prova de geografia_ 2em_2bim

3
Prova de Geografia 2º ano – Ensino Médio Questões Alternativas 1. (SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2010) Assinale o que for correto em relação ao desenvolvimento, expansão e problemas da indústria brasileira: a) A queda no crescimento dos tradicionais centros industriais brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao processo de descentralização do parque industrial, significou a perda de sua importância no comando da nossa industrialização. b) As grandes reservas de carvão existentes na região Sudeste, particularmente em São Paulo, foram o principal fator de localização das indústrias nessa região. c) Em sua fase inicial, caracterizada pela substituição das importações (governos Vargas e JK), a industrialização brasileira não contou com a iniciativa estatal, uma vez que o interesse prioritário do Estado era manter a política de exportação do café. d) Falta de mão-de-obra qualificada e de melhoria nos diferentes níveis de educação formal são alguns dos vários obstáculos que se colocam para uma inserção plena do Brasil na Terceira Revolução Industrial ou tecnológica. 2. (SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2010) Tema polêmico e que compõe a pauta de discussões entre o governo, trabalhadores sem terra e grandes proprietários, a reforma agrária no Brasil guarda relações diretas com a injusta estrutura fundiária do país e com um dos aspectos mais perversos do processo de produção do espaço nacional, a transformação da terra em um bem que pode gerar renda mesmo sem ser utilizada, sendo essa uma das bases da concentração fundiária. A tabela a seguir retrata a estrutura fundiária brasileira. Estrutura fundiária do Brasil, 2003. Tamanho dos imóveis rurais (área total de hectare) Porcentagem dos Imóveis Porcentagem da área ocupada por imóveis rurais Até 10 ha 31,5 % 1,8 % De 10 a 25 ha 26,0 % 4,5 % De 25 a 50 ha 16,1 % 5,7 % De 50 a 100 ha 11,5 % 8,0 % De 100 a 500 ha 11,4 % 23,8 % De 500 a 1000 ha 1,8 % 12,4 % De 1000 a 2000 ha 0,9 % 12,2 % Mais de 2000 ha 0,8 % 31,6 % Total 100 % 100 % Fonte: Cadastro do Incra, ago. 2003. De acordo com a interpretação dos dados informados, podemos afirmar que os imóveis com área: a) De até 50 há ocupam menos de 10% da área e representam mais de 60% dos imóveis. b) De 50 ha até 500 há ocupam menos de 35% da área e representam mais de 35% dos imóveis. c) De 500 ha até 1000 ha ocupam menos de 24% da área e representam mais de 15% dos imóveis. d) De 500 ha até 2000 há ocupam menos de 25% da área e representam menos de 3% dos imóveis. 3. (UEL-PR) As hachuras, no mapa, representam áreas de: a) Baixa densidade demográfica. b) Degradação das florestas tropicais. c) Concentração industrial. d) Alto índice pluviométrico. 4. (USF-SP) Considere o mapa do Estado de São Paulo e os itens apresentados abaixo.

Upload: mateus-calistro-perez

Post on 10-Dec-2015

53 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Prova de geografia

TRANSCRIPT

Page 1: Prova de Geografia_ 2EM_2bim

Prova de Geografia 2º ano – Ensino Médio

Questões Alternativas

1. (SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2010) Assinale o que for correto em relação ao desenvolvimento, expansão e problemas da indústria brasileira:

a) A queda no crescimento dos tradicionais centros industriais brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao processo de descentralização do parque industrial, significou a perda de sua importância no comando da nossa industrialização.

b) As grandes reservas de carvão existentes na região Sudeste, particularmente em São Paulo, foram o principal fator de localização das indústrias nessa região.

c) Em sua fase inicial, caracterizada pela substituição das importações (governos Vargas e JK), a industrialização brasileira não contou com a iniciativa estatal, uma vez que o interesse prioritário do Estado era manter a política de exportação do café.

d) Falta de mão-de-obra qualificada e de melhoria nos diferentes níveis de educação formal são alguns dos vários obstáculos que se colocam para uma inserção plena do Brasil na Terceira Revolução Industrial ou tecnológica.

2. (SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2010) Tema polêmico e que compõe a pauta de discussões entre o governo, trabalhadores sem terra e grandes proprietários, a reforma agrária no Brasil guarda relações diretas com a injusta estrutura fundiária do país e com um dos aspectos mais perversos do processo de produção do espaço nacional, a transformação da terra em um bem que pode gerar renda mesmo sem ser utilizada, sendo essa uma das bases da concentração fundiária. A tabela a seguir retrata a estrutura fundiária brasileira.

Estrutura fundiária do Brasil, 2003.Tamanho dos

imóveis rurais (área total de hectare)

Porcentagem dos Imóveis

Porcentagem da área ocupada por

imóveis ruraisAté 10 ha 31,5 % 1,8 %De 10 a 25 ha 26,0 % 4,5 %De 25 a 50 ha 16,1 % 5,7 %De 50 a 100 ha 11,5 % 8,0 %De 100 a 500 ha 11,4 % 23,8 %De 500 a 1000 ha 1,8 % 12,4 %De 1000 a 2000 ha 0,9 % 12,2 %Mais de 2000 ha 0,8 % 31,6 %Total 100 % 100 %

Fonte: Cadastro do Incra, ago. 2003.

De acordo com a interpretação dos dados informados, podemos afirmar que os imóveis com área:

a) De até 50 há ocupam menos de 10% da área e representam mais de 60% dos imóveis.

b) De 50 ha até 500 há ocupam menos de 35% da área e representam mais de 35% dos imóveis.

c) De 500 ha até 1000 ha ocupam menos de 24% da área e representam mais de 15% dos imóveis.

d) De 500 ha até 2000 há ocupam menos de 25% da área e representam menos de 3% dos imóveis.

3. (UEL-PR) As hachuras, no mapa, representam áreas de:

a) Baixa densidade demográfica.b) Degradação das florestas tropicais.c) Concentração industrial.d) Alto índice pluviométrico.

4. (USF-SP) Considere o mapa do Estado de São Paulo e os itens apresentados abaixo.

I. No estado de São Paulo ocorre, atualmente, um processo de concentração da atividade industrial.

II. O eixo de industrialização, que se dirige para o Vale do Paraíba, abrange cidades como São José dos Campos e Taubaté.

III. Atualmente, o principal eixo de industrialização do estado segue em direção a Sorocaba.

IV. Os eixos de industrialização seguem, de modo geral, a direção das principais rodovias paulistas.

A leitura do mapa permite afirmar que estão corretas apenas:

a) I e IIb) II e IIIc) I e IVd) II e IV

5. (ENEM) Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos: o do proprietário de uma fazenda e o de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras:

Page 2: Prova de Geografia_ 2EM_2bim

Depoimento 1"A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Além disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero." proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul. Depoimento 2"Sempre lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na Usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social. Ela é feita para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver que aqueles que possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela."- integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá - MS. A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a posição do proprietário de terras são:

I. A Constituição do país garante o direito à propriedade privada, portanto, invadir terras é crime.

II. O MST é um movimento político controlado por partidos políticos.

III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem.

IV. Este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça.

Estão corretas as proposições:

a) I, apenas. b) I e IV, apenas. c) II e IV, apenas. d) I, II e III, apenas.

6. (ENEM) A partir da leitura do depoimento 2, quais os argumentos utilizados para defender a posição de um trabalhador rural sem terra?

I. A distribuição mais justa da terra no país está sendo resolvida, apesar de que muitos ainda não têm acesso a ela.

II. A terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material.

III. É necessário que se suprima o valor social da terra. IV. A mecanização do campo acarreta a dispensa de mão-de-

obra rural.

Estão corretas as proposições:

a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) III, I, IV, apenas..

Questões Dissertativas

1. Observe as fotografias a seguir e suas legendas:

Colheita de hortaliças– Amazonas, abril 2011.

Colheita de Soja em SINOP (MT), nov. 2005

A modernização da agricultura brasileira nas últimas décadas modificou a organização da produção e as relações de trabalho no campo. A horticultura e a soja, por exemplo, são cultivos que sofreram transformações nesse processo, apesar de conservarem diferenças importantes em seus respectivos sistemas produtivos. Indique e exemplifique, ao menos, uma dessas diferenças.

2. Defina IBAS.

3. O que é a Agenda Doha de Desenvolvimento?

4. Explique por que o Brasil é chamado de país de industrialização tardia ou retardatária.

Questões Pessoais

1. Que nota você dá (de 0 a 10) as matérias de geografia desse bimestre? Por quê?

2. Que nota você dá (de 0 a 10) as aulas e atividades dadas pelo professor? Por quê?

3. Que nota você dá (de 0 a 10) ao professor? Por quê?

4. Que nota você dá (de 0 a 10) a você mesmo como aluno? Por quê?

Page 3: Prova de Geografia_ 2EM_2bim