proposta das eletivas 2012.2

12
Proposta das Eletivas 2012.2 ARQ 1316 - Tópicos Especiais em Arquitetura IV Título: Workshop 4 Abrigos Prof. Marcos Favero / Pedro Rivera Créditos: 4 Dia: SHF – Sem Horário Fixo Horário: SHF – Sem Horário Fixo Ementa: Disciplina que deverá ser cursada apenas pelos alunos que estão envolvidos no projeto 4 Abrigos. ARQ 1318 - Tópicos Especiais em Arquitetura IV Título: Infraestrutura Paisagem e Fronteiras Prof. Gabriel Duarte / Marcos Favero / Pierre Martin Créditos: 6 Dia: quartas-feiras Horário: 13:00 às 19:00 Ementa: Em 2011, a Harvard University inaugurou uma rede internacional de pesquisa sobre os impactos da implementação de grandes obras de infraestrutura no continente sul americano. Entitulada South America Project (SAP), a iniciativa reuniu um grupo seleto de pesquisadores em arquitetura, urbanismo e paisagimo de diferentes instituições. Sendo o CAU PUC-Rio uma das instituições convidadas a integrar a rede, neste contexto, o mesmo está oferecendo duas disciplinas eletivas de projeto que foram organizadas em parceria com a Universidad de la República (Uruguai), a Universidad Nacional de Rosario (Argentina) e Harvard (EUA). Os projetos serão desenvolvidos nas regiões de fronteira do Brasil com o Uruguai (2012-2) e a Argentina (2013- 1). Serão oferecidos... VIAGENS DE ESTUDO / WORKSHOPS INTERNACIONAIS / EQUIVALÊNCIA DAS DISCIPLINAS DE PROJETO DO 8° PERÍODO / OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO FINAL / PUBLICAÇÃO E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHOS EM 2013.

Upload: luiza-barbosa

Post on 24-Jul-2015

26 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Proposta Das Eletivas 2012.2

Proposta das Eletivas 2012.2

ARQ 1316 - Tópicos Especiais em Arquitetura IV Título: Workshop 4 AbrigosProf. Marcos Favero / Pedro RiveraCréditos: 4Dia: SHF – Sem Horário FixoHorário: SHF – Sem Horário Fixo

Ementa: Disciplina que deverá ser cursada apenas pelos alunos que estão envolvidos no projeto 4 Abrigos.

ARQ 1318 - Tópicos Especiais em Arquitetura IV Título: Infraestrutura Paisagem e Fronteiras Prof. Gabriel Duarte / Marcos Favero / Pierre MartinCréditos: 6Dia: quartas-feirasHorário: 13:00 às 19:00

Ementa: Em 2011, a Harvard University inaugurou uma rede internacional de pesquisa sobre os impactos da implementação de grandes obras de infraestrutura no continente sul americano. Entitulada South America Project (SAP), a iniciativa reuniu um grupo seleto de pesquisadores em arquitetura, urbanismo e paisagimo de diferentes instituições. Sendo o CAU PUC-Rio uma das instituições convidadas a integrar a rede, neste contexto, o mesmo está oferecendo duas disciplinas eletivas de projeto que foram organizadas em parceria com a Universidad de la República (Uruguai), a Universidad Nacional de Rosario (Argentina) e Harvard (EUA). Os projetos serão desenvolvidos nas regiões de fronteira do Brasil com o Uruguai (2012-2) e a Argentina (2013-1). Serão oferecidos...

VIAGENS DE ESTUDO / WORKSHOPS INTERNACIONAIS / EQUIVALÊNCIA DAS DISCIPLINAS DE PROJETO DO 8° PERÍODO / OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO FINAL / PUBLICAÇÃO E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHOS EM 2013.

DISCIPLINAS ABERTAS A ALUNOS QUE TENHAM SIDO APROVADOS NA DISCIPLINA ARQ1106 (PROJETO URBANO) E QUE ESTEJAM ACESSANDO EM 2012-2 OU 2013-1 OS 7°, 8° OU 9° PERÍODOS.

ARQ 1319 - Tópicos Especiais em Arquitetura IV Título: Uma história da fotografiaProf. Joaquim Marçal Ferreira de AndradeCréditos: 2Dia: quartas-feirasHorário: 15:00 às 17:00

Ementa: Trajetória da fotografia, desde as suas origens até os dias atuais, com ênfase na produção dos fotógrafos, movimentos artísticos e iniciativas governamentais de especial interesse para arquitetos e urbanistas. Fotografia e cidade. Fotografia e sociedade. Fotografia e arte contemporânea. Fotografia e mercado.

ARQ 1324 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURATítulo: Introdução à Arquitetura (Pré-requisito de transferência)

Page 2: Proposta Das Eletivas 2012.2

Professor: Adriano CarneiroHorário: 3ª feira de 19 às 21h

O objetivo fundamental desta disciplina é introduzir o aluno no universo da arquitetura, sua linguagem e seus fundamentos essenciais. Para isso, é necessário fomentar o nascimento de sensibilidades próprias ao arquiteto: a expressão (expressividade criativa e comunicação) através do desenho, a investigação e manipulação do material e da técnica como fenômeno cultural, a atenção e interpretação da cidade e suas manifestações. No primeiro módulo, o desenho de observação é empregado como instrumento essencial de expressão do arquiteto. São enfatizadas sua capacidade de síntese comunicativa e sua importância no processo criativo como forma de materialização do pensamento.No segundo módulo, o aluno é apresentado à dimensão física mais essencial da arquitetura: a necessidade de ficar de pé. Através de um exercício de modelagem de cúpulas e abóbadas, a partir de pequenos tijolos de barro, o aluno apreende a condição material da arquitetura e seus imperativos estruturais. Baseadas em modelos históricos, as estruturas estudadas revelam ainda a dimensão cultural da construção. A dimensão urbana da arquitetura é explorada no terceiro módulo. Sem entrar nas complexas questões urbanisísticas, apenas explorando conceitos essenciais de funcionalidade, traçado, vitalidade e paisagem, busca-se sensibilizar o aluno para os fenômenos urbanos contemporâneos através da vivência do espaço público e seu mapeamento mental. Como conclusão, um exercício de experimentação compositiva com materiais e objetos diversos busca suscitar no aluno suas intuições próprias, aplicando-as à criação arquitetônica.

EMENTA: Introdução ao universo da arquitetura, sua linguagem e seus fundamentos essenciais. Desenvolvimento do desenho de observação e desenho técnico como formas fundamentais de expressão na disciplina da arquitetura. Experimentação em modelagem como meio de entendimento dos princípios estruturais e técnicas construtivas. Introdução à disciplina do urbanismo através da vivência da cidade.

PROGRAMA: A carga horária total será distribuída entre aulas teóricas, atividades práticas de desenho e modelagem, discussões coletivas de desenvolvimento e oficinas, segundo o seguinte programa:Módulo 1: O desenho e o projeto arquitetônico.O desenho como forma de expressão e comunicação da arquitetura. Apresentação aos conceitos de escala, dimensão e proporção na arquitetura. O desenho de observação como síntese criativa. Introdução a noções básicas de representação planialtimétrica (planta baixa, corte, elevação).Módulo 2: O princípio estrutural e o problema da construção.Introdução a noções básicas de estruturas: compressão, tração e flexão; dinâmica de cargas e transmissão de esforços; sistema estrutural e forma arquitetônica. O modelo como representação da construção. A questão da escala na modelagem. Execução de modelos de cúpulas e abóbadas.Módulo 3: A arquitetura da cidade.Introdução à ideia de cidade moderna. Estudo e vivência do Projeto do Parque do Flamengo. A questão da paisagem na cidade.Módulo 4: O pensamento do projeto.Neste último módulo, haverá um exercício de criação de composições estruturais /espaciais a partir de objetos recolhidos no campus, com ênfase nas questões estruturais. A escala do objeto será dada no processo de investigação dos potenciais construtivos e estruturais dos materiais escolhidos. Pretendese através deste processo empírico, despertar os conhecimentos intuitivos latentes nos alunos, potencializados pelos exercícios práticos e conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do semestre. Ver Programa detalhado para datas, carga horária, e descrição de exercícios.

Créditos: 2Pré-requisitos(s): Não tem

ARQ 1325 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURATítulo: Circulação, Mobilidade e Transporte Urbano

Professor: Ricardo Esteves.Horário: 3ª feira de 14 às 16h.

Page 3: Proposta Das Eletivas 2012.2

Objetivo da Disciplina: Desenvolver junto aos alunos de Graduação, especialmente do Curso de

Arquitetura e Urbanismo, mas também de outros cursos como Geografia, Engenharia, Economia e

Direito, noções acerca da importância dos fenômenos relacionados à circulação urbana, na viabilidade

das propostas de intervenções, tanto Arquitetônicas quanto Urbanísticas, na formulação de Políticas

Públicas e nas decisões sobre investimentos. Discutir a importância estratégica da circulação na

economia urbana e regional, reforçando a participação dos custos de transportes na viabilidade e

eficiência das atividades econômicas e das gestões urbanas. Discutir Políticas (Públicas) de Transportes,

envolvendo a maneira como é realizado o exercício da Mobilidade, para pessoas e produtos, além de

Acessibilidade aos diversos locais das Cidades, bem como alternativas de Circulação, e seus impactos.

Apresentar e discutir metodologias para a caracterização destes fenômenos, identificação de problemas e

formulação de diagnósticos relacionados ao tráfego e ao trânsito urbano e regional. Discutir técnicas para

o atendimento às demandas existentes e futuras.

Créditos: 2Pré-requisitos(s): Não tem

ARQ 1328 - Estratégias de Cor na ArquiteturaProfessor: Hilton BerredoHorário: 3ª feiras – 13 às 16 horas.

Objetivos: Ampliar a base de formação do estudante fornecendo instrumentos conceituais, projetuais e técnicos necessários para o manejo da cor no projeto de arquitetura e em sua representação.Estimular a expressão plástica, poética e conceitual na concepção arquitetônica, com foco na cor.Fornecer ao estudante elementos necessários ao conhecimento dos efeitos da cor e sua aplicação em diferentes categorias de projeto.

Ementa: Sistemas de cor e suas ferramentas. Funções e usos da cor na história e na arquitetura contemporânea. Métodos de projeto de cor em edificações de diferentes categorias e no espaço urbano. A cor nas tecnologias de computação. A cor impressa.

Créditos: 3Pré-Requisito(S): Nenhum___________________________________________________________________________ARQ 1329 - Tópicos Especiais em Arquitetura XIVTítulo: Técnicas Avançadas em Representação Professor: Silvio Dias Horário: 2ª feira – 10 às 13 horas

Objetivos: Capacitar o aluno no uso de tecnologias de informática para criação, avaliação, compreensão, comunicação e apresentação de projetos de arquitetura e urbanismo através do uso de programas de 3D (SketchUp 6.0), de edição e tratamento de imagens (Photoshop CS) e de apresentação digital (PowerPoint 2008).

Ementa: Representação de projetos por meio de tecnologias digitais.

Créditos: 3

ARQ 1331 – Tópicos Especiais em Arquitetura XVI Título: Canteiro Experimental Professor: Adriano Carneiro

Page 4: Proposta Das Eletivas 2012.2

Horário: 4ª feiras – 09 às 13 horas

Objetivos: Gerar uma compreensão sistêmica sobre a construção e os processos produtivos envolvidos no ato de construir.Entender a formação histórica da atuação profissional do arquiteto, a fim de superar as dicotomias projeto / construção e prancheta / canteiro, e assim gerar um processo criativo holístico, em que o ato de projetar e construir é um só, baseado na experimentação.Gerar consciência da obra como processo aberto, em que construção, utilização, manutenção e desconstrução conformam o ciclo de vida da obra, explorando o conceito de sustentabilidade.Introduzir o aluno na disciplina da construção, pela vivência de questões como esforço, rotina de trabalho, planejamento, organização espacial, faseamento, transporte, etc.Operar criativamente na solução de problemas, através da valorização e incorporação das várias forças produtivas e dos vários saberes, principalmente aqueles mais “adormecidos”, dos diferentes atores que participam, de forma multidisciplinar, da construção da arquitetura. Suscitar, no aluno arquiteto, autonomia e segurança no enfrentamento dos problemas envolvidos no ato de construir.

Ementa: Estudo de modelos estruturais, através de referências históricas, como fundamentação do projeto. Experimentação partindo de um material-base proposto, a ser estudado ao longo do semestre. Entendimento do comportamento do material, pela experimentação, e das possibilidades técnicas que este oferece à construção, pela vivência da obra. Geração de modelos construtivos.A dialética entre projeto e construção. Emprego de desenhos e modelos como ferramentas de aproximação da obra construída. Noções de segurança e organização do trabalho no canteiro. Introdução a conceitos de planejamento, faseamento e controle de obras, através da experiência prática.Construção de uma obra projetada e desenvolvida coletivamente, a partir das experimentações realizadas. Emprego de ferramentas eletrônicas de desenho e análise estrutural como subsídio técnico ao processo de desenvolvimento. Exercício de atividades práticas de construção que promovam o resgate crítico de saberes e talentos esquecidos e técnicas populares. Realização de ensaios que demonstrem comparativamente a utilização empírica (saber popular) e científica (saber técnico) das culturas construtivas apropriadas.

Créditos: 4

Page 5: Proposta Das Eletivas 2012.2

ARQ1342 - Diagramas e Camadas: Representação Avançada e Design da Informação. Professor: Gabriel DuarteCréditos: 4Dia: quintas-feirasHorário: 14:00 às 18:00Ementa: Através de diferentes oficinas temáticas seqüenciais, esta disciplina fornecerá os instrumentos teórico-conceituais e práticos necessários para que os alunos possam elaborar ferramentas de visualização, análise e projeto de situações complexas. Tais ferramentas serão capazes suprir necessidades de problematização e descrição de situações de projeto e análise que necessitem de avaliações e considerações simultâneas de inúmeros fatores materiais e imateriais.

Serão parte integrante desta disciplina tutoriais nos seguintes software de representação e modelagem: Rhino, Autodesk Civil, Adobe Illustrator, InDesign e Photoshop. Através do uso destas ferramentas digitais, os alunos serão capacitados a representar estrategicamente os objetos conceituais e concretos de seus projetos para melhor entendê-los e fundamentar suas decisões. Os exercícios ministrados nesta disciplina vão desde o entendimento fundamental das questões teóricas por trás do diagrama e da cartografia, até o aprendizado de ferramentas digitais e fundamentos de programação visual e de design da informação.

ARQ 1343 – Tópicos Especiais em Arquitetura XXVIIITítulo: Maquete Eletrônica de ArquiteturaProfessor: Nathalia MussiHorário: 4ª feiras – 10 às 13 horas

Objetivos: Desenvolvimento de diferentes aspectos da linguagem da computação gráfica para a representação da arquitetura e da cidade, através da modelagem digital tridimensional.Desenvolvimento do pensamento formal / conceitual / espacial do recorte urbano tridimensional.Instrumentalizar o aluno com percepções espaciais / conceituais das obras de arquitetura, visando o entendimento da forma arquitetônica durante os processos de análise e concepção do projeto.

Ementa: Técnicas de modelagem tridimensional para formas orgânicas e ortogonais.Morfologia da obra arquitetônica a partir da sua análise em gráfica digital tridimensional. O entendimento do projeto a partir da modelagem tridimensional. Síntese do projeto a partir do desenvolvimento gráfico 3D.Morfologia do entorno e relação com o projeto. Leitura da cidade e do recorte urbano em três dimensões. Insolação, volumetria, cheios e vazios, contexto, manipulação de plantas.Desenho de arquitetura por computador baseado em modelos tridimensionais. Introdução aos princípios de animação por computação gráfica. Técnicas de representação em maquete eletrônica: modelagem de formas complexas, iluminação, aplicação de materiais, composição de imagens.

Créditos: 3

ARQ 1345 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURATítulo: Cenografia TeatralProfessor: Hilton BerredoHorário: 4ª feira de 10 às 13h

Objetivos: Ampliar a base de formação do estudante fornecendo instrumentos conceituais, projetuais e técnicos necessários para atuação nas diversas modalidades de mercado de trabalho em que se insere o projeto cenográfico teatral.Estimular a expressão plástica, poética e conceitual na criação cenográfica e o rigor no projeto técnico.Fornecer ao estudante elementos necessários ao conhecimento das referências históricas e teóricas do espaço teatral possibilitando uma visão crítica da cenografia contemporânea.

Ementa: A evolução da arquitetura dos espaços e tipos teatrais. A cenografia teatral no tempo e as modalidades dos espetáculos contemporâneos. O espaço teatral, os recursos técnicos da cenografia e sua

Page 6: Proposta Das Eletivas 2012.2

logística. A equipe teatral e suas competências. Elementos e ferramentas da concepção cenográfica e seu projeto técnico.

Créditos: 3Pré-requisitos(s): Não tem

ARQ1353 – Tópicos Especiais em Arquitetura XXXTítulo: Representação Geométrica AvançadaProfessor: Alessandra Carusi e Lúcia GomesHorário: 6ª feira de 13 às 17h.

Objetivo: Desenvolver o raciocínio espacial por meio da aplicação prática da geometria na arquitetura. Treinar o olhar do aluno para a análise e para a representação da forma geométrica do edifício, contribuindo, assim, para a sua atividade projetual.

Ementa: Raciocínio espacial avançado, estudo de estruturas complexas, representação de sólidos de revolução avançados, malhas espaciais e superfícies onduladas e reversas.

Programa:- Sólidos de revolução avançados: esfera, elipsóide, helicóide, parabolóide e hiperbolóide.- Superfícies onduladas.- Superfícies reversas.- Malhas espaciais.

Créditos: 4Pré-requisitos(s): ART1027 – Geometria Descritiva

ARQ 1354 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURATítulo: AntropometriaProfessor: Lúcia GomesHorário: 2ª feira de 07 às 10h.

Objetivo: Oferecer ao aluno condições para o desenvolvimento de um projeto centrado no usuário através do dimensionamento das circulações e espaços úteis (necessários para as atividades), proporcionando a definição do layout baseado nas dimensões humanas

Ementa: Antropometria – medidas humanas – para o dimensionamento dos ambientes. Noções de projeto centrado no usuário, adequação antropométrica, análise da tarefa e princípios ergonômicos de projeto. Aplicação dos manequins antropométricos no dimensionamento e definição do layout. Validação e testes das dimensões.

Programa:- Projeto centrado no usuário;- Adequação antropométrica;- Distribuição do espaço físico;- Análise da tarefa;- Fatores antropométricos;- Aplicação dos manequins antropométricos;- Validação e testes.Créditos: 3Pré-requisitos(s): ART1819 – Ergonomia na Arquitetura

ARQ 1355 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURATítulo: Formas e Estrutura na ArquiteturaProfessor: Denise Solot

Page 7: Proposta Das Eletivas 2012.2

Horário: 2ª feira de 13 às 16h

Estimular o pensamento reflexivo analógico entre as esferas dos experimentalismos plásticos e tecnológicos que envolvem a prática do projeto arquitetônico. A partir da industrialização da construção, promover questões que conduzam às sintonias dos experimentalismos da arquitetura, das artes plásticas e os da tecnologia da construção e as inter-relações com as transformações sociais.

Os experimentalismos tecnológicos e plásticos na arquitetura e as inter-relações com as contínuas transformações sociais, urbanas e do meio ambiente em distintos períodos históricos e distintas culturas. A natureza estética humana e a tese de Nervi. O processo fenomenológico estrutural e formal inerente à atividade da construção arquitetônica. A industrialização da construção: pré-fabricação e reprodutibilidade serial. Indústria e sociedade. Os materiais artificiais e o processo metodológico de projeto e construção. As grandes obras de engenharia do final do século XIX e início do século XX. A racionalização dos materiais e dos sistemas construtivos e as inter-relações com as artes plásticas e a sociedade. Reprodutibilidade serial e as propostas das moradias coletivas em grande escala. As especificidades brasileiras. Aspectos da passagem da sociedade industrial para a pós-industrial: as novas técnicas de projeto e construção e os novos paradigmas estéticos. Estudo de modelos exemplares.

Créditos: 3Pré-requisitos(s): Não tem

ARQ 1356 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURATítulo: Formas e Estrutura na ArquiteturaProfessores: Nathália Mussi, Silvio Dias e Veronica Natividade.Horário: 2ª feira de 19 às 22h

? ? ? ?

Créditos: 3Pré-requisitos(s): Não tem

ART 1052 - A Imagem FotográficaProfessor: Joaquim Marçal Horário: 4ª feiras - 13h às 15 horas Ementa: Fotografia como meio de documentação, representação e expressão. Introdução à prática fotográfica através do processo digital, com câmeras compactas e/ou câmeras reflex. Linguagem fotográfica e edição de imagens. Brevíssima introdução ao tratamento de imagens. Processos de impressão (fotográficos e digitais). Inserção na Web.

Carga horária 2 horas – 2 créditos

ART 1844 – Tópicos Especiais em DESIGN VTítulo: Plástica na ArquiteturaProfessor. Mario Fraga Dia: terças-feirasHorário: 9:00 às 13:00h

Ementa: O espaço como meio de expressão, gerador de associações poéticas e fatos estéticos. Relações de significante e significado, forma e conteúdo, humano e urbano. Enriquecimento de vocabulário e construção da linguagem plástica.

Objetivos:

Page 8: Proposta Das Eletivas 2012.2

• Aprofundar a linguagem plástica individual através da criação de objetos estéticos, criados através de observação, análise e interpretação de situações espaciais.• Desenvolver o discurso sobre esta linguagem compreendendo sua relação direta com a arquitetura através da leitura visual dos trabalhos realizados.• Aguçar a percepção do aluno em relação aos aspectos formais, materiais e estéticos do mundo concreto.• Desenvolver a leitura e a crítica em relação à visualidade contemporânea

Créditos: 4