prova objetiva - discursiva

14

Click here to load reader

Upload: lamkhue

Post on 10-Jan-2017

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: prova objetiva - discursiva

Concurso Público - Edital nº 70/2014

B-207

prova objetiva - discursiva

TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA

Cronograma Previsto - Prova Objetiva - Discursiva

Leia com atenção as Instruções

1. Você recebeu do fiscal um cartão de respostas da parte objetiva, um caderno de respostas da parte discursiva e este caderno de questões que contém 40 (quarenta) questões objetivas e 5 (cinco) questões discursivas.

2. É sua responsabilidade verificar se o nome do cargo informado neste caderno de questões corresponde ao nome do cargo informado em seu cartão de respostas e em seu caderno de respostas.

3. Você dispõe de 5 (cinco) horas para realizar a prova, incluindo a marcação das respostas no cartão de respostas e a escrita das respostas no caderno de respostas.

4. Somente depois de decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá retirar-se da sala de prova em caráter definitivo, obrigatoriamente entregando ao fiscal de sala todo o material de prova recebido.

5. Somente será permitido ao candidato levar seu caderno de questões quando faltar uma hora para o término do tempo estabelecido para a prova.

6. É terminantemente vedado copiar respostas, em qualquer fase do concurso público.7. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão ser liberados juntos.8. Se você precisar de algum esclarecimento, consulte o fiscal.

Somente após autorização para o início da prova:

1. Verifique, neste caderno de questões, se a numeração das questões e a paginação estão corretas.

2. Verifique, no cartão de respostas, se existem espaços suficientes para a marcação das respostas de todas as questões objetivas existentes neste caderno de questões e, no caderno de respostas, se existem espaços suficientes para a transcrição das respostas de todas as questões discursivas existentes neste caderno.

3. Transcreva a frase abaixo, utilizando letra cursiva, no espaço reservado no seu cartão de respostas.

"Não é necessário ver todos os degraus. Apenas dê o primeiro passo." Martin Luther King Jr.

Consulte o cronograma completo em http://concursos.pr4.ufrj.br

Atividade Início Término

Divulgação das provas - Todos os cargos - Internet

18/08/2014Divulgação dos gabaritos e das chaves de correção preliminares das provas - Todos os cargos - Internet

Disponibilização das imagens do material de prova - Todos os cargos - Internet

Divulgação do resultado preliminar das provas - Todos os cargos - Internet

Page 2: prova objetiva - discursiva
Page 3: prova objetiva - discursiva

3

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

PARTE OBJETIVA

LÍNGUA PORTUGUESALeia o texto a seguir:

O VERdE dA mOdA Muita gente acha que clorofila faz bem à saúde.

Os estudiosos dizem que é bobagem.

Todo mundo aprende na escola que a clorofila, aquele pigmento que dá cor verde às plantas, está na base da fo-tossíntese – o processo pelo qual os vegetais, na presen-ça de luz solar, absorvem o gás carbônico da atmosfera e liberam oxigênio. Fundamental na natureza, a clorofila desde há muito tem o papel de coadjuvante nos produ-tos de higiene pessoal. É adicionada a pastas de dentes e desodorantes, por causa da sensação de frescor que propicia. De uns tempos para cá, no entanto, os naturebas começaram a divulgar que a substância é capaz de operar verdadeiros milagres também nos corpinhos que não têm caule, folhas e frutos. Ela limparia a corrente sanguínea, fortaleceria o sistema imunológico, revitalizaria o cérebro, diminuiria a depressão, retardaria o envelhecimento, evi-taria a ressaca e – pasme – até ajudaria no tratamento de doenças como o câncer e a Aids. Como há quem acredi-te em tudo (e também quem ganhe dinheiro com tudo), o consumo de clorofila não tardou a virar moda. Ela passou a ser vendida na forma de sucos, sorvetes e cremes e lo-ções para o corpo. A última novidade vem do Havaí. Uma empresa daquele Estado americano lançou o primeiro de-sodorante em comprimido à base de clorofila. Uma pasti-lha pela manhã, outra à noite e tchan, tchan, tchan: em no máximo quatro dias, o usuário já sentiria uma mudança incrível. Qual seria ela? “Todos os odores do organismo desaparecem”, diz Eddie Onouye, um dos donos do labo-ratório que fabrica o tal desodorante.

Essa história de clorofila está deixando verdes de raiva os estudiosos mais sérios. Eles afirmam que tudo não pas-sa de mais uma bobagem destinada a enganar quem tem QI de pterodófita. “O consumo de clorofila não serve para nada”, esclarece a professora Ursula Lanfer Marquez, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. O motivo é simples: as moléculas da substân-cia não são absorvidas pelo organismo. Os defensores do modismo argumentam que, uma vez ingerida, a molécula de clorofila se quebra e libera magnésio, mineral importan-te para os ossos, dentes, músculos e para a transmissão de impulsos nervosos. “Nem sempre há essa liberação de magnésio e, quando há, as suas quantidades são tão pe-quenas que não têm nenhum efeito”, explica Ursula. Para ingerir magnésio, basta comer bem. O mineral é encontra-do na maioria dos alimentos – laticínios, peixes, carne, fru-tos do mar, maçã, abacate, banana, feijão, rúcula, batata e agrião, entre outros.

(NEIVA, Paula Beatriz. Revista Veja, edição 1746, 10 abr. 2002, p. 73)

1. A respeito do subtítulo do texto, pode-se afirmar que:A) as duas frases sintetizam as principais ideias do texto.B) a segunda ratifica a ideia contida na primeira.C) as duas frases apresentam ideias semelhantes.D) a segunda frase é incoerente em relação à primeira. E) as duas frases apresentam sujeitos correferenciais.

2. O conectivo que pode ser utilizado entre as frases do subtítulo, reforçando a ideia pretendida, segundo o ponto de vista do texto, é:A) então.B) portanto.C) porém.D) porque.E) logo.

3. Observe o fragmento do texto: “Todo mundo aprende na escola que a clorofila, aquele pigmento que dá cor verde às plantas, está na base da fotossíntese” (1º §, l. 1-3). O conectivo destacado introduz:A) complemento verbal e exerce função de objeto direto.B) ideia acessória e exerce função de advérbio. C) adjunto adnominal e exerce função de predicativo.D) complemento nominal e exerce função de aposto.E) informação qualificadora e exerce função de sujeito.

4. No texto, o autor se refere aos adeptos do uso do suco de clorofila como naturebas (1º§, l. 9). Assinale a alternativa em que a formação sufixal apresenta o mesmo valor semântico da palavra destacada:A) fofoqueiro, encrenqueiro, funqueiro.B) malabarista, motorista, ciclista.C) amador, contador, zelador.D) merendeira, lancheira, mamadeira.E) comerciário, bancário, secretário.

5. “Ela limparia a corrente sanguínea, fortaleceria o sistema imunológico, revitalizaria o cérebro, diminuiria a depressão, retardaria o envelhecimento, evitaria a ressaca e – pasme – até ajudaria no tratamento de doenças como o câncer e a Aids” (1º §, l. 12-16). Nesta passagem, o autor indica a incerteza frente ao que está sendo expresso. Assinale a alternativa que apresenta o elemento linguístico utilizado para concretizar esse posicionamento:A) construção de orações coordenadas assindéticas.B) uso do verbo no futuro do pretérito. C) omissão do sujeito na maioria das frases.D) utilização de frases curtas.E) preferência da ordem sujeito-verbo-objeto.

Observe atentamente o trecho literário e respon-da as questões de 6 a 10:

“(...) E à tarde, quando o sol — condor sangrento —,No ocidente se aninha sonolento,Como a abelha na flor...E a luz da estrela trêmula se irmanaCo’a fogueira noturna da cabana,Que acendera o pastor, (...)”

(©Castro Alves Boa Vista, 1867, Espumas Flutuantes, 1870)

6. No fragmento poético, Castro Alves descreve com grande carga intuitiva:A) a aurora.B) o alvorecer.C) a madrugada.D) o crepúsculo.E) o amanhecer.

1

5

10

15

20

25

30

35

40

45

Page 4: prova objetiva - discursiva

4

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

7. “No ocidente se aninha sonolento”. O termo destaca-do pode ser substituído sem prejuízo de sentido por:A) leste.B) oriente.C) ocaso.D) nascente.E) este.

8. Nos versos “E a luz da estrela trêmula se irmana / Co’a fogueira noturna da cabana”, Castro Alves estava se referindo à:A) distância entre a estrela e a fogueira do pastor.B) extensão de tempo espaço do universo como um

todo.C) união igualada das luzes da estrela e da fogueira.D) oposição de valores entre as luzes da estrela e da

fogueira.E) mesma magnitude das luzes entre a estrela e a

fogueira.

9. A expressão “condor sangrento” introduz uma figura de linguagem que ocorre quando uma palavra passa a designar alguma coisa com a qual não mantém nenhuma relação subjetiva. Trata-se, pois, de uma:A) metonímia.B) catacrese.C) antonomásia.D) símile.E) metáfora.

10. Nos versos “Co’a fogueira noturna da cabana,/ Que acendera o pastor” o verbo sublinhado denota uma ação passada anterior a outro fato também passado. A forma verbal corresponde ao: A) pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.B) futuro do pretérito do modo subjuntivo.C) presente do modo imperativo.D) pretérito imperfeito do modo indicativo.E) presente do modo indicativo.

REGImE JURÍdICO

Em 27 de março último, o Conse-lho Universitário da UFRJ apro-vou a criação do Ano da Memória e Verdade da universidade. Especialmente entre 1º de abril de 2014 e 1º de abril de 2015, di-versas iniciativas coordenadas pela Comissão da Memória e Verdade da instituição discutirão os anos de ditadura militar mar-cados por graves violações de

direitos na sociedade, nas instituições universitárias, em geral, e na UFRJ, em especial.

A Lei Federal n° 8.112/1990, como se sabe, faz cumprir determinação da Carta Magna de 1988, que restabelece novas condições jurídico-legais para a de-mocratização do país, depois de mais de 20 anos sob o autoritarismo e as arbitrariedades do regime militar.

11. Dentre as alternativas adiante, marque aquela que apresenta dispositivo da Lei Federal n°

8.112/1990 que expressa diretamente preceito da nova ordem democrática constitucional.A) As faltas justificadas decorrentes de caso fortui-

to ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consi-deradas como efetivo exercício.

B) Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.

C) O servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado.

D) Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem assistência à saúde.

E) A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quanto à suspensão.

12. Considerando os dois dispositivos da Lei Federal n° 8.112/1990 apresentados a seguir:

“Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

I - a nacionalidade brasileira; (...)”

§ 3º As universidades e instituições de pesquisa cien-tífica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

(...)”

É correto afirmar que os legisladores reconheceram que as universidades e instituições de pesquisa científi-ca e tecnológica federais:

A) devem ter tratamento distinto dos demais órgãos da administração, em razão da natureza especializada de suas atividades.

B) precisam ter autonomia plena para compor seu quadro de pessoal.

C) necessitam dos cientistas estrangeiros, mais qualificados do que os brasileiros.

D) precisam dispor de meios para se apropriar das tecnologias dos países mais desenvolvidos que se negam a transferir conhecimento.

E) dependem da expertise de estrangeiros para promover o desenvolvimento tecnológico do país.

13. Dentre os deveres do servidor adiante relacio-nados – conforme esta-belecido na Lei Federal n° 8.112/1990 – assinale aquele que se opõe fron-talmente à manifestação mais comum do excesso buro-crático que, muitas vezes, caracte-riza as relações dos órgãos públicos com as demandas administrativas dos cidadãos.A) Zelar pela economia do material e a conserva-

ção do patrimônio público.B) Guardar sigilo sobre assunto da repartição.C) Ser assíduo e pontual ao serviço.D) Atender com presteza à expedição de certidões

requeridas para defesa de direito ou esclare-cimento de situações de interesse pessoal.

E) Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.

Page 5: prova objetiva - discursiva

5

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

14. Alvo permanente de setores que defendem a pri-vatização de serviços essenciais prestados pelo Estado, a seguridade social é um direito fundamental e uma conquista dos trabalhadores. Assinale, adian-te, a alternativa com afirmação correta sobre o que estabelece a Lei Federal n° 8.112/1990 a respeito da Seguridade Social do Servidor.A) O servidor ocupante de cargo em comissão que

não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde.

B) Não será assegurada ao servidor licenciado ou afastado sem remuneração a manutenção da vin-culação ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público.

C) O Plano de Seguridade Social assegura cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, exclusivamente nos casos do exercício de funções consideradas insalubres ou perigosas.

D) Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor não compreendem, quanto ao servidor, o salário-família.

E) As aposentadorias e pensões serão concedidas e mantidas pelos órgãos ou entidades aos quais se encontram vinculados os servidores.

15. Felizmente, o desejo e os mecanismos de participação e controle da sociedade sobre o Estado e suas instituições são crescentes. Esse processo é imprescindível para a consolidação e o aperfeiçoamento de nossa frágil democracia.

Ainda que já se faça necessária uma ampla atua-lização do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, é inegável sua contribuição para a reorganização relativamente democrática da administração pública federal.

Dentre os dispositivos da Lei Federal n° 8.112/1990 relacionados nas alternativas, assinale aquele que pode ser diretamente relacionado com o conceito de controle social mencionado:A) Só poderá ser empossado aquele que for julga-

do apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

B) No ato da posse, o servidor apresentará decla-ração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

C) A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

D) É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercí-cio, contados da data da posse.

E) À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servi-dor compete dar-lhe exercício.

16. Durante vários anos do regime militar, a ditadura editou numerosa regulamentação que proibia a rea-lização de concursos públicos. Os vetos integravam a estratégia de modernização conservadora das estruturas do Estado, que atingiu também as univer-sidades. Assim, a redemocratização do país, iniciada com a derrubada do regime, implicava necessaria-mente, também, a democratização do acesso aos cargos da administração governamental.

Fonte: www.youtube.com

Assinale, adiante, a alternativa que apresenta a afirmação correta relativamente a cargo público, conforme inscrito na Lei Federal n° 8.112/1990.A) Cargo público é o conjunto de atribuições e

responsabilidades previstas na estrutura orga-nizacional ou introduzidas em decorrência de ino-vação tecnológica.

B) Chama-se cargo público o conjunto legal de res-ponsabilidades que serão atribuídas a um servi-dor no momento de sua posse.

C) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasilei-ros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para pro-vimento em caráter efetivo ou em comissão.

D) Criados por lei – ou por decisão do Presidente da República, em casos de calamidade –, os cargos públicos poderão ser para provimento em cará-ter efetivo, em comissão ou, excepcionalmente, temporários.

E) É permitida a prestação de serviços gratuitos, em cargos efetivos ou em comissão, conforme os casos previstos em lei.

17. A regulação das nomeações estabelecida na Lei Federal n° 8.112/1990 constitui, também, fator de promoção de transparência e equidade na administração pública. Assinale, a alternativa que apresenta afirmação correta quanto a esse ato administrativo.A) A nomeação far-se-á em caráter efetivo, inde-

pendentemente de quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira.

Page 6: prova objetiva - discursiva

6

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

B) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial não poderá ser nomea-do para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança.

C) A nomeação far-se-á em caráter temporário, quando se tratar de cargo isolado de provi-mento efetivo ou de carreira.

D) A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

E) A nomeação far-se-á em caráter efetivo, inclu-sive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

18. Das proibições a que está submetido o servi-dor, elencadas nas alternativas a seguir, marque aquela que está relacionada com eventuais tenta-tivas de partidarização da administração pública. Ao servidor é proibido:A) promover manifestação de apreço ou desa-

preço no recinto da repartição.B) coagir ou aliciar subordinados no sentido de

filiarem-se a associação profissional ou sindi-cal, ou a partido político.

C) manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil.

D) retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição.

E) cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.

19. Quanto ao vencimento e à remuneração, ambos regulados no Título III da Lei Federal n° 8.112/1990, é correto afirmar que:A) O vencimento do cargo efetivo, acrescido das

vantagens de caráter permanente, é redutível exclusivamente no período do estágio probatório.

B) A isonomia de vencimentos é assegurada exclu-sivamente para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder.

C) Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, deduzidas as vantagens pecuniárias permanen-tes estabelecidas em lei.

D) Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercí-cio de cargo público ou comissionado, com valor fixado em lei, acrescida de vantagens transitórias obtidas por meio de avaliação de desempenho.

E) Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanen-tes estabelecidas em lei.

20. Em relação aos benefícios do Plano de Seguridade Social estabelecido na Lei Federal n° 8.112/1990, é correto afirmar que, quanto ao servidor, eles NÃO compreendem:A) auxílio-reclusão.B) auxílio-natalidade.C) salário-família.D) licença à gestante, à adotante e licença-

paternidade.E) assistência à saúde.

CONhECImENTOS ESPECÍfICOS

21. De acordo com Anusavice (2005), a resistência e a dureza do gesso obtido por espatulação mecânica a vácuo, geralmente excede àquelas obtidas pela espatulação manual. Os detalhes a serem observa-dos para este procedimento, na busca da melhoria dessas duas propriedades, são:A) adicionar a medida de pó de forma gradual em

cuba apropriada e, posteriormente, a água, de acordo com as especificações do fabricante, para em seguida iniciar a espatulação mecânica a vácuo por 30s.

B) adicionar simultaneamente a água e o pó do gesso em cuba apropriada, espatulando vigo-rosamente por 45s e, posteriormente, transferir a mistura para o espatulador mecânico a vácuo para mais 30s de espatulação sob vácuo.

C) adicionar primeiramente a medida de água, seguida da adição gradual do pó, incorporando-o com espatulação manual por 15s, seguido de 20 a 30s de espatulação mecânica a vácuo.

D) o pó do gesso deve ser medido por volume, atra-vés de colheres dosadoras, e a água através de seringas, a fim de se respeitar a relação A/P, antes mesmo do início da espatulação.

E) a principal vantagem da espatulação mecânica à vácuo é a possibilidade de se obter um modelo de gesso sólido, com um tempo de presa duas vezes menor quando comparado ao modelo con-feccionado pela técnica de espatulação manual.

22. Das alternativas a seguir, assinale a que corres-ponde ao tipo de grampo responsável por neutralizar a ação do grampo de retenção no momento da inser-ção e remoção da prótese parcial removível.A) Grampo indireto.B) Grampo de retenção adicional.C) Grampo duplo.D) Grampo de oposição.E) Grampo transverso.

23. Avaliando a estética dos dentes anteriores e consi-derando as terminações cervicais em preparos sub-gengivais em próteses fixas, podemos afirmar que:

I – implantes produzem sempre a melhor solução estética;

II – procedimentos complexos como enxertos podem envolver problemas técnicos e custos que nem sempre atendem às expectativas do paciente;

III – o contorno gengival sempre pode ser corrigi-do com procedimentos simples como gengivectomia ou eletrocirurgia;

IV – em alguns casos são necessários procedi-mentos como o aumento de coroa clínica, envolven-do o nivelamento da crista óssea, para um melhor resultado.

Considerando-se as afirmativas, são corretas:A) I, II, III e IV B) II e IVC) I, II e III D) I, III e IV E) II e III

Page 7: prova objetiva - discursiva

7

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

24. Na escultura de elementos pilares e pônticos de uma prótese fixa, a curvatura anteroposterior, que começa no bordo incisal do canino inferior e segue no sentido das cúspides vestibulares dos pré-mola-res e molares, é denominada de: A) Curva de Dawson.B) Curva de Wilson.C) Curva Incisal.D) Curva de Spee.E) Curva anterior.

25. A profissão de Técnico em Prótese Dentária foi criada oficialmente e regulamentada pela Lei Fede-ral nº 6710 de 05/11/1979. Esta lei impõe algumas restrições ao exercício da profissão.

I – Fazer serviço de prótese dentária para tercei-ros que não sejam habilitados pelo CRO (Conselho Regional de Odontologia);

II – Manter equipamento e instrumental especí-ficos de consultório dentário em seu laboratório ou local de trabalho;

III – Fazer propaganda de seus serviços ao públi-co em geral;

IV – Fazer próteses removíveis para parentes ou amigos de qualquer natureza.

Assinale a alternativa que aponta corretamente tais restrições.A) I, II e IVB) I, III e VC) I e IID) I e IIIE) I, II, III, IV

26. Na confecção de uma prótese total convencional devemos seguir à risca todos os passos relativos à manipulação da resina acrílica, ao entulhamento, à prensagem, à polimerização e à demuflagem, para evitar problemas estruturais relacionados com:A) alteração na cor da peça protética.B) alteração na estrutura química do polímero.C) alterações fonéticas.D) alterações dimensionais na peça protética.E) alterações mastigatórias.

27. Assinale abaixo a opção que melhor representa algumas das estruturas anatômicas envolvidas em uma prótese fixa dento-suportada.A) Dentina, Esmalte, Osso Cortical, Cemento e

Glândulas Salivares.B) Membrana Periodontal, Esmalte, Dentina,

Cemento e Glândulas Salivares.C) Osso Alveolar, Membrana Periodontal, Cemento,

Esmalte e Dentina.D) Cemento, Osso Alveolar, Mucosa Jugal, Mem-

brana Periodontal. E) Esmalte, Dentina, Polpa Dental, Fossa Retromo-

lar, Osso Alveolar e Cemento.

28. A respeito da ceroplastia das próteses removíveis, pode-se afirmar que:

I – reproduzem as formas anatômicas que permitem a adequada estética e função do aparelho protético;

II – exames clínicos e laboratoriais ajudam no resultado funcional e estético;

III – pacientes respiradores bucais e indivíduos com lábio superior curto mostram em excesso a região superior anterior da gengiva;

IV – os jovens têm a linha do sorriso mais baixa, expondo menos o sorriso gengival.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:A) I, II e IIIB) I e IIC) II e IVD) I, II e IVE) I, II, III e IV

29. Após obter sua habilitação profissional, em entida-de de ensino registrada no MEC, o futuro Técnico em Prótese Dentária (TPD) deverá levar seus documentos pessoais, o histórico escolar e o diploma de conclusão do curso ao Conselho Regional de Odontologia (CRO), a fim de exercer legalmente sua atividade. O próximo passo é se estabelecer em um endereço. Nessa etapa, o profissional deve:A) alugar uma sala em prédio comercial e montar seu

laboratório, divulgando seus serviços aos dentistas da região.

B) alugar um apartamento em prédio residencial e montar seu laboratório, divulgando seus serviços aos dentistas da região.

C) construir ou adaptar uma área disponível em sua residência e montar um laboratório modesto, fican-do isento de qualquer fiscalização.

D) procurar o setor de alvará da sua prefeitura, com os documentos descritos no enunciado e o endereço e solicitar licença para se estabelecer na sua ativi-dade de TPD.

E) alugar uma casa em bairro com grande população carente e instalar seu laboratório para que, de for-ma gratuita, possa confeccionar Próteses Totais e Removíveis à comunidade.

30. Sabendo que os sistemas CAD-CAM (Computer Aided Design – Computer Aided Machine) são bastan-te utilizados atualmente em Odontologia, a ordem do processo pelo qual as próteses são realizadas até que estejam prontas para a entrega, é:A) escaneamento do elemento que vai receber a peça

protética com scanner à laser, envio da imagem digitalizada à unidade fresadora na qual será dese-nhada (CAD) e fresada(CAM) a peça protética.

B) escaneamento do elemento que vai receber a peça protética com scanner à laser, envio da imagem digitalizada à unidade computadorizada acessória (CAM), para a restauração ser confeccionada com o auxílio de um programa de computador e envio para a unidade fresadora acessória (CAD) para a fresagem da restauração final, a partir de blocos de materiais restauradores pré-fabricados.

C) escaneamento do elemento que vai receber a peça protética com scanner à laser (CAM), envio da ima-gem para o laboratório para que seja feito o mode-lo de gesso e confecção das peças protéticas, seguindo as mesmas etapas técnicas referentes às peças que não são feitas por sistema CAD-CAM.

Page 8: prova objetiva - discursiva

8

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

D) escaneamento do elemento que vai receber a peça protética com scanner à laser, envio da imagem digitalizada à unidade fresadora para a restauração ser confeccionada e fresada com o auxílio de um programa de computador.

E) escaneamento do elemento que vai receber a peça protética com scanner à laser, envio da imagem digitalizada à unidade computadorizada acessória (CAD), para a restauração ser confeccionada com o auxílio de um programa de computador e envio para a unidade fresadora acessória (CAM) para a fresagem da restauração final, a partir de blocos de materiais restauradores pré-fabricados.

31. O delineador é um aparelho que possui várias funções no planejamento de uma Prótese Parcial Removível (PPR). É equipado com pontas acessórias, com funções específicas como as listadas abaixo:

I – ponta calibradora - remover o excesso de cera de alívio;

II – ponta faca - recortar o bordo cervical dos den-tes de apoio;

III – ponta protetora de grafite - marcar o equador protético;

IV – ponta exploradora - identificar o passo de inserção.

Marque a alternativa que representa corretamente as funções listadas.A) I, II e IIIB) III e IVC) II e IIID) III e IVE) II, III e IV

32. Segundo Frank Kaiser (2002), das Próteses Par-ciais Removíveis a Grampo, os componentes abaixo são elementos constituintes da estrutura metálica:A) grampos, conectores maiores, selas e dentes.B) grampos, conectores menores, dentes, selas e

apoios.C) grampos, conectores maiores e menores, apoios

e dentes.D) grampos, dentes, selas, conectores maiores e

menores.E) grampos, apoios, selas, conectores maiores e

menores.

33. Segundo Cardoso et al (2005), a remontagem da prótese total, após sua desmuflagem no Arti-culador Semi Ajustável (ASA), é importante no balanceio oclusal, para:

I – corrigir a adaptação dos bordos cervicais da prótese;

II – ter firmeza na hora do polimento em torno de bancada;

III – a realização de ajustes na oclusão;IV – a observação da movimentação dos dentes.Assinale a alternativa que contém apenas as

afirmativas corretas.A) I e IIB) II e IIIC) III e IVD) IIE) IV

34. Sobre a forma de identificação dos dentes pelo método de dois dígitos, pode-se afirmar que:

I – 11 é o incisivo central superior direito; II – 33 é o canino inferior esquerdo; III – 28 é o terceiro molar superior direito; IV – 34 é o pré-molar inferior direito. Assinale a alternativa que apresenta as afirma-

tivas corretas.A) II, III e IVB) I, II e IIIC) III e IVD) I e IVE) I e II

35. De acordo com a resolução CFO nº 185/93, que direciona os procedimentos dos conselhos de odontologia, é de competência do TPD:A) a responsabilidade perante a fiscalização com-

petente e o cumprimento das disposições legais pertinentes à matéria.

B) prescrever medicamentos de uso externo indi-cados em odontologia.

C) ser obrigatoriamente responsável pela adminis-tração do laboratório.

D) fazer divulgação de seus serviços em veículos de mídia em geral.

E) trabalhar a quatro mãos com o cirurgião-dentista no consultório.

36. Segundo Telles et al (2009), as placas-base para montagem dos dentes em próteses totais devem ser confeccionadas, em situações especiais, com resina termoativada. Baseado nesta afirmativa, assinale a alternativa que retrata tal situação.A) Moldagem realizada com godiva de baixa fusão. B) Paciente com deficiência motora.C) Arcadas que apresentam excesso de retenção

ou defeitos ósseos. D) Quando o modelo é vazado com gesso tipo IV. E) Quando é necessário o uso de resina cristal.

37. A combinação de instrumentos utilizada mais comumente para a manipulação manual do gesso é composta por:A) espátula 31 e cuba de silicone.B) cuba e espátula rígida para gesso.C) cuba, espátula 7 e vibrador.D) vibrador, cuba, espátula para gesso e água des-

tilada.E) espátula 7, cuba e água destilada.

38. De acordo com Cantisano et al (1987), a anatomia dos dentes humanos é rica em formas e detalhes, independente do grupo estudado. Baseado nesta afirmação, assinale a alternativa correta.A) Ângulo triedro é formado pela junção do terço

médio com o terço cervical da face vestibular dos molares superiores e inferiores.

B) O principal acidente anatômico da face oclusal de pré-molares e molares são as cúspides, de formato piramidal de base quadrada de onde emergem quatro planos inclinados.

C) Sulco principal é aquele que percorre a junção das cúspides e invade a face vestibular dos molares superiores e inferiores.

Page 9: prova objetiva - discursiva

9

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

D) As superfícies côncavas de contorno ovoide encontradas no cíngulo dos caninos são deno-minadas de cristas proximais.

E) Ângulo diedro é aquele formado pela junção da face mesial com a distal na linha cervical dos dentes superiores e inferiores.

39. Em uma prótese tipo protocolo de Branemark, a barra metálica é o componente mais importante, conferindo resistência a todo o conjunto. Para que falhas neste componente não comprometam a pró-tese, é imperativo que haja:

I – alteração de cor da resina acrílica quimica-mente ativada;

II – dente de estoque com baixa resistência à abrasão;

III – assentamento passivo da barra metálica;

IV – lisura da superfície interna dos copings fun-didos na barra.A) III e IV são corretas.B) II e III são corretas.C) I e II são corretas.D) I e IV são corretas.E) II e IV são corretas.

40. Ao encerar uma estrutura para ponte fixa, o TPD observou que não havia um passo de inserção favo-rável entre os pilares. Dessa forma, a estrutura não se adaptava adequadamente no preparo. Avaliando o exposto, pode-se afirmar que as providências do TPD na tentativa de solucionar da melhor forma o problema são:A) realizar pequenos desgastes no preparo de

modo a adaptar o enceramento e solicitar ao dentista que faça o mesmo no paciente.

B) fundir a estrutura e enviar para o dentista sec-cionar, posicionar na boca do paciente, unir com resina acrílica e devolver ao laboratório para que seja soldada e corrigido o paralelismo.

C) enviar ao dentista o padrão de cera para que este possa seccionar e unir na boca do paciente, retor-nando o padrão ao laboratório para ser fundido.

D) delinear o modelo para identificar as retenções indesejáveis, marcá-las e solicitar ao dentista que retifique o preparo.

E) dispensar o padrão de cera e refazê-lo em resina acrílica quimicamente ativada para que a fundição tenha uma espessura controlada.

PARTE dISCURSIVA

Questão 01Segundo Arruda et al (2005), os fatores que

orientam a montagem dos dentes artificiais, em uma prótese total removível, vão desde a escolha da cor dos dentes e seu formato até informações basea-das no genótipo e tipo físico do paciente. Descre-va a sequência de montagem dos dentes artificiais para uma prótese total dupla, baseado nos parâme-tros básicos postulados pelo mesmo autor.

Questão 02Descreva sucintamente a classificação de Ken-

nedy e suas modificações, segundo as regras de Applegate (1959).

Questão 03Em uma prótese fixa que visa à recuperação

estética e funcional de elementos ausentes, por pônticos suspensos e unidos a coroas cimentadas em dentes pilares, a forma do pôntico deve ser defi-nida segundo critérios técnicos. Descreva as formas mais adequadas dos pônticos e suas finalidades.

Questão 04A partir da técnica da cera perdida, na qual o

padrão foi incluído com revestimento aglutinado por gesso e à base de cristobalita, descreva o proces-so de fundição convencional com maçarico, para a obtenção de uma Restauração Metálica Fundida (RMF) em liga de ouro nobre.

Questão 05Dentre os principais materiais presentes no coti-

diano de um técnico em prótese dental, podemos des-tacar o gesso, também denominado de produto da gipsita. Descreva, de acordo com Anusavice (2009), a classificação dos gessos odontológicos e suas indicações, citando também as diferenças na com-posição química dos mesmos.

Page 10: prova objetiva - discursiva

10

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

RASCUNH

O

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

Page 11: prova objetiva - discursiva

11

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

RASCUNH

O

RASCUNH

O

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

Page 12: prova objetiva - discursiva

12

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

RASCUNH

O

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

Page 13: prova objetiva - discursiva

13

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

RASCUNH

O

RASCUNH

O

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

Page 14: prova objetiva - discursiva

14

Concurso Público UFRJ - Edital 70/2014 B-207 | Técnico em Prótese Dentária

RASCUNH

O

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________