prova madeira

3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL-CAMPUS VIII-ARARUNA DISCIPLINA: ESTRUTURAS METÁLICAS, DE MADEIRAS E NOVOS MATERIAIS PROFESSOR: TÉRCIO PEREIRA JOVEM ALUNO: 1ª Avaliação PRIMEIRA PARTE-TEÓRICA (2,0 PONTOS) 1-Defina Estado Limite Último e dê um exemplo de ELU (Valor: 0,5 pontos) 2-Defina Estado Limite de Serviço e dê um exemplo de ELS (Valor: 0,5 pontos) 3- Cite 5 principais vantagens e desvantagens do uso da madeira na construção civil. (Valor: 0,5 pontos) 4- Comente, de forma sucinta, as principais causas da substituição da madeira em elementos estruturais por outros tipos de materiais, no Brasil. (valor: 0,5 pontos) SEGUNDA PARTE (8,0 PONTOS) 1- Qual a carga máxima acidental que pode ser aplicada no pilar de peroba rosa abaixo, sabendo que a carga permanente vale Ngk = 16000 kgf , o índice de esbeltez λ da peça é de 39,3, Kmod de 0,56 e fc0,k = 295 kgf/cm2? Considerar uma combinação normal de ações com γ igual a 1,4 para cargas permanentes e acidentais. O que acontecerá se for aplicado no pilar uma carga acidental de 15000 kgf? Qual será provavelmente o modo de ruptura para essa nova situação de carregamento? (Valor: 2,0 pontos)

Upload: italo-andrade

Post on 08-Nov-2015

3 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

exercício de madeira

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABADEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL-CAMPUS VIII-ARARUNADISCIPLINA: ESTRUTURAS METLICAS, DE MADEIRAS E NOVOS MATERIAISPROFESSOR: TRCIO PEREIRA JOVEMALUNO:

1 AvaliaoPRIMEIRA PARTE-TERICA (2,0 PONTOS)1-Defina Estado Limite ltimo e d um exemplo de ELU (Valor: 0,5 pontos)2-Defina Estado Limite de Servio e d um exemplo de ELS (Valor: 0,5 pontos)3- Cite 5 principais vantagens e desvantagens do uso da madeira na construo civil. (Valor: 0,5 pontos)4- Comente, de forma sucinta, as principais causas da substituio da madeira em elementos estruturais por outros tipos de materiais, no Brasil. (valor: 0,5 pontos)SEGUNDA PARTE (8,0 PONTOS)1- Qual a carga mxima acidental que pode ser aplicada no pilar de peroba rosa abaixo, sabendo que a carga permanente vale Ngk = 16000 kgf , o ndice de esbeltez da pea de 39,3, Kmod de 0,56 e fc0,k = 295 kgf/cm2? Considerar uma combinao normal de aes com igual a 1,4 para cargas permanentes e acidentais. O que acontecer se for aplicado no pilar uma carga acidental de 15000 kgf? Qual ser provavelmente o modo de ruptura para essa nova situao de carregamento? (Valor: 2,0 pontos)

2- Calcule a flecha final total para uma viga biapoiada de madeira laminada de uma biblioteca escolar em ambiente de classe 3 de umidade sujeita a uma carga permanente G de 6 kN/m de grande variabilidade e uma carga acidental de ao freqente Q de 4,0 kN/m. O deslocamento vertical mximo elstico devido carga uniforme unitria (1kN/m) de 4 mm. Sendo o vo igual a 8 m, verificar o ELS (deformao excessiva). Considerar um carregamento de longa durao, combinao normal de aes, e utilizar os fatores de combinao de aes da NBR 7190. A viga atende NBR 7190 no ELS? Justifique sua resposta? (Valor: 2,0 pontos).3- Um pendural de Pinus Caribea submetido a uma carga de construo de mdia durao Nd de 35 kN est ligado por parafusos com dimetros de 22 mm a duas talas laterais metlicas. Responda as questes abaixo: (Valor: 4,0 pontos). Observao: Considerar uma pr-furao com 1,0 mm de folga (NBR 7190 - item 8.3.2: ligao considerada deformvel); Considerar um coeficiente de modificao de 0,56; Considerar um coeficiente de variao para esse tipo de madeira de 25 %.

(a) Verificar a segurana do pendural em trao paralela s fibras.(b) Aps a verificao da resistncia trao na madeira, o que o calculista ainda precisa verificar para ter certeza que a pea ir suportar o esforo atuante?(c) O calculista pode utilizar a rea bruta da pea para fins de clculo (mostrar clculos)? Por qu?