projeto resgate_volume ii - 1753-1828

478

Upload: reginaldo-alves-daraujo

Post on 24-Nov-2015

289 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • VOLUME II1753 - 1828

  • DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOSDA CAPITANIA DA

    BAHIA

    1604 - 1828

    VOLUME II

    1753 - 1828

  • DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOSDA CAPITANIA DA

    BAHIA

    1604 - 1828

    VOLUME II

    1753 - 1828

    Salvador / Bahia

    Fundao Pedro CalmonArquivo Pblico da Bahia

    2009

  • 4DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    Presidente da Repblica Federativa do BrasilLuiz Incio Lula da Silva

    Ministro da CulturaJoo Luiz Silva Ferreira (Juca Ferreira)

    Projeto Resgate Baro do Rio BrancoCoordenador GeralEmbaixador Wladimir do Amaral Murtinho (in memorian)

    Coordenadora TcnicaEsther Caldas Bertoletti

    Governador do Estado da BahiaJaques Wagner

    Secretario de Cultura do Estado da BahiaMrcio Meirelles

    Diretor-Geral da Fundao Pedro CalmonUbiratan Castro de Arajo

    Diretoria de ArquivosPaulo Csar de Jesus

    Diretora do Arquivo Pblico da BahiaMaria Teresa Navarro de Britto Matos

    Coordenadora de Pesquisa e Documentao do Arquivo Pblico da BahiaRita de Cssia S. de Carvalho Rosado

    Equipe Tcnica: Coordenao (2003-2006) Marli Geralda Teixeira, (2007-2009) Maria Teresa Navarro de Britto Matos eRita de Cssia S. de Carvalho Rosado; Superviso (2003-2009) Marlene da Silva Oliveira; Estagirios do Programa deEducao pelo Trabalho (Proget) do Governo do Estado da Bahia (2004-2006) Carolina Campbell de Barros, Diana NeumaSantos de Santanna, Eric Ferreira de Souza, Flbio Gusmo Matos e Roman Romeu Silva Pinto.

    Colaboradores: Avanete Pereira Sousa, rika Simone de Almeida Carlos Dias, Gilson Srgio Matos Reis, Mrcia Gabrielade Aguiar Barreto, Neuza Rodrigues Esteves, Onildo Reis David e Patrcia Alexandra Ramalho de Almeida Alves.

    Colaboradores do Arquivo Histrico Ultramarino (Lisboa): Ana Canas Delgado Martins, Jos Joaquim Sintra Martinheirae Maria Lusa Meneses Abrantes.

    Fonte: GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. 500 anos do Brasil sob a tica da cartografia. Salvador, Governo do estado daBahia, 2000. Marca dgua da Capa: Mapa das Capitanias Hereditrias, do ano de 1574, onde a Capitania da Bahia corresponde Capitania De Sua Majestade, assim denominada por haver sido adquirida para sediar o Governo Geral; Foto em Destaquena Capa: Mapa da Capitania De Sua Majestade, do ano de 1631, destacando as ilhas da Baa de Todos os Santos e Salvador.Foram acrescidos aos quatro cantos do mapa os fortes Santiago, So Felipe, Santo Alberto e Santo Antnio.

    ____________________________________________________________________________________Documentos manuscritos avulsos da Capitania da Bahia: 1604-1828. Salvador: Fundao Pedro Calmon, 2009.

    2 v..

    Contedo: v. 1. (1604-1753) v.2. (1753-1828).

    Projeto Resgate de Documentao Histrica Baro do Rio Branco / Arquivo Histrico Ultramarino (Lisboa).

    ISBN: 978-85-61458-17-1 CDU 94 (813.8) : 091ISBN: 978-85-61458-19-5 (Compact Disk) CDD 016.981.42

    1. Bahia - Histria - Fontes. 2. Bahia - Histria - Manuscritos - I. Ttulo.______________________________________________________________________________________________

  • 5DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    SUMRIO

    Prefcio ........................................................................................................................................... 07Joo Luiz Silva Ferreira (Juca Ferreira)

    Os Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da Bahia (1604 1828)e o Conselho Ultramarino .............................................................................................................. 09Ubiratan Castro de Arajo

    Catlogo dos Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da Bahia Existentesno Arquivo Histrico Ultramarino, em Lisboa .............................................................................. 11Esther Caldas Bertoletti

    A Memria da Bahia Colonial nos Documentos Manuscritos Avulsosdo Projeto Resgate de Documentao Histrica Baro do Rio Branco ....................................... 15Maria Teresa Navarro de Britto MatosRita de Cssia Santana de Carvalho Rosado

    Volume II (1753 - 1828) ................................................................................................................... 21

  • 6DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

  • 7DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    Prefcio

    O Projeto Resgate Baro do Rio Branco, desenvolvido e coordenado pelo Ministrio da Cultura doBrasil, atravs da Secretaria de Articulao Institucional, vem possibilitando novos olhares sobre os primeirossculos da Histria do Brasil. Documentos localizados apenas em bibliotecas e arquivos europeus comearam, apartir do final dos anos 80, a serem recuperados em sua plenitude informacional, re-organizados em conformidadecom as mais modernas tcnicas da descrio arquivstica internacional. Todos os originais foram microfilmadosao abrigo da Resoluo n. 4212, de 1974 da UNESCO que considerou patrimnio comum os documentos dasex-colnias custodiados nos pases ex-imprios coloniais.

    Os microfilmes, provenientes dos pases ex-imprios coloniais encontram-se depositados na FundaoBiblioteca Nacional, rgo do Ministrio da Cultura, e foram digitalizados para ampla e completa distribuioem todos os Estados Brasileiros, que no passado foram Capitanias Hereditrias, atravs das Universidades, dosArquivos Pblicos e dos Institutos Histricos de cada Estado envolvido. Em maio de 2004, tivemos a oportunidadede, na abertura do I Congresso Internacional Resgate, promovido pela Universidade de Braslia e pelo Ministrioda Cultura, salientar a importncia do Projeto Resgate. A disponibilizao dos documentos em contedo digitalfavorece a possibilidade de novas perspectivas da produo cientfica atravs da leitura dos documentos originais.

    Guias e Catlogos foram publicados no mbito do Projeto Resgate. Do primeiro Catlogo, lanado em1998, da Capitania de Minas Gerais, ao que se publica no momento da Capitania da Bahia, um dos maisexpressivos conjuntos documentais existentes no Arquivo Histrico Ultramarino, em Lisboa, passaram-se 10anos. Para a microfilmagem dos quase 500 rolos de microfilmes contendo cerca de 50.000 documentos relativos Bahia (1604-1828). A Bahia agradece a generosidade e a contribuio inestimvel da Fundao ClementeMariani.

    Est de parabns, o Governo do Estado da Bahia que em boa hora possibilita a publicao do catlogodos Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da Bahia existentes no Arquivo Histrico Ultramarino, em Lisboa,atravs da Secretria de Cultura, e da Fundao Pedro Calmon. E, ao Arquivo Publico da Bahia, que inclusivedisponibiliza a consulta dos microfilmes e CD-ROM dos documentos relativos ao Estado da Bahia.

    Com este catlogo, que tenho a honra de prefaciar, complementa-se o trabalho iniciado por tantospesquisadores do passado e coloca-se disposio dos estudiosos um quantitativo para mais de 50.000 documentos,quase 500.000 pginas manuscritas sobre a Histria da Bahia.

    Joo Luiz Silva Ferreira (Juca Ferreira)

    Ministro de Estado da Cultura

  • 8DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

  • 9DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    Os Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da Bahia(1604 1828) e o Conselho Ultramarino

    Documentos Manuscritos Avulsos o acervo que compe o Projeto Resgate de DocumentaoHistrica Baro do Rio Branco. Documentos de fundos diversos, como mostram os verbetes que integram essecatlogo. O Arquivo Histrico Ultramarino (AHU), em Lisboa, de onde procede a documentao do Resgate,compreende trs fundos: o Conselho Ultramarino (Sc. XVI a 1833); a Secretaria de Estado da Marinha eUltramar (1834-1910) e o Ministrio do Ultramar (1910-1975). Esta apresentao se concentra nos avulsos doConselho Ultramarino por ser o fundo no AHU que mais diz respeito ao Brasil e a Bahia.

    Enquanto vigorou a Unio das monarquias ibricas (1580 a 1640), Portugal envolveu-se efetivamente,nas sucessivas guerras da Espanha contra a Frana, a Holanda e a Inglaterra. Parte do nordeste brasileiro a partirde 1624 foi invadida pelos flamengos que vieram a se estabelecer na Capitania de Pernambuco poraproximadamente vinte anos (1630 a 1649). A presena dos holandeses no nordeste custou a Portugal a perdade colnias na frica a exemplo da Ilha de So Tom, Angola, Guin, e outras no Oriente o que desestruturoue comprometeu a atuao de Portugal no contexto do mercantilismo europeu. Diante de tantas perdas o antigoimprio colonial portugus certamente que entrou em decadncia, limitado colnia da Amrica Portuguesa: oBrasil. A metrpole na tentativa de se reerguer procurou aproximar-se do Estado do Brasil com a adoo demedidas administrativas altamente restritivas.

    A obra de reorganizao administrativa do reino empreendida por Dom Joo IV implicou na criao dergos estratgicos que desempenhassem funes capazes de garantir a Portugal o controle das colnias edomnios que conseguiu salvar nas batalhas pela Restaurao. Criou em 1640 o Conselho de Guerra, o Tribunalda Junta dos Trs Estados (ndia, Brasil e Guin), e em 14 de Julho de 1642 o Conselho Ultramarino rgo queexerceu o principal papel na coordenao e centralizao da poltica nos domnios portugueses onde se destacouo Brasil. Na ocasio Dom Joo IV revelou porque criava o Conselho Ultramarino.

    Pelo estado em que se acham as coisas da ndia, do Brasil, de Angola e demais conquistas doReino, e pelo muito que importa conservar e dilatar o que neles possuo e recuperar o que seperdeu em tempos passados e ser precisamente necessrio, antes que os danos que ali tempadecido esta Coroa passem adiante, prover de remdio com toda aplicao e por todos osmeios justos e possveis: Me resolvi a nomear Tribunal separado em que particularmente setratem os negcios daquelas partes, que at agora corriam por Ministrios obrigados a outrasocupaes, sendo as das conquistas tantas e da qualidade que se deixa entender, e que esteTribunal tenha no Pao a casa que se lhe assinar e se chame Conselho Ultramarino (...)

    Desse modo, as mudanas observadas no comportamento econmico de Portugal com relao aoEstado do Brasil, aumentando a explorao colonial, deveriam ser acompanhadas de transformaes no campopoltico-administrativo, no sentido de estabelecer mtodos que assegurassem a centralizao poltico-administrativae que afirmasse definitivamente o poder metropolitano sobre a colnia.

    O estreitamento das relaes entre Portugal e o Estado do Brasil sob a coordenao do ConselhoUltramarino produziu um acervo documental em que parte deste acervo integra o Projeto Resgate. Certamente,que durante o sculo XVIII os documentos oficiais produzidos pelo Conselho Ultramarino tiveram um aumentosignificativo. Aumento que se justifica pela necessidade do controle em relao intensificao da produo doouro na Colnia. Realidade comprovada no Projeto Resgate, de acordo com o quantitativo de verbetes quetratam sobre o tema.

    A Fundao Pedro Calmon e o Arquivo Pblico da Bahia sentem-se honrados em facilitar o acesso dospesquisadores aos documentos custodiados pelo AHU, em Lisboa, microfilmados e digitalizados.

    Ubiratan Castro de Arajo

    Diretor Geral da Fundao Pedro Calmon

  • 10

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

  • 11

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    Catlogo dos Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da BahiaExistentesno Arquivo Histrico Ultramarino, em Lisboa

    O catlogo dos Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da Bahia, existentes no Arquivo HistricoUltramarino (AHU), em Lisboa apresenta de forma sistemtica 20.000 verbetes-resumos aproximadamente,com datas extremas entre 1604 e1828. Os referidos documentos encontram-se armazenados em 281 caixas nasprateleiras da SALA DO BRASIL, no AHU, como era carinhosamente chamado aquele espao pelo ilustrebaiano e historiador Pedro Calmon. Este Catlogo complementa os outros dois conjuntos de documentos quej possuam verbetes publicados, e por isso eram mais conhecidos pelos pesquisadores. Verbetes que produzidosdurante o sculo XX foram publicados, no Rio de Janeiro, nos Anais da Biblioteca Nacional, nos anos 1913 a 1918e na Bahia, pelo Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia, em 1950.

    O primeiro deles, em 5 volumes, reunia 30.374 verbetes-resumos de documentos armazenados em 151caixas, com datas extremas de 1613 -1807. Na Introduo ao primeiro dos cinco volumes, consta a informaoque os documentos pertenciam ao Archivo de Marinha e Ultramar de Lisboa, custodiados na Biblioteca Nacionalportuguesa e organizados por Eduardo de Castro e Almeida, primeiro conservador da referida biblioteca.Todos os cinco volumes tiveram uma edio de apenas 500 exemplares.

    Vale lembrar aqui as palavras de Manoel Ccero Peregrino da Silva, diretor da Biblioteca Nacional eautor da referida Introduo. Ele afirma,

    que entre os milhares de documentos oficiais que foram incorporados Biblioteca Nacionalde Lisboa e desde 1901 constituem uma seo parte sob a denominao de Arquivo deMarinha e Ultramar, considervel o nmero dos que so relativos ao Brasil, muito dos quaisde grande importncia para o estudo da nossa histria.

    Eduardo de Castro e Almeida props direo da Biblioteca Nacional do Brasil, organizar e inventariaros documentos relativos ao Brasil existentes nas caixas custodiadas pela Biblioteca Nacional de Lisboa, de ondeera funcionrio. Apresentou um plano de trabalho que compreenderia a ordenao geogrfica e cronolgica, e,para alm dos verbetes-resumo, desenvolveria extratos de trechos ou mesmo a transcrio paleogrfica na ntegrade documentos que, segundo o seu critrio, poderiam oferecer interesse histrico para o Brasil. Alm dos verbetes-resumos preparou, tambm, trs ndices: um de nomes, outro remissivo de apelidos (ou seja, de sobrenomes) eum terceiro de assuntos (que inclua o toponmico).

    E assim se processou, inicialmente com os documentos existentes relativos Capitania da Bahia eposteriormente Capitania do Rio de Janeiro, tambm publicados nos Anais da Biblioteca Nacional do Brasil entreos anos 1921-1951.

    Temos, portanto, no incio do sculo XX, os cinco primeiros Catlogos contendo verbetes-resumos dedocumentos baianos contidos em 151 caixas. Atualmente, a Bahia dispe de um quantitativo de 466 caixas noAHU, abrangendo os trs conjuntos documentais, incluindo o de Luisa da Fonseca.

    Durante o perodo referido os Catlogos de Eduardo de Castro e Almeida e Luisa da Fonseca foram ogrande manancial de pesquisa dos estudiosos da Histria da Bahia, que deveriam se deslocar at Lisboa parapesquisa os documentos de seu interesse precpuo.

    Neste nterim, o governo portugus decidiu criar nos anos 30, do sculo XX, pelo Decreto-Lei n. 19.868,de 9 de junho de 1931, o Arquivo Histrico Colonial que foi instalado no Palcio da Ega Junqueira, onde seencontra at os dias atuais. Custodia os documentos mais antigos da Seco Ultramarina da Biblioteca Nacionale os fundos documentais do Ministrio das Colnias, depois Ministrio do Ultramar.

    Documentos de outros fundos e de outras instituies foram integrados ao acervo do AHU trs fundosdocumentais: o Conselho Ultramarino (Sc. XVI a 1833), a Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar (1834-1910) e o Ministrio do Ultramar (1910-1975). O fundo que diz respeito mais diretamente ao Brasil e a Bahia o do Conselho Ultramarino, to cuidadosamente historiado por Marcello Caetano em seu livro editado no BrasilO Conselho Ultramarino. Esboo da sua histria, pela Editora S Cavalcante, Rio de Janeiro, 1969.

    Contudo, a documentao da antiga Capitania da Bahia, hoje abrigada em 466 caixas tinha a particularidadede possuir dois conjuntos de documentos com Catlogos impressos: o conjunto organizado por Eduardo deCastro e Almeida (5 volumes, 1913-1918, publicados pela Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro) contendodocumentos do perodo 1613-1807, e o conjunto organizado por Luisa da Fonseca com a documentao dosculo XVII, publicado na Bahia, pelo Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia, nos Anais do I Congresso de

  • 12

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    Histria da Bahia. Consta que Luisa da Fonseca, que era funcionria do AHU, organizou os verbetes a pedido dohistoriador baiano, Pedro Calmon, e apresentou o resultado do trabalho no referido Congresso, sendo publicadono Volume II dos Anais. So 34 caixas contendo 4.384 verbetes-resumidos de documentos de 1599 a 1700. Nopreparou os ndices, nem fez a transcrio de trechos ou de documentos na sua ntegra, semelhana de Eduardode Castro Almeida, o que dificulta sobremaneira a pesquisa.

    J existiam, portanto, dois conjuntos de documentos abrangendo perodos superpostos. Esteimbricamento de datas e documentos aumentou ao verificarmos, no incio dos trabalhos do Projeto Resgate,mais precisamente em 1990, que existiam exatamente mais 281 caixas ainda por fazer. Quantidade bem maior decaixas, com datas extremas de 1604-1828, ou seja, perodos histricos semelhante aos dois outros conjuntos.

    Temos, hoje, os documentos da antiga Capitania da Bahia distribudos em trs conjuntos:

    I - Conjunto organizado por Eduardo de Castro e Almeida: 151 caixas, publicado em 5 volumes (1913-1918), indicando 30.374 documentos com transcrio de trechos e/ou documentos na integra e apresentandondices por nome, sobrenome e assunto;

    II - Conjunto organizado por Luisa da Fonseca: 34 caixas publicado em 1 volume (1950), indicando4.384 documentos, no apresentando ndices;

    III - Conjunto organizado pela equipe o Projeto Resgate: 281 caixas contendo precisamente 19.610verbetes-resumos dos documentos publicados neste Catlogo.

    Discutiu-se no incio dos trabalhos como microfilmar os trs conjuntos: colocar os documentos, noimportando qual o conjunto, em rigorosa ordem cronolgica e assim amalgamar os documentos, ou respeitar osconjuntos tendo em vista que dois deles j possuam catlogos publicados com os verbetes-resumos e utilizadose referenciados por muitos pesquisadores. A Direo do Arquivo Histrico Ultramarino, em Lisboa, optou pormanter os trs conjuntos separados e assim foi feito o trabalho. Contudo, para a microfilmagem dos dois primeirosconjuntos, com verbetes j publicados, foi necessria a leitura de reviso dos documentos nas capilhas queabrigavam o documento principal e seus anexos (essas antigas capilhas foram substitudas por capas novas emais adequadas). Aps essa minuciosa e cuidadosa leitura de confronto e controle dos verbetes publicados noBrasil na primeira metade do sculo XX, com os documentos originais, reproduzimos as pginas dos catlogosem cpias, tipo Xrox, que foram recortadas por verbete (na impossibilidade de serem digitados, pois demandariamuito tempo) para serem microfilmadas antes de cada documento a guisa de sinalticas.

    Vale registrar que ao longo do tempo entre a preparao dos verbetes (metade do sculo XX) at aleitura tcnica realizada pelos pesquisadores do Projeto Resgate para a microfilmagem, alguns documentosestavam fora de seus lugares originais. Em se tratando de documentos avulsos, constantemente solicitadospelos pesquisadores nas Salas de Leitura, primeiramente, na Biblioteca Nacional de Lisboa e depois no AHU,por mais de 90 anos manuseados pelos atentos e curiosos pesquisadores.

    Na preparao para a microfilmagem desses dois conjuntos contamos com a colaborao de pesquisadoresbaianos, arquivistas e historiadores entre os quais se destaca a antiga funcionria do Arquivo Pblico da Bahia(APB), Neusa Esteves Fernandes, depois arquivista da Santa Casa de Misericrdia, onde atuou com competnciae dinamismo. A ela devemos elaborao dos ndices, completos, dos documentos do sculo XVII, juntamentecom outros colaboradores tais como Zita Alves, Tatiane de Lima Trigueiro e Mrio Pires Miguel. Espera-se queem breve possam ser re-editados os verbetes do Catlogo da Luisa da Fonseca acrescidos dos ndices facilitadores daconsulta, na seqncia deste catlogo dos Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da Bahia existentes noArquivo Histrico Ultramarino que ora se edita graas ao empenho da atual diretora do APB, Dra. Maria TeresaNavarro de Britto Matos. Vale registrar que Diretoras do APB, que antecederam esta gesto, tambm deram asua contribuio ao Projeto Resgate. Os Governos dos Estados da Bahia e de Sergipe apoiaram a transformaodos rolos de microfilmes dos dois primeiros conjuntos (Castro e Almeida e Luisa da Fonseca) em CD-ROM.Uma ampla divulgao dos resultados concretos do trabalho que se realizava em Lisboa. Em solenidade no APB,em setembro de 1998, ocasio em que os Cds dos dois primeiros conjuntos microfilmados foram entregues acerca de 15 instituies baianas de ensino e pesquisa. Na ocasio, disponibilizou cpia dos rolos de microfilmesao APB (uma segunda cpia encontra-se custodiada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro). O fato mereceuampla cobertura da imprensa baiana e alguns pesquisadores escreveram textos primorosos, entre eles, permitam-me citar, o de Fernando da Rocha Peres intitulado LAVRA DO ARQUIVO, em que finalizava dizendo que aBahia passa a ter o ouro do arquivo, a lavra necessria para o avano das pesquisas histricas em nossas universidades (ATARDE, 22/09/1998).

    Ao mesmo tempo em que se procedia a re-Ieitura e confronto dos documentos originais com os verbetesdos dois conjuntos j publicados para a microfilmagem que disponibilizaria, na integra, todos os documentosaos interessados, iam sendo organizados e preparados os verbetes do novo conjunto de documentos avulsossobre a Capitania da Bahia que se apresentavam ainda inexplorados. Muitos documentos-anexos aos documentosprincipais foram encontrados desgarrados do seu local de origem e alguns documentos at tinham migrado

  • 13

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    das caixas da Capitania da Bahia para as caixas de outras Capitanias. Foram ento re-pescados na re-leitura detodos os documentos da Capitania da Bahia, contido nas 466 caixas.

    Portanto, o que os estudiosos e pesquisadores tm acesso hoje, nos seus computadores ou leitoras demicrofilmes, o resultado do trabalho, dedicao e competncia de pesquisadores baianos e sergipanos. Para arealizao desse trabalho contamos com o apoio financeiro principalmente da j citada Fundao ClementeMariani, alm dos Governos dos Estados da Bahia e Sergipe e do Governo Federal, sob a coordenao daSecretaria de Articulao Institucional do Ministrio da Cultura e a colaborao dos Ministrios das RelaesExteriores / Departamento Cultura / Embaixada do Brasil, em Lisboa, e do Ministrio de Cincia e Tecnologia,atravs do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq).

    Tambm recebemos apoio de instituies portuguesas como a Comisso para as Comemoraes dosDescobrimentos Portugueses e a sempre amiga Fundao Calouste Gulbenkian, com bolsas de pesquisa toprovidenciais alm do prprio AHU.

    Temos, pois, finalmente, no Brasil e na Bahia, a integralidade dos documentos baianos sobre o perodocolonial existente no AHU, em Lisboa, que, em breve, estaro tambm disponibilizados on line pelo Centro deMemria Digital da Universidade de Braslia, graas a Convnio com o Ministrio da Cultura e patrocnio daPetrobras.

    O terceiro conjunto de documentos (1604-1828) que se publica neste Catlogo, foi lido e organizado,com extrema dedicao, pacincia e competncia, para a elaborao dos verbetes-resumos por uma equipe deprofessores e pesquisadores, hoje mestres e doutores brasileiros, Avanete Pereira de Souza, Onildo Reis David,Mrcia Gabriela de Aguiar Barreto e Lourival Santana Santos, com o apoio de outros pesquisadores, historiadorese arquivistas brasileiros e portugueses. Recentemente, para a publicao do Catlogo os verbetes/documentosforam revistos pela equipe do APB, sob a coordenao de Marlene da Silva Oliveira e, em Lisboa, pela coordenadoraatual dos trabalhos do Projeto Resgate, pesquisadora doutoranda Erika Simone de Almeida Carlos Dias. Aps aelaborao dos 19.610 verbetes, os mesmos foram microfilmados na seqncia dos trabalhos graas aoincondicional apoio desde os primeiros momentos da Dra. Maria Clara Mariani, Presidente da Fundao ClementeMariani.

    Esperamos que possa ser feito, em seqncia do Catlogo desvelando os verbetes e os ndices do terceiroconjunto documental relativo Capitania da Bahia existente no AHU, em Lisboa, completando assim o acessofacilitado aos documentos que abrangem trs sculos de Histria da Bahia, em cerca de 450.000 pginas manuscritas que se prepare, com a ajuda dos pesquisadores, Universidades e instituies governamentais, um plano detrabalho para a realizao da:

    I - Reedio dos Catlogos de Eduardo de Castro e Almeida e Luisa da Fonseca com verbetesuniformizados, ou seja, sem as transcries (j que temos agora acesso ntegra informacional dos documentos)e com a observncia das normas modernas de transcrio paleogrfica e da sistemtica arquivstica na elaboraodos verbetes e dos ndices. Trabalho semelhante ao que foi recentemente realizado com o apoio da FAPESP/Governo do Estado de So Paulo. Foram re-editados os 8 volumes do antigo Catlogo dos verbetes dosdocumentos coloniais da Capitania de So Paulo preparados por Alfredo Mendes Gouveia e publicados peloInstituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, em 15 tomos especiais da Revista, a partir de 1956;

    II - Preparao de um ndice nico dos nomes, assuntos e lugares com remessa aos trs conjuntosdocumentais. Hoje, os documentos dos trs conjuntos possuem datas entre 1599-1828 superpostas e de formaimbricada. O contedo informacional exige, atualmente, dos pesquisadores uma ida e vinda aos trs conjuntosdocumentais para anlise de um nico acontecimento.

    Com esses dois trabalhos estaremos todos oferecendo aos pesquisadores da Histria da Bahia e doBrasil, o acesso s fontes resgatadas, ao abrigo da Resoluo n 4212 da UNESCO, de 1974, e graas aos convniosde cooperao e amizade entre os dois pases Brasil-Portugal.

    Vale a pena relembrar aqui que muitos documentos, com datas a partir de 1548 (anteriores, portanto, aosdocumentos trazidos de Lisboa) existentes no APB de interesse para a Histria de Portugal foram microfilmadose, hoje, encontram-se disposio dos pesquisadores Portugueses no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torredo Tombo, no mbito da Comisso Luso Brasileiro para Salvaguarda e Divulgao do Patrimnio Documental(COLUSO). Documentos que se complementam e ajudam a melhor compreender a histria de um passadocolonial comum.

    Cabe, ainda, uma palavra de agradecimento eterna mestra de todos ns. Professora Dra. HeloisaLiberalli Bellotto que desde o primeiro momento tem estado, periodicamente em Lisboa, coordenando eincentivando todas as equipes, dirimindo dvidas com competncia e dedicao causa dos documentos e quemuito ajudou no dilogo tcnico com os funcionrios o AHU, que nos apoiaram desde o primeiro momento, aolado das diretoras: a Dra. Maria Luisa Abrantes e a Dra. Ana Canas Delgado Martins, ela prpria uma estudiosa

  • 14

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    da Histria do Brasil, como bem o demonstra o seu livro Governao e Arquivos. D. Joo VI no Brasil, editado emLisboa, em 2006. Em nome dos pesquisadores, no s baianos, mas de todos, sejam brasileiros ou no, o ProjetoResgate muito deve ao entusiasmo de todos os que de uma forma ou de outra se achegaram ao Projeto. Tornou-se o Resgate uma realidade sonhada por tantos e por tanto tempo. Aqui cabe tambm uma palavra in memoria doEmbaixador Wladimir Murtinho, sempre lembrado Coordenador Geral que, em 1983, fazia no Palcio doItamaraty, no Rio, as primeiras reunies para a concretizao do Projeto Resgate de Documentao HistricaBaro do Rio Branco, finalmente iniciado nos anos 90. Ao Ministrio da Cultura, dirigido nos ltimos anospor ilustres e sensveis baianos. Principalmente, ao Ministro Juca Ferreira que assina o Prefcio, Secretaria deArticulao Institucional ao qual o Projeto Resgate est ligado e minha instituio de origem, a FundaoBiblioteca Nacional, que me liberou, h mais de 25 anos para cuidar, com a paixo tambm baiana, do planejamentoe da execuo tcnica do Projeto Resgate. Os meus sinceros agradecimentos por ter a oportunidade de servir causa da memria.

    Enfim, convidamos todos pesquisar e a saudar, em unssono, o catlogo dos Documentos ManuscritosAvulsos da Capitania da Bahia existentes no Arquivo Histrico Ultramarino, em Lisboa com um emocionadoVIVA O DOCUMENTO!

    Esther Caldas Bertoletti

    Coordenadora Tcnica do Projeto Resgate

  • 15

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    A Memria da Bahia Colonial nos Documentos Manuscritos Avulsos do ProjetoResgate de Documentao Histrica Baro do Rio Branco

    A memria, na qual cresce a histria, que por sua vez a alimenta, procura salvar opassado para servir ao presente e ao futuro. Devemos trabalhar de forma que a memriacoletiva sirva para a libertao e no para a servido dos homens.

    Jacques Le Goff

    Esta publicao o resultado de aes conjuntas da Fundao Pedro Calmon (FPC), Arquivo Pblicoda Bahia (APB), e do Projeto Resgate de Documentao Histrica Baro do Rio Branco 1 . Implantado em 1995,o Projeto resgatou, em arquivos estrangeiros, principalmente no Arquivo Histrico Ultramarino (AHU), emLisboa, documentos que dizem respeito vida das terras do Brasil, ao longo dos sculos XVI, XVII, XVIII eXIX (primeiras trs dcadas), enquanto vigorou o sistema de Capitanias Hereditrias. Cada Estado brasileiro,que se originou de uma das capitanias, em nmero de 18 (dezoito) recebeu, aps a identificao, descrio,classificao, microfilmagem e digitalizao realizado pelo Resgate, no AHU, a cpia microfilmada e digitalizadada respectiva documentao.

    A contrapartida dos estados, ao receberem a reproduo dos documentos do Projeto Resgate, foi ocompromisso de tornar pblico o acervo, com a publicao de catlogos contendo os verbetes e os ndices.Assim seria assegurado ao pblico interessado o acesso de forma clere.

    Entre 1999 e 2003, o Ministrio da Cultura, representado pela Coordenadora Tcnica do Projeto Resgate,Dr. Esther Caldas Bertoletti entregou oficialmente, ao APB, o conjunto composto de 293 (duzentos e noventae trs) rolos de microfilmes e 32 (trinta e dois) CD-ROMS contendo os documentos manuscritos avulsosreferentes Capitania da Bahia, dos sculos XVII, XVIII e XIX (primeiras trs dcadas), alm de documentosmanuscritos avulsos, custodiados pelo AHU, pertencentes a outras Capitanias, que vieram a constituir,juntamente com a capitania da Baa de Todos os Santos, o atual territrio que compe o Estado da Bahia. Soelas: Ilhus, Porto Seguro, Paraguassu e Itaparica 2 .

    Esses manuscritos avulsos que representam uma fonte inestimvel de pesquisa abrangem o universocronolgico, compreendido entre 1604 e 1828. So 224 (duzentos e vinte e quatro) anos, mais de dois sculosrastreados pelo Resgate. Certamente esta documentao permitir um olhar renovado para a Histria da Bahia edo Brasil. De acordo com o professor Onildo Reis David, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Ba.) ea professora Avanete Pereira Sousa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ambos participantes dostrabalhos no AHU, em Lisboa, admitem que as Capitanias se comunicavam entre si. A Bahia, por exemplo,mantinha uma relao muito estreita com Pernambuco, Paraba e Piau. Desta forma, os professores prevemque:

    a documentao estimular pesquisas sobre minerao, cobranas fiscais, problemasde abastecimento, migraes e doenas. E assuntos j relativamente estudados, comoextrao e contrato de pau-brasil, construo naval, atividades comerciais eindependncia da Bahia tero, para Avanete a chance de ser reinterpretados e acrescidos.A historiografia baiana produziu uma srie de trabalhos sobre a escravido, porexemplo, mas quase toda ela se reporta ao sculo XIX. O Projeto Resgate permitir,ainda que de forma panormica, trabalhar o tema da escravido no sculo XVIII 3 .

    A procedncia dos documentos Metrpole / Colnia e vice-versa, alm das correspondncias nointerior da prpria Colnia e Capitania permite deduzir a sua natureza e tipologia. So documentos queregistram as relaes poltico-administrativas entre as vrias instncias sediadas na Metrpole (Lisboa) e naColnia.

    O contedo dos documentos referentes Bahia, que totalizam os 19.610 (dezenove mil seiscentos edez) verbetes, corresponde a documentos textuais, de tipologia diversa, tais como: abaixo-assinados, alvars,avisos, cartas, consultas, decretos, despachos, estatutos, mapas, ordem, ordens rgias, pareceres, provises,regimentos, requerimentos, entre outros.

    No intuito de esclarecer sobre o que constitui o acervo da documentao dos Manuscritos Avulsos,considerou-se procedente definir e exemplificar algumas das tipologias anteriormente destacadas. Como referncia

  • 16

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    utilizou-se os estudos realizados por Helosa Liberalli Bellotto 4 e por Jos Joaquim Sintra Martinheira 5 queelaboraram trabalhos sobre tipologia documental aplicada a administrao central do Antigo Regime Monrquico.Sem dvidas, trata-se de publicaes que facilitam enormemente o entendimento dos instrumentos legais, reais,diplomticos ou no que regulavam, ou que pelo menos tinham a pretenso de regular/monopolizar o cotidianoda colnia. Fosse ao que diz respeito s questes econmicas, organizao poltico-administrativa e administrao eclesistica, militar e judicial. Especificamente, Helosa Liberalli Bellotto elaborou um glossriodas espcies documentais concernentes aos avulsos da Capitania de So Paulo. O supracitado glossrio foi defundamental importncia para a descrio das tipologias documentais relativas Capitania da Bahia.

    O volume de 19.610 (dezenove mil seiscentos e dez) verbetes faz dos documentos manuscritos avulsosda Capitania da Bahia um dos mais expressivos, juntamente com os da Capitania do Rio de Janeiro e da Capitaniade Pernambuco. Portanto, as informaes que se seguem, so apenas amostragens do acervo do Resgate especficoda Bahia.

    Abaixo Assinado (documento informativo). Utilizado para solicitar, coletivamente, algo a uma autoridadepblica. No caso da Bahia, consta da documentao um Abaixo Assinado do povo da cidade ao Rei D. Joo V,contendo aproximadamente cento e vinte assinaturas, em 6 de maio de 1749. Diz respeito o citado AbaixoAssinado ao apelo do povo da cidade da Bahia,

    (...) queixando-se da Cmara da mesma cidade e do procurador Manoel Botelho dePaiva que devia ser do bem comum, como os que at agora tem sido, porm esse pelocontrrio, porque em lugar de querer o que til ao povo, somente procura a suaconvenincia, e por meio dela a do particular [por desejar fechar o caminho de gado muitocmodo para o povo na fonte do Queimado, na Soledade]... 6 .

    Aviso (documento diplomtico). Tipo de correspondncia que na linguagem burocrtica corresponde aum ofcio de um ministro a outro 7 , ou seja, procede de uma autoridade com destinatrio a outra autoridade,geralmente, de status equivalente. Aviso do Secretrio do Estado da Marinha e Ultramar para o Presidente doConselho Ultramarino, em 23 de outubro de 1751.

    Ordena que consulte o que parecer da representao do Provedor-Mor da FazendaReal do Estado do Brasil, Manuel Antonio da Cunha Souto Maior, de que trata danomeao de Manuel de Matos Pegado Serpa, de que proprietrio do Ofcio deProvedor-Mor da Fazenda Real do Estado do Brasil 8 .

    Carta (documento no diplomtico). Missiva, geralmente produzida por autoridades subalterna / delegadada administrao pblica e da administrao eclesistica da Colnia, tais como: do Governador Geral do Estadodo Brasil; do Provedor Mor da Fazenda Real do Estado do Brasil da Casa da Moeda; do Arcebispo, encaminhadasdiretamente ao Rei. Existem na documentao diversos tipos de cartas: Carta de Lei, Carta Patente, Carta dePerdo, Carta Rgia e Carta de Sesmaria.

    Carta do Intendente da Marinha e Armazns Reais da Bahia, Rodrigo da Costa de Almeida, RainhaDona Maria I, remetendo a relao das embarcaes que entraram no porto da cidade [Salvador]. As embarcaeseram procedentes de Benguela e de Angola com carregamento de escravos. Bahia, em 22 de maio de 1781.

    Depois da ltima relao, que pus na Real Presena de Vossa Magestade com data de17 de abril do ano passado, entraram nele desde o ms de janeiro at o ltimo dedezembro quatro mil novecentos e noventa e nove escravos e cento e trinta criasvindas do Reino de Angola e Benguela como se verifica da certido junta do Escrivodesta Alfndega (...) 9 .

    Carta do Vice-Rei e Governador Geral do Brasil Vasco Fernandes Czar de Meneses para o Governadordo Rio de Janeiro Ayres Saldanha de Albuquerque comunicando degolamento de Joseph Grugel e enforcamentode trs scios do referido por desordens ocorridas, 16 de abril de 1722.

    Parte esta Sumarca para esse porto e suposto no trazia novidade alguma que participea Vossa Senhoria lhe digo que h poucos dias recebi uma carta sua.

    Sbado de Ramos se degolou Joseph Grugel e se enforcaram trs scios nos seus

  • 17

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    insultos, cujas cabeas se remetem nesta ocasio para serem postas em os seus postesem lugar do delito e suposto que ao Juiz de Fora fao esta advertncia Vossa Senhoriamande executar em caso que haja algum descuido nele; por que no justo se desatea demonstrao do castigo aos que necessitaram de semelhante exemplo.

    Consta-me que Joseph Pacheco se acha com o seu Engenho e muitas vezespublicamente nas vizinhanas dessa Cidade, e como a sua pessoa foi o principal motivode tantas e to escandalosas desordens Vossa Senhoria o mande logo prender e segurarencarregando esta diligncia a pessoa que possa dar inteira satisfao dela. E por queesta matria muita do servio de Vossa Majestade, que Deus guarde, o recomendoparticularmente a Vossa Senhoria e no ao Juiz de Fora e mais justias desta cidadedonde a falta de degredo faz com que muitas vezes se malogrem as diligncias precisaspara a boa administrao da justia e castigo dos delinquentes.

    Deos guarde a Vossa Senhoria muitos anos. Bahia, abril 16 de 1722.

    Depois de ter feito esta chega uma Samaca desse porto com cartas de Vossa Senhoriae como no consta ao que fica referido 10 .

    Carta de Lei (documento diplomtico do Antigo Regime). Instrumento legal produzido pelo Rei, quevigorava perpetuamente at sua revogao, onde ele ordena a autoridades coloniais a executar decises sobredeterminados assuntos. Por exemplo, Carta de Lei do Rei D. Jos, em 27 de janeiro de 1755.

    Ordena ao Desembargador da Relao da Bahia, Sebastio Francisco Manuel quefaa uma devassa ao Juiz de Fora da Cachoeira Pascoal de Abrantes Madeira 11 .

    Carta Rgia (documento diplomtico). Ordem real dirigida a uma determinada autoridade, pessoajurdica ou pessoa fsica. Atravs desse instrumento a autoridade rgia poderia nomear sditos para cargos e/ouconceder privilgios. Carta Rgia do Rei D. Pedro II ao Governador-Geral do Brasil, Alexandre de Sousa Freire,em 20 de fevereiro de 1668.

    Ordena que faa entradas contra os gentius nas Vilas de Camam, Cair e Boipeba,[por estarem] matando, e roubando a muitas pessoas, obrigando os seus moradores alargarem suas fazendas e retirarem-se de suas casas 12 .

    Consulta (documento no diplomtico). Ato e seu registro por escrito pelo Conselho Ultramarino, queassessorava o Rei em assuntos coloniais, consistindo o seu parecer sobre determinados temas. Consulta doConselho Ultramarino ao Rei D. Joo V, de 12 de janeiro de 1713.

    Sobre o que informou o governador-geral do Brasil Pedro de Vasconcelos acerca docastigo que mandara executar os trs principais autores e cabeas do segundo motimque houve na cidade da Bahia [...] Domingos da Costa Guimares, Luis [...] e DomingosGomes (...) 13 .

    Parecer (documento diplomtico). Trata-se de um documento que emite opinio tcnica sobre umdeterminado ato. O parecer serve de base deciso de um assunto especfico. Parecer do Conselho Ultramarinosobre a Carta dos Oficiais da Cmara da Bahia em 12 de junho de 1709.

    Segue o escrevem os oficiais da Cmara da Bahia acerca do prejuzo que se segue aobem pblico do excesso e luxo com que os negros e mulatos se vestem naquela terra14 .

    Ordem (documento diplomtico). Expressa uma determinao dada por um superior a um servidor,hierarquicamente subordinado, ou a um rgo administrativo encerrando providncias a serem tomadas. Ordemdo Rei D. Joo V aos irmos da Santa Casa de Misericrdia da Bahia a respeito da execuo de dois negros naforca, em 30 de abril de 1716 15 .

    A operacionalizao do Projeto Resgate Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania da Bahia

  • 18

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    (1604-1828), resultou dos esforos de uma equipe tcnica interdisciplinar, que atuou e se renovou de acordocom os momentos distintos do Projeto em suas vrias fases. Porm, antes de descrever os caminhos percorridospelo Resgate, principalmente no APB / FPC / SECULT, faz-se necessrio registrar o reconhecimento da Bahiaao Ministrio da Cultura, na pessoa da Coordenadora Tcnica Dra. Esther Caldas Bertoletti, pelo compromissoe disponibilidade com que abraou a causa. A Dra. Esther os agradecimentos do APB. Agradecimentos tambm,ao Professor Ubiratan Castro de Arajo, Diretor Geral da FPC, pelo apoio institucional, e por reconhecer, nacondio de historiador, o significado do patrimnio documental do Resgate para a memria da Bahia Colonial.Agradecimentos, ainda, a toda a equipe tcnica elencada no texto que se segue.

    A primeira etapa do supracitado Projeto foi realizada na sede do AHU, em Lisboa, compreendendo aidentificao, o arranjo (cronolgico), e a descrio de documentos em conformidade com as normas internacionaisde Arquivstica e Diplomtica, de acordo com o padro utilizado pelo AHU. O resultado desta interveno foi aelaborao e a informatizao de 19.610 (dezenove mil seiscentos e dez) verbetes, analticos, da Capitania daBahia. Participaram desta fase, Avanete Pereira Sousa, rika Simone de Almeida Carlos Dias, Gilson SrgioMatos Reis, Jos Joaquim Sintra Martinheira, Mrcia Gabriela de Aguiar Barreto, Neuza Rodrigues Esteves,Onildo Reis David e Patrcia Alexandra Ramalho de Almeida Alves, 06 (seis) profissionais, entre brasileiros eportugueses.

    O segundo momento foi iniciado, em Salvador (Ba.), aps o encaminhamento de 40 (quarenta) rolos demicrofilme ao ento Arquivo Pblico do Estado da Bahia (APEB), em 1999, na gesto da Doutora Anna AmliaVieira Nascimento (1991-2002). No ano de 2002, os 293 (duzentos e noventa e trs) rolos de microfilme j seencontravam sob a custdia do APEB.

    Em 2003 a Coordenadora Nacional do Projeto Resgate oficialmente, entregou, Diretora do ArquivoPblico da Bahia (APB), Professora Marli Geralda Teixeira (2003-2006), 32 (trinta e dois) CD-ROMS, contendoa digitalizao dos documentos avulsos microfilmados. Em 2004 dando seguimento a terceira fase do referidoProjeto, foi executada a conferncia e a reviso de cada verbete com a respectiva reproduo do documento, emsuporte microfilme, sob a superviso de Marlene da Silva Oliveira, responsvel pelo Laboratrio de Microfilmagemdo APB / FPC. Participaram desta etapa de conferncia e reviso, 05 (cinco) estagirios do Programa de Educaopelo Trabalho (Proget) do Governo do Estado da Bahia: Carolina Campbell de Barros, Diana Neuma Santos deSantanna, Eric Ferreira de Souza, Flbio Gusmo Matos e Roman Romeu Silva Pinto.

    Desde o ano de 2007, na gesto da Professora Maria Teresa Navarro de Britto Matos, o APB / FPC veminvestindo esforos para elaborar os ndices (onomstico, toponmico e temtico) do Catlogo de DocumentosManuscritos Avulsos da Capitania da Bahia (1604-1828). Com esta finalidade, foi constitudo um Grupo deTrabalho (GT), integrado por servidores do APB / FPC, coordenado por Marlene da Silva Oliveira, responsvelpelo Laboratrio de Microfilmagem. Integra o referido grupo: Antonietta dAguiar Nunes, Carmosina Costa doNascimento, Maria ngela Duarte Pereira, Maria Auxiliadora Barreto Miranda, Marilene Penel da Silva, MarleneAssis de Deus Moreira e Raimunda Vicente Borges. Alm dos estagirios do Projet: Cleber Chagas de Cerqueira,Fernanda Nascimento de Arajo, Leandro Estrela Delfino e Vitor Silva Santana Santos. A parceria firmada coma Santa Casa de Misericrdia da Bahia (SCMB), na gesto do Provedor lvaro Conde Lemos (2005-2008)viabilizou a participao da Senhora Neuza Rodrigues Esteves, ex-funcionria do APEB e responsvel peloArquivo Histrico da SCMB, com experincia de pesquisa no AHU. Soma-se, tambm, sob a superviso daSenhora Neuza, a participao dos estagirios: Adriana Bastos, Fernanda Maria Pamponet Cordeiro, MarianeNascimento, Matheus Buente, Renata Maria Almeida Jurity e Rosana Santos de Souza.

    Maria Teresa Navarro de Britto Matos

    Diretora do Arquivo Pblico da Bahia / FPC / SECULT

    Rita de Cssia S. de Carvalho Rosado

    Coordenadora de Pesquisa e Documentao do APB / FPC / SECULT

    1 Criado institucionalmente, em 1995, por meio de protocolo assinado entre as autoridades portuguesas e brasileiras no mbito da Comisso BilateralLuso-Brasileira de Salvaguarda e Divulgao do Patrimnio Documental (COLUSO). Tem como objetivo principal disponibilizar documentos histricosrelativos Histria do Brasil existentes em arquivos de outros pases, sobretudo Portugal e demais pases europeus com os quais tivemos uma histriacolonial imbricada.

    2 Paraguassu e Itaparica eram Capitanias subalternas.3In: Pesquisa FAPESP On Line. Edio Impressa 58 - Outubro 2000. Disponvel em: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=1103&bd=1&pg=3&lg=>. Acesso em: 30 mar. 2009.4BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Capitania de So Paulo: Anexo 3 - Glossrio das Espcies Documentais. In: Histria Digital. Braslia: Unb, v. 24, Ano 1,n. 1, 2007, p.93-118.

  • 19

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    5 MARTINHEIRA, Jos Joaquim Sintra. Os Documentos dEl Rei. In: Revista do Arquivo Pblico Mineiro. Ano 41, n. 2, p.131-145.6 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 98, D. 7750, de 1749.7 FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 2 edio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988. p.55.8 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 108, D. 8440, de 1751.

    9 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 181, D. 13469, de 1781.10 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 15, D. 1279, de 1722.11 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 123, D. 9578, de 1755.12 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 2, D. 164, de 1668.13 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 8, D. 709, de 1713.14 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 6, D. 485, de 1709.15 Verbete AHU_ACL_CU_005, Cx. 10, D. 862.

  • VOLUME II1753 - 1828

  • 22

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

  • 23

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    [Ant. 1766, Agosto, 7]REQUERIMENTO do soldado, LusPereira Sodr ao rei [D. Jos], a solicitarproviso de dispensa para poder ocupar ospostos subalternos at tenente, em qualquerum dos regimentos da cidade da Bahia.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 3AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11972.

    1766, Agosto, 7, BahiaCARTA do provedor da Alfndega dacidade da Bahia, desembargador RodrigoCoelho Machado Torres ao rei [D. Jos], aremeter a relao das embarcaes, suasinvocaes, nomes dos capites e mestres,que transportaram escravos do Reino deAngola e Benguela para a cidade da Bahia.Anexo: relao das embarcaesAHU-Bahia, cx.163 , doc. 4AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11973.

    1766, Agosto, 7, BahiaCARTA do [governador e capito Generalda Bahia, conde de Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares ao rei [D. Jos], ainformar o envio de 7 peas de Artilharia quese encontram inutilizadas, por no haver nacidade da Bahia quem as soubesse concertar.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 6AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11974.

    1766, Agosto, 7, BahiaCARTA do [provedor-mor da Fazenda Realdo Estado do Brasil, Manuel de MatosPegado Serpa ao rei [D. Jos], referente aopagamento dos soldos dos soldados, doregimento de Infantaria e Artilharia da Bahia.Anexo: lista de pagamentosAHU-Bahia, cx.61 , doc. 46AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11975.

    1766, Agosto, 8, BahiaCERTIDO do coronel de InfantariaManuel Xavier Ala referente aos serviosdesempenhados pelo Cabo de EsquadraJos da Veiga Sampaio.Anexo: 1 certido.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 8AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11976.

    1766, Agosto, 10, BahiaCARTA do provedor da Alfndega da cidadeda Bahia, desembargador Rodrigo CoelhoMachado Torres ao rei [D. Jos], a remeter acertido com o nmero dos escravos e ainvocao das embarcaes que ostransportaram da Costa da Mina para acidade da Bahia e a informar no ser possvelreservar os trinta mil cruzados para os filhosda folha das Ilhas de So Tom e Prncipe.Anexo: 1 relao, 1 certidoAHU-Bahia, cx.163 , doc. 9AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11977.

    1766, Agosto, 11, BahiaCARTA do provedor-mor da Fazenda Realdo Estado do Brasil Manuel de Matos PegadoSerpa, ao rei [D. Jos], referente remessa dedois mil cruzados, que recebeu do cofre doConselho Ultramarino o anterior governadordas Ilhas de So Tom e Prncipe, LusHenriques da Mota e Melo, que vo na naude guerra Nossa Senhora do Carmo.AHU-Bahia, cx.159 , doc. 18AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11978.

    1766, Agosto, 12, BahiaCARTA do provedor da Alfndega dacidade da Bahia, desembargador RodrigoCoelho Machado Torres ao rei [D. Jos], aremeter as relaes das fazendas que se tmdespachado das naus da ndia, N Senhoradas Brotas, N. Senhora da Caridade e SoFrancisco de Paula e N. Senhora daConceio e So Vicente Ferreira.Anexo: 4 docsAHU-Bahia, cx.163 , doc. 10AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11979.

    1766, Agosto, 12, BahiaCARTA do [governador e capito Generalda Bahia, conde de Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares ao rei [D. Jos], ainformar o envio de 11 caixotes com 620armas de fogo inutilizadas para os armaznsreais de Lisboa, e de mais 2, com os originaisdas contas dos tesoureiros-gerais do Estadodo Brasil para a Casa dos Contos do Reino.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 11AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11980.

    1766, Agosto, 12, BahiaCARTA do provedor da Alfndega da cidadeda Bahia, desembargador Rodrigo CoelhoMachado Torres ao rei [D. Jos], a remeteruma relao dos navios estrangeiros que tmchegado ao porto da cidade da Bahia.Anexo: 1 relao dos naviosAHU-Bahia, cx.163 , doc. 12AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11981.

    [ant. 1766, Agosto, 15]REQUERIMENTO do Cabo da EsquadraJos da Veiga Sampaio ao rei [D. Jos], a solicitaralvar de folha, com as culpas que dele houver.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 13AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11982.

    1766, Agosto, 16, BahiaCARTA do Contador Geral do Estado da Bahia,Antnio Ferreira Cardoso ao rei [D. Jos], aremeter a relao das contas antigas que seestavam a dever Fazenda Real, pelos vrioscontratadores e Recebedores dos Contratos.Anexo: 2 docs.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 14AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11983.

    1766, Agosto, 16, BahiaCARTA do Contador Geral do Estado daBahia, Antnio Ferreira Cardoso ao rei [D.Jos], a informar os desvios de dinheiro queocorrem na Fazenda Real da capitania daBahia.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 15AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11984.

    1766, Agosto, 17, BahiaCARTA do provedor-mor da Fazenda Realdo Estado do Brasil, Manuel de MatosPegado Serpa ao rei [D. Jos], a informar apartida para a corte da nau da ndia, N.Senhora das Brotas, em corpo de frotacomandada pelo capito de Mar e Guerra,Joo da Costa de Alaide, que leva os livrose mais papis do despacho das fazendas,efectuado a bordo da dita nau.Anexo: 6 docsAHU-Bahia, cx.163 , doc. 16AHU_ACL_CU_005, Cx. 157 , D. 11985.

    1766, Agosto, 22, BahiaCERTIDO do secretrio de estado eGuerra do Brasil, Jos Pina de Carvalho eAlbuquerque referente apresentao dospapis originais dos seus servios, porAntnio Moniz de Sousa Barreto deArago, ao governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura TavaresAHU-Bahia, cx.163 , doc. 18AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11986.

    1766, Agosto, 24, BahiaCARTA do capito de mar e Guerra, Jooda Costa de Atade, provedor-mor daFazenda Real da Bahia, Manuel de MatosPegado Serpa, desembargador Jos GomesRibeiro ao rei [D. Jos], referente sdespesas com mantimentos e mais gnerosnecessrios reparao da nau N. Senhorado Monte do Carmo, Comandada pelocapito de Mar e Guerra, Joo da Costade Atade.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 20AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11987.

    1766, Agosto, 24, BahiaCARTA do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares ao rei [D. Jos], ainformar a partida da frota, de que remeteum mapa com as respectivas embarcaese cargas que transportam.Anexo: mapa da frota do ano de 1766.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 21AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11988.

  • 24

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    1766, Agosto, 25, LisboaLISTA de [secretrio de estado e Guerrado Brasil] Jos Pina de Carvalho eAlbuquerque das cartas e provisesrespondidas ao rei [D. Jos] pelo governadore capito General da Bahia, conde deAzambuja, D. Antnio Rolim de MouraTavares.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 22AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11989.

    [Ant. 1766, Agosto, 27]REQUERIMENTO do soldado JacintoJos ao rei [D. Jos] a solicitar baixa do postoque ocupa.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 24AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11990.

    1766, Agosto, 30, LisboaCONSULTA (reformada) do ConselhoUltramarino ao rei [D. Jos] sobre orequerimento do Prior e Irmos da OrdemTerceira da milcia de Jesus Cristo ePenitncia do Patriarca So Domingos dacidade da Bahia, em que solicitam provisode subrogao de umas casas e chospertencentes ao morgado institudo porDiogo de Arago Pereira, por outras queso da dita ordem, de igual ou maior valor.Anexo: docs sobre o assunto.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 25AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11991.

    1766, Setembro, 6, BahiaCARTA PATENTE do [governador ecapito General da Bahia, condedaAzambuja, D. Antnio Rolim de MouraTavares de provimento no posto de capitode Ordenana da Companhia do distrito deNazar, Termo da vila de Jagoaripe,concedido a Joo Malaquias de Vasconcelos.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 26AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11992.

    [Ant. 1766, Setembro, 12]REQUERIMENTO do Cabo de Esquadra,Manuel Estcio da Ponte Pedreira ao rei [D.Jos], a solicitar dispensa para ser providonos postos de alferes e tenente, semembargo de no ter os anos do regimentoe ocupado os postos imediatos.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 27AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11993.

    1766, Setembro, 13, LisboaDECRETO do rei [D. Jos] ao ConselhoUltramarino a nomear o bacharel JosXavier Machado para continuar a criaoda Ouvidoria da capitania do Porto Seguro.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 28AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11994.

    [Ant. 1766, Setembro, 18]REQUERIMENTO do padre AntnioCorreia de Macedo ao rei [D. Jos], a solicitaralvar de mantimentos da sua apresentaona igreja do Esprito Santo, da Vila Nova deAbrantes, Arcebispado da Bahia.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 30AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11995.

    1766, Setembro, 27, BahiaCARTA do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares ao rei [D. Jos],referente ao Decreto Rgio no qual sedeterminava que todos os Contratos dosDomnios Ultramarinos, fossem rematadospara que se iniciassem no 1 dia de Janeiro,do ano respectivo s suas remataes, comexcepo dos Contratos dos Dzimos.AHU-Bahia, cx.162 , doc. 75AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11996.

    [ant. 1766, Outubro, 6]REQUERIMENTO do bacharel JosXavier Machado, ouvidor da capitania doPorto Seguro ao rei [D. Jos], a solicitarproviso para se lhe pagar o ordenado doofcio de ouvidor da capitania de portoSeguro, desde o dia em que embarcar.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 31AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11997.

    1766, Outubro, 6, BahiaCARTA do chanceler da Relao da Bahia,Jos Carvalho de Andrade ao rei [D. Jos],a informar a recepo e execuo do alvarde 2 de Junho de 1766 referente s escalasdos navios nos portos do Brasil.Anexo: 1 Lista.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 32AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11998.

    [ant. 1766, Novembro, 7]REQUERIMENTO do moedeiro donmero Joo Pires Garcia ao rei [D. Jos],a solicitar confirmao da proviso que oSenado da Cmara da cidade da Bahia lhemandou passar de Cereeiro, para dar a ceraque se costuma gastar nas festas pblicas efunes reais.Anexo: 4 docs.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 33AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 11999.

    [Ant. 1766, Novembro, 23]REQUERIMENTO do soldado SalvadorCarvalho Lima Lasso ao rei [D. Jos] asolicitar patente de capito das Ordenanasdos Homens Pardos da freguesia da S dacidade da Bahia.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 35AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 12000.

    [Ant. 1766, Novembro, 23]REQUERIMENTO do cirurgio ManuelRibeiro da Costa ao rei [D. Jos], a solicitarproviso para poder exercer a sua profisso.Anexo: docs sobre o assunto.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 36AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 12001.

    [ant. 1766, Dezembro, 15]REQUERIMENTO do padre AntnioJos Gaioso ao rei [D. Jos], a solicitar alvarde mantimentos referente suaapresentao na Igreja de Santa Cruz da vilade ilhus, do Arcebispado da Bahia, parapoder cobrar cngruas.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 37AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 12002.

    [ant. 1766, Dezembro, 23]REQUERIMENTO do [ajudante dasordens] Manuel da Ponte Pedreira ao rei [D.Jos] a solicitar carta patente deconfirmao do posto de capito deGranadeiros do Regimento de Infantaria dapraa da Bahia.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.163 , doc. 38AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 12003.

    [Ca. 1766]DECRETO da Mesa do Desembargo doPao, referente nomeao do bacharelTom Couceiro de Abreu para ouvidor dacapitania do Porto Seguro.AHU-Bahia, cx.163 , doc. 39AHU_ACL_CU_005, Cx. 157, D. 12004.

    [ant. 1767, Janeiro, 6]REQUERIMENTO do capito do Fortede So Bartolomeu, Francisco de BarrosBraga, ao rei [D. Jos] a solicitar aumentode soldo.Anexo: 6 docsAHU-Bahia, cx.164 , doc. 1AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12005.

    [ant. 1767, Janeiro, 10]REQUERIMENTO do [tenente] LusPereira de Lacerda ao rei [D. Jos] a solicitarcarta patente de confirmao do posto decapito de Infantaria do Regimento de que coronel Manuel Xavier Ala.Anexo: carta patente.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 2AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12006.

  • 25

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    [ant. 1767, Janeiro, 10]REQUERIMENTO do capito deInfantaria, Caetano de Oliveira Borges, aorei [D. Jos] a solicitar carta patente deconfirmao do posto de sargento-mor doRegimento de Artilharia da cidade da Bahia.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 5AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12007.

    [Ant. 1767, Janeiro, 10]REQUERIMENTO de Antnio da Cruzde Morais, ao rei [D. Jos] referente a umlibelo de reivindicao de uma rossa feitopor Jos Cardoso da Costa, solicitandoproviso para ser citado o desembargadorprocurador Rgio da cidade da Bahia.Anexo: 1 bilheteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 6AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12008.

    [ant. 1767, Janeiro, 10]REQUERIMENTO do [capito deInfantaria] Antnio Gomes de S ao rei [D.Jos] a solicitar carta patente de confirmaodo posto de capito da Companhia deGranadeiros do Regimento de que coronelGonalo Xavier de Barros e Alvim.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 7AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12009.

    [ant. 1767, Janeiro, 10]REQUERIMENTO do capito dos Fogosde Artificio, Manuel Rodrigues ao rei [D.Jos] a solicitar carta patente deconfirmao do posto de capito daFortaleza de So Antnio da Barra.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 8AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12010.

    [ant. 1767, Janeiro, 12]REQUERIMENTO do [escudeiro ecavaleiro da Casa Real] Joaquim Jos FrancoFerreira Gil ao rei [D. Jos] a solicitar cartapatente de confirmao do posto de capitoda Companhia dos fogos artificiais doRegimento de Artilharia da cidade da Bahia.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 9AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12011.

    [ant. 1767, Janeiro, 12]REQUERIMENTO de Francisco XavierSoares, ao rei [D. Jos] a solicitar carta patentede confirmao do posto de capito de umaCompanhia do Tero de Henrique Dias, deque capito-mor Domingos de Aguiar.Anexo: carta patente de 2 via.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 10AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12012.

    [ant. 1767, Janeiro, 12]REQUERIMENTO do sacerdote doHbito de So Pedro, padre Andr deCarvalho e Silva rei [D. Jos] solicitando quese autentique o invento que fez de umamquina para se fazer acar.Anexo: 8 docsAHU - Brasil ParAHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12013.

    [Ant. 1767, Janeiro, 12]REQUERIMENTO de Bernardo Calistode Proena ao rei [D. Jos] a solicitar cartapatente de confirmao do posto de capitodo Tero Auxiliar da cidade da Bahia, deque mestre de campo Jos Lus Pires deCarvalho e Albuquerque.Anexo: carta patente de 2 via.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 28AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12014.

    [Ant. 1767, Janeiro, 13]REQUERIMENTO do [Ajudante] Jos deSousa de Matos, ao rei [D. Jos] a solicitarconfirmao da patente de capito deArtilhariaAnexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 11AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12015.

    [Ant. 1767, Janeiro, 13]REQUERIMENTO de Jos Pedro Rangelao rei [D. Jos], a solicitar carta patente deconfirmao do posto de capito daCompanhia da gente do mar da Ordenanada vila da Victria.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 12AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12016.

    [ant. 1767, Janeiro, 17]REQUERIMENTO do [acadmiconumerrio da aula militar] Jos Ramos deSousa, ao rei [D. Jos] a solicitar cartapatente de confirmao do posto deAjudante de Infantaria com exerccio deEngenheiro da praa da Bahia.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 13AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12017.

    [Ant. 1767, Janeiro, 17]REQUERIMENTO dos contadores doJudicial da cidade da Bahia, Jos AntnioTroiano e Francisco Jorge da Rocha ao rei[D. Jos], referente observncia dasfunes do cargo que ocupam, solicitandoo cumprimento do respectivo regimento.Anexo: 7 docs sobre o assuntoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 14AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12018.

    [ant. 1767, Janeiro, 17]REQUERIMENTO do [capito deInfantaria] Jos Clarque Lobo, ao rei [D.Jos] a solicitar carta patente deconfirmao do posto de sargento-mor deInfantaria do Regimento de que coronelGonalo Xavier de Barros e Alvim.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 15AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12019.

    [ant. 1767, Janeiro, 17]REQUERIMENTO do [alferes] FranciscoLus Pereira ao rei [D. Jos], a solicitar cartapatente de confirmao do posto de capitode Infantaria da ordenana das Ilhas damadre de Deus, do Boqueiro das Cobras,do Pato e das Fontes.Anexo: carta patente por 2 via.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 16AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12020.

    [ant. 1767, Janeiro, 17]REQUERIMENTO do [tenente] DanielCorreia de Melo, ao rei [D. Jos] a solicitarcarta patente de confirmao do posto decapito do Regimento de que coronelGonalo Xavier de Barros e Alvim.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 17AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12021.

    1767, Janeiro, 17, LisboaOFCIO do [secretrio do ConselhoUltramarino] Jos Joaquim de Lavre ao[secretrio de estado da Marinha e Ultramar,Francisco Xavier de Mendona Furtado], ainformar que Manuel Correia da Silva,Domingos Toms da Silva, JoaquimFerrugem, Jos da Silva Guardado, PedroPatrcio e Miguel de Faria, que tinham vindopresos da Bahia, foram postos em liberdade.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 18AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12022.

    [ant. 1767, Janeiro, 19]REQUERIMENTO do capito Joaquim daCunha Robi ao rei [D. Jos] a solicitarconfirmao da carta patente de capito deuma das Companhias da Ordenana doshomens pardos da cidade da Bahia.Anexo: carta patente por 2 viaAHU-Bahia, cx.164 , doc. 19AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12023.

  • 26

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    [ant. 1767, Janeiro, 19]REQUERIMENTO do [cavaleiro professoda Ordem de Cristo e famliar do SantoOfcio] Manuel Fernandes da Costa ao rei[D. Jos] a solicitar patente de confirmaodo posto de capito da Companhia dosfamiliares da capitania da Bahia.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 20AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12024.

    1767, Janeiro, 23, LisboaOFCIO do desembargador dos Agravos,Jernimo de Lemos Monteiro ao [secretriode estado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] referente visita do ouro que efectuou ao navio BomJesus de Vila Nova, de que capitoAntnio Leonardo de Mendona, vindo daBahia.Anexo: 1 cpia do auto de visita e manifesto.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 21AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12025.

    [ant. 1767, Janeiro, 24]REQUERIMENTO de Antnio JosCalmon de Sousa e Ea ao rei [D. Jos], asolicitar carta patente de confirmao doposto de capito de uma companhia daordenana do distrito de Nazar, do termoda vila de Jagoaripe.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 22AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12026.

    [ant. 1767, Janeiro, 31]REQUERIMENTO de Joo da Costa aorei [D. Jos] a solicitar confirmao dapatente de capito do Tero de Auxiliaresdo distrito da Torre.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 24AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12027.

    [ant. 1767, Fevereiro, 4]REQUERIMENTO de Lus Marques deOliveira ao rei [D. Jos], a solicitar cartapatente de confirmao do posto de capitode Ordenana do Regimento da Vila NovaReal de El-Rei da vila de So Francisco, daCompanhia dos Pardos.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 25AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12028.

    [ant. 1767, Fevereiro, 4]REQUERIMENTO do [capito dosGranadeiros], Manuel da Ponte Pedreiro, aorei [D. Jos] a solicitar carta patente deconfirmao do posto de ajudante dasordens do governo da Bahia.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 26AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12029.

    [ant. 1767, Fevereiro, 5]REQUERIMENTO de Jos de MacedoAlvares, ao rei [D. Jos] a solicitar novasordens para se juntarem 2 via do seurequerimento que se encontra na Secretariado [Conselho Ultramarino], referente aopagamento dos ordenados deAdministrador da Dzima da Alfndega.Anexo: requerimentoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 27AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12030.

    [Ant. 1767, Fevereiro, 9]REQUERIMENTO de Matias PereiraSoares ao rei [D. Jos] a solicitar que se junteo requerimento anexo a outro, referente concesso de proviso para cobrar os forosdas propriedades das marinhas da cidadeda Bahia.Anexo: 1 requerimentoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 29AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12031.

    [Ant. 1767, Fevereiro, 9]REQUERIMENTO de Jos Gomes deMeneses ao rei [D. Jos] a solicitar alegitimao do seu filho Jos Lus deMeneses.Anexo: 1 bilhete, 1 escritura de legitimaoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 31AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12032.

    [ant. 1767, Fevereiro, 16]REQUERIMENTO de Jos da RochaPalheiros ao rei [D. Jos] a solicitar cartapatente de confirmao do posto de capitode uma Companhia de Auxiliares da Torre,de que mestre de campo Garcia vilaPereira e Arago.Anexo: carta patente (2 via)AHU-Bahia, cx.164 , doc. 32AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12033.

    [ant. 1767, Fevereiro, 16]REQUERIMENTO do padre RaimundoJos de Carvalho ao rei [D. Jos], a solicitaralvar de mantimentos, referente suaapresentao na Vigararia do Sr. Jesus doBonfim da Mata, do Arcebispado da Bahia.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 33AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12034.

    [ant. 1767, Fevereiro, 16]REQUERIMENTO do ouvidor-geral eprovedor da comarca dos Ilhus,desembargador Miguel de Arez Lobo deCarvalho ao rei [D. Jos] a solicitar a mercde poder cobrar o ordenando dedesembargador da Bahia, pago pelaFazenda Real da referida cidade.Anexo: certidoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 34AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12035.

    [ant. 1767, Fevereiro, 16]REQUERIMENTO do [alferes deInfantaria] Filipe de Miranda Pereira ao rei[D. Jos], a solicitar patente de confirmaodo posto de Tenente da Companhia docapito Roque Manuel Pereira, doRegimento de Artilharia da praa da Bahia.Anexo: carta patente, carta.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 68AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12036.

    1767, Fevereiro, 17, LisboaCONSULTA do Conselho Ultramarino aorei [D. Jos], referente ao requerimento dosoldado Maral de Abreu e Carvalho emque solicita proviso de dispensa para poderser nomeado nos postos de Alferes eTenente sem embargo de no ter os anosde servio necessrios, nem ter ocupado ospostos imediatos.Anexo: requerimento, bilhete, certidoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 35, 34AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12037.

    [ant. 1767, Fevereiro, 19]REQUERIMENTO de Manuel de Freitasda Silva ao rei [D. Jos], a solicitarconfirmao da proviso em que pelotempo de 3 anos ningum pudesse fabricarum novo invento para se trabalhar nosengenhos de acar.Anexo: 1 doc.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 36AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12038.

    [ant. 1767, Fevereiro, 20]REQUERIMENTO do Cabo de Esquadra,Loureno Chastinet ao rei [D. Jos], asolicitar dispensa do tempo que lhe falta,para ser provido em todos os postossubalternos at Tenente, de qualquerRegimento da cidade.Anexo: 4 docsAHU-Bahia, cx.164 , doc. 37AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12039.

  • 27

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    [ant. 1767, Fevereiro, 21]REQUERIMENTO do soldado AndrMarques da Rocha e Queirs ao rei [D. Jos]a solicitar dispensa nos postos imediatos damilcia.Anexo: 1 cartaAHU-Bahia, cx.164 , doc. 38AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12040.

    [ant. 1767, Fevereiro, 23]REQUERIMENTO do cabo de EsquadraJos da Veiga Sampaio ao rei [D. Jos] asolicitar dispensa nos postos imediatos e detempo, e que se passe um alvar desuprimento para poder ser provido atcapito de Infantaria.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 39AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12041.

    [ant. 1767, Fevereiro, 26]REQUERIMENTO do capito da SumacaEstevo Ribeiro ao rei [D. Jos] a solicitardesobrigao da fiana que teve de pagarpelos parros e fazendas que trouxe da Costada Mina.Anexo: 1 doc.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 40AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12042.

    [ant. 1767, Fevereiro, 28]REQUERIMENTO do sargento-mor deAuxiliares, Jos Pereira de Buitrago ao rei[D. Jos] a solicitar licena para poder vir Corte e cidade de Lisboa.Anexo: bilheteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 43AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12043.

    [ant. 1767, Fevereiro, 28]REQUERIMENTO do homem de negcioFrancisco Gomes Loures ao rei [D. Jos]referente sentena proferida contra si e afavor de Teodsio Gonalves Silva, pelarelao da cidade da Bahia, e pela qual foicondenado a pagar uma divida e os respectivosjuros, solicitando a sua interveno.Anexo: requerimentoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 44AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12044.

    [ant. 1767, Maro, 6]REQUERIMENTO de Manuel da SilvaMagalhes ao rei [D. Jos] a solicitar oprorrogamento do que se lhe deve, referentes compras de plvora, estopa e outrosprodutos, que fez por sua conta, quandoocupava o ofcio de almoxarife das muniesde guerra e tenncia da provedoria-mor daFazenda Real da cidade da Bahia.Anexo: 8 docsAHU-Bahia, cx.164 , doc. 45AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12045.

    [ant. 1767, Maro, 6]REQUERIMENTO de Manuel da SilvaMagalhes ao rei [D. Jos] a solicitar opagamento do ordenado de 100 mil ris,que se costuma pagar aos tesoureiros ealmoxarifes da Fazenda Real, para asdespesas da sua conta.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 46AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12046.

    [ant. 1767, Maro, 9]REQUERIMENTO de Bernardo Pinto deOliveira ao rei [D. Jos] a solicitarconfirmao de carta de sesmaria no Termoda vila de Itapicuru.Anexo: certido de justificaoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 47AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12047.

    [ant. 1767, Maro, 9]REQUERIMENTO de Gonalo Sequeirado Couto ao rei [D. Jos], a solicitarconfirmao da patente de capito deInfantaria da Ordenana da Companhia dafreguesia de So Jos do Regimento da vilade Nossa Senhora do Rosrio da Cachoeira.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 48AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12048.

    [ant. 1767, Maro, 9]REQUERIMENTO do capito deInfantaria, Alexandre Alberto de Faria aorei [D. Jos], a solicitar dispensa para o seufilho, o soldado Joo Francisco Vieira deFaria, nos postos imediatos, para poderobter acrescentamento at Tenente, e a umoutro seu filho dispensa do pouco tempoque lhe falta para poder assentar praa, coma mesma merc que pede para o primeiro.Anexo: 1 requerimento, 1 carta.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 51AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12049.

    [ant. 1767, Maro, 10]REQUERIMENTO de Jos Ditoso ao rei[D. Jos], a solicitar ser liberto das gals epriso em que se encontra, por terblasfemado contra Deus.Anexo: 3 docsAHU-Bahia, cx.164 , doc. 49AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12050.

    [ant. 1767, Maro, 10]REQUERIMENTO de Miguel Soares deLeo ao rei [D. Jos] a solicitar o perdodas penas com que foi condenadoAnexo: requerimentoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 50AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12051.

    1767, Maro, 11, LisboaCARTA (cpia) do [secretrio do ConselhoUltramarino, Joaquim Miguel Lopes deLavre], ao rei [D. Jos] a informar o nicolano efectuado ao contrato do rendimentoda dzima da Chancelaria da Relao daBahia.Anexo: 4 docs (2 impressos)AHU-Bahia, cx.164 , doc. 52AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12052.

    [ant. 1767, Maro, 16]REQUERIMENTO de Antnio lvaresChaves ao rei [D. Jos], a solicitar carta deconfirmao da nomeao para o posto decapito-mor das Ordenanas da vilanovamente erecta de So Mateus.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 53AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12053.

    [ant. 1767, Maro, 16]REQUERIMENTO do moedeiro donmero da Casa da Moeda da cidade daBahia Agostinho Gomes ao rei [D. Jos] asolicitar proviso para se nomear escrivode todas as dependncias cveis e crime quese moveram ou vier o prprio a mover,numa questo de dvidas.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 54AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12054.

    [ant. 1767, Maro, 17]REQUERIMENTO do [soldado veterano]Miguel Ferreira Repolho ao rei [D. Jos] asolicitar confirmao da sua nomeao parao posto de capito do Tero de HenriqueDias, da companhia da vila de So Amaroda Purificao.Anexo: carta patenteAHU-Bahia, cx.164 , doc. 55AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12055.

    1767, Maro, 25, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] a informara priso de Francisco Gil Garcia de Arajo.Anexo: 1 doc. (cpia)AHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12056.

  • 28

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    1767, Maro, 26, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] a informaro falecimento do Tenente coronelEngenheiro Manuel Cardoso de Saldanha,e a necessidade de proverem mais oficiaisdo ramo da Engenharia.AHU-Bahia, cx.164, doc. 56AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12057.

    1767, Maro, 26, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado]comunicando que precisa de umadeterminao para saber se tem direito avoto na Junta da Arrecadao da FazendaReal.AHU-Bahia, cx. 164, doc. 83; cx. 274, doc.17AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12058.

    1767, Maro, 26, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] referente aoprocedimento do ouvidor da Comarca daBahia para com os ciganos,AHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12059.

    1767, Maro, 27LISTA dos contratos da Bahia relacionadosao dzimos da alfndega, dzimos Reais,Baleias, escravos da Costa da Mina, escravosda Bahia que vo para Costa da Mina,aguardentes e vinho de mel, dzimo dotabaco e mais gneros da Bahia, donativosdo tabaco e acar, subsdio dos molhados,chancelaria da Relao da Bahia, entradasda Jacobina e rio das ContasAHU-Bahia, cx. 108, doc. 40AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12060.

    1767, Maro, 27, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado dos Negcios UltramarinosFrancisco Xavier de Mendona Furtado]sobre o carcter dos ministros da capitaniada Bahia.Anexo: ofcioAHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12061.

    1767, Maro, 28OFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] sobre adiligncia que mandou fazer na causa doouvidor-geral do Cvel desta cidade com oourives.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12062.

    1767, Maro, 28, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] referente aotestamento de Joo de Oliveira Baio.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 158 , D. 12063.

    1767, Maro, 29, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado de RomoGramacho Falco referente s mercs quepretende por ter descoberto salitre nasserras do Rio Verde Pequeno.Anexo: 3 docsAHU-Bahia, cx.164 , doc. 64AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12064.

    1767, Maro, 29, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] a informaro cumprimento da Carta Rgia e das Leisreferentes poltica.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12065.

    1767, Maro, 29, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] sobre adiligncia que mandou executar nosdescaminhos da Casa da Moeda destacidade.Anexo: 4 docsAHU-Bahia, cx.164 , doc. 83AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12066.

    1767, Maro, 31OFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] sobre ocontrabando com a Costa da Mina e damelhor forma para se fazer a arrecadaoda Fazenda Real desta cidade.Anexo: 4 certidesAHU-Bahia, cx.164 , doc. 60, 59, 58, 57AHU_ACL_CU_005, Cx. 158, D. 12067.

    [ant. 1767, Abril, 1]REQUERIMENTO do capito deAuxiliares Domingos Simes da Cunha aorei [D. Jos] a solicitar licena para ir ao Reino.Anexo: 1 doc.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 61AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12068.

    [ant. 1767, Abril, 1]REQUERIMENTO de Sebastio Moreirade Vasconcelos ao rei [D. Jos] a solicitar operdo do degredo para o Presdio deFernando de Noronha.Anexo: 1 requerimento/certidoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 61AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12069.

    [ant. 1767, Abril, 3]REQUERIMENTO do padre Miguel deCastanheda e Vasconcelos ao rei [D. Jos] asolicitar carta de confirmao do posto deCapelo-mor do Regimento da Guarnioda praa da Bahia, de que Coronel,Gonalo Xavier de Barros e Alvim.Anexo: 1 doc.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 62AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12070.

    [Ant. 1767, Abril, 3]REQUERIMENTO do capito doRegimento de Artilharia da praa da Bahia,Jos de Sousa de Matos ao rei [D. Jos] asolicitar dispensa do seu filho, Cabo deEsquadra Lus de Sousa de Matos, nospostos imediatos, para poder obteracrescentamento at Tenente.Anexo: 1 cartaAHU-Bahia, cx.164 , doc. 66AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12071.

    1767, Abril, 4, LisboaCONSULTA do Conselho Ultramarino aorei [D. Jos] referente carta do provedorda Casa da Moeda da cidade da Bahia,Manuel da Silva Ferreira a informar aquantia de dinheiro que se fabricou e o ouroque entrou na referida Casa da Moeda.Anexo: 1 avisoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 63AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12072.

  • 29

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    [ant. 1767, Abril, 6]REQUERIMENTO do [alferes] Jernimoda Rocha e Sousa ao rei [D. Jos] a solicitarpatente de confirmao do posto deTenente da companhia de Francisco lvaresda Silva, do novo Regimento de Artilhariada guarnio da praa da Bahia.Anexo: carta patente.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 67AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12073.

    [ant. 1767, Abril, 8]REQUERIMENTO de Matias PereiraSoares ao rei [D. Jos], referente arrecadao dos foros das marinhas reaisda Bahia para a Coroa.Anexo: 1 requerimentoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 68AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12074.

    [ant. 1767, Abril, 10]REQUERIMENTO de Joo Soares deAlbergaria ao rei [D. Jos] a solicitarproviso para continuar a servir no ofciode Feitor da porta da Alfndega da Bahia,ou confirmao da portaria da suanomeao enquanto se no encartar do ditoofcio.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 69AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12075.

    [ant. 1767, Abril, 11]REQUERIMENTO do soldado daguarnio da praa da Bahia, SalvadorCarvalho Lima Lasso ao rei [D. Jos] asolicitar baixa redonda em remunerao eprmio dos servios que tem prestado.Anexo: docs sobre o assuntoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 70AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12076.

    [Ant. 1767, Abril, 11]REQUERIMENTO do Homem deNegcio da praa da Bahia, Joo MachadoMiranda ao [provedor da Alfndega,desembargador Rodrigo Coelho MachadoTorres] a solicitar certido sobre adeclarao dos volumes das fazendastrazidas da Costa da Mina pela sumaca N.Senhora da Conceio e Almas, de que eracapito Francisco Jos VianaAnexo: docsAHU-Bahia, cx.164 , doc. 72AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12077.

    1767, Abril, 19, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] a informara recepo da carta do rei [D. Jos], que lhepermite dar baixa aos oficiais militares quemerecerem pela sua conduta eprocedimento.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 73AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12078.

    1767, Abril, 19, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] a informaro cumprimento da Carta Rgia de 30 deJulho de 1766, referente ao procedimentoa ter com o Ourives da capitania da Bahia.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12079.

    1767, Abril, 19, BahiaOFCIO do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar, FranciscoXavier de Mendona Furtado] a informaro que se passou na relao da cidade daBahia com o caso de Francisco Gil Garciade Arajo.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12080.

    1767, Abril, 22, BahiaAUTO DE DEVASSA (traslado) doouvidor Geral do crime e intendente daPolicia, desembargador Jos Gomes Ribeiroreferente aos descaminhos feitos dasfazendas vindas da ndia na nau N. Senhoradas Brotas.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 74AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12081.

    [ant. 1767, Abril, 28]REQUERIMENTO do Cabo da Esquadra,Jos Joaquim da Cunha Ponte ao rei [D.Jos] a solicitar patente de capito deInfantaria com o exerccio de capito daGuarda do governador e capito Generalda Bahia, conde de Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares.Anexo: 2 requerimentos, carta patente, 1certidoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 77AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12082.

    [ant. 1767, Abril, 28]REQUERIMENTO do alcaide mor deMaragogipe, Jos Pires de Carvalho eAlbuquerque ao rei [D. Jos] a solicitarrestituio do que pagou sobre aarrematao da propriedade hereditria doofcio de secretrio de estado do Brasil.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 79AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12083.

    1767, Abril, 28, LisboaOFCIO do desembargador CarlosAntnio da Silva Franco ao Barros Braga,ao [secretrio de estado da Marinha eUltramar, Francisco Xavier de MendonaFurtado] a informar as razes que o levarama mandar prender o capito do navio SantaAna e So Domingos, Manuel PereiraViana, que veio da Bahia no ano de 1764.Anexo: 1 requerimentoAHU-Bahia, cx.164 , doc. 76AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12084.

    [Ant. 1767, Abril, 29]REQUERIMENTO do soldado MarcelinoMartins Xavier ao rei [D. Jos] a solicitarproviso de dispensa para poder serpromovido aos postos subalternos atTenente inclusive.Anexo: 1 cartaAHU-Bahia, cx.164 , doc. 78AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12085.

    1767, Abril, 30, LisboaDECRETO do rei [D. Jos] ao ConselhoUltramarino a nomear para o cargo dedesembargador da Relao da Bahia portempo de 6 anos, o bacharel Manuel JosSoares.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 80AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12086.

    1767, AbrilLISTA do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] das cartaspolticas do servio do rei [D. Jos],remetidas para a Secretaria de Estado daMarinha e Domnios Ultramarinos.Anexo: listaAHU-Bahia, cx.164 , doc. 82AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12087.

    1767, AbrilLISTA do [governador e capito Generalda Bahia, condeda Azambuja, D. AntnioRolim de Moura Tavares] das cartasmilitares do servio do rei [D. Jos],remetidas para a Secretaria de Estado damarinha e Domnios Ultramarinos.AHU-Bahia, cx.164 , doc. 83AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12088.

  • 30

    DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA1604 -1828

    1767, Maio, 4, LisboaRECIBO passado por Dionsio Cardia daFonseca pelo recebimento de dois sacos deprimeira via da secretaria de Estado, umpara o conde de Azambuja e outro para ointendente geral da Mesa da Inspeo daBahia.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 1.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12089.

    [ant. 1767, Maio, 7]REQUERIMENTO do ouvidor-geral dacomarca dos Ilhus Miguel de Avez Lobode Carvalho ao rei [D. Jos] solicitandoordem para ser citado o corregedor do cvelda Corte e responder s aes referentes acobrana de vrias dvidas que tm com osuplicante em Sergipe dEl-Rei.Anexo: 3 docs.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 2.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12090.

    1767, Maio, 7, BahiaCARTA do vice-rei e governador-geral doBrasil, conde de Azambuja, Antnio Rolimde Moura ao rei [D. Jos] dando parecersobre o requerimento do negocianteAntnio Manzoni, em que pede para serapresentado no lugar de moedeiro donmero da Casa da Moeda da Bahia.Anexo: 4 docs.AHU-Bahia, cx. 164, doc. 23.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12091.

    1767, Maio, 8, BahiaCARTA do vice-rei e governador-geral doBrasil, conde de Azambuja, Antnio Rolimde Moura ao rei [D. Jos] dando parecersobre o requerimento de Jos AntnioCaldas, em que pede provimento no postode sargento-mor de Infantaria comexerccio de engenheiro na praa da Bahia.Anexo: 8 docs.AHU-Bahia, cx. 163, doc. 7.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12092.

    1767, Maio, 16, BahiaOFCIO do vice-rei e governador-geral doBrasil, conde de Azambuja, Antnio Rolimde Moura ao [secretrio de estado daMarinha e Ultramar] Francisco Xavier deMendona Furtado dando parecer sobre orequerimento do juiz dos rfos da cidadeda Bahia, em que pede licena para que suairm se torne freira.Anexo: ofcio.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 3.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12093.

    1767, Maio, 16, BahiaOFCIO do vice-rei e governador-geral doBrasil, conde de Azambuja, Antnio Rolimde Moura ao [secretrio de estado daMarinha e Ultramar] Francisco Xavier deMendona Furtado comunicando suadiligncia para delinear uma fortaleza na ilhado Boi da capitania do Esprito Santo e tiraruma carta topogrfica do seu porto, comas suas sondas e medies.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 4.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12094.

    [ant. 1767, Maio, 18]REQUERIMENTO de Valentim da Maiaao rei [D. Jos] solicitando confirmao dapatente do posto de capito das entradas eassaltos do distrito da Sade e Nazar nacidade da Bahia.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 5.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12095.

    1767, Maio, 18, BahiaCARTA do vice-rei e governador-geral doBrasil, conde de Azambuja, Antnio Rolimde Moura ao rei [D. Jos] dando parecersobre os requerimentos do antigoadministrador dos contratos da dzima daAlfndega Jos de Macedo lvares, em quepede os mesmos salrios que ganham osadministradores da Alfndega do Rio deJaneiro.Anexo: 2 docs.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 6.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12096.

    1767, Maio, 18, BahiaOFCIO do ouvidor-geral do crime JosGomes Ribeira ao [vice-rei e governador-geral do Brasil, conde de Azambuja,Antnio Rolim de Moura] sobre a devassaque tirou dos descaminhos das fazendas quechegaram na nau Nossa Senhora das Brotas,proveniente da ndia.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 7.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159 , D. 12097.

    [ant. 1767, Maio, 21]REQUERIMENTO do barbeiro daRelao da Bahia Joo Ribeiro ao rei [D.Jos] solicitando carta de propriedade dejuiz de barbeiro para poder examinar aspessoas que servem os que servem noreferido ofcio sem aprovao ou carta.Anexo: 6 docs.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 8.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12098.

    [ant. 1767, Maio, 23]REQUERIMENTO do administrador dasdzimas reais da chancelaria da Corte e Casada Suplicao ao rei [D. Jos] solicitandoordem de recomendao para proceder executria contra o procurador MarcelinoLopes Cidade.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 9.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12099.

    1767, Maio, 25, BahiaOFCIO do vice-rei e governador-geral doBrasil, conde de Azambuja, Antnio Rolimde Moura ao rei [D. Jos] ao [secretrio deestado da Marinha e Ultramar] FranciscoXavier de Mendona Furtado comunicandoa remessa das vias na nau de licena.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 10.AHU_ACL_CU_005, Cx. 159, D. 12100.

    1767, Maio, 25, BahiaOFCIO do vice-rei e governador-geral doBrasil, conde de Azambuja, Antnio Rolimde Moura ao [secretrio de estado daMarinha e Ultramar] Francisco Xavier deMendona Furtado comunicando aexecuo da ordem real que o mandaemprestar dinheiro da Fazenda Real aosprocuradores do contrato geral do tabacopara a carga e costeamento do navio delicena Santa Ana e St. Izabel.AHU-Bahia, cx. 165, doc. 11.AHU_ACL_CU_005