prova pge ceará 2007

Upload: victor-santos

Post on 29-Feb-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Prova PGE Ceará 2007

TRANSCRIPT

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 1

    Nas questes de 1 a 100, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidasmarcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova.

    PROVA OBJETIVA

    QUESTO 1

    Com relao aos atos administrativos, assinale a opo correta.

    A A revogao do ato administrativo incide sobre ato invlido.B A revogao do ato administrativo tem efeitos ex tunc.C Somente a administrao pblica possui competncia para

    revogar os atos administrativos por ela praticados.D O Poder Legislativo pode invalidar atos administrativos

    praticados pelos demais poderes.E O ato administrativo discricionrio insuscetvel de exame

    pelo Poder Judicirio.

    QUESTO 2

    Assinale a opo correta acerca das autarquias.

    A As autarquias so detentoras, em nome prprio, de direitose obrigaes, poderes e deveres, prerrogativas eresponsabilidades.

    B As autarquias so hierarquicamente subordinadas administrao pblica que as criou.

    C As autarquias so criadas e extintas por ato do chefe do PoderExecutivo.

    D Ao criar uma autarquia, a administrao pblica apenastransfere a ela a execuo de determinado servio pblico,permanecendo com a titularidade desse servio.

    E As autarquias no esto sujeitas ao controle externo do PoderLegislativo.

    QUESTO 3

    Assinale a opo correta no que concerne responsabilidade civildo Estado.

    A Nos Estados absolutistas, negava-se a obrigao daadministrao pblica de indenizar os prejuzos causadospor seus agentes aos administrados, com fundamento noentendimento de que o Estado no podia causar males oudanos a quem quer que fosse (the king can do no wrong).Segundo a classificao da doutrina, a teoria adotada nesseperodo era a teoria do risco integral.

    B Perante o transportado, a responsabilidade da transportadoraque exera funo pblica sob concesso contratual esubjetiva.

    C A Constituio Federal de 1988 adotou o princpio daresponsabilidade civil subjetiva para as autarquias.

    D De acordo com a teoria da responsabilidade objetiva, oEstado responde pelos danos causados por seus agentes aterceiros, independentemente da prova de culpa ou dademonstrao do nexo causal.

    E Uma sociedade de economia mista prestadora de serviopblico responder por danos causados a terceirosindependentemente da prova de culpa.

    QUESTO 4

    Considerando a desapropriao no ordenamento jurdicobrasileiro, assinale a opo correta.

    A O procedimento da desapropriao compreende as fasesdeclaratria e executria. Na primeira, a declaraoexpropriatria pode ser feita somente pelo Poder Executivo,ao passo que a fase executria desenvolve-se apenas nombito do Poder Judicirio.

    B Depende de autorizao do presidente da Repblica adesapropriao pelos estados, pelo Distrito Federal (DF) epelos municpios de aes ou cotas de empresas cujofuncionamento dependa de autorizao do governo federal ese subordine sua fiscalizao.

    C A declarao de utilidade pblica no confere ao poderpblico o direito de penetrar no bem, ainda que para fazerverificaes ou medies.

    D A desapropriao de imveis rurais sempre de competnciada Unio.

    E A lei no pode atribuir poder expropriatrio a entidades daadministrao indireta, visto que os nicos sujeitos ativos dadesapropriao so a Unio, o DF, os estados e os municpios.

    QUESTO 5

    Francisco, presidente de determinada autarquia estadual,contratou os servios de vigilncia da empresa Zeta, comdispensa de licitao, argumentando que no havia tempo hbilpara realizar procedimento licitatrio e que a autarquia nopoderia ficar sem aquele servio. Posteriormente, descobriu-seque a empresa Zeta pertencia a Carlos, amigo de Francisco, e quea emergncia alegada fora criada intencionalmente pelo prprioagente pblico, que deixou de iniciar processo licitatrio mesmociente de que o contrato anterior estava prestes a vencer. Osvalores pagos empresa Zeta eram 50% maiores que os preospraticados no mercado. Descobriu-se, tambm, que Carlosdepositara valores em dinheiro nas contas de Francisco. Diantedesses fatos, o governador demitiu Francisco da presidncia daautarquia e o Ministrio Pblico (MP) do estado denunciou-o,juntamente com Carlos, por crimes de dispensa ilegal de licitaoe corrupo.

    Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta.

    A Francisco no poder ser processado por improbidadeadministrativa com base na Lei n. 8.429/1992 porque, emrazo da demisso, no ser considerado mais agente pblico.

    B Carlos no pode ser sujeito passivo da ao de improbidadeadministrativa de que trata a Lei n. 8.429/1992.

    C A ao de improbidade administrativa s poder ser ajuizadase ficar constatado prejuzo financeiro aos cofres pblicos.

    D A ao de improbidade administrativa poder ser propostapelo MP ou pela pessoa jurdica interessada. Caso a ao sejaajuizada pelo MP, a pessoa jurdica interessada poder atuarao lado do autor da ao ou abster-se de contestar o pedido,desde que isso se afigure til ao interesse pblico.

    E Caso os envolvidos procurem o MP ou os representantes dapessoa jurdica lesada e proponham a recomposio dosprejuzos causados, as partes podero realizar transao como objetivo de extinguir a ao de improbidade administrativa.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 2

    QUESTO 6

    Assinale a opo correta com relao a contratos administrativos.

    A Quando a administrao celebra contratos administrativos,as clusulas exorbitantes existem implicitamente, ainda queno expressamente previstas. Quando a administrao celebracontratos de direito privado, as clusulas exorbitantes tm deser expressamente previstas, com base em lei que derrogue odireito comum.

    B Uma das peculiaridades do contrato administrativo apossibilidade de a administrao rescindi-lo unilateralmente.Porm, essa faculdade somente poder ser exercida se houverinadimplemento por parte da contratada.

    C Caracteriza-se o fato do prncipe quando a administrao,como parte contratual, torna impossvel a execuo docontrato ou provoca seu desequilbrio econmico.

    D lea administrativa todo acontecimento externo ao contrato,estranho vontade das partes, imprevisvel e inevitvel, quecausa um desequilbrio muito grande, tornando a execuo docontrato excessivamente onerosa para o contratado.

    E Entre as modalidades de contrato administrativo esto aconcesso de servio pblico, o contrato de obra pblica,a permisso de uso de bem pblico e a autorizaoadministrativa.

    QUESTO 7

    Acerca dos processos licitatrios, assinale a opo correta.

    A Considera-se deserta a licitao quando nenhum dosinteressados selecionado em decorrncia de inabilitao oudesclassificao.

    B A modalidade de licitao denominada prego, nos termos dalegislao vigente, somente pode ser adotada no mbito daUnio.

    C inexigvel a licitao para a compra ou locao de imveldestinado ao atendimento das finalidades precpuas daadministrao, desde que o preo seja compatvel com o valorde mercado.

    D Na modalidade de licitao denominada prego, caso olicitante vencedor seja inabilitado, o pregoeiro deverdeclarar a licitao fracassada e realizar novo julgamento.

    E Havendo interesse pblico superveniente, a administraopoder deixar de firmar o contrato, ainda que o resultado dalicitao j tenha sido homologado.

    QUESTO 8

    Considerando a legislao pertinente propriedade, ao uso eexplorao de bens pblicos, solo, subsolo e recursos hdricos,assinale a opo correta.

    A As jazidas, em lavra ou no, e demais recursos minerais e ospotenciais de energia hidrulica constituem propriedadecomum ao solo, para efeitos de explorao ouaproveitamento.

    B Aos estados pertencem as guas superficiais ou subterrneas,fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas, nesse caso,na forma da lei, as decorrentes de obras da Unio.

    C As terras devolutas constituem bens pblicos de uso comum.D Todos os bens pblicos so inalienveis e esto fora do

    comrcio jurdico de direito privado.E A afetao e a desafetao de um bem pblico devem ser

    feitas de modo expresso, no se admitindo a forma tcita.

    QUESTO 9

    Atividade da administrao pblica, expressa em atosnormativos ou concretos, de condicionar, com fundamento emsua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e apropriedade dos indivduos, mediante ao ora fiscalizadora,ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aosparticulares um dever de absteno (non facere), a fim deconformar-lhes os comportamentos aos interesses sociaisconsagrados no sistema normativo.

    Celso Antnio Bandeira de Mello. Curso de direito

    administrativo. Editora Malheiros. 20. ed., p. 787.

    A definio objeto do fragmento de texto acima se refere aopoder

    A regulamentar.B discricionrio.C de polcia.D hierrquico.E disciplinar.

    QUESTO 10

    A respeito do direito administrativo, assinale a opo correta.

    A Os servios pblicos privativos do poder pblico no sopassveis de concesso.

    B Consrcio administrativo o acordo de vontade entre duas oumais pessoas jurdicas pblicas da mesma natureza e mesmonvel de governo, constitudo sob a forma de pessoa jurdica.

    C O convnio entre entidades pblicas e particulares forma dedelegao de servios pblicos.

    D As organizaes sociais so pessoas jurdicas de direitopblico, institudas por iniciativa de particulares paradesempenhar servios sociais no-exclusivos do Estado, comincentivo e fiscalizao do poder pblico, mediante vnculojurdico institudo por meio de parceria pblico-privada.

    E Segundo jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF), inconstitucional a exigncia de autorizao legislativa paraa celebrao de convnio ou consrcio.

    QUESTO 11

    De acordo com a repartio de competncias prevista naConstituio Federal, assinale a opo correta.

    A Segundo a jurisprudncia do STF, constitucional lei estadualque disponha sobre o ensino de lngua espanhola aos alunosda rede pblica do respectivo estado.

    B Segundo a jurisprudncia do STF, constitucional lei estadualque disponha sobre a utilizao de pelcula solar nos vidrosdos veculos.

    C competncia privativa da Unio estabelecer e implantarpoltica de educao para a segurana do trnsito.

    D Compete Unio, aos estados, ao DF e aos municpioslegislar concorrentemente sobre proteo ao patrimniohistrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico.

    E Compete privativamente Unio legislar sobre direitotributrio e financeiro.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 3

    QUESTO 12

    A respeito do direito constitucional, assinale a opo correta.

    A As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios podero seralienadas mediante autorizao do Congresso Nacional.

    B Segundo a jurisprudncia do STF, dispositivo de constituioestadual que confira independncia funcional aos procuradoresestaduais inconstitucional por ferir a Constituio Federal.

    C A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humanoe na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna,conforme os ditames da justia social, sendo vedado o tratamentodiferenciado a empresas de pequeno porte, ainda que constitudassob as leis brasileiras e com sede e administrao no pas.

    D O MP instituio essencial funo jurisdicional do Estado,incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus,dos necessitados.

    E O STF poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso dedois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobrematria constitucional e infraconstitucional, aprovar smula que,a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeitovinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estaduale municipal, bem como proceder sua reviso ou ao seucancelamento, na forma estabelecida em lei.

    QUESTO 13

    Ainda acerca do direito constitucional, assinale a opo correta.

    A Compete ao Superior Tribunal de Justia (STJ) julgar as causas eos conflitos entre a Unio e os estados, a Unio e o DF, ou entreuns e outros, incluindo as respectivas entidades da administraoindireta.

    B Compete ao STF a homologao de sentenas estrangeiras e aconcesso de exequtur s cartas rogatrias.

    C Compete ao STF julgar as causas em que forem partes Estadoestrangeiro ou organismo internacional de um lado e, do outro,municpio ou pessoa residente ou domiciliada no pas.

    D Compete ao STJ julgar o mandado de injuno, quando aelaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo,entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta,excetuados os casos de competncia do STF e dos rgos dajustia militar, da justia eleitoral, da justia do trabalho e dajustia federal.

    E Ao Conselho Nacional de Justia, que funcionar junto ao STJ,cabe a superviso administrativa e oramentria da justia federalde primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema e compoderes correicionais, cujas decises tero carter vinculante.

    QUESTO 14

    Segundo a jurisprudncia do STF e o ordenamento jurdico brasileiro,assinale a opo correta.

    A possvel, por meio da reclamao, impugnar a aplicao ou arejeio, por parte da administrao ou do Poder Judicirio, delei de teor idntico quela que j foi objeto do controle deconstitucionalidade no STF, requerendo-se a declarao incidentalde sua inconstitucionalidade, ou de sua constitucionalidade,conforme o caso.

    B As leis municipais que violem dispositivos da Constituio Federalpodero ser objeto de controle abstrato no STF.

    C A medida cautelar concedida em ao direta deinconstitucionalidade (ADI) no tem efeito vinculante, visto queprecria e provisria.

    D Caso o partido poltico autor de ADI perca sua representao noCongresso Nacional no curso do julgamento da ao, o processoser extinto sem julgamento do mrito.

    E obrigatria a interveno do Ministrio Pblico na ADI. Se oprocurador-geral da Repblica for o autor da ao, ser nomeadoum outro membro do Ministrio Pblico para atuar como custoslegis.

    QUESTO 15

    Assinale a opo correta acerca da argio dedescumprimento de preceito fundamental.

    A Qualquer pessoa lesada ou ameaada por ato do poderpblico pode propor argio de descumprimento depreceito fundamental.

    B Atos de particular que descumpram preceitoconstitucional fundamental, em detrimento de direitosubjetivo, esto sujeitos ao controle por meio deargio de descumprimento de preceito fundamental.

    C No se admite a argio de descumprimento de preceitofundamental quando a controvrsia for fundada em atonormativo anterior Constituio Federal.

    D Considerar-se- procedente ou improcedente a argiode descumprimento de preceito fundamental se em umou em outro sentido se tiverem manifestado pelo menosdois teros dos ministros.

    E O controle da constitucionalidade, em abstrato, das leismunicipais pode ser feito pelo STF por meio de argiode descumprimento de preceito fundamental.

    QUESTO 16

    Assinale a opo correta a respeito de direito constitucional.

    A As imunidades de deputados ou senadores nosubsistiro durante o estado de stio.

    B Na sesso legislativa extraordinria, o CongressoNacional somente deliberar sobre a matria para a qualfoi convocado. Assim, havendo medidas provisriasem vigor na data de convocao extraordinria doCongresso Nacional, estas no podero ser votadas.

    C A deliberao de cada uma das casas do CongressoNacional sobre o mrito das medidas provisriasdepender de juzo prvio sobre o atendimento de seuspressupostos constitucionais.

    D Desde a expedio do diploma, os membros doCongresso Nacional no podero ser presos, salvo emflagrante de crime inafianvel, nem processadoscriminalmente sem prvia licena de sua Casa.

    E As medidas provisrias tero sua votao iniciada emqualquer das casas legislativas.

    QUESTO 17

    No referente ao Conselho Nacional de Justia (CNJ),assinale a opo correta.

    A O CNJ rgo do Poder Judicirio com poderjurisdicional em todo o territrio nacional.

    B As decises do CNJ fazem coisa julgada formal ematerial.

    C Ao CNJ cabe rever, em grau de recurso, as decisesjurisdicionais dos membros do Poder Judicirio.

    D Os atos do CNJ esto sujeitos ao controle jurisdicionaldo STF.

    E Nos crimes de responsabilidade, os membros do CNJ sojulgados perante o STF.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 4

    QUESTO 18

    Quanto s atribuies e competncias do STF, assinale a opocorreta.

    A Compete ao STF julgar ao popular ajuizada contra opresidente da Repblica.

    B Na ADI, a causa de pedir pode ser desconsiderada ou supridapor outra, conforme jurisprudncia do STF.

    C Segundo a jurisprudncia dominante, compete ao STF julgarhabeas corpus impetrado contra deciso de relator que, emhabeas corpus requerido a tribunal superior, denegue liminar.

    D Segundo a jurisprudncia dominante, compete ao STF julgarmandado de segurana contra ato de ministro de Estado noexerccio de competncia delegada pelo presidente daRepblica.

    E Segundo a jurisprudncia dominante, compete ao STF julgarmandado de segurana impetrado contra ato do TribunalSuperior Eleitoral.

    QUESTO 19

    Quanto aos direitos fundamentais, assinale a opo correta.

    A A Constituio de 1937 trouxe, como inovao, diversosdireitos sociais relativos aos trabalhadores, os quais no eramprevistos nas constituies anteriores.

    B Direitos fundamentais como o princpio da legalidade, alivre manifestao do pensamento, a liberdade religiosa,o princpio da reserva legal, a independncia judicial, oprincpio do juiz natural, a individualizao da pena, aliberdade de profisso e o direito de petio somente surgiramno ordenamento jurdico brasileiro, de forma expressa, naConstituio Federal de 1988.

    C Em regra, as normas constitucionais que prescrevem direitosfundamentais tm eficcia contida e dependem deregulamentao.

    D A teoria jusnaturalista fundamenta os direitos humanos emuma ordem superior universal, imutvel e inderrogvel.Segundo essa teoria, os direitos humanos no so criaes doslegisladores, tribunais ou juristas e, conseqentemente, nopodem desaparecer da conscincia dos homens.

    E A noo de direitos fundamentais contempornea aosurgimento da idia de constitucionalismo, que permitiuinsculpir um rol mnimo de direitos humanos em umdocumento escrito, derivado diretamente da vontade popular.

    QUESTO 20

    Com relao aos princpios interpretativos das normasconstitucionais, assinale a opo correta.

    A Segundo o princpio do efeito integrador, na resoluo deproblemas jurdico-constitucionais, dever ser dada maiorprimazia aos critrios favorecedores da integrao poltica esocial, bem como o reforo da unidade poltica.

    B De acordo com o princpio da eficincia ou da efetividade, naresoluo de problemas constitucionais, deve-se dar primaziaaos direitos do Estado.

    C Segundo o princpio da conformidade funcional, deve ointrprete harmonizar os bens jurdicos em conflito, de modoa evitar o sacrifcio de uns em relao aos outros.

    D O princpio da fora normativa da Constituio estabelece queo intrprete deve ater-se ao que consta do texto das normasconstitucionais.

    E Segundo o princpio da unidade da Constituio, umaconstituio no deve ser interpretada a partir de valores eprincpios contidos em outras constituies.

    QUESTO 21

    Considerando que um estado da Federao resolva instituir acobrana de um valor para a realizao de fiscalizao emestabelecimentos comerciais que possuem instalaes sanitrias,assinale a opo correta.

    A A cobrana do servio a ser prestado pelo ente pblico temnatureza de tarifa.

    B A instituio da referida cobrana poder ser feita por meiode decreto, uma vez que se trata de preo pblico.

    C Trata-se, no caso, de taxa de servio, uma vez que afiscalizao a ser feita nos estabelecimentos ter carterefetivo e especfico.

    D Trata-se, no caso, de cobrana de um tributo, da espcie taxa,o qual, por essa razo, s poder ser institudo por lei.

    E A cobrana a ser instituda tem natureza de preo pblico,uma vez que dever resultar de uma relao contratual.

    QUESTO 22

    Os servios pblicos justificadores da cobrana de taxas soconsiderados especficos quando

    A a sua utilizao pode ser individualizada.B so divisveis e de utilizao compulsria.C h necessidade de os moradores de um bairro, por exemplo,

    se unirem para usufruir desses servios.D podem ser usufrudos a qualquer ttulo.E o contribuinte, ao pagar a taxa relativa a seu imvel, sabe por

    qual servio est recolhendo o tributo.

    QUESTO 23

    O governador de um estado da Federao decidiu, paraatrair mais investimentos para o seu estado, promover umapoltica de incentivos fiscais, por meio da concesso de crditospresumidos no recolhimento do ICMS.

    Com base na situao hipottica apresentada acima, assinale aopo correta acerca das normas que regem as renncias dereceitas.

    A O estado poder instituir a referida poltica de incentivos apsaprovao de lei com essa finalidade, sem necessidade dedeliberao entre os demais estados e o DF.

    B Esse estado poder implantar a poltica fiscal por meio dedecreto, pelo qual a concesso para cada contribuinte serfeita administrativamente mediante contrato.

    C Qualquer subsdio ou incentivo fiscal depende nica eexclusivamente da vontade do governo de cada estado e,portanto, a referida poltica de incentivos fiscais poder serimplantada por meio de portaria.

    D Qualquer renncia de receita dever constar das leisoramentrias e a poltica proposta somente poder serimplantada aps deliberao entre os estados e o DF.

    E O ICMS o nico tributo que, para sua renncia, independede deliberao entre os estados e o DF.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 5

    QUESTO 24

    Com a finalidade de aprimorar a legislao estadualespecfica do ICMS, principalmente no que se refere forma pelaqual so concedidos e revogados os benefcios fiscais, as isenese outras outorgas para esse tributo, o Poder Legislativo de umalocalidade aprovou a alterao de vrios dispositivos constantesda lei complementar federal que regulamenta a matria.

    Considerando a situao hipottica apresentada acima, assinalea opo correta.

    A A legislao estadual aprovada constitucional, porque oassunto de competncia exclusiva do estado.

    B A legislao aprovada inconstitucional, uma vez que a Casalegislativa no poderia aprovar lei especfica para tratar deassunto referente a benefcio fiscal concedido a nenhumtributo.

    C A lei aprovada inconstitucional, uma vez que somente leicomplementar federal, por imposio constitucional, poderegulamentar os benefcios fiscais a serem concedidos aoICMS.

    D O benefcio fiscal concedido ao ICMS constitucional, poisa matria de competncia concorrente entre o estado e osmunicpios.

    E constitucional a alterao legislativa aprovada, desde quehaja previso dessa competncia na lei complementarestadual.

    QUESTO 25

    Na elaborao da Lei Oramentria Anual (LOA), foi includa acontratao de operaes de crdito por antecipao de receita.A partir dessa informao, assinale a opo correta.

    A A Constituio Federal prev que s podem constar da LOAdispositivos acerca da previso da receita e da fixao dadespesa, sem exceo.

    B A proibio de que a LOA contenha dispositivos estranhos previso da receita e fixao da despesa recai, inclusive,sobre os crditos suplementares.

    C A contratao de operaes de crdito, desde que no seja porantecipao de receita, pode constar da LOA.

    D Os crditos suplementares e as operaes de crdito, inclusiveaquelas provenientes de antecipao de receita, no estoincludos na proibio de que a LOA cuide apenas dapreviso da receita e da fixao da despesa.

    E A LOA pea de fico jurdica e, como tal, aceita qualquerdispositivo.

    QUESTO 26

    A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO)

    A de iniciativa do Poder Legislativo.B tem o objetivo, entre outros, de orientar a elaborao do plano

    plurianual e da LOA.C compreende as metas e prioridades da administrao pblica,

    excluindo as despesas de capital para o exerccio financeirosubseqente.

    D dispe sobre alterao na legislao financeira.E tem o objetivo, entre outros, de estabelecer a poltica de

    aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

    QUESTO 27

    O governo de um estado da Federao estuda a concesso deaumento de remunerao a seus servidores pblicos. Nessasituao hipottica, a concesso do aumento s poder serefetivada se houver

    A lei especfica prevendo o aumento e devidamente aprovadana Casa legislativa, independentemente de previsooramentria.

    B prvia dotao oramentria para atender despesa compessoal, mesmo que esta no tenha sido prevista na LDO.

    C dotao oramentria suficiente para atender s projees dedespesa de pessoal e autorizao especfica na LDO,ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economiamista que no necessitam dessa autorizao.

    D dotao oramentria suficiente para atender despesa depessoal e autorizao especfica na LDO, mesmo quando setratar de empresas pblicas.

    E apenas previso especfica na LDO, uma vez que a dotaooramentria depende da previso estipulada na LOA.

    QUESTO 28

    Assinale a opo correta acerca dos benefcios fiscais.

    A A concesso de qualquer benefcio de natureza tributriadepende somente de uma deciso poltica e da aprovao delei especfica que preveja a medida.

    B A concesso de remisso de determinado tributo no seenquadra no conceito de renncia de receita.

    C O benefcio fiscal da diminuio de alquota normal do ICMSno considerado renncia de receita, uma vez que essamedida atrai mais empresas para a legalidade e, com isso,aumenta a arrecadao.

    D O estado dever observar diversas regras para a concessode renncia de receita, especialmente a que impe que aconcesso desse benefcio esteja acompanhada de estimativade impacto oramentrio-financeiro e atenda ao disposto naLDO.

    E Por atender condies individuais de seus benefcios, aiseno concedida em carter no-geral no consideradauma forma de renncia de receita.

    QUESTO 29

    Acerca das normas referentes ao Sistema Tributrio Nacional,assinale a opo correta.

    A Cabe a lei complementar estabelecer normas gerais emmatria de legislao tributria.

    B A lei complementar estabelece normas gerais acerca docrdito tributrio, fazendo que os estados, caso queiramalter-las, aprovem lei especfica nesse sentido.

    C O lanamento tributrio, a prescrio e a decadncia podemser regulamentados pelos estados, sem necessidade de seobservarem as regras gerais dispostas na lei complementarfederal.

    D A lei complementar estabelece normas gerais a respeito doadequado tratamento tributrio a ser dado comercializaode produtos pelas sociedades de economia mista.

    E Lei complementar deve dispor acerca da definio de tributos,suas espcies e fatos geradores, mas no, acerca da definiode bases de clculo.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 6

    QUESTO 30

    Acerca da obrigao tributria, assinale a opo correta.

    A excluda pela iseno.B principal quando decorre da legislao tributria.C As obrigaes acessrias decorrem de penalidade prevista no

    julgamento administrativo.D A acessria converte-se em principal.E acessria quando decorre do fato gerador.

    QUESTO 31

    Um contribuinte, tendo de prestar declaraes autoridadeadministrativa tributria, o fez desobedecendo ao prazo e formaprevistos na legislao vigente.

    Considerando essa situao hipottica, assinale a opo corretaacerca da modalidade de lanamento desse ato do referidocontribuinte.

    A O contribuinte estar sujeito ao lanamento por homologao.B Dever ser realizado o autolanamento.C Essa a nica situao em que o lanamento efetuado e

    revisto de ofcio pela autoridade administrativa.D A administrao deve utilizar o lanamento misto ou por

    declarao.E A hiptese levantada a de lanamento direto ou de ofcio.

    QUESTO 32

    Assinale a opo correta acerca do instituto tributriodenominado parcelamento.

    A O parcelamento causa de extino do crdito tributrio.B O parcelamento causa de suspenso da obrigao tributria.C Ao parcelamento aplicam-se, subsidiariamente, as normas

    relativas anistia.D O parcelamento do crdito tributrio ser concedido na forma

    e na condio estabelecidas em lei especfica.E O parcelamento suspende o crdito tributrio, mas no pode

    ser concedido por lei especfica do estado da Federao.

    QUESTO 33

    Assinale a opo correta acerca do instituto tributrio dopagamento de certo crdito tributrio.

    A Quando o pagamento realizado parcialmente, importa empresuno de pagamento das prestaes em que sedecomponha.

    B Quando o pagamento total, importa em presuno depagamento de todos os outros crditos.

    C Quando o pagamento total, no importa em presuno depagamento de outros crditos, mas apenas de crditosreferentes a outros tributos.

    D Quando o pagamento parcial, importa na presuno depagamento de crditos referentes a outros tributos.

    E Quando o pagamento total, no importa na presuno depagamento de outros crditos referentes ao mesmo tributo oua outros.

    QUESTO 34

    A fazenda pblica de um estado da Federao, ao realizar

    a inscrio do crdito tributrio na dvida ativa, no fez constar

    do termo de inscrio o domiclio conhecido do devedor.

    Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta

    acerca da omisso de requisito legal no termo de inscrio

    mencionado.

    A A hiptese de omisso de requisito legal no termo de

    inscrio de crdito tributrio na dvida ativa causa de

    nulidade absoluta.

    B Qualquer omisso de requisito legal no termo de inscrio de

    crdito tributrio na dvida ativa pode ser sanada, desde que

    essa falha seja sanada at a deciso de primeira instncia.

    C A omisso de requisitos legais no termo de inscrio de

    crdito tributrio na dvida ativa passvel de ser sanada, a

    qualquer tempo.

    D Considerando-se a omisso identificada como causa de

    nulidade, esta no poder ser sanada.

    E O termo de inscrio, por ser ato administrativo, no est

    sujeito a nulidade absoluta e, portanto, poder ser alterado a

    qualquer tempo.

    QUESTO 35

    Acerca da responsabilidade penal da pessoa jurdica, assinale a

    opo correta.

    A A responsabilidade penal da pessoa jurdica exclui a das

    pessoas naturais, o que implica a impossibilidade de dirigir

    denncia contra a pessoa jurdica sempre que descoberta co-

    autoria ou participao indireta das pessoas naturais.

    B Pessoas com personalidade judiciria, mas sem personalidade

    jurdica, esto sujeitas responsabilidade penal da pessoa

    jurdica, norma que no atinge pessoas de direito pblico.

    C A culpabilidade e a posterior penalizao das pessoas

    jurdicas no so contempladas no sistema penal brasileiro,

    que considera que a pessoa jurdica pensa por meio das

    pessoas que a compem, tendo vontade prpria e nimo de

    delinqir, mas no tendo meios prprios para faz-lo.

    D A responsabilidade penal da pessoa jurdica no exclui a das

    pessoas naturais, de modo que a denncia pode ser dirigida

    apenas contra a pessoa jurdica caso no se descubra a autoria

    ou participao das pessoas naturais, podendo, tambm, ser

    direcionada contra todos.

    E A massa falida, o esplio dos bens deixados pelo falecido e a

    sociedade de fato podem ser responsabilizados e penalizados.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 7

    QUESTO 36

    A desafetao o fato ou manifestao de vontade do poderpblico, mediante o qual o bem de domnio pblico subtrado dominialidade pblica para ser incorporado ao domnio privadodo Estado ou do administrado. Quanto s unidades deconservao, correto afirmar que a desafetao

    A ou reduo de limites pode ser feita mediante lei municipal oumedida provisria.

    B que no implique reduo de limites pode ser instituda porportaria.

    C que no implique reduo de limites pode ser feita pordecreto.

    D ou reduo de limites pode ser feita por decreto.E ou reduo dos limites de uma unidade de conservao s

    pode ser feita mediante lei.

    QUESTO 37

    A respeito dos princpios da preveno e da precauo, assinalea opo correta.

    A O princpio da preveno aplicado nos casos em que osimpactos ambientais j so conhecidos, e o princpio daprecauo somente aplicado nos casos em que os danos soconhecidos, porm dificilmente mensurados.

    B O princpio da precauo destina-se ao controle dasatividades privadas, enquanto o princpio da prevenoaplica-se s aes do poder pblico.

    C Ambos os princpios incidem sobre a conduta lesiva ao meioambiente perpetrada pelo poluidor-pagador nas atividades queproduzam impacto sobre a biodiversidade, mas apenas oprincpio da precauo atinge a produo de alimentos, defrmacos e de material produzido por animais clonados eplantas transgnicas, j que essas atividades esto reguladaspelo biodireito e no, pelo direito ambiental.

    D O princpio da precauo apenas estende o conceito depreveno aos ditames da dita sociedade de risco, o quesignifica que se deve precaver contra todos os possveisdesdobramentos de atividades que causem impactosambientais j conhecidos e mensurados pela cincia.

    E O princpio da preveno aplicado nos casos em que osimpactos ambientais j so conhecidos, e o princpio daprecauo aplica-se queles em que o conhecimento cientficono pode oferecer respostas conclusivas sobre a inocuidadede determinados procedimentos.

    QUESTO 38

    O princpio do meio ambiente ecologicamente equilibrado tratado na Constituio Federal como

    A uma norma programtica cuja efetividade fica condicionadaao progresso econmico e distribuio de renda.

    B um direito fundamental da pessoa humana, direcionado aodesfrute de condies de vida adequadas em um ambientesaudvel.

    C um princpio geral de alcance limitado e restrito s reas deproteo ambiental.

    D um direito difuso, mas no-exigvel, em funo de suageneralidade, inconsistncia e definio imprecisa.

    E um direito social, coletivo e transgeracional cuja efetividade ampla, irrestrita e incondicionada e cujo alcance estende-sea todas as formas de vida.

    QUESTO 39

    H alguns anos, era comum a viso de que as preocupaes como meio ambiente prejudicariam o crescimento e a industrializaodos pases em desenvolvimento. poca, a prioridade era aacelerao do crescimento econmico, e acreditava-se que asexternalidades negativas, equivalentes ao custo ambientalresultante da degradao ocorrida nesse processo produtivo,seriam neutralizadas com o progresso dessas naes. No queconcerne a esse assunto, a Constituio Federal.

    A impe uma srie de medidas que restringem o direito propriedade, livre iniciativa e livre expresso,condicionando o exerccio desses direitos ao princpio dodesenvolvimento sustentvel.

    B posiciona-se em favor do desenvolvimento econmico, j queno h progresso sem produo de algum impacto negativoao meio ambiente e que o enquadramento nos padres dedesenvolvimento sustentvel s possvel s naesdesenvolvidas.

    C assume que o princpio do desenvolvimento ambientalmentesustentvel passvel de interpretaes divergentes e,portanto, mostra-se inaplicvel no controle das atividadesprodutivas das grandes e mdias empresas.

    D incluiu o princpio do poluidor-pagador como direitofundamental e garantia constitucional da iniciativa privada.

    E incluiu o princpio da defesa do meio ambiente na ordemeconmica, demonstrando, com isso, que o desenvolvimentono pode estar dissociado da proteo ambiental, j que elesempre gera algum tipo de impacto ao meio ambiente.

    QUESTO 40

    Segundo a lei, unidades de conservao ambiental so

    A espaos territoriais e seus recursos socioambientais,incluindo-se as guas jurisdicionadas, com caractersticasnaturais relevantes, legalmente institudos pelo poder pblicocom objetivos de conservao e com limites definidos, sobregime especial de administrao, aos quais se aplicamgarantias adequadas de proteo.

    B espaos territoriais e seus recursos ambientais, incluindo-se asguas jurisdicionais, com caractersticas hidrossolveisrelevantes, legalmente outorgados pelo poder pblico comobjetivos de preservao e com limites definidos, sob regimeespecial de administrao, aos quais se aplicam garantiasadequadas de proteo.

    C espaos ambientais e seus recursos naturais, incluindo-se asguas jurisdicionais, com caractersticas hdricas relevantes,legalmente institudos pelo poder pblico com objetivos depreservao e com limites definidos, sob regime especial deadministrao, aos quais se aplicam garantias adequadas deproteo.

    D espaos territoriais e seus recursos ambientais, incluindo-se asguas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes,legalmente institudos pelo poder pblico com objetivos deconservao e com limites definidos, sob regime especial degesto participativa, aos quais se aplicam garantias adequadasde proteo, acessibilidade restrita e utilizao condicionada.

    E espaos territoriais e seus recursos ambientais, incluindo-se asguas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes,legalmente institudos pelo poder pblico com objetivos deconservao e com limites definidos, sob regime especial deadministrao, aos quais se aplicam garantias adequadas deproteo.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 8

    QUESTO 41

    rea de preservao permanente uma rea

    A coberta por vegetao nativa, com a funo ambiental depreservar os recursos hdricos, o patrimnio histrico, aestabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico dafauna e da flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar daspopulaes humanas.

    B coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambientalde preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidadegeolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico da fauna e daflora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaeshumanas.

    C coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambientalde preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidadegeogrfica, a biodiversidade, o fluxo transgnico da fauna eda flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar daspopulaes humanas.

    D coberta ou no por vegetao nativa, com as funesambientais de preservar os recursos hdricos, a paisagem, aestabilidade geolgica, a biodiversidade e o fluxo atmosfricodos gases nobres; proteger o solo e assegurar o bem-estar daspopulaes humanas.

    E coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambientalde preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidadehidrolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico do clima,proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaeshumanas.

    QUESTO 42

    Acerca do direito das obrigaes, assinale a opo correta.

    A Em um contrato em que as partes estipularam clusula penalpara o caso de descumprimento total ou do retardamento daobrigao, se ocorrer o inadimplemento, o credor pode, aorecorrer s vias judiciais, exigir o recebimento da multa e ocumprimento da obrigao.

    B Nas obrigaes de dar coisa incerta, se a coisa a ser entregueainda no tiver sido individualizada e se ocorrer perda oudeteriorao da coisa, o devedor pode exonerar-se daobrigao, quando essa perda ou deteriorao tenha se dadopor caso fortuito ou fora maior.

    C A cesso de crdito um negcio jurdico por meio do qualo credor transmite total ou parcialmente o seu crdito aterceiro, com expressa anuncia do devedor, o que acarreta aextino da relao obrigacional primitiva com esse devedor.Para que seja eficaz em relao a terceiros, a cesso deve sercelebrada mediante instrumento pblico.

    D Tratando-se de obrigao de dar coisa certa e incerta ou dedvida fiscal, sendo duas pessoas reciprocamente credora edevedora, as duas obrigaes se extinguem, at onde secompensarem e independentemente da vontade do credor, seas dvidas se originarem da mesma causa.

    E Novao a extino de uma obrigao mediante aconstituio de nova obrigao, que substitui a anterior. Se aobrigao solidria, a novao celebrada entre o credor eapenas um dos devedores exonera os demais, de modo quesomente sobre os bens do que contrair a nova obrigaoremanescem as garantias do crdito novado.

    QUESTO 43

    A respeito das pessoas naturais e jurdicas, assinale a opocorreta.

    A Os direitos de personalidade tm por finalidade proteger asqualidades e os atributos essenciais da pessoa humana, deforma a impedir que os mesmos possam ser apropriados ouusados por outras pessoas que no os seus titulares. Essesdireitos no possuem valorao econmica, ou seja, soextrapatrimoniais, embora, em caso de leso dignidade dapessoa humana, possam surtir efeitos patrimoniaisconsistentes na reparao por dano moral.

    B O patrimnio da sociedade distinto do pertencente aosscios. Assim, so impenhorveis os bens particulares dosscios pelas dvidas da sociedade, salvo quando constar doato constitutivo da sociedade que os scios tmresponsabilidade subsidiria pelas dvidas sociais. Nessahiptese, por ocorrer a confuso patrimonial, o juizdeterminar a extino da personalidade jurdica,respondendo os scios pelas dvidas da sociedade.

    C Se a pessoa natural possuir diversas residncias de vivnciasucessivas, ser considerada seu domiclio qualquer umadessas residncias ou o local onde essa pessoa for encontrada.Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugaresdiferentes, ser considerada sua sede, para quaisquer atospraticados em nome da sociedade, o seu domiclio.

    D Define-se associao como a unio de pessoas que seorganizam com finalidades econmica e lucrativa, que aufirarendas para o custeio de suas finalidades e para remunerar osservios prestados pelos associados.

    E Ter plena capacidade de direito significa ter aptido paraexercer por si mesmo os direitos da vida civil, sem assistnciaou representao. Sendo assim, toda pessoa que tem aptidopara adquirir direitos hbil para goz-los e exerc-los por simesmo.

    QUESTO 44

    Quanto aos contratos, assinale a opo correta.

    A Nos contratos onerosos ou gratuitos, o alienante respondepela evico. Essa responsabilidade depende de clusulaexpressa, na qual as partes podem convencionar, ainda, o seureforo ou diminuio, sendo que, no caso de evico parcial,no sendo esta considervel, o alienante pode escolher entrea resciso contratual e a reteno da coisa com a restituioproporcional do preo.

    B Se o contrato de prestao de servio for omisso quanto retribuio devida ao prestador de servio e houverdiscordncia das partes quanto remunerao, a sua fixaoser feita por meio de arbitramento, que atender aoscostumes locais, ao tempo e qualidade do servio prestado.

    C Se, no contrato, as partes convencionarem arras penitenciais,a inexecuo do contrato faculta parte inocente pedirindenizao suplementar, se provar que seu prejuzo foi maiorque o valor das arras, e exigir a devoluo da quantia paga,corrigida monetariamente.

    D O mandato em causa prpria extingue-se com a revogao oucom a morte do outorgante. Se a clusula for condio donegcio, ou tiver sido estipulada no interesse do mandatrio,a revogao ser eficaz, mas o mandante responder porperdas e danos.

    E A fiana prestada por duas ou mais pessoas para garantir ocumprimento de contrato acarreta a solidariedade entrefiadores e devedor principal. Assim, se o devedor principalno pagar o dbito, poder o credor executar tanto os fiadoresquanto o devedor principal e, se forem penhorados bens detodos, os fiadores tero o direito de exigir que o bem dodevedor principal seja leiloado primeiro.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 9

    QUESTO 45

    Em relao ao direito das coisas, assinale a opo correta.

    A O usufruto constitudo intuito personae, ou seja, intransfervel, seja entre vivos ou por causa de morte. Assim,se for vitalcio e constitudo em favor de duas pessoas, seextinguir, em sua totalidade, com o falecimento de um dosusufruturios, restabelecendo-se, assim, a propriedade plenado nu-proprietrio.

    B Para a concesso do direito real de servido de trnsito, exige-se que os dois imveis sejam contguos, pertencentes ou noao mesmo dono, e que o imvel dominante seja encravado, ouseja, que no possua sada pela via pblica, fonte ou porto.A servido contnua quando esse direito s se exteriorizacom o ato humano de transitar pelo prdio serviente.

    C Composse modalidade de posse exercidaconcomitantemente por mais de um titular sobre o mesmobem que se encontra em estado de indiviso. Nesse caso, cadapossuidor ter uma parte ideal, j que no se determina qualparcela compete a cada um.

    D O proprietrio de um imvel hipotecado no poder alien-losem quitar o crdito hipotecrio, sendo, inclusive, clusulavlida e obrigatria, no referido contrato, a proibio de oproprietrio alienar o imvel hipotecado.

    E O direito de uso conferido a uma pessoa transfere-se, pormorte do usurio, aos seus sucessores, obedecida a ordem devocao hereditria.

    QUESTO 46

    Acerca dos fatos jurdicos, assinale a opo correta.

    A Configura-se o estado de perigo quando uma pessoa, porinexperincia, ou sob premente necessidade, obriga-se aprestao manifestamente desproporcional ao valor daprestao oposta, gerando lucro exagerado ao outrocontratante. Nessa situao, a pessoa pode demandar anulidade do negcio jurdico, dispensando-se a verificao dedolo ou m-f da parte adversa.

    B A fraude contra a execuo um defeito do negcio jurdico,caracterizando-se como vcio de consentimento e viciando,como conseqncia, a declarao de vontade dos partcipesdo negcio jurdico.

    C A simulao relativa um vcio social que acarreta a nulidadedo negcio jurdico, que no pode subsistir, mesmo que sejavlido na substncia e na forma.

    D O negcio jurdico realizado com infrao a norma de ordempblica, mesmo depois de declarado nulo por sentenajudicial, por se tratar de direito patrimonial e, portanto,disponvel, pode ser ratificado pelas partes, convalidando-se,assim, o ato negocial.

    E A reserva mental caracteriza-se pela no-coincidncia entrea vontade real e a declarada, com o propsito de enganar aoutra parte. Se for desconhecida pelo destinatrio, amanifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor hajafeito a reserva mental de no querer o que manifestou.

    QUESTO 47

    No que concerne ao direito de empresa, assinale a opo correta.

    A As sociedades simples e as empresrias tm por objeto sociala explorao e o desenvolvimento de atividade econmicacom organizao profissional, voltada produo oucirculao de bens ou servios. Essas sociedades podem ouno ter personalidade jurdica.

    B Em caso de dissoluo irregular de uma sociedade limitada,com capital integralizado, a responsabilidade dos scios pelopagamento de obrigaes assumidas com terceiros em nomeda pessoa jurdica pessoal e limitada sua cota departicipao na sociedade, ou seja, cada scio responde pelaparcela do capital que integralizar.

    C O estabelecimento empresarial, por ser o conjunto de bensnecessrios ao exerccio da empresa, no pode ser usadocomo garantia de credores, pois a sua alienao, ainda queparcial, implica a dissoluo da sociedade ou a perda do valoragregado.

    D As sociedades institucionais, ou seja, aquelas cujo atoregulamentar o estatuto social, so sociedades de capital, emrelao s quais vige o princpio da livre circulabilidade daparticipao societria. Nessas sociedades, as aes sosempre penhorveis por dvida de scio, e a morte de um dosscios no autoriza a dissoluo parcial, seja a pedido dossobreviventes ou dos sucessores.

    E A sociedade em conta de participao formada por doistipos de scios: o ostensivo e o oculto. Essa sociedade, quepode adotar como firma o nome do scio ostensivo, adquirepersonalidade jurdica com o registro de seu contrato social,e a responsabilidade dos scios limita-se a sua participaosocietria.

    QUESTO 48

    A respeito da responsabilidade civil, assinale a opo correta.

    A O ato praticado com abuso de poder, mesmo quando nocausa dano vtima, resulta no dever de indenizar, em virtudeda violao a dever de conduta.

    B As pessoas jurdicas de direito privado, quaisquer que sejama sua natureza e os seus fins, respondem objetivamente pelosatos de seus dirigentes, administradores e empregados ouprepostos que, nessa qualidade, causem dano a outrem.

    C A responsabilidade daquele que provocar acidente porexerccio de atividade de risco objetiva, independentementede conduta do agente provocador ou da vtima e dademonstrao do nexo de causalidade entre a condutaperigosa e o dano por ela causado.

    D A fixao judicial do valor da indenizao a ttulo de danosmorais est vinculada ao prejuzo experimentado edemonstrado pela vtima. Para a sua adequada fixao,consideram-se o poder econmico do ru e o cartereducativo da sano.

    E Se, em um acidente, um dos envolvidos o veculo de umaempresa de transporte coletivo, portanto, prestadora deservios pblicos, independentemente da culpa do motoristaou da vtima, a empresa responder objetivamente pelosdanos causados no acidente.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 10

    QUESTO 49

    Assinale a opo correta relativamente a prescrio e decadncia.

    A No corre o prazo de decadncia contra os que, mesmo por causatransitria, no puderem exprimir sua vontade.

    B A prescrio e a decadncia podem ser interrompidas mais de uma vez,desde que por motivos diferentes, sendo que a prescrio intercorrentepode ser interrompida ilimitadamente.

    C A suspenso da prescrio em favor de um dos credores solidriossempre aproveitar aos demais. No entanto, a interrupo operadacontra o devedor principal no atinge o fiador, a favor do qual continuaa correr a prescrio.

    D Se a decadncia for convencional, a parte a quem aproveita podealeg-la em qualquer grau de jurisdio, inclusive em sede de recursosextraordinrio ou especial, podendo, ainda, o juiz suprir, de ofcio, aalegao.

    E O prazo da prescrio da pretenso indenizatria da vtima, decorrentede fato a ser apurado no juzo criminal, flui independentemente darespectiva sentena criminal definitiva.

    QUESTO 50

    Com relao ao e aos pressupostos processuais, assinale a opocorreta.

    A Se aplicar o princpio da instrumentalidade do processo, o juiz podeapreciar o mrito da ao mesmo que no estejam presentes ascondies dessa ao.

    B Enquanto no proferida a sentena de mrito, o exame dos pressupostosprocessuais pode ser feito, em qualquer tempo do processo, pelo juzode primeiro grau, mas no pelo de segundo grau, o que caracterizariasupresso de instncia.

    C Ocorre o concurso de aes quando, para fazer valer um mesmo direitoem juzo, se verifica a coexistncia de aes disposio e escolha doautor.

    D Ser julgada improcedente a pretenso do autor quando no seencontrar presente a possibilidade jurdica do pedido. Nesse caso, opedido do autor juridicamente impossvel porque o direito materialno o ampara.

    E O interesse de agir, um dos pressupostos processuais, pode sercorretamente definido como a necessidade da tutela jurisdicional paraevitar ameaa ou leso do direito, ou, ainda, como a necessidade deinvocar a prestao jurisdicional.

    QUESTO 51

    Assinale a opo correta acerca do litisconsrcio, da assistncia e dainterveno de terceiros.

    A A denunciao da lide ato exclusivo do ru, por meio do qual chamaa juzo um terceiro que deve responder a ao juntamente com ele, emlitisconsrcio passivo necessrio, para que, caso vencido na demanda,possa exercer o direito de regresso contra o denunciado.

    B A oposio admissvel em todos os procedimentos, inclusive naexecuo, quando o terceiro defende sua posse sobre bens imveisapreendidos judicialmente, como nos casos de penhora e arresto.

    C O mero detentor, quando demandado sobre a posse, pode nomear autoria o legtimo possuidor, visando a transferi-lo posio de ru, epode tambm fazer a denunciao da lide do possuidor indireto, com oescopo de garantir direito regressivo, no caso de condenao.

    D No caso de litisconsrcio unitrio, todos os litisconsortes soconsiderados litigantes distintos. Dessa forma, a defesa de um nobeneficia os outros, uma vez que a sentena, embora proferida nomesmo processo, pode ser diferente para cada um dos litisconsortes, eo recurso interposto por um dos litisconsortes no aproveita aos outros.

    E Na assistncia litisconsorcial, o assistente considerado litigantedistinto da parte adversa, pelo que no fica sujeito atuao doassistido, mantendo relao jurdica prpria com o adversrio da parteassistida e podendo prosseguir na defesa de seu direito, mesmo que aparte originria tenha desistido da ao ou tenha reconhecido aprocedncia do pedido ou, ainda, que tenha transacionado com o outrolitigante.

    QUESTO 52

    Em relao aos sujeitos do processo, julgue os itensseguintes.

    A A pessoa estranha ao litgio, que no participou doprocesso, ser considerada parte se for atingidapelos efeitos da sentena.

    B A representao e a substituio processual soinstitutos equivalentes; em ambos existe aautorizao legal para, em processo alheio, litigarem nome prprio, mas na defesa de direito alheio.

    C Os incapazes no tm capacidade de ser parte, jque tm legitimidade ativa ou passiva para agir porsi, devendo, necessariamente, ser representados ouassistidos pelos pais ou representantes legais.

    D No caso de alienao de bem litigioso a ttuloparticular, por ato entre vivos, a substituio datitularidade do direito material controvertido nodescaracteriza a identidade de parte, uma vez que oadquirente passa a ocupar a mesma posio jurdicada parte sucedida. No entanto, o ingresso em juzodo adquirente substituindo o alienante depende doconsentimento da parte contrria.

    E Para a propositura de aes que versem sobredireitos reais imobilirios por pessoas casadassobre posse de bem imvel e execuo por dvidacontrada por apenas um dos consortes, impe-se aformao de litisconsrcio ativo necessrio entreos cnjuges, qualquer que seja o regime patrimonialdo casamento.

    QUESTO 53

    No que concerne a ao rescisria, assinale a opocorreta.

    A O ajuizamento da ao rescisria implica asuspenso da execuo ou do cumprimento dasentena rescindenda. A competncia paradeterminar essa suspenso do juiz da causa em quea sentena foi proferida ou do juzo da execuo.

    B Para propositura de ao rescisria que visa arediscusso de matria ftica, ou seja, comfundamento em erro de fato, necessrio que tenhahavido pronunciamento judicial sobre esse erro.Alm disso, necessrio que o erro seja apurvelmediante o exame dos documentos e demais peasdos autos e que a sentena seja nele fundada.

    C Tendo em vista o interesse pblico evidenciado naao rescisria, que discute a validade de decisotransitada em julgado, obrigatria a intervenodo Ministrio Pblico nessa ao, como fiscal dalei, independentemente da matria nela discutida oudas partes nela envolvidas.

    D O acrdo proferido em embargos infringentes,transitado em julgado, que no foi objeto de recursoextraordinrio ou recurso especial, no mais podeser objeto de rescisria porque, para a proposituradessa ao, se exige que a parte tenha esgotado osrecursos cabveis.

    E A sentena ser rescindvel quando prolatada porprevaricao, concusso ou corrupo do juiz.Nesse caso, para que a rescisria sejafavoravelmente acolhida, necessrio que o juiztenha sido previamente condenado no juzocriminal, o que anula o processo a partir da citaodo ru.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 11

    QUESTO 54

    Quanto aos recursos no processo civil, assinale a opo correta.

    A possvel a convalidao das nulidades sanveis, por decisodo colegiado, no mbito recursal, admitindo-se adeterminao da correo de tais nulidades, alm da apelao,no julgamento de outros recursos, inclusive nos recursosespecial e extraordinrio.

    B Para a admissibilidade dos recursos extraordinrios, exige-se,alm dos demais requisitos legais, a demonstrao darepercusso geral das questes constitucionais discutidas.A existncia da repercusso geral deve ser demonstrada,em preliminar do recurso extraordinrio, para apreciaoexclusiva do STF.

    C Cabe juzo de retratao, bem como o denominado agravinhoou agravo regimental, contra deciso monocrtica do relatorque determine a converso do agravo de instrumento emretido ou a concesso de efeito suspensivo ao recurso.

    D So cabveis embargos de declarao com carter infringentequando o recurso for utilizado com a finalidade deprequestionamento ou para rever deciso anterior,reexaminando ponto sobre o qual j houve pronunciamento,com inverso, em conseqncia, do resultado final.

    E No exame de recurso especial, no poder ser apreciadaquesto de inconstitucionalidade de lei federal ou local a seraplicada na soluo do caso concreto, devendo-se, casoocorra dvida quanto constitucionalidade de lei, suspendero julgamento, remetendo-se os autos ao STF.

    QUESTO 55

    A respeito da competncia, assinale a opo correta.

    A Quando se tratar de juno de causas conexas, em uma mesmacomarca, por causa da preveno, considera-se prevento, noo juiz de onde tenha sido feita a citao, mas o que despachouem primeiro lugar, desde que ambos tenham a mesmacompetncia territorial.

    B Apresentada reconveno ou denunciao da lide, prorroga-sea competncia do juiz da causa principal para que ele tomeconhecimento daquelas aes, ainda que inicialmente o juizda causa fosse absolutamente incompetente para conhec-las,uma vez que o juiz da causa principal tambm competentepara a ao acessria e incidental.

    C Compete ao juzo federal do foro do domiclio do autor ou dolocal do fato processar e julgar ao que tenha por objetobenefcio previdencirio devido em razo de doena adquiridano desempenho de atividade profissional ou de indenizaopor danos materiais e morais fundada em acidente de trabalho.

    D As aes fundadas em direito pessoal ou em direito real sobrebens imveis sero propostas no foro do domiclio do ru ou,no sendo esse conhecido, no domiclio do autor. Por setratar de competncia relativa, admite-se a prorrogaopor conveno das partes, mesmo que o litgio recaia sobredireito de propriedade e posse.

    E O juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio competente para o cumprimento da sentena que condena oru ao pagamento de quantia. Essa competncia fixada pelocritrio funcional e, por isso, no pode ser modificada poracordo entre as partes ou por convenincia do credor.

    QUESTO 56

    Acerca da reclamao perante o STF e o STJ, assinale a opocorreta.

    A Cabe embargo infringente contra deciso no-unnimeproferida em ao de reclamao. Contra a referida deciso,cabem embargos de declarao quando houver, no acrdo,omisso, obscuridade ou contradio.

    B O procedimento da reclamao prev a concesso de medidapreventiva pelo relator, que, para evitar dano irreparvel,determinar a suspenso do processo ou do ato impugnado,podendo, ainda, no uso do poder geral de cautela, ordenar aprovidncia liminar adequada ao caso concreto.

    C A legitimidade ativa para propor reclamao contra atojudicial ou administrativo que atentar contra a competncia doSTF ou do STJ ou que descumprir o contedo dos julgadosproferidos por esses tribunais exclusiva do procurador geralda Repblica.

    D A reclamao para o STF cabvel contra deciso de segundograu de jurisdio, para assegurar o efeito vinculante dasdecises proferidas no recurso extraordinrio, no seadmitindo o referido incidente na defesa de decisesproferidas em ao declaratria de constitucionalidade nemna ao direta de inconstitucionalidade.

    E Julgada procedente a reclamao, o STF ou o STJ cassar adeciso impugnada para preservar a competncia daquelestribunais ou para garantir a autoridade das suas decises,mesmo que o ato impugnado j tenha transitado em julgado.

    QUESTO 57

    A respeito da ao popular e da ao civil pblica, assinale aopo correta.

    A Na ao popular, o Ministrio Pblico pode assumir a defesado ato impugnado ou de seus autores, bem como promovera ao de sentena condenatria, pois essa ao no visadefender os interesses da coletividade, mas da moralidadeadministrativa e do patrimnio pblico.

    B Sentena que julga improcedente ao popular no faz coisajulgada erga omnes, podendo, assim, qualquer legitimadointentar outra ao popular, com idntico fundamento, ouseja, ilicitude ou lesividade de ato administrativo, valendo-sede novas provas.

    C Qualquer pessoa parte legtima para propor ao popularque vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidadeadministrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico ecultural.

    D Ao civil pblica por danos causados ao meio ambiente podeter como objeto a condenao em dinheiro ou o cumprimentoda obrigao de fazer ou no fazer. Declarada a procednciados pedidos deduzidos nessa ao, a regra a reparao dodano aos bens lesados, e a condenao indenizao emdinheiro somente acontecer quando o dano for irreversvel.

    E Na ao civil pblica em defesa de direitos coletivos oudifusos, poder ser declarada a inconstitucionalidade de leifederal, estadual ou local, pois nessa ao pode ser feito ocontrole concentrado de constitucionalidade. No entanto,apesar da eficcia erga omnes da deciso, o STF poderdiscutir a mesma matria em ao direta deinconstitucionalidade.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 12

    QUESTO 58

    Acerca da propriedade industrial e intelectual, assinale a opocorreta.

    A lcito que um sinal empregado apenas como meio depropaganda seja registrado como marca.

    B A marca goza de proteo nacional, com o registro na juntacomercial, e de proteo internacional, aps o registro noInstituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

    C So suscetveis de registro as marcas visual e sonoramenteperceptveis.

    D A proteo marca de alto renome restringe-se ao seu ramode atividade econmica.

    E lcito ao INPI indeferir de ofcio o pedido de registro demarca que imite, em parte, marca notoriamente conhecida.

    QUESTO 59

    Ainda no que se refere a propriedade industrial e intelectual,assinale a opo correta.

    A A proteo dos direitos relativos propriedade industrial deautor de desenho industrial efetuada pela concesso depatente, a ser requerida ao INPI.

    B Se duas pessoas realizarem o mesmo modelo de utilidade, deforma independente, o direito de obter patente ser daquelaque provar a criao mais antiga, independentemente da datade requerimento de concesso da patente.

    C Requerida a concesso de registro de desenho industrial, opedido ser mantido em sigilo pelo prazo de 18 meses,contados a partir da data do depsito, aps o que serpublicado e concedido o registro.

    D O foro da justia federal o foro competente para conhecerde ao de nulidade de patente e o INPI, quando no forautor, intervir no feito.

    E A lei admite que seja instaurado de ofcio processoadministrativo de nulidade de patente, o qual ser arquivadono caso de extino da patente.

    QUESTO 60

    A respeito do sistema financeiro nacional, assinale a opocorreta.

    A A lei determina que a presidncia do Conselho MonetrioNacional seja exercida pelo presidente do Banco Central.

    B A lei veda s instituies financeiras adquirir bens imveisque no sejam destinados ao prprio uso, salvo os recebidosem liquidao de emprstimos de difcil soluo.

    C Compete ao Conselho Monetrio Nacional efetuar operaesde compra e venda de ttulos pblicos federais, comoinstrumento de poltica monetria.

    D lcito ao Banco Central operar com instituies financeiraspblicas e privadas, cooperativas de crdito, consrcio eentidades de previdncia complementar.

    E Compete ao presidente do Banco Central nomear o presidentedo Banco do Brasil, aps aprovao do Congresso Nacional.

    QUESTO 61

    Assinale a opo correta quanto ao direito securitrio.

    A A lei admite a transferncia do seguro de dano por ato inter

    vivos ou causa mortis, mas o seguro de pessoa somente pode

    ser transferido por ato inter vivos, por cesso de crdito.

    B Considere que Lus seja beneficirio de seguro de vida no

    importe de R$ 50.000,00 e que o segurado tenha deixado

    dvidas no importe de R$ 35.000,00. Nessa situao, de

    acordo com disposies legais, Lus somente receber a

    importncia de R$ 15.000,00, aps o pagamento dos credores

    do segurado.

    C Caso certa empresa pblica tenha estipulado seguro de sade

    em grupo em favor de seus empregados, somente com a

    anuncia expressa de trs quartos dos empregados segurados

    podero ser feitas modificaes da aplice em vigor.

    D No seguro de vida, a aplice ou o bilhete de seguro sero

    nominativos, ordem ou ao portador, e mencionaro os riscos

    assumidos, o incio e o fim de sua validade, o limite da

    garantia e o prmio devido.

    E A lei veda que, no caso do seguro de vida, se estipule prazo

    de carncia, perodo em que o segurador no ser obrigado a

    pagar o prmio caso se verifique a ocorrncia de sinistro.

    QUESTO 62

    Assinale a opo correta em relao ao seguro de pessoa.

    A No caso de ocorrncia da morte de segurado por seguro de

    vida, se no houver indicao de beneficirio nem de

    herdeiros ou cnjuge suprstite, ser beneficiria a pessoa

    que provar que a morte do segurado a privou dos meios

    necessrios subsistncia.

    B lcito ao segurado contratar mais de um seguro de vida,

    desde que o novo contrato seja celebrado com o mesmo

    segurador.

    C Considere que Jos estipule seguro sobre a vida de sua filha,

    Ana. Nesse caso, no ato da celebrao do contrato, Jos

    obrigado a declarar, sob pena de falsidade, seu interesse na

    preservao da vida de Ana, pois tal interesse no pode ser

    presumido.

    D Se um senhor estipulasse seguro de vida em janeiro de 2006

    e se suicidasse em dezembro do mesmo ano, nesse caso, o

    beneficirio teria direito a apenas 50% do capital estipulado.

    E lcito ao segurador eximir-se do pagamento do seguro se a

    morte do segurado for proveniente da prtica de esportes

    radicais, desde que conste da aplice a referida restrio.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 13

    QUESTO 63

    A Lei n. 11.101/2005, que regula a recuperao judicial, arecuperao extrajudicial e a falncia do empresrio e dasociedade empresria, aplica-se a

    A empresa pblica exploradora de atividade econmica.B instituio financeira privada.C sociedade de capitalizao.D sociedades simples.E pessoas jurdicas irregulares.

    QUESTO 64

    Acerca dos efeitos da decretao da falncia sobre as obrigaesdo devedor, assinale a opo correta.

    A Considere que Leo seja mandatrio de certa sociedadeempresria para a realizao de negcios afetos suaatividade-fim. Nesse caso, a decretao da falncia dasociedade cessar os efeitos do mandato conferido a Leo.

    B Considere que a VR Administrao e Participaes Ltda.tenha locado imvel P&B Livraria Ltda.-ME. Nessasituao, a decretao da falncia da VR Administrao eParticipaes Ltda. acarreta a resoluo do contrato delocao firmado com a P&B Livraria Ltda.-ME.

    C Todos os contratos de execuo continuada do devedor,sejam eles bilaterais, unilaterais ou administrativos, seroextintos automaticamente com a decretao da falncia.

    D Devem ser compensadas, com preferncia sobre todos osoutros crditos, as dvidas do falido vencidas at a data dadecretao da falncia, desde que o vencimento sejaproveniente da sentena que decretou a falncia.

    E A decretao da falncia priva a sociedade empresria falidada administrao de seus bens, mas mantm inclume odireito de qualquer scio de exercer o direito de retirada ou derecebimento do valor de suas quotas.

    QUESTO 65

    Com base na Constituio Federal vigente, assinale a opoincorreta em relao composio do Tribunal Superior doTrabalho (TST).

    A O TST deve ser composto, segundo a Constituio Federal,por 27 ministros.

    B Entre os ministros do TST, 21 devem ser oriundos damagistratura de carreira.

    C Os ministros so nomeados pelo presidente da Repblicaaps aprovada sua escolha pela maioria absoluta do SenadoFederal.

    D Os ministros devem ser escolhidos entre brasileiros natos.E O TST integrado por, alm de magistrados de carreira,

    advogados com mais de dez anos de efetiva atividadeprofissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalhocom mais de dez anos de efetivo exerccio, indicados pelosrespectivos rgos de representao de classe em listassxtuplas, depois reduzidas a listas trplices pelo prprio TSTpara escolha do nome pelo presidente da Repblica.

    QUESTO 66

    A competncia da justia do trabalho, a partir da Emenda

    Constitucional n. 45/2004, passou a envolver, no plano

    constitucional,

    A a execuo, de ofcio, de imposto de renda decorrente das

    sentenas que proferir.

    B os habeas corpus, quando envolvido, como paciente, juiz do

    trabalho.

    C conflitos de atribuies entre delegacias regionais do trabalho.

    D os mandados de segurana, quando o ato questionado

    envolver matria de representao sindical.

    E as aes que abarquem servidores pblicos estatutrios da

    administrao direta e indireta da Unio, dos estados, do DF

    e dos municpios.

    QUESTO 67

    Com base na Lei Complementar n. 75, em relao a organizao,

    atribuies e carreira do Ministrio Pblico da Unio, julgue os

    itens abaixo.

    I O Ministrio Pblico do Trabalho integra o Ministrio

    Pblico da Unio.

    II A carreira do Ministrio Pblico do Trabalho compreende os

    cargos de procurador do trabalho, como nvel inicial,

    procurador regional do trabalho, subprocurador-geral do

    trabalho e procurador-geral do Trabalho, como nvel final.

    III Compete ao Ministrio Pblico do Trabalho instaurar dissdio

    coletivo em caso de greve, quando a defesa da ordem jurdica

    ou o interesse pblico assim o exigir.

    IV O Ministrio Pblico do Trabalho poder atuar como rbitro

    em dissdios da competncia da justia do trabalho, quando

    assim solicitado pelas partes em litgio.

    V O procurador-geral do trabalho o chefe do Ministrio

    Pblico do Trabalho, que nomeado pelo presidente da

    Repblica aps escolha feita pelo procurador-geral da

    Repblica entre os indicados em lista trplice pelo Colgio de

    Procuradores do Trabalho.

    Esto certos apenas os itens

    A I, II e III.

    B I, II e V.

    C I, III e IV.

    D II, IV e V.

    E III, IV e V.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 14

    QUESTO 68

    Com base na Constituio, na CLT e na legislao fazendria, emrelao fiscalizao do trabalho, aplicao, discusso eexecuo de multas administrativas decorrentes e controlejudicial dos respectivos atos fiscalizatrios, julgue os itenssubseqentes.

    I Incumbe s autoridades competentes do Ministrio doTrabalho e Emprego, ou quelas que exeram funesdelegadas, a fiscalizao do fiel cumprimento das normas deproteo ao trabalho.

    II A fim de promover a instruo dos responsveis nocumprimento das leis de proteo do trabalho, a fiscalizaodever observar o critrio da dupla visita, sob pena denulidade da autuao, quando ocorrer promulgao ouexpedio de novas leis, regulamentos ou instruesministeriais ou quando ocorrer em estabelecimentos ou locaisde trabalho recentemente inaugurados ou empreendidos,sendo a primeira visita de carter, ento, instrutrio.

    III Se for mantida a multa aplicada pela fiscalizao do trabalho,a falta de pagamento acarreta a inscrio na dvida ativa daUnio.

    IV A execuo fiscal decorrente de multa aplicada pelafiscalizao do trabalho deve ser promovida pelaProcuradoria da Fazenda Nacional perante a justia dotrabalho, qual cabe process-la e julg-la.

    V Cabe justia do trabalho executar, de ofcio, as multas porinobservncia da legislao trabalhista, quando haja sidodeclarada a falta por sentena que houver proferido.

    A quantidade de itens certos igual a

    A 1.B 2.C 3.D 4.E 5.

    QUESTO 69

    Com relao ao processo do trabalho, assinale a opo correta.

    A Os juzos e tribunais do trabalho tero ampla liberdade nadireo do processo e velaro pelo andamento clere dascausas, podendo determinar qualquer diligncia necessriaao esclarecimento delas.

    B O direito processual comum ser aplicado sempre que houveromisso no direito processual trabalhista.

    C A compensao ou reteno pode ser argida como matriade defesa at o recurso interponvel para o tribunal regionaldo trabalho (TRT).

    D Se as partes resolverem conciliar-se, o juiz do trabalho devesuspender o processo e aguardar a homologao ou no doacordo pela Comisso de Conciliao Prvia, uma vez que obrigatria a submisso quele rgo extrajudicial.

    E O princpio da simplicidade das formas no vigora noprocesso do trabalho quando as partes esto representadas poradvogados, prevalecendo, no caso, o princpio da formalidadeabsoluta.

    QUESTO 70

    Com relao s nulidades em processo do trabalho, corretoafirmar que a nulidade apenas ser declarada se houver

    A provocao da parte e dela resultar prejuzo manifesto quelaque a argir, desde que no seja possvel suprir a falta ourepetir o ato.

    B provocao da parte que no lhe houver dado causa, resultarprejuzo manifesto parte requerente e no se tratar dequesto de ordem pblica.

    C provocao da parte que no lhe houver dado causa; resultarprejuzo manifesto parte requerente; no for possvel suprira falta ou repetir o ato questionado; e houverem sido argidasna primeira oportunidade que a parte interessada tinha emseguida ao ato ou falta, ressalvada, em qualquer situao, ahiptese de declarao de ofcio em caso de nulidade fundadaem incompetncia do juiz ou tribunal.

    D prejuzo parte requerente, tratando-se de questo de ordempblica; no for possvel suprir a falta ou repetir o atoquestionado; houver sido argida na primeira oportunidadeem que a parte interessada tinha para manifestar-se nos autos.

    E contaminao dos atos anteriores ou disso resultar prejuzo parte que lhe houver dado causa, exceto quando a questoemergir de interesse pblico, hiptese em que o silncio daparte no prejudicar que o prprio juiz ou tribunal anuletodo o processo onde se verifique a nulidade insanvel.

    QUESTO 71

    Com relao aos recursos em processo do trabalho, assinale aopo correta.

    A Contra a deciso definitiva proferida por TRT em dissdiocoletivo, cabe recurso de revista para o TST.

    B Os recursos ordinrios em procedimento sumarssimo nosero revisados, devendo o relator liber-los no prazo dedez dias para julgamento pelo Pleno ou Turma do TRT,sendo possvel queles TRTs divididos em turmas designaremturma especfica para o julgamento dos referidos recursosinterpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitasao procedimento sumarssimo.

    C O recurso de revista ser apreciado por Turma do TST e s cabvel na hiptese de violao literal Constituio Federalou de divergncia jurisprudencial entre TRTs ou entre o TRTprolator da deciso recorrida e o TST.

    D Contra as decises interlocutrias, exceto se denegatrias derecurso para a instncia superior, cabe agravo, podendo serretido ou por instrumento, conforme a fase de instruo ou dejulgamento da causa.

    E No TST, cabem embargos das decises das turmas quedivergirem entre si ou das decises proferidas pela Seo deDissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver emconsonncia com a smula ou orientao jurisprudencial doprprio TST.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 15

    QUESTO 72

    Com base na legislao e na jurisprudncia sumulada econsolidada do TST acerca de ao rescisria e mandado desegurana no mbito da justia do trabalho, julgue os itensseguintes.

    I A ao rescisria apenas ser admitida quando efetivadoprvio depsito correspondente a 20% do valor da causa,salvo prova de miserabilidade do autor.

    II O mandado de segurana incabvel para a obteno desentena genrica, aplicvel a eventos futuros, cuja ocorrncia incerta.

    III O valor da causa, na ao rescisria de sentena de mritoadvinda de processo de conhecimento, deve corresponder aovalor da causa fixado no processo originrio, corrigidomonetariamente; no caso de pleitear-se a resciso de decisoproferida na fase de execuo, o valor da causa devecorresponder ao montante da condenao.

    IV Pode uma questo processual ser objeto de ao rescisriadesde que consista em pressuposto de validade de umasentena de mrito.

    V No cabe emenda inicial em sede de mandado de segurana,quando verificada, na petio inicial, a ausncia dedocumento essencial ou de sua autenticao, eis que exigidaprova documental pr-constituda.

    A quantidade de itens certos igual a

    A 1.B 2.C 3.D 4.E 5.

    QUESTO 73

    Acerca do contrato individual de trabalho, seus conceitos,requisitos, classificao, sujeitos e responsveis, assinale a opocorreta.

    A Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso,correspondente relao de emprego, que envolve no-eventualidade, pessoalidade, onerosidade e subordinaoentre o empregado, que presta os servios contratados, e oempregador, que o aproveita, dirige e remunera.

    B O contrato individual de trabalho deve observar forma escritae fixao de prazo de vigncia, quando determinado, sob penade ser considerado firmado por prazo indeterminado.

    C O contrato de trabalho por prazo determinado no pode serestipulado por mais de 90 dias, sendo admitida umaprorrogao, sob pena de ele passar a vigorar por prazoindeterminado.

    D As empresas integrantes de mesmo grupo econmico so,entre si, subsidiariamente responsveis.

    E A mudana jurdica na propriedade ou na estrutura jurdica daempresa no afetar os contratos de trabalho dos empregadosposteriormente admitidos.

    QUESTO 74

    Acerca da remunerao e do salrio, assinale a opo correta.

    A Compreendem-se na remunerao do empregado, para todosos efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamentepelo empregador, como contraprestao do servio, asgorjetas que receber, assim consideradas tanto as recebidasem decorrncia de rateio dos valores a tal ttulo cobradas nasnotas de servio pelo empregador em relao a seus clientes,como ainda aquelas importncias espontaneamente dadaspelo cliente ao empregado.

    B A remunerao engloba todas as importncias pagas peloempregador ao empregado.

    C Integram o salrio, no apenas a importncia fixa estipulada,como tambm os valores a ttulo de comisses, percentagens,gratificaes ajustadas, dirias para viagens, ressarcimento dedespesas em viagem e os abonos pagos espontaneamente peloempregador ao empregado.

    D Alm do pagamento em dinheiro, compreendem-se no salrio,para todos os efeitos legais, a alimentao, a habitao, ovesturio e quaisquer outras prestaes pecunirias pagas innatura por fora do contrato ou costume.

    E Sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor,prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade,corresponder igual salrio, sem distino de sexo,nacionalidade ou idade, considerado como de igual valor otrabalho que for feito com igual produtividade e perfeiotcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio noseja superior a dois anos, ainda quando o empregador tiverpessoal organizado em quadro de carreira.

    QUESTO 75

    Acerca do contrato de trabalho, quanto alterao, suspenso,interrupo, resciso, estabilidade e reintegrao ou indenizao,julgue os itens que se seguem.

    I Nos contratos individuais de trabalho, apenas lcita aalterao das respectivas condies por mtuo consentimento,e, ainda assim, desde que no resulte, direta ou indiretamente,em prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusulainfringente dessa garantia.

    II A suspenso do empregado por mais de sessenta diasconsecutivos importa na resciso injusta do contrato detrabalho.

    III Ao empregado afastado do emprego so asseguradas, porocasio de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausncia,tenham sido atribudas categoria a que pertencia naempresa.

    IV Constitui justa causa para a resciso do contrato de trabalho,pelo empregador, a ocorrncia de condenao criminal doempregado, transitada em julgado, caso no tenha havidosuspenso da execuo da pena.

    V So estveis no emprego, desde o registro de sua candidaturaat dois anos aps o final de seu mandato, os empregadoseleitos para cargo de direo de comisso interna depreveno de acidentes (CIPA).

    Esto certos apenas os itens

    A I, II e IV.B I, II e V.C I, III e IV.D II, III e V.E III, IV e V.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 16

    QUESTO 76

    Acerca do FGTS, segundo a legislao aplicvel e ajurisprudncia sumulada e consolidada do TST, assinale aopo incorreta.

    A A conta vinculada do trabalhador no FGTS poder sermovimentada, entre outras hipteses, quando ocorrerdespedida sem justa causa, inclusive a indireta, rescisocontratual por culpa recproca ou no caso de fora maior.

    B Incide contribuio previdenciria sobre os valoreslevantados do FGTS pelo empregado.

    C No cabvel medida liminar em mandado de segurana,em procedimento cautelar ou em qualquer outra ao denatureza cautelar ou preventiva, nem tutela antecipadaque impliquem saque ou movimentao da contavinculada do trabalhador no FGTS.

    D trintenria a prescrio do direito de reclamar contrao no-recolhimento da contribuio para o FGTS,observado o prazo de dois anos aps o trmino docontrato de trabalho.

    E Ainda quando anulado o contrato de trabalho de servidorpblico por falta de prvia aprovao em concursopblico, so devidos os valores referentes aos depsitosdo FGTS.

    QUESTO 77

    Com base na Constituio Federal e na CLT, assinale aopo correta acerca da jornada de trabalho quantoa horas extras, horas noturnas e intervalos intrajornadas,consideradas as regras gerais, assim excludas as normasespeciais que possam ser descritas em normas coletivas detrabalho.

    A A hora extra de trabalho deve ser remunerada comadicional de, pelo menos, 50% sobre a hora normal detrabalho; a hora noturna trabalhada deve ser remuneradacom adicional de, pelo menos, 50% sobre a hora normalde trabalho; e o intervalo intrajornada no gozado deveser indenizado no valor correspondente, no mnimo, a50% do valor da remunerao da hora extra de trabalho.

    B A hora extra de trabalho deve ser remunerada comadicional de, pelo menos, 20% sobre a hora normal detrabalho; a hora noturna trabalhada deve ser remuneradacom adicional de, pelo menos, 50% sobre a hora normalde trabalho; e o intervalo intrajornada no gozado deveser remunerado no valor correspondente, no mnimo, a50% do valor da remunerao da hora extra de trabalho.

    C A hora extra de trabalho deve ser remunerada comadicional de, pelo menos, 50% sobre a hora normal detrabalho; a hora noturna trabalhada deve ser remuneradacom adicional de, pelo menos, 50% sobre a hora normalde trabalho; e o intervalo intrajornada no gozado deveser indenizado no valor correspondente, no mnimo, a50% do valor da remunerao da hora normal detrabalho.

    D A hora extra de trabalho deve ser remunerada comadicional de, pelo menos, 50% sobre a hora normal detrabalho; a hora noturna trabalhada deve ser remuneradacom adicional de, pelo menos, 20% sobre a hora normalde trabalho; e o intervalo intrajornada no gozado deveser indenizado no valor correspondente, no mnimo, a50% do valor da remunerao da hora normal detrabalho.

    E A hora extra de trabalho deve ser remunerada comadicional de, pelo menos, 50% sobre a hora normal detrabalho; a hora noturna trabalhada deve ser remuneradacom adicional de, pelo menos, 20% sobre a hora normalde trabalho; e o intervalo intrajornada no gozado deveser indenizado no valor correspondente, no mnimo, a100% do valor da remunerao da hora normal detrabalho.

    QUESTO 78

    Acerca das frias em direito do trabalho, segundo a ConstituioFederal, a CLT e jurisprudncia sumulada e consolidada do TST,julgue os itens a seguir.

    I A aquisio do direito s frias ocorre a cada ano de vigncia docontrato de trabalho, sem ocasionar perda do direito remunerao correspondente.

    II A concesso das frias deve ocorrer nos doze meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito, sendo apoca definida pelo empregador, conforme seu interesse,ressalvado o direito de membros da mesma famlia gozarem friasno mesmo perodo, se assim desejarem e disso no resultarprejuzo para o servio, e o direito do empregado estudante de tercoincididas suas frias do trabalho com o perodo de friasescolares.

    III O empregador dever pagar em dobro a remunerao do perodode frias sempre que elas forem concedidas aps o perodoconcessivo regular.

    IV As frias devem ser remuneradas com adicional de, pelo menos,um tero do valor do salrio normal, inclusive sobre a parcela queeventualmente for convertida em pecnia.

    V A prescrio do direito de reclamar a concesso das frias ou opagamento da respectiva remunerao ou adicional contada dotrmino do perodo aquisitivo ou, se for o caso, da cessao docontrato de trabalho.

    A quantidade de itens certos igual a

    A 1.B 2.C 3.D 4.E 5.

    QUESTO 79

    Em cada uma das opes abaixo apresentada uma situaohipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na partegeral do direito penal e na jurisprudncia do STJ e do STF. Assinalea opo que contm a assertiva correta.

    A Thales deu incio execuo de crime de estupro, empregandograve ameaa vtima e com ela mantendo contato fsico.Todavia, em virtude de momentnea falha fisiolgica, aconjuno carnal no se consumou. Nessa situao, deve serreconhecida a desistncia voluntria em favor de Thales, que sresponder pelos atos j praticados.

    B Wagner, instado a se identificar, por solicitao de agentepolicial, exibiu cdula de identidade que sabe falsificada, com onome de Geraldo. Como o policial conhecia Wagner,imediatamente constatou a falsidade na identificao. Nessasituao, no se configura o crime de uso de documento falso,pois se trata de hiptese de crime impossvel.

    C Ftima, funcionria pblica, praticou crime de peculato dolosocontra a administrao pblica, apropriando-se de dinheiro doqual tinha a posse em razo do cargo. Antes, porm, dooferecimento da denncia, ressarciu integralmente o dano. Nessasituao, o ressarcimento antes do oferecimento da dennciano extingue a punibilidade de Ftima nem caracteriza oarrependimento eficaz.

    D rico, mediante grave ameaa exercida com emprego de arma defogo, subtraiu o relgio e o computador porttil de Flvia. Nessasituao, se o dano for reparado at o recebimento da dennciapor ato voluntrio de rico, a pena poder ser reduzida de um adois teros.

    E Caio praticou crime de homicdio em estrita obedincia a ordemmanifestamente ilegal de seu superior hierrquico Roberto. Nessasituao, somente Roberto punvel.

  • UnB/CESPE PGE/CE

    Cargo: Procurador de Estado 3. Categoria 17

    QUESTO 80

    H crime quando o sujeito ativo pratica fato tpico em funo de

    A estado de necessidade.B coao moral irresistvel.C legtima defesa.D estrito cumprimento do dever legal.E exerccio regular do direito.

    QUESTO 81

    Assinale a opo correta com relao pena de multa criminal,aps o trnsito em julgado da sentena penal condenatria.

    A A multa considerada dvida ativa de valor, aplicando-se asnormas da legislao relativa dvida ativa da fazendapblica.

    B No que concerne s causas interruptivas da prescrio,aplicam-se as normas do Cdigo Penal (CP).

    C No que se refere s causas suspensivas da prescrio,aplicam-se as normas do CP.

    D A multa pode ser convertida em priso, caso o condenado noa pague.

    E Cabe habeas corpus contra deciso condenatria penaexclusivamente de multa.

    QUESTO 82

    Fernando falsificou, na Frana, selos brasileiros cominteno de us-los no Brasil e, assim, obter lucro.

    A respeito dessa situao hipottica, assinale a opo correta.

    A Nesse caso, aplica-se o princpio da extraterritorialidadecondicionada, de forma que Fernando s poder serprocessado e julgado conforme as leis brasileiras, quando e seentrar no territrio nacional.

    B Fernando somente poder ser processado e julgado no Brasilse o fato for punvel tambm na Frana.

    C Fernando poder ser punido no Brasil somente se a extradioestiver prevista na lei brasileira para o crime por elecometido.

    D Se Fernando tiver sido absolvido, na Frana, pela prticadelitiva, no poder ser processado e julgado no Brasil.

    E Embora praticado no estrangeiro, o crime praticado porFernando fica sujeito lei penal brasileira, ainda que ele sejaabsolvido ou condenado na Frana.

    QUESTO 83

    Denis desferiu cinco facadas em Henrique com intenode matar. Socorrido imediatamente e encaminhado ao hospitalmais prximo, Henrique foi submetido a cirurgia de emergncia,em razo da qual contraiu infeco e, finalmente, faleceu.

    Acerca dessa situao hipottica, assinale a opo correta, combase no entendimento do STF.

    A Trata-se de causa absolutamente independente superveniente,que rompeu o nexo causal, devendo Denis responder portentativa de homicdio.

    B Trata-se de causa relativamente independente e supervenienteque rompeu o nexo causal, devendo Denis responder portentativa de homicdio.

    C No houve rompimento do nexo de causalidade, devendoDenis responder por homicdio doloso consumado.

    D Trata-se de causa relativamente independente e supervenienteque rompeu