prova discursiva - s3.amazonaws.com · ... poder executivo, poder legislativo e ... código de...

22
www.acasadoconcurseiro.com.br Prova Discursiva Prova Discursiva – Idecan Professora Maria Tereza

Upload: doanbao

Post on 27-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prova Discursiva

Prova Discursiva – Idecan

Professora Maria Tereza

Page 2: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;
Page 3: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br 3

Redação OficialAula XXProva Discursiva

PROVA DISCURSIVA

ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO SECRETARIA-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO.

IDECAN (INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, CULTURAL E ASSISTÊN-CIA NACIONAL).

Querido aluno e futuro servidor da AGU,

Abaixo, segue o “roteiro” de nossa aula, totalmente focada no edital.

O objetivo desse polígrafo (apostila é o nome de uma correspondência oficial) é desenvolver de forma simples, mas detalhada, cada um dos tópicos marcados no “roteiro”.

Nesse encontro, trabalharemos o conteúdo responsável... pelo seu 10!

Deu de conversa, amorume. Tenho certeza de que esse concurso será o seu.

Page 4: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br4

EDITAL

• Serão aplicadas provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, a todos os car-gos, no mesmo dia de realização das provas objetivas, constituídas de 1 (uma) dissertação, a respeito de tema constante do conteúdo programático de conhecimentos específicos, constante do Anexo I deste Edital. A prova discursiva terá o valor de 20 (vinte) pontos.

• Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento nos pontos da referida prova.

• A resposta à prova discursiva deverá ser manuscrita em letra legível, com caneta esferográ-fica de corpo transparente, de ponta grossa e de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado tratamento diferenciado para este fim, nos termos deste Edital.

• A Folha de Textos Definitivos da prova discursiva será fornecida juntamente com o Cartão de Respostas da prova objetiva de múltipla escolha no dia de realização das provas, deven-do o candidato, ao seu término, obrigatoriamente, devolver ao fiscal o Cartão de Respostas (prova objetiva) e a Folha de Textos Definitivos (prova discursiva), ambos devidamente assi-nados, apenas, no local indicado.

• A Folha de Textos Definitivos da prova discursiva será o único documento válido para a ava-liação desta etapa. O espaço reservado no caderno de provas para rascunho é de preenchi-mento facultativo e não valerá para tal finalidade.

• A Folha de Textos Definitivos conterá um cartão numerado e destacável, onde deverá ser aposta a assinatura do candidato, de modo a não o identificar. Este cartão numerado será destacado pelo aplicador da prova e depositado em envelope próprio, fornecido pelo IDE-CAN.

• Quando da realização da prova discursiva, o candidato não poderá efetuar consulta a quais-quer fontes ou meios de consulta para auxílio na elaboração da dissertação.

• O candidato deverá observar atentamente as orientações de transcrição da sua resposta quando da realização da prova discursiva. Aquele que não observar tais orientações rece-berá nota 0 (zero), sendo vedado qualquer tipo de rasura e/ou adulteração na identificação das páginas, sob pena de eliminação sumária.

• O candidato, ao término da realização da prova discursiva, deverá, obrigatoriamente, de-volver a folha de textos definitivos sem qualquer termo que o identifique nas folhas em que foi transcrita sua resposta.

• A prova discursiva destinar-se-á a avaliar o domínio do conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo.

• A resposta deverá ter a extensão mínima de 30 (trinta) e máxima de 60 (sessenta) linhas para o texto, sob pena de perda de 1,0 (um) ponto a cada linha abaixo do limite mínimo exigido. As linhas que excederem ao limite máximo serão desconsideradas para fins de pontuação, bem como qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropria-do ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.

• Para efeito de avaliação da prova discursiva serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

Page 5: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 5

CRITÉRIOS AVALIADOS

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

(A) aspectos macroestruturais 10,00

ABORDAGEM DO TEMA E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

Nesse critério, será avaliada pertinência aos aspectos técnicos e formais e ao padrão de resposta, conforme detalhamento a ser oportunamente detalhado.

(B) ASPECTOS MICROESTRUTURAIS 10,00

Indicação de um erro para cada ocorrência dos tipos a seguir:

1. Conectores (sequenciação do texto). 2. Correlação entre tempos verbais. 3. Precisão vocabu-lar. 4. Pontuação. 5. Concordância nominal e verbal. 6. Regência nominal e verbal. 7. Colocação pronominal. 8. Vocabulário adequado ao texto escrito. 9. Ortografia. 10. Acentuação.

OS ERROS TEXTUAIS OBEDECERÃO AOS CRITÉRIOS A SEGUIR:

Número de erros Pontuação

nenhum 10,00

de 1 a 3 8,00

de 4 a 10 6,00

de 11 a 15 4,00

de 16 a 20 2,00

acima de 20 0,00

OBSERVAÇÕES QUANTO AOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

1. O critério de correção do fator “Abordagem do Tema e Desenvolvimento do Conteúdo” será divulgado juntamente com o resultado preliminar da Prova Discursiva.2. Por linha efetivamente escrita, entende-se a linha com no mínimo duas palavras completas, excetuando-se preposições, conjunções e artigos.

• Será atribuída nota ZERO ao candidato que

a) não observar as orientações presentes no caderno de questões;

b) contiver identificação fora do local apropriado;

c) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos);

d) estiver em branco;

e) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;

f) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;

g) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;

h) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível; e

i) apresentar texto escrito com expressões injuriantes, discriminatórias ou abusivas.

Page 6: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br6

• A mera referência a artigo de lei ou reprodução de seu texto, por si só, não garante a pon-tuação ao candidato.

• Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas obje-tivas, classificados até 10 (dez) vezes o número de vagas para cada cargo, em cada moda-lidade de concorrência, aplicados os critérios do subitem 8.3, no que couber, caso existam candidatos empatados na última posição.

• Serão corrigidas as provas discursivas de todos os candidatos na condição de pessoas com deficiência e negros, desde que aprovados nas provas objetivas.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Conteúdo programático de conhecimentos específicos, constante do Anexo I.

ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

I – NOÇOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Emendas Constitucionais e Emendas Constitucionais de Revisão: princípios fundamen-tais. 2. Os poderes 26 do Estado e as respectivas funções: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. 3. Normas constitucionais. 3.1. A aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficácia plena, contida e limitada; normas programáticas. 4. Princípios fundamen-tais da CF/88. 5. Direitos e garantias fundamentais. 6. A organização político-administrativa do Estado: das competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 7. A Administração Pública na CF/88. 8. As funções essenciais à Justiça.

II – NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 1.1. Anulação e revogação. 1.2. Prescrição. 2. Controle da ad-ministração pública: controle administrativo, controle legislativo e controle judiciário. 3. Agentes administrativos: investidura e exercício da função pública. 3.1. Direitos e deveres dos servidores públicos. Regimes jurídicos. 3.2. Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalida-des. 4. Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamen-tar. 5. Princípios básicos da administração. 5.1 Responsabilidade civil da administração. 5.2. Im-probidade administrativa. 6. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. 7. Organização administrativa: noções gerais. 7.1. Administração di-reta e indireta, centralizada e descentralizada. 8. Lei nº 8.112/90 e alterações. 9. Lei nº 8.666/93, arts. 1º a 6º, 20 a 26 e 54 a 80, e suas alterações. 9.1. Disposições gerais: Princípios e Definições. 9.2. Licitações e Contratos. 9.3. Licitação: modalidades, limites e dispensa. 9.4. Contratos: Dispo-sições Preliminares, Formalização, Alteração, Execução, Inexecução e Rescisão. 9.5. Pregão Eletrô-nico. 10. Lei nº 9.784/99: o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

III – NOÇÕES DE DIREITO PENAL: 1. Crimes contra a administração pública.

IV – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3. Organi-zação administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; orga-nização administrativa da União; administração direta e indireta; 4. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 5. Gestão Estratégica: planejamento

Page 7: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 7

estratégico; mapa estratégico; Balanced scorecard e indicadores estratégicos. 6. Gerenciamen-to de Projetos: noções de elaboração, análise, gerenciamento, monitoramento e avaliação de projetos; estrutura analítica de projetos (EAP); ciclo de vida do projeto, áreas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge), escritório de Projetos (Project Management Office). 7. Gestão de Processos: técnicas de mapeamento, aná-lise e racionalização de processos organizacionais; arquitetura e modelagem organizacional; es-trutura matricial, estrutura por processos.

V – NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: 1. Conceitos, importância, rela-ção com os outros sistemas de organização. 2. A função do órgão de Recursos Humanos: atri-buições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 4. Compe-tência interpessoal. 5. Gerenciamento de conflitos. 6. Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas. 7. Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório. 8. Avaliação de Desem-penho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 9. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. 10. Gestão por competências.

VI – APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. 1. Educação corporativa. 2. Educação à distância. 3. Projeto pedagógico.

VII – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1. Orçamento público. 2. Orçamento público no Brasil. 3. O ciclo orçamentário. 4. Orçamento-programa. 5. Planejamento no orça-mento-programa. 6. Orçamento na Constituição da República. 7. Conceituação e classificação de receita pública. 8. Classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil. 9. Classificação de gastos públicos. 10. Tipos de créditos orçamentários. 11. Lei de Res-ponsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000.

VIII – ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA: 1. Ética e moral. 2. Ética, princípios e valores. 3. Ética e de-mocracia: exercício da cidadania. 4. Ética e função pública. 5. Ética no Setor Público. 5.1. Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007; 5.2. Lei nº 8.112/90 – regime disciplinar: deveres e proibições; acumulação de cargos; responsabi-lidades; penalidades. 5.3. Lei nº 8.429/92: disposições gerais; atos de improbidade administra-tiva.

IX – LEGISLAÇÃO RELATIVA À AGU: 1. A Advocacia-Geral da União: 1.1. Perfil Constitucional: funções institucionais. 1.2. Lei Complementar nº 27 73/93, arts. 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e 10. 1.2.1. Noções básicas da composição de sua estrutura e atribuições: Órgãos de Direção Superior, Órgãos Auxiliares do Advogado-Geral da União e Órgãos de Execução de Atividades--Fim. 1.3. Decreto nº 7.392/2010, Estrutura Regimental. 1.4. Lei nº 10.480/2002, arts. 9º e 10, e alterações: noções básicas das atribuições do Órgão Vinculado (Procuradoria-Geral Federal).

X – LEGISLAÇÃO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: 1. Lei nº 13.146/2015: Lei Brasileira de In-clusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2. Lei nº 12.288/2010: Estatuto da Igualdade Racial.

Page 8: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br8

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES QUANTO A EXIGÊNCIAS NA PROVA DISCURSIVA

O candidato deve

• analisar a situação-problema da realidade específica do conhecimento profissional do car-go almejado, isto é, precisa movimentar conhecimento técnico de uma área específica do saber para demonstrar como solucionaria (eventualmente) determinada problemática.

• redigir um texto claro, objetivo e conciso, não uma peça literária.

• ter raciocínio lógico-dedutivo (sobretudo, nas provas discursivas que envolvem questões jurídicas), a saber:

• Premissa maior = norma jurídica (a Lei); • Premissa menor = situação concreta exposta; • Conclusão = aplicação da Lei ao fato.

DÚVIDAS COMUNS

• Linhas: respeite o número de linhas solicitado.

• Margens: obedeça às margens direita e esquerda, bem como a do parágrafo.

• Letra: faça letras de tamanho regular. Diferencie maiúsculas de minúsculas.

• Retificações: atráz atrás

• Translineação: hífen ao lado direito da palavra translineada.

O QUE É DISSERTAÇÃO?

Analisa assuntos; formula pontos de vista; constrói teses ou hipóteses; elabora argumentos; defende opinião ou posicionamento de maneira impessoal sobre algo. Pode apresentar aspecto expositivo ou argumentativo e, de acordo com a proposta temática exigida nos certames, reunir elementos descritivos e/ou narrativos.

Texto Dissertativo-expositivo

Trata-se do texto cujo articulador das ideias utiliza dados amplamente conhecidos e, por isso mesmo, inquestionáveis quanto ao conteúdo. Como o próprio nome diz, expõe os fatos, mas não apresenta necessariamente uma discussão. Deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto. O seu objetivo é o de informar o leitor sobre o máximo de aspectos relevantes ligados ao tema. O autor deve expor, explicar e interpretar as ideias, levando o avaliador a considerá-las coerentes, e não fazê-lo concordar com elas.

Logo, é um texto de estrutura dissertativa que formula análise de determinado assunto com base em conhecimentos (teóricos, técnicos, jurídicos) específicos de dado campo de saber. Busca comprovar o domínio científico do candidato em sua área de formação ou do cargo a que concorre. Pode ser cobrada nas modalidades TEXTO EXPOSITIVO, ESTUDO DE CASO OU QUESTÃO DISCURSIVA.

Page 9: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 9

O autor deve escrever parágrafos de INTRODUÇÃO e CONCLUSÃO; não há um número especí-fico de parágrafos para o DESENVOLVIMENTO, nem a preocupação com o número de linhas de cada parágrafo.

Tanto os textos de estudo de caso quanto as questões discursivas fazem parte da dissertação expositiva. O ponto crucial desses textos é mostrar conhecimento profundo, se possível, com detalhes (nem sempre há linhas suficientes para isso) do assunto, apresentando as etapas que compõem a situação sempre em ordem lógica. Para isso, imagine-se explicando um assunto específico para outra pessoa que não conhece nada sobre ele.

EXEMPLO DE PROPOSTA DO TIPO DISSERTATIVO-EXPOSITIVO

Produza um texto dissertativo, acerca do seguinte tema:

A democracia como valor da cultura ocidental

Em sua redação aborde, de modo objetivo, os seguintes aspectos:

• os processos de transição democrática nas economias emergentes;

• os desafios na construção de um projeto democrático estadista;

• os plebiscitos e as demais consultas democráticas.

Sugestão de escritura

Introdução (+/- 4 linhas): O valor democrático (tema), na cultura ocidental, significa...

D1 (+/- 8 linhas): Assim sendo, vários processos de transição democrática nas econo-mias de países emergentes (aspecto 1) ocorrem de modo xxx, o que leva a yyy. Por conseguinte, zzz.

D2 (+/- 8 linhas): Nos países que buscam ascender socialmente, há, ao menos, dois grandes desafios para que se construa real projeto democrático estadista. (aspecto 2) Um diz respeito a xxx. O outro abrange yyy.

D3 (+/- 8 linhas): Ademais, a construção democrática requer olhar cuidadoso sobre con-sultas democráticas e plebiscitos. (aspecto 3) É preciso xxx. Deve-se frisar também yyy.

Conclusão (+/- 4 linhas): retomar tema principal + síntese dos aspectos.

O que é estudo de caso?

Trata-se de texto com estrutura dissertativa de natureza expositiva que atende a um tema de conteúdo específico (questão do tipo problema, na qual é descrito um cenário) e é formulado a partir de uma situação hipotética, de um caso proposto ou de uma indagação formulada com base no conteúdo programático. O examinador solicita, com base na proposição hipotética, a exposição de como proceder, considerando-se uma fundamentação técnica.

Page 10: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br10

No Estudo de Caso, é exposta uma situação fictícia. O candidato deve, a partir dela, apresentar conhecimento teórico e, obrigatoriamente, discorrer sobre como solucionar o caso, sem se es-quecer de mencionar a problemática exibida no enunciado. Visa, pois, a identificar o “como” e os seus “porquês”. Entretanto, deve ter alcance analítico, podendo confrontar a situação com outras já conhecidas e com as teorias existentes.

Características:

• os estudos de caso enfatizam a interpretação contextual – para melhor analisá-lo, devem-se relacionar as ações, os comportamentos e as interações entre as pessoas envolvidas e a problemática da situação a que estão ligadas;

• os estudos de caso têm por objetivo retratar a realidade de forma completa e sistemática (caráter didático ou científico na abordagem) – é enfatizada a complexidade da situação, procurando-se revelar a multiplicidade de fatos que a envolvem e a determinam;

• os estudos de caso usam várias fontes de informação e argumentos diversos (estatísticas, autores, datas, teorias e leis);

• os estudos de caso indicam para o leitor quais os rumos da exposição ou em que elementos a exposição será fundamentada;

• os estudos de caso devem ter uma orientação teórica bem fundamentada.

Portanto,

fuja das generalizações;

pergunte-se “como” e “por quê”;

defina, logo na introdução, o alvo do estudo de caso;

apresente o objetivo do estudo em questão;

elabore um texto cujas etapas sejam semelhantes às da dissertação (introdução, desenvolvi-mentos, conclusão);

valorize a relação entre crítica e fundamentação por meio de provas concretas.

O que é questão discursiva?

Trata-se de uma exposição teórica acerca de determinado tema (ou um ponto específico dele) indicado no conteúdo específico do edital, ou seja, o candidato precisa convencer o avaliador que conhece (muito bem) o assunto.

Também apresenta a mesma organização da dissertação (introdução – desenvolvimento – conclusão), contudo não há obrigatoriedade de uma introdução com uma perspectiva pessoal, tanto pelo número limitado de linhas quanto pela objetividade e excesso de conteúdo que a proposta exige. Ao concluir, é preciso ter cuidado para não apresentar uma sugestão frágil ou superficial, visto que nem sempre a solução é obrigatória. É preferível (se a problemática não for evidente) encerrar reafirmando qual foi o assunto discutido e qual a importância dele.

Page 11: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 11

Características:

• nessa modalidade de texto, a Banca designa, no comando, um conhecimento específico do edital, sob a forma de questionamento – a que o candidato deve responder – ou de afirma-ção, a que o candidato deverá esclarecer.

• o candidato deve seguir estritamente o que propõe o comando e esclarecer, de modo prá-tico e objetivo, o assunto designado no comando.

PECULIARIDADES

Comumente, na prova discursiva, propõe-se uma mescla de estudo de caso e resolução de problemas. Trata-se, pois, de um texto mais conceitual do que avaliativo. Esse tipo de texto oportuniza duas formas de estrutura:

• situação hipotética + questionamentos – responder no desenvolvimento do texto;

• conceito técnico a ser explanado – elucidar aspectos mais relevantes do assunto no de-senvolvimento do texto.

Estrutura da dissertação expositiva

A tendência, na dissertação expositiva, é apresentar caminhos a serem tomados. Expõe-se e analisa-se um fenômeno contemporâneo, partindo-se do seu contexto real e utilizando-se de múltiplas fontes de evidências.

Comumente, contém

• informações preliminares (inclusive diferentes perspectivas);

• descrições breves;

• análises;

• confronto entre as informações, análise dos desdobramentos do assunto e direcionamento dos argumentos ou dos fundamentos solucionadores da situação-problema;

• parágrafo final que atende à maneira como a proposta foi elaborada, ou seja, resolve a situação-problema ou analisa o caso proposto ou responde à questão formulada.

TODOS OS PARÁGRAFOS DEVEM TER – NECESSARIAMENTE – MAIS DE UM PERÍODO (DA LETRA MAIÚSCULA AO PONTO FINAL)!

Cuidado!

Você deve

• ser objetivo; • colocar em destaque a resposta ao comando (começar com o tema específico); • abordar todos os tópicos apontados na proposta; • não “misturar” tópicos nos parágrafos.

Page 12: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br12

EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE PROVA DISCURSIVA – IDECAN

Cargo: Administrador

Ano: 2016

Órgão: SEMTAS – Pref. Natal/RN

Instituição: IDECAN

Nível: Superior

O sistema McDonald’s

Seja em São Paulo, Lisboa, Moscou ou Nova York, o cliente que faz seu pedido em um caixa do McDonald’s vai encontrar o mesmo produto, caracterizado pela mesma qualidade, rapidez no ser-viço e preços baixos. No entanto, o cliente não se dá conta do processo produtivo que está por trás da preparação do Big Mac, da batata frita e até mesmo da bebida que escolheu. O McDonald’s possui um processo operacional cientificamente estruturado, que vem passando por contínuas mo-dificações, como resultado do crescimento da empresa e de sua adaptação com o contexto. Para agradar ao paladar dos brasileiros, o McDonald’s Brasil desenvolveu dois produtos com ingredientes genuinamente nacionais: a torta de banana – preparada de acordo com a mesma receita da tradi-cional torta de maçã, mas substituindo-se o recheio pela fruta mais consumida no país – e o McFruit Maracujá – suco desenvolvido por fornecedor nacional usando essa fruta típica do Brasil. O guara-ná e o queijo quente também são produtos diferenciados do cardápio brasileiro. A globalização, a identificação da marca com os valores norte-americanos (que a coloca como alvo dos movimentos antiglobalização) e a pressão para maior consciência nutritiva e ambiental são algumas das pressões que a rede enfrenta atualmente.

A Administração Científica e a Teoria de Sistemas são reconhecidas como âncoras no pro-cesso operacional dessa empresa de fast-food. Descreva as principais características dessas teorias associando-as ao processo operacional do McDonald’s

Cargo: Analista 5 – Recursos Humanos

Ano: 2014

Órgão: CNEN

Instituição: IDECAN

Nível: Superior

Uma das áreas mais estudadas em gestão de pessoas é a administração de conflitos nas organiza-ções. À medida que as empresas mergulham em um ambiente externo cada vez mais competitivo e exigente, inevitavelmente, o ambiente interno também é afetado, afinal, são as pessoas que condu-zem as organizações. Além disso, problemas decorrentes de relacionamento interpessoal, estresse, problemas de saúde, familiares, relações de poder e reflexos decorrentes do estilo de administração e de estrutura adotada pela empresa são também fatores geradores de conflitos entre as pessoas no ambiente de trabalho. Para lidar com tudo isso, não existe uma receita única e padronizada em que o setor de gestão de pessoas pode se apoiar, no entanto, é importantíssimo entender qual é o fator desencadeador de todo esse processo e trabalhar na fonte do problema. Nas tirinhas a seguir, Scott Adams ilustra algumas situações hipotéticas que ocorrem no ambiente corporativo.

Page 13: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 13

Com base no exposto anteriormente, redija um texto dissertativo com o tema “administração de conflitos”, apontando modelos, conceitos, fatores ou características inerentes ao processo de administrar conflitos.

Page 14: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br14

TEXTOS ANALISADOS

ESTUDO DE CASO (Assunto: Direitos Individuais e Coletivos)

Considere a seguinte situação hipotética: Mauro, empregado da empresa X, inconformado com a situação política atual do país, através das redes sociais e dos sindicatos de diversas categorias profissionais, marcou reunião de apoio ao impeachment da Presidente da República, na cidade de São Paulo, na calçada da Av. Paulista, em frente à Estação do Metrô Trianon-MASP. A reunião foi previamente comunicada às autoridades responsáveis respeitando todas as formalidades exigidas, não sendo requerida nenhuma autorização expressa. Diana, também empregada da empresa Z, tendo retornado ao trabalho há 15 dias de uma licença de maternidade de cento e vinte dias, ao tomar conhecimento da reunião de Mauro, sendo defensora do atual governo, marcou, também pelas redes sociais, reunião de apoio ao Presidente da República para o mesmo dia, no mesmo horário, e no mesmo local, não comunicando e nem solicitando autorização previamente a qualquer autoridade. No referido dia, um caos se instalou no local, uma vez que as pessoas dos dois grupos passaram a se enfrentar fisicamente, causando, inclusive, danos à estrutura da fachada da empresa X localizada nas proximidades. Diante dos fatos, a referida empresa rescindiu o contrato de trabalho com Mauro e Diana por justa causa, alegando incontinência de conduta de Mauro e ato de indisciplina de Diana. Neste caso, considerando que ambas as reuniões forram marcadas após o horário de trabalho de Mauro e Diana, bem como que os empregados não se utilizaram da estrutura da sua empregadora para marcar as referidas reuniões, responda, fundamentadamente:

A) Mauro e Diana respeitaram a Constituição Federal no tocante ao exercício do direito de reunião?

B) A empresa X rescindiu corretamente os contratos de trabalhos de seus empregados?

(30 linhas)

Resposta: A.

PREMISSA MAIOR

Segundo Alexandre de Moraes “a Constituição Federal garante que todos podem reunir-se pacificamente, sem armas em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente, tratando-se, pois, de direito individual o coligar-se com outras pessoas, para fim licito”.

PREMISSA MENOR

No caso em tela, Mauro agiu corretamente porque comunicou previamente às autoridades competentes, não sendo necessária autorização expressa. Porém, deve-se observar que o direi-to de reunião deve ocorrer de forma pacífica, sem armas, não tendo o grupo agido corretamen-te ao confrontar-se com o outro grupo.

No tocante a Diana, ocorreu desrespeito ao alicerce do direito de reunião, ou seja, a não frus-tração de outra reunião convocada anteriormente para o mesmo local, bem como não avisou previamente à autoridade competente e ainda confrontaram com o outro grupo. Diana não respeitou a Constituição Federal.

Page 15: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 15

Resposta: B.

PREMISSA MAIOR???

A empresa X rescindiu incorretamente os contratos de trabalhos de seus empregados tendo em vista que os mesmos não praticaram conduta tipificadora de justa causa na rescisão contratual, tratando-se de condutas não relacionadas ao desempenho de suas atividades laborais.

PREMISSA MENOR???

As condutas tipificadoras da rescisão do contrato de trabalho com justa causa estão taxativa-mente previstas no art. 482 da CLT. “O ato de incontinência de conduta está relacionado ao desregramento do empregado no tocante à vida sexual e o ato de indisciplina diz respeito ao descumprimento de ordens gerais de serviço”.

Com relação a estabilidade gestacional de Diana, esta não seria um obstáculo à rescisão contra-tual por justa causa, tendo em vista que não há garantia de emprego ante a falta grave. No caso em tela, as condutas não tipificaram falta grave, permanecendo a estabilidade gestacional.

Deslizes quanto à correção gramatical – resposta A:

1. Segundo Alexandre de Moraes – vírgula obrigatória.

2. Porém, – sem vírgula.

3. não tendo o grupo agido corretamente ao confrontar-se com o outro grupo – repetição.

4. No tocante a Diana, ocorreu desrespeito ao alicerce do direito de reunião, [...] bem como não avisou previamente à autoridade competente e ainda confrontaram com o outro grupo. – quebra de paralelismo sintático e ambiguidade.

Deslizes quanto à correção gramatical – resposta B:

1. tendo em vista que os mesmos não praticaram conduta tipificadora de justa causa – uso incorreto do elemento coesivo.

2. Com relação a estabilidade gestacional de Diana – crase obrigatória.

3. Com relação a estabilidade gestacional de Diana, esta não seria um obstáculo à rescisão contratual – uso incorreto do elemento coesivo.

QUESTÃO DISCURSIVA (Assunto: Administração Geral)

Discorra sobre o processo de comunicação dentro de uma organização e as principais barrei-ras que podem surgir neste processo.

Uma organização pode ser entendida como uma série de grandes redes de comunicação que se interpenetram. O processo de comunicação dentro de uma organização envolve pelo menos um emissor e um receptor. Entre eles se interpõem mais quatro componentes: a transmissão, o canal, a recepção e o ruído.

Page 16: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br16

O processo de comunicação está sempre exposto a bloqueios e distorções devido a barreiras que se interpõem entre os emissores e os receptores. As barreiras fazem com que as mensa-gens enviadas e a mensagem recebida e interpretada sejam diferentes entre si. As principais barreiras à comunicação podem estar na fonte, no transmissor ou no receptor. No primeiro as causas podem ser a falta de clareza na codificação da mensagem, a existência de significados diversos na mensagem ou uma mensagem não desejada. No segundo, o problema pode estar na existência de muitos intermediários que acabam por distorcer a mensagem, na sobrecarga dos canais de comunicação ou em prioridades conflitantes no processo de comunicação. No terceiro, o problema pode residir na falta de atenção ou de interesse do receptor, numa varia-ção apressada, pouco cuidadosa ou distorcida da mensagem ou na preocupação exclusiva do receptor com os próprios pontos de vista.

Obs.: o autor procedeu corretamente ao identificar as palavras-chave na introdução.

Deslizes quanto à correção gramatical

1. As barreiras fazem com que as mensagens – coloquialidade.

2. As principais barreiras à comunicação podem estar na fonte, no transmissor ou no recep-tor. No primeiro as causas podem ser a falta de clareza na codificação da mensagem – pon-tuação e concordância.

3. diversos na mensagem ou uma mensagem – repetição.

4. No segundo, o problema – pontuação e concordância.

Quanto ao conteúdo:

1. Imprecisão e/ou equívoco teórico (trechos sublinhados).

2. Incoerência (trechos em vermelho).

LINGUAGEM

A clareza é uma das principais qualidades de uma redação. Consiste em expressar-se da melhor forma possível, de modo a deixar-se compreender pelo leitor do texto.

Seja natural. Linguagem direta, clara, fluente é mais efetiva do que expressões rebuscadas, às vezes inadequadas para o contexto. Não seja prolixo ou verborrágico.

Utilize termos técnicos na redação expositiva.

Page 17: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 17

O que prejudica seu texto

Prolixidade

O mistério insondável, desmedido, incomensurável que rodeia o homem, criatura imperfeita, minúscula e perplexa, impede-o, muitas vezes, de atuar de forma equilibrada, coerente e sensata, tornando-o confuso, imprevisível e incoerente. (inadequado)

Verborragia

Assim, deve-se desejar o desaparecimento dos obnóxios1, viperinos2 e iracundos3 corruptos dos quadros políticos brasileiros! (inadequado)

1. Obnóxio: desprezível.2. Relativo à víbora; venenoso; peçonhento.

3. Sujeito propenso à ira; colérico; irascível.

Ambiguidade

• Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa oportunidade para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos.

Imprecisão

• A corrupção nacional é uma COISA / ALGO assustador(a), um PROBLEMA quase sem solução. (A corrupção nacional é assustadora, um problema social quase sem solução).

Lugar-comum

• Desde os primórdios da humanidade, o homem tem-se mostrado cruel com seus semelhantes.

Impropriedade de registro

• Gírias ou expressões informais retiradas da fala cotidiana podem enfraquecer um argumento.

Assim sendo, evite,

→fazer com que: Isso faz com que o povo fique desanimado. (Isso FAZ o povo FICAR desanimado).

→ter no lugar de haver:

Ex.: Tem uma liquidação ótima no “shopping”. = coloquial. (Há uma liquidação ótima no “shop-ping” = formal.

Page 18: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br18

→só que: use mas, porém, etc.

→diálogo com o examinador: não use VOCÊ / TU. Use “se” (apassivador, indeterminante do agente).

→mistura de tratamento – eu / nós / se / ele(s) – num mesmo período / parágrafo.

→cacofonia: Já que tinha interesse, ficou atento.

→excesso de estrangeirismos: se for indispensável, use-os. Nesse caso, coloque-a entre aspas duplas. Não se esqueça de explicar sempre, entre parênteses, o significado dos estrangeirismos menos conhecidos. Não empregue no idioma original palavra que já esteja aportuguesada.

Ex.: estresse e não stress.

Quando houver vocábulo equivalente em Português, prefira-o ao estrangeirismo.

Ex.: cardápio e não menu; desempenho e não performance.

Inadequação Semântica

• Uso repetitivo de nexos, de palavras ou de expressões.

• Redundâncias e obviedades.

Ex.: Há cinco anos atrás, não se ouvia falar em aquecimento global. (Há cinco anos... / Cinco anos atrás...)

Ex.: Hoje em dia; A cada dia que passa; Eu acho / Eu penso...; Mundo em que vivemos; (no mundo); um certo...

Excesso de paráfrases: Num mundo em que nós, SERES HUMANOS, buscamos apenas a excelência profissional... (desnecessário o aposto);

Aprimorando a linguagem

Uso do etc.

Não use etc. sem nenhum critério. Só devemos usá-la quando os termos que ela substitui são facilmente recuperáveis.

Ex.: A notícia foi veiculada pelos principais jornais do país como O Globo, Jornal do Brasil, etc.

Nunca escreva “e etc.”, pois a conjunção “e” já faz parte da abreviatura. Após a abreviatura, usa-se ponto final: ,etc.

Page 19: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 19

Pluralização

Se uma “propriedade” refere-se a sujeitos diversos, deve manter-se no singular (partes do cor-po, se unitárias, ou atributos da pessoa).

Exemplos:

→ A insegurança das grandes cidades prejudica nossas vidas. (nossa vida / a vida)

→ Eles concordaram e balançaram as cabeças... (a cabeça)

Expressões comuns

Através: = “atravessar”, “passar de um lado para outro”, “passar ao longo de”.

Ex.: A luz do sol, através da vidraça, ilumina o se rosto.

Ex.: O tipo de redação solicitada mudou através dos tempos.

NÃO use através no lugar de mediante, por meio de, por intermédio de, graças a ou por.

Ex.: Comuniquei-me com ele por meio do computador.

A nível de NÃO existe. Existem em nível de (= no âmbito de; expressão desgastada!) e ao nível de.

Ex.: A decisão foi tomada em nível de turma. (Melhor: A decisão foi tomada pela turma.)

Ex.: Não chegou ao nível catastrófico, mas seu desempenho deixou a desejar.

Possuir, adquirir, obter = posse, propriedade (de um bem material). Ex.: Ele possui imóveis fora do Brasil.

Nos demais casos, substitua por ter, desfrutar, apresentar, manifestar, produzir, demons-trar, gozar, ser dotado de.

Uso do Gerúndio (-ndo): forma nominal do verbo (≈advérbio), indica ação continuada e simultânea. Logo,

Ex.: Vou ficar esperando por você até às 17h. (correto)

Ex.: Vou estar enviando a proposta até às 17h. (incorreto)

Ex.: Isso acaba provocando ódio. (desnecessário)

Ex.: Isso provoca ódio. (preferível)

Nexos

MESMO(A)(S) = não retomam palavras ou expressões; nessas situações, utilize ELE(A)(S).

Ex.: Ainda tenho os mesmos ideais. Meus amigos, contudo, mudaram. Eles creem que manter certas convicções é estagnar.

Page 20: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br20

Pontuação

Aspas: são empregadas adequadamente, em um texto dissertativo, para indicar

• transcrições textuais;

• palavras estrangeiras;

• títulos.

Dois-pontos: usados numa relação em que a segunda oração é uma consequência ou uma explicação da primeira, mas não no início de qualquer série.

Ex.: No tabuleiro da baiana tem: vatapá, caruru, umbu... (incorreto)

Obs. 1: após dois-pontos, letra minúscula, salvo na transcrição que, originalmente, apresente maiúscula.

Obs. 2: varie os sinais de pontuação: os entre-vírgulas podem ser substituídos por travessões ou parênteses.

Ex.: As conjunções adversativas – responsáveis por relacionar ideias contrastantes – ajudam-nos a perceber que o sentido é uma construção cultural.

Grafia

1. Emprego de maiúsculas e de minúsculas

Maiúsculas

• substantivos próprios de qualquer natureza;

• nomes de vias e lugares públicos;

• nomes que designam altos conceitos políticos, religiosos ou nacionais (A Igreja teceu duras críticas às pesquisas com células-tronco.);

• nomes que designam artes, ciências e disciplinas;

• nomes de estabelecimentos públicos ou particulares e nomes de escolas de qualquer espé-cie ou grau de ensino;

• títulos de livros, jornais, revistas, produções artísticas, literárias e científicas;

• pontos cardeais, quando nomeiam regiões (No Sul, desfruta-se de um inverno europeu.);

• nomes de fatos históricos importantes, de atos solenes e de grandes empreendimentos públicos;

• expressões como fulano, beltrano e sicrano, quando usadas em lugar de nome de pessoas;

Page 21: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

Prova Discursiva - Idecan – Profª. Maria Tereza

www.acasadoconcurseiro.com.br 21

• País com letra maiúscula em substituição ao nome próprio da nação (O Brasil ainda é víti-ma de problemas terceiro-mundistas. O País precisa, pois, curar-se da síndrome do “coita-dismo”.);

• Estado = o conjunto das instituições (governo, congresso, forças armadas, poder judiciário etc.) que administram uma nação. (A máquina administrativa do Estado.).

Minúsculas

• nomes de povos, de suas línguas e gentílicos (O brasileiro é cordial.);

• nomes dos meses e dos dias da semana;

• nomes comuns que acompanham nomes geográficos (Transposição do rio São Francisco);

• nomes de festas pagãs ou festas populares (Em fevereiro, há o carnaval.);

• nomes das estações do ano;

• depois de dois-pontos, quando se trata de uma enumeração ou de uma exemplificação;

• estado = cada uma das divisões político-geográficas de uma nação. (O Amazonas é o maior estado brasileiro.).

2. Grafia de números

Por extenso

• os números até noventa, que se constituírem de apenas uma palavra no início da frase (Dois alunos saíram mais cedo da aula.);

• substantivados (Ela lia as Mil e Uma Noites.);

• dados por aproximação ou estimativa (“Nem por você / Nem por ninguém / Eu me desfaço / Dos meus planos / Quero saber bem mais / Que os meus vinte / E poucos anos...”);

• números com mais de uma palavra e números a partir de 100 (Nas próximas vinte e quatro horas saberei o que fazer de minha vida.);

Em algarismos

• horas, minutos e tempo em geral (O voo sai às 17h e chega por volta das 19h30min.);

• medidas (Corro 5 km todos os dias.).

Em forma mista

• os números de 1 milhão em diante (Esta estrela tem, seguramente, mais de 19 milhões de anos.)

Page 22: Prova Discursiva - s3.amazonaws.com · ... Poder Executivo, Poder Legislativo e ... Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

www.acasadoconcurseiro.com.br22

3. Siglas

• todas as letras maiúsculas se a sigla tiver até três letras (ONU);

• todas as letras maiúsculas se todas as letras forem pronunciadas (INSS);

• se houver mais de três letras, só a inicial maiúscula (Unesco).