prova bimestral 3 bimestre 2014

11
EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033 PROVA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS Nome:_________________________________________________n°:____ Ano ____ 1-São rochas que se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares.Se formam quando essas são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais. Como exemplo dessas rochas temos o tão valioso diamante. Esse tipo de rocha é : A( )Húmus B( )Rocha Metamórfica C ( ) Rocha magmática D( ) Rocha sedimentar 2- Um agricultor, ao perceber que sua plantação não estava se desenvolvendo como esperado, comprou algumas minhocas para colocar no solo, pois as minhocas: A ( ) Alimentam-se das raízes das plantas B ( ) Alimentam-se de pragas C( ) Só vivem próximas às plantações D( ) Cavam túneis que facilitam a entrada de ar e água no solo 3- Quanto ao processo de formação do solo assinale com falso ( F) e verdadeiro (V) . ( ) O solo é composto somente por restos de animais e plantas . ( ) O processo de formação do solo é realizado com a ação do intemperismo químico e físico. ( )Existem diversos tipos de solo, que transformam a paisagem do local onde se encontram . Está correta a alternativa : A( )F,V,F B( ) V,F,V C( )F,V,V D( )V,F,F 4- Quais tipos de solo (locais) são necessários para o desenvolvimento dessas plantas respectivamente : Arroz cacto cenoura A ( ) Encharcado, seco e úmido. B ( ) Seco, úmido e encharcado. C( ) Úmido, seco e encharcado. D( ) Encharcado,seco e úmido . Nota:

Upload: celiacristina

Post on 23-Jan-2016

260 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Prova de Ciências

TRANSCRIPT

Page 1: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

PROVA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS

Nome:_________________________________________________n°:____ 6° Ano ____

1-São rochas que se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares.Se formam quando essas são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais. Como exemplo dessas rochas temos o tão valioso diamante. Esse tipo de rocha é :

A( )Húmus B( )Rocha Metamórfica C ( ) Rocha magmática D( ) Rocha sedimentar

2- Um agricultor, ao perceber que sua plantação não estava se desenvolvendo como esperado, comprou algumas minhocas para colocar no solo, pois as minhocas:A ( ) Alimentam-se das raízes das plantas B ( ) Alimentam-se de pragas C( ) Só vivem próximas às plantaçõesD( ) Cavam túneis que facilitam a entrada de ar e água no solo

3- Quanto ao processo de formação do solo assinale com falso ( F) e verdadeiro (V) .( ) O solo é composto somente por restos de animais e plantas .( ) O processo de formação do solo é realizado com a ação do intemperismo químico e físico.( )Existem diversos tipos de solo, que transformam a paisagem do local onde se encontram .

Está correta a alternativa :A( )F,V,F B( ) V,F,V C( )F,V,V D( )V,F,F

4- Quais tipos de solo (locais) são necessários para o desenvolvimento dessas plantas respectivamente :

Arroz cacto cenoura

A ( ) Encharcado, seco e úmido.B ( ) Seco, úmido e encharcado.C( ) Úmido, seco e encharcado.D( ) Encharcado,seco e úmido .

5- “O solo, quando modificado para cultivo ou desprovido de sua vegetação originária, fica propício à erosão, capaz de remover mil vezes mais material do que se este mesmo solo estivesse coberto. Por ano, o Brasil perde, aproximadamente, 500 milhões de toneladas de solos através da erosão. “ Sobre o processo de erosão, assinale a alternativa INCORRETA. A ( ) A erosão ocorre principalmente em locais muito inclinados .B( ) O deslizamento do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento e ondas.C( ) Florestas nativas evitam erosões, pois as raízes podem “segurar” o no solo.D( ) A destruição da vegetação natural para construções de casas não aumenta as chances de ocorrência de erosões.

6- Todos os anos José Vitor planta em sua fazenda vários hectares de milho. Começou a observar o surgimento de pragas e passou a usar muitos agrotóxicos , trazendo riscos para a sua saúde e de todos a sua volta . Qual a prática de cultivo utilizada por José Vitor?(A) Monocultura (B)Queimadas (C) Reflorestamento (D) Rotação de culturas

7-Dentre as técnicas praticadas pelo homem que ajudam a preservar o solo podemos citar :A ( ) Rotação de culturas, irrigação, Adubação verde e conservação das matas ciliares .

Nota:

Page 2: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

B ( ) Monocultura, irrigação, adubação verde , queimadas e rotação de culturas.C( ) Queimadas , adubação verde, erosão e irrigação.D( ) Irrigação, queimadas, rotação de culturas e proteção das matas ciliares .

8- As rochas e os minerais encontrados na natureza são as principais fontes de substâncias utilizadas na produção de objetos essenciais para a nossa sobrevivência. Qual a sequencia de materiais abaixo pode ser obtida através das rochas ?A ( ) Eletrônicos , vidro, estátuas e borracha.B ( ) Joias, eletrônicos,estátuas e construções.C( ) Papel, borracha , lápis e vidro.D( ) Joias, eletrônicos, vidro e papel.

9- De acordo com a ilustração do solo e seus componentes, podemos afirmar que no solo:

A( ) não encontramos seres vivos. B( ) encontramos apenas minerais. C( ) há seres vivos e componentes minerais. D( ) encontramos apenas água e ar.

10-- Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Segundo o texto a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.São ações que indicam a prática da sustentabilidade:(A) Tomar banhos demorados. Utilizar sacolas plásticas sempre que necessário pois, o uso de bolsas ecológicas causam danos muito maiores ao meio ambiente.(B) Evitar o consumo excessivo, exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.(C) Continuar jogando lixos em rios e córregos desde que se construam estações de tratamento de água .(D) Não reutilizar embalagens retornáveis como as de refrigerante, pois são altamente tóxicas.

Page 3: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

PROVA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS Nome:_________________________________________________n°:____ 7° Ano ____

1-São animais que possuem o corpo coberto de poros pelos quais se alimentam.São filtradores e ajudam alimpar o ambiente onde se encontram.Esses animais são :A ( ) Cnidários B( )Anelídeos C ( )Poríferas D ( ) Moluscos

2- Dentre os animais abaixo, qual a alternativa que indica apenas animais invertebrados?A ( ) Cobra, lesma, caracol, formiga e escorpião B( ) Sapo, cobra,água-viva,minhoca e besouro C( ) Formiga, escorpião, caracol, lagosta e polvo.D( ) Anêmona, lagarto,sapo, caracol e pulga.

3-Na natureza existem diferentes animais conhecidos e outros desconhecidos. Sendo assim, para facilitar seu estudo e compreensão foram divididos em reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies. Chamamos de invertebrados os animais que não possuem coluna vertebral nem crânio. Assinale a alternativa que representa os filos pertencentes aos invertebrados.A ( ) poríferos, cnidários, platelmintos,nematelmintos,  anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos.B( ) poríferos, cnidários, platelmintos,nematelmintos,  mamíferos, moluscos, artrópodes e equinodermos.C( ) poríferos, cnidários, platelmintos,nematelmintos,  anelídeos, répteis, artrópodes e equinodermos.D( ) poríferos, cnidários, platelmintos,nematelmintos,  anelídeos, molusco e equinodermos.

4- Leia a canção abaixo :Minhoca, minhocaMe dá uma beijocaNão dou, não douEntão eu vou roubarMinhoco, minhocoVocê é mesmo loucoBeijou do lado erradoA boca é do outro lado

De acordo com o que aprendemos em sala de aula sobre os anelídeos, que tem como representante mais famoso a minhoca. O que está errado na canção.

A ( ) As minhocas não tem boca , seria impossível que se beijassem . B( ) São hermafroditas, e é possível sabe onde é a cabeça pela proximidade do clitelo. C( ) Não existe minhoca macho ou fêmea e a boca se encontra próxima ao rabo.D( ) A canção está correta , as minhocas possuem sexos separados no clitelo .

5-Os cnidários são animais aquáticos que são temidos pelos banhistas. De onde vem esse medo:A ( ) Do fato dos cnidários serem animais que lembram o monstro mitológico medusa e serem gosmentos .B( ) Da formação de quilômetros de corais, que podem morder os banhistas.C( ) Devido a crenças sem fundamento, pois não há porque temer esses animais.D ( ) Da capacidade que esses animais têm de provocar irritações e queimaduras quando entram em contado com a pele.

6- Os Platelmintos de um modo geral são: A( )Animais terrestres; B ( )Animais terrestres que não precisam da água para sobreviver

Nota:

Page 4: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

C( )Animais aquáticos,que possuem tentáculos que se locomovem por meio de jatos de água D( )Animais ou vermes, que tem o corpo mole, que parasitam o corpo humano.  7- Sobre os grande grupo dos artrópodes é correto afirmar:A( )Os camarões, caranguejos, moscas, baratas e gafanhotos, são exemplos de animais que não tem formação de exoesqueletos. B ( )Os artrópodes são do grupo de animais com maior número de espécie.C( ) Artrópodes são animais que possuem exoesqueletos, porém ,nunca mudam de forma .D ( )Aranhas, escorpiões e os ácaros não são exemplos de animais da classe dos artrópodes

8- Os moluscos constituem um grupo abundante e diversificado de animais que apresentam corpo mole, com ou sem concha. Assinale a alternativa que indica corretamente todos os possíveis habitats desses animais. A ( ) Ambientes: água doce e terrestres. B( ) Ambiente: marinho e ar .C( ) Ambientes aquáticos: água doce e salgada. D( ) Ambientes: marinho e terrestre.

9- Com relação ao Reino Animal, assinale, com um X, a afirmativa CORRETA. A ( ) A lombriga e a solitária (tênia), parasitas do intestino humano, pertencem aos filos Platelmintos e Nematelmintos, respectivamente. B( ) Animais cujo corpo é formado por numerosos anéis repetidos pertencem ao filo Anelídeos, do qual a minhoca é o representante mais conhecido. C ( ) No filo Molusca todos os animais possuem conchas externas ,como é o caso das ostras, mexilhões, lesma e do polvo. D( ) O filo molusca é formado, basicamente, por dois tipos de indivíduos, ás água vivas e corais .

10 – Observe os animais abaixo e assinale a opção correspondente ao filo de cada um :

A( ) Cnidário,anelídeo, artrópode,molusco B( ) Cnidário, molusco, artrópode e equinodermo.C( ) Porífero, cnidário,equinodermo e molusco. D( ) Porífero, Molusco,Artrópode e Equinodermo.

Page 5: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

PROVA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS Nome:_________________________________________________n°:____ 8° Ano ____

1- Durante uma aula de Ciências sobre respiração, a professora ditou um texto introdutório. Como um grupo de colegas conversava enquanto ela ditava, o texto de Lairton, um dos alunos, ficou incompleto:

“Depois que o ar chega aos alvéolos pulmonares, o gás ____I__ sai dos alvéolos e vai para o sangue, enquanto o gás ___II___ sai do sangue e passa para os alvéolos. Este processo é chamado _____III____. Começa, então, uma importante viagem. Para chegar até as células, o oxigênio é transportado por uma proteína, chamada hemoglobina. Lá chegando, o gás passa para a célula ocorrerá à respiração celular.” Para completar o texto corretamente, I, II e III devem ser substituídos,respectivamente, por A ( ) carbônico, oxigênio, trocas gasosas . B( ) nitrogênio, trocas gasosas, oxigênio. C( ) oxigênio, carbônico, trocas gasosas. D( ) oxigênio, glicose, energia.

2- O sangue após passar por um processo de centrifugação fica dividido em duas partes são elas:A( )Plasma /glóbulos vermelhos e plaquetas B( )Glóbulos brancos e plasma/Glóbulos vermelhos e plaquetas

C( )Plasma/Glóbulos vermelho e brancos e plaquetas D( )Plasma/plaquetas

3- –As células sanguíneas que tem a função de defender o nosso organismos de vírus e bactérias e estacar sangramentos são respectivamente : A( )Leucócitos e plaquetas .B( )Eritrócitos e leucócitos. C( )Plaquetas e leucócitos.D( )Eritrócitos e plaquetas .

4- Um dos meios de se avaliar o estado de saúde de um indivíduo é através do hemograma, exame de sangue que separa e quantifica seus diferentes componentes. A tabela abaixo indica os valores normais dos elementos figurados: Hemácias - 4.500.000 a 5.700.00/mm³; Leucócitos – 6.000 a 10.000/mm³; Plaquetas – 150.000 a 450.000/mm³. De acordo com o médico, um paciente que estava com falta de ar, cansaço, dor de cabeça, tontura e com a contagem baixa de hemácias tem :A ( ) infecção, pois as hemácias são responsáveis pela defesa do corpo. B( ) hemofilia, pois as hemácias realizam a coagulação do sangue. C( ) alergia, pois os glóbulos vermelhos atacam os alérgenos. D( ) anemia, pois as hemácias fazem o transporte de gás oxigênio e de CO2.

5- Edson é portador do sangue tipo O negativo. Em um acidente foi preciso que voluntários doassem sangue, Helias estavam entre os doadores. Quem poderá receber o sangue de Edson?A( )Somente as pessoas que tiverem o tipo sanguíneo O-B( ) Todos que tiverem o tipo sanguíneo com fator Rh negativo. C( ) Todos o O negativo é doador Universal.D( )Somente pessoas com fator sanguíneo Rh +

6-São doenças do sistema circulatório .A( )Leucemia, anemia , bronquite e hemofilia B( ) Hemofilia , anemia , bronquite e asma

C( ) Hemofilia, bronquite, asma e leucemiaD( )Leucemia, anemia, hemofilia, e aterosclerose

7- Quanto ao coração é correto afirmar que :A( ) divide-se em 4 cavidades, superiores e inferiores, e apresenta dois movimentos, a sístole e a diástole.

Nota:

Page 6: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

B( ) apresenta comunicação entre os lados direito e esquerdo e apenas um movimento, a diástole. C( ) divide-se em dois lados, direito e esquerdo, e apenas um movimento, a sístole. D( ) é um órgão oco, sem divisões, e realiza dois movimentos, a sístole e a diástole.

8- Quando nos encontramos em situações desconfortáveis, ocorre uma liberação de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco e respiratório, além de provocar a dilatação das pupilas e o redirecionamento da energia para os nossos músculos. Acontece que a vergonha que sentimos em momentos embaraçosos não deixa de ser um estresse, só que emocional, A descarga de adrenalina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos para melhorar o fluxo de sangue e oxigênio, o que, por sua vez, faz com que as nossas bochechas,e às vezes até o rosto inteiro, fiquem coradas. O interessante é que apesar de as nossos vasos sanguíneos normalmente não reagirem à adrenalina, os que se localizam nas faces reagem, e essa resposta é exclusiva dos seres humanos. Ficamos corados graças as paredes de um vaso sanguíneo muito fino que permite a saída momentânea do sangue que circula por ele. Esses vasos são :

A( )ArtériasB( )CapilaresC( ) Veias D( )Veias e artérias

9- O coração humano interna mente está divido em :A( )Dois átrios e um ventrículoB( )Quatro átrios apenas.C( ) Quatro ventrículos.D( )Dois átrios e dois ventrículos .

10- O nosso sistema respiratório é a porta de entrada de ar, junto com o ar podem entrar impurezas, micróbios e substâncias capazes de prejudicar nossa saúde.Assinale a alternativa INCORRETA sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar doenças no trato respiratório:A( ) evitar locais fechados e pequenos, com pouca ventilação.B( ) não fumar nem respirar a fumaça de cigarro.C( ) evitar aglomerações de pessoas.D( ) não realizar exercícios físicos que aumentem a capacidade respiratória.

Page 7: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

PROVA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS

Nome:_________________________________________________n°:____ 9° Ano ____

1- Se relacionarmos as medidas a suas respectivas unidades a sequência correta, de acordo com a sequencias das unidades , será :

I-Comprimento ( ) Quilograma II-Massa ( ) Ampère III-Intensidade luminosa ( ) MetroIV-Corrente elétrica ( ) Candela

A( ) II,IV,I,IIIB( ) I,II,IV,IIIC( ) I,III,II,IVD( ) IV,II,II,I

2- Gabriela, esteve a determinar o pH de oito soluções, durante o decorrer de uma aula experimental.Observa a tabela, na qual se encontra referido o valor de pH das várias soluções utilizadas e responde às questões que se seguem:SOLUÇÃO A B C D E F G H

pH 3 7,5 4 6 7 8 1013

Com base nas informações do quadro acima assinale a alternativa correta :A( ) São Básicas as soluções A,B,E e G.B( ) São ácidas as soluções A,C,D.C( ) A solução H é um ácido forte .D( ) A solução E é básica (alcalina).

3-A representação química representa abaixo apresenta qual tipo de reação :HCl + NaOH → NaCl + H2O

A( ) Simples troca C( ) SínteseB( ) Análise D( ) Dupla troca

4- É o percurso que o objeto percorre durante o movimento,se for uma reta, o movimento será chamado de retilíneo. Se for diferente de uma reta, por exemplo uma circunferência ou uma elipse, será chamado de movimento curvilíneo.O texto se refere a definição de :A( ) Cinemática C( ) FísicaB ( ) Trajetória D( ) Objeto

5-Quando podemos dizer que determinado objeto realizou um movimento Uniforme .A( ) Quando sua velocidade média e sua velocidade instantânea forem diferentes.B( ) Quando sua velocidade média e sua velocidade instantânea forem iguais.C( ) Quando ocorrer uma brusca aceleração durante o percurso.D( ) Quando a trajetória percorrida pelo objeto for uma reta.

6- Um trem partiu da estação da cidade A às 13 horas e chegou ao seu destino, na cidade B, às 21 horas. Sabendo-se que a distância entre as cidades A e B é de 600 quilômetros, qual a velocidade média do trem nesse percurso?A( ) 75km/h C( ) 46 Km/hB ( ) 28,5Km/h D( ) 17,6Km/h

Nota:

Page 8: Prova Bimestral 3 Bimestre 2014

EMEF “AMADOR GALVÃO CÉSAR”Rua:Santo Antonio -380–Vista Alegre- Potim–SP Fone.: (12) 3112-2033

7- Se um carro se desloca da cidade A para a cidade B, em um movimento retilíneo e uniforme, e percorre 150 quilômetros em 1 hora, quantos quilômetros ele terá percorrido em 4 horas? Adotando o sentido da trajetória positivo de A para B, o movimento do carro é progressivo ou retrógrado?A ( ) Terá percorrido 400 Km/h num movimento progressivo.B ( ) Terá percorrido 600 Km/h num movimento retrógrado .C( ) Terá percorrido 450 Km/h num movimento progressivo.D( ) Terá percorrido 600 Km/h num movimento progressivo.

8- Se deixarmos cair um objeto, ele será atraído para o chão devido à força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre todos os objetos.Tal conceito define o :A( ) Movimento de queda livre.B( ) Movimento retilíneo e uniforme.C( ) Movimento Uniforme.D( ) Movimento variado .

9- Um automóvel passou pelo marco 100 km de uma estrada às 13 h. Às 15 h, ele estava no marco 260 km. Qual foi a velocidade média do automóvel neste trecho de estrada? A( ) 160Km/hB( ) 260 km/hC( ) 80 Km/hD( ) 60 Km/h

10- A única alternativa que apresenta uma reação de síntese ou adição é : A ( )FeS2 + Ca → Fe + CaS2

B ( )HCl + NaOH → NaCl + H2O C( )NaO   +   Ag →  Na  + AgOD ( )C + O2  → CO2