proposta de um planejamento financeiro na … · o orçamento de despesas operacionais é formado...

14

Click here to load reader

Upload: phamdan

Post on 12-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA EMPRESA COMPUMAX

Fabiane Schuck Goetze1

Júlio César Borghetti2

RESUMOEste trabalho tem como objetivo principal desenvolver e demonstrar o planejamentofinanceiro na empresa Compumax, fazendo menção a sua estrutura operacional, aosseus objetivos e metas, aos seus orçamentos gerenciais, suas projeções de resultados edemonstração dos mesmos, e por fim a análise e apresentação dos resultados obtidos. Ametodologia utilizada na pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de naturezadescritiva, com abordagem qualitativa dos dados. Foram analisadas as previsõesorçamentárias referente ao período compreendido entre janeiro 2013 á dezembro 2017.Os resultados encontrados indicam um crescimento 102,27% no lucro entre este período.Ao atingir as metas e objetivos propostos pela empresa, verificou-se um resultadoprojetado satisfatório no período em análise, auferindo um retorno positivo aos gestores.

Palavras-chave: Planejamento financeiro. Orçamento. Tomada de decisão. Setorvarejista.

ABSTRACTThe main purpose of this work is to develop and show the financial planning at thecompany Compumax, mentioning its operational structure, objectives and goals,management budgets, income statementprojection and finallyanalysis and presentation ofthe acquired results. The methodology used on the research is characterized as a casestudy, of adescriptive nature, with qualitative data approaching. Were analyzed the budgetforecasts of the period of January 2013 through December 2017. The figures show a profitgrowth of 102.27% during this period. Was noted a satisfactory projected income on theperiod analyzed by achieving the goals and objectives defined by the company, having apositive return to its management staff.

Key-words: Financial planning. Budget.Decision making.Retailer sector.

Page 2: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

1 Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto2 Professor Orientador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto, Mestre em CiênciasContábeis (UNISINOS).

INTRODUÇÃOCom o avanço da tecnologia, as empresas necessitam se adaptar a

transformações do mercado com maior agilidade. Assim o planejamento financeiro e oorçamento constituem peça importante na orientação e definição do melhor caminho a serseguido pela empresa num determinado período projetado. Conforme Hoji (2003), oplanejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadasdentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a seremutilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados, quesomente poderão ser atingidos com um sistema de planejamento adequadamenteestruturado.

A partir da elaboração completa e eficaz de todas as fases de um orçamento, todaempresa comercial está apta a enfrentar todas as adversidades que possam vir a ocorrernos cenários em que a empresa está inserida. Tendo os mais diversos controles,podemos verificar a viabilidade e rentabilidade da empresa em determinado período, eassim, fazer as correções necessárias para se chegar ao objetivo proposto, ou seja,atingir o retorno necessário para a permanência no mercado e obter o lucro almejado.

Neste trabalho são expostas as noções básicas, úteis ao planejamentoorçamentário, para que se entenda o modo como são feitos os orçamentos, as análises, ecomo a empresa pode aproveitar os resultados gerados. Por meio deste planejamentoserá possível orientar a direção da empresa no processo de tomada de decisão, bemcomo visualizar as medidas que deverão ser executadas e as suas expectativas arespeito do futuro da empresa.

O trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: inicialmente apresenta-se afundamentação teórica do estudo a seguir descreve-se o método; por fim sãoapresentados os resultados da pesquisa e as considerações finais deste estudo.

REVISÃO DA LITERATURAO planejamento financeiro é a forma pela qual a empresa estabelece,

antecipadamente, as ações necessárias e o modo de agir para alcançar seus objetivos emetas estratégicas. O planejamento financeiro constitui-se eficiente ferramenta decontrole, que visa conhecer se as projeções e os objetivos estabelecidos estão sendoatingidos, permitindo analisar o desempenho de produtos e áreas da empresa, indicandoa necessidade, ou não, de ações de correção de curso. (LEMES JÚNIOR, RIGO ECHERUBIM, 2002).

Orçamento é um ato de planejar e controlar, é um plano de atividades relacionadasao futuro das operações da empresa. De acordo com Lunkes (2003, p. 38) “o orçamento éa ação ou efeito de orçar, cálculo dos gastos com a realização de qualquer obra ouempresa, cálculo prévio da receita e despesa”. Ou seja, o orçamento é uma projeção deum período que está por vir, onde são estipulados objetivos, planos, metas, permitindoaos líderes da empresa a apuração de resultado por meio de sistemas de custos econtabilidade.

Orçamento de vendasO orçamento de vendas é está diretamente relacionado com a capacidade do

mercado em absorver produtos e/ ou serviços, o nível de demanda futura, o potencial daequipe de vendas, bem como o dimensionamento da produção (ZDANOWICZ, 1998). Suafinalidade é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem comocalcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades devendas e especialistas de vendas (LUNKES, 2003). Orçamento de compras/Política de compras

Page 3: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

O setor de compras é a parte do processo logístico que tem como finalidadeabastecer com recursos materiais a empresa, perante um planejamento, dispondo destaforma os materiais com especificações corretas e no momento certo. Organizar a entradae saída contínua de suprimentos ou materiais é a essencial função de compras, em geral,desempenhada colocando-se um pedido, de quantidade específica e produto definido, emdeterminado fornecedor, designando o local e a data de entrega desejados.

É fundamental que se estabeleçam condições ideais de compra para que hajasucesso no processo, sendo necessário que a empresa tenha uma eficaz condução dosetor de compras, que deverá estar subordinado ao departamento de logísticaproporcionado assim rapidez na tomada de decisões, fluxos contínuos, custos reduzidose, principalmente, satisfação do cliente.Orçamento das despesas operacionais

O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas,com vendas, tributárias e financeiras, ou seja, todos os desembolsos necessários para ofuncionamento de uma empresa e que não integram o custo direto do produto fabricadoou comercializado.

A empresa, ao projetar suas despesas operacionais, objetiva saber,antecipadamente, de que maneira poderá alterar, modificar, reduzir ou incrementar o nívelde suas atividades operacionais, em função de aspectos conjunturais internos e externosà empresa (ZDANOWICZ, 1998). Este orçamento objetiva, também, identificar quaisserão os itens que irão representar as futuras saídas de caixa, analisando o custo ebeneficio em seu processo de planejamento.Demonstrações Financeiras Projetadas

A demonstração de resultado é uma das peças mais importantes do orçamento,pois é nessa demonstração que se reflete o resultado final das operações, ou seja, indicao lucro (ou prejuízo) do período (HOJI, 2004).

A principal característica do DRE projetado é comparar os valores projetados erealizados, buscando verificar a eficiência e eficácia do plano geral de operações daempresa. Outra característica importante é estabelecer relações relevantes entre a receitaoperacional, o custo dos produtos vendidos ou mercadorias vendidas, as despesasoperacionais e o lucro líquido operacional, assim como analisar as tendências(ZDANOWICZ, 1998).

O balanço patrimonial projetado tem por objetivo informar a liquidez estimada, ouseja, como estará a situação financeira para o período considerado, que será reflexo dasituação econômica projetada, compatibilizando-as com a futura situação patrimonial daempresa (ZDANOWICZ, 1998).

Com a elaboração do Balanço Patrimonial projetado é possível fazer análises,avaliar os efeitos que as metas traçadas pelos gestores exercerão sobre a situaçãopatrimonial e financeira da empresa, podendo ser feito como comparativo entre oexercício encerrado no ano anterior e o orçado, tornando possível a comparação dosvalores que o integram e, assim, saber a capacidade financeira da empresa honrar seuscompromissos no período projetado.

Taxa de Marcação (MARK-UP)

• O Mark-up é um percentual aplicado sobre o custo de um produto ouserviço, que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário de produto ouserviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda “A taxa de marcação ouMark-up é um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formaçãode preço de venda.” (WERNKE, 2004, p.130).Tem por finalidade cobrir os fatores,

Page 4: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

como impostos incidentes sobre as vendas, as comissões sobre as vendas, asdespesas administrativas fixas, despesas de vendas fixas, custos indiretos e margemde lucro.

METODOLOGIAEste projeto foi realizado através de pesquisa qualitativa, visto que para Roesch

(1999) este tipo visa à melhora da efetividade de um programa ou plano. Para aconstrução da pesquisa qualitativa, será utilizado o estudo de caso que para Yin (apudROESCH, 1999), é uma estratégia de pesquisa que busca examinar um fenômenocontemporâneo dentro de seu contexto. Desta forma, o estudo de caso se caracterizacom um método de verificar a realidade no cenário cotidiano das empresas, seminterferência de terceiros, nem estabelecendo condições fictícias para analisardeterminados dados ou informações.

Para fazer a análise organizacional, após a implementação das ferramentas deorçamentos, será proposto um cenário realista de crescimento. Este método auxilia aempresa na identificação das possíveis dificuldades ou oportunidades quando se faz estetipo de projeção.

Para atender aos objetivos propostos, foi desenvolvida uma proposta de orçamentode vendas, compras, despesas operacionais, caixa, e por fim os demonstrativosprojetados. Para a construção deste planejamento, se fez necessário consultar abibliografia estudada e buscar o método que mais se adapta á organização, pois deacordo com o objetivo, o planejamento deverá ser uma peça integrante da gestão daempresa. Todo o trabalho foi construído até o ano de 2017 e irá fornecer as expectativasde crescimento para um cenário realista.PROPOSTA DE ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO

A empresa atua no ramo de comércio atacadista e varejista de máquinas,equipamentos e materiais de informática, artigos de papelaria e escritório, e assistênciatécnica, em uma área de aproximadamente de 380,00m². Tem como sede Santa Cruz doSul e conta com um faturamento mensal próximo de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

A estrutura organizacional da empresa está dividida da seguinte forma: vendas,administrativo (financeiro, compras e estoque) e assistência técnica. Os setores estãointerligados, sendo que o setor administrativo concentra todas as informações para aanálise e processo de tomada de decisão.

Neste contexto, a empresa “Compumax” estabeleceu como metas e objetivos para2017 as seguintes premissas:

• Aumentar seu faturamento em 55% para o ano de 2017;

• Aumentar a variedade de seus produtos como seu diferencial perante aconcorrência;

• Aumentar o número de funcionários: a empresa pretende contratar até oano de 2017 mais quatro funcionários para trabalhar no setor de tele-vendas;

Para tanto, as seguintes ações estão planejadas:

• Realizar mais visitas na região;

• Campanhas de marketing.

Nas próximas seções estará exposta a aplicação das ferramentas estudadasanteriormente. A ordem seguirá um padrão lógico de criação, iniciando com as vendas.

Orçamento das vendas

Page 5: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

Realizou-se junto à empresa, através de dados extraídos dos balancetes damesma, um levantamento das vendas realizadas nos anos de 2010, 2011 e 2012, paraservir de base para a projeção das vendas do período projetado. A empresa trabalha commais de cinqüenta grupos de produtos, e dentro desses grupos de produtos se encontradiversas marcas e modelos. Devido ao grande volume de produtos, procurou-se nestetrabalho agrupá-los, para facilitar o desenvolvimento do orçamento.

Quadro 1: Vendas realizadas

Fonte: dados da pesquisa

As vendas são representadas por grupos de produtos, e em cada ano os valoresmonetários de cada grupo, conseqüentemente o somatório está no total. A Compumax,nos últimos três anos apresentou o seguinte faturamento de vendas:

Os dados foram obtidos através de relatórios de faturamento da empresa. A coluna% = vendas do período/vendas período anterior. A linha total indica o somatório anual.

Cada linha é representada por um grupo de produtos, após se obter % anual decada linha, aplicou-se a média, indicada na coluna % média, dos três anos.

Notou-se que a média de crescimento de alguns grupos de produtos apresentouvalores discrepantes frente aos demais. Como alternativa, se aplicou a fórmula do desviopadrão para os grupos de produtos que se apresentam grifados na coluna média doQuadro 1. Ao aplicar o desvio padrão chegou-se a um percentual de crescimento de10,02% ao ano.

Dado o total faturado no ano realizado de 2012, aplicou-se um crescimento de10,02% para encontrar a quantia projetada para 2013. O mesmo método foi usado paracalcular o restante dos anos, resultando no total de vendas para 2017 conforme mostra noQuadro 2:

Quadro 2: Projeção das vendas

Page 6: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

Fonte: o autor

Os resultados obtidos no Quadro 2 mostram a empresa atingindo um faturamentopróximo à R$ 5.000.000,00 (cinco milhões) em 2017. Esses números demonstram que aperspectiva dos sócios em aumentar suas vendas em 55% para os próximos anos, possase concretizar.

Orçamento de prestação de serviçosPara a realização do orçamento de prestação de serviço, buscou-se junto à

empresa, o faturamento dos últimos cinco anos para uma acepção de crescimento naárea de serviço prestado. O percentual de crescimento ficou estabelecido em 17% aoano, conforme mostra o Quadro 3.

Quadro 3: Prestação de serviços projetados

Fonte: o autorOrçamento de Despesas Tributárias

Para a criação de um planejamento de gastos com as despesas tributárias, serárepresentado o conjunto de tributos que a empresa vem recolhendo.

Algumas considerações devem ser feitas com relação a estas despesas. Aempresa adota o regime do lucro real recolhido trimestralmente, o imposto de renda econtribuição social. O ISSQN é um imposto recolhido sobre a prestação de serviço, vistoque em 2012 a empresa praticamente não teve debito com este imposto, pois verificou-seque para a empresa o custo tributário da receita com a prestação de serviço é mais baixose for faturado pelo regime do simples nacional. Portanto o ISSQN não será projetadopara os próximos anos. Os impostos PIS e COFINS não estão sendo recolhidos, poisestes vem acumulando saldo credor de períodos anteriores.

Tabela 1: Despesas tributárias projetadas

Fonte: o autor

O imposto do simples nacional possui alíquota determinada conforme ofaturamento sobre prestação de serviços. O restante dos tributos foram apurados deacordo com os percentuais de participação sobre as vendas. Para isso foramconsideradas as participações sobre o resultado dos anos realizados. O cálculo de cada

Page 7: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

tributo é obtido através das vendas projetadas X o percentual (%) média de cada tributo.O somatório total é o total de despesas tributárias projetadas. Cabe ressaltar que aprojeção do IRRF e CSLL não foi calculada conforme a Apuração do Lucro Real, e simcom base em dados buscados em anos anteriores, conforme descrito anteriormente.

Orçamento de comprasA empresa utiliza para calcular o seu preço de venda, um fator conhecido como

MARK-UP, um índice aplicado sobre o custo de um produto para a formação do preço devenda (indica seção 2.6 do capítulo 2). Cada produto possui uma margem diferenciada,de 15% á 45% dependendo do produto. Partindo do preço de custo, é aplicado à margem,para se obter o preço de venda de cada produto.

As compras foram projetadas partindo-se das vendas projetadas do Quadro 2.Compras projetadas = vendas projetadas/PCV de cada grupo de produto. No orçamentode compras não foram abordados aspectos direcionados a qualidade do produto na horada compra, pois o enfoco deste trabalho foi de projetar as compras com base no históricoda empresa.

No Quadro 4 consta a projeção das compras para os próximos cinco anos, deacordo com as metas previamente fixadas.

Orçamento de Despesas FinanceirasForam extraídos de relatórios contábeis o grupo de contas que integram as

despesas financeiras da empresa. Para a estimação das despesas financeiras tambémforam levantados os saldos das contas nos anos de 2010, 2011 e 2012 como foi feito nosrelatórios anteriores. Segue na Tabela 2 a projeção das despesas financeiras:

Tabela 2: Despesas financeiras projetadas

Fonte: o autor

• Cálculo de cada despesa financeira = total de faturamento projetado X percentualmédia (%) de cada despesa financeira.

• O somatório total é o total de despesas financeiras do ano.• O cálculo da receita financeira = total do faturamento projetado X percentual %

média da receita financeira.

Orçamento de Despesas com vendas e administrativasNeste orçamento relacionam-se as despesas com pessoal, dividindo-se em setor

de vendas, setor técnico e setor administrativo. Para a projeção será mantido o mesmo conjunto de contas já existentes e a

projeção será para os próximos cinco anos.• A estimação do total de despesas é feita: receita projetada X percentual 14%;• cada despesa com pessoal = total das despesas projetadas X percentual da

média % de cada conta. A linha total indica o total de despesas com pessoalprojetadas.

Page 8: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

Tabela 3: Despesas com pessoal projetadas

Fonte: o autor

Quadro 4: Compras projetadas

GRUPO VENDAS(R$)2013

PCV COMPRAS(R$)2013

VENDAS(R$)2014

PCV

COMPRAS(R$)2014

VENDAS(R$)2015

PCV

COMPRAS(R$)2015

VENDAS(R$)2016

ANTENAS 8.182,58 45% 5.643,16 9.038,89 45% 6.233,72 9.984,81 45%

6.886,07 11.029,71

IMPRESSORAS 416.848,15 35% 308.776,41 460.471,23 35% 341.089,80 508.659,45 35%

376.784,78 561.890,56

PEÇAS 1.393.434,94

40% 995.310,67 1.509.949,00

40% 1.078.535,00

1.636.205,56 40%

1.168.718,26

1.773.019,24

JOGOS 24.441,80 45% 16.856,42 26.999,63 45% 18.620,44 29.825,14 45%

20.569,06 32.946,33

NOTEBOCK 494.069,51 15% 429.625,66 527.749,65 15% 458.912,73 563.725,72 15%

490.196,28 602.154,24

COMPUTADORES

35.228,23 30% 27.098,64 38.018,20 30% 29.244,77 41.029,12 30%

31.560,86 44.278,50

PEN DRIVE 48.146,92 45% 33.204,77 46.535,91 45% 32.093,73 44.978,79 45%

31.019,86 43.473,79

PERIFÉRICOS 567.271,69 45% 391.221,85 585.494,88 45% 403.789,57 604.303,49 45%

416.761,02 623.716,30

PROCESSADOR 162.926,92 45% 112.363,39 158.768,19 45% 109.495,30 154.715,61 45%

106.700,42 150.766,47

PROJETOR 66.282,09 30% 50.986,22 73.039,20 30% 56.184,00 80.485,16 30%

61.911,66 88.690,19

SOFTWARE 111.481,74 30% 85.755,19 123.148,29 30% 94.729,45 136.035,73 30%

104.642,87 150.271,84

SUPRIMENTOS 333.577,65 45% 230.053,55 380.210,77 45% 262.214,32 433.363,06 45%

298.871,07 493.945,87

WEB/CAMERAS 20.511,62 45% 14.145,95 18.875,59 45% 13.017,65 17.370,04 45%

11.979,34 15.984,58

TELEFONE 11.456,32 45% 7.900,91 12.655,22 45% 8.727,74 13.979,59 45%

9.641,10 15.442,55

TOTAL 3.693.860,15

2.708.942,78

3.970.954,62

2.912.888,21

4.274.661,26 3.136.242,65

4.607.610,18

Fonte: o autor

Legenda:

PCV = participação das compras em relação às vendas.

Orçamento de outras despesas administrativasNeste orçamento serão apresentados todos os demais gastos incorridos na

empresa. Cada despesa foi extraída dos relatórios contábeis da empresa.

Page 9: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

Para a estimação destas despesas foi utilizado o mesmo método de participaçãodo total de despesas/total de receitas realizadas, resultando num percentual % média de9%.

• A estimação do total de despesas é feita através da relação: receita projetada Xpercentual 9%;

• cada despesa = total das despesas projetadas X percentual da média % de cadaconta. Segue na Tabela 4 a projeção das outras despesas administrativas paraos próximos cinco anos:

A despesa com depreciação foi projetada com base nos itens do imobilizadoexistente na empresa, sem previsão de compra e ou venda de ativo imobilizado. Asdemais despesas foram apuradas com base no percentual de participação nas vendasprojetadas.

Tabela 4: Projeção das outras despesas administrativas

Fonte: o autor

Orçamento de Despesas não operacionaisNesta conta integram as despesas que não estão diretamente ligadas a atividade

da empresa.

Tabela 5: Projeção das Despesas não operacionais

Fonte: o autor

Despesas não operacionais = total de receitas projetadas X percentual % média.Demonstrativos financeiros projetados

Quadro 5: DRE Projetados

Page 10: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

Fonte:o autor

As vendas, a prestação de serviços, o custo do produto vendido e as despesasoperacionais foram trazidas dos orçamentos vistos anteriormente;

Receita operacional líquida é: receita bruta – deduções da receita;Lucro operacional bruto = receita operacional líquida – custo dos produtos

vendidos; Resultado operacional líquido = lucro operacional bruto – despesas operacionais; Resultado antes dos impostos = resultado operacional líquido – despesas não

operacionais; Lucro líquido do exercício = resultado antes dos impostos – os impostos.As devoluções de vendas e devoluções de compras não foram incluídas em

lançamentos anteriores, pois as projeções foram calculadas em valores brutos.Assim, projeta-se o Demonstrativo do Resultado do Exercício com um lucro

aproximadamente de R$ 578.500,00 para 2017. No ano realizado o lucro foi de R$280.000,00, portanto um crescimento de aproximadamente 102,27% entre 2012 e o anode 2017 projetado. O crescimento do lucro demonstra-se superior à evolução dofaturamento. Tal fato indica que se espera um aumento da eficiência operacional, ou seja,fazer mais com menos.

A empresa no ano de 2012 apresentou um crescimento patrimonial de 54%, sendoa conta de clientes, uma das contas mais representativa, com um aumento de 79% emrelação ao ano anterior. A empresa possui hoje uma política de vendas á prazo bastantesignificativa, pois oferece ao cliente possibilidades de pagamento em até dez vezes sementrada com parcela mínima de R$ 100,00 reais. Isso acaba atraindo o cliente, e garantepara empresa a venda efetiva. Vale ressaltar também, que a Compumax possuiimplementação de políticas de crédito confiáveis dentro da empresa. Portanto a contaClientes, do ativo circulante, tende a crescer constantemente, pois a pessoa que forefetuar uma nova compra, não necessariamente precisa ter liquidado com suasprestações anteriores.

No entanto, este percentual não nos serve como base para futuras projeções, poisresultaria em valores além dos esperados pela empresa. Portanto, será usado opercentual de 10%, o mesmo aplicado nas projeções de vendas e despesas operacionaisvistos em estimativas feitas anteriormente.

Ainda quanto á conta de Clientes, esta conta para o exercício de 2013 não seráprojetada, pois conforme a Diretoria, espera-se receber boa parte dessas duplicatas até ofinal do exercício, visto que, não haveria necessidade de projeção naquele ano. Noentanto, a empresa estima aumentar para os próximos quatro anos as vendas em 10% e

Page 11: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

serviços prestados em 17%, com tendência de grande parte ser a prazo. Devido a essaestimativa, projetou-se um crescimento da conta de Clientes em 15% para 2014, 2015,2016 e 2017.

A conta Empréstimo aos sócios do grupo Ativo Realizável à Longo Prazo e a contaEmpréstimos de terceiros do grupo Passível Exigível à Longo Prazo não serão projetadas,pois de acordo com os sócios da empresa, são valores que se espera receber e liquidarnos próximos anos.

Imobilizado: Neste grupo projetou-se as contas patrimoniais já depreciadas dentrode seu exercício. Como a empresa não tem estimativa definida de novas aquisições,realizou-se a partir do saldo existente e com sua respectiva depreciação, a projeção paraos próximos anos

Intangível: A empresa optou em não corrigir estes valores, sendo que o valorconstante nesta conta é o montante gasto para os devidos registros da marca daempresa.

Quotas de capital: Nesta conta foi feito uma integralização de capital em quotas noSicredi na data de abertura de conta no Banco em 2008, ficando um valor nominal de R$1.000,00. As demais contas do Ativo circulante e Passivo Circulante foram projetados em10%.

Tabela 6: Balanços Patrimoniais Projetados

Page 12: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

Fonte: o autor

CONSIDERAÇÕES FINAISO grande objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de planejamento

financeiro na empresa Compumax. Para que isso fosse possível foi sugerida a criação deuma proposta de orçamento operacional.

Page 13: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

Os dados históricos foram obtidos através do Escritório Contábil e dequestionamentos aplicados aos gestores da empresa. Visitas a empresa também foramextremamente necessárias para efetivar este trabalho, pois o contato com os sócios daempresa serviu de fonte de dados e informações para construir os orçamentos previstosaté o exercício de 2017.

Um desafio foi reunir todas as informações necessárias, tanto da contabilidadecomo das planilhas de controle da empresa. Isso porque algumas das informaçõesgerenciais muito importantes somente eram utilizadas para manter as demonstraçõescontábeis. Outro foi elaborar planilhas que fossem úteis e de fácil utilização, para serempropostas para que a empresa possa controlar suas receitas e despesas.

Inicialmente, foi projetado um crescimento das vendas e prestação de serviços doperíodo de 2013 á 2017. O percentual ficou estabelecido em 10% e 17%,respectivamente. Essa estimativa foi o ponto de partida para o início dos orçamentos.

No atual cenário, a empresa estimava um crescimento de aproximadamente 11%ao ano até 2017, visto que essa estimativa ficou dentro do projetado, considerando queforam utilizados históricos anteriores para a obtenção desses resultados.

Também era uns dos objetivos neste estudo a projeção do Caixa pelo métododo lucro ajustado, mas devido à carência de informações oferecidas pela empresa, não foipossível contemplar o trabalho com a utilização desta ferramenta, ficando comoalternativa para futuras projeções o Fluxo de caixa pelo Método Direto.

Na projeção do Demonstrativo do Resultado do Exercício chegou-se á um lucro deaproximadamente de R$ 578.500,00 para 2017. Em 2012 esse valor arredondado, foi deR$ 286.000,00. Assim, para estes níveis estimados, o crescimento será de 102,27%.

É importante ressaltar que as estimativas às quais se chegou, podem ou não serealizar, pois são projeções feitas para cinco anos, período na qual podem ocorrervariações cambiais, ofertas de crédito do mercado e efeitos na economia nacional queinfluenciarão nos negócios da empresa. Portanto, o modelo proposto, nãonecessariamente deve ser aceito pela empresa.

Conclui-se que as estimativas feitas no presente estudo, proporcionaram para aempresa satisfação quanto aos resultados apurados, mas recomenda-se para estudosfuturos a reaplicação desta pesquisa, a fim de se verificar se as projeções realizadas,proporcionaram uma efetiva melhora na organização.

REFERÊNCIASHOJI, Masakasu. Matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, análise,planejamento e controle financeiro. 4ªed. São Paulo: Atlas, 2003.

HOJI, Masakasu. Matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, análise,planejamento e controle financeiro. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2004.

LEMES JÚNIOR, Antônio Barbosa; RIGO, Cláudio Miessa; CHEROBIM, Ana PaulaMussiSzabo. Administração financeira: Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras.Rio de Janeiro, Campus, 2002.

LUNKES, Rogério João. Manual de orçamento. São Paulo: Atlas, 2003.

ROESCH, Sylvia Maria Azeredo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração.

Page 14: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA … · O orçamento de despesas operacionais é formado pelas despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras, ou seja,

2ªEd. São Paulo: Atlas,1999.

WERNKE, Rodney, Gestão de Custos. 2ªEdição. São Paulo. Atlas, 2004

ZDANOWICZ, José Eduardo. Planejamento financeiro e orçamento. 2ª ed. PortoAlegre: Sagra Luzzatto, 1998.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controlefinanceiros. 7ªed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998.