prova de história

8
Leia atentamente as seguintes instruções. 01. Você deve receber do fiscal o seguinte material: a) Este Caderno de Provas, com 40 (quarenta) questões objetivas; b) O CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas da prova, correspondendo cada questão a uma “única” alternativa. c) O candidato deve: - procurar, no CARTÃO-RESPOSTA, o número da questão que está respondendo; - verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D, E) da resposta que você escolheu; - Marcar essa letra no CARTÃO-RESPOSTA, conforme o exemplo: Atenção - marque apenas uma letra para cada questão, mais de uma letra assinalada implicará anulação dessa questão. - responda todas as questões. 02. Verifique se o número de páginas está em ordem e o número de questões estão enumeradas de (01 a 40). Ocorrendo qualquer alteração, notifique o fiscal, imediatamente, reclamando um outro caderno. 03. Não será permitida reclamação referente à natureza das questões. Em caso de discordância em relação às mesmas, o candidato poderá recorrer, apresentando recurso no prazo e na forma estabelecidos no Edital. 04. O CARTÃO-RESPOSTA dispõe de espaço indicado para assinatura do candidato, que deve ser igual a que consta em seu documento de identidade. 05. O tempo de duração da prova é de 04 (quatro) horas ininterruptas. 06. O candidato só poderá ausentar-se do local de realização das provas, após 01 hora de início da mesma. 07. O candidato não poderá sair com o Caderno de Questões. - as provas estarão disponibilizadas, a partir do primeiro dia útil após a data da realização das provas, no site www.institutoludus.com.br. 08. Será excluído do exame o candidato que: a) Se utilizar,durante a realização da prova, de máquinas ou relógios com a função de calculadora, bem como de rádios gravadores, de “headphones”, de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie; b) Se ausentar da sala de realização da prova, levando consigo o Caderno de Questões e, ou, o Cartão- Resposta; c) Deixar de assinar o Cartão-Resposta; d) Perturbar, de qualquer forma o curso de realização da prova. E A C B PREFEITURA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA. CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE 5.ª À 8.ª SÉRIES (OU DO 6.º AO 9.º ANO) HISTÓRIA

Upload: fcsrcarlos

Post on 05-Dec-2014

20 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova de História

Leia atentamente as seguintes instruções.

01. Você deve receber do fiscal o seguinte material:

a) Este Caderno de Provas, com 40 (quarenta) questões objetivas;

b) O CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas da prova, correspondendo cada

questão a uma “única” alternativa.

c) O candidato deve:

- procurar, no CARTÃO-RESPOSTA, o número da questão que está respondendo;

- verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D, E) da resposta que você escolheu;

- Marcar essa letra no CARTÃO-RESPOSTA, conforme o exemplo:

Atenção - marque apenas uma letra para cada questão, mais de uma letra assinalada implicará anulação dessa

questão.

- responda todas as questões.

02. Verifique se o número de páginas está em ordem e o número de questões estão enumeradas de (01 a

40). Ocorrendo qualquer alteração, notifique o fiscal, imediatamente, reclamando um outro caderno.

03. Não será permitida reclamação referente à natureza das questões. Em caso de discordância em

relação às mesmas, o candidato poderá recorrer, apresentando recurso no prazo e na forma

estabelecidos no Edital.

04. O CARTÃO-RESPOSTA dispõe de espaço indicado para assinatura do candidato, que deve ser igual

a que consta em seu documento de identidade.

05. O tempo de duração da prova é de 04 (quatro) horas ininterruptas.

06. O candidato só poderá ausentar-se do local de realização das provas, após 01 hora de início da

mesma.

07. O candidato não poderá sair com o Caderno de Questões.

- as provas estarão disponibilizadas, a partir do primeiro dia útil após a data da realização das provas,

no site www.institutoludus.com.br.

08. Será excluído do exame o candidato que:

a) Se utilizar,durante a realização da prova, de máquinas ou relógios com a função de calculadora,

bem como de rádios gravadores, de “headphones”, de telefones celulares ou de fontes de consulta

de qualquer espécie;

b) Se ausentar da sala de realização da prova, levando consigo o Caderno de Questões e, ou, o Cartão-

Resposta;

c) Deixar de assinar o Cartão-Resposta;

d) Perturbar, de qualquer forma o curso de realização da prova.

D

E A C B

PREFEITURA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA.

CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE

PROFESSOR DE 5.ª À 8.ª SÉRIES (OU DO 6.º AO 9.º ANO)

HISTÓRIA

Page 2: Prova de História

Professor de História – Coroatá (MA) 2

LÍNGUA PORTUGUESA Com base no texto Velha praga, de Monteiro Lobato, responda às questões 01 e 02.

VELHA PRAGA (fragmento)

Enquanto a mata arde, o caboclo regala-se. -“Eta fogo bonito!” No vazio de sua vida semisselvagem, em que os incidentes são um jacu abatido, uma paca fisgada na água ou o filho novimensal, a queimada é o grande espetáculo do ano, supremo regalo dos olhos e dos ouvidos. Entrado setembro, começo das “águas”, o caboclo planta na terra em cinzas um bocado de milho, feijão e arroz, mas o valor da sua produção é nenhum diante dos males que para preparar uma quarta de chão ele semeou. O caboclo é uma quantidade negativa. Tala cinquenta alqueires de terra para extrair deles o com que passar fome e frio durante o ano. Calcula as sementeiras pelo máximo da sua resistência às privações. Nem mais, nem menos. “Dando para passar fome”, sem virem a morrer disso, ele, a mulher e o cachorro – está tudo muito bem; assim fez o pai, o avô; assim fará a prole empanzinada que naquele momento brinca nua no terreiro. Quando se exaure a terra, o agregado muda de sítio. No lugar fica a tapera e o sapezeiro. Um ano que passe e só este atestará a sua estada ali; o mais se apaga como por encanto. A terra reabsorve os frágeis materiais da choça e, como nem sequer uma laranjeira ele plantou, nada mais lembra a passagem por ali de Manuel Peroba, de Chico Marimbondo, de Jeca Tatu ou outros sons ignaros, de dolorosa memória para a natureza circunvizinha. (LOBATO, Monteiro. Velha praga. In: ______. Urupês. 2 ed. São Paulo: Globo, 2009. p.163-164).

01. No texto de Monteiro Lobato, o caboclo é retratado de forma negativa. São traços negativos do caboclo, exceto:

a) Vale-se sistematicamente da queimada no cultivo da terra. b) Nos sítios por onde passa, não deixa sequer uma laranjeira plantada. c) Leva uma vida semisselvagem, que se caracteriza por uma existência vazia. d) Produz milho, feijão e arroz para sustento da família. e) Cultiva a terra apenas para não morrer de fome.

02. Em: “Enquanto a mata arde, o caboclo regala-se”, percebemos que o caboclo sente prazer em atear fogo. Tal prazer, um distúrbio psicológico, é chamado de:

a) piromania b) pirotecnia c) pirofobia d) pirometria e) piromancia

03. Na frase: “Quando se exaure a terra, o agregado muda de sítio”, a oração destacada é uma subordinada adverbial: a) causal b) condicional c) temporal d) final e) proporcional 04. No trecho: “mas o valor da sua produção é nenhum diante dos males que para preparar uma quarta de chão ele semeou”, a oração destacada é uma coordenada:

a) aditiva b) adversativa c) alternativa d) conclusiva e) explicativa

05. Em: Um ano que passe e só este atestará a sua estada ali”, os verbos destacados estão respectivamente no tempo e modo que seguem:

a) presente do indicativo – futuro do presente do indicativo b) presente do subjuntivo – futuro do pretérito do indicativo c) imperativo afirmativo – futuro do presente do indicativo d) presente do subjuntivo – futuro do subjuntivo e) presente do subjuntivo – futuro do presente do indicativo

06. Em: “A terra absorve os frágeis materiais da choça”, o termo grifado significa assimilar, consumir. Marque o item em que a lacuna pode ser preenchida pela palavra absorver, no sentido empregado no exemplo acima.

a) O Juiz vai ______ o réu. b) Na hora do embarque, prometeu ______ o amigo da injustiça sofrida. c) Com o tempo, o solo acabou por ______ as folhas caídas. d) Para ______ o pecador, Deus exige que se faça penitência. e) De tanto ______ a criança, deixou-a manhosa.

07. Dentre as frases apresentadas, assinale aquela em que a concordância verbal não está correta.

a) No relógio da Matriz, bateram cinco horas. b) O relógio da matriz bateu cinco horas. c) Na indústria brasileira, precisa-se de operários qualificados. d) Na ilha da Madeira, bordam-se lindas toalhas. e) Devem haver dois exemplares deste livro na biblioteca.

08. Dentre as frases apresentadas, assinale aquela em que a regência verbal está correta.

a) Informo-lhe de que haverá mudanças. b) Os russos preferem mais o frio do que o calor. c) Ao amigo, nunca o pagarei a hospitalidade. d) Paulo sempre se esquece do aniversário da esposa. e) Assistir os jogos pela televisão é bem mais prático.

Page 3: Prova de História

Professor de História – Coroatá (MA) 3

09. Dentre as frases apresentadas, marque aquela em que a palavra fogo está empregada em sentido conotativo.

a) “Uma extensa linha de chaminés... aonde o fogo crepitava”. b) Puseram fogo ao longo da costa para afugentar os inimigos. c) “Um violento fogo me devora, do peito o coração quer saltar fora”. d) Reduza o fogo assim que a água ferver. e) O fogo se expandiu pela mata, destruindo-a.

10. As palavras laranjeira e sementeira são formadas pelo processo de:

a) derivação prefixal b) derivação sufixal c) derivação prefixal e sufixal d) derivação parassintética e) derivação regressiva

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 11. Na concepção filosófica, a melhor definição para a Educação seria:

a) Processo de desenvolvimento do indivíduo envolvendo a formação das qualidades humanas – físicas, morais, intelectuais e estéticas – tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social num contexto de relações sociais. b) Processo de formação intelectual do ser humano em contextos sociais como a escola, a família e as comunidades. c) Ação, meio e condição de ensinar o ser humano para que esse se desenvolva cognitivamente e socialmente. d) Processo pelo qual o indivíduo se apropria das informações produzidas pela humanidade para atuar no mercado de trabalho. e) Nenhuma das Anteriores

12. Em educação, podemos considerar que o planejamento é o instrumento básico de todo processo educativo porque:

a) Garante ao professor a certeza de resultados positivos no processo ensino-aprendizagem. b) Possibilita a organização do processo didático e a direção do ensino garantindo que os alunos aprendam todos os conteúdos transmitidos na aula. c) Ao planejar o professor supõe como será a dinâmica interna da aula e poderá prever todas as contingências que supostamente atrapalhariam o processo educativo. d) É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado a avaliação. e) Direciona a ação da Gestão.

13. Das assertivas abaixo, qual não se refere à dimensão política do planejamento escolar:

a) Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade política, social e cultural e do nível de preparo e das condições econômicas e individuais dos alunos. b) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político, pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. c) Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas propor, replanejar o trabalho frente às novas situações que aparecem no decorrer das aulas. d) Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos de trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. e) Garantir a qualidade do projeto da escola. 14. Na esfera da Educação e do Ensino, há vários níveis de planejamento. Nas assertivas abaixo, encontre a correta sequência com os tipos de planejamento na ordem decrescente de abrangência e complexidade.

a) Planejamento Curricular, Plano Nacional da Educação, Planejamento Didático. b) Plano Nacional da Educação, Planejamento de Curso, Planejamento de Ensino. c) Planejamento de Curso, Plano Nacional da Educação, Planejamento Didático. d) Plano Nacional da Educação, Planejamento Curricular, Planejamento de Ensino. e) Plano de Aula e Plano de Curso, Planejamento.

15. Leia as proposições abaixo:

I - O planejamento de currículo é a previsão dos diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada componente. II - Na elaboração geral do plano curricular devem ser seguidas as diretrizes fixadas pelo Conselho Federal de Educação e pelo Conselho Estadual da Educação. III – O plano de aula é a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem numa dinâmica de ensino-aprendizagem.

Das proposições acima é correto afirmar:

a) Somente II está correta b) Somente I e II estão corretas c) Somente I está correta d) Somente III está correta e) Todas estão corretas

16. São princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico:

a) Qualidade, Gestão Democrática, Valorização do Magistério, Liberdade e Flexibilidade.

Page 4: Prova de História

Professor de História – Coroatá (MA) 4

b) Igualdade, Qualidade, Gestão Democrática, Liberdade, Valorização do Magistério. c) Organização, Qualidade, Flexibilidade, Gestão Democrática, Valorização da Escola. d) Qualidade, Igualdade, Flexibilidade, Valorização do Magistério, Formação Docente. e) Formação continuada, Igualdade, Liberdade, Flexibilidade, Gestão autocrática.

17. Com relação a avaliação no planejamento de ensino é incorreto afirmar que:

a) Ela é e sempre será um instrumento que está a serviço do professor com a única função de avaliar o aluno. b) A avaliação ajuda a tornar mais claros os objetivos que se quer atingir. c) Ela deve existir sempre no sentido de promover a aprendizagem do aluno e de possibilitar a reflexão do professor. d) Reflete valores e expectativas do professor em relação aos alunos. e) Direciona a prática pedagógica do professor.

18. A relação professor e aluno no processo ensino aprendizagem ocupa lugar central tendo em vista ser uma relação carregada e impactada por aspectos cognoscitivos e aspectos sócio-emocionais. Por esses dois processos entendemos respectivamente:

a) Processos de conduta do aluno. b) Processo ou movimento que transcorre no ato de ensinar e no ato de aprender; Vínculos afetivos entre professor e alunos, como também as normas e exigências que regem a conduta dos alunos na aula. c) Vínculos afetivos entre professor e alunos; Processo ou movimento que transcorre no ato de ensinar e no ato de aprender. d) Ato de ensinar com controle e rigor garantindo o ato de aprender; Vínculos entre docente e discente com autoridade. e) Processo ou movimento de exercer o controle sobre os alunos por meio de normas; Processo vincular envolvendo emoções de ambas as partes.

19. Considerando que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Nº 9.394/1996, a organização da educação nacional dar-se-á por diferentes níveis e modalidades, analise as proposições a seguir: I. A educação superior faz parte da formação do cidadão e, por isso, deve ser entendida como educação básica. II. A carga horária mínima anual exigida para a educação básica é de 800 horas, distribuídas por, no mínimo, 180 dias letivos de trabalho escolar. III. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional que visa atender àquele que não teve acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. IV. A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

As assertivas CORRETAS são:

a) I, II e III. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) I e II.

20. Segundo o Art. 54, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; II - atendimento em creche e pré-escola às crianças de três a seis anos de idade; III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

As assertivas CORRETAS são:

a) I, II e III. b) I, III e IV. c) III e IV. d) I e III. e) I e II.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Leia atentamente o texto do presidente da República Campos Sales e em seguida faça o que se pede.

"Entendi que não era lícito assistir indiferentemente a esta luta [política na Câmara Federal], cujos resultados poderiam acarretar a ruína da República. Dirigi-me para este fim aos governadores dos Estados, onde sem sombra de dúvida reside a força política deste regime. (...) Outros deram à minha política a denominação de Política dos Governadores. Teriam acertado se dissessem Política dos Estados."

Assinale a alternativa que se relaciona a Política dos Governadores do governo Campos Sales: a) O Convenio de Taubaté e a política de valorização do café que sustentava os coronéis da política. b) O Tratado de Petrópolis e anexação do Acre ao Brasil. c) A indicação do governador de São Paulo Julio Prestes para sucedê-lo no comando do governo. d) O rompimento da tradicional política do café-com-leite e a formação da Aliança Liberal. e) A criação da Comissão de Verificação e da Degola que anulava os grupos políticos da oposição aos seus aliados espalhados pelo país. 22. São Luis é capital do estado do Maranhão. A cidade se localiza no Norte do estado, sendo a única cidade brasileira fundada pelos franceses, em 8 de setembro de 1612. Com o passar do tempo, foi invadida pelos holandeses, mas

Page 5: Prova de História

Professor de História – Coroatá (MA) 5

acabou sendo colonizada por portugueses. Está localizada em uma ilha, Upaon-Açu que em tupinambá significa Ilha Grande, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar.

Assinale a alternativa que se insere de forma correta ao processo de formação política do Maranhão.

a) Os franceses quando chegaram ao atual estado do maranhão contaram com a importante colaboração dos índios tamoios e com isso, formaram a chamada Confederação dos Tamoios para derrotar os portugueses e garantir a posse das terras. b) Em 1612 uma expedição formada por três navios (Regente, Carlota e Santana), chegou ao litoral do Maranhão, onde fundaram um núcleo de colonização denominado França Antartica. Essa expedição era comandada pelo nobre Daniel de La Touche. c) Após a fundação do forte de Santa Maria no rio Munim, os portugueses liderados por Jerônimo de Albuquerque venceu definitivamente os invasores holandeses na Batalha de Guaxenduba, ocorrida em 1914. d) Apesar da importante vitória dos portugueses sobre os franceses na batalha de Guaxenduba, os maranhenses liderados por Jerônimo de Albuquerque não conseguiram se livrar dos invasores, uma vez que estes ainda continuaram dominando a ilha de São Luis. e) Durante a chamada União Ibérica (1580-1640), o Maranhão não sofreu consequências das medidas políticas do rei espanhol Filipe II.

23. ”Entrincheirados com seus homens no convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Antonio Muniz Barreiros foi ferido e faleceu. Teixeira de Melo passou a liderar a Revolta. Depois de muitas lutas e ataques surpresas conseguiram expulsar os invasores em fevereiro de 1644.”

Os defensores e os invasores os quais o texto faz menção são respectivamente:

a) pernambucanos e holandeses b) maranhenses e holandeses c) maranhenses e franceses d) pernambucanos e espanhóis e) maranhenses e espanhóis. 24. "Cabo de enxada engrossa as mãos - o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...). Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa." (Palmério, Mario. VILA DOS CONFINS)

Podemos deduzir do texto que: a) a preocupação do trabalhador com o processo político no país fazia parte do seu cotidiano.

b) o trabalhador se sentia capaz e apto a mudar de atividade profissional, uma vez que recebia um preparo científico para tal mudança. c) havia uma política governamental direcionada a máxima instrução do trabalhador brasileiro para que ele se libertasse da exploração do patrão. d) a situação do trabalhador aparenta ser típica do período da chamada República Oligárquica(1894 a 1930), na qual predominava o coronelismo e o voto de cabresto. e) o trabalhador tanto urbano, quanto principalmente o rural demonstravam-se preocupado em participar de um processo eleitoral marcado por uma ética e respeito as leis que lhes garantiria uma vida menos sofrida.

25. Em dois momentos distintos da História (1812 e 1943),os russos/soviéticos, derrotaram potências européias de tendências militarista e expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os casos, os russos/soviéticos puseram em prática estratégias iguais para vencer os inimigos e com isso provocaram alterações importantes no curso da História.

A estratégia a qual o texto se refere é:

a) Capitulação b) Terra Arrasada c) Operação Barba-Ruiva d) Recuo e deserção e) Fuga em massa.

26. A renúncia de Jânio Quadros após sete meses de governo, criou uma grave situação de instabilidade política. Jango estava na China e a Constituição era clara: o vice-presidente deveria assumir o governo. Porém, os ministros militares se opuseram à sua posse, pois viam nele uma ameaça ao país, por seus vínculos com políticos do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Apesar disso, não havia unanimidade nas altas esferas militares sobre o veto a Jango.

São fatos que marcam essa crise e parte da solução desse impasse na história política brasileira:

a)A Campanha ou Cadeia da Legalidade e adoçao do Parlamentarismo. b)A Cadeia da Legalidade e a formação da Aliança Liberal c) A adoção do Parlamentarismo e o assassinato de João Pessoa em Recife d)O comicio das Reforma de Base e a adoção do Parlamentarismo e) A Marcha da Família com Deus pela Liberdade e o Golpe militar de 1964.

27. Com a escolha do general João Baptista de Oliveira Figueiredo para governar o país, ficou assegurada a continuidade do processo de abertura política. O mandato presidencial de Figueiredo durou seis anos e encerrou 21 anos de ditadura militar no Brasil.

Assinale a alternativa que se relaciona diretamente a chamada reabertura política no Brasil:

Page 6: Prova de História

Professor de História – Coroatá (MA) 6

a) O Pacote de Abril e a Lei Falcão b) O Ato Institucional nº2 e o Ato Institucional nº5 c) A aprovação da Emenda Dante de Oliveira e a eleição direta de Tancredo Neves d) A Lei da Anistia e o fim do bipartidarismo e) A campanha da Diretas e o movimento dos Caras-pintadas.

28. As principais marcas positivas do seu governo foram a continuidade do Plano Real, iniciado por ele como Ministro da Fazenda , o fim da hiperinflação, que, antes de seu governo, chegava a mais de 2500% ao ano, a estabilidade monetária, e a criação de programas sociais pioneiros, como o bolsa-escola, o vale-gás e o bolsa-alimentação (mais tarde reunidos em um só programa - Bolsa Família- pelo seu sucessor), além do início de uma ampla reforma do Estado, com a implementação, por exemplo, da Advocacia Geral da União, da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Ministério da Defesa e a implantação do PROER - programa de restruturação do sistema financeiro brasileiro - concentrando e transformando os bancos brasileiros em instituições fortemente fiscalizadas, o que rendeu elogios do próprio presidenteque o sucedeu na ocasião da crise econômica mundial de 2008.

Assinale a alternativa que te possibilita associar os governantes aos fatos numa sequencia lógica:

a) Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. b) Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio c) Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso d) Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco e) Fernando Collor e Itamar Franco

29. Quatro meses após seu lançamento, o plano econômico começou a mostrar sinais de ineficiência; faltavam produtos no mercado, estocagem especulativa, desrespeito ao congelamento e fracasso da operação "caça ao boi gordo no pasto". O plano descrito anteriormente pertence à História recente da república e foi denominado: a) Plano de Metas. b) Plano Salte. c) Plano Cruzado. d) Plano Collor. e) Plano Real.

30. Quando a notícia disto chegou ao exterior, explodiram revoltas de escravos em Roma (onde 150 conspiraram contra o governo), em Atenas (acima de 1.000 envolvidos), em Delos e em muitos outros lugares. Mas os funcionários governamentais logo as reprimiram nos diversos lugares com pronta ação e terríveis torturas como punição, de modo que outros que estavam a ponto de revoltar- se caíram em si.

(Diodoro da Sicília, sobre a Guerra Servil na Sicília. 135-132 a.C.)

É correto afirmar que as revoltas de escravos na Roma Antiga eram:

a) lideradas por senadores que lutavam contra o sistema escravista. b) semelhantes às revoltas dos hilotas em Esparta. c) provocadas pela exploração e maus tratos impostos pelos senhores. d) desencadeadas pelas frágeis leis, que deixavam indefinida a situação de escravidão. e) pouco frequentes, comparadas com as que ocorreram em Atenas no tempo de Sólon.

31. Um dos teóricos defensores do Absolutismo real escreveu: "...Já o disse, sois deuses, isto é, tendes em vossa autoridade, trazeis em vossa fronte, um caráter divino... Entretanto, ó deuses de carne e sangue, ó deuses de lodo e pó, morreis como homens... A grandeza separa os homens por breve tempo; uma queda comum, no fim, a todos iguala...".

O texto acima consta da obra:

a) "Sobre o Direito da Guerra e da Paz", de Hugo Grotius. b) "Os Seis Livros da República", de Jean Bodin. c) "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel. d) "O Leviatã", de Thomas Hobbes. e) "Política Resultante da Sagrada Escritura", de Jacques Bossuet.

32. "Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar, Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu!"

("Mensagem", Fernando Pessoa)

Sobre a expansão marítima européia do início da Idade Moderna, analise as seguintes proposições:

I - As navegações portuguesas se constituíram em um evento isolado, uma vez que não tiveram a concorrência de nenhum outro povo europeu naquele momento. II - O sacrifício dos navegantes portugueses foi bastante recompensado, já que Portugal se tornou a nação hegemônica da Europa por longo tempo. III - Da expansão marítimo-comercial portuguesa fazem parte a conquista da rota oriental para as Índias e a conquista do Brasil.

Assinale a alternativa correta:

a) Todas as proposições estão corretas. b) Apenas a proposição I está correta. c) Apenas a proposição II está correta. d) Apenas a proposição III está correta. e) Apenas as proposições I e III estão corretas.

Page 7: Prova de História

Professor de História – Coroatá (MA) 7

33. No processo de independência do Brasil, o grupo de Gonçalves Ledo, mais radical, formava o "Grande Oriente"; já o grupo de Bonifácio Andrada, mais conservador, fazia parte do "Apostolado". Grande Oriente e Apostolado eram nomes dos grupos que marcaram profundamente a emancipação política do país. Tais grupos eram ligados: a) à Igreja Católica b) ao Exército c) à Maçonaria d) à Corte Portuguesa e) à Marinha 34. Todo trabalho é realizado pelos pretos, toda a riqueza é adquirida por mãos negras, porque o brasileiro não trabalha, e quando é pobre prefere viver como parasita em casa dos parentes e de amigos ricos, em vez de procurar ocupação honesta.

(Ina von Binzer. Alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil, 1881.)

Segundo a visão da educadora alemã, a sociedade brasileira, no final do século XIX, caracterizava-se pela: a) grande generosidade dos brasileiros brancos ricos, que protegiam a população mais pobre. b) desclassificação das atividades manuais, consideradas contrárias à própria noção de liberdade. c) desigualdade social, ainda que houvesse mecanismos institucionais de distribuição de renda. d) predominância de famílias diminutas, ainda que conservando seu caráter patriarcal. e) presença do trabalho assalariado, que permitia significativa acumulação de capital. 35. Muitos historiadores costumam chamar Nova República o período compreendido entre o final da ditadura militar no Brasil (1985) e os dias de hoje. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA: a) O Presidente Luís Inácio Lula da Silva foi o único Presidente da Nova República a se reeleger para o cargo. b) Em 1988, foi promulgada a nova Constituição do Brasil, a qual garante alguns direitos fundamentais para os cidadãos como direito de votar, de participar de partidos políticos, de praticar uma religião, ter educação, saúde, previdência social, lazer e segurança pública. c) O Presidente Fernando Collor de Melo cumpriu totalmente o seu mandato. d) José Sarney foi o primeiro Presidente deste período eleito diretamente pelo voto popular. e) A República Nova tem como principal característica o fim dos conflitos sociais e o decréscimo das desigualdades sociais. Assim, sindicatos e movimentos sociais, como o MST, não demonstraram nenhuma resistência aos projetos apresentados pelos governantes do período. 36. Observe a figura seguinte, na qual são indicadas as microrregiões dos Municípios do Maranhão.

A microrregião na qual está cravado o Município de Coroatá é aquela representada pelo número:

a) 09 b) 17 c) 14 d) 20 e) 02

37. Leia os seguintes versos, de autoria de João do Vale, nos quais é citada a cidade de Coroatá-MA. Observa-se que o poeta João do Vale deseja aos coroataenses “uma safra bem feliz”, pois o Município tem na lavoura (seja permanente ou temporária) forte representação econômica.

De Teresina a São Luis

Peguei o trem em Teresina Pra São Luiz do Maranhão Atravessei o Parnaíba Ai, ai que dor no coração

O trem danou-se naquelas brenhas Soltando brasa, comendo lenha Comendo lenha e soltando brasa Tanto queima como atrasa Tanto queima como atrasa

Bom dia Caxias Terra morena de Gonçalves Dias (...)

Alô Coroatá, os cearenses acabam de chegar Pra meus irmãos uma safra bem feliz Vocês vão para Pedreiras e eu vou pra São Luis.

O trem danou-se naquelas brenhas Soltando brasa, comendo lenha Soltando brasa, comendo lenha Comendo lenha e soltando brasa Tanto queima como atrasa Tanto queima como atrasa

Page 8: Prova de História

Professor de História – Coroatá (MA) 8

Nas alternativas seguintes são indicadas as duas culturas de maior representatividade econômica para o Município, na ordem: a) Milho e Banana (em cachos) b) Arroz e Feijão. c) Milho e Mandioca d) Arroz e Laranja e) Arroz (em casca) e Milho 38. Segundo Chico Buarque de Holanda, depois de Pelé ele foi o maior craque de futebol que ele viu jogar. Jô Soares, sempre que fala de futebol se refere a ele como o Garrincha que jogava pela esquerda. Recentemente Fagner e Zeca Baleiro compuseram uma canção que fala sobre este craque de futebol. Natural de Coroatá(MA), chegou a integrar a Seleção Brasileira de Futebol. Quando da comemoração dos 450 anos de São Paulo, o jornalista Renato Pompeu publico um livro sobre a vida desse mago da bola. O livro se intitula “.................. – O homem que driblou a glória”. O texto e a lacuna se referem a:

a) Fausto, a Maravilha Negra b) Esquedinha c) Canhoteiro d) Hamilton e) Tesourinha 39. Leia o texto seguinte, no qual se nota as lacunas 1 e 2.

O Município de Coroatá fica a(o) ............(1)............ de Pirapemas e a(o) ...............(2)..........de Capinzal do Norte. As duas lacunas são preenchidas corretamente pelos elementos dispostos, na ordem, na alternativa:

a) Sul – Leste b) Norte – Oeste c) Sudeste – Nordeste d) Norte – Sul e) Leste – Sul

40. Leia o texto seguinte, no qual se observa as lacunas 1, 2 e 3.

O Município de Coroatá está cravado na Microrregião ........(1).........., apresentando uma densidade populacional próxima a ............(2).............. e sendo, segundo o IBGE, ............(3)........ o bioma dominante no Município. Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, corretamente e na ordem, as lacunas 1, 2 e 3:

a) de Codó – 35hab/km² – o pré-amazônico. b) de Codó – 28hab/km² – o cerrado. c) do Médio Itapecuru – 28hab/km² – o cerrado. d) do Médio Itapecuru – 28hab/km² – os cocais. e) de Codó – 28hab/km² – os cocais.