prova rede sarah 2007

27
PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA 2/2007 - ENFERMEIRO PRIMEIRA ETAPA DA FASE ELIMINATÓRIA - PROVA ESCRITA OBJETIVA Nome: ______________________________________________ de inscrição: _______ INSTRUÇÕES GERAIS 1. Favor não abrir este caderno de prova antes de receber autorização. 2. Verifique, no cartão de respostas, se os dados de identificação (nome, RG, CPF, n° de inscrição, n° do processo de seleção pública e cargo) estão correios. Se houver erro, favor preencher o Formulário de Alteração de Dados Cadastrais e o entregar ao fiscal de sala, ao final da prova. 3. Assine seu cartão de respostas no local estipulado a este fim. Caso não o faça, como prevê o edital, você será excluído do processo de seleção pública. 4. Este caderno de prova é composto por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, cada uma delas com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Caso o caderno de prova esteja incompleto, ou tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala que o substitua, antes de iniciada a prova. 5. Você deve transcrever as suas respostas para o cartão de respostas, único documento válido para a correção da prova. O preenchimento do cartão de respostas é de sua inteira responsabilidade. 6. No cartão de respostas, para cada questão, existem cinco campos de marcação: A, B, C, D e E. Você deve preencher apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão. 7. As respostas devem ser marcadas no cartão de respostas com caneta esferográfica preta ou azul.

Upload: janyne-lima

Post on 30-Jul-2015

764 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova Rede Sarah 2007

PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 2/2007 - ENFERMEIRO PRIMEIRA ETAPA DA FASE ELIMINATÓRIA - PROVA ESCRITA OBJETIVA

Nome: ______________________________________________ N° de inscrição: _______

INSTRUÇÕES GERAIS

1. Favor não abrir este caderno de prova antes de receber autorização.

2. Verifique, no cartão de respostas, se os dados de identificação (nome, RG, CPF, n° de inscrição, n° do processo de seleção pública e cargo) estão correios. Se houver erro, favor preencher o Formulário de Alteração de Dados Cadastrais e o entregar ao fiscal de sala, ao final da prova.

3. Assine seu cartão de respostas no local estipulado a este fim. Caso não o faça, como prevê o edital, você será excluído do processo de seleção pública.

4. Este caderno de prova é composto por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, cada uma delas com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Caso o caderno de prova esteja incompleto, ou tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala que o substitua, antes de iniciada a prova.

5. Você deve transcrever as suas respostas para o cartão de respostas, único documento válido para a correção da prova. O preenchimento do cartão de respostas é de sua inteira responsabilidade.

6. No cartão de respostas, para cada questão, existem cinco campos de marcação: A, B, C, D e E. Você deve preencher apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão.

7. As respostas devem ser marcadas no cartão de respostas com caneta esferográfica preta ou azul.

8. Será anulada a questão cuja resposta contiver marcações incorretas, tais como: emenda ou rasura, dupla marcação, campo de marcação não preenchido integralmente.

9. Você pode utilizar o cartão de respostas rascunho antes do preenchimento do cartão definitivo. Se o utilizar, assine-o no local estipulado a este fim.

10. O cartão de respostas não será substituído. Você não pode amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar o cartão de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura ótica.

11. A marcação no cartão de respostas não poderá ser realizada por outras pessoas que não o candidato, salvo nos casos de atendimento especial, previamente solicitados.

Page 2: Prova Rede Sarah 2007

12. A duração da prova é de 3h (três horas), incluído o tempo destinado ao preenchimento do cartão de respostas.

13. Ao terminar sua prova, chame o fiscal de sala e devolva-lhe seu cartão de respostas preenchido e assinado, o cartão de respostas rascunho e o caderno de prova.

14. Você somente poderá retirar-se do local da aplicação da prova levando o caderno de prova e o cartão de respostas rascunho ao término do tempo destinado à aplicação da prova.

15. Para aqueles candidatos que se ausentarem do local de realização da prova antes do horário de término previsto, o caderno de prova e o cartão de respostas rascunho serão entregues, das 12h30 às 12h45 (horário oficial de Brasília), em 15/4/2007, no local de aplicação da prova.

16. Conforme prevê o edital deste processo de seleção, sob pena de exclusão do candidato do processo de seleção pública, não é permitido consulta a livros, dicionários, apontamentos, apostilas, réguas, calculadoras ou a qualquer outro material. Não é permitido usar, no local de prova, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, lenços e quaisquer outros itens de chapelaria, assim como portar armas e utilizar aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, relógio modelo databank, máquina fotográfica, etc.).

17. Durante a prova, você não deverá levantar-se sem autorização do fiscal de sala nem poderá comunicar-se com outros candidatos.

18. Será obrigatória a permanência dos 3 (três) últimos candidatos em sala, até que o último candidato entregue suas provas.

OUTRAS INFORMAÇÕES

1. O gabarito oficial preliminar da primeira etapa da fase eliminatória - prova escrita objetiva - será divulgado na data provável de 17/4/2007, no endereço eletrônico www.sarah.br/rh, na portaria do Edifício das Pioneiras Sociais, situado ao SMHS Quadra 301, Bloco B, n° 45, Brasília-DF, e nas portarias dos hospitais, centros e postos de reabilitação da Rede SARAH em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ).

2. O resultado da primeira etapa da fase eliminatória - prova escrita objetiva - e o gabarito oficial definitivo serão divulgados na data provável de 14/5/2007, no endereço eletrônico www.sarah.br/rh, na portaria do Edifício das Pioneiras Sociais, situado ao SMHS Quadra 301, Bloco B, n° 45, Brasília-DF, e nas portarias dos hospitais, centros e postos de reabilitação da Rede SARAH em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ).

Page 3: Prova Rede Sarah 2007

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Um paciente internado na unidade de clínica médica é alimentado por meio de sonda nasogástrica. Durante a administração da dieta, o paciente apresenta episódio emético e começa a tossir. Qual a ação mais apropriada do(a) enfermeiro(a) neste momento?

a) Deixar o paciente confortável, com a cabeceira elevada.

b) Parar a dieta e desobstruir vias aéreas.

c) Iniciar ressuscitação cardiopulmonar.

d) Parar a dieta e retirar a sonda nasogástrica.

2. Um paciente da clínica médica tem hepatite B e está com hidratação venosa. Durante a refeição, o equipo de soro desconecta acidentalmente do dispositivo de punção e extravasa sangue sobre o criado-mudo. Qual a substância melhor indicada para a limpeza desta superfície?

a) Álcool.

b) Detergente enzimático.

c) Cloro orgânico.

d) Hipoclorito de sódio.

3. Na unidade de clínica médica está internado um paciente com diarréia por Clostridium difficile. Por tratar-se de doença contagiosa que exige medidas de controle, além da lavagem de mãos, que orientação o(a) enfermeiro(a) deve fornecer à equipe?

a) Manter o paciente em precauções para aerossóis.

b) Manter o paciente em precauções para gotículas.

c) Manter o paciente em precauções padrão e precauções de contato.

d) Manter o paciente em precauções de contato.

4. Um paciente da clínica médica tem os seguintes resultados no exame de sangue: hematócrito: 42%; hemoglobina: 14 g/dL e leucócitos: 1.000 céls/mm3. Qual dos seguintes objetivos é o mais importante para o paciente neste momento?

a) Promover equilíbrio eletrolítico.

b) Prevenir infecção.

c) Promover repouso.

d) Prevenir lesão corto-contusa.

Page 4: Prova Rede Sarah 2007

5. Um jovem estudante de 22 anos é admitido no hospital com quadro agudo de Hepatite A. O plano de cuidados do(a) enfermeiro(a) será feito considerando-se o período de incubação e a forma de transmissão, que são respectivamente:

a) De 30 a 160 dias, e o vírus causador é excretado nas fezes.

b) De 15 a 50 dias, e o vírus causador é excretado nas fezes.

c) De 15 a 50 dias, e a transmissão se dá via parenteral.

d) De 30 a 160 dias, e a transmissão se dá através do sangue.

6. Na clínica médica, um paciente está internado com pneumotórax. A análise inicial da gasometria do sangue arterial mostrou os seguintes resultados: pH: 7.19; PaCO2: 63 mmHg e HCO3" : 22 mEq/L Foi então instalado dreno de tórax e administrado oxigênio a 4L/min através de cânula nasal. Uma hora após, colheu-se nova gasometria arterial com os seguintes resultados: pH: 7.28; PaCO2: 52 mmHg e HC03": 22 mEq/L. Esta mudança no resultado da gasometria indica:

a) Alcalose respiratória.

b) Respiração ineficaz.

c) Melhora do padrão respiratório.

d) Necessidade de entubação.

7. Na clínica médica, um paciente em tratamento de pneumonia, está recebendo suplementação de oxigênio a 2L/min, através de cânula nasal. Ele tem história de doença coronária e de doença pulmonar obstrutiva crônica. Devido a este quadro, o(a) enfermeiro(a) deve monitorar o fluxo de oxigênio e o padrão respiratório do paciente. Qual complicação pode surgir se este paciente receber concentração elevada de oxigênio, superior a 5L/min?

a) Alcalose respiratória.

b) Dor de angina.

c) Hipoventilação.

d) Acidose metabólica.

8. Na sala operatória, no procedimento de broncoscopia, o paciente apresenta uma resposta vasovagal durante a inserção do broncoscópio rígido. Qual sinal o(a) enfermeiro(a) espera encontrar?

a) Pupilas dilatadas.

b) Paciente com broncodilatação.

c) Queda da freqüência cardíaca.

d) Decréscimo da secreção gástrica.

Page 5: Prova Rede Sarah 2007

9. O(A) enfermeiro(a) assiste a um paciente com insuficiência respiratória aguda. Ele deve focar a assistência na resolução de quais problemas?

a) Hipertensão, hipoxemia e hipercapnia.

b) Hiperventilação, hipertensão e hipocapnia.

c) Hipotensão, hipocapnia e hiperventilação.

d) Hipercapnia, hipoventilação e hipoxemia.

10. Um paciente chega ao serviço de emergência em angústia respiratória. Após entubação e introdução de ventilação mecânica, o paciente é transferido para a unidade de terapia intensiva. Antes de realizar a aspiração do tubo traqueal, o(a) enfermeiro(a) hiperventila o paciente. Esta intervenção tem como objetivo ajudar a prevenir:

a) Arritmia cardíaca.

b) Enfisema subcutâneo.

c) Pneumotórax.

d) Edema pulmonar.

11. Em relação ao tratamento da tuberculose, é incorreto afirmar:

a) A sensação de queimação nas extremidades está relacionada ao uso de isoniazida.

b) Efeitos hepatotóxicos podem estar presentes, fazendo-se necessária a avaliação do esquema terapêutico.

c) A piridoxina (vitamina B6) pode ser administrada com a isoniazida para prevenir a neuropatia periférica associada à isoniazida.

d) As medicações deverão ser administradas preferencialmente após o almoço e o jantar.

Page 6: Prova Rede Sarah 2007

12. A exposição do profissional de saúde a material biológico propicia risco de infecção por diversos patógenos, sendo os mais importantes os vírus da hepatite B (HBV), da hepatite C (HCV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Em relação a essas patologias, analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) O uso de luvas não impede acidentes perfurocortantes, mas reduz o volume de sangue em contato com a lesão, diminuindo o risco de transmissão.

( ) Todo profissional de saúde deve ser vacinado contra hepatite B e C.

( ) A transmissão do HIV-1 dá-se por meio de líquidos corporais que contêm HIV-1 ou linfócitos T CD4+. Esses líquidos incluem soro, líquido seminal, secreções vaginais, líquido amniótico e leite materno.

( ) Todas as vezes em que houver exposição acidental da pele com material perfurocortante ou fluidos orgânicos, devemos lavá-la imediatamente com água e solução anti-séptica degermante (PVPI ou Chlorexidine).

a) V - V - F - V

b) V - F - V - V

c) F - F - V - V

d) F - V - V - F

13. Em relação às vacinas regulamentadas pelo Programa Nacional de Imunizações, analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) Abscessos, úlceras extensas, gânglios flutuantes e fistulizados são eventos adversos que podem ocorrer após a administração da vacina contra tuberculose BCG-ID.

( ) A administração da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é contra-indicada para gestantes e mulheres que pretendem engravidar nos 90 dias pós-vacinação.

( ) De acordo com a Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, é obrigatória a notificação de eventos adversos pós-vacinação.

( ) A presença de imunodeficiência congênita ou adquirida não deve ser considerada como contra-indicação para a administração de vacinas de bactéria ou vírus vivo atenuados.

a) F - V - V - V.

b) V - F - F - V.

c) V - V - V - F.

d) F - V - F - V.

Page 7: Prova Rede Sarah 2007

14. Quanto à infecção por varicela-zóster, analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) A infecção primária causada pelo vírus varicela-zóster manifesta-se como varicela ou catapora e resulta em infecção latente dos neurônios dos gânglios sensoriais.

( ) As lesões típicas da varicela primeiramente aparecem nos membros inferiores e caracterizam-se por máculas, pápulas, vesículas e crostas.

( ) Recomendam-se apenas precauções padrão para pacientes com herpes-zóster disseminado, porque apresentam menor risco de contágio que pacientes com infecção primária.

( ) O vírus varicela-zóster é transmitido pelas secreções de vias aéreas e pelo fluido vesicular, tanto por disseminação através do ar, como por contato direto ou indireto.

( ) A reativação da infecção latente causada pelo vírus da varicela resulta em herpes-zóster.

a) V - F - F - V - V.b) V - F - V - F - F.c) F - V - V - F - V.d) F - V - F - F - V.

15. Um bebê de nove meses é admitido com diarréia e sinais de desidratação. Qual avaliação é mais importante neste momento, além de monitorar os sinais vitais?

a) Obter amostra de fezes para exames.

b) Obter amostra de urina para exames.

c) Mensurar o peso corporal da criança.

d) Inspecionar fontanela posterior.

16. Uma mãe traz seu bebê de quatro meses ao posto de saúde com esquema vacinai em dia. De acordo com o Programa Nacional de Imunização, qual esquema de imunização o(a) enfermeiro(a) deve administrar neste bebê?

a) Difteria, tétano e coqueluche (DTP), iniciar pólio, rotavírus e tríplice viral (SRC).

b) Haemophillus influenzae (Hib), vacina oral contra pólio (VOP) e vacina oral de rotavírus humano (VORH).

c) DTP, hepatite B, Hib e VORH.

d) DTP + Hib, VOP e VORH.

Page 8: Prova Rede Sarah 2007

17. Qual das seguintes alternativas indica sinal precoce de falência cardíaca em uma criança de dois anos de idade?

a) Aumento da freqüência cardíaca e respiratória.

b) Aumento do débito urinário e do peso corporal.

c) Diminuição do peso corporal e do débito urinário.

d) Diminuição da freqüência cardíaca e respiratória.

18. Uma criança de dez anos de idade é trazida ao pronto socorro pela mãe. Ela tem história de reações alérgicas desencadeadas por exposição ao frio, à fumaça e ingestão de chocolate. O(A) enfermeiro(a) detecta respiração de 36 incursões/minuto, pulso de 160 batimentos/minuto e observa que a criança está ansiosa e agitada.

Como tratamento, a criança está recebendo metilpredinisolona (solumedrol) endovenosa. Durante e após a infusão, o(a) enfermeiro(a) deve monitorar a criança atentando-se principalmente para:

a) Hipotensão.

b) Hipertensão.

c) Manchas vermelhas na pele.

d) Convulsões.

19. Um paciente acaba de sofrer uma crise isquêmica transitória (CIT). Para formular o plano de cuidados, o(a) enfermeiro(a) deve considerar que:

a) Os sintomas da CIT duram de 24 a 48 horas.

b) A maioria dos pacientes permanecem com algum efeito neurológico residual após uma CIT.

c) O sintoma mais comum de uma CIT é a incapacidade de falar no período de até 36 horas.

d) Um acidente vascular cerebral pode ocorrer após uma CIT.

20. Na clínica médica, é admitido um senhor de 75 anos, após um acidente vascular cerebral (AVC). Ele apresenta fraqueza em hemicorpo esquerdo e ausência do reflexo de deglutição. Possui incontinência esfincteriana e constipação intestinal. A pressão arterial está em 90X50 mmHg, e a hemoglobina está em 10 g/dL. Qual das seguintes alternativas corresponde a prioridade para este paciente?

a) Realizar exame para pesquisa de sangue oculto nas fezes.

b) Acionar fisioterapia para iniciar exercícios no dimídio esquerdo do corpo.

c) Manter a pele limpa e seca.

d) Manter a cabeceira do leito elevada a 30°.

Page 9: Prova Rede Sarah 2007

21. Um homem chega ao serviço de emergência após acidente automobilístico. O exame

neurológico mostra que a Escala de Coma de Glasgow corresponde a 4. O paciente está em

que estado neurológico?

a) Minimamente responsivo.

b) Estado vegetativo persistente.

c) Coma profundo.

d) Sonolento mas reage facilmente aos estímulos.

22. Um paciente da clínica médica queixa de cefaléia pulsante e intensa após submeter-se a punção lombar. Qual é a intervenção de enfermagem prioritária para este paciente?

a) Aumentar a oferta de líquidos.

b) Restringir a ingestão de líquidos.

c) Elevar a cabeceira do leito.

d) Checar os sinais vitais.

23. No serviço de emergência, o(a) enfermeiro(a) recebe um adulto jovem com a seguinte história: após tropeçar, bateu a cabeça no meio-fio. Segundo informações colhidas, ele ficou inconsciente por um momento e, depois que acordou, não se recordava do que aconteceu. Pouco tempo depois, se queixou de cefaléia intensa e solicitou que o levasse ao pronto atendimento. No caso do(a) enfermeiro(a) considerar a possibilidade de elevação da pressão intracraniana (PIC), qual seria o primeiro sinal detectado:

a) Assimetria das pupilas.

b) Diminuição do nível de consciência.

c) Padrão respiratório irregular.

d) Movimentos involuntários.

24. Na clínica médica, é admitido um paciente com nível sérico de glicose de 618 mg/dl. Ele está acordado e orientado, tem a pele seca e quente e apresenta os seguintes valores dos sinais vitais: temperatura de 38,1°C, pulso de 116 batimentos/minuto e pressão arterial de 108X70 mmHg. De acordo com estes dados, qual diagnóstico de enfermagem é prioridade para intervenção imediata?

a) Débito cardíaco diminuído relacionado à elevação de pulso.

b) Déficit de volume de líquidos relacionado à eliminação excessiva de urina.

c) Nutrição alterada: ingestão menor do que as necessidades corporais relacionada a deficiência de insulina.

d) Termorregulação ineficaz relacionada à desidratação.

Page 10: Prova Rede Sarah 2007

25. O(A) enfermeiro(a) assiste a um paciente em pós-operatório de craniotomia, que está com sonda vesical de demora. Na primeira hora de pós-operatório, o débito urinário foi de 1.500 ml. O mesmo volume foi mensurado na segunda hora. O(A) enfermeiro(a) deve suspeitar de:

a) Síndrome de Cushing.

b) Diabetes Mellitus.

c) Crise adrenal.

d) Diabetes Insípidus.

26. Uma paciente de 62 anos tem diagnóstico de pielonefrite e possível septicemia. Tem histórico de cinco episódios de infecção do trato urinário nos últimos dois anos. Ela aparenta cansaço devido a falta de sono, queixa-se de urinar freqüentemente inclusive durante a noite e teve perda ponderai nas últimas semanas. Os exames laboratoriais revelaram os seguintes resultados: sódio: 152 mEq/L; osmolaridade: 340 mOsm/L; glicose sérica: 125 mg/dL e potássio: 3,8 mEq/L. Qual é o diagnóstico de enfermagem prioritário para esta paciente?

a) Déficit de volume de líquidos relacionado à perda anormal de líquidos.

b) Nutrição alterada: ingestão menor do que as necessidades corporais relacionada ao estado hipermetabólico.

c) Déficit de volume de líquidos relacionado à diurese induzida pela hipernatremia.

d) Nutrição alterada: ingestão menor do que as necessidades corporais relacionada ao efeito catabólico da deficiência de insulina.

27. O(A) enfermeiro(a) assiste a uma paciente no ambulatório que tem Diabetes Mellitus tipo 1 e apresenta confusão, tonturas e comportamento agitado. Ela ainda está consciente. O(A) enfermeiro(a) deve administrar primeiramente:

a) Glicose subcutânea ou via intra-muscular.

b) Carboidrato de ação rápida como 120 ml_ de suco de laranja.

c) Glicose a 50% em bolus via intra-venosa.

d) 10 Ul de insulina de ação rápida.

28. Um paciente de 26 anos, sexo masculino, admitido no serviço de emergência com queixas de náusea, vômitos e dor abdominal. Refere ser portador de Diabetes Mellitus tipo 1 e que há quatro dias reduziu a dose de insulina devido quadro gripai, que provocou diminuição do apetite. Durante a avaliação do paciente, o(a) enfermeiro(a) observou pele com turgor diminuído, mucosas secas e hálito cetônico. Esses sinais indicam:

a) Hipoglicemia.

b) Doença viral.

c) Cetoacidose.

Page 11: Prova Rede Sarah 2007

d) Coma hiperglicêmico hiperosmolar não cetótico

29. Um paciente de 57 anos, que trabalha na construção civil, será submetido à laminectomia em dois níveis. Qual dos seguintes resultados de exames laboratoriais deve ser comunicado imediatamente ao médico cirurgião deste paciente?

a) Hematócrito 40 %.

b) Potássio sérico 2,5 mEq/L

c) Contagem de plaquetas 300 mil/mm3.

d) Velocidade de hemossedimentação (VHS) de 10 mm na 1a hora.

30. Uma paciente de 47 anos de idade foi submetida à colecistectomia. No terceiro dia de pós-operatório ela refere náuseas. Na reavaliação clínica tem ausculta pulmonar limpa, ausência de ruídos hidro-aéreos, sinal de Homan's negativo e ausência de sinais flogísticos na incisão cirúrgica. Os valores dos sinais vitais são: temperatura = 37,7°C, pulso = 100 batimentos/minuto, respiração = 24 incursões/minuto e pressão arterial = 110X70 mmHg. Qual é o diagnóstico de enfermagem prioritário?

a) Risco elevado para diminuição do débito cardíaco.

b) Risco elevado para infecção ferida operatória.

c) Risco elevado para íleo paralítico.

d) Risco elevado para diminuição da troca gasosa.

31. A embolia pulmonar pode ser uma complicação no período pós-operatório. Os sinais clínicos precoces de embolia pulmonar são:

a) Agitação e taquicardia.

b) Dor no peito e bradicardia.

c) Febre baixa e hipotensão.

d) Dor no peito localizada e hipertensão.

32. Um paciente de 68 anos de idade foi recebido na enfermaria após a realização de ressecção transuretral de próstata devido à hiperplasia prostática benigna. Além da hematúria esperada, que sinais abaixo indicam a ocorrência de hemorragia pós-operatória?

a) Hipotensão, taquicardia e hiperpnéia.

b) Instabilidade da pressão arterial, bradicardia e hiperpnéia.

c) Hipertensão, bradicardia e movimentos respiratórios irregulares.

d) Hipertensão, pulsação cardíaca irregular e bradipnéia.

Page 12: Prova Rede Sarah 2007

33. Um paciente chega ao serviço de emergência com queixa de dor repentina em região poplítea à esquerda. Não há história de doença vascular periférica. Durante inspeção e palpação, o(a) enfermeiro(a) detecta ausência de pulso, parestesia, pele fria, cianótica e com petéquias em panturrilha. Enquanto o médico assistente determina a conduta, o(a) enfermeiro(a) deve:

a) Manter paciente no leito e aplicar calor local na panturrilha.

b) Manter paciente no leito com o membro no mesmo nível do corpo, sem comprimir a panturrilha.

c) Manter paciente no leito e elevar membro inferior esquerdo o quanto possível.

d) Realizar tricotomia do membro afetado em antecipação a um procedimento cirúrgico.

34. Na enfermaria de clínica médica, o(a) enfermeiro(a) assiste a uma paciente que está usando anticoagulante oral. Por ocasião da alta hospitalar, deve orientá-la a:

a) Estimular o uso de contraceptivo oral.

b) Utilizar sempre o aparelho com gilete para barbear-se.

c) Evitar alimentos ricos em vitamina K.

d) Tomar aspirina para alívio da dor.

35. Um paciente tem diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e está prescrito sulfato de morfina. Esta medicação é indicada porque tem como ação:

a) Eliminar a dor, reduzir o trabalho cardíaco e aumentar a contratilidade do miocárdio.

b) Reduzir a resistência, diminuir o trabalho cardíaco e reduzir a demanda de oxigênio do miocárdio.

c) Elevar a pressão sangüínea, diminuir a demanda de oxigênio do miocárdio e eliminar a dor.

d) Aumentar o retorno venoso, reduzir a resistência e diminuir o trabalho cardíaco.

36. Após infarto do miocárdio, o paciente desenvolve arritmia, que requer infusão contínua de lidocaína. Para monitorar a efetividade da intervenção, o(a) enfermeiro(a) deve atentar-se primeiramente para:

a) Eletrocardiograma (ECG).

b) Débito urinário.

c) Nível sangüíneo de troponina e creatinina-cinase (CK).

d) Pressão sangüínea e freqüência cardíaca.

Page 13: Prova Rede Sarah 2007

37. O(A) enfermeiro(a) recebe uma paciente que se submeteu a cirurgia de troca de válvula mitral, com história de febre reumática, Diabetes Mellitus tipo 1, hipertensão arterial, anemia perniciosa e apendicectomia. Após a alta, a paciente irá submeter-se a extração dentária. Qual dos dados corresponde ao maior fator de risco para endocardite nesta paciente?

a) Apendicectomia.

b) Anemia perniciosa.

c) Diabetes Mellitus.

d) Troca de válvula cardíaca.

38. Um paciente de 59 anos apresenta diarréia aquosa e inicia quadro de fraqueza e inquietação, evoluindo com delírio e desorientação. Para melhor avaliação, foi enviada amostra de sangue ao laboratório. O resultado foi o seguinte: Na+: 156 mEq/L; CP : 100 mEq/L; K: 4.0 mEq/L; HCOf : 21 mEq/L e glicose: 100 mg/dl. De acordo com estes resultados, o(a) enfermeiro(a) deve considerar qual diagnóstico para traçar o plano de cuidados de enfermagem?

a) Alteração no padrão de eliminação urinaria.

b) Déficit de volume de fluidos.

c) Déficit nutricional.

d) Déficit de autocuidado: alimentação.

39. Um paciente de 56 anos de idade é admitido no serviço de emergência com queixa de náuseas, vários episódios eméticos e dor forte em quadrante superior direito do abdome. Apresenta temperatura de 38,5°C e os exames radiológicos revelam vesícula biliar aumentada. O paciente recebe diagnóstico de colecistite, com indicação cirúrgica. Após a administração de analgésico, qual a ação prioritária do(a) enfermeiro(a)?

a) Avaliar hematócrito e a necessidade de orientação nutricional.

b) Avaliar a presença de hipocalemia e desidratação.

c) Avaliar gasometria venosa e ingesta hídrica.

d) Avaliar coagulação sangüínea e solicitar consentimento do paciente para o procedimento cirúrgico.

Page 14: Prova Rede Sarah 2007

40. De acordo com o último consenso sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) Durante a RCP de um adulto realizada por dois socorristas, quando disponível via aérea avançada, um socorrista realiza compressões ininterruptas e o outro socorrista aplica ventilações em uma freqüência de 8 a 10 ventilações/minuto.

( ) Durante a RCP imediata de um adulto, as compressões torácicas mais eficazes são produzidas se o socorrista comprimir o tórax em uma freqüência de 60 a 80 compressões/minuto.

( ) Durante a RCP imediata, quando estão presentes dois ou mais socorristas, estes devem se reversar a cada dois minutos.

( ) Durante a RCP imediata de um adulto, a relação compressão/ventilação realizada por dois socorristas é de 30:2.

( ) Durante a RCP imediata de um lactente por dois socorristas, a relação compressão/ ventilação é de 15:1.

a) V - V - F - V - F.

b) V - F - F - V - V.

c) V - F - V - V - F.

d) F - V - V - F - F.

Page 15: Prova Rede Sarah 2007

41. Em relação à fisiopatologia do choque, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa correta.

1. Choque cardiogênico.

2. Choque séptico - primeira fase.

3. Choque séptico - segunda fase.

4. Choque hipovolêmico.

5. Choque anafilático.

( ) A diminuição do volume intravascular resulta em diminuição do retorno venoso para o coração e subseqüente enchimento ventricular diminuído. Conseqüentemente, o volume sistólico e o débito cardíaco estão diminuídos. Há queda da pressão arterial. A pele fica fria e úmida.

( ) O débito cardíaco está comprometido. O volume sistólico e a freqüência cardíaca diminuem, há queda na pressão arterial e a perfusão tecidual fica comprometida. O músculo cardíaco não recebe sangue suficiente. O ventrículo não ejeta todo volume sangüíneo na sístole. O paciente pode ter dor anginosa e desenvolver arritmias.

( ) O débito cardíaco está elevado, com vasodilatação. Ocorre freqüência respiratória elevada, taquicardia e diminuição da pressão arterial.

( ) O débito cardíaco está baixo, com vasoconstrição, para compensar a hipovolemia intravascular. Ocorre queda da pressão arterial e freqüência cardíaca e respiratória elevadas. A pele fica fria e pálida.

( ) Ocorre vasodilatação devido liberação de substâncias vasoativas pelos mastócitos, além de permeabilidade disseminada.

a) 1 - 4 - 3 - 2 - 5.

b) 4 - 1 - 5 - 2 - 3.

c) 1 - 4 - 5 - 2 - 3.

d) 4 - 1 - 2 - 3 - 5.

42. Uma mulher de 47 anos tem úlcera gástrica há cinco anos. Pela manhã apresentou hematêmese e melena. Foi levada ao serviço de emergência e submetida à reposição endovenosa de fluidos, que não respondeu satisfatoriamente. Foi iniciada infusão intravenosa de dopamina. Esta droga vasoativa em dosagens beta-.adrenérgica é freqüentemente a droga de escolha para o tratamento primário do choque porque:

a) Age como potente vasoconstrictor.

b) Aumenta a contratilidade miocárdica.

c) Mantém a perfusão renal.

d) Aumenta o fluxo sangüíneo mesentérico.

Page 16: Prova Rede Sarah 2007

43. Um homem de 33 anos foi trazido à emergência vítima de queimadura que ocorreu devido incêndio iniciado em sua cama e que se alastrou por toda casa. Observam-se queimaduras na face, peito, parte superior do braço esquerdo, todo o braço direito e pescoço. As queimaduras estão com flictenas de cor avermelhada e úmidas. Ele está gritando de dor. Qual das seguintes alternativas corresponde à prioridade no atendimento primário a este paciente?

a) Verificar permeabilidade de vias aéreas e aliviar a dor.

b) Realizar curativos e monitorizar da pressão arterial.

c) Monitorizar diurese e observar sinais de hipovolemia.

d) Verificar sinais de infecção e realizar monitorização cardíaca.

44. Foi prescrito 500 mL de soro glicosado a 12% endovenoso a cada 6 horas. Dispomos

apenas de soro glicosado a 5% em frasco de 500 mL. Para atender a prescrição, quantos

gramas de glicose estão faltando no soro que dispomos e qual a velocidade de infusão,

respectivamente?

a) 35 g e velocidade de 83,3 mL/hora.

b) 35 g e velocidade de 21 gotas/minuto.

c) 30 g e velocidade de 83,3 mL/hora.

d) 30 g e velocidade de 28 gotas/minuto.

45. Foi prescrito 1000 mL de solução de permanganato de potássio a 2%. O(A) enfermeiro(a) tem à disposição solução a 10% e diluente. Para atender a prescrição serão necessários:

a) 10 mL de solução a 10% e 990 mL de diluente.

b) 100 mL de solução a 10% e 900 mL de diluente.

c) 20 mL da solução a 10% e 980 mL de diluente.

d) 200 mL da solução a 10% e 800 mL de diluente.

Page 17: Prova Rede Sarah 2007

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA INGLESA

Please read the text below and choose the most appropriate answer for questions 46 to 50.

Ethical Thoughtfulness and Nursing Competency

As a profession, nursing does not want to rely on self-reflection of competence as the sole method to assure the public and ourselves that nurses are competent. Nor should we be satisfied that externai measures such as competency-based evaluations that will provide the absolute assurance of competency. Competency is a complex construct that requires 5 numerous measures. To practice competently requires us to comply with external competence measures and to reflect ethically about competence. As professionals, nurses must individually and collectively raise questions related to competency measurement. The answers to these questions require thought, reflection and discussion. Processes that are difficult under the best of circumstances may seem more10 elusive when health care restructuring, reallocation of resources, shifting client populations, new ways of delivering health care, and new and different technology are challenging us. It is, however, in times of turbulence when nurses need to examine competence collectively and individually, or outside regulatory forces will step in and mandate how competence will be measured.15 Self-reflection is an initial, ongoing and integral step to assuring competence. Self reflection is essential whether a novice, an expert, or a nurse somewhere in between on the continuum and whether the nurse is speaking broadly of competency as " . . . the knowledge, skills, and values essential in carrying out one's role . . . " or more narrowly defining it as the ability to do a given skill correctly (Oermann, 1998). Reflection is directly20 tied to experience and job role and intimately influenced by one's spiritual, physical, intellectual, and emotional well-being. Self-reflection on practice may take different forms, but ultimately it is an active process. The 1999 ANA House of Delegates organized a fórum to examine the issues dealing with competency. The same documents that can assist you in identifying your competencies25 also can provide you with insights and information about your competencies that you may have overlooked. For example, the interpretative statements for the ANA code are a starting place for better understanding the role of the individual nurse in self-regulatory behavior. The following excerpts from the Code (1985) are pivotal to the issue of competence: 1) The nurse acts to safeguard the client and the public when health care30 and safety are affected by the incompetent, unethical, or illegal practice of any person. 2) The nurse assumes responsibility and accountability for individual nursing judgments and actions. 3) The nurse maintains competence in nursing. 4) The nurse exercises informed judgment and uses individual competence and qualifications as criteria in seeking consultation, accepting responsibility and delegating nursing activities to two35 others. Issues related to competence are not easily resolved but are nevertheless crucial to the trust that has been placed in nursing by society. The accountability of the profession demands that nurses individually and collectively: 1) identify competencies central to nursing;40 2) participate in groups influential to competency measurement; 3) be informed about competency issues; and 4) think proactively and raise questions about competency whether it is broadly or narrowly defined. If you engage in the preceding four activities, your ethical thoughtfulness will show.

Ludwick, Ruth (December 10, 1999).

Page 18: Prova Rede Sarah 2007

Ethical Thoughtfulness and Nursing Competency. Online Journal of Issues in Nursing

46. The text states that self-reflection is:

a) A nurse's most important step towards establishing competency.

b) A first, continuous and essential step to ensuring competency.

c) The sole method of assuring everyone of a nurse's competency.

d) Best replaced by other methods of professional conduct.

47. The authors advise that, in times of turbulence, nurses:

a) Should help each other weather the rough times.

b) Must examine competence individually and collectively.

c) Cover up fellow-nurses' errors lest society lose trust in the nursing profession.

d) Cannot afford to loll in bouts of self-reflection.

48. The term pivotal (line 28), as it is used in the text, means:

a) Rubbish.

b) Criticai.

c) Participative.

d) Rotating.

49. According to the text, competency:

a) Depends primarily on the professional's adherence to the codes of nursing conduct.

b) Is a fairly straight-forward rendering of one's professional capabilities.

c) Can be wholly established using self-reflection and externai measures.

d) Can only be fully evaluated using a number of measures that include self-reflection and externai assessment.

50. Write T (true) or F (false) ín the parentheses, according to the text. Then choose the corresponding sequence below.

( ) Responsibility for individual nursing judgments should be borne collectively.

( ) Emotional well-being influences reflection.

( ) A nurse should not worry about identifying competencies that are central to nursing.

( ) Nurses should think proactively within the scope of nursing practice.

a) F - T - T - F

b) F - T - F - T

c) T - T - F - T

Page 19: Prova Rede Sarah 2007

d) T - T - T – F

PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 2/2007

ENFERMEIRO FASE ELIMINATÓRIA - PRIMEIRA ETAPA - PROVA ESCRITA OBJETIVA

GABARITO OFICIAL DEFINITIVOQUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA

1 B 26 A2 C 27 B3 C 28 C4 B 29 B5 B 30 C6 C 31 A7 C 32 A8 C 33 B9 D 34 C

10 A 35 B11 D 36 A12 B 37 D13 ANULADA 38 B14 A 39 B15 C 40 C16 D 41 D17 A 42 B18 ANULADA 43 A19 D 44 A20 D 45 D21 C 46 B22 A 47 B23 B 48 B24 B 49 D25 D 50 C