prova emescam

17
 PROCESSO SELETIVO 2012/1 - CPS Nome do Candi dato: ___ Curso de Graduação em Me dic ina — PROVA 1 — 1. ABRA ESTE CADERNO SOME NTE QUA NDO AUTORIZADO. 2. Marque no cartão-resposta a letra correspon- dente ao seu gabarito colocado na parte inferior desta folha. 3. Assine a capa e a primeira folha deste caderno. 4. Veja se este caderno contém 50 questões; em caso contrário, solicite outro ao fiscal. 5. Ao receber seu cartão-resposta, verifique se o seu número de inscrição coincide com o núme- ro registrado no cartão-resposta; em caso con- trário chame um dos fiscais. 6. É obrigatória a assinatura do candidato no cartão-resposta. 7. Ao rece ber o cartão-resposta, assine -o imedia- tamente, não deixe para depois. É de respon- sabilidade do candidato esta assinatura. A EMESCAM não se responsabilizará pelos cartões respostas não assinados. 8. Não amasse, não dobre, nem rasure o cartão- resposta. 9. Terminada a resolução da prova, preencha o cartão-resposta conforme instruções abaixo. 10. A marcação de mais de uma opção para uma mesma questão implica a perda desta questão. MODELO DE PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA O cartão-resposta do Pr ocesso Seletivo é seme- lhante ao cartão da loto e terá leitura óptica. • No modelo acima, onde aparecem algumas ques- tões, exemplificamos como marcar as respostas nos quadrículos. • A marcação das respostas deve OBRIGATO- RIAMENTE ser feita, com caneta esferográfica azul ou preta. O quadrículo correspondente à questão escolhida deve ser totalmente preenchido, evitando-se ultrapassar a linha que margeia a letra. • A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo da EMESCAM não se responsabilizará por problemas na leitura que advierem da marcação inadequada do cartão ou da utilização de material não especificado para tal.  AO A SSINAL A R AS RESPOSTAS, PREENCHA TOTA LMENTE O QUADRÍC ULO. NÃO FA ÇA UM X OU QUAL QUER OUTRA MARCA.  U A  Ç Ã  O  A  O V A :  0  3  O A  S Gabarito:  A  GABARITO Nesta área do seu cartão resposta marque a letra do seu gabarito que consta na parte inferior desta folha Não rasure ou escreva nesta área do seu cartão-resposta ela é de uso exclusiva do Centro de Processamento de Dados. No modelo Questão 01 - C Questão 02 - A Questão 03 - C Não rasure nem escreva nesta área do seu cartão-resposta; ela é de uso exclusivo do Centro de Processamento de Dados. Nesta área do seu cartão-resposta marque a letra do seu gabarito que consta na parte inferior desta folha.

Upload: rosmeri-franken

Post on 18-Oct-2015

562 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - CPS

    Nome do Candidato: ___________________________________________________________

    Curso de Graduao em Medicina

    PROVA 1

    1. ABRA ESTE CADERNO SOMENTE QUANDO AUTORIZADO.

    2. Marque no carto-resposta a letra correspon-dente ao seu gabarito colocado na parte inferior desta folha.

    3. Assine a capa e a primeira folha deste caderno.

    4. Veja se este caderno contm 50 questes; em caso contrrio, solicite outro ao fiscal.

    5. Ao receber seu carto-resposta, verifique se o seu nmero de inscrio coincide com o nme-ro registrado no carto-resposta; em caso con-trrio chame um dos fiscais.

    6. obrigatria a assinatura do candidato no carto-resposta.

    7. Ao receber o carto-resposta, assine-o imedia-tamente, no deixe para depois. de respon-sabilidade do candidato esta assinatura. A EMESCAM no se responsabilizar pelos cartes respostas no assinados.

    8. No amasse, no dobre, nem rasure o carto-resposta.

    9. Terminada a resoluo da prova, preencha o carto-resposta conforme instrues abaixo.

    10. A marcao de mais de uma opo para uma mesma questo implica a perda desta questo.

    MODELO DE PREENCHIMENTO

    DO CARTO-RESPOSTA

    O carto-resposta do Processo Seletivo seme-lhante ao carto da loto e ter leitura ptica.

    No modelo acima, onde aparecem algumas ques-tes, exemplificamos como marcar as respostas nos quadrculos.

    A marcao das respostas deve OBRIGATO- RIAMENTE ser feita, com caneta esferogrfica azul ou preta.

    O quadrculo correspondente questo escolhida deve ser totalmente preenchido, evitando-se ultrapassar a linha que margeia a letra.

    A Comisso Coordenadora do Processo Seletivo da EMESCAM no se responsabilizar por problemas na leitura que advierem da marcao inadequada do carto ou da utilizao de material no especificado para tal.

    AO ASSINALAR AS RESPOSTAS, PREENCHA TOTALMENTE O QUADRCULO. NO FAA UM X OU QUALQUER OUTRA MARCA.

    DU

    RA

    O D

    A P

    RO

    VA

    : 03 H

    OR

    AS

    Gabarito: A

    GABARITONesta rea do seu carto respostamarque a letra do seu gabarito queconsta na parte inferior desta folha

    No rasure ou escreva nestarea do seu carto-resposta ela

    de uso exclusiva do Centrode Processamento de Dados.

    No modeloQuesto 01 - CQuesto 02 - AQuesto 03 - C

    No rasure nem escreva nestarea do seu carto-resposta; ela de uso exclusivo do Centro de

    Processamento de Dados.

    Nesta rea do seu carto-respostamarque a letra do seu gabarito queconsta na parte inferior desta folha.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    CANDIDATO

    1) ASSINE O SEU CARTO-RESPOSTA. 2) O candidato s poder levar esta folha no perodo da tarde, destaque-a e entregue-a

    juntamente com a prova ao fiscal.

    3) Voc poder usar todos os espaos vazios deste Caderno de Provas, para rascunho.

    RASCUNHO DO CARTO-RESPOSTA (S USE SE JULGAR NECESSRIO)

    O CARTO-RESPOSTA s ser distribudo 1h30min aps o incio da prova

    A responsabilidade sobre o CARTO-RESPOSTA inteiramente sua. NO HAVER, em hiptese alguma, substituio do carto-resposta.

    N O T A S 1) As provas objetivas, devidamente gabaritadas estaro disponveis na Internet

    (www.emescam.br) hoje, a partir das 19h. 2) Dvidas e/ou reclamaes referentes s questes das provas devero ser submetidas, por

    escrito, CPS/EMESCAM no dia 28-11-2011, das 8 s 17h, em pedido protocolado na Secreta-ria da EMESCAM.

    3) O resultado desta etapa ser divulgado em 30-11-2011, s 12h, no quadro de avisos na EMESCAM e na Internet (www.emescam.br).

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    Nome do Candidato: _______________________________________________________________

    Biologia (Questes de 01 a 25)

    01 - Durante o mecanismo da contrao das clulas musculares estriadas esquelticas, constata-se que ocorre um encurtamento dos sarcmeros, devido ao deslizamento dos filamentos de actina sobre os filamentos de miosina. Assinale a alternativa que descreve a dinmica correta da contrao: A) os ons clcio, liberados pelo retculo endoplasmtico liso, atuam nas molculas de mio-

    sina, fazendo com que ela se ligue s cabeas das molculas de actina. B) molculas de ATP ativam os ons clcio que se ligam s cabeas das molculas de

    actina, permitindo que essas se encurtem ao se ligarem s molculas de miosina. C) molculas de ATP, liberadas pelo retculo endoplasmtico liso, interagem com as

    cabeas das molculas de miosina, fazendo com que elas, na presena dos ons clcio, deslizem sobre as molculas de actina.

    D) em presena dos ons clcio, molculas de ATP interagem com as cabeas das mol-culas de miosina, provocando o seu dobramento ao lig-las s molculas de actina.

    E) molculas de ATP so ativadas pelos ons clcio e se ligam as cabeas das molculas de actina, dobrando-as e promovendo a sua ligao com as molculas de miosina.

    02 - Durante o processo de replicao do DNA, que ocorre somente pela agregao de nucleot-

    dios na direo 5 3, a polimerase do DNA no consegue dar incio, sozinha, sntese de uma nova cadeia. Ela necessita interagir com uma pequena molcula de RNA, constituda por dez nucleotdios, denominada A) promotor. B) translocon. C) primer. D) espaador. E) sequncia sinal.

    03 - Quando a gua e os sais minerais penetram pela extremidade das razes, na regio dos pelos absorventes, a soluo salina percorre os espaos externos s membranas celulares das clulas epidrmicas, que constituem o denominado A) apoplasto. B) simplasto. C) periciclo. D) cilindro vascular. E) plasmodesmo.

    04 - A homeostase o processo pelo qual uma clula ou um organismo capaz de manter um

    balano constante, estvel e equilibrado do meio interno. Qual desses fenmenos pode ser considerado como um evento homeosttico? A) espirrar durante um episdio de resfriado. B) eliminar suor durante um exerccio fsico. C) apresentar dor de cabea aps ingerir excesso de lcool. D) tossir durante uma manifestao de bronquite. E) sofrer distenso muscular aps um exerccio fsico mal orientado.

    05 - O albinismo uma condio gentica recessiva (aa) que resulta da falta da pigmentao

    normal da pele. Os lobos das orelhas aderentes (ll) tambm resultam de uma manifestao homozigota recessiva. Um homem albino, com lobos aderentes, casa-se com uma mulher de pigmentao normal e lobos no aderentes. O casal tem 19 filhos, nenhum deles gmeo, todos com pigmentao normal e lobos no aderentes. Considerando-se a ausncia de linka-ge, pergunta-se: qual o gentipo dos filhos do casal e qual a proporo de gametas, por eles produzidos, que contenham o alelo recessivo para pigmentao e o alelo dominante para lobo da orelha, respectivamente? A) AaLl e 3/4. B) Aall e 1/4. C) aaLl e 1/2. D) AaLl e 1/4. E) aaLl e 3/4.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    06 - Quando a taxa de sdio no sangue diminui e aps filtrao glomerular, a arterola aferente do glomrulo libera uma enzima que catalisa a produo da angiotensina no plasma sanguneo. A angiotensina plasmtica atua no crtex da glndula suprarrenal estimulando a secreo do hormnio aldosterona, responsvel pela reabsoro de sdio. A enzima citada denominada A) renina. B) invertina. C) lisozima. D) calicrena. E) catepsina.

    07 - Um riacho ou, eventualmente, um rio pode ser originado por deslocamento, sobre a rocha

    matriz, de regies permanentemente saturadas de gua que afloram superfcie, originando um olho-dgua. essa zona saturada de gua denomina-se A) giser. B) lenol edfico. C) lenol fretico. D) regio hadal. E) regio batial.

    08 - Algumas bactrias, como o Clostridium botulinum, podem ser encontradas em alimentos

    enlatados mal processados, onde liberam uma toxina botulnica, que provoca paralisia dos msculos esquelticos e pode levar o indivduo morte. Em virtude da condio de anaerobiose descrita, a bactria sobrevive na forma de A) heterocisto. B) zigsporo. C) plasmdio. D) corpo de frutificao. E) endsporo.

    09 - A zona pelcida (ZP), que envolve o ovcito II, possui composio qumica predominante-

    mente glicoproteica. Uma dessas glicoprotenas da ZP, quando da interao do espermato-zoide com a superfcie do ovcito, atua como receptor para protenas integrais da membrana celular do gameta masculino. Assinale-a: A) ZP1. B) ZP3. C) ZP2. D) acrosina. E) hialuronidase.

    10 - Quando se deseja preparar um corte histolgico de um tecido, para estudo ao microscpio

    ptico, o rgo a ser examinado deve ser previamente tratado pelo formol, cuja funo de coagular as protenas e preservar a arquitetura geral das clulas e dos componentes celula-res. O procedimento descrito denominado A) embebio. B) incluso. C) colorao. D) fixao. E) clarificao.

    11 - Ao visitar o Egito, alguns turistas adquirem pequenos artefatos de pedra vendidos como provenientes dos tempos dos faras. Na realidade, trata-se de uma falsificao que consiste em esculpir pequenas pedras e mistur-las com o alimento oferecido s galinhas. Ao percor-rer o tubo digestrio das aves, as pedras adquirem o aspecto de objetos antigos e desgasta-dos pelo uso. Esse processo de envelhecimento mecnico ocorre, principalmente, devido ao do (a) A) papo. B) bico. C) estmago qumico. D) intestino. E) moela.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    12 - A hemofilia representa um distrbio da hemostasia (coagulao) que possui herana monognica e est ligada ao cromossomo X. A probabilidade de um casal normal, em que a mulher portadora do gene alelo para hemofilia, ter um descendente hemoflico A) 0. B) 1/2. C) 1/4. D) 1/8. E) 3/4.

    13 - A frase a seguir do livro Negrinhas de Monteiro Lobato: Veludo de muro velho, como

    chama Timteo a essa muscnea invasora, filha da sombra e da umidade. A denominao veludo de muro velho uma referncia quilo que se v, normalmente, em muros, encostas e outros ambientes que esto sujeitos umidade, ao ar livre e sombra. O autor referiu-se aos A) liquens. B) gametfitos de brifitas. C) prtalos de pteridfitas. D) gametfitos de algas verdes. E) talos de algas cianofceas.

    14 - Considere as afirmativas: As epidemias consistem em surtos de doenas causadas por parasitas que atingem,

    rapidamente, um grande nmero de indivduos. As endemias ocorrem em determinadas reas, de maneira persistente, acometendo um

    nmero relativamente constante de indivduos.

    Analise as afirmativas I, II e III e, em seguida, assinale a alternativa correta: I - Medidas saneadoras regionais e educao das populaes envolvidas podem erradicar

    doenas endmicas. II - No Brasil, diversas manifestaes de verminoses como a tenase, filariose ascaridase e

    amarelo so doenas epidmicas. III - No Brasil, pode-se citar como exemplo de doenas endmicas, a malria e a esquistos-

    somose. A) apenas as proposies I e III esto corretas. B) apenas a proposio I est correta. C) apenas as proposies I e II esto corretas. D) todas as proposies esto corretas. E) nenhuma das proposies est correta.

    15 - Em uma rea de cultivo de arroz irrigada pela gua de uma lagoa prxima, foi utilizado o DDT

    (dicloro-difenil-tricloroetano), em larga escala, para evitar pragas. Devido irrigao, a gua infiltrou no solo levando parte do DDT que se acumulou na lagoa, onde existe a seguinte cadeia alimentar: plncton, peixes herbvoros, peixes carnvoros e martim-pescador. Pode-se esperar que a concentrao do DDT nos martins-pescadores, em relao ao plncton, seja A) menor. B) igual. C) inexistente. D) maior. E) indiferente.

    16 - Considere uma ovognia de uma mulher heterozigota para um par de alelos Aa. Dentre os

    possveis vulos formados a partir dessa ovognia, podem ser encontrados A) um vulo A e um vulo a. B) um vulo A ou um vulo a. C) dois vulos A e dois vulos a. D) um vulo AA e um vulo aa. E) quatro vulos Aa.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    17 - Alguns fruticultores armazenam os produtos das suas colheitas em ambientes onde ocorre a queima de querosene ou serragem, que libera no ar uma substncia que estimula o amadurecimento dos frutos. Essa substncia denominada A) auxina. B) citocinina. C) giberelina. D) cido abscsico. E) etileno.

    18 - Considerando que um cientista fundiu, em laboratrio, um linfcito B ativado por um antgeno

    com uma clula cancerosa, obtendo uma clula hbrida, esta poder apresentar a capacidade de A) secretar imunoglobulinas e se dividir indefinidamente. B) fagocitar partculas estranhas e infectar outras clulas. C) liberar substncias citotxicas e proliferar. D) destruir clulas infectadas e diferenciar-se. E) apresentar antgenos e fagocitar outras clulas cancerosas.

    19 - Um estudante de cincias biolgicas, aps capturar e examinar um peixe de gua salgada, observou que ele possua uma bexiga natatria. Essa estrutura A) o rgo sensorial olfatrio dos peixes. B) homloga ao ouvido interno dos vertebrados terrestres. C) anloga bexiga urinria dos vertebrados terrestres. D) o rgo de equilbrio hidrosttico dos peixes sseos. E) o rgo de equilbrio dos peixes cartilaginosos.

    20 - Determinadas doenas so causadas por alteraes funcionais de um dos componentes

    celulares. A falta de certas enzimas hidrolticas, por exemplo, resulta na digesto incompleta de alguns lipdios, levando ao acmulo dos mesmos nos neurnios, o que pode ocasionar retardo mental e psicomotor. O componente celular envolvido no processo descrito o (a) A) mitocndria. B) complexo de Golgi. C) lisossomo. D) peroxissomo. E) retculo endoplasmtico granular.

    21 - Quando algum admite que em uma transfuso de sangue os cuidados devem ser redobra-

    dos para que seja evitada alguma protozoose, por transmisso direta do parasita, procura-se evitar as doenas: A) hepatite C e AIDS. B) dengue e hepatite C. C) malria e doena de Chagas. D) toxoplasmose e giardase. E) amebase e sfilis.

    22 - Desastres ecolgicos como os grandes incndios florestais, inundaes e desmatamentos

    podem reduzir drasticamente o tamanho de uma populao, a ponto dos sobreviventes, do ponto de vista gentico, no constiturem uma amostra representativa da populao original, com desaparecimento, inclusive, de determinados genes alelos. O fenmeno descrito denomina-se A) mutao. B) deriva gnica. C) emigrao. D) seleo natural. E) atavismo.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    23 - Algumas modalidades de vacinas gnicas tm sido produzidas por cientistas da engenharia gentica. Os genes do agente patolgico que codificam as protenas responsveis por esti-mular a produo de anticorpos no organismo, so isolados e inseridos em bactrias posteri-ormente clonadas. O produto da atividade desses genes purificado e injetado no organismo humano (texto adaptado de Lopes, S. ; Rosso, S. Biologia. So Paulo: Saraiva, 2005 p. 503). Sobre esse produto correto afirmar que A) induz uma resposta mediada por leuccitos. B) permite a cura de doenas infecciosas. C) representa um tipo de imunizao passiva. D) inibe a formao de anticorpos especficos. E) contm anticorpos previamente formados.

    24 - Durante o metabolismo celular, a molcula do ATP, por ao da enzima adenilil-ciclase,

    convertida em cAMP (AMP cclico), um segundo mensageiro intracelular que ativa uma quinase proteica A, responsvel pela fosforilao e, consequentemente, ativao de uma enzima especfica. A molcula do cAMP , quimicamente, um A) monossacardio. B) disterfosfato. C) desoxirribonucleotdio. D) ribonucleosdio. E) ribonucleotdio.

    25 - A vegetao caracterstica do serto nordestino pode ser representada pelas cactceas co-

    mo, por exemplo, o mandacaru e o cacto. Os vegetais dessa regio possuem propriedades morfofisiolgicas que permitem a sua adaptao aos ambientes ridos. Acerca dessas carac-tersticas e seus respectivos efeitos, analise as afirmativas:

    I - Folhas modificadas em espinhos, reduzindo a superfcie foliar e, consequentemente, a

    perda de gua. II - Presena de parnquima aqufero, contribuindo para as necessidades hdricas da planta. III - Epiderme rica em ceras impermeabilizantes ou portadora de pelos, favorecendo o

    aumento da transpirao. IV - Abertura permanente dos estmatos durante o dia, favorecendo a absoro de CO2 e

    reteno de gua. Apenas est correto o que se afirma em:

    A) I, II e III. B) II, III e IV. C) I, III e IV. D) I e II. E) III e IV.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    Fsica e Matemtica (Questes de 26 a 40)

    26 - Quando uma pessoa pula de um local alto e cai em p, suas pernas sofrem um grande im-

    pacto ao tocar no solo. Para minimizar os efeitos do pulo em seu corpo, a pessoa pode flexio-nar as pernas no momento que toca o solo. Qual das alternativas abaixo explica o efeito be-nfico desse procedimento?

    A) A flexo das pernas torna o choque do corpo com o solo perfeitamente elstico, conser-

    vando constante a energia cintica do sistema. B) Ao flexionar as pernas, a pessoa transfere uma quantidade menor de movimento ao solo

    e assim sofre um esforo menor. C) A terceira lei de Newton deixa de ser vlida, pois a reao no corpo passa a ser menor

    que a ao no solo. D) A flexo das pernas, sendo feita de forma adequada, torna a desacelerao constante,

    suavizando a queda. E) A flexo das pernas aumenta o intervalo de tempo da coliso da pessoa com o solo,

    diminuindo a fora mdia que o solo faz na pessoa. 27 - John Paul Stapp, nascido em 11 de julho de 1910, Bahia, Brasil, Ph. D., mdico, e coronel da

    Fora Area dos Estados Unidos, foi um pioneiro nos estudos dos efeitos das foras de acelerao e desacelerao no organismo humano. Na poca, Stapp tornou-se conhecido como o "homem mais rpido da terra". Viajando no tren pessoalmente, Stapp demonstrou que um ser humano pode suportar aproximadamente 45g (440m/s) voltado frente, desde que adequadamente fixado, sendo g a acelerao da gravidade na superfcie da Terra. Esta a maior acelerao conhecida experimentada voluntariamente por um homem. [ Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Paul_Stapp#Lei_de_Stapp]

    Suponha que um homem de kg80 partindo do repouso seja submetido a acelerao constan-

    te de 440m/s durante 2 segundos numa trajetria em linha reta. Qual das alternativas abaixo representa corretamente, respectivamente, a velocidade final do homem, o espao percorrido por ele e a fora resultante sobre ele?

    A) Nemsm 35200880,/440 B) Nemsm 35200880,/880 C) Nemsm 35200440,/880 D) Nemsm 40000880,/880 E) Nemsm 40000880,/440

    28 - A crioterapia (terapia do gelo ou utilizao do gelo nas leses) muito utilizada nas afeces

    traumticas, principalmente nas leses musculoesquelticas. Ela pode ser chamada de uma modalidade teraputica, j que muito utilizada nas reabilitaes e na medicina esportiva. Considere uma bolsa plstica que contm gelo em seu ponto de fuso e suponha que a rea de contato da bolsa com o corpo de um paciente corresponde a um quadrado de 10 centme-

    tros de lado. A condutividade trmica do plstico de 0,2 mKW

    e sua espessura igual a

    mm5,0 . Sabendo-se que o paciente est temperatura constante de Co36 , podemos afirmar que a quantidade de calor perdida pelo seu corpo para o gelo em 5 minutos de tratamento de:

    A) J23200 B) J33200 C) J43200 D) J53200 E) J63200

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    29 - Numa aula de Fsica Experimental para alunos do curso de Medicina, o professor props dois experimentos. No primeiro os alunos deveriam tocar em vrios objetos presentes na sala e avaliar a sensao trmica atravs do tato. Mesmo sabendo que todos os objetos da sala estavam em equilbrio trmico os metais apresentaram mais sensao de frio que os objetos de plstico. No segundo experimento eles deveriam medir os intervalos de tempo para aque-cer um quilograma de gua e comparar com o tempo para aquecer um quilograma de alum-nio nas mesmas condies experimentais, iniciando da temperatura ambiente at 100 graus Celsius. Apesar das massas serem iguais o alumnio foi aquecido de forma bem mais rpida do que a gua. Estes resultados podem ser explicados pela seguinte alternativa:

    A) Os metais tm resistncias trmicas menores do que o plstico e a gua. B) Os metais tm calores especficos maiores do que a gua e condutividades trmicas

    maiores do que o plstico. C) Os metais sofrem mais expanso trmica do que os outros materiais, tais como a gua e

    o plstico. D) Os metais tm condutividades trmicas maiores do que o plstico e calores especficos

    menores do que a gua. E) Os metais tm condutividades trmicas menores do que o plstico e calores especficos

    menores do que a gua. 30 - Atualmente as atividades aquticas com fins teraputicos so utilizadas pelas mais diversas

    reas. Educadores fsicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisiatras, ortopedistas e reumatologistas, neurologistas, cardiologistas, geriatras, pediatras, endocrinologistas, nutri-cionistas, psiquiatras, psiclogos e pedagogos indicam aos seus alunos e pacientes banhos de imerso e atividades aquticas como a natao, hidroginstica e hidroterapia. As ativida-des realizadas no meio lquido podem ter carter preventivo ou teraputico. [Adaptado de http://www.pucrs.br/reabilitacao/fisio-aqua.php]

    Considere a acelerao da gravidade como sendo 2/10 sm , a densidade da gua como igual a 33 /100,1 mkg e que o paciente fica totalmente imerso na gua. O esforo de levantar o prprio corpo dentro da gua menor e assim o tratamento pode ser indicado para pacientes com algum tipo de limitao fsica. Podemos afirmar que o trabalho fsico exercido por um paciente de massa 90 kg e densidade 33 /102,1 mkg , para levantar seu prprio corpo num deslocamento de m5,0 de altura dentro da gua com velocidade constante, dado por: A) J75 B) J95 C) J115 D) J135 E) J155

    31 - Considere duas lentes de vidro, biconvexas, imersas em dois recipientes, contendo respecti-

    vamente dois lquidos diferentes com ndices de refrao An e Bn , como mostrado na figu-ra abaixo. Observando os trajetos dos raios luminosos, podemos concluir corretamente que:

    A) BvidroA nnn < C) BvidroA nnn D) BvidroA nnn >

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    32 - Os equipamentos eletromdicos so de uso cada vez mais frequente no ambiente hospitalar. Particularmente na sala de cirurgia, o paciente conectado a inmeros deles, pois so muito teis ao anestesiologista e equipe cirrgica. O risco de acidentes eltricos em pacientes anestesiados aumentou consideravelmente nos ltimos anos, e so descritos em vrias esta-tsticas, com maior ou menor incidncia. O Bisturi eltrico um equipamento que, a partir da energia eltrica alternada comum de baixa freqncia (60 Hz), gera correntes eltricas de altssimas frequncias e voltagens elevadas e pode ser usada na modalidade coagulao ou na de corte. [Adaptado de http://www.rbaonline.com.br/files/rba/jan92091.pdf]

    Para entender o funcionamento de um circuito eltrico, considere o circuito de corrente cont-nua abaixo com trs fontes, cada uma com tenso de 100 Volts e seis resistores de resistn-cias iguais a 20 Ohms. Podemos afirmar que as correntes indicadas na figura valem respecti-vamente:

    A) AieAiAi1130

    1124,

    116

    321 ===

    B) AieAiAi1135

    1127,

    118

    321 ===

    C) AieAiAi1140

    1130,

    1110

    321 ===

    D) AieAiAi1145

    1133,

    1112

    321 ===

    E) AieAiAi1150

    1136,

    1114

    321 ===

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    33 - Na fsica, uma onda uma perturbao oscilante de alguma grandeza no espao e peridica no tempo. A oscilao espacial caracterizada pelo comprimento de onda, e a periodicidade no tempo medida pela frequncia da onda, que o inverso do seu perodo. Estas duas grandezas esto relacionadas pela velocidade de propagao da onda. Sobre as ondas, assinale abaixo a nica alternativa incorreta:

    A) As ondas eletromagnticas se propagam no vcuo sendo seus comprimentos inversa-

    mente proporcionais s respectivas frequncias de oscilao. B) As ondas, por no serem formadas por partculas materiais, no transportam nem massa

    e nem energia. C) Uma onda estacionria pode ser gerada pela interferncia entre duas ondas idnticas

    propagando-se em sentidos opostos. D) O efeito Doppler consiste em alteraes das frequncias de uma onda devido a movi-

    mentos da fonte ou do detector. E) Todas as ondas eletromagnticas so ondas transversais formadas por campos eltricos

    e magnticos perpendiculares entre si e tambm perpendiculares direo de propaga-o.

    34 - Os vetores e a geometria so ferramentas matemticas muito usadas no estudo da esttica

    aplicada ao equilbrio do corpo humano. Quando a soma de trs foras que atuam num ponto do corpo for nula, os vetores correspondentes formam um tringulo como mostrado na figura abaixo. Os ngulos , e so opostos respectivamente aos lados corresponden-tes aos mdulos dos vetores 1F

    r, 2F

    r e 3F

    r. Sabendo-se que os mdulos das foras ou lados

    do tringulo se relacionam da forma 321 75,0 FFF == , podemos afirmar que a relao correta entre os ngulos :

    A) )()()(

    35 sensensen ==

    B) )()(23)( sensensen ==

    C) )()()(23 sensensen ==

    D) )(53)(

    25)(

    53 sensensen ==

    E) )()()(43 sensensen ==

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    35 - O modelo linear quadrtico (LQ), proposto por Douglas e Fowler em 1976, usado na radio-terapia, com o intuito de avaliar a frao de morte celular radioinduzida, utilizando um nmero mnimo de parmetros ajustveis. O modelo LQ assume a existncia de dois componentes: um linear e outro quadrtico. A curva de sobrevida uma funo exponencial que pode ser

    representada como ( ) 2DDeDS = , onde 0>D a dose total absorvida, os coeficientes 0> e 0> so constantes e 72,2e a base natural. A funo ( )DS a frao de

    clulas sobreviventes depois de uma irradiao. [Adaptado de http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vetor/article/viewPDFInterstitial/1659/812] A dose total absorvida pode ser calculada atravs dos outros parmetros usando-se a seguin-te soluo:

    A) ( )

    +=

    21

    2

    )log(log41eSD

    B) ( )

    +=

    21

    2

    )log(log4

    21

    eSD

    C) ( )

    +=

    21

    )log(log4

    21

    eSD

    D) ( )

    +=

    21

    2

    )log(log4

    21

    eSD

    E) ( )

    +=

    21

    2

    )log(log4

    21

    eSD

    36 - Um pesquisador em Medicina fez um estudo do tratamento de uma doena grave com um

    grupo homogneo de setenta cobaias no humanas analisando trs tipos de intervenes (vacina, medicamento sinttico e medicamento fitoterpico). As cobaias foram aleatoriamente divididas em sete grupos com iguais quantidades de membros, sendo trs desses grupos submetidos somente a um tipo de tratamento, outros trs grupos submetidos a dois tipos simultneos de tratamentos e um grupo foi submetido aos trs tratamentos ao mesmo tempo. Dentre as cobaias que foram curadas da doena, o estudo revelou o seguinte resultado quanto ao uso do tratamento:

    - Dez foram submetidas aos trs tratamentos simultaneamente; - Vinte e oito foram vacinadas; - Vinte e quatro tomaram medicamento sinttico; - Vinte e um tomaram medicamento fitoterpico; - Dezoito foram vacinadas e tomaram medicamento sinttico; - Seis usaram somente a vacina e o medicamento fitoterpico juntos; - Duas usaram somente medicamento sinttico.

    Usando os dados acima, podemos afirmar que o nmero total de cobaias curadas foi de: A) 109 B) 99 C) 73 D) 56 E) 35

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    37 - Suponha que a presso arterial do ser humano varia no tempo aproximadamente de acordo com uma funo trigonomtrica senoidal apresentada na figura abaixo. A presso medida em milmetros de mercrio, e o tempo dado em segundos. Considerando a presso mnima de Hgmm 80 iniciando em 0=t , podemos afirmar que a funo correta que descreve aproximadamente o grfico abaixo : [Adaptado de http://www.profgarcia.xpg.com.br/Aplica1.jpg]

    A)

    ++=23

    8520)( tsentp

    B)

    ++=

    23

    34520)( tsentp

    C)

    ++=

    23

    35520)( tsentp

    D)

    ++=

    23

    38520)( tsentp

    E)

    ++=

    38520)( tsentp

    38 - Um pesquisador determinou que a populao de uma planta aqutica invasora cresce em um

    lago recm-ocupado de acordo com a seguinte funo ( )1)( 4 += tNtN o , sendo oN o n-mero inicial de plantas e t o tempo medido em dias. O estudo revelou que a planta liberava no lago, a partir do segundo dia )2( t , uma toxina cuja concentrao dependia da popula-o da planta de acordo com a funo

    ( ))(

    )(17

    tNtttQ = . Podemos afirmar que a concentrao

    de toxina no instante oNt = , sendo 2oN , dada por:

    A) 1)( =oNQ B) 4)( oo NNQ = C) 1)( 4 = oo NNQ D) 1)( 16 = oo NNQ E) 16)( oo NNQ =

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    39 - As bactrias so seres unicelulares aclorofilados, microscpicos, que se reproduzem por diviso binria. Elas so clulas esfricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcanando s vezes micrmetros (ver figura abaixo). Na maioria das espcies, a proteo da clula feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, haven-do imediatamente abaixo uma membrana citoplasmtica que delimita um nico compartimen-to contendo DNA, RNA, protenas e pequenas molculas. [Adaptado de http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/bacterias.htm]

    Considere uma bactria perfeitamente esfrica de dimetro m4 e outra bactria perfeita-mente cilndrica com a mesma rea superficial da bactria esfrica. Sabendo-se que a bact-ria cilndrica tem um volume correspondente a trs quartos do volume da bactria esfrica, qual das alternativas abaixo representa a equao correta que pode permitir determinar o raio da bactria cilndrica?

    A) 0883 =+ rr B) 083 =++ rr C) 083 = rr D) 0463 = rr E) 0463 =++ rr

    40 - Em anatomia, denomina-se arcada dentria o arco formado pelo conjunto de dentes e respec-

    tivos ossos de sustentao de cada maxilar. Considere que a parte da arcada acima da seta horizontal na figura abaixo tenha aproximadamente o formato de uma semicircunferncia de raio R centrada no ponto (1,2) de um diagrama cartesiano.

    Considerando a circunferncia completa, podemos afirmar que sua equao dada por: A) 542 222 =++ Ryxyx B) 542 222 =+ Ryxyx C) 542 222 = Ryxyx D) 542 222 =++ Ryxyx E) 542 222 +=+ Ryxyx

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    Estudos Sociais (Questes de 41 a 50)

    41 - A chamada crise do sculo XIV, na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de

    fatores como ms colheitas, fome, epidemias, rebelies camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos: A) Abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demogrfica, num

    processo inverso ao da expanso verificada entre os sculos XI e XIII. B) Contriburam para o aumento relativo da populao das cidades, onde os ndices eram

    menores que no campo. C) Fizeram diminuir as taxas e obrigaes senhoriais que recaam sobre os servos e

    levaram adoo da escravido de africanos nos senhorios feudais. D) Fortaleceram as instituies medievais, principalmente o carter internacional das

    universidades. E) Provocaram um enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na Pennsula Ibrica, o

    que permitiu uma nova ofensiva islmica na regio.

    42 - Sobre o trfico negreiro, consolidado pelos portugueses no Atlntico, so apresentadas as seguintes afirmaes.

    1. Garantiu o poder da metrpole no Brasil, assegurando a transferncia da renda do setor

    produtivo para o setor mercantil. 2. Reduziu-se ao comrcio de africanos entre a frica e a Amrica, sem modelar o conjunto

    da economia, da sociedade ou da poltica da Amrica Portuguesa. 3. Estimulou o intercmbio socioeconmico e cultural entre a frica e a Amrica.

    Esto corretas as afirmaes A) 1 e 2 apenas. B) 1 e 3 apenas. C) 2 e 3 apenas. D) 1, 2 e 3. E) 2 apenas.

    43 - A expanso da economia do caf para o oeste paulista, na segunda metade do Sculo XIX, e

    a grande imigrao para a lavoura do caf trouxeram modificaes na histria do Brasil como: A) O fortalecimento da economia de subsistncia e a manuteno da escravido. B) A diversificao econmica e o avano do processo de urbanizao. C) A diviso dos latifndios no Vale do Paraba e a crise da economia paulista. D) O fim da repblica oligrquica e o crescimento do movimento campons. E) A adoo do sufrgio universal nas eleies federais e a centralizao do poder.

    44 - Foi precisamente a diviso da economia mundial em mltiplas jurisdies polticas, compe-tindo entre si pelo capital circulante, que deu aos agentes capitalistas as maiores oportunida-des de continuar a expandir o valor de seu capital, nos perodos de estagnao material ge-neralizada da economia mundial.

    Giovanni Arrighi. O longo Sculo XX ... Conforme o texto, uma das caractersticas mais marcantes da histria da formao e desen-

    volvimento do sistema capitalista a: A) Dependncia que o capitalista tem da ao dos estados para a superao de crises

    econmicas mundiais. B) Dissoluo frequente das divises polticas tradicionais em decorrncia da necessidade

    de desenvolvimento do capitalismo. C) Incapacidade de o capitalismo se desenvolver em perodos em que os Estados intervm

    fortemente na economia de seus pases. D) Ocorrncia de oportunidades de desenvolvimento financeiro do capital a partir de crises

    polticas generalizadas. E) Responsabilidade exclusiva dos agentes capitalistas privados na recuperao do capita-

    lismo, aps perodos de crise mundial.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    45 - Cada vez so mais frequentes as notcias sobre a travessia de africanos, em barcos toscos e frgeis, que tentam vencer o mediterrneo e chegar s terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, so presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa no quer mais imigrantes.

    Refletindo sobre o contedo do texto, correto afirmar que:

    A) A globalizao neoliberal promove a livre circulao de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a fora de trabalho.

    B) As propostas civilizatrias europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante todo o sculo XX, esto sendo abolidas em frente s crises econmicas.

    C) O ciclo migratrio africano est em fase de esgotamento, pois a automao crescente das atividades econmicas no prev utilizao de mo de obra pouco qualificada.

    D) Os acordos econmicos e diplomticos entre os pases de emigrao e os de imigrao tm sido postos em prtica para coibir a movimentao, sobretudo de homens jovens.

    E) O fluxo migratrio para a Unio Europeia (UE) dever diminuir nas prximas dcadas, em razo do aumento das taxas de natalidade e do rejuvenescimento das populaes dos pases industrializados.

    46 - O fato que tem escandalizado a opinio pblica a insistente recusa do governo grego de aceitar as medidas de austeridade proposta pela Unio Europeia (UE) e ajuda internacional.

    A atual situao econmica desse pas da UE pode ser relacionada com:

    A) A completa desvalorizao da sua moeda com a elevao da inflao e do desemprego. B) O fato de o pas ser o nico caso dentre os membros da Unio Europeia a apresentar

    um dficit fiscal acima dos 3%. C) O seu dficit fiscal, que apesar de elevado, est dentro dos padres da Unio Europeia,

    com teto at 3%. D) O temor do mercado de que o pas seja incapaz de cumprir com os compromissos de

    sua dvida externa, a maior do mundo. E) Resistncia do governo em aceitar e adotar medidas de austeridade sugeridas pela

    Comisso Europeia, com posteriores protestos por parte da populao quando essas medidas forem enfim tomadas.

    47 - O mar de Aral, um lago terminal alimentado por dois rios principais (Sir Darya e Amur Darya), forma uma fronteira natural entre o Cazaquisto e Uzbequisto. Era o quarto maior lago mundial em 1960; hoje, est em vias de desaparecer em um pequeno e sujo poo. A destrui-o do mar de Aral um exemplo de como uma tragdia ambiental e humanitria pode ameaar rapidamente toda regio. ... Rama Sampath Kumar A respeito do mar de Aral, assinale a alternativa correta. A) O desmatamento das reas perifricas e um forte assoreamento determinaram o

    problema ambiental, diminuindo o nvel de salinidade do mar. B) Os principais problemas se devem ao uso de suas guas para irrigao das lavouras

    comerciais de algodo, destinadas exportao - a rea foi reduzida metade e sua salinidade triplicou.

    C) O mar de Aral recebe detritos orgnicos e qumicos, em razo do crescimento desorde-nado, da industrializao e urbanizao no planejada na regio, o que acelerou o processo de degradao.

    D) O mar possui dois rios principais que o alimentam e, algumas hidreltricas foram constru-das ao longo desses rios, reduzindo de forma drstica o nvel de suas guas.

    E) O desastre ecolgico ocorreu por causa da ocupao ilegal das reas de mananciais prximas ao mar, dando lugar desenfreada especulao imobiliria.

  • PROCESSO SELETIVO 2012/1 - MEDICINA

    Gabarito: A

    48 - Tendo em vista o processo de urbanizao mundial, a situao da China indica que A) A expanso urbana na China tem sido mais expressiva em dcadas recentes; no ltimo

    Censo (2010), o pas chegou a 49% de urbanizao. B) Esse processo est se encerrando na medida em que esse era o ltimo grande pas com

    maioria de populao rural. C) O impacto no ndice mundial no ser importante, pois a urbanizao chinesa no

    relevante nem rpida em termos percentuais. D) A relao entre industrializao e urbanizao no faz mais sentido no sculo XXI nem

    no pas asitico, marcado por uma urbanizao terciria. E) Esse processo est se acelerando em todas as partes do mundo, inclusive nos pases

    mais ricos, onde a urbanizao estava estagnada. 49 - O recente tsunami no Japo, que abalou a usina nuclear de Fukushima, voltou a acirrar

    debates em torno dos riscos para a vida provocados por essa fonte de energia.

    Os dados indicam que h mais de quatrocentos reatores nucleares em operao em 30 pases.

    Considerando esses fatos e a distribuio geogrfica das usinas no mundo, correto

    afirmar que A) A maior parte dos reatores encontra-se nos pases do Hemisfrio Norte que possuem

    economia dinmica e contingente populacional bastante considervel. B) A concentrao dos reatores em poucos pases positiva, pois os efeitos de acidentes

    ficam restritos aos seus territrios, diminuindo, assim, a escala de riscos. C) Grande parte dos reatores e usinas est distribuda nos pases pobres, como o Brasil,

    para diminuir o risco das populaes dos pases ricos. D) Os reatores concentram-se apenas em alguns pases, que so aqueles poucos que tm

    acesso limitado a outras fontes de energia, como os combustveis fsseis. E) Somente os pases que empregam energia nuclear para uso militar a utilizam para gerar

    energia.

    50 - A partir da globalizao, o sistema capitalista generalizou a produo internacionalizada,

    mediante a criao de centenas de milhares de filiais pelo mundo afora e transformou o planeta numa esfera nica de investimento, realizao e acumulao de capital Costa, Edmilson. A Globalizao e o Capitalismo Contemporneo. So Paulo, 2008.

    Desta forma, entre as caractersticas da globalizao da produo, destacam-se:

    1. A emergncia de novos ramos industriais, tais como as tecnologias da informao, a microeletrnica, a robtica, a engenharia gentica, a biotecnologia, os novos materiais, a nanotecnologia e at mesmo novos elementos de inteligncia artificial, cujas caractersti-cas representam a Terceira Revoluo Industrial.

    2. Ser comandada pelas corporaes transnacionais, que estruturam o sistema produtivo a partir de padres locais de planejamento, tecnologia, organizao da produo, sistema de recursos humanos e normas administrativas.

    3. A maioria absoluta das empresas transnacionais do planeta originria dos pases emergentes, para onde transfere parte expressiva dos lucros gerados internacionalmente.

    Est(o) correto(s) somente o que se afirma em: A) 1. B) 2. C) 1 e 2. D) 2 e 3. E) 1, 2, e 3.