protocolo do accent xlfiles.dermatofuncional.com.es/200000606-d0ca7d1c48/accentxl.pdf · estímulo...

5

Click here to load reader

Upload: truongduong

Post on 06-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Protocolo do Accent XLfiles.dermatofuncional.com.es/200000606-d0ca7d1c48/accentxl.pdf · Estímulo de colágeno e redução de gordura localizada (flacidez ... tratamento da papada

1

Protocolo do Accent XL

O Accent XL é um equipamento de radiofreqüência, que opera na faixa 40.68MHZ, freqüência esta liberada para uso médico, podendo-se usar com altas energias. Dentre várias ponteiras que podem ser acopladas ao sistema, neste protocolo destacaremos o uso de duas ponteiras: uma Unipolar, que atinge o seu pico de calor à 20mm de profundidade e uma Bipolar, cujo pico é à 5mm. Portanto, quando queremos atingir gordura utilizamos a ponteira Unipolar e quando queremos atingir apenas o colágeno a Bipolar é a mais indicada.

Indicações Estímulo de colágeno e redução de gordura localizada (flacidez, celulite, cicatrizes, estrias...).

Ponteira Unipolar O tamanho da área a ser tratada é por volta de 20x20cm.

Glúteos: Divide-se a área em 2 regiões de tratamento. Fase de aquecimento: Ponteira Unipolar - 100 a 140W (em média). Até formar um eritema homogêneo em todo quadrante. Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 40/42ºC. Verifica-se um eritema em toda a região tratada. Fase de manutenção: Baixar a energia por volta de 20W e manter por 5 min. Monitorar a cada minuto, pois essa redução pode não ser suficiente, sendo necessário reduzir ou aumentar a potência dependendo da temperatura medida. Pode-se complementar o tratamento desta região com a ponteira Bipolar, neste caso manter por 2 min. com energia variando de 70 a 90W. Obs:

Não tratar na região medial do glúteo (entre um glúteo e outro) para não correr o risco de faiscar.

O uso da Bipolar é sempre importante para se ter o pico do calor no colágeno.

Page 2: Protocolo do Accent XLfiles.dermatofuncional.com.es/200000606-d0ca7d1c48/accentxl.pdf · Estímulo de colágeno e redução de gordura localizada (flacidez ... tratamento da papada

2

Coxas: Região Anterior Divide-se a área em 2 regiões de tratamento. Fase de aquecimento: Ponteira Unipolar - 110 a 130W (em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 40/42ºC. Verifica-se um eritema em toda a região tratada. Fase de manutenção: Baixar a energia por volta de 20W e manter por 5 min. Monitorar a cada minuto, pois essa redução pode não ser suficiente, sendo necessário reduzir ou aumentar a potência dependendo da temperatura medida. Pode-se complementar o tratamento desta região com a ponteira Bipolar, neste caso manter por 2 min. com energia variando de 70 a 90W. Região Lateral, Posterior e Interna de coxa deverão ser feitas da mesma maneira explicada acima. Obs:

O uso da Bipolar é sempre importante para se ter o pico do calor no colágeno.

Braços: Em braços pequenos pode fazer uma área somente, no caso de braços maiores dividir em 2 regiões de tratamento. Fase de aquecimento: Ponteira Unipolar - 100 a 130W (em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 40/42ºC. Verifica-se um eritema em toda a região tratada. Fase de manutenção: Baixar a energia por volta de 20W e manter por 5 min. Monitorar a cada minuto, pois essa redução pode não ser suficiente, sendo necessário reduzir ou aumentar a potência dependendo da temperatura medida. Pode-se complementar o tratamento desta região com a ponteira Bipolar, neste caso manter por 2 min. com energia variando de 70 a 90W. Obs:

O uso da Bipolar é sempre importante para se ter o pico do calor no colágeno.

Page 3: Protocolo do Accent XLfiles.dermatofuncional.com.es/200000606-d0ca7d1c48/accentxl.pdf · Estímulo de colágeno e redução de gordura localizada (flacidez ... tratamento da papada

3

Abdômen: Em geral dividir em 4 regiões de tratamento, no caso de abdomens menores dividir em 2 regiões. Fase de aquecimento: Ponteira Unipolar - 120 a 150W (em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 40/42ºC. Verifica-se um eritema em toda a região tratada. Fase de manutenção: Baixar a energia por volta de 20W e manter por 5 min. Monitorar a cada minuto, pois essa redução pode não ser suficiente, sendo necessário reduzir ou aumentar a potência dependendo da temperatura medida. Pode-se complementar o tratamento desta região com a ponteira Bipolar, neste caso manter por 2 min. com energia variando de 70 a 90W. Obs:

O uso da Bipolar é sempre importante para se ter o pico do calor no colágeno.

Mãos e Pés: Fase de aquecimento: Ponteira Unipolar - 80 a 100W (em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 40/42ºC. Verifica-se um eritema em toda a região tratada. Fase de manutenção: utilizar a ponteira Bipolar e manter a temperatura por 3 min. com energia variando de 70 a 90W. Monitorar a cada minuto, pois essa redução pode não ser suficiente, sendo necessário reduzir ou aumentar a potência dependendo da temperatura medida.

Face: Em geral divide-se em 3 regiões de tratamento: testa, rosto (lado direito e lado esquerdo) e pescoço (lado direito e lado esquerdo). Face Magra Fase de aquecimento: Ponteira Unipolar - 70 a 90W( em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 38/40ºC. Verifica-se um eritema em toda a região tratada. Fase de manutenção: utilizar a ponteira Bipolar e manter a temperatura por 5 min. com energia variando de 60 a 80W. Monitorar a cada minuto, pois essa redução pode não ser suficiente, sendo necessário reduzir ou aumentar a potência dependendo da temperatura medida.

Page 4: Protocolo do Accent XLfiles.dermatofuncional.com.es/200000606-d0ca7d1c48/accentxl.pdf · Estímulo de colágeno e redução de gordura localizada (flacidez ... tratamento da papada

4

Face com excesso de gordura Fase de aquecimento: Ponteira Unipolar - 70 a 90W (em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 38/40ºC. Verifica-se um eritema em toda a região tratada. Fase de manutenção: Ponteira Unipolar manter por 5 min. com energia variando de 70 a 90W. Complementar com mais 1 min. com a ponteira Bipolar com a energia por volta dos 70W. Monitorar a cada minuto, pois essa redução pode não ser suficiente, sendo necessário reduzir ou aumentar a potência dependendo da temperatura medida. Obs:

O uso da Bipolar é sempre importante para se ter o pico do calor no colágeno.

Pescoço: Utiliza-se a ponteira Unipolar para o tratamento da papada e a Bipolar para a flacidez do Pescoço. O protocolo é o mesmo da face. Obs:

Nessa região deve-se ter o cuidado com a glândula tireóide e com os vasos maiores.

Pálpebra: Tratamento da Flacidez: Ponteira Unipolar - 70 a 90W (em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 38/40ºC. Na seqüência utilizar a ponteira Bipolar até o limite do paciente, ou durante 1 minuto com energia em torno de 60W. Tratamento da Bolsa de Gordura: Ponteira Unipolar - 70 a 90W (em média). Iniciar o procedimento sempre com a ponteira em movimento, até chegar à temperatura de 38/40ºC. Na seqüência utilizar a ponteira Bipolar até o limite do paciente, ou durante 1 minuto com energia em torno de 60W.

Page 5: Protocolo do Accent XLfiles.dermatofuncional.com.es/200000606-d0ca7d1c48/accentxl.pdf · Estímulo de colágeno e redução de gordura localizada (flacidez ... tratamento da papada

5

Ponteira Bipolar A ponteira Bipolar é utilizada somente em casos de flacidez, pois atinge 0,5 cm de profundidade estimulando o colágeno. Nos casos de flacidez corporal o protocolo é utilizar após a ponteira Unipolar ou somente a Bipolar. A potencia média utilizada é 70 a 90W. O tempo varia de 2 a 4 min. Na pálpebra inferior a potencia média é 60W e a maneira de tratamento é pontual, em aproximadamente 10 a 15 disparos. Tomar cuidado para não permanecer com a ponteira encostada, pois neste caso corre-se o risco de queimar o paciente, portanto o movimento deve ser rápido.

Contra – Indicações:

Marca-passo, implantes metálicos;

Prótese de silicone (no local da prótese);

Gestantes;

Preenchimento definitivo (metacrilato);

Câncer;

DIU metálico (se for o DIU MIRENA sem problemas) no local do DIU;

Prótese metálica somente se estiver incomodando e esquentando;

Glândula Tireóide;

NÃO PODE anestesiar o paciente, pois a dor é um parâmetro;

Usar sempre óleo que não contenha água;

Nunca deixar de movimentar a ponteira para não correr o risco de provocar queimaduras;

A ponteira deve SEMPRE estar acoplada na região a ser tratada;

Região com PIERCING.

Observações:

Este é o protocolo recomendado pela LBT Lasers, no entanto pode variar de

acordo com a indicação médica. Alguns médicos criaram seus próprios

protocolos e, portanto os parâmetros podem ser diferentes.

O intervalo entre as sessões do tratamento corporal pode ser de 15/15 dias e

para o tratamento facial de ser de 21/21 dias.

Podem-se associar outros tratamentos como aparelhos de endermologia,

ultrassom e drenagem linfática.

Duração do tratamento corporal: entre 8 e 10 sessões.

Duração do tratamento facial: aproximadamente 4 sessões.