prova cancelada do enem-2009 resolvida e cancelada: literatura

51
prova cancelada Literatura no ENEM-2009 Manoel Neves

Upload: manoel-neves

Post on 06-Apr-2017

3.269 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

prova cancelada

Literatura no ENEM-2009 Manoel Neves

Page 2: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 01 ENEM-2009 [prova cancelada]

ANDRADE,C.D.Antologiapoé,ca.RiodeJaneiro/SãoPaulo:Record,2000.(fragmento).

NOMEIODOCAMINHO,CarlosDrummonddeAndrade

NomeiodocaminhoDnhaumapedraTinhaumapedranomeiodocaminhoTinhaumapedraNomeiodocaminhoDnhaumapedra[...]

Page 3: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 02 ENEM-2009 [prova cancelada]

DAVIS,J.Garfiel,umcharmedegato,7.Trad.daAgênciaInternacionalPress.PortoAlegre:L&PM,2000.

Page 4: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 01 ENEM-2009 [prova cancelada]

Acomparaçãoentreosrecursosexpressivosquecons<tuemosdoistextosrevelaque

o texto 1 perde suas caracterísDcas de gênero poéDco ao ser vulgarizado por histórias emquadrinho.

otexto2pertenceaogêneroliterário,porqueasescolhaslinguísDcasotornamumaréplicadotexto1.

aescolhadotema,desenvolvidoporfrasessemelhantes,caracteriza-oscomopertencentesaomesmogênero.

ostextossãodegênerosdiferentesporque,apesardaintertextualidade,foramelaboradoscomfinalidadesdisDntas.

as linguagens que constroem significados nos dois textos permitem classificá-los comopertencentesaomesmogênero.

Page 5: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 01 solução comentada

Estaquestãoenvolvedoisassuntos,asabergênerotextualeintertextualidade.Oprimeirotextoé claramente umpoema, pois se estrutura em versos, faz uma reflexãometa^sica acerca domundoeaindadialogacomdoisoutrostextos[datradiçãoclássica]–opoema“Nelmezzodelcamin”,deOlavoBilac,eaDivinacomédia,deDanteAlighieri.Osegundotextoemanálise,porsua vez, é uma história em quadrinhos na qual se retoma o conhecido poema de CarlosDrummonddeAndrade,referidoanteriormente.

Ofatodeotextodoisseapropriarintertextualmentedefragmentosdotextoumnãofazdeleumpoema.Aintencionalidade,aestrutura,osdesenhoseolugarondefoipublicadofazemdotextodoisumahistóriaemquadrinhos.Sendoassim,assinale-seaalternaDva“d”.

Page 6: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

INSTRUÇÃO ENEM-2009 [prova cancelada]

Leiaotextoaseguir.

Page 7: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO SOM DE PRETO, MCs Amilcka e Chocolate

Onossosomnãotemidade,nãotemraçaEnãotemcor.Masasociedadepragentenãodávalor.SóqueremnoscriDcar,pensamquesomosanimais.SeexisDaoladoruim,hojenãoexistemais,porqueo'funkeiro'dehojeemdiacaiunareal.Essahistóriade'porrada',issoécoisabanalAgorapareepense,seligana'responsa':seontemfoiatempestade,hojeviraabonança.ÉsomdepretoDefaveladoMasquandotocaninguémficaparado.

Page 8: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 02 ENEM-2009 [prova cancelada]

Àmedida que vem ganhando espaço namídia, o funk carioca vem abandonando seucaráterlocal,associadoàsfavelaseàcriminalidadedoRiodeJaneiro,tornando-seumaespéciedesímbolodamarginalizaçãodasmanifestaçõesculturaisdasperiferiasemtodooBrasil.Oversoqueexplicitaessamarginalizaçãoé:

Onossosomnãotemidade,nãotemraça.

Masasociedadepragentenãodávalor.

SeexisDaoladoruim,hojenãoexistemais.

Agorapareepense,seligana'responsa'.

seontemfoiatempestade,horaviraabonança.

Page 9: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 02 solução comentada

AsociedadecitadanaalternaDvabnãodávalorparaosprodutoresdosomquenãotemcor[ofunk]edepreciaasuaprodução,eissotendeaimpedirsuamaiordifusãoforadasuaáreadecriação,ouseja,marginaliza-o.Sendoassim,marque-seaalternaDva“b”.

Page 10: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO ENEM-2009 [prova cancelada]

SENTIMENTAL,CarlosDrummonddeAndrade

Ponho-meaescreverteunomecomletrasdemacarrão.Noprato,asopaesfria,cheiadeescamasedebruçadosnamesatodoscontemplamesseromânDcotrabalho.

Desgraçadamentefaltaumaletra,umaletrasomenteparaacabarteunome!

-Estásonhando?Olhequeasopaesfria!

Euestavasonhando...Eháemtodasasconsciênciasestecartazamarelo:"Nestepaíséproibidosonhar".

Page 11: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 03 ENEM-2009 [prova cancelada]

Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções dalinguagemnotextodeDrummond,pode-seafirmarque:

pormeiodosversos"Ponho-meaescreverteunome"[v.1]e"esseromânDcotrabalho"[v.5],opoetafazreferênciasaoseupróprioo^cio:ogestodeescreverpoemaslíricos.

a linguagemessencialmentepoéDcaqueconsDtuiosversos"Noprato,asopaesfria,cheiadeescamas/edebruçadosnamesatodoscontemplam"[v.3e4]confereaopoemaumaatmosferairrealeimpedeoleitordereconhecernotextodadosconsDtuDvosdeumacenarealista.

na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora damensagem,mas,nasegunda,eladeixadesedirigiraelaepassaaexprimiroquesente.

em"Euestavasonhando"[v.10],opoetademonstraqueestámaispreocupadoemresponderàperguntafeitaanteriormentee,assim,darconDnuidadeaodiálogocomseusinterlocutoresdoqueemexpressaralgosobresimesmo.

no verso "Neste país é proibido sonhar" [v.12], o poeta abandona a linguagem poéDca parafazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do "cartaz amarelo" [v.11]presentedolocal.

Page 12: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 03 Solução comentada

AalternaDvaqueapresentaumcomentáriocorretoacercadopoema“SenDmental”,deCarlosDrummonddeAndrade,éaapresentadanaletra“a”,poisosreferidosversoscomentamofazerpoéDco,oquepodesercomprovadopelousodeponho-meaescrevereromân,cotrabalho.

Comentando as demais alternaDvas: b) os versos destacados falam de eventos verossímeis,próximosdoreal,oquecaracterizariaa função“denotaDva”;c)nãohá,noprimeiroversodopoema,a funçãoconaDvaouapelaDva [centradano interlocutor],oquesedariaseo locutorusasseestruturasdoDpotextual injunDvo;d)apesardeoversoanteriortersidoapresentadoemdiscursodireto,oversodestacadoEuestavasonhandoéumcomentárioacercadomundo,o que consDtui a função emoDva ou expressiva e não a denotaDva ou referencial; e) aconstatação [apresentação de uma opinião acerca de um evento real] presente no versotranscritonestaopçãoaproxima-semaisdoDpo textual argumentaDvo,oquea aproximadafunção emoDva ou expressiva, na medida em que nela se nota uma percepção subjeDva eparcialdarealidade.

Page 13: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO ENEM-2009 [prova cancelada]

PobreIsaura!Sempreeemtodaparteestaconrnuaimportunaçãodesenhoresedeescravos,quenãoadeixamsossegarumsómomento!Comonãodeviaviveraflitoeatribuladoaquelecoração!Dentrodecasacontavaelaquatroinimigos,cadaqualmaisporfiadoemroubar-lheapazdaalma,e torturar-lheocoração: trêsamantes,Leôncio,Belchior,eAndré,eumaêmulaterríveledesapiedado,Rosa.Fácillheforarepelirasimportunaçõeseinsolênciasdosescravosecriados;masqueseriadela,quandoviesseosenhor?!...

GUIMARÃES,B.AescravaIsaura.SãoPaulo:ÁDca,1995(adaptado).

Page 14: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 04 ENEM-2009 [prova cancelada]

A personagem Isaura, como afirma o Wtulo do romance, era uma escrava. No trechoapresentado,ossofrimentosporquepassaaprotagonista

assemelham-seaosdasdemaisescravasdopaís,oqueindicaoesDlorealistadaabordagemdotemadaescravidãopeloautordoromance.

demonstramque,historicamente,osproblemasvividospelasescravasbrasileiras,comoIsaura,erammaisdeordemsenDmentaldoque^sica.

diferem dos que atormentavam as demais escravas do Brasil do século XIX, o que revela ocaráteridealistadaabordagemdotemapeloautordoromance.

indicamque,quandooassuntoeraoamor,asescravasbrasileiras,deacordocomaabordagemlíricadotemapeloautor,eramtratadascomoasdemaismulheresdasociedade.

revelamacondiçãodegradantedasmulheresescravasnoBrasil,que,comoIsaura,deacordocom a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seussenhores.

Page 15: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 04 Solução comentada

A condição vivida por Isaura difere, emmuito, do que acontecia às escravas brasileiras nosséculos XVII, XVIII e XVIII. A abordagem presente no romance de Bernardo Guimarães éidealizada.Porisso,assinale-seaalternaDva“c”.

Page 16: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO O SERTÃO E O SERTANEJO

Alicomeçaosertãochamadobruto.Nessescampos,tãodiversospelomaDzdascores,ocapimcrescidoeressecadopeloardordosoltransforma-seemvicejantetapetederelva,quandolavrao incêndio que algum tropeiro, por acaso oumero desenfado, ateia com uma faúlha do seuisqueiro.Minandoàsurdanatouceira.quedaavívidacentelha.Corradaíainstantesqualqueraragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que acontemplarmedrosaevacilanteosespaçosimensosquesealongamdiantedela.Ofogo,deDdoempontos,aqui,ali,aconsumircommaislenDdãoalgumestorvo,vaiaospoucosmorrendoatéseexDnguirdetodo,deixandocomosinaldaavassaladorapassagemoalvacentolençol,quelhefoi seguindo os velozes passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados tétricasperspecDvas.Écair,porém,daíadiascopiosachuva,eparecequeumavarinhadefadaandouporaquelessombriosrecantosatraçaraspressasjardinsencantadosenuncavistos.EntratudonumtrabalhoínDmodeespantosaaDvidade.Transbordaavida.

TAUNAY,A.Inocência.SãoPaulo:ÁDca1993(adaptado).

Page 17: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 05 ENEM-2009 [prova cancelada]

O romance român<co teve fundamental importância na formação da ideia de nação.Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais epermanentescontribuiçõesdoRoman<smoparaconstruçãodaiden<dadedanaçãoéa

possibilidadedeapresentarumadimensãodesconhecidadanaturezanacional,marcadapelosubdesenvolvimentoepelafaltadeperspecDvaderenovação.

consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o quecoibiuaexploraçãodesenfreadadasriquezasnaturaisdopaís.

construção,em linguagemsimples, realistaedocumental, semfantasiaouexaltação,deumaimagemdaterraquerevelouoquantoégrandiosaanaturezabrasileira.

expansãodoslimitesgeográficosdaterra,quepromoveuosenDmentodeunidadedoterritórionacionaledeuaconheceroslugaresmaisdistantesdoBrasilaosbrasileiros.

valorizaçãodavidaurbanaedoprogresso,emdetrimentodointeriordoBrasil,formulandoumconceitodenaçãocentradonosmodelosdanascenteburguesiabrasileira.

Page 18: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 05 Solução comentada

InocênciaéumexemplardoromanceregionalistadoRomanDsmoBrasileiro,cujaintençãoéademostrarosquatrocantosdopaíseoderegistraroscostumes,alinguagem,apaisagemeosDposhumanosdoverdadeiroBrasil,odointerior.Postoisso,assinale-seaalternaDva“d”.

Page 19: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO ENEM-2009 [prova cancelada]

ANDRADE,C.D.Novospoemas.RiodeJaneiro:JoséOlympio,1948(fragmento).

CANÇÃOAMIGA,CarlosDrummonddeAndrade

Eupreparoumacanção,emqueminhamãesereconheçatodasasmãessereconheçamequefalecomodoisolhos.[...]AprendinovaspalavrasEtorneioutrasmaisbelas.

Eupreparoumacançãoquefaçaacordaroshomenseadormecerascrianças.

Page 20: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 06 ENEM-2009 [prova cancelada]

Alinguagemdofragmentoacimafoiempregadapeloautorcomoobje<voprincipalde

transmiDrinformações,fazerreferênciaaacontecimentosobservadosnomundoexterior.

envolver,persuadirointerlocutor,nessecaso,oleitor,emumforteapeloàsuasensibilidade.

realçarossenDmentosdoeulírico,suassensações,reflexõeseopiniõesfrenteaomundoreal.

destacaroprocessodeconstruçãodeseupoema,aofalarsobreopapeldapróprialinguagemedopoeta.

manter eficiente o contato comunicaDvo entre o emissor da mensagem, de um lado, e oreceptor,deoutro.

Page 21: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 06 solução comentada

Apesardesetratardeumpoemacomfortecargalírica[emoDva],afunçãoquepredominaem“Cançãoamiga”é ametalinguís,ca, pois o sujeitopoéDco sepõea falar acercado seu fazerpoéDcoedaintencionalidadedeseutrabalho.Assinale-se,pois,aalternaDva“d”.

Page 22: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO ENEM-2009 [prova cancelada]

PESSOA,F.Poemasescolhidos.SãoPaulo:Globo,1997.

ISTO,FernandoPessoa

DizemquefinjooumintoTudoqueescrevo.Não.EusimplesmentesintoComaimaginação.Nãousoocoração.

TudooquesonhooupassoOquemefalhaoufinda,ÉcomoqueumterraçoSobreoutracoisaainda.Essacoisaéqueélinda.

PorissoescrevoemmeioDoquenãoestáaopé,Livredomeuenleio,Sériodoquenãoé.

SenDr?Sintaquemlê!

Page 23: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

FernandoPessoaéumdospoetasmaisextraordináriosdoséculoXX.Suaobsessãopelofazerpoé<conãoencontroulimites.Pessoaviveumaisnoplanocria<vodoquenoplanoconcreto,ecriarfoiagrandefinalidadedesuavida.Poetada"GeraçãoOrfeu",assumiuumaa<tudeirreverente.

Combasenotextoenatemá<cadopoemaIsto,conclui-sequeoautor

QUESTÃO 07 ENEM-2009 [prova cancelada]

revelaseuconflitoemoDvoemrelaçãoaoprocessodeescrituradotexto.

considerafundamentalparaapoesiaainfluênciadosfatossociais.

associaomododecomposiçãodopoemaaoestadodealmadopoeta.

apresentaaconcepçãodoRomanDsmoquantoàexpressãodavozdopoeta.

separaossenDmentosdopoetadavozquefalanotexto,ouseja,doeulírico.

Page 24: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 07 solução comentada

MetalinguisDcamente,nopoema“Isto”,osujeitopoéDcodissociasuaemoçãodaobraliteráriaque cria. Tal dissociação pode ser percebida principalmente nos versos Eu sinto com aimaginação/NãocomocoraçãoeSen,r?Sintaquemlê.Assinale-se,pois,aalternaDva“e”.

Page 25: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 01 ENEM-2009 [prova cancelada]

ANDRADE,C.D.Antologiapoé,ca.RiodeJaneiro/SãoPaulo:Record,2000.(fragmento).

NOMEIODOCAMINHO,CarlosDrummonddeAndrade

NomeiodocaminhoDnhaumapedraTinhaumapedranomeiodocaminhoTinhaumapedraNomeiodocaminhoDnhaumapedra[...]

Page 26: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 02 ENEM-2009 [prova cancelada]

As lavadeiras deMossoró, cadauma tem suapedrano rio: cadapedra é herançade família,passandodemãeafilha,defilhaaneta,comovãopassandoaságuasnotempo(...)Alavadeiraeapedraformamumenteespecial,quesedivideesereúneaosabordotrabalho.Seamulherentoaumacanção,percebe-sequenovapedraaacompanhaemsurdina...

ANDRADE,C.D.Contossempropósito.RiodeJaneiro:JornaldoBrasil,CadernoB.17/7/1979(fragmento)

Page 27: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 08 ENEM-2009 [prova cancelada]

Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma econteúdodapalavra“pedra”,pormeiodaqualseobserva

oemprego,emambosostextos,dosenDdoconotaDvodapalavra“pedra”.

aidenDdadedesignificação,jáquenosdoistextos,“pedra”significaempecilho.

apersonificaçãode“pedra”que,emambosostextos,adquirecaracterísDcasanimadas.

opredomínio,noprimeirotexto,dosenDdodenotaDvode“pedra”comomatériamineralsólidaedura.

auDlização,nosegundotexto,dosignificadode“pedra”comodificuldadematerializadaporumobjeto.

Page 28: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 08 Solução comentada

ApesardenosegundotextopredominarosenDdodenotaDvodepedra, talvocábulo,emseuúlDmoempregopodeserentendidonosenDdofigurado,conotaDvo.Noprimeirotexto,porsuavez,apalavratantopodetersidousadanosenDdoreal,próprio,denotaDvo,quantonosenDdosegundoefigurado.Assinale-se,pois,aalternaDva“a”.

Page 29: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO ENEM-2009 [prova cancelada]

Ómeio-diaconfuso,óvinte-e-umdeabrilsinistro,queintrigasdeouroedesonhohouveemtuaformação?Quemordena,julgaepune?Queméculpadoeinocente?NamesmacovadotempocaiocasDgoeoperdão.MorreaDntadassentençaseosanguedosenforcados...—liras,espadasecruzespuracinzaagorasão.Namesmacova,aspalavras,osecretopensamento,ascoroaseosmachados,menDraeverdadeestão.

MEIRELES,C.RomanceirodaInconfidência.RiodeJaneiro:Aguilar,1972.(fragmento)

Page 30: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 09 ENEM-2009 [prova cancelada]

OpoemadeCecíliaMeirelestemcomopontodepar<daumfatodahistórianacional,aInconfidênciaMineira.Nessepoema,arelaçãoentretextoliterárioecontextohistóricoindicaqueaproduçãoliteráriaésempreumarecriaçãodarealidade,mesmoquandofazreferênciaaumfatohistóricodeterminado.NopoemadeCecíliaMeireles,arecriaçãoseconcre<zapormeio

doquesDonamentodaocorrência dopróprio fato, que, recriado, passa a exisDr como formapoéDcadesassociadadahistórianacional.

da descrição idealizada e fantasiosa do fato histórico, transformado em batalha épica queexaltaaforçadosideaisdosInconfidentes.

darecusadaautoradeinserirnosversosodesfechohistóricodomovimentodaInconfidência:aderrota,aprisãoeamortedosInconfidentes.

do distanciamento entre o tempo da escrita e o da Inconfidência, que, quesDonadapoeDcamente,alcançasuadimensãohistóricamaisprofunda.

do caráter trágico, que,mesmo semcorresponder à realidade, foi atribuídoao fatohistóricopelaautora,afimdeexaltaroheroísmodosInconfidentes.

Page 31: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 09 Solução comentada

Aformacomoopoema,publicadoem1953,retomaoseventosligadosàInconfidênciaMineirademonstra que a autora não se preocupou em relatar exatamente o que aconteceu,mas emapresentarumaversãoarTs,cadaqueleepisódiodahistórianacional.Aoevocaro21deabril—diade1792emqueTiradentesfoienforcado—,otextomostraque,comopassardosanos,osfatos da Inconfidência vão caindo na “cova do tempo” e ficando cada vez mais indis,ntos:misturam-se então “culpado e inocente”, “men,ra e verdade”, “cas,go e perdão”. Ao sercantado em verso, aquele movimento polí,co a,ngiu uma dimensão histórica profunda,inserindo-se no imaginário do povo brasileiro, igualando-se a grandes eventos da civilizaçãoocidentalquemo,varampoemas,taiscomo:aGuerradeTróia,temadaIlíada,eoretornodeUlissesaÍtaca,temadaAOdisséia(ambospoemasdogregoHomero);aviagemdeVascodaGamaàsÍndiaseOsLusíadas,deLuísdeCamões.Assinale-se,pois,aalternaDva“d”.

Page 32: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 01 ENEM-2009 [prova cancelada]

Principiei a leitura de má vontade. E logo emperrei na história de um menino vadio que,dirigindo-se à escola, se retardava a conversar com os passarinhos e recebia deles opiniõessisudasebonsconselhos.Emseguidavinhamoutrosirracionais,igualmentebem-intencionadose bem falantes. Havia amoscazinha quemorava na parede de uma chaminé e voava à toa,desobedecendo às ordensmaternas, e tanto voou que afinal caiu no fogo. Esses contosmeintrigaram com o [livro] Barão de Macaúbas. Infelizmente um doutor, uDlizando bichinhos,impunha-nosalinguagemdosdoutores.—Querestubrincarcomigo?Opassarinho,nogalho,respondiacompreceitoemoral,eamoscausavaadjeDvoscolhidosnodicionário.AfiguradobarãomanchavaofronDspíciodolivro,eagentepercebiaqueeradeleopedanDsmoatribuídoà mosca e ao passarinho. Ridículo um indivíduo hirsuto e grave, doutor e barão, pipilarconselhos,zumbiradmoestações.

RAMOS,G.Infância.RiodeJaneiro:Record,1986(adaptado).

Page 33: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 02 ENEM-2009 [prova cancelada]

Dado que a literatura, como a vida, ensina na medida em que atua com toda sua gama, éarDficialquererqueelafuncionecomoosmanuaisdevirtudeeboaconduta.Easociedadenãopodesenãoescolheroqueemcadamomentolhepareceadaptadoaosseusfins,enfrentandoaindaassimosmaiscuriososparadoxos,poismesmoasobrasconsideradasindispensáveisparaaformaçãodomoçotrazemfrequentementeoqueasconvençõesdesejariambanir.Aliás,essaespécie de inevitável contrabando é um dosmeios por que o jovem entra em contato comrealidadesquesetencionaescamotear-lhe.

CANDIDO,A.Aliteraturaeaformaçãodohomem.DuasCidades.SãoPaulo:Ed.34,2002(adaptado).

Page 34: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 10 ENEM-2009 [prova cancelada]

Osdois textosacima,comenfoquesdiferentes,abordamummesmoproblema,queserefere,simultaneamente,aocampoliterárioeaosocial.Considerando-searelaçãoentreosdoistextos,verifica-sequeelestêmemcomumofatodeque

tratam domesmo tema, embora comopiniões divergentes, expressas no primeiro texto pormeiodaficçãoe,nosegundo,poranálisesociológica.

foi usada, em ambos, linguagem de caráter moralista em defesa de uma mesma tese: aliteratura,muitasvezes,énocivaàformaçãodojovemestudante.

sãouDlizadaslinguagensdiferentesnosdoistextos,queapresentamummesmopontodevista:aliteraturadeixaveroquesepretendeesconder.

a linguagem figurada é predominante em ambos, embora o primeiro seja uma fábula e osegundo,umtextocienrfico.

o tomhumorísDcocaracterizaa linguagemdeambosos textos,emquesedefendeocaráterpedagógicodaliteratura.

Page 35: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 10 Solução comentada

Assinale-se a alternaDva “c”, pois tanto o texto de Graciliano Ramos quanto o de AntonioCandidoapontamparaocaráterpedagógico,didá,co,didáDcoquealiteraturapodevirater.

Page 36: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

INSTRUÇÃO ENEM 2009 [prova cancelada]

Leiaopoemaaseguir.

Page 37: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO LATA, Gilberto Gil

UmalataexisteparaconteralgoMasquandoopoetadiz:“Lata”Podeestarquerendodizeroinconrvel

UmametaexisteparaserumalvoMasquandoopoetadiz:“Meta”PodeestarquerendodizeroinaDngível

Porisso,nãosemetaaexigirdopoetaQuedetermineoconteúdoemsualataNalatadopoetatudonadacabePoisaopoetacabefazerComquenalatavenhacaberOincabível

Deixeametadopoeta,nãodiscutaDeixeasuametaforadadisputaMetadentroefora,lataabsolutaDeixe-asimplesmentemetáfora

Page 38: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 11 ENEM-2009 [prova cancelada]

Ametáforaéafiguradelinguagemiden<ficadapelacomparaçãosubje<va,pelasemelhançaouanalogiaentreelementos.OtextodeGilbertoGilbrincacomalinguagemremetendo-nosaessaconhecidafigura.Otrechoemqueseiden<ficaametáforaé:

Umalataexisteparaconteralgo.

Masquandoopoetadiz:“Lata”.

Umametaexisteparaserumalvo.

Porissonãosemetaaexigirdopoeta.

Quedetermineoconteúdoemsualata.

Page 39: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 11 Solução comentada

ComentandoasalternaDvas:a)lataealgosãorealidadespróximas,nãoháanalogia;b)nãoseestabeleceuumaanalogia,poisasrealidadesdessemelhantesnãoforamaproximadas;c)metae alvo são palavras que pertencem a ummesmo campo semânDco; d) não há, nesta opçãoaproximaçãoderealidadesdessemelhantes;e)apalavraconteúdo,notextoemanálise,remeteàideiadeinfinito,designificadosmúlDplospotenciaise,dessemodo,sedisvinculadosenDdoesperadoparalata.Marque-se,pois,aalternaDva“e”.

Page 40: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 01 O MORCEGO, Augusto dos Anjos

Meia-noite.Aomeuquartomerecolho.MeuDeus!Eestemorcego!E,agora,vede:Nabrutaardênciaorgânicadasede,Morde-meagoelaígneoeescaldantemolho.

“Voumandarlevantaroutraparede...”Digo.Ergo-meatremer.FechooferrolhoEolhooteto.Evejo-oainda,igualaumolho,Circularmentesobreaminharede!

Pegodeumpau.Esforçosfaço.ChegoAtocá-lo.Minh’almaseconcentra.Queventreproduziutãofeioparto?!

AConsciênciaHumanaéestemorcego!Pormaisqueagentefaça,ànoite,eleentraImpercepDvelmenteemnossoquarto!

ANJOS,A.Obracompleta.RiodeJaneiro:Aguilar,1994.

Page 41: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 02 ENEM-2009 [prova cancelada]

Olugar-comumemqueseconverteuaimagemdeumpoetadoenDo,comogostodomacabroe do horroroso, dificulta que se veja, na obra de Augusto dos Anjos, o olhar clínico, ocomportamentoanalíDco,atémesmocertafrieza,certaimpessoalidadecienrfica.

CUNHA,F.Roman,smoemodernidadenapoesia.RiodeJaneiro:Cátedra,1988(adaptado).

Page 42: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 12 ENEM-2009 [prova cancelada]

Emconsonância comos comentáriosdo texto2acercadapoé<cadeAugustodosAnjos,opoemaOmorcegoapresenta-se,enquantopercepçãodomundo,comoformaesté<cacapazde

reencantaravidapelomistériocomqueosfatosbanaissãorevesDdosnapoesia.

expressarocaráterdoenDodasociedademodernapormeiodogostopelomacabro.

representar realisDcamente as dificuldades do coDdiano semassociá-lo a reflexões de cunhoexistencial.

abordar dilemas humanos universais a parDr de um ponto de vista distanciado e analíDcoacercadocoDdiano.

conseguiraatençãodoleitorpelainclusãodeelementosdashistóriasdehorroresuspensenaestruturalíricadapoesia.

Page 43: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 12 Solução comentada

Em“Omorcego”,olocutor,aparDrdeumeventobanal[oavistardeummorcegonotetodeseuquarto]fazreflexõesacercadaconsciênciahumana.Assinale-se,pois,aalternaDva"d".

Page 44: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 01 OUVIR ESTRELAS, Olavo Bilac

Ora,(direis)ouvirestrelas!Certoperdesteosenso!”Eeuvosdirei,noentanto,que,paraouvi-las,muitavezdespertoeabroasjanelas,pálidodeespanto...

Econversamostodanoite,enquantoaVia-Láctea,comoumpálioaberto,cinDla.E,aoviroSol,saudosoeempranto,indaasprocuropelocéudeserto.

Direisagora:“Tresloucadoamigo!Queconversascomelas?”QuesenDdotemoquedizem,quandoestãoconDgo?”

Eeuvosdirei:“Amaiparaentendê-las!PoissóquemamapodeterouvidoCapazdeouviredeentenderestrelas.”

BILAC,Olavo.Ouvirestrelas.In:Tarde,1919.

Page 45: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 02 OUVIR ESTRELAS, Bastos Tigre

Ora,direis,ouvirestrelas!Vejoqueestásbeirandoamaluquiceextrema.NoentantoocertoéquenãopercooensejoDeouvi-lasnosprogramasdecinema.

Nãopercofita;edir-vos-eisempejoquemaiseugozoseescabrosoéotema.Umabocadeestreladandobeijoé,meuamigo,assuntop’raumpoema.

Direisagora:Mas,enfim,meucaro,Asestrelasquedizem?QuesenDdotêmsuasfrasesdesabortãoraro?

Amigo,aprendeinglêsparaentendê-las,PoissósabendoinglêssetemouvidoCapazdeouviredeentenderestrelas.

TIGRE,Bastos.Ouvirestrelas.In:Becker,I.Humorehumorismo:Antologia.SãoPaulo:Brasiliense,1961.

Page 46: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 13 ENEM-2009 [prova cancelada]

Apar<rdacomparaçãoentreospoemas,verifica-seque,

notextodeBilac,aconstruçãodoeixotemáDcosedeuemlinguagemdenotaDva,enquantonodeTigre,emlinguagemconotaDva.

no texto de Bilac, as estrelas são inacessíveis, distantes, e no texto de Tigre, são próximas,acessíveisaosqueasouvemeasentendem.

no texto de Tigre, a linguagem émais formal,mais trabalhada, como se observa no uso deestruturascomo“dir-vos-eisempejo”e“entendê-las”.

no texto de Tigre, percebe-se o uso da linguagemmetalinguísDca no trecho “Uma boca deestreladandobeijo/é,meuamigo,assuntop’raumpoema.”

no texto de Tigre, a visão românDca apresentada para alcançar as estrelas é enfaDzada naúlDmaestrofedeseupoemacomarecomendaçãodecompreensãodeoutraslínguas.

Page 47: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 13 Solução comentada

OtextodeBilactratadodiálogoentreoeulíricoeasestrelasdocéu,possíveldeseestabelecerapenasporpessoasapaixonadas,eodeBastosTigre,humorís,co,dodiálogocomasestrelasdecinema, que só acontece se o eu lírico aprender o inglês, a língua falada por tais estrelas.Quandooeulírico,notextodeBastosTigre,menciona“umabocadeestreladandobeijo”comoumassuntopropícioparacomporumpoema,estáfazendoumcomentáriosobreoseuprópriotexto, já que o poema aborda justamente essa temá,ca. Esse procedimento exemplifica afunçãometalinguís,cadalinguagem.Marque-se,pois,aalternaDva“d”.

Page 48: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 01 CANÇÃO DO EXÍLIO, Gonçalves Dias

Minhaterratempalmeiras,OndecantaoSabiá;Asaves,queaquigorjeiam,Nãogorjeiamcomolá.

Nossocéutemmaisestrelas,Nossasvárzeastêmmaisflores,Nossosbosquestêmmaisvida,Nossavidamaisamores.[...]

Minhaterratemprimores,Quetaisnãoencontroeucá;Emcismar—sozinho,ànoite—Maisprazereuencontrolá;MinhaterratempalmeirasOndecantaoSabiá.

NãopermitaDeusqueeumorra,Semqueeuvolteparalá;SemquedesfruteosprimoresQuenãoencontroporcá;Semqu’indaavisteaspalmeirasOndecantaoSabiá.

Page 49: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

TEXTO 02 CANTO DE REGRESSO À PÁTRIA, Oswald de Andrade

MinhaterratempalmaresOndegorjeiaomarOspassarinhosdaquiNãocantamcomoosdelá

MinhaterratemmaisrosasEquasetemmaisamoresMinhaterratemmaisouroMinhaterratemmaisterra

OuroterraamorerosasEuquerotudodeláNãopermitaDeusqueeumorraSemquevolteparalá

NãopermitaDeusqueeumorraSemquevoltepraSãoPauloSemqueeuvejaarua15EoprogressodeSãoPaulo

Page 50: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 14 ENEM-2009 [prova cancelada]

Os textos 1 e 2, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmomo<vopoé<co:apaisagembrasileiraentrevistaadistância.Analisando-os,conclui-seque

oufanismo,aDtudedequemseorgulhaexcessivamentedopaísemquenasceu,éotomdequeserevestemosdoistextos.

aexaltaçãodanaturezaéaprincipalcaracterísDcadotexto2,quevalorizaapaisagemtropicalrealçadanotexto1.

otexto2abordaotemadanação,comootexto1,massemperderavisãocríDcadarealidadebrasileira.

o texto 1, em oposição ao texto 2, revela distanciamento geográfico do poeta em relação àpátria.

ambosostextosapresentamironicamenteapaisagembrasileira.

Page 51: Prova cancelada do ENEM-2009 resolvida e cancelada: Literatura

QUESTÃO 14 Solução comentada

Odiálogo entre os textos é uma relação de intertextualidade.O texto 1, do poeta român,coGonçalves Dias, fala da nação numa perspec,va nacionalista, ufanista, exaltando a pátria apar,r de sua natureza exuberante, figura,vizada pelas palmeiras e os sabiás. O texto 2, dopoetamodernistaOswalddeAndrade,inscreve-senumaoutraesté,ca,tendoumaperspec,vamaiscrí,cadoqueoprimeiro:atrocade“palmeiras”por“palmares”confereaotextoumtomdedenúncia.Emvezdetratarcominocênciaeingenuidadedeumanaçãoidílica,mostraqueopaís no passado escravizou os negros, e que estes se organizaram, resis,ram, lutaram (oQuilombo dos Palmares, por exemplo, foi um importante núcleo de resistência dos negros).Assinale-se,pois,aalternaDva“c”.