prova comentada portuguÊs 9º ef ef - prova comentada.pdf · isto não trará problemas para a...

32
PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 D D A E B E C A C A Projetar é imaginar, conceber, criar estratégias que serão utilizadas com o fim de alcançar o objetivo desejado. O projeto demonstra quais serão as fases pelas quais se passará até atingir o produto final. Dentro de um projeto de pesquisa, várias fases de estudo são necessárias. 1) Indique, dentre as alternativas abaixo, qual não faz parte de um projeto de pesquisa: a) fontes de consulta b) metodologia c) objetivo d) entrevista e) justificativa Comentário Alternativa D Neste bimestre, o trabalho em grupo desenvolvido foi sobre “Projeto de pesquisa”. Portanto, espera-se que todas as etapas tenham sido realizadas, até por que desta forma o aprendizado é mais efetivo; As entrevistas podem fazer parte de um trabalho de pesquisa como complemento às informações coletadas, mas não são, necessariamente, parte do projeto. Vamos relembrar? Fonte de consulta - É importantíssimo, para desenvolver um bom trabalho, ter mais de uma fonte de informações. Ao estabelecermos uma pesquisa, não podemos nos deter em apenas uma ideia ou uma só teoria. A metodologia indica quais serão os modos, os métodos, como serão encontrados os dados, as ideias e os argumentos que darão sentido à pesquisa. O objetivo é aquilo que a pesquisa pretende estabelecer, ou seja, é a meta a ser atingida, o ponto de chegada. A justificativa é a descrição da importância do tema escolhido, mostrando os motivos que confirmam a necessidade do trabalho. É neste passo que se deve defender o projeto, isto é, apresentar argumentos que sustentem sua elaboração. 2) O que foi a chamada „comédia de costumes‟? a) Um gênero de peças teatrais trágicas. b) Uma atualização da comédia no século XXI. c) O gênero teatral mais triste e crítico que existe. d) O gênero teatral que mistura o riso e a crítica. e) A atualização da comédia de Aristóteles, rejeitando fatores sociais. Comentário Alternativa D As comédias de costumes mesclavam humor e críticas à sociedade, como analisamos em sala de aula. Para tanto, vale relembrar de nossos estudos referentes ao gênero. (Lembre-se, por exemplo, de Amor por anexins, G5, pág.31). O texto a seguir „brinca‟ com a intertextualidade, estabelecendo „ganchos‟ que talvez lhes sejam pouco conhecidos. Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante é a mensagem que ele nos traz, podendo torço eu! - servir de inspiração para vocês, escritores em potencial! (Sugestão: procure saber um pouco mais sobre citações do texto abaixo! Você vai gostar!)

Upload: doque

Post on 09-Nov-2018

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

PROVA COMENTADA – PORTUGUÊS – 9º EF

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

D D A E B E C A C A

Projetar é imaginar, conceber, criar estratégias que serão utilizadas com o fim de alcançar o objetivo desejado. O projeto demonstra quais serão as fases pelas quais se passará até atingir o produto final. Dentro de um projeto de pesquisa, várias fases de estudo são necessárias. 1) Indique, dentre as alternativas abaixo, qual não faz parte de um projeto de pesquisa: a) fontes de consulta b) metodologia c) objetivo d) entrevista e) justificativa Comentário – Alternativa D – Neste bimestre, o trabalho em grupo desenvolvido foi sobre “Projeto de pesquisa”. Portanto, espera-se que todas as etapas tenham sido realizadas, até por que desta forma o aprendizado é mais efetivo; As entrevistas podem fazer parte de um trabalho de pesquisa como complemento às informações coletadas, mas não são, necessariamente, parte do projeto. Vamos relembrar? Fonte de consulta - É importantíssimo, para desenvolver um bom trabalho, ter mais de uma fonte de informações. Ao estabelecermos uma pesquisa, não podemos nos deter em apenas uma ideia ou uma só teoria. A metodologia indica quais serão os modos, os métodos, como serão encontrados os dados, as ideias e os argumentos que darão sentido à pesquisa. O objetivo é aquilo que a pesquisa pretende estabelecer, ou seja, é a meta a ser atingida, o ponto de chegada. A justificativa é a descrição da importância do tema escolhido, mostrando os motivos que confirmam a necessidade do trabalho. É neste passo que se deve defender o projeto, isto é, apresentar argumentos que sustentem sua elaboração. 2) O que foi a chamada „comédia de costumes‟? a) Um gênero de peças teatrais trágicas. b) Uma atualização da comédia no século XXI. c) O gênero teatral mais triste e crítico que existe. d) O gênero teatral que mistura o riso e a crítica. e) A atualização da comédia de Aristóteles, rejeitando fatores sociais. Comentário – Alternativa D – As comédias de costumes mesclavam humor e críticas à sociedade, como analisamos em sala de aula. Para tanto, vale relembrar de nossos estudos referentes ao gênero. (Lembre-se, por exemplo, de Amor por anexins, G5, pág.31). O texto a seguir „brinca‟ com a intertextualidade, estabelecendo „ganchos‟ que talvez lhes sejam pouco conhecidos. Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante é a mensagem que ele nos traz, podendo – torço eu! - servir de inspiração para vocês, escritores em potencial! (Sugestão: procure saber um pouco mais sobre citações do texto abaixo! Você vai gostar!)

Page 2: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Nasce um escritor

“O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela.

Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos.

Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas.

Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver", depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral. Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão”.

(Jorge Amado) 3) Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos: a) Façam uma descrição sobre o mar; b) Descrevam os mares encapelados de Camões; c) Reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;. d) Façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados; e) Retirem de Camões inspiração para descrever o mar. Comentário – Alternativa A – A leitura atenta do texto demonstra a resposta já no primeiro parágrafo: “tendo o mar como tema”. 4) Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo: a) Conhecimento extraído de "As viagens de Gulliver"; b) Assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e franceses; c) Amor por Charles Dickens; d) Mar descrito por Mark Twain; e) Saber já feito, já explorado por célebre autor. Comentário – Alternativa E – O autor explica que a turma se inspirou nos mares de Camões, ou seja, em sua famosa obra Os Lusíadas, o que constitui um saber pré-existente, baseado no célebre autor.

Page 3: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

5) Apenas o narrador foi diferente, porque: a) Lia Camões; b) Se baseou na própria vivência; c) Conhecia os ficcionistas ingleses e franceses; d) Tinha conhecimento das obras de Mark Twain; e) Sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral. Comentário – Alternativa B – O autor elaborou a descrição a partir de experiências próprias: sua meninice em Ilhéus.

6) Para tentar convencer o pai a comprar seu desenho, Calvin empregou uma função de linguagem específica. Assinale a alternativa que indica a resposta correta: a) função metalinguística. b) função fática. c) função poética. d) função emotiva. e) função conativa. Comentário – Alternativa E – A função conativa ou apelativa tem como característica a escolha vocabular e a organização do texto para que ele influa no comportamento do receptor por meio de um apelo ou uma ordem, persuadindo-o ou convencendo-o. Esse tipo de função é muito encontrado em anúncios publicitários. 7) Sobre o vocativo, é correto afirmar: a) Termo utilizado para explicar, enumerar, resumir ou especificar outro termo, como um substantivo,

pronome, etc., ou outra oração, podendo aparecer antes ou depois do termo ao qual se refere na frase.

b) Palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, etc., além de também poder agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento.

c) Termo que serve para chamar ou interpelar um interlocutor e não possui relação sintática com outro termo da oração, sendo assim, não pertence nem ao sujeito nem ao predicado.

d) Palavra invariável que acompanha o nome, qualificando-o. Pode ser usada no lugar de um nome ou referir-se a ele.

e) n.d.a. Comentário – Alternativa C – O vocativo é um termo que está desligado da estrutura sintática de uma oração, cumprindo uma função apelativa de 2ª pessoa, pois com ele chamamos ou colocamos em evidência a pessoa ou coisa a que nos dirigimos.

Page 4: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

8) (FAAP-SP) A expressão em destaque em "... podes partir de novo, Ó nômade formosa!" exerce a função sintática de: a) vocativo b) aposto c) sujeito d) predicativo e) objeto direto Comentário – Alternativa A – O vocativo é um termo sintaticamente independente e, na frase em questão, foi utilizado para interpelar um possível interlocutor.

PROVA COMENTADA – Redação – 9º EF O ENCONTRO

Em redor, o vasto campo. Mergulhado em névoa branda, o verde era pálido e opaco. Contra o céu, erguiam-se os negros penhascos tão retos que pareciam recortados a faca. Espetado na ponta da pedra mais alta, o sol espiava atrás de uma nuvem.

“Onde, meu Deus?! – perguntava a mim mesma – Onde vi esta mesma paisagem, numa tarde assim igual?”

Era a primeira vez que eu pisava naquele lugar. Nas minhas andanças pelas redondezas, jamais fora além do vale. Mas nesse dia, sem nenhum cansaço, transpus a colina e cheguei ao campo. Que calma! E que desolação. Tudo aquilo – disso estava bem certa – era completamente inédito pra mim. Mas por que então o quadro se identificava, em todas as minúcias, a uma imagem semelhante lá nas profundezas da minha memória? Voltei-me para o bosque que se estendia à minha direita. Esse bosque eu também já conhecera com sua folhagem cor de brasa dentro de uma névoa dourada. “Já vi tudo isto, já vi... Mas onde? E quando?”

Fui andando em direção aos penhascos. Atravessei o campo. E cheguei à boca do abismo cavado entre as pedras. Um vapor denso subia como um hálito daquela garganta de cujo fundo insondável vinha um remotíssimo som de água corrente. Aquele som eu também conhecia. Fechei os olhos. “Mas se nunca estive aqui! Sonhei, foi isso? Percorri em sonho estes lugares e agora os encontro palpáveis, reais? Por uma dessas extraordinárias coincidências teria eu antecipado aquele passeio enquanto dormia?”

Sacudi a cabeça, não, a lembrança – tão antiga quanto viva – escapava da inconsciência de um simples sonho.

(Lygia Fagundes Telles, in "Oito contos de amor") 9) A frase “Já vi tudo isso, já vi... Mas onde?” O uso das reticências sugere: a) Impaciência; b) Impossibilidade; c) Incerteza; d) Irritação; e) Inquietação. Comentário – Alternativa C – O uso das reticências dá ideia das dúvidas da autora, demonstrando incerteza sobre o local. 10) Podemos inferir que o trecho enquadra-se como sendo: a) Descritivo; b) Narrativo; c) Científico; d) Dissertativo; e) Jornalístico. Comentário – Alternativa A – A autora detém-se em vários aspectos descritivos do ambiente, fato comprovado pelo grande número de adjetivos e locuções adjetivas.

PROVA COMENTADA – INGLÊS – 9° EF

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D E B C C A B E E A

Page 5: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

11) Complete the sentences using “question tag” and then choose the correct alternative. (Complete as frases usando “question tag” e depois escolha a alternativa correta) He will be on time, (I)_________________? He hates pizza, (II)_________________? Ann can‟t speak French, (III)_________________? I‟m rich now, (IV)_________________? She used to fight with her brother, (V)_________________? They haven‟t done anything wrong, (VI)_________________?

(I) (II) (III) (IV) (V) (VI)

a) won‟t he? does he? can‟t she? am I? did she? had they?

b) will he? don‟t he? she can? amn‟t I? used she? hadn‟t they?

c) willn‟t he? do he? she can‟t? isn‟t I? she didn‟t? haven‟t they?

d) won‟t he? doesn‟t he? can she? aren‟t I? didn‟t she? have they?

e) will he? hates he? can‟t she? am not I? does she? they have?

Comentário – Alternativa D – question tag é formado pelo verbo auxiliar da frase principal, e sempre considerando se a frase é negativa ou afirmativa, como por exemplo, uma pilha com dois lados diferentes. Portanto a alternativa D traz respectivamente, he will com won‟t he; He hates com doesn‟t he, Ann can‟t com can she; I am com aren‟t I (exceção); she used com didn‟t she e they haven‟t com have they. Read the text “DO ONE THING FOR DIVERSITY AND INCLUSION” and answer questions 12 and 13. (Leia o texto “Do one thing for diversity and inclusion” e responda as questões 12 e 13) DO ONE THING FOR DIVERSITY AND INCLUSION

The United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) is launching a campaign aimed at engaging people around the world to Do One Thing to support Cultural Diversity and Inclusion. Every one ofus can do ONE thing for diversity and inclusion; even one very little thing can become a global action if we all take part in it.

Simple things YOU can do to celebrate the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development on May 21:

Visit an art exhibit of a museum dedicated to other cultures.

Read about the great thinkers of other cultures.

Visit a place of worship different than yours and participate in the celebration.

Spread your own culture around the world and learn about other cultures.

Explore music of a different culture. There are thousands of things that you can do, are you taking part in it?

(UNITED NATIONS ALLIANCE OF CIVILIZATIONS. Disponível em: www.unaoc.org. Acesso em: 16 fev. 2013 – adaptado – ENEM 2013)

12) Internautas costumam manifestar suas opiniões sobre artigos on-line por meio da postagem de comentários. O comentário que não refere-se ao texto acima é:

a) “Semana passada, meu tio me mostrou um novo tipo de música de um país diferente que adorei”. b) “Eu já conheci um americano e nós trocamos muitas informações sobre as diferenças na cultura

de ambos países”. c) “A professora da escola sempre pede para lermos mais sobre outras culturas” d) “Eu sempre visito lugares diferentes e participo de suas celebrações, isso é muito enriquecedor” e) “Minha tia sempre faz doações de livros para crianças carentes também”.

Page 6: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa E – Em nenhum momento os 5 tópicos citados no texto fazem relação com doações de livros para crianças carentes, portanto um comentário desse como resposta ao artigo, não seria correto. 13) The sentence: “The UNAOC is launching a campaign...” in the passive voice, would be: (A frase: “The UNAOC is launching a campaign...” na voz passiva, seria: ) a) The UNAOC is being launched a campaign. b) A campaign is being launched by the UNAOC. c) A campaign by the UNAOC is launched. d) The UNAOC a campaign launch. e) A campaign launched by the UNAOC. Comentário – Alternativa B – A voz passiva é formada quando o objeto da voz ativa torna-se o sujeito da voz passiva, portanto na frase acima, “campaign” vem como sujeito, trazendo em seguida o verbo to be no tempo verbal principal, ou seja, presente contínuo, o verbo principal no particípio passado e em seguida “UNAOC”, o sujeito da ativa, sendo o objeto da passiva. Read the cartoon and answer question 4. (Leia o cartum e responda a questão 4).

14) According to Jon, the correct if clause to complete the first balloon is: (De acordo com Jon, o correto if clause para completar o primeiro balão é:) a) I have let b) I letted c) I will let d) I had let e) I would let Comentário – Alternativa C – Essa questão traz como tópico principal, os IF CLAUSES, dando ênfase ao 1st conditional, onde há uma combinação de tempos verbais, simple presente com simple future, Jon utilizou na primeira parte de sua fala o simple presente com o verbo “beg” na sua forma normal, portanto, a segunda parte de sua fala seria simple future “will let”. Read the song below and answer the questions 15 and 16. (Leia a música abaixo e responda às questões 15 e 16). If I fell in love with you, 1.________________ to be true And help me understand? 'Cause I've been in love before And I found that love was more Than just holdin' hands. If I 2.___________ my heart to you, I will be sure From the very start That you Would love me more than her. If I trust in you Oh, please, Don't run and hide. If I love you too Oh, please, Don't hurt my pride like her

Page 7: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

(If I fell – The Beatles) ** fell – passado de fall (cair) 15) Complete the sentences that are missing in the song. (Complete as frases que estão faltando na música) a) 1. will you promise; 2. give b) 1. would you promise, 2. give c) 1. would you promise; 2. will give d) 1. have you promise, 2. would give e) 1. will you promise; 2. will give Comentário – Alternativa B – Essa questão é referente à “if clauses”, dando ênfase ao “first” e “second conditionals”, que são condições que necessitam de uma combinação de tempos verbais correta. Na primeira frase “If I fell in love with you, 1.________________ to be true” é um exemplo de second conditional, onde temos uma frase no passado simples, portanto a segunda deverá estar no simple conditional (would you promise). Na segunda frase “If I 2.___________ my heart to you, I will be sure” é um exemplo de first conditional, onde a segunda frase está no futuro simples, então a primeira frase só pode estar no presente simples (give). 16) Analyze the verb tenses in bold and check the correct alternative. (Analise os tempos verbais em negrito e assinale a alternativa correta)

I’ve been found Will be Would love trust

a) Present perfect Simple past Simple future Simple conditional

Simple present

b) Past perfect Simple present Simple conditional

Simple future Present continuous

c) Simple conditional

Present continuous

Future perfect Simple past Simple future

d) Simple future Simple conditional

Present perfect Past perfect Simple past

e) Conditional perfect

Past continuous Past perfect Present perfect Future perfect

Comentário – Alternativa A – I‟ve been – exemplo de present perfect, uso de have+particípio passado do verbo. Found – exemplo de passado simples, já que é o passado do verbo irregular find. Will be – exemplo de futuro simples, uso de will+verbo. Would Love – exemplo de simple conditional, uso de would+verbo. E por fim trust – exemplo de presente simples, não há mudança nenhuma no verbo. 17) Check the right alternative according to the adjective order. (Assinale a alternativa correta de acordo com a ordem dos adjetivos.) *round = redondo a) It‟s a big Brazilian good round yellow old ball. b) It‟s a good big old round yellow Brazilian ball. c) It‟s a Brazilian round good yellow big old ball. d) It‟s a round yellow Brazilian good old big ball. e) It‟s a yellow good round Brazilian old big ball.

Page 8: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa B – Quando há mais de um adjetivo numa descrição, eles devem seguir uma determinada ordem: qualidade tamanho idade forma cor nacionalidade material e por último o nome do substantivo. No caso da frase acima, qualidade: good; tamanho: big; idade: old, forma: round; cor: yellow; nacionalidade: Brazilian; não contém material e por último o substantivo: ball. 18) According to the tag questions, complete the sentence in the cartoon. (De acordo com o tag question, complete a frase da charge)

a) Aren‟t you? b) Don‟t you? c) Is you? d) Not you? E) Are you? Comentário – Alternativa E – tag questions são formados pelo verbo auxiliar da frase principal junto com o sujeito, e sempre considerando se a frase é negativa ou afirmativa, como por exemplo, um pilha, com dois lados diferentes, portanto a alternativa E traz a frase principal na negativa, então o tag tem que ser afirmativo, o verbo é o to be (are) e o sujeito you. 19) Read the sentences and check the alternative in which the passive voice is WRONG. (Leia as frases e assinale a alternativa na qual a voz passiva esteja ERRADA) a) Jack reads a lot f books. A lot of books are read by Jack. b) Sue is eating a cake. A cake is being eaten by Sue. c) I will write a song. A song will be written by me. d) She must correct the tests. The tests must be corrected by her. e) She will reveal a secret. A secret will reveal by her. Comentário – Alternativa E – Quando se coloca uma frase na voz passiva, é obrigatório o uso do verbo “to be”, e na frase “A secret will reveal by her” não há a presença desse verbo, e o verbo principal da frase, teria que estar na forma de particípio passado “revealed”, a forma correta seria “A secret will be revealed by her”. 20) According to Garfield, the correct if clause to complete the speech bubble is: (De acordo com Garfield, o correto if clause para completar o balão é: )

a) We would b) We had c) We have d) We has e) We will

Page 9: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa A – Essa questão traz o IF CLAUSE, utilizando o 2nd conditional, a combinação de simple past com simple conditional, portanto, Garfield utiliza na primeira parte de seu pensamento “were” sendo o verbo to be no passado simples, então na segunda parte, temos o uso do simple conditional que é o uso do auxiliar Would mais o verbo principal da frase (sleep).

PROVA COMENTADA – MATEMÁTICA – 9º EF

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

D D B A A A D C A C

21) Das equações de 2º grau apresentadas a seguir, apenas uma possui uma raiz positiva e a outra negativa. Observando atentamente sua forma geral, é possível identificá-la sem qualquer tipo de cálculo. Assim, assinale a alternativa que mostra essa equação. a) x2+ 2x + 1 = 0 b) x2– 3x + 2 = 0 c) – x2– 6x – 9 = 0 d) x2+ x – 12 = 0 e) –x2 + 5x – 6 = 0 Comentário – Alternativa D –

22) Considere dois números naturais não nulos e consecutivos n e n + 1. A diferença entre os

inversos destes números é igual a 0,05, conforme indica a igualdade a seguir: Assim, a soma de n com seu consecutivo será de: a) 6 b) 7 c) 8 d) 9 e) 10 Comentário – Alternativa D –

Page 10: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

23) Uma faixa de propaganda deverá ter o formato de um retângulo. Além disso, o comprimento deverá medir 4 metros a mais que a largura, conforme indica a figura a seguir. Se a área desta faixa for de 12 m2, qual deverá ser a medida de seu perímetro?

a) 12 m b) 16 m c) 8 m d) 20 m e) 15 m

Comentário – Alternativa B –

24) As raízes da equação x2- 5x+6=0 são: a) 2 e 3 b) 3 e 4 c) 1 e 2 d) 2 e 5 e) N.d.a. Comentário – Alternativa A – A soma das raízes deve ser 5 e o produto 6, portanto as raízes são 2 e 3. 25) Certa equação do 2º grau apresenta a seguinte forma: kx² + 4x + 1 = 0. Determine o valor real de k para que essa equação seja do 2º grau e apresente duas soluções reais diferentes. a) k diferente de zero e k<4 b) k igual zero e k<4 c) k diferente de zero e k<5 d) k diferente de zero e k<9 e) k diferente de zero e k<10 Comentário – Alternativa A –

26) Os possíveis valores de m que fazem com que a equação x2+ mx + 25 = 0 tenha duas raízes reais e iguais são: a) m = 10 ou m = –10 b) m = 8 ou m = – 8 c) m = 7 ou m = – 7 d) m = 6 ou m = – 6 e) m = 5 ou m = – 5

Page 11: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa A – Para que uma equação tenha duas raízes reais e iguais o valor de Delta precisa ser igual a 0(zero)

10

10

100

025.1.4

2

2

m

ou

m

m

m

27) Identifique dois números cuja soma seja 9 e o produto seja 18. a) 1 e 18 b) 2 e 9 c) 3 e 4 d) 3 e 6 e) -3 e 6

Comentário – Alternativa D – Soma 9 = 3+6 Produto 18= 3.6 Logo os números são 3 e 6 28) Nem todos os terrenos apresentam o formato retangular. Isso se deve basicamente às irregularidades do terreno na área de implantação de um loteamento ou de projetos urbanísticos. Nesse sentido, considere um terreno que apresente o seguinte formato com algumas de suas medidas nele indicadas.

Sobre as informações apresentadas na figura, determine a medida de X: a) 30 b) 25 c) 35 d) 45 e) 55 Comentário – Alternativa C –

29) Calcule a medida de x e de y na figura a seguir, e determine X+Y :

Page 12: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

a) 18 b) 5 c) 13 d) 20 e) N.d.a.

Comentário – Alternativa A –

5 + 13 =18

30) Em um triângulo retângulo, as projeções dos catetos sobre a hipotenusa medem 4 cm e 9 cm. Calcule a medida da altura relativa à hipotenusa deste mesmo triângulo. a) 2 b) 3 c) 6 d) 5 e) 7 Comentário – Alternativa C –

PROVA COMENTADA – FÍSICA – 9º EF

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

E A E D A D C C C B

31) Uma definição correta para o termo calor dentro de estudos da física é: a) Um grande corpo quente. b) Alta temperatura; c) Alta intensidade de luz; d) Grande quantidade de energia térmica; e) Energia térmica em trânsito de um corpo para outro; Comentário – Alternativa E – 32) A dilatação da maioria dos sólidos ocorre quando se aquece o corpo. Esse fenômeno pode ser explicado devido a(o): a) Aumento da vibração das partículas e consequentemente o seu distanciamento; b) Diminuição da vibração das partículas e consequentemente o seu distanciamento;

Page 13: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

c) Aumento da vibração das partículas e consequentemente a sua aproximação; d) Diminuição da vibração das partículas e consequentemente a sua aproximação; e) Aumento da massa dos corpos.

Comentário – Alternativa A – 33) Um corpo de massa 4kg é submetido a uma força horizontal de intensidade 24N. Nesta situação a aceleração do corpo vale em m/s²: a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Comentário – Alternativa E –

²/64

24

.424

.

sma

a

amFr

34) Sabendo que o calor específico de uma substância A é maior que de uma substância B, para uma mesma situação, podemos afirmar que a substância A: a) Quando aquecida é a que possui maior aumento da temperatura; b) Quando resfriada é a que possui maior diminuição de temperatura. c) Quando aquecida não altera sua temperatura; d) Quando aquecida possui menor aumento de temperatura; e) Quando aquecida sua temperatura diminui. Comentário – Alternativa D – 35) Uma temperatura de uma determinada cidade turística no Brasil gira em torno de 20ºC. A fim de fazer a divulgação desta cidade e de suas condições climáticas em países que utilizam a escala Fahrenheit como padrão a referida temperatura da cidade deve ser anunciada como sendo: a) 68ºF b) 50ºF c) 77ºF d) 40ºF e) 104ºF Comentário – Alternativa A –

FF

F

F

FC

º683236

329.4

9

32

5

20

9

32

5

36) A fim de converter as temperaturas de 40ºC e 223ºC para a escala Kelvin, um senhor solicitou ao seu filho que realizasse tal tarefa, ele prontamente atendeu e encontrou os respectivos valores corretos de: a) 313K e 500K b) 303K e 500K c) 323K e 496K d) 313K e 496K e) 313K e 350K Comentário – Alternativa D –

Page 14: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

KT

KT

CT

4962732232

313273401

273

37) Uma garrafa térmica é um recipiente de líquidos que tem a função de manter a temperatura e, para isso, utiliza um recipiente que contem paredes espelhadas nas suas duas faces. O motivo para esse espelhamento é impedir a troca de calor por: a) resfriamento b) condução c) irradiação d) convecção e) transmissão eletromagnética Comentário – Alternativa C – 38) Um corpo de massa 200g inicialmente a 40ºC é aquecido até a temperatura de 80ºC. Sabendo que o calor específico da substância que compõe o corpo vale 0,6cal/g.ºC, a quantidade de calor absorvida pelo corpo para atingir essa temperatura vale em calorias: a) 1200 b) 2400 c) 4800 d) 9600 e) 1000 Comentário – Alternativa C –

calQ

ifcmQ

4800)4080.(6,0.200

).(.

39) Uma quantidade de calor de 2000cal é fornecida a um corpo de massa 100g, elevando sua temperatura em 100ºC, nestas condições o calor específico do corpo vale em cal/g.ºC: a) 0,5 b) 1 c) 0,2 d) 2,5 e) 5 Comentário – Alternativa C –

Cgcalc

c

ifcmQ

.º/2,010000

2000

100..1002000

).(.

40) A água é uma substância que possui o calor específico igual a 1cal/g.ºC. Se uma quantidade de 5000cal for fornecida para 200g de água, a variação de temperatura em graus Celsius valerá: a) 10 b) 25 c) 50 d) 100 e) 101 Comentário – Alternativa B –

C

ifcmQ

º25200

5000

.1.2005000

).(.

PROVA COMENTADA – QUÍMICA – 9º EF

Page 15: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

E E C B A E D E B D

41) O urânio-238 difere do urânio-235 por que o primeiro possui: Obs: Consultar a tabela periódica que consta na prova. a) 3 elétrons a mais; b) 3 prótons a mais; c) 3 prótons e 3 nêutrons a mais; d) 3 prótons e 3 elétrons a mais; e) 3 nêutrons a mais.

Comentário – Alternativa E – 238

92U 23592U, pode-se observar que são o mesmo elemento químico,

portanto possuem o mesmo número atômico, com isso, diferem em 3 unidades de número de nêutrons. 42) Átomos isótopos diferem quanto a) às configurações eletrônicas. b) às posições, na classificação periódica. c) aos números atômicos. d) aos números de elétrons. e) aos números de nêutrons. Comentário – Alternativa E – Temos: A = Z+n, isótopos são elementos que possuem o mesmo número atômico. A diferença entre isótopos está no número de massa ou nêutrons. 43) Analise as frases abaixo e assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta. a) Os nuclídeos 12C6 e 13C6 são isótopos. b) Os isóbaros são nuclídeos com mesmo número de massa. c) O número de massa de um nuclídeo é a soma do número de elétrons com o número de nêutrons. d) A massa atômica de um elemento químico é dada pela média ponderada dos números de massa

de seus isótopos. e) Os isótonos são nuclídeos que possuem o mesmo número de nêutrons. Comentário – Alternativa C – O valor de número de massa é obtido pela soma do número de nêutrons e número atômico, como é mostrado na equação: A = Z + n. 44) Um átomo do elemento químico X é isótopo de 20 A 41 e isóbaro de 22 B 44 . Podemos concluir que X tem : a) 22 prótons c) 20 nêutrons e) número de massa igual a 41 b) 24 nêutrons d) número de massa igual a 61

Comentário – Alternativa B – X é isótopo de 20 A 41 e isóbaro de 22 B 44

20X44

A = Z + n n = 44-20 n = 24

Page 16: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

45) Da combinação química entre átomos de magnésio e nitrogênio podem resultar a substância de fórmula Números atômicos: Mg (Z = 12) ; N (Z = 7) a) Mg3N2 b) Mg2N3 c) MgN3 d) MgN2 e) MgN Comentário – Alternativa A –

N (Z =7) 2 5 N tende ganhar três elétrons, com isso forma N3-

Mg (Z =12) 2 8 2 Mg tende perder dois elétron, com isso forma Mg2+

Mg2+

N3-

Mg3N2 46) A fórmula indica que os átomos de nitrogênio estão compartilhando três: a) prótons. c) pares de prótons. e) pares de elétrons. b) elétrons. d) pares de nêutrons. Comentário – Alternativa E – Os átomos interagem com outro átomo pelo compartilhamento de elétrons. 47) Dados os compostos: I - Cloreto de sódio (NaCl) II - Brometo de hidrogênio (HBr) III - Gás carbônico (CO2) IV - Metanol (CH3CH2OH) V - Óxido de ferro III (Fe2O3) Apresentam ligações covalentes os compostos: a) I e V b) III e V c) II, IV e V d) II, III e IV e) II, III, IV e V Comentário – Alternativa D – Ligação covalente é formada pela interação entre dois não-metais, isso ocorre nos compostos de numeração II, III e IV. 48) Considere os seguintes compostos do enxofre: I. SO3 - um dos poluentes responsáveis pela formação da "chuva ácida". II. Na2SO4 - utilizado na obtenção de papel sulfite. III. ZnS - componentes da blenda, minério de zinco. Em relação ao tipo de ligação química que essas substâncias apresentam, é correto afirmar que: a) são todas moleculares. b) são todas iônicas. c) I e II são moleculares e III é iônica. d) I é iônica e II e III são moleculares. e) I é molecular e II e III são iônicas.

Page 17: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa E – SO3 – é a interação entre dois ametais = ligação covalente. Na2SO4 – é a interação entre um metal e dois ametais = ligação iônica. ZnS – é a interação entre um metal e dois ametais = ligação iônica. 49) A ligação iônica ocorre entre: a) metal + metal b) metal + ametal c) ametal + ametal d) metal + gás nobre e) ametal + gás nobre Comentário – Alternativa B – A ligação iônica ocorre entre um metal e um ametal. O metal doa 1 elétron ao ametal. 50) Para adquirir configuração eletrônica de um gás nobre, o átomo de número atômico 16 deve: a) perder dois elétrons. b) receber seis elétrons. c) perder quatro elétrons. d) receber dois elétrons. e) perder seis elétrons. Comentário – Alternativa D – O elemento tem número atômico 16, fazendo a distribuição eletrônica, temos: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4, camada de valência tem-se 6 elétrons, para ter configuração eletrônica de um gás nobre precisa ganhar 2 elétrons.

Fr

Símbolo

87

Número Atômico

(223)

Massa Atômica

Cs55

133

Rb37

85,5

K19

39,1

Na11

23,0

Li3

6,94

H1

1,01

Ra88

(226)

Ba56

137

Sr38

87,6

Ca20

40,1

Mg12

24,3

Be4

9,01

Série dosActinídios

( ) = Nº de massa doisótopo mais estável

89-103

Série dosLantanídios

Série dos Lantanídios

Série dos Actinídios

57-71

Y39

88,9

Sc21

45,0

Rf Db104

(261) (262)

Hf72

179

Zr40

91,2

Ti22

47,9

105

Ta73

181

Nb41

92,9

V23

50,9

W74

184

Mo42

96,0

Cr24

52,0

Re75

186

43

(99)

25

54,9

Os76

190

Ru44

101

Mn Fe26

55,8

Ir77

192

Rh45

103

Co27

58,9

Pt78

195

Pd46

106

Ni28

58,7

Au79

197

Ag47

108

Cu29

63,5

Hg80

201

Cd48

112

Zn30

65,4

Tl81

204

In49

115

Ga31

69,7

Al13

27,0

B5

10,8

Pb82

207

Sn50

119

Ge32

72,6

Si14

28,1

C6

12,0

Bi83

209

Sb51

122

As33

74,9

P15

31,0

N7

14,0

Po84

(210)

Te52

128

Se34

79,0

S16

32,1

O8

16,0

At85

(210)

I53

127

Br35

79,9

Cl17

35,5

F9

19,0

Rn86

(222)

Xe54

131

Kr36

83,8

Ar18

39,9

Ne10

20,2

He2

4,00

La57

139Ce58

140Pr59

141Nd60

144Pm

61

(147)Sm

62

150Eu63

152Gd64

157Tb65

159Dy66

163Ho67

165Er68

167Tm69

169Yb70

173Lu71

175

Ac89

(227)Th90

232Pa91

(231)U92

238Np93

(237)Pu94

(242)Am

95

(243)Cm

96

(247)Bk97

(247)Cf98

(251)Es99

(254)Fm100

(253)Md101

(256)No102

(253)Lr103

(257)

1A

2A

3B 4B 5B 6B 7B 8B 1B 2B

3A 4A 5A 6A 7A

0

Elementos de transição

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

Com massas atômicas referidas ao isótopo 12 do Carbono

HID

RO

NIO

LÍT

IOS

ÓD

IOP

OT

ÁS

SIO

RU

BÍD

IOC

ÉS

IOF

NC

IO

RU

TH

ER

RD

IO

DIO

RIO

ES

TR

ÔN

CIO

LC

IOM

AG

SIO

BE

RÍL

IO

ES

ND

IOÍT

RIO

FN

I OZ

IRC

ÔN

IOT

ITÂ

NIO

VA

DIO

NIÓ

BIO

NT

AL

OD

ÚB

NIO

SE

AB

ÓR

GIO

Sg106

TN

GS

NIO

MO

LIB

NIO

CR

OM

O

MA

NG

AN

ÊS

TE

CN

ÉC

IOR

ÊN

IOB

ÓH

RIO

Bh107

ÓS

MIO

SS

IO

Hs108

RU

NIO

FE

RR

O

CO

BA

LT

OR

ÓD

IOIR

ÍDIO

ME

ITN

ÉR

IO

Mt109

Uun110

NÍQ

UE

LP

AL

ÁD

IOP

LA

TIN

AU

NU

NÍL

IO

Uuu Unb Unt Unn Unp Uuh Uus Uuo111

UN

UN

ÚN

IOO

UR

OP

RA

TA

CO

BR

E

ZIN

CO

DM

IOM

ER

RIO

UN

UM

BIU

M

UN

UN

TR

IUM

LIO

ÍND

IOG

ÁL

IOA

LU

MÍN

IOB

OR

O

CA

RB

ON

OS

ILÍC

IOG

ER

NIO

ES

TA

NH

OC

HU

MB

OU

NU

NQ

UA

DIU

M112 113 114 115

UN

UN

PE

NT

IUM

BIS

MU

TO

AN

TIM

ÔN

IOA

RS

ÊN

IOF

ÓS

FO

RO

NIT

RO

NIO

OX

IGÊ

NIO

EN

XO

FR

ES

EL

ÊN

IOT

EL

ÚR

IOP

OL

ÔN

IOU

NU

NH

EX

IUM

UN

UN

SE

PT

IUM

IOD

O

116

(262)

117

BR

OM

OC

LO

RO

FL

ÚO

R

LIO

NE

ÔN

IOA

RG

ÔN

IOC

RIP

NIO

XE

NI O

RA

NIO

UN

UN

OC

TIU

M 118

AS

TA

TO

LA

NT

ÂN

I O

RIO

PR

AS

EO

DÍ M

IO

NE

OD

ÍMIO

PR

OM

ÉC

IO

SA

RIO

EU

PIO

GA

DO

LÍN

IO

RB

IO

DIS

PR

ÓS

IO

LM

IO

ÉR

BIO

LIO

ITÉ

RB

IO

LU

CIO

AC

TÍN

IO

RIO

PR

OT

AC

TÍN

IO

UR

ÂN

IO

NE

PT

ÚN

IO

PL

UT

ÔN

IO

AM

ER

ÍCIO

RIO

BE

RQ

LIO

CA

LIF

ÓR

NIO

EIN

ST

ÊN

IO

RM

IO

ME

ND

VIO

NO

LIO

LA

UR

ÊN

CIO

Tc

1s

2s

3s

4s

5s

6s

7s

2p

3p

4p

5p

6p

7p

3d

4d

5d

6d

4f

5f

Diagrama de Distribuição Eletrônica de Linus Pauling

Page 18: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

PROVA COMENTADA – BIOLOGIA – 9º EF

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

A D D C D D C A E D

51) A sucessão ecológica pode ser primária ou secundária. Sobre a sucessão primária, assinale a afirmativa correta. a) Tem início em áreas antes desabitadas, como as dunas. b) Ocorre após a derrubada de florestas. c) As mudanças no ambiente são muito rápidas. d) Os organismos já encontram condições favoráveis para seu estabelecimento. e) Os organismos não modificam o ambiente. Comentário – Alternativa A – A sucessão primária ocorre em regiões estéreis (sem vida), por exemplo, terrenos cobertos pelo extravasamento e escoamento de lava, rochas expostas por recuo de geleiras, ilhas vulcânicas ou dunas de areias. 52) A sucessão ecológica ocorre até que se atinja o estágio final, onde é observada uma comunidade relativamente estável. O produto final do processo de sucessão é chamado de: a) comunidade pioneira. b) comunidade primária. c) comunidade e secundária. d) comunidade clímax. e) comunidade estática. Comentário – Alternativa D – A comunidade clímax é aquela em que se atinge uma relativa estabilidade e equilíbrio. Esse tipo de comunidade, quando se instala, apresenta-se de forma permanente. 53) Durante o processo de sucessão ecológica, os ecossistemas sofrem várias mudanças. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma tendência ao longo da sucessão. a) Diminuição do tamanho dos indivíduos. b) Redução da diversidade de espécies. c) Aumento da produtividade líquida. d) Aumento da complexidade das cadeias alimentares. e) Diminuição da biomassa total. Comentário – Alternativa D – Até atingir o clímax, diversas modificações ocorrem nos ecossistemas. Uma delas é o aumento da complexidade das cadeias alimentares, que passam de cadeias lineares para teias extremamente complexas. 54) Sucessão ecológica é o nome dado a uma série de mudanças que ocorrem nas comunidades de um determinado ecossistema. Sobre a sucessão primária, marque a alternativa correta: a) A sucessão primária ocorre em uma área que já foi ocupada por uma comunidade anteriormente. b) A sucessão primária pode acontecer em áreas desmatadas, por exemplo. c) A sucessão primária ocorre em ambientes estéreis, onde nunca houve a ocupação por seres vivos. d) A sucessão primária é o último estágio da sucessão ecológica. e) A sucessão primária é o penúltimo estágio da sucessão ecológica.

Page 19: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa C – A sucessão primária ocorre em ambientes que nunca foram ocupados por uma comunidade. Um exemplo de sucessão primária é o desenvolvimento de líquens em rochas, que liberam ácidos que formam uma pequena camada de solo que permite o desenvolvimento de espécies. 55) Com relação à biomassa e à distribuição de energia nos diferentes níveis tróficos, considere as seguintes afirmações.

I. Na maioria dos ecossistemas terrestres, a quantidade de biomassa é inversamente proporcional à quantidade de energia química disponível nas moléculas orgânicas.

II. Na maioria dos ecossistemas terrestres, as plantas fotossintetizantes dominam tanto em relação à quantidade de energia que representam, quanto em relação à biomassa que contêm.

III. Na maioria dos ecossistemas aquáticos, uma pequena biomassa de produtores pode alimentar uma biomassa muito maior de consumidores primários.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Comentário – Alternativa D – Nos ecossistemas terrestres a pirâmide de biomassa é diretamente proporcional à pirâmide de energia, sendo que na base trófica estão os produtores ou organismos fotossintetizantes. Já nos ambientes aquáticos, a situação se inverte, os produtores são representados pelo fitoplâncton e apresentam uma biomassa bem menor do que a dos consumidores primários. 56) As pirâmides ecológicas são representações gráficas da estrutura trófica de um ecossistema. A respeito dessas pirâmides, marque a alternativa INCORRETA: a) Uma pirâmide é chamada de pirâmide de números quando informa quantos indivíduos existem

em cada nível trófico. b) A pirâmide de biomassa pode ser invertida. c) Uma pirâmide de energia nunca poderá ser invertida. d) A base de uma pirâmide nem sempre é representada pelo produtor. e) Uma pirâmide de biomassa representa a quantidade de matéria orgânica encontrada em cada

nível trófico. Comentário – Alternativa D – Em uma pirâmide ecológica, a base sempre será representada por um organismo produtor. 57) Sabemos que as pirâmides de energia, em face de suas propriedades, são as mais utilizadas pelos ecólogos. A respeito desse tipo de pirâmide, marque a alternativa INCORRETA: a) Uma pirâmide de energia sempre apresenta o vértice voltado para cima. b) Através de uma pirâmide de energia, é possível analisar o conteúdo energético presente em cada

nível trófico. c) O nível mais energético está localizado no ápice da pirâmide. d) Através de uma pirâmide de energia, podemos perceber que a energia se perde de um nível

trófico para outro. e) Uma pirâmide de energia nunca poderá ser invertida. Comentário – Alternativa C – O nível energético mais elevado é formado pelos organismos produtores. Como a energia se perde a cada nível trófico, os níveis próximos ao ápice são os que apresentam menos energia.

Page 20: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

58) Considere o seguinte diagrama que representa uma pirâmide de números.

Observe a representação de uma pirâmide de números Em qual das alternativas estão corretamente relacionados os organismos indicados no diagrama, na ordem I, II, III e IV. a) Jacarandá, larva de borboleta, besouro, coruja. b) Capim, besouro, coruja, rato. c) Capim, rato, coruja, larva de borboleta. d) Jacarandá, pássaro, rato, coruja. e) Jacarandá, larva de borboleta, coruja, rato. Comentário – Alternativa A – Observe que essa pirâmide é invertida, portanto, verifica-se um número menor de produtores (I) em relação aos consumidores primários (II). Isso quer dizer que serão necessários menos indivíduos produtores para alimentar os consumidores primários. Conclui-se, portanto, que o produtor se trata de uma espécie grande. No caso, um jacarandá, uma espécie de árvore. O restante da pirâmide apresenta uma distribuição normal, representando que serão necessários vários indivíduos para suprir as necessidades de poucos. Sendo assim, encontramos vários consumidores primários pequenos que servirão de alimento para animais maiores e assim por diante. 59) As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema. Entretanto, nem todos os níveis aparecem nessa representação gráfica. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nível trófico que não aparece em uma pirâmide ecológica. a) Produtores. b) Consumidores primários. c) Consumidores secundários. d) Consumidores terciários. e) Decompositores. Comentário – Alternativa E – Os decompositores, por atuarem em todos os níveis tróficos, não são representados em uma pirâmide ecológica. 60) As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.

A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar capim → bois → carrapatos, são semelhantes, respectivamente, a: a) I e II. b) I e III. c) II e I. d) II e III. e) III e II. Comentário – Alternativa D – A pirâmide II representa uma pirâmide de número na cadeia capim → bois → carrapatos, uma vez que é necessário muito capim para alimentar os bois, porém poucos bois são necessários para alimentar vários carrapatos. Já a pirâmide de energia nunca é

Page 21: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

representada de forma invertida e nela observa-se a diminuição da energia em cada nível, sendo assim, ela é representada pela pirâmide III.

PROVA COMENTADA – HISTÓRIA – 9º EF

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

B A B A E C C E B D

61) "... em 1955, em Bandung, na Indonésia, reuniram-se 29 (...) países que se apresentavam como do Terceiro Mundo. Pronunciaram-se pelo socialismo e pelo neutralismo, mas também contra o Ocidente e contra a União Soviética, e proclamaram o compromisso dos povos liberados de ajudar a libertação dos povos dependentes..." A conferência a que o texto se refere é apontada como: a) indicador da crise do sistema colonial por representar os interesses dos países que estavam

sofrendo as conseqüências do processo de industrialização na Europa. b) marco no movimento descolonizador da África e da Ásia que condenou o colonialismo, a

discriminação racial e a corrida armamentista. c) sintoma de esgotamento do imperialismo americano no Oriente Médio, provocado pela quebra do

monopólio nuclear a favor dos árabes. d) sinal de desenvolvimento da economia dos denominados "tigres asiáticos" que valorizou o

planejamento estratégico, a industrialização independente e a educação. e) indício do processo de globalização da economia mundial uma vez que suas propostas defendiam

o fim das restrições alfandegárias nos países periféricos. Comentário – Alternativa B – Em 1955 ocorreu a Conferência de Bandung, na qual foram aprovados o princípio da Coexistência Pacífica e os direitos à autonomia e à liberdade das colônias africanas, no qual, muitos países africanos conseguem após essa reunião a sua independência. Até 1955, data da Conferência eram apenas cinco países independentes na África, em 1960 esse numero de países independentes passou para vinte e seis. 62) Juscelino Kubitschek (1956-1960) se propôs a fazer o Brasil crescer "cinqüenta anos em cinco". Para tanto, fazia parte do Plano de Metas do seu governo: a) investir no setor de energia, transporte e indústria de base, concedendo vantagens aos

investidores estrangeiros. b) construir Brasília para facilitar o acesso às plantações de algodão e áreas de mineração do Brasil

central. c) consolidar as atividades industriais no país, nacionalizando as companhias de energia e

transporte. d) ligar o Brasil central, através de ferrovias, às regiões norte e nordeste, para integrá-las ao

mercado interno. e) executar projetos que reforçassem a participação do setor agroexportador na economia brasileira. Comentário – Alternativa A – JK cunhou a expressão “nacional desenvolvimentismo”, que representava uma política econômica que combinava a ação do Estado com as empresas nacionais e com o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento com base na industrialização.

Page 22: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

63) Fator que gerou o processo de descolonização dos países afro-asiáticos que estavam sob domínio das nações européias há mais de meio século: a) Alinhamento de todos os países do Terceiro Mundo às diretrizes políticas internacionais

defendidas pela União Soviética. b) Declínio na influência mundial das tradicionais potências européias. c) Instauração da auto-suficiência econômica dos países participantes do Movimento. d) Eliminação das políticas colonialistas determinadas pela Conferência de Bandung, nos diversos

países afro-asiáticos. e) Fim dos movimentos regionais nacionalistas, o que fortaleceu a unidade política e social desses

países. Comentário – Alternativa B – Com o final da Segunda Guerra Mundial, os países europeus, ficaram enfraquecidos e tiveram dificuldades para administrar suas colônias e também para reprimir movimentos libertários que surgiam em várias partes da África. 64) A partir da Segunda Guerra Mundial e até 1960, o Brasil, a exemplo de outros países do denominado "Cone Sul", teve sua história marcada por um processo de modernização caracterizado: a) pela criação de uma política desenvolvimentista baseada em um processo de industrialização

associado aos capitais estrangeiros. b) pela organização de políticas de moldes socialistas que ocasionaram a fuga de capitais

estrangeiros. c) pela elaboração de uma política oligárquica, caracterizada por uma intensa reforma agrária,

levando a um processo de crescimento do mercado interno. d) pelo surgimento de governos militares de regime ditatorial instalados para frear a expansão de

movimentos socialistas e livre da presença Norte Americana. e) pela preservação de uma política oligárquica e de caráter nacionalista, responsável por um

desenvolvimento industrial contrário aos interesses norte-americanos. Comentário – Alternativa A – No início da década de 1950, embora as opções fossem claras, a definição em torno da industrialização via capital estrangeiro ou estatal ainda não era evidente. Mas a presença norte-americana já era visível em nossa economia. Em 1951 a Comissão Mista Brasil-Estados Unidos reuniu-se para elaborar um grandioso projeto no setor energético e viário, em que uma considerável soma de capital norte-americano seria aplicada: cerca de 400 milhões de dólares. 65) Vice presidente que assumiu o cargo de presidente do Brasil após a renúncia do presidente que estava no poder, no entanto, um golpe de Estado interrompeu o seu mandato presidencial: a) Juscelino Kubitscheck c) Ernesto Geisel e) João Goulart b) Costa e Silva d) Emílio Médici Comentário – Alternativa E – Em 31/03/1964 chegou ao fim o período populista por meio de um golpe de Estado que reuniu representantes das elites dominantes, das classes médias urbanas, dos militares, da igreja, tendo a frente os militares que implantaram no Brasil o Regime Militar após derrubar o governo de João Goulart. 66) De 1945 a 1964, a história da república brasileira distinguiu-se da República Velha, entre outros aspectos, pela grande instabilidade política. Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o vice-presidente João Goulart, para tomar posse no executivo nacional, foi obrigado a aceitar uma emenda constitucional que, no dia 2 de setembro do mesmo ano, instituía:

Page 23: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

a) o Conselho de Estado, composto por oficiais militares. b) uma junta militar, composta por oficiais das três armas. c) o parlamentarismo, como forma de governo. d) a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. e) a lei que regulamentava a remessa de lucros para o exterior. Comentário – Alternativa C – Em virtude da renúncia do presidente da República Jânio Quadros, o seu vice presidente João Goulart deveria assumir o poder em 1961, no entanto, a linha política de Jango não agradava os setores dominantes do Brasil, por esse motivo através de um Ato Adicional a Constituição brasileira de 1946 sofreu uma alteração, no qual o Brasil passou a ser uma República Parlamentarista, onde poder do presidente seria limitado, pois o país passaria a ter um 1º ministro. 67) A resistência pacífica indiana, dirigida por Gandhi, contra a presença britânica ganha, em 1920, uma dimensão expressiva com a campanha de: a) nacionalização das ferrovias britânicas. b) eliminação da presença britânica no comércio de gêneros de primeira necessidade. c) desobediência civil às leis que impunham a subordinação dos indianos aos britânicos. d) unificação religiosa contra a imposição britânica da religião anglicana como oficial. e) integração política através da redução da presença britânica nas províncias do interior. Comentário – Alternativa C – Mahatma Gandhi desenvolveu um movimento de independência que possuía como característica fundamental o caráter pacífico, pregando, através de marchas e jejuns, a desobediência civil, incentivando a população a não pagar impostos e a não consumir produtos ingleses. 68) "Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte ( .. ). " O trecho acima está relacionado aos acontecimentos de 24 de agosto de 1954, que culminaram: a) na morte do recém eleito Presidente Tancredo Neves, em função de graves problemas de saúde. b) no fim do período populista, com a queda do Presidente João Goulart. c) no afastamento do Presidente Costa e Silva, devido a problemas de saúde e o impedimento do

Vice-Presidente civil Pedro Aleixo. d) na renúncia do Presidente Jânio Quadros, gerada pela oposição da UDN à política externa

independente. e) no suicídio do Presidente Getúlio Vargas, pressionado por setores conservadores e grupos

internacionais. Comentário – Alternativa E – O ano de 1954 foi marcado pela pressão interna e externa contra o governo de Getúlio Vargas. A burguesia estava assustada com o aumento salarial concedido para os trabalhadores pelo presidente e os EUA não concordavam com a política nacionalista de Vargas que havia criado a Petrobrás para controlar a exploração do petróleo brasileiro. Essa crise atingiu seu ápice quando o jornalista Carlos Lacerda sofreu um atentado, planejado pelo segurança de Getúlio Vargas. Pressionado de todos os lados e sem apoio com anteriormente, no dia 24/08/1954, Getúlio Vargas cometeu o suicídio.

Page 24: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

69) O populismo no Brasil, do ponto de vista da camada dirigente, pode ser caracterizado como: a) o estabelecimento de alianças entre os operários e camponeses no plano de representação

política urbana e rural. b) a forma assumida pelo Estado para dar conta dos anseios populares através da manipulação das

massas elaborando mecanismos para seu controle. c) uma política de clientelismo onde o coronel monopoliza a liderança política regional. d) um movimento de representatividade das elites intelectuais locais. e) o compadrismo entre os partidos políticos que buscavam estabelecer coligações. Comentário – Alternativa B – O termo populismo é utilizado para designar um conjunto de práticas políticas que consiste no estabelecimento de uma relação direta entre as massas e o líder carismático (caudilho), no qual ocorre uma manipulação discreta e “imperceptível “, pois as táticas usadas pelos governantes deixam a aparência de um governo popular. Assim, o "povo", como categoria abstrata, é colocado no centro da ação política, independentemente dos canais próprios da democracia representativa. 70) Durante o seu governo o desenvolvimento da guerra fria e o alinhamento do Brasil com os EUA provocaram o rompimento das relações diplomáticas com a União Soviética e o Partido Comunista foi posto na ilegalidade, sendo cassados os mandatos de seus representantes nas câmaras legislativas, foi o presidente que criou o Plano SALTE: a) Washington Luís b) Getúlio Vargas c) Café Filho d) Eurico Gaspar Dutra e) Nereu Ramos Comentário – Alternativa D – O presidente Dutra abriu uma nova era da política brasileira, conhecida como populista e juntamente com ela vinha o alinhamento brasileiro ao capitalismo, seguindo um modelo liberal, abrindo o mercado brasileiro às importações, principalmente dos EUA e cortando totalmente as relações com o bloco dos países socialistas liderados pela URSS.

PROVA COMENTADA – GEOGRAFIA – 9º EF

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

B A D B C C E E D C

71) Assinale a alternativa correta sobre o continente europeu. a) Apesar de suas semelhanças históricas e culturais, a Europa e a Ásia são estudadas como dois

continentes isolados. b) A Europa é bastante fragmentada do ponto de vista político. É um continente relativamente

pequeno, dividido em muitos países. c) A Europa está totalmente nos hemisférios norte e ocidental. d) O limite entre a Europa e a Ásia é definido pelos Montes Apalaches, Cordilheira do Himalaia e

mar Báltico. e) A Europa Ocidental se tornou a primeira potência econômica mundial a partir da formação da

União Europeia. Comentário – Alternativa B – As demais alternativas estão erradas, uma vez que, Europa e Ásia são estudadas de forma separada em decorrência de suas diferenças históricas e culturais; a Europa não está localizada totalmente no hemisfério ocidental e o limite entre Europa e Ásiaé definido pelos mares Cáspio e Negro; a efetiva criação da União Europeia nunca teve o poder de

Page 25: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

recolocar o continente europeu como primeira potência econômica mundial, uma posição perdida após a Primeira Guerra Mundial. 72) A Europa Ocidental exerceu uma dominação direta ou indireta sobre o mundo nos últimos séculos, tendo perdido essa liderança no século XX, em especial após a: a) Primeira Guerra mundial. b) Crise da Bolsa de valores de 1929. c) Independência das ex-colônias da África. d) Revolução Russa de 1917. e) Criação da União Europeia. Comentário – Alternativa A – A perda da hegemonia europeia está diretamente relacionada à Primeira Guerra Mundial, uma vez que a Europa foi o principal palco da Guerra e por conta disso teve todo o seu parque produtivo destruído, perdendo o domínio do comércio mundial para os EUA, então uma potência emergente. 73) Após analisar as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta. I. O colonialismo europeu foi responsável pela transferência de riqueza e tecnologia avançada aos

povos colonizados, promovendo o desenvolvimento desses povos. II. O colonialismo contribuiu bastante para que a Europa se destacasse no comércio mundial e

realizasse a Revolução Industrial, responsável pela reformulação do modo de produção mundial. III. Normalmente, os mapas-múndi mostram o continente europeu na posição centro-superior. Essa é

uma visão eurocêntrica, que coloca a Europa como centro do mundo. a) Estão certas todas as afirmações. b) Estão erradas todas as afirmações. c) Estão certas as afirmações I e II. d) Estão certas as afirmações II e III. e) Apenas a afirmação I está certa. Comentário – Alternativa D – Ao contrário do que se diz a afirmação I, o colonialismo europeu foi responsável pela apropriação de riquezasde outros povos e a imposição da cultura europeia, muitas vezes de forma violenta e exploratória. 74) Com relação à estrutura geológica, relevo e hidrografia da Europa, assinale a alternativa “ERRADA”. a) A Europa é um continente relativamente pequeno com aproximadamente 10.500.000 Km²,

incluindo a parte ocidental da Rússia. b) O litoral europeu é muito reduzido, o que desfavorece a instalação de portos. c) Os principais acidentes geográficos da Europa são: penínsulas, ilhas e estreitos. d) Os rios europeus são pequenos, bem distribuídos e não muito volumosos, se comparados aos

das áreas úmidas tropicais. e) A maior via fluvial da Europa é o rio Volga, com 3.560 Km, que passa pela planície russa e

deságua no mar Cáspio. Comentário – Alternativa B – Ao contrário, o litoral europeu é extenso e muito recortado, o que favorece a instalação de portos.

Page 26: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

75) Leia o texto a seguir.

Nem todo mundo do Bloco Oriental queria viver em ditaduras totalitárias, e muitos começaram a partir para o ocidente. Para deter o êxodo em massa, a União Soviética reforçou as fronteiras da Europa Oriental e acabou construindo um muro que cortou a cidade de Berlim em duas. Assim, a Europa ficou dividida (simbolicamente, ideologicamente e fisicamente) pelo que o estadista britânico Winston Churchill chamou de Cortina de ferro. A expressão “Cortina de Ferro”, dada por Winston Churchill, refere-se à:

a) Linha de fronteira entre os territórios judeus das áreas palestinas, estabelecida pelo governo

israelense. b) Linha divisória entre os territórios conquistados por Espanha e Portugal durante as grandes

navegações. c) Divisão do continente europeu entre os Estados sob área de influência capitalista e aqueles sob

influência soviética, após a Segunda Guerra Mundial. d) Barreira de imigração criada pela União Europeia para impedir a entrada de imigrantes asiáticos

ilegais e africanos. e) Muralha de pedra construída pela Igreja Católica após a conquista da Terra Santa, no período das

Cruzadas.

Comentário – Alternativa C – A fronteira entre territórios judeus e áreas palestinas é posterior a Winston Churchill; a linha divisória entre territórios conquistados à época das grandes navegações por Portugal e Espanha é o Tratado de Tordesilhas; a barreira criada para impedir a imigração ilegal na União Europeia é muito posterior ao contexto do Muro de Berlim e o episódio das Cruzadas é do período medieval, portanto, totalmente fora do contexto da questão. Sem dúvida o Muro de Berlim serviu para separar as áreas de influência capitalista e socialista após a Segunda Guerra Mundial.

76) Após analisar as afirmações abaixo, assinale a alternativa certa. Sobre a agropecuária europeia é correto afirmar que: I. No continente europeu as atividades primárias estão centradas numa pecuária e agricultura

intensivas e mecanizadas, com alto rendimento. II. Na Europa mediterrânea cultivam-se principalmente trigo, centeio e cevada. III. O Reino Unido se destaca pela criação de ovinos e bovinos.

a) Todas as afirmações estão erradas. b) Todas as afirmações estão certas. c) Estão certas as afirmações I e III. d) Estão certas as afirmações II e III. e) Apenas a afirmação II está certa. Comentário – Alternativa C – A Europa mediterrânea não produz cereais como trigo, centeio e aveia, típicos da Europa central e oriental, mas uvas, oliveira e cítricos. 77) O plano que visava reconstruir as economias capitalistas na Europa Ocidental para garantir o domínio de governos de centro, conservadores e liberais, e evitar que governos socialistas chegassem ao poder e se alinhassem à ex-União Soviética, recebeu o nome de: a) Pacto de Varsóvia. b) New Deal. c) Doutrina do Destino Manifesto. d) Doutrina Monroe. e) Plano Marshall.

Page 27: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa E – De fato o Plano Marshall é que visava à reconstrução da Europa Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial, com o financiamento norte americano. O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar idealizado pela União Soviética para fazer a defesa dos países do bloco socialista da Europa central e oriental; o New Deal, foi o plano de recuperação da economia dos EUA,após a crise de 1929; a Doutrina Monroe de 1823, pregava a “América para os americanos”, contrária à interferência europeia na política do continente; a Doutrina do Destino Manifesto, de fundamento calvinista, afirmava e previa a predestinação do povo americano ao domínio do continente. 78) O período conhecido como Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve: a) Corrida armamentista entre as potências imperialistas, após a Primeira Guerra Mundial. b) Domínio dos países socialistas do sul pelos capitalistas do norte. c) Choque ideológico entre o nazismo e o stalinismo durante os anos 30. d) Disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como o

Japão e a China. e) Constante confronto das duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial. Comentário – Alternativa E – A corrida armamentista típica da Guerra Fria não ocorreu após a Primeira Guerra, más após a segunda Guerra; nunca houve domínio de países socialistas sobre capitalistas; o choque ideológico da Guerra Fria foi entre o socialismo e o capitalismo liberal, não com o nazismo; a disputa pela supremacia econômica mundial não foi entre o Ocidente e as potências orientais, foi entre EUA e URSS. 79) Entre as grandes transformações políticas, econômicas e sociais que ocorreram nos países da Europa Oriental após a queda do Muro de Berlim, podemos citar: a) A continuidade da influência da Rússia nos países socialistas da África e em Cuba, após a

dissolução da URSS. b) A redução ou ruptura das relações diplomáticas da Europa Oriental com as grandes potências:

Alemanha e Estados Unidos. c) A criação do Pacto de Varsóvia. d) O recuo do socialismo real e a criação de novos países devido à fragmentação de nações mais

antigas. e) A separação definitiva entre a Alemanha Oriental e a Ocidental. Comentário – Alternativa D – De fato a queda do Muro de Berlim marca o recuo do socialismo real até o seu desaparecimento em solo europeu, assim como a desintegração de países, como o caso da Iugoslávia, que se fragmentou em Eslovênia, Croácia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina. As demais alternativas estão erradas, uma vez que, após a queda do muro de Berlim, cessou a influência soviética sobre os demais países, as relações diplomáticas dos países do leste europeu com o ocidente aumentaram; a Alemanha Oriental e a Ocidental se uniram novamente e, o Pacto de Varsóvia foi criado no início da Guerra Fria e não no final. 80) A tendência separatista verificada em vários países europeus é relativamente recente. No entanto, há alguns movimentos que buscam a independência de suas regiões há décadas. O IRA (Exército Republicano Irlandês) e o Sinn Fein, de caráter político, buscam a independência e a autonomia para a Irlanda do Norte.

Qual o país a que a Irlanda está subordinada? a) Suécia. b) Alemanha. c) Inglaterra. d) Eire. e) Bósnia.

Page 28: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

Comentário – Alternativa C – Não há o que comentar. Embora o conteúdo abordado seja válido e relevante, pergunta e resposta são diretas e óbvias.

PROVA COMENTADA – ESPANHOL – 9º EF

81 82 83 84 85 86 87 88 89 90

A E E B A D D C C C

Lee el texto y señala la alternativa de las cuestiones 81 y 82.

Los superhéroes actuales son un mal ejemplo para los jóvenes La diferencia de los clásicos como Superman o el Capitán América, los superhéroes de hoy en día son personajes de acción que participan en la imparable violencia y trasmiten un estereotipo masculino negativo. “Son agresivos, sarcásticos y raramente hablan de hacer bien a la humanidad”, explicó Sharon Lamb, psicóloga de la Universidad de Massachusetts, durante la Convención Anual de la Asociación Americana de Psicología que se acaba de celebrar en San Diego (EE.UU). Según la psicóloga, “cuando no están vestidos de superhéroes, explotan a las mujeres, alardean de lujos y transmiten su virilidad mediante poderosas armas”. Y además sólo piensan en sí mismos. En definitiva, trasmiten un estereotipo masculino poco adecuado a las nuevas geraciones. Y pone de ejemplo al popular Iron Man. Lamb ha estudiado la influencia de estos superhéroes a través de los medios de comunicación y el marketing mediante entrevistas a 674 chicos de entre 4 y 18 años y a vendedores de cómics. Junto con su equipo, ha determinado que los departamentos de marketing se aprovechan de la ventaja de que los chicos se encuentran en la edad de forjar su identidad en la adolescencia y les transmiten una versión restringida de la masculinidad. “Les muestran que pueden ser un jugador o un vago, superhéroes o flojos”, ha recalcado Lamb. En contraste, según Lamb los héroes de los libros de cómics del pasado luchaban contra los criminales, pero fuera de su disfraz eran personas reales, con problemas reales y muy vulnerables, como en el caso de Superman. “Aquellos héroes fueron creados para luchar contra las injusticias sociales durante el ascenso del fascismo”, recuerda Lamb. 81) En este artículo, la psicóloga Sharon Lamb nos dice que: a) los superhéroes actuales son muy violentos y muestran una imagen que transmite una idea

acotada del machismo. b) tanto los superhéroes del pasado como los del presente luchan contra los abusos del fascismo. c) los jóvenes actuales mantienen vigentes a los superhéroes del pasado porque son iguales a los

actuales. d) los jóvenes actuales, cuando se sacan su ropa, se transforman en personas comunes pero

mantienen sus súper poderes. e) los medios de comunicación aprovechan estos superhéroes para transmitirles un mensaje de

ayuda comunitaria a los jóvenes. Comentário – Alternativa A – De acordo com Lamb (psicóloga) no primeiro parágrafo “los superhéroes hoy en día son personajes de acción que participan en la imparable violencia y trasmiten un estereotipo masculino negativo”. 82) La siguiente frase del texto: “Aquellos héroes fueron creados para luchar contra las injusticias sociales…” está escrita en voz pasiva. Indique cuál/es de la/s siguiente/s frase/s es la mejor se corresponde gramáticamente a esa frase en voz activa.

Page 29: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

a) Los superhéroes actuales son muy violentos y muestran una imagen que trasmite una idea acotada del machismo.

b) “Habrán sido creados aquellos héroes para luchar contra las injusticias sociales…”. c) “Han sido creados aquellos héroes para luchar contra las injusticias sociales…”. d) “Creaban aquellos héroes para luchar contra las injusticias sociales…” e) “Crearon aquellos héroes para luchar contra las injusticias sociales…” Comentário – Alternativa E – Passando a frase para voz ativa, a melhor a alternativa será a letra E, onde expressa a ação do sujeito na oração. Substituindo “fueron creados” por “crearon” Lee el texto y contesta las cuestiones 83, 84 y 85. El robot es una herramienta especial en la automatización de tareas, y el avance en su desarrollo y uso es imparable. La robótica puede protagonizar la nueva revolución, tras la industrial y la digital. Su presencia entre nosotros es cada vez más habitual, de modo que el gran reto de la sociedad será aprender a conocer y mejorar su uso. Los científicos están consiguiendo que los robots colaboren con cierta normalidad con los operarios humanos, mientras unos y otros desempeñan sus tareas. Después de un año y medio de arduas labores, la firma barcelonesa Pal Robotics creó un androide concebido como guía de museos, ferias, centros comerciales, hoteles u hospitales, que incluso podría ser preparado como guardia de seguridad. El encaje de la robótica en nuestra sociedad ha causado cierta inquietud de índole laboral al modificar las necesidades de mano de obra industrial. La experiencia muestra que el balance global de la robotización industrial incrementa el confort sin necesariamente provocar desempleo, a pesar de que sí cambia los requisitos exigidos a la mano de obra demandada. Podría pensarse, desde el punto de vista laboral, que los robots son los trabajadores perfectos: siempre son puntuales, nunca caen enfermos, acatan las órdenes sin chistar, no se ausentan furtivamente ni piden días de permiso, no reclaman aumentos de sueldo e ignoran qué es una huelga. En el caso particular de los robots humanoides se puede alcanzar una gran similitud física para el ser humano, todavía su movilidad y capacidad de reacción así dista notablemente de la nuestra. Que puedan caminar y hacer algunas actividades básicas ya es todo un logro ingenieril, aunque todavía queda un largo camino por recorrer antes de llegar a los robots de las películas de ciencia ficción. INSTRUCCIÓN: Para responder a la cuestión 03, relacione las afirmativas con el contenido del texto, indicando V (verdadero) o F (falso). ( ) La robótica precedió al desarrollo industrial y digital. ( ) Se ha logrado que operarios y robots colaboren mutuamente en la ejecución de tareas. ( ) Existen robots que se emplean en el ámbito turístico. ( ) La robótica ha suscitado desasosiego en el ambiente de trabajo. ( ) Los robots se mueven y responden de forma idéntica a la de los seres humanos. 83) La secuencia correcta, de arriba hacia abajo, es a) F – V – F – F – F b) V – F – V – V – F c) V – F – V – F – V d) F – V – F – F – V e) F – V – V – V – F Comentário – Alternativa E – A primeira frase é falsa. O texto afirma que “La robótica puede protagonizar La nueva revolucion, tras la industrial e La digital”, ou seja a robótica pode protagonizar a nova revolução, após a industrial e digital. E a última frase “los robots se mueven y responden de forma idêntica a la de los seres humanos” também é falsa. No texto afirma-se “...todavia su movilidad y capacidad de reaccion asi dista notablemente de la nuestra”.

Page 30: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

84) La única pregunta que encuentra respuesta en el texto es: a) ¿En qué fecha se han desarrollado los robots para su uso en la hostelería? b) ¿Qué tipo de desafío representa la robótica para los individuos? c) ¿En qué situación se produjo el auge del desempleo? d) ¿Cuáles son las críticas que se le imputan a la empresa barcelonesa? e) ¿Por qué han sido entrenados los robots para cuidar la seguridad personal? Comentário – Alternativa B – O desafio é aprender a conviver e aceita-los.

85) El título que mejor expresa la idea central del texto es: a) Aprendiendo a convivir con la robótica b) Ventajas en los hábitos de la sociedad c) El avance de los centros industriales d) Robots humanoides más desarrollados e) Confiamos en la tecnología y en la mano de obra robótica

Comentário – Alternativa A – Pelo contexto a sociedade terá que conhecer melhor seu uso; os robôs substituirão os operários humanos, guias turísticos ou até mesmo seguranças noturnos. Isso modificará a mão de obra industrial, provocando desemprego. Lee el texto y contesta las cuestiones 86, 87 y 88.

Cada vez más compañías están considerando que una parte de sus empleados trabajen

desde casa por Internet para lograr ciertos objetivos beneficiosos para todos, como mejorar la productividad, reducir costes, y aumentar el rendimiento del empleado al hacerle trabajar en un entorno familiar. Lo cierto es que todavía existen muchas personas que piensan que este modo de trabajo hace con que el empleado desatienda sus obligaciones. La mayoría de la gente dirá que la ventaja grande de trabajar desde casa es no tener que soportar el viaje a la oficina con sus tremendos atascos. La gran desventaja que se suele ver a primera vista es la falta de contacto físico con los jefes y compañeros de trabajo. Aunque estén haciendo un excelente trabajo, muchos empleados, desde casa, se quejan de que se sienten desconectados de alguna forma de su entorno laboral. Realmente a la empresa le sale mejor económicamente hacerlo de este modo. No tiene que pagar desplazamiento, coches de empresas, vales de restaurante, etc. La empresa no se debe preocupar si el empleado llega tarde o se va más pronto; esa responsabilidad será del trabajador. La compañía solo exigirá el cumplimiento de las expectativas y objetivos marcados. Por supuesto, se hacen reuniones de seguimiento; algunas por videoconferencia y otras en la oficina cada cierto tiempo. El resto de la semana o mes, el teléfono y los e-mails son la forma habitual de contacto. Lo seguro es que en unos años un gran porcentaje de personas y empresas tomarán esta modalidad de empleo on-line como algo normal y habitual. Solo es cuestión de tiempo para que se transforme en algo generalizado.

86) De acuerdo con el texto, es correcto afirmar que: a) el ambiente laboral suele entorpecer el trabajo de equipo. b) los empleados que trabajan a distancia descuidan sus compromisos. c) las compañías han investido de lleno en el trabajo vía Internet. d) el tipo de trabajo on-line rinde beneficios a las empresas. e) muy a menudo se hacen reuniones de seguimiento.

Comentário – Alternativa D – Pelo contexto, as empresas são mais rentáveis com o trabalho on-line porque não pagam estacionamento, carros e vale alimentação, entre outros; a empresa não

Page 31: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

precisa se preocupar com os horários dos funcionários e sim com o cumprimentos das expectativa e objetivos. 87) Las palabras “ventaja” y “atascos” pueden ser traducidas al portugués, respectivamente, por: a) lucro – atrasos b) vantagem – aglomerações c) êxito – obstruções d) benefício – engarrafamentos e) sucesso – congestionamentos Comentário – Alternativa D – Ventaja “tradução”: vantagens, benefícios; Atasco “tradução”: engarrafamento, trânsito; 88) La única pregunta que encuentra respuesta en el texto es: a) ¿Quiénes niegan que el trabajo en el hogar es ventajoso? b) ¿Cuándo las empresas se decidieron por el modo de trabajo a distancia? c) ¿Cuáles son algunos de los recursos utilizados para que el trabajo on-line marche bien? d) ¿Por qué ciertas compañías rechazan la modalidad tradicional de trabajo? e) ¿Cómo han logrado las empresas reducir sueldos?

Comentário – Alternativa C – Pelo contexto, existem várias vantagens de se trabalhar em casa, uma delas é trabalhar próxima a família, não precisando se preocupar com horários. A empresa consegue economizar e terá os objetivos alcançados.

Lee el texto y contesta las cuestiones 89 y 90.

María Montessori, la educadora italiana que abrió nuevas fronteras, escribió: “Prevenir conflictos es tarea de la política; establecer la paz es tarea de la educación”. Y añadió: “la educación debe aspirar a la transformación del ser humano, con el fin de permitir el desarrollo interior de la personalidad y cultivar una visión más consciente de la misión de la humanidad y las actuales condiciones de la vida social”. En verdad, la educación encierra la clave para el futuro del género humano. Nelson Mandela escribió: “Nadie nace odiando a otra persona por el color de su piel, su procedencia o su religión”. Basado en esa firme convicción, Mandela luchó por reconstruir una nación dividida alentando iniciativas educacionales que arrancaran de raíz el odio del corazón de su pueblo y plantando en él la semilla de la no violencia y la fe en la condición humana. En la actualidad, los cambios acelerados a los que se ve sometida la sociedad evidencian que el ejercicio ciudadano no remite únicamente a disponer de derechos políticos, civiles y sociales, sino también a participar en iguales condiciones en el intercambio comunicativo, en el consumo cultural, en el manejo de la información y en el acceso a los espacios públicos. La cultura de la Paz se ha convertido en uno de los nuevos retos de la educación. Aunque los ritmos de su implantación e integración puedan ser aún muy desiguales, es preciso extender la convicción de que la educación para la Paz es una necesidad y no un lujo superfluo. Es una educación en valores que debe servir para facilitar un cambio de actitudes con miras a resolver los problemas de desequilibrio económico, social y cultural, con clara tendencia a apaciguar las luchas de poder entre los pueblos.

89) De acuerdo con el texto, las palabras “añadió”, “desarrollo” y “semilla” pueden ser sustituidas, respectivamente, sin alterar el sentido, por a) subrayó – desenvolvimiento – grano b) aclaró – avance – embrión c) agregó – crecimiento – germen

Page 32: PROVA COMENTADA PORTUGUÊS 9º EF EF - PROVA COMENTADA.pdf · Isto não trará problemas para a interpretação e a análise proposta. O mais importante ... Reescrevam o episódio

d) destacó – poder – núcleo e) expresó – vigor – raíz Comentário – Alternativa C – Tradução AÑADIR= agregar, acrescentar; Desarrollar= desenvolver, crescer; Semilla= Semente, gérmen; 90) El título que mejor sintetiza las ideas del texto es: a) La educación es de acceso público b) Derechos sociopolíticos de los individuos c) La cultura de la Paz en la educación d) Los avances en el manejo de la información e) Valores culturales inherentes a los ciudadanos Comentário da questão: A resposta correta é a letra C – Pelo contexto é uma necessidade estender a cultura da Paz à educação: ela servirá para facilitar as mudanças de atitudes e resolverá problemas de desequilíbrio econômico, social e cultural.