protagonismo da juventude na vida comunitária

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº 1908 Abril/2015 Baraúna Os desafios enfrentados no passado, a maioria deles causados pela seca, hoje são contados com brilho no olhar e sorriso no rosto. A época da fartura chegou para Dona Maria de Fátima Pereira, conhecida como Biuca e Seu Cícero Viturino dos Santos, mais conhecido na vizinhança como Cícero batata. O casal tem sete filhos e mora no Sítio Mendes, município de Baraúna, PB. A propriedade de quatro hectares, onde Biuca reside desde os tempos de infância, possui uma produção diversificada. Ela e sua acolhedora família residem em uma casa bem arejada, com alpendre perfumado e enfeitado pelas bem cuidadas flores. No arredor de casa quem por lá passar só encontrará riqueza, pois o espaço é organizado, planejado para que de tudo se possa ter e essa produção diversificada só é possível porque Seu Cícero batata e Dona Biuca, dedicam boa parte do tempo aos cuidados com a terra. «As pessoas às vezes passam na estrada e por sempre mim verem aqui nas hortas, perguntam se estou morando aqui dentro. Esse trabalho é muito prazeroso, o ano todo tem um pouco de tudo», comenta a agricultora. Olhando em volta da casa da família, logo é possível identificar que as pessoas ali residentes exercem com eficiência a prática da agricultura familiar, ou seja, produzem nos arredores da residência o próprio alimento, livre do uso de veneno, que garante saúde, segurança e soberania alimentar. As práticas diversificadas são constantemente visitadas por alguns outros agricultores experimentadores, que assim como Biuca, já possuem como realidade à água para produção. O bom uso do Caráter Produtivo Arredor de casa produtivo e diverso

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Protagonismo da Juventude na Vida Comunitária

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº 1908

Abril/2015

Baraúna

Molorem exceprem Os desafios enfrentados no passado, a maioria deles causados pela seca, hoje são contados com brilho no olhar e sorriso no rosto. A época da fartura chegou para Dona Maria de Fátima Pereira, conhecida como Biuca e Seu Cícero Viturino dos Santos, mais conhecido na vizinhança como Cícero batata. O casal tem sete filhos e mora no Sítio Mendes, município de Baraúna, PB. A propriedade de quatro hectares, onde Biuca reside desde os tempos de infância, possui uma produção diversificada. Ela e sua acolhedora família residem em uma casa bem arejada, com alpendre perfumado e enfeitado pelas bem cuidadas flores. No arredor de casa quem por lá passar só encontrará riqueza, pois o espaço é organizado, planejado para que de tudo se possa ter e essa produção diversificada só é possível porque Seu Cícero batata e Dona Biuca, dedicam boa parte do tempo aos cuidados com a terra. «As pessoas às vezes passam na estrada e por sempre mim verem aqui nas hortas, perguntam se estou morando aqui dentro. Esse trabalho é muito prazeroso, o ano todo tem um pouco de tudo», comenta a agricultora.

Olhando em volta da casa da família, logo é possível identificar que as pessoas ali residentes exercem com eficiência a prática da agricultura familiar, ou seja, produzem nos arredores da residência o próprio alimento, livre do uso de veneno, que garante saúde, segurança e soberania alimentar. As práticas diversificadas são constantemente visitadas por alguns outros agricultores experimentadores, que assim como Biuca, já possuem como realidade à água para produção.

O bom uso do Caráter Produtivo

Arredor de casa produtivo e diverso

Page 2: Protagonismo da Juventude na Vida Comunitária

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Paraíba

Realização Apoio

Seu Cícero Batata e Dona Biuca foram

contemplados com uma Cisterna - calçadão,

Tecnologia Social que garante aos mesmos o

armazenamento de cinquenta e dois mil litros

de água e faz parte das ações do P1+2

(Programa Uma Terra e Duas Água), executado

no Curimataú e Seridó Paraibano pelo CEOP

(Centro de Educação e Organização Popular).

O casal conquistou não só a cisterna,

mas também, produtos de infraestrutura

como regador, tela, arame, carroça de mão,

pulverizador, mangueira, entre outros

benefícios, todos eles bem utilizados pela

família. O Caráter produtivo foi implementado

ao arredor de casa onde ficam os quintais

produtivos com as hortas de coentro, alface,

cebola, tomate, além de uma verdadeira

farmácia natural que possui diversas ervas

medicinais, não esquecendo ainda da

variedade de plantas ornamentais.

«Agora com tudo mais o rgan i zado , com esse cercado de tela onde não é preciso se preocupar com as galinhas, já que elas não entram para ciscar as hortas, posso plantar de seca a i n ve rno , po i s t enho a cisterna cheia e os outros benefícios que consegui, principalmente a carroça e o regador e tudo isso no terreiro de casa, afirma Biuca». O trabalho da família se destaca não só pelo bom uso

do caráter produtivo na propriedade, mas também pelo aproveitamento dos materiais descartados pela vizinhança, como panelas quebradas e pneus usados que são transformados em jarros pela agricultora. Ela afirma ter momentos de achar até bom quando as panelas de casa se quebram, ou quando vai à vizinhança e encontra coisas que não são mais utilizadas, pois as transforma tudo em apoio para as hortas, que são zeladas como verdadeira fonte de vida.

Farmácia natural

Reutilização de materiais recicláveis