projeto pastoral do centro social sÃo josÉ de … · projeto pastoral do centro social sÃo josÉ...

3
PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE CALASANZ 1. Missão do Centro Social Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mediante a educação e evangelização, especialmente da infância e juventude mais vulnerável, sendo plataforma de missão compartilhada, assim como espaço de convocatória e de participação nas Escolas Pias. 2. Visão do Centro Social Ser no Brasil uma rede consolidada e com reconhecimento local na assistência social, integrada na Rede internacional de Itaka- Escolápios e na vida e missão da Vice-Província e da Fraternidade, impulsionando a Presença Escolápia e seu trabalho evangelizador, educativo e social, atualizando os passos de São José de Calasanz. 3. Objetivo geral Evangelizar educando, na piedade e nas letras, nossas crianças e adolescentes, guiados pelo carisma e ensinamentos de São José de Calasanz, - educando-os em valores humanos e espirituais, - para promover a dignidade da criança e do adolescente a partir do encontro com Jesus como Senhor, - através de um processo de expressão da fé, que promova a descoberta da Comunidade Cristã. 4. Objetivos específicos 1- Criar uma cultura/ambiente religioso. 2- Educar nos valores humanos e cristãos que constroem o ser humano como Filho de Deus. 3- Celebrar a fé através de expressões inclusivas, abertas e ecumênicas. 4- Motivar a inquietação religiosa. 5- Desenvolver a identidade do Centro Social através da pedagogia calasância de “piedade e letras”. 6- Realizar uma formação continuada com educadores e com as famílias. 7- Propor o Carisma Escolápio para os adolescentes do C.S. como projeto de vida que vale a pena (proposta vocacional). 5. Ações com a Equipe Diretiva - Iniciativas que ajudem a cuidar dos que cuidam. - Cuidado das pessoas desde a Espiritualidade: momentos de oração, partilha e descontração com os membros da Eq. Diretiva. - Acompanhamento da vida pessoal de cada um por parte da Direção: ver o que precisa, seguimento das análises médicas, etc. 5. Ações com os educadores Tudo incluído no ‘Projeto Educadores’: - Encontros mensais de formação (calasância, pedagógica, desafios). - Convidar pessoas especialistas como assessores em alguma formação. - Retiro espiritual. - Confraternizações. - Participar de palestras e debates promovidos por outras entidades (Past. do Menor; Cras; Comasse; Concase). - Encontrão de educadores Itaka Brasil. - Leituras apropriadas (calasância, pedagógica, desafios sociais). - Capacitações ou formações específicas em espaços externos. - Ambientação do C.S.: quadros sobre Calasanz, sobre o Carisma Escolápio, painel de fotos com as crianças. - Acompanhamento da vida pessoal de cada um por parte da Direção: ver o que precisa, seguimento das análises médicas, etc.

Upload: dinhhanh

Post on 13-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE … · PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE CALASANZ 1. ... - Missa anual na Festa da Primavera, ... - Envio semanal de

PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE CALASANZ

1. Missão do Centro Social

Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mediante a educação e evangelização, especialmente da infância e juventude mais vulnerável, sendo plataforma de missão compartilhada, assim como espaço de convocatória e de participação nas Escolas Pias.

2. Visão do Centro Social

Ser no Brasil uma rede consolidada e com reconhecimento local na assistência social, integrada na Rede internacional de Itaka-Escolápios e na vida e missão da Vice-Província e da Fraternidade, impulsionando a Presença Escolápia e seu trabalho evangelizador, educativo e social, atualizando os passos de São José de Calasanz.

3. Objetivo geral

Evangelizar educando, na piedade e nas letras, nossas crianças e adolescentes, guiados pelo carisma e ensinamentos de São José de Calasanz, - educando-os em valores humanos e espirituais, - para promover a dignidade da criança e do adolescente a partir do encontro com Jesus como Senhor, - através de um processo de expressão da fé, que promova a descoberta da Comunidade Cristã.

4. Objetivos específicos

1- Criar uma cultura/ambiente religioso. 2- Educar nos valores humanos e cristãos que constroem o ser humano como Filho de Deus. 3- Celebrar a fé através de expressões inclusivas, abertas e ecumênicas. 4- Motivar a inquietação religiosa. 5- Desenvolver a identidade do Centro Social através da pedagogia calasância de “piedade e letras”. 6- Realizar uma formação continuada com educadores e com as famílias. 7- Propor o Carisma Escolápio para os adolescentes do C.S. como projeto de vida que vale a pena (proposta vocacional).

5. Ações com a Equipe Diretiva

- Iniciativas que ajudem a cuidar dos que cuidam. - Cuidado das pessoas desde a Espiritualidade: momentos de oração, partilha e descontração com os membros da Eq. Diretiva. - Acompanhamento da vida pessoal de cada um por parte da Direção: ver o que precisa, seguimento das análises médicas, etc.

5. Ações com os educadores

Tudo incluído no ‘Projeto Educadores’: - Encontros mensais de formação (calasância, pedagógica, desafios). - Convidar pessoas especialistas como assessores em alguma formação. - Retiro espiritual. - Confraternizações. - Participar de palestras e debates promovidos por outras entidades (Past. do Menor; Cras; Comasse; Concase). - Encontrão de educadores Itaka Brasil. - Leituras apropriadas (calasância, pedagógica, desafios sociais). - Capacitações ou formações específicas em espaços externos. - Ambientação do C.S.: quadros sobre Calasanz, sobre o Carisma Escolápio, painel de fotos com as crianças. - Acompanhamento da vida pessoal de cada um por parte da Direção: ver o que precisa, seguimento das análises médicas, etc.

Page 2: PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE … · PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE CALASANZ 1. ... - Missa anual na Festa da Primavera, ... - Envio semanal de

6. Ações com os meninos/as

- Oração diária. - Oficina específica de ‘Valores Humanos’, aplicando a cartilha específica para o mesmo. - Atividades desde cada oficina que promovam a paz interior e a solidariedade. - Duas Missas por ano, internas, só com os meninos/as. - Missa anual na Festa da Primavera, com as famílias e educadores. - Para-liturgias (momentos celebrativos a partir de situações da realidade: seca, droga). - Celebrações da Palavra; coroações. - Momentos de convivência e integração entre os dois Campus, com celebração da Palavra. - Palestras com temas específicos: testemunhos de vida, entidades de interesse. - Conversas individuais com os Padres para animar as crianças.

7. Ações com as famílias

Tudo incluído no ‘Projeto Família’: - Encontros mensais de formação (calasâncios, pedagógicos, desafios sociais). - Momentos celebrativos, litúrgicos. - Envio semanal de mensagens de reflexão sobre temáticas. - Convidar assessores para trabalhar temas específicos. - Confraternização semestral. - Atendimento individualizado de famílias, segundo a necessidade (Padre, Ass. Social, Educador). - Envolver as famílias no Projeto do ‘Centro Social São José de Calasanz’. - Propor o Voluntariado para as famílias mais próximas a nós.

8. Ações no entorno: escola, comunidade paroquial e sociedade.

ESCOLAS (Tudo incluído no ‘Projeto Escola’): - Intervenção nas aulas de 5ª série, numa das escolas públicas, aplicando a cartilha de ‘Valores Humanos’. - Convidar diretivos das escolas para participar de celebrações e confraternizações. - Disponibilidade de Educadores do ‘Centro Social’ para oferecer formações para professores. - Participar da “Rede pela Educação” impulsionada pelo Governo Estadual, junto com as escolas do território.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA: - Apresentações musicais e culturais das crianças nas comunidades da paróquia. - Participar de eventos paroquiais (Caminhada pela Paz, procissões, Praça Viva). - Criar sempre vínculos com as comunidades. - Oferecer e convidar às crianças do ‘Centro Social’ para formar parte da catequese ou da escola dominical.

SOCIEDADE: - Atividades pastorais conjuntas com outras entidades (Via Sacra do Menor, Missas). - Participação do ‘Centro Social’ na coordenação diocesana da Pastoral do Menor. - Atender as demandas de participação das crianças em eventos sociais (músicas natalinas). - Participar da Rede Sócio-assistencial do território.

9. Planejamento e programação

- Construção anual de um planejamento (pensar) e sua programação (articular) que torne operacional o Projeto Pastoral.

10. Anexos

- Cartilha de Valores Humanos - Projeto Pastoral de Escolápios-Brasil - Projeto de Presença de Serra

- ‘Projeto Educadores’ - ‘Projeto Família’ - ‘Projeto Escola’

Page 3: PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE … · PROJETO PASTORAL DO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ DE CALASANZ 1. ... - Missa anual na Festa da Primavera, ... - Envio semanal de