projeto jovem cidadão

12

Upload: tati-bueno

Post on 01-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Projeto de teatro para jovens do ensino médio aprovado na Lei Rouanet

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto jovem cidadão
Page 2: Projeto jovem cidadão
Page 3: Projeto jovem cidadão

O Projeto Jovem Cidadão vai

instigar a reflexão dos jovens sobre a importância da sua atuação para o

desenvolvimento da cidadania. Serão 100 encontros com alunos do

ensino médio em todas as regiões da Capital

de São Paulo, além das cidades de Caieiras,

Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato,

Santos e Taboão da Serra. E pretendemos

aumentar a abrangência para todo o Brasil.

O vídeo como linguagem multimídia,

o teatro na sua forma convencional e o teatro-fórum com seu diálogo eficiente,

integrados, provocarão temas como ética e

cidadania e abordará a importância do voto e

seus desdobramentos.

O projeto Jovem Cidadão atingirá

diretamente mais de 30 mil jovens. A

forte presença na internet, aliada a assessoria

de imprensa, agrega grande potencial de

propagação da ação.

Page 4: Projeto jovem cidadão

No ano de 2012, o cartório Eleitoral de Sapopemba, buscou artistas parceiros para inovar a formação de mesários a fim de tornar a formação mais atraente e sen-sibilizar sobre a importancia dessa função para exercício da cidadania. A encenação teatral, a orientação corporal realizada pela atriz junto dos participantes, os vídeos e os depoimentos de voluntários ao vivo, foram recursos utilizados. Essa experiência resul-tou em depoimentos espontâneos de mesários emocionados, relatando a importancia de seu papel para exercício da cidadania, quando antes via a convocação como um fardo. Alguns depoimentos foram gravados pela equipe do cartório e a proposta inova-dora, atraiu à cobertura jornalística da Rede Globo. Mobilizados pela repercussão causada por essa nova proposta, acreditamos que seja oportuno oferecer formações que atraiam jovens ao conhecimento do conceito de cidadania, da importância de sua participação para a atuação de políticos mais com-prometidos e que correspondam com as propostas apresentadas durante a companha. Assim o que se entende sobre cidadania, numa eleição, se estenderá para além do voto na urna. O Jovem Cidadão, será estimulado e terá condições de acompanhar seu voto e os desdobramentos até o fim do mandato de seu candidato. O espetáculo tea-tral é o meio de mostrar as situações reais negativas que ocorrerm numa Zona eleito-ral (comum em todas as outras), e o Teatro Fórum (método que propõe a participação dos espectadores nas cenas, e, “a partir de uma discussão profunda e fecunda” possa nascer e assim verem a possibilidade de modificarem a realidade. “As regras do Teatro Fórum foram descobertas e não inventadas- são necessárias para que se produza o efeito desejado: o aprendizado dos mecanismos pelos quais uma opressão se produz, a descoberta de temáticas e estratégias para evitá-la e o ensaio dessas práticas”.Consoante o artigo 1° da nossa Constituição, a cidadania é fundamento da República Federativa do Brasil que se constitui em Estado Democrático de Direito. Cidadania (do latim, civitas, “cidade”) segundo Luiz Flávio Borges D ́Urso pode ser definida como o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O voto, antes de um dever, é um direito e assim também é o exercício da cidada-nia. Embora o conceito de cidadania traga à mente a noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo exercer a soberania popular de modo direto ou indireto, seja ao votar para a escolha dos representantes (indireto), seja ao ser votado como representante da sociedade (direto). A própria definição de cidadania

JOVEM CONSCIENTE, VOTO CONSCIENTE

Page 5: Projeto jovem cidadão

indica que os direitos pressupõem os deveres como contrapartida, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres inerentes à toda sociedade”. A conscientização da importância do processo eleitoral democrático passa antes pelo despertar da cidadania. Para o exercício da cidadania se faz necessário ser eleitor. E assim é porque a soberania popular é exercida através do sufrágio universal e pelo voto direto e secreto para a escolha dos representantes bem como pode ser exercida através de projetos de iniciativa popular. Há 20 anos não se via nas ruas de vários estados, nas capitais e cidades meno-res do Brasil, tantos manifestos. Até década de 90, os manifestos partiam de Movimentos Sociais, formados por grupos de pessoas que reivindicavam direitos e melhorias na áreada saúde, moradia, educação, transporte, cultura, etc. Atualmente, esses grupos se autodenominam de coletivos, principalmente os formados por jovens estudantes e novos profissionais de diversas áreas do conhe-cimento e ramo de atuação. Os coletivos que saem às ruas para reivindicação dos direitos constituídos, se organizam em reuniões, assembléias, fóruns federados nacio-nalmente. Após conclamarem o povo, via redes sociais, vão às ruas num movimento próprio do exercício à cidadania. Embora o povo brasileiro tenha conquistado o voto direto, no decorrer dessas manifestações a imprensa divulgou a agressividade dos jovens manifestantes em opo-sição aos grupos de jovens que portavam bandeiras partidárias e palavras de ordem pela saída dos governantes - eleitos pelos mesmos jovens. Se hoje temos governantes eleitos por voto direto, também temos meios legíti-mos de exercer a cidadania para que nossos representantes correspondam de modo satisfatório à maioria da população. Sair às ruas com a finalidade de destituir o go-vernante é pular uma etapa como eleitor. O Projeto Jovens Cidadãos, visa ampliar a importância da pessoa que sai de casa para o colégio eleitoral e, uma vez denominado eleitor, possa participar, interagir em todo percurso - do voto na urna à decisões de seus representantes. O eleitor é o protagonista desse espetáculo para exercício da cidadania.

Page 6: Projeto jovem cidadão
Page 7: Projeto jovem cidadão

Coordenadora do projeto: Márcia Salgado

Direção de produção: Tatiana Bueno

Dramaturgia: Lucas Lassen

Direção cênica: Rafael Truffaut

Atores: Marcelo Dias

Marco Antonio Garbelini

Rose de Oliveira

Valéria Arbex

Cenografia/ Figurino: Osvaldo Piva

Iluminação: Lisa Medeiros

Vídeo: FV Filmes

Page 8: Projeto jovem cidadão

CURRÍCULOSRafael Truffaut–Direção

Tem licenciatura em Artes Cênicas -Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Pau-lo. Tem vasta experiência como Artista Orientador e Coordenação pedagógica em instituições como IN-CENNA – Escola de teatro e TV, Colégio Equipe, Instituto Sou da Paz, ONG Casa Sofia e o Programa Vo-cacional de teatro da Prefeitura de São Paulo onde atua desde 2007. Atuou nos espetáculo: “O Que Não Foi” com direção de Licia Morais, “Um Homem Bateu em Minha Porta” criado e dirigido pelo Teatro do Ób-vio, “Em Transporte” com direção de Diego José Villar. Aprimorou seus conhecimentos com profissionais como Kil Abreu, Marcelo Góes, Enrique Dias, Abel Carrizo-Muñoz e Sandro Borelli. Como diretor trabalhou nos espetáculos: “[O] Bloco do Eu Sozinho”, “Boa Sorte”, “A Caravana da Ilusão”, “Tempo o Tempo Tem?”, “Dark Room” (Premiado na categoria Atriz- para Fernanda Gama, e indicado nas categorias Maquiagem e Figurino), “Amor: Urgência Emocional” (Prêmios: melhor peça pelo júri popular e melhor diretor no Festival de Santo Agosinho), “Medeia: uma paisagem” (como assist.de direção) com direção de Bernadeth Alves.

Lucas Lassen- Dramaturgia

Formado pelo Instituto de Arte e Ciência (INDAC) em 2001. Trabalhou com os diretores Marco Antonio Braz, Mauricio Marques, Inês Aranha e Maucir Campanholi. Entre 2007 e 2008, participou do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), trabalhando com o diretor Antunes Filho. No teatro, atuou, entre outros, nos es-petáculos: “Senhora dos Afogados”, do Grupo Macunaíma, direção de Antunes Filho, “Totêmica”, direção de Sandro Karnas, “A Menina e o Palhaço”, direção de Mauricio Marques, e “Macbeth”, direção de Maucir Campanholi. Em cinema atuou no curta-metragem “Espeto”, direção de Guilherme Marbak, e no longa-metragem “A Canção de Baal”, direção deHelena Ignez. Em dramaturgia fez oficinas com os dramaturgos e diretores teatrais Roberto Alvim e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. Em 2011 formou-se no Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. É autor da peça “Sons de Fora”, dirigida por Lavínia Pannunzio, para o “Teatro Para Alguém”, e da peça “Eu também”, que teve leitura dramática recente no Centro Cultural FIESP na Avenida Paulista.

Lisa Medeiros– Iluminação

Fez intercambio cultural em Londres por 1 ano e meio. Cursou Turismo na Unibero e formou-se em Design de Interiores no SENAC SP em 2010. Em 2012 fez curso de iluminação no IBTT com Milton Bonfante entre outros. Artista Plástica autodidata, produz ilustrações e acrílico sobre tela e fez curso de história da arte no Centro Cultural da Caixa. Como iluminadora trabalhou no espetáculo “ O Beijo do Homem” com texto de Ed Anderson do Núcleo C.U.L.T em 2013 e trabalhou com Cia Articularte como operadora de luz, acom-panhando em viagens de 2009 a 2012. Trabalha como assistente de produção de objetos desde 2011.

Tatiana Bueno– Direção de produção

Cursou Comunicação Social na ESPM e na Uninove. Formou-se atriz no Instituto de Artes e Ciências (INDAC), onde também fez curso de iluminação. Fez Extensão Cultural em Captação de Recursos na SP Escola de Teatro com Anelise Godoy. Atualmente Cursa pós-graduação em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos na Universid Nacional de Córdoba. Como produtora trabalhou no espetáculo “Play On Earth” um espetáculo onde atores na China, e na Inglaterra contracenavam com os atores aqui no Brasil via internet; no espetáculo “Vertigem” de Marco Antônio Braz e “Crepúsculo” de Mauricio Mar-ques. Trabalhou como assistente de direção de arte no “Patrulha Nick” da Nickelodeon e foi assistente de produção de objetos na Dínamo Filmes. De 2008 a 2013 foi Coordenadora de Projetos Culturais no CEU Sapopemba onde desenvolveu vários projetos, como saraus, festivais e mostras. Em 2012 foi voluntária do TRE no desenvolvimento de um espetáculo para a Formação de Mesários, o qual também produziu.

Marcelo Diaz- Elenco

Ator formado no Indac,recentemente esteve em cartaz com o espetáculo Cais ou da Indiferença das Embarcações,texto e direção de Kiko Marques (6 indicações ao Premio Shell,2 indicações ao Premio APCA);entre 2008 e 2012 esteve em cartaz com o musical Os Saltimbancos com direção de Fezu Duarte e produção da Conteúdo Teatral;em 2012 Assombrando Julia de Alan Ayckbourn direção de Alexandre Tenório;em 2011 As Feiosas (indicado ao Premio Femsa Coca-Cola na categoria melhor Ator Coadjuvan-

Page 9: Projeto jovem cidadão

te),musical de Marilia Toledo com músicas de Chico César e direção de Maurico Moraes;2010-O Cortesão e o Tempo de Marilia Toledo,direção de Marcelo Galdino;2008-Macbeth,como Nasce um Deserto,direção de Éderson José e Arieta Correa;2007- Sinceramante ;texto e direção de André Fusko;2005 e 2007-Cre-pusculo (indicado ao Premio Qualidade Brasil 2005 na categoria Melhor Ator Dramático),texto e direção de Kiko Marques;2006- Alguém Vai Vir de Jon Fosse,direção de Alexandre Tenório;2004 Revolução Ur-bana musical de Marcos Ferraz, direção: Fábio Ock, Fezu Duarte e Marcus Okura;2003/2004 Briquedos Quebrados,texto e direção de Kiko Marques;2002 – Na Cama com Tarantino de Marcos Ferraz, direção: Fábio Ock, Fezu Duarte e Marcus Okura;1999/2002 O Fingidor,texto e direção: Samir Yasbec;1998/1999 – Pedro o Cru,direção de Georgete Fadel;1997 – Arturo Ui direção: Marco Antônio Braz.Em televisão par-ticipou da novela Vila Madalena na Rede Globo na TV Cultura do programa Qual é, Bicho? E no SBT do programa Câmera Café.

Marco Antonio Garbellini - Elenco

Formado pelo Instituto de Artes e Ciências, atuou nas montagens: O Cheiro das Amêndoas Amargas com dramaturgia de Claudia Pucci – prêmio dramaturgia Royal Curt 2004 – direção de René Piazentin, “Senho-rita Danzer de Marius Von Mayenburg” com direção de Bernadeth Alves; “Crepúsculo” texto e direção de Maurício Marque; “O Poder no Poder de Hércules Kotsifas” criação coletiva com Teatro Aríete.Fundador do Grupo de Estudo Permanente do Teatro edificou os seguintes projetos com outros parceiros: “Anjo Tor-to” de Carlos Drummond de Andrade com direção de Sergio Milagre, “Fala Comigo Doce Como a Chuva” com direção de Marco Antonio Garbellini; “O Poeta da Paixão” com direção de William Vasconcelos; “Na Cadeira com os Pés na Varanda” (2006) Projeto contemplado do PAC (SP) – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo; “Adonirando – canções e causos de Adoniran Barbosa; entre outros. Na Cia Te-atral Matéria Vertente dirigiu os seguintes espetáculos: “Cartas ao Professor” e “Cardápio Rubem Alves” projetos que visam a formação de professores.

Valéria Arbex- Elenco

É formada pela Escola Profissionalizante de Atores INDAC e pela Escola de Atores Pirandello. Integrou a Companhia Círculo dos Comediantes durante oito anos onde sob a direção artística de Marco Antônio Braz, atuou em “Perdoa-me por me traíres”, “A Falecida”, “Figurinha Difícil – perspectiva da obra de Plínio Marcos” e “Vertigem” de Maucir Campanholli.Também atuou nos espetáculos: “Crepúsculo” texto e direc-nao de Maurício Marques; “Hamlet”, “Macbeth” e “Rei Lear”, sob a direção de Flavia Pucci. Trabalhou com Carlos Gregório no espetáculo “Boca de Ouro”, “Top Girls” com direção de Rogério Martins. Em 2010 fun-dou a Cia. Teatral Damasco, que produziu Poemas Encenados de Marhmoud Darwish, leitura dramática de Gibran Kahil Gibran, “Em que instante Deus criou as Orquídeas?...” fragmentos de Relato de um certo Oriente de Milton Hatoum sob a direção de Alejandra Sampaio. Participou do curtas- metragens KM 17,5 de Lorena Pereira, Uma Fração de Segundos de Leonardo Araújo, e A Promessa de Guilherme Racy. Em maio de 2013 estreou em São Paulo o espetáculo SALAMALEQUE, sob a direção de Denise Weinberg e Kiko Marques. Estudou Interpretação para Cinema com Carlos Reichenbach, Denise Weinberg, Walter Lima Junior e Eduardo Aguilar.

Osvaldo Piva - Cenografia e figurino

Artísta Plástico e designer gráfico, é bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Belas-Artes da UFG. Realizou diversas exposições individuais e coletivas como: “Corpo-Imunidade” no SESC Consolação, e “18º Mixto Quente” na Casa da Lapa. Participou da comissão de seleçãodo 16º Salão de Artes Plásticas de Catanduva, entre outras. Com Teatro atuou nos seguinte espetáculos: adereços e objetos animados para “Aventuras ao Mar” dirigida por Joaz Campos; Cenário e adereços para “Ah, vá!” dirigida por Flávio Faustinoni; Cenário, figurinos e adereços para “Amor Negado” de Toninho Fernandes; Recuperação e Montagem da exposição de cenários e figurinos de Daniela Thomas no “Porto Alegre em Cena”; Cenário e figurino para “Eu não sou cachorro”, de Fernando Bonassi; Cenário para “Por que não fui enterrado no Morumbi” com direção de Jairo Matos; Figurino para “A Mente Capta”, de Mauro; Objeto de cena para “O que você foi quando era criança” da Cia. Da Mentira com direção de Donizeti Mazonas e Gabriela Flores; Recuperação de adereços para “ZAP - O Resumo da Ópera”, de Marcelo Tas com direção de arte de Da-niela Thomas e André Cortez; Adereços para “Os Lusíadas” com produção de Ruth Escobar, e direção de arte de Daniela Thomas. Ganhou o prêmio deMelhor Figurino por “A Mente Capta”, de Mauro Rasi no 3º Festival Municipal Livre de Teatro de Sorocaba.

Page 10: Projeto jovem cidadão

COTAS E CONTRAPARTIDASProjeto aprovado na Lei Rouanet - Número PRONAC: 140625

VALORES R$ 530.516,80 R$ 265.258,40 R$ 132.629,20 R$ 66.314,60Título na Divul-gação

APRESENTA PATROCÍNIO CO-PATROCÍNIO APOIO

Abatimento do valor do patroci-nio no imposto de renda*

v v v

Quatidade de apresentações 100 100 100 100Apresentações exclusivas na empresa 2 1 x x

Logo em 5000 Folders 10X15 cm

v v v vLogo em 500 Cartazes A2 v v v vLogo na capa de 200 DVDs distri-buidos para os professores

v v v v

Destaque no Blog e Redes Sociais

v v v vEmail marketing sobre o espetá-culo com logo da empresa

v v v v

Logo em convite eletrônico e pro-grama eletrônico

v v v v7 meses de assessoria de imprensa para o espetáculo

v v v v

Menção em gra-vação no início do espetáculo

v v v vLogo nos crédi-tos do Vídeo v v v vCessão de registro para campanhas de divulgação

v v v v*Para empresas tributadas em lucro real

Page 11: Projeto jovem cidadão

CONTRAPARTIDAS exclusivas do

VALORES R$ 530.516,80 R$ 265.258,40 R$ 132.629,20 R$ 66.314,60Título na Divul-gação

APRESENTA PATROCÍNIO CO-PATROCÍNIO APOIO

Selo de qua-lificação de empresa amiga da cultura com certificado.

v v v v

Assessoria de Imprensa para divulgar atitu-de da empresa de investir em cultura

v x x x

Contrapartidas personalizadas de acordo com a necessidade da empresa

v x x x

Cota de Ingres-sos para diver-sos espetáculos do Clube duran-te o ano

v v x x

Desconto em outras empre-sas associadas ao Clube para oferecer para funcionários, fornecedores ou cliente.

v v v x

ESTA

EMPRESA INVESTE NA CULTUR

A

Page 12: Projeto jovem cidadão

CONTATO

Lucas Lassen (11) 99888-5988

Tatiana Bueno (11) 3231-2364/ (11) 99648-7514

Márcia Salgado (11) 2213-6214/ (11) 99539-9011

[email protected]

www.clubedomecenas.com.br