prova de farmacotécnica i provão 2003

2
PROVA DE FARMACOTÉCNICA I Capitulo de Emulsões: 01) Questão: Desde os primórdios da cultura humana são utilizados óleos e cremes em rituais sagrados e para tratamento do corpo (estética) e enfermidades. Sabe-se que por meio de descobertas arqueológicas em pirâmides, passagens da bíblia e posteriormente os Gregos e Romanos o uso de produtos cosméticos era muito difundido. Até a década de 30 do século XX, o número de matérias-primas assim como o de produtos eram bastante restritos. Com o desenvolvimento da química, principalmente da química orgânica, o homem teve um melhor conhecimento dos tensoativos e desenvolvimento através da química fina de tensoativos cada melhores. Esse conhecimento revolucionou a química dos cosméticos e as preparações farmacêuticas de uso tópico e emulsões orais. Segundo seu conhecimento em farmacotécnica e sobre a química dos tensoativos, a classificação para os Tensoativos quanto a sua aplicação e: a) Emulsionantes, Detergentes, Solubilizante, Molhante. b) Doador de consistência, Emulsionantes, Emoliente, Hidratante. c) Detergente, Sobre-engordurante, Formador de filme, Hidratante. d) Sobre-engordurante, Emulsionante, Tamponante, Solubilizante. e) Detergente, Hidratante, Aromatizante, Acidificante. 02) O primeiro farmacêutico do Brasil, que a história retrata, foi o Padre José de Anchieta. Em 1565 ele escreveu “Nossa casa é botica de todos; em poucos momentos está quieta a campainha da porta”. Entre os séculos XVII e XVIII. As Farmácias se chamavam Boticas e os Farmacêuticos de Boticário. Naquela época, o profissional, às vista do paciente, manipulava e produzia os medicamentos, de acordo com as farmacopéias e as prescrições dos médicos. As farmácias eram verdadeiros centros culturais. Eram nas Boticas que a sociedade se reunia para discutir política, literatura, musica, etc. A fase mais importante do profissional farmacêutico. Com o processo de industrialização no pós-guerra o farmacêutico abandonou a farmácia e deixo uma lacuna social grande para a sociedade. (Trecho extraído do livro Farmácia de Manipulação do Autor Daniel Antunes Junior). Após ler o texto acima verifica que o farmacêutico detinha o conhecimento sobre as preparações farmacêuticas. Hoje em pleno século XXI o processo magistral tende a resgatar o tempo perdido. E

Upload: alex-baiense

Post on 16-Dec-2015

22 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

prova

TRANSCRIPT

PROVA DE FARMACOTCNICA I

PROVA DE FARMACOTCNICA I

Capitulo de Emulses:

01) Questo:

Desde os primrdios da cultura humana so utilizados leos e cremes em rituais sagrados e para tratamento do corpo (esttica) e enfermidades. Sabe-se que por meio de descobertas arqueolgicas em pirmides, passagens da bblia e posteriormente os Gregos e Romanos o uso de produtos cosmticos era muito difundido. At a dcada de 30 do sculo XX, o nmero de matrias-primas assim como o de produtos eram bastante restritos. Com o desenvolvimento da qumica, principalmente da qumica orgnica, o homem teve um melhor conhecimento dos tensoativos e desenvolvimento atravs da qumica fina de tensoativos cada melhores. Esse conhecimento revolucionou a qumica dos cosmticos e as preparaes farmacuticas de uso tpico e emulses orais. Segundo seu conhecimento em farmacotcnica e sobre a qumica dos tensoativos, a classificao para os Tensoativos quanto a sua aplicao e:

a) Emulsionantes, Detergentes, Solubilizante, Molhante.

b) Doador de consistncia, Emulsionantes, Emoliente, Hidratante.

c) Detergente, Sobre-engordurante, Formador de filme, Hidratante.

d) Sobre-engordurante, Emulsionante, Tamponante, Solubilizante.

e) Detergente, Hidratante, Aromatizante, Acidificante.

02) O primeiro farmacutico do Brasil, que a histria retrata, foi o Padre Jos de Anchieta. Em 1565 ele escreveu Nossa casa botica de todos; em poucos momentos est quieta a campainha da porta. Entre os sculos XVII e XVIII. As Farmcias se chamavam Boticas e os Farmacuticos de Boticrio. Naquela poca, o profissional, s vista do paciente, manipulava e produzia os medicamentos, de acordo com as farmacopias e as prescries dos mdicos. As farmcias eram verdadeiros centros culturais. Eram nas Boticas que a sociedade se reunia para discutir poltica, literatura, musica, etc. A fase mais importante do profissional farmacutico. Com o processo de industrializao no ps-guerra o farmacutico abandonou a farmcia e deixo uma lacuna social grande para a sociedade. (Trecho extrado do livro Farmcia de Manipulao do Autor Daniel Antunes Junior).

Aps ler o texto acima verifica que o farmacutico detinha o conhecimento sobre as preparaes farmacuticas. Hoje em pleno sculo XXI o processo magistral tende a resgatar o tempo perdido. E para isso o farmacutico tem que dominar farmacotcnica, para que possa exercer com pleno poder o oficio magistral. Sendo assim Defina emulso diferenciando emulses do tipo O/A e A/O, citando a principal diferena entre cremes e loo cremosa.

03) Analise a Formula Abaixo e Responda o que se pede:

lcool Cetilico (HLB = 15)............................12,0 %

lcool Estearlico (HLB = 14)........................15,0 %

leo de Rcino (HLB = 14)..............................3,5 %

Tensoativo..........................................................4,5 %

EDTA.................................................................0,1 %

Nipagin (metilparabeno).....................................0,08%

Nipazol (propilparabeno)....................................0,02%

cido Ascrbico..................................................2 %

H2O dest.......qsp...................................................100 %

a) Calcule a quantidade de cada matria prima em gramas para preparar 2,8 Kg desta emulso.

b) Qual o EHL parcial desta emulso?

c) Qual o EHL ideal para o Tensoativo?

d) Defina a funo de cada componente na frmula, separando-os em fase oleosa e aquosa.

04) Classifique emulsionantes Primrios e Secundrios.

05) Da estabilidade quais as principais alteraes que as emulses podem sofrer, distinguindo a reversvel da irreversvel.

06) Uma emulso que tem um EHL igual a 12 ser de que tipo.

07) Em relao ao poder de penetrao dos cremes na pele podemos classifica-los em: