pronasci- aula 05

15
PRONASCI – PRONASCI – Programa Nacional Programa Nacional de Segurança de Segurança Pública com Pública com Cidadania Cidadania

Upload: jennifer-holloway

Post on 01-Jan-2016

43 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pronasci- Aula 05

PRONASCI – PRONASCI – Programa Nacional de Programa Nacional de

Segurança Pública Segurança Pública com Cidadania com Cidadania

Page 2: Pronasci- Aula 05

CONSIDERAÇÕES CONSIDERAÇÕES PRELIMINARESPRELIMINARES

1.1. OBJETIVO PRINCIPALOBJETIVO PRINCIPAL: ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE: ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE2.2. DINÂMICADINÂMICA: O projeto articula políticas de segurança com ações : O projeto articula políticas de segurança com ações

sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.segurança pública.

3.3. ABRANGÊNCIAABRANGÊNCIA: Até o momento, o Pronasci chegou a 150 : Até o momento, o Pronasci chegou a 150 municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados: Acre, Alagoas, municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

4.4. ABRANGÊNCIAABRANGÊNCIA: O Pronasci também chegou a quatro grupos de : O Pronasci também chegou a quatro grupos de municípios: Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e municípios: Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região – CISMEL, Consórcio Público do Cidadania de Londrina e Região – CISMEL, Consórcio Público do Médio Vale do Paraíba do Sul Fluminense, Consórcio Público da Médio Vale do Paraíba do Sul Fluminense, Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE e Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE e Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí - CIS/CAÍ. Até 2012, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí - CIS/CAÍ. Até 2012, o Pronasci será estendido a todas as unidades federativas, ainda que Pronasci será estendido a todas as unidades federativas, ainda que de forma parcial.de forma parcial.

Page 3: Pronasci- Aula 05

PRONASCIPRONASCI

1.1.Instrumento legislativoInstrumento legislativo: Lei nº 11.530, : Lei nº 11.530, de 24 de outubro de 2007.de 24 de outubro de 2007.

2.2. Atores: (art. 1º )Atores: (art. 1º )

2.1. União – através dos vários órgãos;2.1. União – através dos vários órgãos;

2.2. Estados e Distrito Federal2.2. Estados e Distrito Federal

2.3. Municípios2.3. Municípios

2.4. família e comunidade2.4. família e comunidade

Page 4: Pronasci- Aula 05

PRONASCIPRONASCI

3. Instrumentos de cooperação3. Instrumentos de cooperação: programas, : programas, projetos, ações de assistência técnica e projetos, ações de assistência técnica e financeira e mobilização social. A lei prevê financeira e mobilização social. A lei prevê também a execução integrada das ações, também a execução integrada das ações, mediante instrumento de cooperação mediante instrumento de cooperação federativa. (art. 5º)federativa. (art. 5º)

4. Eixos de articulação4. Eixos de articulação: prevenção, controle e : prevenção, controle e repressão da criminalidade ( focado em repressão da criminalidade ( focado em políticas sociais e ações de proteção às políticas sociais e ações de proteção às vítimas)vítimas)

5. Diretrizes do Pronasci5. Diretrizes do Pronasci (art. 3º) (art. 3º)

Page 5: Pronasci- Aula 05

PRONASCIPRONASCI

6. Focos prioritários dos projetos que 6. Focos prioritários dos projetos que compõem o Pronasci (art. 4º)compõem o Pronasci (art. 4º)

6.1. ETÁRIO – 6.1. ETÁRIO –

6.2. SOCIAL – 6.2. SOCIAL –

6.3. TERRITORIAL – 6.3. TERRITORIAL –

6.4. REPRESSIVO – 6.4. REPRESSIVO – ► Crítica: neste sentido, o PRONASCI está no caminho certo, Crítica: neste sentido, o PRONASCI está no caminho certo,

inclusive no que refere à participação da comunidade inclusive no que refere à participação da comunidade afetada pela violência, sendo a falta de participação dos afetada pela violência, sendo a falta de participação dos jovens uma causa de fracasso das políticas de prevenção à jovens uma causa de fracasso das políticas de prevenção à violência.violência.

Page 6: Pronasci- Aula 05

PRONASCIPRONASCI

7. Adesão ao PRONASCI 7. Adesão ao PRONASCI

7.1. Instrumento: 7.1. Instrumento: termo de adesão próprio, termo de adesão próprio, destacando a voluntariedade do ente federado destacando a voluntariedade do ente federado (convênios, acordos e ajustes- art. 7º)(convênios, acordos e ajustes- art. 7º)

7.2. Condições:7.2. Condições: art. 6º art. 6º

7.3. Gestão dos projetos – art. 8º7.3. Gestão dos projetos – art. 8º““A gestão do Pronasci será exercida pelos Ministérios, pelos órgãos e A gestão do Pronasci será exercida pelos Ministérios, pelos órgãos e demais entidades federais nele envolvidos, bem como pelos Estados, demais entidades federais nele envolvidos, bem como pelos Estados, Distrito Federal e Municípios participantes, Distrito Federal e Municípios participantes, sob a coordenação do sob a coordenação do Ministério da JustiçaMinistério da Justiça, na forma estabelecida em regulamento., na forma estabelecida em regulamento. “

Page 7: Pronasci- Aula 05

PRONASCIPRONASCI8. Programas instituídos pela Lei 11.530:8. Programas instituídos pela Lei 11.530:

8.1. 8.1. ReservistaReservista – Cidadão – destinado à – Cidadão – destinado à capacitação de jovens recém-licenciados do capacitação de jovens recém-licenciados do serviço militar obrigatório, para atuar como serviço militar obrigatório, para atuar como jovens e adolescentes para sua inclusão e jovens e adolescentes para sua inclusão e participação em ações de promoção da cidadania.participação em ações de promoção da cidadania.

8.2. 8.2. Proteção de jovens em Território Vulnerável Proteção de jovens em Território Vulnerável – – destinado à formação e inclusão social de jovens destinado à formação e inclusão social de jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou e adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana ou em situação de moradores de rua, nas urbana ou em situação de moradores de rua, nas áreas geográficas abrangidas pelo PRONASCI.áreas geográficas abrangidas pelo PRONASCI.

Page 8: Pronasci- Aula 05

8.3. Projeto Mulheres da Paz 8.3. Projeto Mulheres da Paz – destinado à – destinado à capacitação de mulheres socialmente atuantes capacitação de mulheres socialmente atuantes nas áreas geográficas abrangidas pelo PRONASCInas áreas geográficas abrangidas pelo PRONASCI

8.4. Bolsa-Formação 8.4. Bolsa-Formação – é destinando à qualificação – é destinando à qualificação profissional dos integrantes das carreiras já profissional dos integrantes das carreiras já existentes das policiais civil e militar, do corpo de existentes das policiais civil e militar, do corpo de bombeiros, dos agentes penitenciários, dos bombeiros, dos agentes penitenciários, dos agentes carcerários e dos peritos, contribuindo agentes carcerários e dos peritos, contribuindo com a valorização desses profissionais e com a valorização desses profissionais e

consequente benefício da sociedade brasileira.consequente benefício da sociedade brasileira.

Page 9: Pronasci- Aula 05

9. Outros ProjetosO Pronasci é composto por 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade. Alguns destaques: Formação Policial - A qualificação das polícias inclui práticas de segurança-cidadã, como a utilização de tecnologias não letais; técnicas de investigação; sistema de comando de incidentes; perícia balística; DNA forense; medicina legal; direitos humanos, entre outros. Os cursos serão oferecidos pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), que envolve hoje 66 universidades brasileiras, entre públicas e particulares, e ainda telecentros para educação a distância. A meta é chegar a 80 instituições parceiras em todo o país, em 2008.Sistema Prisional - A criação de mais de 40 mil vagas no sistema penitenciário do país atenderá a públicos específicos. Os jovens entre 18 e 24 anos terão unidades prisionais diferenciadas. O objetivo do governo federal é separá-los por faixa etária e natureza do delito e impedir aqueles que cometeram pequenas infrações de se contaminarem pela influência dos líderes do crime organizado. Além disso, as mulheres apenadas também terão assistência, como berçário e enfermaria. A reestruturação do sistema prisional envolve ações que visam a qualificação de agentes penitenciários e a formação profissional de presos.

Page 10: Pronasci- Aula 05

Plano Nacional de Habitação para Profissionais de Segurança Pública - A categoria também poderá contar com o Plano Nacional de Habitação para Profissionais de Segurança Pública, com o apoio da Caixa Econômica Federal. Serão disponibilizadas unidades populares para servidores de baixa renda, que recebam até quatro salários mínimos e a cartas de crédito para a compra da casa própria, no valor de até R$ 50 mil, para aqueles que recebam até R$ 4,9 mil.

Ministérios e Secretarias Parceiras - Algumas ações previstas no Pronasci são fruto de parcerias com ministérios e secretarias. O Pronasci agirá em conjunto com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas regiões em que houver obras de urbanização para recuperação de espaços urbanos e melhoria da infra-estrutura nas comunidades. Outro exemplo é a parceria firmada com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas , da Presidência da República, que ampliará, com o Pronasci, o atendimento do Viva Voz, projeto já existente que visa orientar

jovens e famílias em relação às drogas.

Page 11: Pronasci- Aula 05

10. CRÍTICAS10. CRÍTICAS

O Pronasci apresenta alguns retrocessos em relação O Pronasci apresenta alguns retrocessos em relação aos planos anteriores que não foram implementados: aos planos anteriores que não foram implementados: falta de unidade sistêmica (propostas fragmentárias, falta de unidade sistêmica (propostas fragmentárias, tópicas), excesso de ministérios envolvidos na tópicas), excesso de ministérios envolvidos na execução do programa; ausência de reformas execução do programa; ausência de reformas institucionais; omissão quanto ao papel das guardas institucionais; omissão quanto ao papel das guardas municipais; e o excesso de assistencialismo.municipais; e o excesso de assistencialismo.

Pronasci tem o mérito de ser o primeiro programa a Pronasci tem o mérito de ser o primeiro programa a encarar de frente as arbitrariedades e deficiências encarar de frente as arbitrariedades e deficiências da máquina policial, além de tentar incorporar uma da máquina policial, além de tentar incorporar uma massa vulnerável de pessoas ao mínimo de massa vulnerável de pessoas ao mínimo de cidadania efetiva.cidadania efetiva.

Page 12: Pronasci- Aula 05

10. 10. Estados e municípios integrantes do Pronasci

Estado do Acre Rio BrancoBrasiléiaCruzeiro do SulEstado de AlagoasMaceióEstado do AmazonasEstado da BahiaSalvadorCamaçariLauro de FreitasSimões FilhoEstado do CearáFortalezaJuazeiro do Norte

Estados DF e GO (RIDE)BrasíliaÁguas Lindas de GoiásAparecida de GoiâniaCidade Ocidental CristalinaFormosaLuziâniaNovo GamaPirenópolisPlanaltinaValparaíso de Goiás

Page 13: Pronasci- Aula 05

Estado do Espírito SantoVitóriaCariacicaSerra VianaVila VelhaEstado do MaranhãoSão LuisEstado do Mato GrossoEstado do Mato Grosso do SulEstado de Minas GeraisBelo HorizonteBetimContagemIbiritéRibeirão das NevesSanta LuziaUberabaVarginha

Estado do ParáBelémAnanindeuaEstado do ParanáCuritibaAlmirante TamandaréArapongasAraucáriaBela Vista do ParaísoCambéColomboFoz do IguaçuIbiporãJataizinhoLondrinaPinhaisPiraquaraRolândiaSão José dos PinhaisSertanópolisTamarana

Page 14: Pronasci- Aula 05

Estado de PernambucoRecifeCabo de Santo AgostinhoCaruaruJaboatão dos GuararapesOlindaPaulistaSão Lourenço da MataEstado do PiauíEstado do Rio de JaneiroRio de Janeiro (Capital)Belford RoxoDuque de CaxiasItaboraíItaguaíMacaéMagéMesquitaNilópolisNiteróiNova IguaçuPetrópolisQueimadosSão Gonçalo

São João de MeritiTeresópolisEstado do Rio Grande do NorteEstado do Rio Grande do SulPorto AlegreAlvoradaBagéCachoeirinhaCanoasCaxias do SulEsteioNovo HamburgoGravataíGuaibaPasso FundoSanta Cruz do SulSanta MariaSão LeopoldoSapucaia do Sul VacariaViamãoEstado de RondôniaEstado de São Paulo

Page 15: Pronasci- Aula 05

São Paulo (Capital)AraraquaraCampinasCotiaDiademaEmbu das ArtesEmbu-GuaçúFerraz VasconcelosGuarulhosItapecerica da SerraItapeviJandiraJundiaíOsasco

Pirapora de Bom JesusRio ClaroSantana de ParnaíbaSanto AndréSão Bernardo do CampoSorocabaTaboão da SerraVargem Grande PaulistaEstado de SergipeAracajuNossa Senhora do SocorroEstado de Tocantins