proposta especialidade neuropsicologia · 04/12/2013 1 proposta especialidade neuropsicologia...

3
04/12/2013 1 Proposta Especialidade NEUROPSICOLOGIA segundo os critérios da CBO e outros CATECE Comissão de Análise de Títulos de Especialistas e Cursos de Especialização Neuropsicologia Área interdisciplinar voltada para o estudo das relações entre o cérebro e a cognição. Fundamenta-se em contribuições de diversos campos, como as Neurociências, a Psicologia Cognitiva, a Neurolinguística e a Psicolinguística. Funções Neuropsicológicas Entre as funções neuropsicológicas estão atenção, percepção (auditiva, táctil, visual), orientação temporal e espacial, linguagem oral e escrita, memória, funções motoras, praxias, raciocínio, cálculos e funções executivas (como planejamento, organização e inibição). Funções Neuropsicológicas e Comunicação Humana Modelos cognitivos e estudos de neuroimagem demonstram que não apenas funções consideradas exclusivamente linguísticas, mas habilidades extralinguísticas como memória e funções executivas desempenham papéis fundamentais na comunicação humana.

Upload: others

Post on 23-Mar-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

04/12/2013

1

Proposta EspecialidadeNEUROPSICOLOGIA

segundo os critérios da CBO e outrosCATECE

Comissão de Análise de Títulos de Especialistas e Cursos de Especialização

Neuropsicologia

• Área interdisciplinar voltada para o estudo das relações entre o cérebro e a cognição. Fundamenta-se em contribuições de diversos campos, como as Neurociências, a Psicologia Cognitiva, a Neurolinguística e a Psicolinguística.

Funções Neuropsicológicas

Entre as funções neuropsicológicas estão atenção, percepção (auditiva, táctil, visual), orientação temporal e espacial, linguagem oral e escrita, memória, funções motoras, praxias, raciocínio, cálculos e funções executivas (como planejamento, organização e inibição).

Funções Neuropsicológicas e Comunicação Humana

Modelos cognitivos e estudos de neuroimagem demonstram que não apenas funções consideradas exclusivamente linguísticas, mas habilidades extralinguísticas como memória e funções executivas desempenham papéis fundamentais na comunicação humana.

04/12/2013

2

Atuação do Neuropsicólogo

• Atua tanto com crianças como com adultosque apresentam alterações cognitivasdecorrentes de disfunções do SNC pordesenvolvimento atípico ou disfunçõesadquiridas.

Prevenção em NeuropsicologiaPropõe intervenções que se antecipem a problemas cognitivos (como por exemplo, os déficits cognitivos em idosos sem demência) e orienta a criação de condições adequadas para o bom funcionamento da cognição.

Avaliação Neuropsicológica (AN)- Instrumentos de AN têm lógicas de construção e de interpretação completamente diferentes daquelas dos instrumentos da avaliação psicológica (o diagnóstico é neuropsicológico e não psicológico);

- Instrumentos têm base em modelos da Neuropsicologia Cognitiva;

- Em geral os processos de construção ocorrem de forma interdisciplinar;

-Instrumentos utilizam-se de critérios psicolinguísticos para a construção de itens verbais (maior parte das tarefas são verbais);

- Dados gerados são quantitativos e qualitativos (tipos de erros e estratégias); buscam-se por dissociações entre funções e tarefas e pelo perfil neuropsicológico (habilidades preservadas versus deficitárias), sendo estes dados base para a intervenção.

Reabilitação em Neuropsicologia

Pode visar tanto a restituição funcional, que baseia-se no conceito de neuroplasticidade, como o aproveitamento de habilidades e estratégias cognitivas preservadas no treinamento de funções deficitárias.

Busca a generalização dessas habilidades para a vida cotidiana com tarefas ecológicas. Pode ter foco na orientação do paciente e da família, gerenciamento e manutenção de habilidades cognitivas por maior tempo possível, como ocorre no caso das demências.

04/12/2013

3

Transversalidade da Neuropsicologia em Fonoaudiologia

• Aplicação nas diversas áreas da Fonoaudiologia

Apoio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia