projeto pedagÓgico canudos -...

6
1 PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS – SANTOS E GUERREIROS EM LUTA NO SERTÃO Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP CEP 05051-000 DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 [email protected] www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos

Upload: letu

Post on 04-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS - …editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/03/CANUD… · Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, percorreu o Brasil narrando e interpre-

1

PROJETO PEDAGÓGICO

CANUDOS – SANTOS E

GUERREIROS EM LUTA NO SERTÃO

Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP

CEP 05051-000

DIVULGAÇÃO ESCOLAR

(11) 3874-0884

[email protected]

www.editoramelhoramentos.com.brwww.facebook.com/melhoramentos

Page 2: PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS - …editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/03/CANUD… · Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, percorreu o Brasil narrando e interpre-

2

Canudos – Santos e guerreiros em luta no sertãoPR

OJE

TO P

EDAG

ÓG

ICO Texto sensível e habilidoso ao retra-

tar, como através de uma câmera, a coragem do sertanejo e suas lutas, em mão a acusações de conjuração monár-quica, quando o problema central eram os desacertos dos governos nos idos de 1865 a 1897. O corajoso jornalista, engenheiro, militar e importante escritor Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, percorreu o Brasil narrando e interpre-tando á realidade da época, o que lhe permitiu rever ideias e conceitos.

No final do livro há um glossário e as datas importantes.

Resumo

PRO

JETO

PED

AGÓ

GIC

O Luiz Antonio Aguiar nasceu em 1955, no Rio de Janeiro (RJ). Mes-tre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-RJ), com tese sobre leitura na cultura de massas, é resenhista em cadernos literá-rios, tradutor, redator, sócio da Veio Libre Produções Literárias e anima-dor de oficinas de redação e de criação literária. Trabalhou durante muito tempo como roteirista de histórias em quadrinhos e atuou na área de publicidade e marketing. É autor de 70 títulos publicados e ganhou diversos prêmios com seus livros, inclusive o Jabuti de Melhor Título Infantil e Juvenil, em 1994, com Confidências de um Pai Pedindo Arrego. Visite o site do escritor: www.luizantonioaguiar.com.br.

O autorAutor: Luiz Antonio Aguiar Título: Canudos – Santos e guerreiros em luta no sertãoIlustrador: Renato MoriconiFormato: 13,5 x 20,5 cmNo de páginas: 88Elaboração: Cândida Vilares e Vera Vilhena

Ficha

Temas principais: história, Guerra de CanudosTemas transversais: ética, pluralidade cultural e meio ambienteInterdisciplinaridade: Português, História, Geografi a e Arte

Quadro sinóptico

8anos

INDICAÇÃO:

Leitor em processo:a partir de

ensinofundamental

Page 3: PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS - …editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/03/CANUD… · Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, percorreu o Brasil narrando e interpre-

3

Linha do tempo

1889Proclamação da República

1893 Antônio

Conselheiro e seus seguidores

se instalam em Canudos

1894Eleição

do primeiro presidente civil:

Prudente de Morais

Floriano Peixoto assume a presidência

1891

1896Primeira

expedição contra Canudos

1902 Lançamento

de Os Sertões, de Euclides da Cunha

Segunda, terceira e quarta

expedições contra Canudos

1897

Período Monárquico (1822-1889) e Período Republicano (a partir de 1889).

Eleição do primeiro

presidente civil: Prudente de

Morais

Anexo, mapa do Brasil, com a localização de Canudos, no sertão da Bahia, e do Rio de Janeiro, capital do Brasil na época.

Mapa: localização geográ� ca

Page 4: PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS - …editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/03/CANUD… · Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, percorreu o Brasil narrando e interpre-

4

Síntese da obra A obra começa com o cangaceiro Pajeú

fugindo da prisão. A seguir, é apresenta-do um panorama da história do início da República: são descritos o velório do pre-sidente Floriano Peixoto e a posse de Pru-dente de Morais. Depois entra em cena Antônio Conselheiro, personagem central da trama, e narra-se o início da formação do arraial de Canudos, com destaque para dois personagens do povo: Pajeú e Etelvi-na, uma prostituta muito valente.

O livro relata as primeiras investidas con-tra Canudos e a resistência a elas. O clí-max da história é a última expedição, que destruiu o arraial. Os fatos presenciados pelo olhar crítico do jornalista e escritor Euclides da Cunha deram origem a Os Sertões sua grande obra.

Análise da linguagem Nessa obra há variedade de registros de

linguagem. Quando os fatos históricos são apresentados, predomina a lingua-gem informativo-jornalística. No clímax da narrativa, no entanto, a linguagem fi c-cional é impregnada de recursos poéticos. Em muitos capítulos são citados trechos de Os Sertões (1902).

Contexto históricoDurante o mandato de Prudente de

Morais, eclodiu, nos sertões da Bahia, um movimento de caráter popular que gerou uma reação do governo, ocasionando a Guerra de Canudos.

Movidos pelo misticismo e fugindo da miséria provocada pelas secas, mais de 25 mil sertanejos chegaram a concen-trar-se no arraial de Canudos, em torno de Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, que se dizia enviado por Deus.

Em suas pregações, Conselheiro falava contra o casamento civil (instituído pelo regime republicano) e a favor da monar-quia, o que desagradava o governo re-publicano. Além disso, o deslocamento de milhares de pessoas em direção àque-la localidade baiana privou as fazendas de mão de obra, levando o governo do estado e, depois, o governo federal a en-viar expedições militares contra o reduto sertanejo.

Proclamada a República em 1889, os dois primeiros presidentes foram milita-re, constituindo a chamada República da Espada, e tiveram de enfrentar reações contra o governo republicano. Depois, assumiu um presidente civil, que acabou

Comentários sobre a obra

CompreensãoPara que os alunos tenham uma boa com-

preensão do livro, converse com eles sobre alguns aspectos essenciais da narrativa.

• Faça a distinção entre personagens his-tóricos (Antônio Conselheiro, Prudente de Morais) e não históricos (Euclides da Cunha e outros).

• Como era a vida em Canudos? A so-ciedade era dividida em classes? Havia propriedade particular?

• Quais motivos levaram à destruição de Canudos? Mostre aos alunos a neces-sidade de mão de obra barata para as fazendas, a necessidade de afi rmação da República e a superioridade bélica do governo em relação aos sertanejos.

• O que fez o povo de Canudos resistir?

Sugestões de trabalho

com a última resistência à República: a re-volta de Canudos. Para reafi rmar a força do novo governo, combateu-se essa revol-ta com expedições militares. Os sertanejos resistiram a três expedições, mas, na quar-ta, foram massacrados.

Page 5: PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS - …editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/03/CANUD… · Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, percorreu o Brasil narrando e interpre-

5

TRA

BALH

O IN

TERD

ISCI

PLIN

AR

TRA

BALH

O IN

TERD

ISCI

PLIN

AR Jornal

Em grupos, os alunos podem elaborar um jornal sobre Canudos. Cada grupo fi ca encarregado de fazer uma cobertura fi ctícia da Guerra de Canudos, e os inte-grantes podem dividir as tarefas:

Redação Proposta 1: Como se estivesse vivendo em Canudos, antes ou durante a guerra, o aluno pode escrever sobre um dia de sua vida, na forma de diário.

Proposta 2: O aluno pode redigir um tex-to sobre a proclamação da República e o sistema de governo vigente – como ele sur-giu, como é hoje. Pode, ainda, analisar as mudanças instauradas pelo sistema repu-blicano, tendo como parâmetro o voto.

• Notícias das expedições• Entrevistas com moradores de

Canudos e soldados do governo• Editorial• Ilustrações (desenhos ou colagens)

APR

OFU

NDA

ND

O O

TEM

A PesquisaProcurar, em jornais e revistas, notícias so-

bre acampamentos de sem-terra e relacionar com o arraial de Canudos (a vida do povo, sua expectativa e a reação do governo).

Filme Assistir ao fi lme Guerra de Canudos (1997),

com direção de Sérgio Rezende e com José Wilker no papel de Antônio Conselheiro. Comparar com a narrativa, apontando se-melhanças e diferenças.

Em grupos, os alunos podem elaborar um jornal sobre Canudos. Cada grupo fi ca encarregado de fazer uma cobertura

uerra de Canudos, e os inte-

Como se estivesse vivendo em Canudos, antes ou durante a guerra, o aluno pode escrever sobre um dia de sua

O aluno pode redigir um tex-to sobre a proclamação da República e o sistema de governo vigente – como ele sur-giu, como é hoje. Pode, ainda, analisar as mudanças instauradas pelo sistema repu-

Ilustrações (desenhos ou colagens)

APR

OFU

NDA

ND

O O

TEM

A PesquisaProcurar, em jornais e revistas, notícias so-

bre acampamentos de sem-terra e relacionar com o arraial de Canudos (a vida do povo, sua expectativa e a reação do governo).

Filme Assistir ao fi lme Guerra de Canudos (1997),

com direção de Sérgio Rezende e com José Wilker no papel de Antônio Conselheiro. Comparar com a narrativa, apontando se-melhanças e diferenças.

Page 6: PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS - …editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/03/CANUD… · Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, percorreu o Brasil narrando e interpre-

66