas principais funes do estmago prejudicadas por esse uso excessivo so:

    (A) emulsificaoo de gorduras absoroo de aminoicidos(B) Tuebra de molpculas de carboidratos produoo de muco(C) transformaoo de pepsinogrnio em pepsina eliminaoo de microorganismos (D) digesto de compostos carboxtlicos manutenoo de p+ adeTuado absoroo

    questo

    32

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao20

    CInCIas da natureza

    Cosmticos de uso corporal, quando constitudos por duas fases lquidas imiscveis, so denominados leos bifsicos. Observe na tabela as principais caractersticas de um determinado leo bifsico.

    Para diferenciar as duas fases, originariamente incolores, adicionado ao leo um corante azul de natureza inica, que se dissolve apenas na fase em que o solvente apresenta maior afinidade pelo corante. Essa adio no altera as massas e volumes das fases lquidas.

    As duas fases lquidas do leo bifsico podem ser representadas pelo seguinte esquema:

    (A)

    (B)

    (C)

    (D)

    fase solvente Volume(ml)massa

    (g)

    aquosa gua 30,0 30,0

    orgnica solvente orgnico apolar 70,0 56,0

    questo

    33

    O nmero de bactrias em uma cultura cresce de modo anlogo ao deslocamento de uma parttcula em moYimento uniformemente acelerado com Yelocidade inicial nula. Assim podese afirmar Tue a taxa de crescimento de bactprias comportase da mesma maneira Tue a Yelocidade de uma partcula.

    Admita um experimento no qual foi medido o crescimento do nmero de bactrias em um meio adequado de cultura, durante um determinado perodo de tempo. Ao fim das primeiras quatro horas do experimento, o nmero de bactrias era igual a 8 u 105. Aps a primeira hora, a taxa de crescimento dessa amostra, em nmero de bactrias por hora, foi igual a:

    (A) 1,0 u 105(B) 2,0 u 105(C) 4,0 u 105(D) 8,0 u 105

    questo

    34

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 21

    CInCIas da natureza

    Uma rede eltrica fornece tenso eficaz de 100 V a uma sala com trs lmpadas, L1, L2 e L3. Considere as informaes da tabela a seguir:

    As trs lmpadas, associadas em paralelo, permanecem acesas durante dez horas, sendo E1, E2 e E3 as energias consumidas, respectivamente, por L1, L2 e L3.

    A relao entre essas energias pode ser expressa como:

    (A) E1 > E2 > E3(B) E1 = E2 > E3(C) E2 > E1 > E3(D) E2 > E3 = E1

    lmpada tipo Caractersticas eltricas nominais

    L1 incandescente 200 V 120 W

    L2 incandescente 100 V 60 W

    L3 fluorescente 100 V 20 W

    questo

    36

    Um dos fatores determinantes da perda de clcio dos ossos o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema abaixo representa a regulao do clcio no sangue humano, realizada pelas glndulas X e Y, responsveis diretas pela produo dos hormnios A e B, respectivamente.

    Esse processo de perda de clcio resulta, principalmente, da atuao intensa do hrmonio e da glndula indicados em:

    (A) calcitonina tireoide (B) adrenalina suprarrenal(C) somatotryfico Kipyfise (D) paratorm{nio paratireoide

    questo

    35a glndula X produz

    o hormnio A

    A

    nvel de clcio no sangue cai

    Nvel de homeostase de clcio no sangue

    B

    a glndula Y produz o hormnio B

    se o nvel de clcio ficar baixo demais

    se o nvel de clcio ficar alto demais

    nvel de clcio no sangue aumenta

    X

    nve

    l alt

    o

    nvel baixo

    Y

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao22

    CInCIas da natureza

    No grfico, est indicada a concentrao de um metal pesado no corpo de vrios habitantes de um lago, bem como a concentrao do istopo de nitrognio 15N, cujos valores mais elevados esto associados a nveis crescentes na cadeia alimentar.

    A curva de concentrao de metal, nesses seres vivos, pode ser explicada pelo processo de:

    (A) magnificao trfica

    (B) eutrofizao do lago

    (C) interrupo do fluxo de energia

    (D) reteno de matria orgnica em consumidores maiores

    adaptado de boundless.com.

    questo

    37

    concentrao de 15N

    conc

    entr

    ao

    de

    met

    al

    5 -

    4 -

    3 -

    2 -

    1 -

    0

    No solo da floresta amaznica, so encontradas partculas ricas em fsforo, trazidas pelos ventos, com velocidade constante de 0,1 m u s1, desde o deserto do Saara. Admita que uma das partculas contenha 2,0% em massa de fsforo, o que equivale a 1,2 u 1015 tomos desse elemento qumico.

    A energia cintica de uma dessas partculas, em joules, ao ser trazida pelos ventos, equivale a:

    (A) 0,75 u 1010(B) 1,55 u 1011(C) 2,30 u 1012(D) 3,10 u 1013

    questo

    38

    Uma barca para transportar automveis entre as margens de um rio, quando vazia, tem volume igual a 100 m3 e massa igual a 4,0 u 104 kg. Considere que todos os automveis transportados tenham a mesma massa de 1,5 u 103 kg e que a densidade da gua seja de 1000 kg u m.O nmero mximo de automveis que podem ser simultaneamente transportados pela barca corresponde a:

    (A) 10

    (B) 40

    (C) 80

    (D) 120

    questo

    39

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 23

    CInCIas da natureza

    Aceleradores de partculas so ambientes onde partculas eletricamente carregadas so mantidas em movimento, como as cargas eltricas em um condutor. No Laboratrio Europeu de Fsica de Partculas CERN, est localizado o mais potente acelerador em operao no mundo. Considere as seguintes informaes para compreender seu funcionamento:

    os prtons so acelerados em grupos de cerca de 3000 pacotes, que constituem o feixe do acelerador;

    esses pacotes so mantidos em movimento no interior e ao longo de um anel de cerca de 30 km de comprimento;

    cada pacote contm, aproximadamente, 1011 prtons que se deslocam com velocidades pryximas da lu] no Yicuo a carga do prton igual a 1,6 u 10 C e a velocidade da luz no vcuo igual a 3 u 108 m u s.

    Nessas condies, o feixe do CERN equivale a uma corrente eltrica, em ampres, da ordem de grandeza de:

    (A) 100

    (B) 102

    (C) 104

    (D) 106

    questo

    40

    Em um experimento, foi analisado o efeito do nmero de tomos de carbono sobre a solubilidade de alcois em gua, bem como sobre a quiralidade das molculas desses alcois. Todas as molculas de alcois testadas tinham nmero de tomos de carbono variando de 2 a 5, e cadeias carbnicas abertas e no ramificadas.

    Dentre os alcois utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em gua possui frmula estrutural correspondente a:

    (A)

    (B)

    (C)

    (D)

    questo

    41OH

    OH

    OH

    OH

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao24

    CInCIas da natureza

    Observe as figuras a seguir, que relacionam presso sangunea e presso osmtica em quatro diferentes condies ao longo da extenso de um vaso capilar.Na extremidade arterial (PA) do vaso capilar, a presso sangunea maior que a presso osmtica, e o lquido sai do interior do capilar para os tecidos, ocorrendo o fluxo oposto na extremidade venosa desse vaso, onde a presso sangunea venosa (PV) menor que a osmtica.

    Considere um quadro de desnutrio prolongada, em que um indivduo apresenta baixa concentrao de protenas no sangue.A representao mais adequada da relao entre a presso sangunea e a osmtica ao longo do capilar desse indiYtduo corresponde figura de n~mero(A) I(B) II(C) III(D) IV

    questo

    42

    40 -

    30 -

    20 -

    10 - PV

    PA40 -

    30 -

    20 -

    10 -

    40 -

    30 -

    20 -

    10 -

    40 -

    30 -

    20 -

    10 -

    pres

    so

    sang

    une

    a (to

    rr)

    pres

    so

    sang

    une

    a (to

    rr)

    pres

    so

    sang

    une

    a (to

    rr)

    pres

    so

    sang

    une

    a (to

    rr)

    presso osmtica

    presso osmtica presso osmtica

    presso osmtica

    PV

    PA

    PV

    PA

    PV

    PA

    IVIII

    I II

    Em um pndulo, um fio de massa desprezvel sustenta uma pequena esfera magnetizada de massa igual a Ng. 2 sistema encontrase em estado de eTuiltbrio com o fio de sustentaoo em uma direo perpendicular ao solo.

    Um m, ao ser aproximado do sistema, exerce uma fora horizontal sobre a esfera, e o pndulo alcana um novo estado de equilbrio, com o fio de sustentao formando um ngulo de 45 com a direo inicial.

    Admitindo a acelerao da gravidade igual a 10 m u s, a magnitude dessa fora, em newtons, igual a:

    (A) 0,1

    (B) 0,2

    (C) 1,0

    (D) 2,0

    questo

    43

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 25

    CInCIas da natureza

    No preparo de pes e bolos, comum o emprego de fermentos qumicos, que agem liberando gs carbnico, responsvel pelo crescimento da massa. Um dos principais compostos desses fermentos o bicarbonato de sdio, que se decompe sob a ao do calor, de acordo com a seguinte equao qumica:

    Considere o preparo de dois bolos com as mesmas quantidades de ingredientes e sob as mesmas condies, diferindo apenas na temperatura do forno: um foi cozido a 160 oC e o outro a 220 oC. Em ambos, todo o fermento foi consumido.

    O grfico que relaciona a massa de CO2 formada em funo do tempo de cozimento, em cada uma dessas temperaturas de preparo, est apresentado em:

    (A)

    (B)

    (C)

    (D)

    questo

    44 1a+C23 (s) Na2CO3 (s) +2O (g) + CO2 (g)

    160 OC220 OC

    tempo0

    mas

    sa d

    e C

    O2

    0

    mas

    sa d

    e C

    O2

    tempo

    mas

    sa d

    e C

    O2

    0 tempo

    0

    mas

    sa d

    e C

    O2

    tempo

    160 OC220 OC

    160 OC220 OC

    160 OC220 OC

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao26

    cincias humanas

    questo

    45

    As letras das canes Cidade maravilhosa, de 1935, e Rio 40 graus, de 1992, parecem no retratar a mesma cidade.

    As diferentes percepes do Rio de Janeiro, retratadas em cada letra, podem ser associadas, respectivamente, s ideias de:

    (A) ostentaoo da bele]a natural reformulaoo da seguranoa p~blica(B) mistificaoo da releYncia polttica caracteri]aoo da desordem urbana(C) enaltecimento da tranTuilidade social Yalori]aoo da integraoo ptnica(D) glorificaoo da identidade local reconKecimento da diYersidade cultural

    Cidade Maravilhosa

    Cidade maraYilKosaCKeia de encantos milCidade maraYilKosaCorao do meu Brasil

    Bero do samba e de lindas canes4ue YiYem nalma da gentes o altar dos nossos coraes4ue cantam alegremente

    (...)Andr Filho e silva sobreira, 1935

    rio 40 graus

    5io graus Cidade maraYilKa 3urgatyrio da bele]aE do caos

    (...)

    2 5io p uma cidadeDe cidades misturadas2 5io p uma cidadeDe cidades camufladasCom goYernos misturados Camuflados, paralelos Sorrateiros Ocultando comandos...

    (...)

    *atilKo de disNet 0arcaoo pagode funN De gatilKo marcaoo De samba-lance Com batuTue digital Na sub-uzi musical De batucada digital

    (...)Fernanda Abreu, 1992

    letras.mus.br

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 27

    cincias humanas

    questo

    46

    1o desenYolYimento das ind~strias ocorrido em diYersas sociedades acompanKado pela aplicaoo de conKecimentos cienttficos destacase o caso da petroTutmica ilustrado na imagem.2 principal problema ambiental causado pela ind~stria petroTutmica esti identificado em

    (A) eroso de solos agricultiYeis (B) derrubada de reservas florestais

    (C) produo de resduos poluentes

    (D) superexploraoo de recursos Ktdricos

    A Tutmica permite ao Komem reali]ar transformao}es tntimas na estrutura da matpria. Com seu desenvolvimento e aplicao nos processos de industrializao, a partir de finais do spculo ;9,,, essas transformao}es passaram a se reali]ar em um escala massiYa tendo efeitos ainda mais abrangentes. A cada Ye] Tue inoYao}es mudaYam a base tecnolygica produtos e serYioos inpditos cKegaYam sociedade surgindo tambpm problemas ambientais noYos e complexos.

    Adaptado de polipetembalagens.com.br, julho/2011.

    oglobo.globo.comIndstria Petroqumica, Rio de Janeiro

    Atp a aproYaoo dessa lei as ind~strias no pagaYam pela captaoo da igua diretamente de um manancial a cKamada igua bruta para utili]ila em seus processos produtiYos. 2 instrumento de cobranoa pela igua bruta utili]ada industrialmente obteYe os resultados mencionados no texto porque:

    (A) estimulou o re~so do bem(B) ampliou a disperso do consumo

    (C) redu]iu a desigualdade de acesso(D) inibiu o assoreamento de nascentes

    A /ei )ederal n . estabelece Tue sero cobrados os usos dos recursos Ktdricos suMeitos concesso do (stado. 7al regulamentaoo modificou substancialmente as bases operacionais e econ{micas da utili]aoo da igua bruta. (ssa cobranoa embora criticada por alguns setores foi um instrumento benpfico tanto em termos de conserYaoo dos recursos Ktdricos por estimular a gesto da demanda como em termos de proteoo ambiental.

    Adaptado de HesPANHoL, I. Scientific American Brasil. edio especial, n 62, 2015.

    questo

    47

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao28

    cincias humanas

    Cuba passou a ser um pats socialista apys a reYoluoo ocorrida em . 1as ~ltimas dpcadas porpm tem YiYenciado mudanoas deriYadas da dissoluoo da 8.5.6.6. dentre as Tuais esto as citadas no trecKo da reportagem.A expanso desses noYos negycios cubanos esti diretamente relacionada expectatiYa da seguinte possibilidade

    (A) integraoo com patses latinoamericanos(B) celebraoo de acordo comercial com a CKina(C) fim do embargo econ{mico norteamericano(D) liberalizao para investimentos de capitais europeus

    En LA HABAnA: de olho nos novos negCios

    2s noYos negycios em +aYana impulsionaram outro setor atp ento pouco em Yoga na ilKa a publicidade. As Kistyrias de peTuenos empreendedores Tue deram certo foram a inspirao para a revista eletrnica mensal En la Habana Tue cKegou ao seu terceiro n~mero em maroo deste ano. 2 obMetiYo segundo um dos seus criadores p mostrar o Tue esti acontecendo na cidade e as transformao}es no pats principalmente na capital.

    Adaptado de O Globo, 06/04/2015.

    questo

    48

    As imagens noturnas feitas por satplites reYelam a distribuioo espacial do consumo de energia elptrica permitindo identificar diferenoas importantes entre as sociedades Kumanas como no exemplo abaixo.

    A imagem indica diferentes padr}es espaciais do consumo de energia entre as regi}es norte e sul da Pennsula Coreana.

    (ntre essas regi}es tal diferenoa p explicada principalmente por seus respectiYos ntYeis de(A) poderio militar

    (B) democracia poltica

    (C) contingente populacional(D) desenvolvimento econmico

    questo

    49

    Adaptado de news.nationalgeographic.com.

    Mar do Japo

    Mar Amarelo

    Coria do NorteChina

    Coria do Sul

    Mar Amarelo

    Coreia do NorteCoreia do Sul

    China Mar do Japo

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 29

    cincias humanas

    questo

    50Compare as imagens a seguir. 1a ,magem apresentase o desenKo original do perfil de uma cabeoa Kumana sobre uma representaoo posstYel do globo terrestre. 1a ,magem esse mesmo desenKo p apresentado em um planisfprio elaborado com a proMeoo cartogrifica de 0ercator Tue p utili]ada desde o pertodo das grandes naYegao}es.

    Com base na comparaoo entre essas imagens concluise Tue o territyrio das Ampricas Tue tem a irea mais ampliada com o uso da proMeoo de 0ercator p

    (A) Brasil

    (B) 0pxico(C) Argentina(D) Groenlndia

    MeNeZes, P.; FeRNANDes, M. Roteiro de cartografia. so Paulo: oficina de textos, 2013.

    Imagem 1: desenho original Imagem 2: projeo de Mercator

    5ecentemente a ocupaoo econ{mica da Ama]{nia Yem passando por Yirias alterao}es como a expanso do agronegycio citada no texto. 8m efeito negatiYo e outro positiYo ocasionados por essa expanso esto respectiYamente identificados em:

    (A) desmatamento geraoo de empregos(B) assoreamento de rios moderni]aoo de ferroYias(C) destruioo da fauna renoYaoo das fontes de energia(D) poluioo ambiental redistribuioo da propriedade fundiiria

    1o fim da dpcada de sob a MustificatiYa de eYitar a internacionali]aoo da Ama]{nia os goYernos militares distributram terras e substdios a Tuem se dispusesse a se embrenKar na floresta. Atualmente do gado boYino e das plantao}es de soMa do pats encontramse na regio ama]{nica. ,nYestir ali p um ytimo negycio. As terras custam atp um dpcimo do Yalor no 6udeste.

    Adaptado de planetasustentavel.abril.com.br.

    questo

    51

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao30

    cincias humanas

    (m na (spanKa aproYouse uma lei Tue possibilitou indeni]ar Yttimas da *uerra CiYil () e do goYerno de )rancisco )ranco (). A aoo retratada na fotografia tambpm p decorrente dessa lei. 1o contexto das den~ncias e apurao}es acerca dos crimes cometidos pelo goYerno franTuista a retirada da estitua eTuestre esti associada seguinte proposta

    (A) reMeioo da Kistyria polttica(B) reforo da identidade nacional

    (C) redistribuio do patrimnio cultural

    (D) redimensionamento da memyria social

    questo

    52

    g1.globo.com

    Retirada da ltima esttua equestre do General Francisco Franco, na cidade de santander, na espanha, em 18 de dezembro de 2008.

    8ma interYenoo espectfica do poder p~blico no espaoo da cidade do 5io de -aneiro Tue ilustra de modo exemplar a perspectiYa descrita no texto foi responsiYel pela.

    (A) ocupao da Barra da Tijuca

    (B) construo da Avenida Brasil

    (C) derrubada do Morro do Castelo

    (D) urbani]aoo do Aterro do )lamengo

    questo

    53O passado sempre fez parte do cotidiano de diversas sociedades contemporneas. (sse no foi o caso do Brasil. 2 peso material e simbylico das formas urbanas Kerdadas de tempos anteriores foi a muito menos paralisante do que na Europa. O projeto moderni]ador do spculo ;,; fundamentouse na esperanoa de um futuro melKor e na reMeioo do passado na abolioo dos seus Yesttgios na sua superaoo. (ssa fp no pats do futuro tornouse uma ideologia aYassaladora a partir da 5ep~blica e isto explica por Tue foram to bemsucedidas no spculo ;; as reformas urbantsticas radicais que tanto transformaram a face de diversas cidades brasileiras.

    Adaptado de ABReu, M. sobre a memria da cidade. In: Fridman, F.; Haesbaert, R. (orgs.).Escritos sobre espao e histria. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 31

    cincias humanas

    2 (stado p um agente fundamental na produoo do espaoo pois suas ao}es interferem de forma acentuada sobre a dinmica e a organi]aoo das cidades. A principal finalidade de uma polttica p~blica como a relatada no texto p

    (A) redu]ir a segregaoo espacial(B) elevar a arrecadao municipal

    (C) favorecer a atividade comercial

    (D) desconcentrar a populao urbana

    questo

    55 p um termo Tuente na cidade norteamericana de 1oYa

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao32

    cincias humanas

    (xiste uma relaoo direta entre o dinamismo das priticas sociais e as transformao}es nos indicadores demogrificos das sociedades. 2bserYe nos grificos um exemplo de alteraoo de comportamento social no Brasil.

    As mudanoas Yerificadas entre os anos de e ocasionam o seguinte comportamento demogrifico

    (A) elevao da expectativa de vida

    (B) ampliao da populao escolar

    (C) reduo da taxa de fecundidade

    (D) diminuio da mortalidade infantil

    questo

    56

    Adaptado de O Globo, 30/10/2014.

    PRoPoRo De NAscIDos PoR IDADe DA Me No BRAsIL eNtRe 2000 e 2012

    0,9% 1,0%

    22,6%18,3%

    2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012

    31,3%

    26,1%22,6% 24,5%

    13,9%

    18,9%

    6,7%8,9%

    1,9% 2,4%

    menos de 15 anos de 15 a 19 anos de 20 a 24 anos de 25 a 29 anos de 30 a 34 anos de 35 a 39 anos acima de 40 anos

    1o ~ltimo mrs de Maneiro nas comemorao}es do Dia de 0artin /utKer .ing propagouse mais uma vez, a frase Black lives matter 9idas negras importam Tue surgiu nos protestos gerados pela morte de MoYem negro em agosto de na cidade norteamericana de )erguson.A utilizao dessa frase nas comemoraes de 2015 aponta para uma contradio existente entre uma caracterstica da ordem poltica norte-americana e um impedimento ao pleno exerccio dos direitos civis.

    Essa caracterstica e esse impedimento, respectivamente, so:

    (A) preYalrncia do republicanismo e existrncia de grupos paramilitares(B) legitimidade do associatiYismo e regulaoo dos moYimentos populares (C) Yigrncia do ideal democritico e permanrncia de desigualdades ptnicas(D) garantia da liberdade de manifestaoo e monitoramento das redes sociais

    questo

    57hoMenagens e protestos MarCaM dia de Martin luther king nos e.u.a.

    www.cnab.org.br, janeiro/2015.

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 33

    cincias humanas cINcIAs HuMANAs

    questo

    58

    1o dia de maroo de a presidrncia da 5ep~blica no Brasil foi assumida por um ciYil apys anos de goYernos militares. 1os trinta anos posteriores KouYe um conMunto de mudanoas destinadas a p{r fim s priticas autoritirias atp ento Yigentes. A partir da anilise do grifico a tendrncia obserYiYel na opinio p~blica resulta de uma noYa conjuntura caracterizada por:

    (A) regularidade das eleio}es (B) extino do unipartidarismo

    (C) fortalecimento do poder executivo

    (D) valorizao da liberdade de expresso

    Adaptado de Folha de So Paulo, 15/03/2015.

    set nov mar fev set dez mar nov dez set mar set jun mar jul dez fev dez89 90 92 93 94 95 00 03 05 08 14

    SarneyPMDB

    CollorPRN

    ItamarPRN

    FHCPSDB

    LulaPT

    DilmaPT

    66%democracia sempre melhor

    15%tanto faz

    12%ditadura melhor

    60%

    70%

    50%

    40%

    20%

    30%

    10%

    DeMocRAcIA vERSuS DItADuRA

    A demarcaoo de terras de comunidades Tuilombolas p fato recente nas priticas goYernamentais brasileiras.

    8m dos principais obMetiYos dessa polttica p~blica p Yiabili]ar a promooo de

    (A) aceleraoo da reforma agriria(B) reparaoo de grupos exclutdos(C) absoroo de trabalKadores urbanos(D) reconKecimento da diYersidade ptnica

    As comunidades quilombolas, que so predominantemente constitudas por populaoo negra se autodefinem a partir das relao}es com a terra do parentesco do territyrio da ancestralidade das tradio}es e das priticas culturais pryprias. (stimase Tue em todo o pats existam mais de trrs mil comunidades Tuilombolas. 2 Decreto )ederal n . de de noYembro de regulamenta o procedimento para identificaoo reconKecimento delimitaoo demarcaoo e titulaoo das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.

    Adaptado de incra.gov.br.

    questo

    59

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao34

    cincias humanas

    URSS1991

    URSS1991

    URSS1991

    URSS1990

    URSS1995

    URSS1958

    URSS1991URSS1956

    URSS1968

    Imprio Mongol1480

    Dinamarca1944

    Alemanha1945

    Alemanha1944

    Dinamarca1523

    Reino Unido1931

    Frana1808

    Frana1814

    nenhuma

    Alemanha1945

    Alemanha1945

    Rssia1918

    AliadosII GuerraMundial

    1991

    AliadosII GuerraMundial

    1945

    AliadosII GuerraMundial

    1945

    Alemanha1944

    ustria1815

    ImprioOtomano

    1908

    Tchecoslovquia1993

    1 1

    2

    31

    1 - Iugoslvia 19912 - Iugoslvia 19923 - Srvia 2006

    URSS1991

    Alemanha1945

    A (uropa passou por grande n~mero de reconfigurao}es territoriais em Yirtude das disputas seculares entre os povos do continente. No mapa abaixo, elaborado em 2014, esto assinalados, para cada pats europeu o nome da ~ltima potrncia estrangeira a desocupar aTuele espaoo nacional e o ano em que isso ocorreu.

    A desocupaoo estrangeira na (uropa 2riental apys a 6egunda *uerra 0undial esti associada ao seguinte contexto geopolttico

    (A) fim da Guerra Fria

    (B) fundaoo da 8nio (uropeia(C) tprmino da Crise dos 0tsseis(D) intcio da Coexistrncia 3actfica

    questo

    60

    Adaptado de news.nationalgeographic.com.

  • Vestibular estadual 2016 1 fase exame de Qualificao 39

    1

    H1

    2,1

    3

    Li7

    1,0

    11

    Na23

    0,9

    19

    K39

    0,8

    37

    Rb85,5

    0,8

    55

    Cs133

    0,7

    87

    Fr(223)

    0,7

    NMEROATMICO

    SMBOLOMASSA ATMICA

    APROXIMADA

    ELETRONE-GATIVIDADE

    2

    He4

    10

    Ne20

    18

    Ar40

    36

    Kr84

    54

    Xe131

    86

    Rn(222)

    5

    B11

    2,0

    13

    AI27

    1,5

    31

    Ga70

    1,6

    49

    In115

    1,7

    81

    TI204

    1,8

    113

    Uut(284)

    6

    C12

    2,5

    14

    Si28

    1,8

    32

    Ge72,5

    1,8

    50

    Sn119

    1,8

    82

    Pb207

    1,8

    114

    Fl(289)

    7

    N14

    3,0

    15

    P31

    2,1

    33

    As75

    2,0

    51

    Sb122

    1,9

    83

    Bi209

    1,9

    8

    O16

    3,5

    16

    S32

    2,5

    34

    Se79

    2,4

    52

    Te127,5

    2,1

    84

    Po(209)

    2,0

    9

    F19

    4,0

    17

    CI35,5

    3,0

    35

    Br80

    2,8

    53

    I127

    2,5

    85

    At(210)

    2,2

    115

    Uup(288)

    4

    Be9

    1,5

    12

    Mg24

    1,2

    20

    Ca40

    1,0

    38

    Sr87,5

    1,0

    56

    Ba137

    0,9

    88

    Ra(226)

    0,9

    21

    Sc45

    1,3

    39

    Y89

    1,2

    57-71lantandeos

    89-103actindeos

    22

    Ti48

    1,4

    40

    Zr91

    1,4

    72

    Hf178,5

    1,3

    104

    Rf(261)

    23

    V51

    1,6

    41

    Nb93

    1,6

    73

    Ta181

    1,5

    105

    Db262

    24

    Cr52

    1,6

    42

    Mo96

    1,6

    74

    W184

    1,7

    106

    Sg(263)

    25

    Mn55

    1,5

    43

    Tc(98)

    1,9

    75

    Re186

    1,9

    107

    Bh(262)

    26

    Fe56

    1,8

    44

    Ru101

    2,2

    76

    Os190

    2,2

    108

    Hs(265)

    27

    Co59

    1,8

    45

    Rh103

    2,2

    77

    Ir192

    2,2

    109

    Mt(268)

    28

    Ni58,5

    1,8

    46

    Pd106,5

    2,2

    78

    Pt195

    2,2

    110

    Ds(281)

    29

    Cu63,5

    1,9

    47

    Ag108

    1,9

    79

    Au197

    2,4

    111

    Rg(280)

    30

    Zn65,5

    1,6

    48

    Cd112,5

    1,7

    80

    Hg200,5

    1,9

    112

    Cn(285)

    66

    Dy162,5

    1,2 67

    Ho165

    1,2 68

    Er167

    1,257

    La139

    58

    Ce140

    1,1 59

    Pr141

    1,1 60

    Nd144

    1,1 61

    Pm(145)

    1,1 62

    Sm150

    1,2 63

    Eu152

    1,2 64

    Gd157

    1,2 65

    Tb159

    1,2

    98

    Cf(251)

    1,3 99

    Es(252)

    1,3 100

    Fm(257)

    1,389

    Ac227

    90

    Th232

    1,3 91

    Pa231

    1,5 92

    U238

    1,7 93

    Np237

    1,3 94

    Pu(244)

    1,3 95

    Am(243)

    1,3 96

    Cm(247)

    97

    Bk(247)

    1,3

    71

    Lu175

    69

    Tm169

    1,2 70

    Yb173

    1,2

    103

    Lr(262)

    101

    Md(258)

    1,3 102

    No(259)

    1,3

    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

    I A

    II A

    III B IV B V B VI B VII B VIII VIII VIII I B II B

    III A IV A V A VI A VII A

    VIII A

    actin

    deo

    sla

    ntan

    deo

    s

    116

    Lv(293)

    1,1

    1,1 1,3 1,3

    1,3

    CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS(Adaptado da IUPAC - 2012)

    Constante de Avogadro: 6 u 1023 partcula u mol1

    00_Capa01_linguagens02_linguagens_Espanhol03_linguagens_Francs04_linguagens_ingls05_matemtica06_cincias da natureza07_cincias humanas08_tabela_peridica