prova - nutricao ufal 2014-2015

8
Você confia no resultado! Ex.: RG, CNH, CTPS etc. CADERNO DE QUESTÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES - HUPAA PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO PARA O PERÍODO LETIVO DE 2014/2015 PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS Número do documento de identificação: Assinatura do(a) candidato(a): Maceió/AL, 2 de fevereiro de 2014. 1. Este Caderno de Questões somente deverá ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. 2. Ao ser autorizado o início da prova, verifique se a numeração das questões e a paginação estão corretas. Verifique também se contém 50 (cinquenta) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas cada, caso contrário comunique imediatamente ao Fiscal. 3. O tempo disponível para esta prova é de três horas e trinta minutos. Faça-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcação da Folha de Respostas de questões objetivas. 4. Você somente poderá sair em definitivo do Local de Prova depois de decorridas duas horas do início da aplicação. 5. Na Folha de Respostas de questões objetivas, confira seu nome, número do seu documento de identificação e curso escolhido. 6. Em hipótese alguma lhe será concedida outra Folha de Respostas de questões objetivas. 7. Preencha a Folha de Respostas de questões objetivas utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Na Folha de Respostas objetivas, preencha completamente o círculo correspondente à alternativa escolhida, conforme modelo: 8. Será atribuído o valor ZERO à questão que contenha na Folha de Respostas de questões objetivas: dupla marcação, marcação rasurada, emendada ou com “X”, não preenchida totalmente ou que não tenha sido transcrita. 9. A correção da prova objetiva será efetuada de forma eletrônica, considerando-se apenas o conteúdo da Folha de Respostas de questões objetivas. 10. Caso a Comissão julgue uma questão como sendo nula, os pontos serão atribuídos a todos os candidatos. 11. Não será permitida qualquer espécie de consulta. 12. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questões, juntamente com a Folha de Respostas de questões objetivas e assine a Lista de Presença. 13. Na sala que apresentar apenas 1 (um) Fiscal, os 3 (três) últimos candidatos somente poderão ausentar-se da sala juntos, após a assinatura da Ata de Encerramento de provas. 14. Assine neste Caderno de Questões e coloque o número do seu documento de identificação (RG, CNH etc.). Boa Prova! N N U U T T R R I I Ç Ç Ã Ã O O INSTRUÇÕES GERAIS Curso de Pós-Graduação: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES

Upload: dayane-cruz

Post on 08-Nov-2015

17 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

prova

TRANSCRIPT

  • Voc confia no resultado!

    Ex.: RG, CNH, CTPS etc.

    CADERNO DE QUESTES

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES - HUPAA

    PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE RESIDNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SADE DO ADULTO E DO IDOSO PARA O PERODO LETIVO DE 2014/2015

    PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECFICOS

    Nmero do documento de identificao: Assinatura do(a) candidato(a):

    Macei/AL, 2 de fevereiro de 2014.

    1. Este Caderno de Questes somente dever ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. 2. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Verifique tambm se

    contm 50 (cinquenta) questes objetivas com 5 (cinco) alternativas cada, caso contrrio comunique imediatamente ao Fiscal.

    3. O tempo disponvel para esta prova de trs horas e trinta minutos. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcao da Folha de Respostas de questes objetivas.

    4. Voc somente poder sair em definitivo do Local de Prova depois de decorridas duas horas do incio da aplicao.

    5. Na Folha de Respostas de questes objetivas, confira seu nome, nmero do seu documento de identificao e curso escolhido.

    6. Em hiptese alguma lhe ser concedida outra Folha de Respostas de questes objetivas. 7. Preencha a Folha de Respostas de questes objetivas utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Na Folha de

    Respostas objetivas, preencha completamente o crculo correspondente alternativa escolhida, conforme modelo:

    8. Ser atribudo o valor ZERO questo que contenha na Folha de Respostas de questes objetivas: dupla marcao, marcao

    rasurada, emendada ou com X, no preenchida totalmente ou que no tenha sido transcrita. 9. A correo da prova objetiva ser efetuada de forma eletrnica, considerando-se apenas o contedo da Folha de Respostas de

    questes objetivas.

    10. Caso a Comisso julgue uma questo como sendo nula, os pontos sero atribudos a todos os candidatos. 11. No ser permitida qualquer espcie de consulta.

    12. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questes, juntamente com a Folha de Respostas de questes

    objetivas e assine a Lista de Presena.

    13. Na sala que apresentar apenas 1 (um) Fiscal, os 3 (trs) ltimos candidatos somente podero ausentar-se da sala juntos,

    aps a assinatura da Ata de Encerramento de provas. 14. Assine neste Caderno de Questes e coloque o nmero do seu documento de identificao (RG, CNH etc.).

    Boa Prova!

    NNUUTTRRIIOO

    INSTRUES GERAIS

    Curso de Ps-Graduao:

    HOSPITAL UNIVERSITRIO

    PROF. ALBERTO ANTUNES

  • NUTRIO

    02 02 2014 HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES Residncia Multiprofissional 2014/2015

    Voc confia no resultado! 1 1

    CONHECIMENTOS GERAIS

    QUESTO 01 Com relao equipe multidisciplinar, assinale a afirmativa falsa.

    A) O principal aspecto positivo da atuao em equipe interdisciplinar a possibilidade de colaborao de vrias especialidades que denotam conhecimentos e qualificaes distintas.

    B) A integrao da equipe de sade imprescindvel para que o atendimento e o cuidado alcancem a amplitude do ser humano, transcendendo a noo de conceito de sade.

    C) O trabalho em equipe multiprofissional consiste em uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relao recproca entre as mltiplas intervenes tcnicas e interao dos agentes de diferentes reas profissionais.

    D) Por meio da comunicao, ou seja, pela articulao simblica da linguagem, d-se a articulao das aes multiprofissionais e a cooperao.

    E) A utilizao do conceito de autonomia tcnica na anlise do trabalho em sade no procede, medida que possvel desenhar um projeto assistencial que seja definitivo e nico antes de sua implementao.

    QUESTO 02 Assinale a afirmativa falsa. A) A finalidade dos estudos descritivos observar, descrever e

    documentar aspectos da situao. B) A validade externa refere-se generalizao dos achados

    da pesquisa a outros ambientes e amostras. C) A validade interna refere-se medida em que possvel

    fazer-se uma inferncia de que a varivel independente esteja realmente influenciando a varivel dependente.

    D) A principal funo da randomizao garantir grupos comparveis, isto , equalizar os grupos em relao s variveis alheias.

    E) O controle da pesquisa preocupa-se com a eliminao das possveis influncias alheias sobre a varivel independente, para que o verdadeiro relacionamento entre as variveis dependente e independente possa ser entendido.

    QUESTO 03 Assinale a afirmativa falsa. A) Os mtodos de coleta de dados variam em trs dimenses:

    espacial, instrumental, histrica. B) Os dados de autorrelatos so coletados por meio de uma

    entrevista oral ou um questionrio escrito. C) Os questionrios tm menor custo do que as entrevistas,

    oferecem a possibilidade de anonimato e no correm o risco de parcialidade do entrevistador.

    D) As entrevistas fornecem um ndice de resposta mais alto, so adequadas para uma maior variedade de pessoas e fornecem dados mais ricos do que os questionrios.

    E) Os autorrelatos estruturados geralmente empregam um instrumento formal questionrio ou roteiro de entrevista que pode conter uma combinao de questes abertas e fechadas.

    QUESTO 04 Assinale a afirmativa falsa sobre os direitos dos usurios de aes e servios de sade.

    A) Ser atendido, com ateno e respeito, de forma personalizada e com continuidade, em local e ambiente dignos, limpos, seguros e adequados para o atendimento.

    B) Ter acesso ao atendimento ambulatorial em prazo razovel para no prejudicar a sua sade.

    C) O usurio no ser identificado e tratado pelo nome para evitar que o sigilo de sua doena seja quebrado. Todo usurio deve ser tratado de modo respeitoso.

    D) Receber informaes claras, objetivas, completas e compreensveis sobre o seu estado de sade, hipteses diagnsticas, exames solicitados e realizados, tratamentos ou procedimentos propostos, inclusive seus benefcios e riscos, urgncia, durao e alternativas de soluo. Devem ser detalhados os possveis efeitos colaterais de medicamentos, exames e tratamentos que ser submetido. Suas dvidas devem ser prontamente esclarecidas.

    E) Ter acesso a informaes claras e completas sobre os servios de sade existentes no seu municpio. Os dados devem incluir endereos, telefones, horrios de funcionamento, mecanismos de marcao de consultas, exames, cirurgias, profissionais, especialidades mdicas, equipamentos e aes disponveis, bem como as limitaes de cada servio.

    QUESTO 05 As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade (SUS) so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituio Federal, obedecendo ainda aos seguintes princpios, exceto:

    A) universalidade de acesso aos servios de sade; integralidade de assistncia; igualdade da assistncia sade.

    B) participao da comunidade; descentralizao poltico-administrativa.

    C) formulao e execuo da poltica de sangue e seus derivados.

    D) capacidade de resoluo dos servios em todos os nveis de assistncia.

    E) direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade.

    QUESTO 06 O Sistema nico de Sade (SUS) contar, em cada esfera de governo, sem prejuzo das funes do Poder Legislativo, com as seguintes instncias colegiadas:

    A) Conferncia de Sade e Conselhos de Sade. B) Conferncia de Sade, Conselhos de Sade e Conselhos de

    Secretrios Municipais de Sade. C) Conselhos de Secretrios de Sade e Comisso

    Intergestores Bipartite. D) Comisso Intergestores Bipartite e Comisso Intergestores

    Tripartite. E) Conselhos de Sade nas trs esferas de governo (federal,

    estadual e municipal).

  • NUTRIO

    02 02 2014 HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES Residncia Multiprofissional 2014/2015

    Voc confia no resultado! 2 2

    QUESTO 07 Dados os itens sobre a competncia da direo municipal do Sistema nico de Sade (SUS),

    I. Planejar, organizar, controlar e avaliar as aes e os servios de sade e gerir e executar os servios pblicos de sade.

    II. Executar servios: de vigilncia epidemiolgica; de vigilncia sanitria; alimentao e nutrio; de saneamento bsico; e de sade do trabalhador.

    III. Elaborar normas para regular as relaes entre o Sistema nico de Sade (SUS) e os servios privados contratados de assistncia sade.

    IV. Acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema nico de Sade- SUS.

    verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II, III e IV. B) I, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) II e III, apenas. E) I e II, apenas.

    QUESTO 08 O SUS enfrenta dificuldades sua implementao, especialmente em relao aos seus profissionais de sade. Que opo no contm elemento(s) dificultador(es) da implementao do SUS?

    A) Persistncia de distores no modelo de ateno (medicalizao, uso inadequado de tecnologia).

    B) Aumento da precarizao das relaes de trabalho na sade.

    C) Distores na formao dos profissionais de sade. D) Heterogeneidade entre os diversos estados e municpios na

    constituio de equipes tcnicas nas Secretarias de Sade. E) Dificuldades de estados e municpios na contratao de

    profissionais de sade, com presses para reduo de gastos com pessoal.

    QUESTO 09 Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de sade e, para isso, deve ser assegurado

    A) o atendimento agendado nos servios de sade, preferencialmente com hora marcada.

    B) a escolha do tipo de plano de sade que melhor lhe convier, de acordo com as exigncias mnimas constantes na legislao, e a informao, pela operadora, sobre a cobertura, custos e condies do plano que est adquirindo.

    C) atendimento gil, com tecnologia apropriada, por equipe multiprofissional capacitada e em condies adequadas de atendimento; informaes sobre o seu estado de sade, de maneira clara, objetiva, respeitosa e compreensvel.

    D) o sigilo e a confidencialidade de todas as informaes pessoais, mesmo aps a morte, salvo nos casos de risco sade pblica.

    E) contribuir para o bem-estar de todos nos servios de sade, evitando rudos, uso de fumo e derivados do tabaco e bebidas alcolicas, colaborando com a segurana e a limpeza do ambiente.

    QUESTO 10 So diretrizes gerais para a implementao da Poltica Nacional de Humanizao (PNH) nos diferentes nveis de ateno:

    I. Otimizar o atendimento ao usurio, articulando a agenda multiprofissional em aes diagnsticas e teraputicas que impliquem diferentes saberes e teraputicas de reabilitao.

    II. Ampliar o dilogo entre os profissionais, entre os profissionais e a populao, entre os profissionais e a administrao, promovendo a gesto participativa.

    III. Sensibilizar as equipes de sade em relao ao problema da violncia intrafamiliar (criana, mulher e idoso) e quanto questo dos preconceitos (sexual, racial, religioso e outros) na hora da recepo e dos encaminhamentos.

    IV. Viabilizar a participao dos trabalhadores nas unidades de sade por meio de colegiados gestores.

    V. Definir protocolos clnicos, garantindo a eliminao de intervenes desnecessrias e respeitando as diferenas e as necessidades do sujeito.

    Esto corretas apenas A) I e III. B) I, III, IV e V. C) I, II e V. D) III, IV e V. E) II, III e IV.

    QUESTO 11 Identifique, nas opes abaixo, um dos princpios norteadores da Poltica de Humanizao:

    A) Valorizao da dimenso subjetiva e social em todas as prticas de ateno e gesto, fortalecendo/estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilizao.

    B) Todo usurio do SUS saber quem so os profissionais que cuidam de sua sade, e os servios de sade se responsabilizaro por sua referncia territorial.

    C) Promoo de aes que assegurem a participao dos trabalhadores nos processos de discusso e deciso, reconhecendo, fortalecendo e valorizando seu compromisso com o processo de produo de sade e seu crescimento profissional.

    D) Consolidar e expandir a rede virtual de humanizao, facilitando trocas, dando visibilidade s experincias exitosas e multiplicando prticas comprometidas com a Poltica Nacional de Humanizao (PNH).

    E) Reforar o conceito de clnica ampliada: compromisso com o sujeito e seu coletivo, estmulo a diferentes prticas teraputicas e corresponsabilidade de gestores, trabalhadores e usurios no processo de produo de sade.

    QUESTO 12 A faixa de idade considerada no indicador TAXA DE MORTALIDADE PREMATURA POR DOENAS CRNICAS NO TRANSMISSVEIS (DCNT) para o monitoramento destes agravos

    A) inferior a 70 anos. B) inferior a 60 anos. C) est entre 30 a 40 anos. D) est entre 20 a 30 anos. E) inferior a 20 anos.

  • NUTRIO

    02 02 2014 HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES Residncia Multiprofissional 2014/2015

    Voc confia no resultado! 3 3

    QUESTO 13 Qual o indicador do programa de qualificao das aes de vigilncia em sade?

    A) Nmero de testes de hepatite C realizados. B) Proporo de casos de doenas de notificao compulsria

    imediata encerradas em at 60 dias aps notificao. C) Proporo de semanas com lotes do Sistema de Vigilncia

    Alimentar e Nutricional (SISVAN) enviados. D) Nmero de vacinas realizadas na campanha anual de

    imunizao contra a gripe em idosos. E) Nmero de exames para avaliao de anemia em gestantes

    QUESTO 14 Assinale a diretriz especfica no nvel de ateno hospitalar nvel A, segundo a Poltica Nacional de Humanizao (PNH):

    A) Incentivar prticas promocionais de sade. B) Garantir agenda extraordinria em funo da anlise de

    risco e das necessidades do usurio. C) Garantia de visita aberta por meio da presena do

    acompanhante e de sua rede social, respeitando a dinmica de cada unidade hospitalar e as peculiaridades das necessidades do acompanhante.

    D) Acolher a demanda por meio de critrios de avaliao de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais nveis de assistncia.

    E) Elaborar projetos de sade individuais e coletivos para usurios e sua rede social, considerando as polticas intersetoriais e as necessidades de sade.

    QUESTO 15 Qual o objetivo da Relao Nacional das Aes e Servios de Sade (RENASES)?

    A) Regular as aes de servios estratgicos do SUS como a vigilncia em sade.

    B) Regular em nvel nacional exames de auxlio ao diagnstico e a terapia, realizados no mbito do SUS.

    C) Redistribuir em nvel nacional servios e procedimentos do SUS que tenham sido subnotificados.

    D) Especificar e tornar pblicas as aes e servios oferecidos pelo SUS para atendimento integralidade da assistncia a sade.

    E) Redistribuir em nvel nacional servios de sade da vigilancia epidemiolgica e sanitria.

    QUESTO 16 Dados os itens, I. Programa Peso Saudvel. II. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade

    da Ateno Bsica (PMAQ). III. e-SUS. IV. Vitamina A Mais. V. Telessaude.

    (so) constituinte(s) do Sistema de Informao da Ateno Bsica do SUS A) I, II, III, IV e V. B) II, III e V, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas. E) V, apenas.

    QUESTO 17 Dados os itens sobre indicadores pactuados no Contrato de Organizao Participativa (COAP), de carter universal,

    I. Proporo de trabalhadores que atendem ao SUS, na esfera pblica, com vnculos.

    II. Proporo de exames antiHIV realizados entre os casos novos de tuberculose.

    III. Proporo de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilfera.

    IV. Proporo de municpios com ouvidoria implantada. verifica-se que est(o) correto(s) A) I, II e III, apenas. B) I, II, III e IV. C) II, III e IV, apenas. D) I, apenas. E) II e IV, apenas. QUESTO 18 Dados os itens sobre indicadores pactuados no

    Contrato de Organizao Participativa (COAP), de carter especfico,

    I. Proporo de municpios com ouvidoria implantada. II. Proporo de ces vacinados nas campanhas de vacinao

    antirrbica canina. III. Nmero absoluto de bitos por dengue. IV. Nmero de testes sorolgicos antihepatite C realizados.

    verifica-se que est(o) correto(s) A) I, II e III, apenas. B) I, II, III e IV. C) II, III e IV, apenas. D) I, apenas. E) II, apenas. QUESTO 19 Dados os itens sobre aes de Vigilncia em

    Sade estabelecidos pela Portaria n 1.378 de 09/07/2013, I. A vigilncia da situao de sade da populao, com a

    produo de anlises que subsidiem o planejamento, estabelecimento de prioridades e estratgias, monitoramento e avaliao das aes de sade pblica.

    II. A deteco oportuna e adoo de medidas adequadas para a resposta s emergncias de sade pblica.

    III. A vigilncia da sade do homem. IV. A vigilncia da sade do trabalhador.

    verifica-se que est(o) correto(s) A) I, II e III, apenas. B) I, II, III e IV. C) I, III e IV, apenas. D) I, apenas. E) I, II e IV, apenas. QUESTO 20 de notificao compulsria a ocorrncia de A) acidente vascular enceflico. B) eventos adversos ps-vacinao. C) cnceres. D) parvovirose. E) doena de Wilson.

  • NUTRIO

    02 02 2014 HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES Residncia Multiprofissional 2014/2015

    Voc confia no resultado! 4 4

    CONHECIMENTOS ESPECFICOS

    QUESTO 21 M. L. S., 55 anos, sexo masculino, portador de IC- CFIII, internado no HUPAA com IC aguda, apresentando dispneia, tosse e outros sinais de congesto, porm com PA 120 x 80 mmHg. Ao ECO FEVE 30%, bioqumica K = 6 mEq/dL, Creatinina 3,0 mg/dL. parte do elenco de conduta clinico-nutricional, na dieta VO:

    A) Dieta com restrio de K e oferta de at 4 g de Na associada ao medicamento IECA.

    B) Dieta com suplementao de K e oferta de at 3 g de Na associada ao medicamento IECA.

    C) Dieta com restrio de K e oferta de at 4 g de Na para ser associada ao medicamento BRA (bloqueador de receptor da angiotensina).

    D) Dieta com oferta normal de K e oferta de at 3 g de Na associada ao medicamento Diurtico de ala.

    E) Dieta com oferta normal K e oferta de at 5 g de Na associada ao medicamento Diurtico de poupador de potssio.

    QUESTO 22 Considere um paciente de 49 anos, sexo masculino, no fumante, com trigliceridemia de 520 mg/dL, HDL de 55 mg/dL, LDL de 130 mg/dL e colesterol de 210 mg/dL. Do ponto de vista terico, so causas que esto relacionadas ao perfil observado

    A) o consumo excessivo de colesterol, gorduras saturadas e gorduras trans, e inatividade fsica.

    B) a ingesto excessiva de carboidratos, gorduras e lcool. C) o consumo excessivo de gorduras trans e gorduras

    saturadas e baixo consumo de fibras. D) a inatividade fsica, o consumo excessivo de colesterol e o

    baixo consumo de frutas, legumes e verduras. E) a dieta de alta densidade calrica, pobre em antioxidantes e

    insuficiente em fibras.

    QUESTO 23 Dadas as recomendaes para o clculo da dieta de um portador de dislipidemia mista,

    I. 25 a 35% de gorduras totais, estas distribudas em < 20% AGS, 55% AGMI e 25% AGPI.

    II. 25 a 35% de gorduras totais sendo do VCT ou VET < 7% AGS, 20% AGMI e 6a 10% AGPI.

    III. Colesterol inferior a 300mg/dia. IV. Suplementao de mega 3 marinho em 2 a 4 g/dia.

    verifica-se que est(o) correta(s) apenas A) I, III e IV. B) I. C) II. D) I e IV. E) I, II e III.

    QUESTO 24 Segundo o projeto ACERTO (Acelerao da Recuperao Total), a alimentao do paciente deve ser iniciada

    A) de 2 a 6 horas aps a cirurgia. B) de 6 a 12 horas aps a cirurgia. C) de 12 a 18 horas aps a cirurgia. D) de 18 a 24 horas aps a cirurgia. E) de 24 a 48 horas aps a cirurgia.

    QUESTO 25 Qual a opo abaixo apresenta uma descrio quantitativa adequada de nutrientes para compor a prescrio de suplemento nutricional?

    Vit. D (mg)

    Clcio (mg)

    Vit. C (mg)

    Vit. E (ug)

    A 4.500 1.200 2.200 1.200

    B 5.000 2.000 1.200 1.500

    C 4.000 2.200 2.000 1.000

    D 4.200 1.800 1.500 800

    E 3.800 1.500 1.800 1.800

    QUESTO 26 Segundo o Guia de Consulta para Vigilncia Epidemiolgica, Assistncia e Ateno Nutricional dos casos de Beriberi, diante de um alcoolista com extremidades frias e pulso rpido e fino, em qual a opo abaixo est a conduta correta?

    A) Tiamina Via Oral na dosagem de 1 comprimido (300 mg)/dia B) Dieta com 1,4 a 1,5 mg de tiamina/dia C) Tiamina Intramuscular na dosagem de 100 mg/dia D) Tiamina Intra Venosa na dosagem de 100 mg de tiamina em

    100 mL de soro fisiolgico de 4 em 4 horas E) Tiamina Intra Venosa na dosagem de 100 mg de tiamina em

    100 mL de soro fisiolgico de12 em 12 horas

    QUESTO 27 A restrio de sdio est indicada nas ascites A) leve, moderada, grave e refratria. B) grave, apenas. C) grave e refratria, apenas. D) moderada, grave e refratria, apenas. E) refratria, apenas.

    QUESTO 28 Constitui importante indicador bioqumico relacionado ao estado nutricional e ao prognstico do paciente

    I. Hemoglobina < 12 g/dL. II. Colesterol srico < 160 mg/dL.

    III. LDL > 130 mg/dL. IV. HDL > 70 mg/dL.

    Das afirmaes acima, A) somente I verdadeira. B) somente II verdadeira. C) somente III verdadeira. D) somente IV verdadeira. E) I, II, III e IV so verdadeiras.

  • NUTRIO

    02 02 2014 HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES Residncia Multiprofissional 2014/2015

    Voc confia no resultado! 5 5

    QUESTO 29 Qual alimento estimula a secreo gstrica cida?

    A) Abacate B) Castanha C) Leite D) Doce de abacaxi E) gua de coco

    QUESTO 30 Considerando a avaliao nutricional diettica, esto corretos os mtodos abaixo relacionados segundo as seguintes situaes: situao 1 (S1) grupo de 30 hipertensos com auto-registro alimentar de 2 dias e 1 recordatrio de 24 horas (90 inquritos dietticos); situao 2 (S2) grupo de 5 hipertensos com auto registro alimentar de 7 dias (35 inquritos dietticos):

    A) S1: avaliar a ingesto com o mtodo da EAR aplicada a grupos; S2: avaliar a ingesto com o mtodo da EAR aplicada a indivduos.

    B) S1: avaliar a ingesto com o mtodo da EAR aplicada a indivduos; S2: avaliar a ingesto com base na RDA.

    C) Em ambas as situaes (S1 e S2), avaliar a ingesto com o mtodo da EAR aplicada a indivduos.

    D) Em ambas as situaes (S1 e S2), avaliar a ingesto com base na RDA.

    E) Em ambas as situaes (S1 e S2), avaliar a ingesto com o mtodo da EAR aplicada a grupos.

    QUESTO 31 A recomendao energtico-proteica na cirrose heptica para pacientes sem DEP com edema ++/++++

    A) de 35 a 40 kcal/kg de peso seco e 1,2 a 1,5 g de protenas por quilograma de peso seco.

    B) de 40 a 45 kcal/kg e 1,0 a 1,2 g de protenas por quilograma. C) de 51 a 55 kcal/kg e 0,8 a 1,0 g de protenas por quilograma

    de peso seco. D) de 30 a 35 kcal/kg de peso seco e 0,8 a 1,2 g de protenas

    por quilograma. E) de 45 a 50 kcal/kg de peso seco e 0,6 a 0,8 g de protenas

    por quilograma de peso seco.

    QUESTO 32 Em qual das medidas de avaliao nutricional apresentadas est a de exame fsico nutricional?

    A) Inspeo de fneros B) Reviso de sistemas: palpao de intestinos C) Punho percusso D) Palpao de fgado E) Palpao de intestinos

    QUESTO 33 Segundo o projeto ACERTO (Acelerao da Recuperao Total), qual deve ser o tempo de jejum pr-operatrio do paciente?

    A) At 2 horas antes da cirurgia B) At 4 horas antes da cirurgia C) At 6 horas antes da cirurgia D) At 8 horas antes da cirurgia E) At 10 horas antes da cirurgia

    QUESTO 34 A diretriz mais recente para atualizar o profissional nutricionista quanto a abordagem clnico-nutricional do portador de doena cardiovascular e co-morbidades a

    A) I Diretriz Brasileira de Preveno Cardiovascular, 2013. B) I Diretriz Sobre o Consumo de Gorduras e Sade

    Cardiovascular, 2013. C) V Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Preveno da

    Aterosclerose, 2012. D) VI Diretrizes Brasileiras de Hipertenso, 2012. E) I Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia da Sociedade

    Brasileira de Cardiologia 2014.

    QUESTO 35 Qual a semiotcnica que o nutricionista pode aplicar para confirmao da ascite em um paciente com o abdome globoso?

    A) Inspeo de fneros B) Palpao do tipo puntipresso C) Percusso por piparote D) Inspeo do sinal de cacifo E) Ausculta do abdome

    QUESTO 36 Paciente R. V. V., sexo masculino, 30 anos, em uso regular de 1 envelope de slow K e 1 de sal de frutas s refeies. Em qual a opo abaixo, est a conduta de avaliao nutricional?

    A) Sdio e potssio em urina de 24h e vitamina K plasmtica B) Sdio e potssio plasmticos e em urina de 24h C) Sdio em urina de 24h e tempo de protrombina D) Tempo de protrombina E) Teste de Shilling

    QUESTO 37 Paciente com colesterol em 250 mg/dL e triglicerdios 500mg/dL. Diante do quadro, qual a frao lipdica plasmtica o alvo primrio para preveno de desfecho coronariano?

    A) HDL-c B) LDL-c C) Colesterol total D) Triglicerdio E) No-HDL-c

    QUESTO 38 Hipertenso obeso de Circunferncia Braquial igual a 45 cm, com ingesto de 15 g de sal/dia. Qual a medida da largura do manguito para o monitoramento da Presso Arterial (PA) e qual a Mudana no Estilo de Vida (MEV) de maior eficcia anti-hipertensiva?

    A) 15 cm e reduo do peso B) 18 cm e reduo da ingesto de sal C) 15 cm e dieta DASH D) 15 cm e reduo da ingesto de sal E) 18 cm e reduo do peso

  • NUTRIO

    02 02 2014 HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES Residncia Multiprofissional 2014/2015

    Voc confia no resultado! 6 6

    QUESTO 39 Dentre as medidas de maior eficcia anti-hipertensiva, qual opo abaixo impacta em reduo de 5 a 20 mmHg na presso arterial?

    A) Reduo de 10 kg de peso B) Reduo de 5 kg peso C) Reduo do consumo de sal D) Adoo do padro de dieta DASH E) Aumento do consumo de potssio

    QUESTO 40 Considerando as diretrizes da SBD, 2012-2013, dadas as seguintes recomendaes para o tratamento nutricional,

    I. A contagem de carboidratos considerada a chave do tratamento nutricional no DM tipo 1.

    II. No h evidencias suficientes para recomendar o uso de alimentos de baixo ndice glicmico como estratgia primria no plano alimentar.

    III. A carga glicmica oferece um modesto benefcio adicional em relao contagem de carboidratos.

    verifica-se que est(o) correta(s) A) I, apenas. B) I e II, apenas. C) III, apenas. D) I, II e III. E) II e III, apenas.

    QUESTO 41 Considerando o paciente crtico adulto (53 anos), oncolgico obeso, (IMC 42 kg/m2), segundo o Consenso Nacional de Nutrio Oncolgica, vol II, 2011, as recomendaes de protena e de lquido so respectivamente:

    A) 1,2 a 1,8 g/kg de peso ideal e 35 mL/kg. B) mais de 2,4 g/kg de peso ideal e 35 mL/Kg. C) 1,8 a 2,0 g/kg de peso ideal e 25 mL/Kg. D) 0,6 a 0,8 g/kg de peso atual e 30 mL/Kg. E) 0,8 a 1,0 g/Kg de peso atual e 25 mL/Kg.

    QUESTO 42 Segundo o Instituto Nacional do Cncer (INCA), o sobrevivente de cncer so pessoas que esto vivendo com o diagnstico de cncer, incluindo os que se recuperaram da doena. Para estes pacientes qual opo abaixo recomendada?

    A) Orientar para o consumo de 300 g de carne vermelha por semana e eliminar as carnes processadas.

    B) Prescrever suplementao com os antioxidantes Vit. C e E dentro dos limites das DRIs e orientar para o no uso de fitoterpicos.

    C) Orientar para uma dieta restrita em sdio, com at 2 g/dia deste mineral proveniente do sal de adio alm de restringir alimentos processados.

    D) Orientar para o consumo de 6 pores de frutas e 6 pores de hortalias por dia.

    E) A tolerncia para o consumo de lcool de 20 a 30 g/dia para mulheres e o dobro para o homem.

    QUESTO 43 Segundo a Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Sade Cardiovascular, qual, dentre os listados, o queijo com maior teor de gordura saturada?

    A) Queijo Prato B) Queijo Manteiga C) Queijo Mussarela D) Queijo Coalho E) Requeijo Tradicional

    QUESTO 44 Sobre o Helicobacter pylori correto afirmar que A) carcingeno tipo I assim como fumo e vrus das hepatites

    A e C. B) penetra lentamente no muco gstrico para colonizao. C) seu mecanismo patognico inclui inflamao, aumento da

    secreo cida e diminuio dos nveis de gastrina mucoprotetora.

    D) uma bactria gram-positiva, por isso de fcil adaptao ao meio cido gstrico.

    E) o homem o nico hospedeiro natural.

    QUESTO 45 Dados os itens sobre doenas do trato gastrintestinal,

    I. A doena diverticular caracteriza-se pela existncia de pequenas herniaes no intestino grosso, mais comumente no clon sigmoide.

    II. A diverticulose caracteriza-se pela formao de bolsas minsculas em herniaes formadas no intestino grosso.

    III. A diverticulite caracterizada pela inflamao das bolsas formadas em herniaes formadas no intestino grosso.

    verifica-se que est(o) correto(s) A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas. E) II e III, apenas.

    QUESTO 46 Sobre a Doena de Crohn (DC), tambm conhecida como enterite regional, ilete granulomatosa e ileocolite, qual a opo abaixo esta correta?

    A) Os pacientes portadores apresentam episdios de diarreia intercalados com episdios de constipao

    B) A exemplo do H. Pilory para o CA gstrico, a DC aumenta o risco de CA de clon

    C) A DC pode afetar todo o TGI desde a boca at o nus, embora haja uma predileo pelo leo terminal

    D) A DC afeta somente o leo E) Os pacientes portadores de DC apresentam distenso

    abdominal e flatulncia

  • NUTRIO

    02 02 2014 HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES Residncia Multiprofissional 2014/2015

    Voc confia no resultado! 7 7

    QUESTO 47 Dentre os sinalizadores do apetite envolvidos na fisiologia da obesidade esto as substancias orexgenas e as anorexgenas. Em qual opo abaixo est uma substancia orexgena?

    A) Bombesina e GIP B) Glucagon C) Adiponectina D) Anandramina e 2AG E) Glicosensores portais

    QUESTO 48 Na cirrose heptica o manejo de aminocidos de cadeia ramificada tem sido relacionado com a estimulao da funo heptica, embora os estudos ainda sejam inconclusivos. Em qual opo abaixo esto aminocidos que so simultaneamente de cadeia ramificada e essenciais?

    A) Histidina e leucina B) Fenilalanina e triptofano C) Histidina e fenilalanina D) Leucina e valina E) Fenilalanina e valina

    QUESTO 49 Considerando o Consenso Americano de Nutrio em Cirurgia (2013), dados os itens,

    I. A NRS (Nutritional Risk Screening) o melhor preditor de complicaes ps-operatrias;

    II. A avaliao nutricional deve incluir a avaliao do IMC, da ingesto oral, da perda de peso, do estado inflamatrio (PCR/Albumina) e da capacidade fsica;

    III. A nutrio enteral possvel em isquemia intestinal. verifica-se que esto corretas A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas. E) I e II, apenas.

    QUESTO 50 Qual a medida para melhorar a nutrio ps-operatria, segundo o Consenso Americano de Nutrio em Cirurgia (2013)?

    A) Controle glicmico B) Infundir glicose 10% C) Suplementar glutamina D) Incluir probiticos E) Suplementar glutamina associada ao uso de probiticos