projeto mantendo a solidariedade · com uso das fraldas descartáveis e produtos e itens de...

14
PROJETO MANTENDO A SOLIDARIEDADE

Upload: truongliem

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROJETO MANTENDO A SOLIDARIEDADE

QUEM SOMOS

A AFECE - Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial vem a 47 anos oferecendo atendimento para Curitiba e região metropolitana nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, atualmente para mais de 220 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, com acentuado grau de comprometimento. A Escola funciona em uma sede que possui estrutura adaptada às necessidades de sua clientela e uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeira, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, professores, pedagogos e cuidadores.

ANEXO I

Solicitação de Inclusão no “Banco de Projetos” para captação de recursos FIA/Doações 1. IDENTIFICAÇÃO Abrangência do Projeto: ( ) Estadual ( ) Regional (X) Intermunicipal (Pinhais, São José de Pinhais, Piraquara, Colombo, Almirante Tamandaré, Umbará, Campo Magro)

1.1. Dados Cadastrais do Proponente

Nome da Entidade Proponente ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DE EDUCAÇÃO AO CIDADÃO ESPECIAL

CNPJ 76.708.718.0001/07

Endereço Rua Paulo Turkiewicz 160

CEP 82.821-030

Telefone (41) 3366-5212/ 8425-6599

Fax (41) 3366-5212

E-mail institucional [email protected]

Banco Itaú

Nº. Agência 0615

Nº. Conta Corrente 52195 – 2

Nome do Responsável Legal da Entidade Proponente Ronaldo José de Andrade

Função Presidente do Conselho Diretor

RG 1.315.845-2 SSP/PR

CPF 307.800.209-87

Telefone (41) 3252-8830

Celular (41) 8832-5453

E-mail [email protected]

Endereço Residencial Rua David Geronasso nº522 – Boa Vista – Curitiba/PR

CEP 82.540-150

Telefone: (41) 3366-5212 Fax

Nome do Responsável Técnico pela execução do projeto Maira de Oliveira

Função Diretora Geral

RG 7.866.439-8 SSP/PR

CPF 042.650.829-71

Telefone (41) 3366-5212

Celular (41) 8425-6603

E-mail institucional [email protected]

Formação Pedagogia - Pós-graduação em Neuropedagogia

N° registro no Conselho Profissional

1.2. Valor do Projeto / Programa (valor extenso): (FIA) R$ 451.289,44 (Quatrocentos e cinquenta e um mil duzentos e oitenta e nove reais e quarenta e quatro centavos).

1.3. Nome do Projeto: “Mantendo a Solidariedade”

2. CLASSIFICAÇÃO DO PROJETO CONFORME ARTIGO 6º DELIBERAÇÂO CEDCA 015/2008.

(x) Garantia do direito à convivência familiar e comunitária; ( ) Enfrentamento à Violência; ( ) Erradicação do trabalho infantil; (x) Atendimento em situação de risco; ( ) Prevenção e tratamento a dependência e uso de substâncias psicoativas; ( ) Atenção aos internados por motivos de saúde; ( ) Atenção ao adolescente em conflito com a lei; (Alteração dada pela Deliberação nº 061/2013)

3. BREVE DIAGNÓSTICO DA REALIDADE (descrição sucinta da realidade): 3.1 – Problemas:

O Brasil vive desde meados do século passado e início do século XXI um clima de efervescência em torno das lutas pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Esse movimento impulsionado, sobretudo, pelo cenário internacional, que a partir de 1948 com o advento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, iniciou um amplo e profundo debate sobre os direitos iguais e inalienáveis como fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. As pessoas com deficiência foram por muitos anos tratadas com desprezo e desrespeito quanto aos seus direitos, o que motivou instituições a promoverem um forte movimento de

participação política no âmbito do processo de redemocratização do Brasil. Esse espaço foi sendo construído com muita luta e embates políticos, mas também, com conquistas importantes, embora, em muitos momentos sob a omissão do governo e com total invisibilidade por parte da sociedade. A Constituição Federal brasileira foi um marco importante no avanço e, também, um referencial de proteção por parte do Estado dos Direitos Humanos dessas pessoas. No período de debates da Constituinte, os grupos de pessoas com deficiência tiveram um protagonismo notável, conseguindo que seus direitos fossem garantidos em várias áreas da existência humana. Da educação, à saúde, ao transporte, aos espaços arquitetônicos. Foi realmente uma vitória a se comemorar sempre que conseguimos avançar na legislação que regulamenta tais dispositivos constitucionais. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS 10% da população dos países em desenvolvimento apresentam algum tipo de deficiência, sendo que metade são pessoas com deficiência intelectual. No Brasil, segundo censo do IBGE (2010), 23,9% da população nacional apresenta pelo menos um tipo de deficiência sendo que 5,8% são deficientes intelectuais. De acordo com o Censo populacional realizado pelo IBGE (2010), estima-se que no Paraná existe, aproximadamente, 3.094.289 pessoas com deficiência no Estado, e destas, 143.376 tem o diagnostico de deficiência intelectual. A crescente demanda, deste público, pelos serviços de educação e saúde justifica a necessidade urgente de ampliação do atendimento, em 100%, com o objetivo de garantir o direito à Educação, à Saúde e à Assistência Social, por meio do atendimento de qualidade às pessoas com deficiência intelectual acentuada do Paraná, demandando assim a necessidade da instituição buscar formas de sustentabilidade, para tanto se faz necessário à aquisição de materiais para os seguintes seguimentos: Saúde: Propiciar através da diversidade de equipamentos uma maior possibilidade de qualidade de vida, assim como, permitir através de uma estrutura física adequada e equipada a ampliação do atendimento na área de saúde, oferecendo todas as adaptações de órteses para o bom desempenho nas atividades. Pedagógico: Enaltecer as habilidades sócio cognitivas dos educandos, através de instrumentos de percepção e estimulação, oferecendo também segurança aos profissionais durante a execução das mesmas. Assistência Social: estimular o empoderamento das famílias, através de atividades lúdicas e atividades diárias, fazendo-se necessários equipamentos para confecção dos mesmos (impressora/notebook/maquina fotográfica).

3.2. Oportunidades: A AFECE – Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial, entidade sem finalidade econômica, mantenedora da Escola São Francisco de Assis. É a única entidade no Paraná e no sul do Brasil especializada no atendimento de cidadãos especiais com o diagnóstico de deficiência intelectual de alta especificidade, associada ou não a outras patologias, na sua maioria pertencente às famílias carentes. Fundada em 27 de setembro de 1967, por um grupo de senhoras sensíveis às causas sociais especificamente das deficiências graves com alto custo para o seu atendimento. Tem como missão “Atender com excelência os cidadãos especiais e suas famílias e promover ações de responsabilidade social”, pautado nos valores: Amor e respeito ao ser humana. Atuando com “responsabilidade, profissionalismo e ética”. Sua finalidade principal é manter programas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, que visa o pleno desenvolvimento das potencialidades do Cidadão Especial e de suas famílias e executar projetos de Responsabilidade Social que são prioridades na entidade, um deles é o programa de prevenção às deficiências.

4. Público:

Crianças e adolescentes com deficiência Intelectual de alta especificidade associada ou não a outras patologias, de ambos os sexos, principalmente, expostos às condições de vulnerabilidade que os colocam em situação de risco pessoal e social, procedente de Curitiba e Região Metropolitana: Almirante Tamandaré, Colombo, Campo Magro, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.

Número total de crianças/adolescentes a serem atendidas: 224 Faixa etária: 02 a 18 anos Número de famílias a serem atendidas: 224

5. OBJETIVO GERAL Proporcionar a melhoria na qualidade de vida e de atendimento das crianças e adolescentes com deficiência intelectual de alta especificidade. Equipar e mobiliar os ambientes da escola e bloco da saúde.

5.1 Objetivos Específicos

Informatizar os procedimentos do bloco da saúde;

Aquisição dos itens de suporte para os setores que trabalham em prol dos beneficiados. Aquisição de mobiliário para bloco da saúde, mobiliário para salas de aula e ambientes de espera;

Ampliação da receita orçamentária, buscando a sustentabilidade dos programas da instituição;

Atender a demanda, com qualidade, dos procedimentos da saúde: consultas médicas com neurologista e psiquiatra, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social e educação;

Contratação de Profissionais da área da saúde;

Os programas de atendimento a este segmento populacional têm como ênfase as necessidades, as potencialidades, a qualidade de vida, a inserção social e principalmente o respeito aos direitos e a dignidade desses cidadãos. Entretanto, para o sucesso e a excelência dos resultados é imprescindível contarmos com uma equipe de profissionais qualificados. Fatores que justificam o presente projeto, com a finalidade de obtenção de recursos para manutenção dos seus atendimentos.

6. METODOLOGIA DO PROJETO

A metodologia do presente projeto será desenvolvida de acordo com as diretrizes do projeto político pedagógico da Escola São Francisco de Assis e do Plano Terapêutico Individual de cada beneficiário. As atividades desenvolvidas seguirão o planejamento do plano de aula elaborado para cada turma, pela equipe pedagógica. As intervenções da equipe interdisciplinar, incluindo área pedagógica e de saúde, serão desenvolvidas considerando as necessidades de cada beneficiário, de acordo com o currículo, a metodologia, as estratégias de ensino e a reabilitação das pessoas com deficiência intelectual acentuada, e suas possibilidades.

Os instrumentos, os processos e as técnicas estão descritivos nos Planos de Aula de cada turma, Planos Terapêuticos Individuais e Planos de Ação de cada área. De forma geral os beneficiários serão contemplados com atividades de educação física, artística e pedagógica; atendimento nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Serviço Social e Nutrição. A AFECE possui sede própria em uma área de mais de 10 mil m² no bairro Tarumã, esta nova sede conta com várias salas de ensino, parquinho pedagógico com cobertura, refeitório, cozinha, salas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, reeducação visual, consultório médico, sala de enfermagem, salas administrativas, salas de reunião, circuito fechado para atividades de fisioterapia, psicomotricidade e educação física, recepção, entre outras estruturas para melhor atender nossos atendidos especiais e suas famílias. O público alvo beneficiário apresenta uma especificidade, pelo seu grau de comprometimento, necessitando de cuidados altamente especializados e de alto custo. Para tanto a Escola funciona em uma sede que possui estrutura adaptada às necessidades de sua clientela e uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeira, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, professores, pedagogos e cuidadores. A entidade mantém parte do seu programa através de convênios com a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Saúde, através do credenciamento do SUS, projetos de verba dirigida através do Fundo Municipal de Apoio a Criança e ao Adolescente e parcerias com empresas privadas, também capta recursos através de bazares de artigos importados, doados pela Receita Federal, bazares de novos e semi novos doados pela comunidade. Realiza durante o ano diversas campanhas, promoções e eventos. A AFECE cria mantem e amplia programas nas áreas de: Educação, Saúde, Assistencial Social, Esporte, Cultura, Estudos e Levantamento e Analises Estatísticas Sociais que atendam cidadãos especiais com diagnostico de deficiência intelectual de alta especificidade associada ou não a outras deficiências e respectivas famílias, além de propagar seu modelo

de trabalho a outras entidades do terceiro setor com o mesmo foco, podendo ainda realizar a emissão de receituário médico por profissional habilitado, assim como de encaminhamentos nas áreas mencionadas acima.

6.1. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS 6.1.1 - Em relação ao cidadão especial e as famílias.

Atividades Periodicidade

Realizar atendimento/ consultas e diagnósticos nas áreas de nutrição, psiquiatria, fisioterapia, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, neurologia, farmácia, terapia ocupacional.

Diária

Realizar atendimento e a adequada alimentação, de acordo com cada patologia e necessidade individual das mesmas.

Diária

Realizar atendimento e adequada higiene das crianças e adolescentes, com uso das fraldas descartáveis e produtos e itens de higiene.

Diária

Realizar atendimento e atividades psicopedagógicos na modalidade de educação especial através da Escola São Francisco de Assis.

Diária

Realizar atendimento e adequada limpeza dos ambientes da instituição em beneficio a saúde dos mesmos.

Diária

1. Realizar as atividades pedagógicas de acordo com plano de aula. Diária

2. Realizar atividades para estimular a psicomotricidade do educando. Semanal

3. Fomentar o desenvolvimento de habilidades básicas para vida diária. Diária

4. Propiciar aos educandos várias experiências e atividades que desenvolva as funções motoras e psíquicas, de acordo com suas possibilidades.

Diária

5. Identificar a realidade social dos beneficiários e de seus familiares Semanal

6. Estimular a participação da família na dinâmica escolar e reabilitação do paciente.

Diária

7. Realizar visitas domiciliares e institucionais. Semanal

8. Realizar encaminhamentos diversos aos recursos da comunidade, conforme necessidade do paciente e sua família.

Diária

9. Atender as famílias para orientações e apoios. Diária

Atendimento fonoaudiológico: Desenvolvimento da Linguagem, dependendo da capacidade e limite individual. Estimular a construção da linguagem.

Diária

Atendimento de Fisioterapia: Restauração da capacidade funcional, independência. Motivar a prática dos exercícios; Estimular a motricidade dos músculos e articulações, proporcionando maior coordenação de atividades; Favorecer a circulação sanguínea periférica e cerebral; Ativar a respiração, proporcionando melhor oxigenação das células e evitando desgaste precoce da capacidade de reflexo mental.

Diária

Atendimento de Terapia Ocupacional: Prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do aluno em relação às atividades da vida diária, trabalho e lazer.

Diária

Atendimento Médico – Psiquiatra e Neurologista Semanal

Rede de Serviços : Encaminhar famílias em situação de vulnerabilidade social aos programas e serviços disponíveis nas políticas (saúde, educação, assistência social, etc.) do Município e Estado. Benefício de Prestação Continuada, Passe Livre Interestadual e acesso ao Transporte Especial.

Contínuo Diário, semanal, mensal, anual.

6.1.2 - Em relação ao projeto

Atividades Período

2015 2016

Protocolar o presente projeto no Escritório Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS);

Dezembro 2014

Aguardar a avaliação e aprovação do presente projeto pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDECA);

x

Aguardar publicação da Deliberação e Publicação no Banco de Projetos

x

Captação de recursos através das campanhas junto às empresas e pessoas físicas;

x x

Assinatura do termo do Convênio; x

Encaminhar o ofício juntamente com o plano de aplicação solicitando o repasse do valor arrecadado;

x

10. Aquisição dos objetos; x 11. Seleção e contratação dos profissionais; x

Adquirir o objeto e a contratação solicitada no plano de aplicação do projeto;

x

Realizar a prestação de contas conforme previsto em legislação;

x

7. RESULTADOS ESPERADOS

Objetivo Específico Ação Resultado esperado

Informatizar os procedimentos do bloco da saúde.

Aquisição de computador e software adequado.

Agilização do acesso e atualização da informação clínica e gerencial; Melhor legibilidade e sistematização dos registros médicos e administrativos; Otimização do tempo dos profissionais e dos pacientes;

A aquisição dos itens de suporte aos setores que trabalham em prol dos beneficiados. Aquisição de mobiliário para bloco da saúde, mobiliário para salas de aula e ambientes de espera.

Aquisição de mobiliário para bloco da saúde; ambiente escolar e salas de espera. .

Atender com segurança e qualidade os assistidos e seus familiares.

Ampliação da receita orçamentária, buscando a sustentabilidade dos programas da instituição;

Otimização da folha de pagamento através da contratação dos profissionais especializados de acordo com o plano de aplicação.

Ampliação da receita orçamentária, buscando a sustentabilidade dos programas da instituição;

Atendimento e Reabilitação da pessoa com deficiência de alta especificidade;

Consultas médicas com neurologista e psiquiatra, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e serviço social;

Atender a demanda, com qualidade, dos procedimentos da saúde: consultas médicas com neurologista e psiquiatra, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e serviço social;

Atender a demanda, com qualidade, dos procedimentos da saúde: consultas médicas com neurologista e psiquiatra, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social e educação;

Contratar profissionais qualificados e especializados

Ampliar o número de atendimentos de 125 para 182/mês.

8. AVALIAÇÃO DO PROJETO: 8.1 – Em relação à captação de recursos: O presente projeto será monitorado continuamente durante toda a sua execução, garantindo a clareza e transpareça do mesmo para que assim sejam alcançados os objetivos e metas estabelecidas neste projeto. O monitoramento irá acontecer através das reuniões e avaliações mensais com a equipe de captação para fazer o levantamento da quantidade de coletas efetuadas durante o mês; verificar junto ao setor de triagem quantos objetos doados foram coletados e destes qual a quantidade que foi direcionada aos familiares e ao bazar para a revenda; verificar junto ao setor financeiro qual o impacto financeiro essas doações causaram para o caixa da instituição. 7.2 – Em relação ao cidadão especial:

No decorrer de todo o processo de avaliação diagnóstica psicoeducacional, a equipe de especialistas, além da técnica de observação sistemática do comportamento do educando, se utiliza ainda, de outros recursos técnicos, visando a uma investigação acurada do desenvolvimento do educando, a saber:

Análise dos dados da anamnese (entrevista com pais ou responsáveis);

Análise da ficha de referência (dados fornecidos pelo professor do educando);

Análise do material escolar (cadernos, provas, relatórios, desenhos ... );

Laudos médicos e pareceres de outros profissionais (fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e outros, sempre que necessário).

Acredita-se que o processo de avaliação diagnóstica, no enfoque psicoeducacional, evidenciará a natureza e a extensão da problemática do educando, seu perfil de desenvolvimento, compreendendo habilidades, potencialidades, interesses, dificuldades e/ou necessidades educativas especiais favorecendo a indicação de procedimentos, conforme descritos a seguir, que venham atender às características individuais do educando portador de deficiência mental.

8. PLANO DE APLICAÇÃO

Recursos do FIA

Descrição dos itens Valor Total (R$)

Material Permanente R$ 19.888,20

Material de consumo R$ 91.122,49

Equipamentos Prestação de serviços de terceiros (pessoa jurídica) 5.568,78

Pessoal R$ 334.709,97 Salario / mês – Período de 24 meses Encargos / mês – Período de 24 meses Salario / mês – Período de 24 meses Encargos / mês – Período de 24 meses

R$ 11.595,77 R$ 1.288,39

R$ 1.911,77 R$ 212,41

TOTAL GERAL R$ 451.289,44

Curitiba, 16 de abril de 2015.

Ronaldo Jose de Andrade Célio Miguel Bazzaneze Presidente do Conselho Diretor Contador CRC/RS 043549/0-6