projeto informal ensina hoje no jp hoje é o dia decisivo...

20
J ORNAL DO P OVO TIRE TODAS AS DÚVIDAS NO ÚLTIMO MÊS PARA A DECLARAÇÃO DE RENDA DE 2013 /7 Hoje no JP tem Mahfus e Paulo Ricardo /3 /2 Projeto informal ensina lida campeira a menores Pedreiro Paulo Sérgio Ferreira ajuda a instruir 40 crianças com atividades agropecuárias. /JP2 CACHOEIRA DO SUL, SEGUNDA-FEIRA, 1º DE ABRIL DE 2013 ANO 84 - Nº 227 - R$ 2,00 www.jornaldopovo.com.br Hoje é o dia decisivo para a liberação do Ginásio Derlizão Participação do time cachoeirense na Série Ouro do Gau- chão de Futsal começa terça. Agudo é a alternativa. /Drible DIREITOS DO TRABALHADOR Empregada Edi Rodrigues: contente com as novas vantagens garantidas em lei Nova era para as domésticas /4 PATRÍCIA LOSS VIOLÊNCIA NA PÁSCOA Homem é baleado no Beco dos Trilhos Tiro acertou a cabeça da vítima, Luis Eduardo Gonçalves, que está internado na UTI do HCB /10 Toco: na UTI do hospital

Upload: vuduong

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

JORNAL DO POVO

TIRE TODAS AS DÚVIDAS NO ÚLTIMO MÊS PARA A DECLARAÇÃO DE RENDA DE 2013 /7

Hoje no JPtem Mahfus ePaulo Ricardo

/3 /2

Projeto informal ensinalida campeira a menores

Pedreiro Paulo Sérgio Ferreira ajuda a instruir 40 crianças com atividades agropecuárias. /JP2

CACHOEIRA DO SUL, SEGUNDA-FEIRA, 1º DE ABRIL DE 2013 ANO 84 - Nº 227 - R$ 2,00

www.jornaldopovo.com.br

Hoje é o dia decisivo para a liberação do Ginásio Derlizão

Participação do time cachoeirense na Série Ouro do Gau-chão de Futsal começa terça. Agudo é a alternativa. /Drible

DIREITOS DO TRABALHADOR

Empregada Edi Rodrigues: contente com as novas vantagens garantidas em lei

Nova era para as domésticas /4

PATR

ÍCIA

LO

SS

VIOLÊNCIA NA PÁSCOA

Homem ébaleado noBeco dosTrilhosTiro acertou a cabeça da vítima, Luis Eduardo Gonçalves, que está internado na UTI do HCB /10 Toco: na UTI do hospital

Page 2: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Paulo Ricardo

HOJE

Tempo

200 / 300 Chuva: 80%Volume: 7mm

AMANHÃ

210 / 270 Chuva: 80%Volume: 8mm

QUARTA

210 / 270 Chuva: 80%Volume: 31mm

MINUTOSMaurício Souza, 38 anos, compositor e músico, criador da banda Máu e os Cara

Na música, mulheres viraram somente corpo, coxa, bunda e por aí vai

[email protected]

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013 2JORNAL DO POVO

5

Nublado com pancadas de chuva

Nublado com pancadas de chuva

Nublado com pancadas de chuva

ASSINATURASTamires

3722-9600

DIÁRIO REGIONAL CIRCULA DE SEGUNDA A SÁBADO

Fundado em 29/6/1929

PABX .................... (51) 3722-9696Linha do Assinante ... (51) 3722-9600Linha Diretada Redação ............ (51) 3722-9666Fax ......................... (51) 3722-9601Classifone ................ (51) 3723-5000

[email protected]

REDAÇÃO Ricardão

3722-9696Ramal 9619

GUIAFONE JPGilmar

3722-9696Ramal 9634

JORNAL DO POVO LTDA CNPJ 90.512.682/0001-04 Rua 7 de Setembro, 1015 CEP 96.508-011Cachoeira do Sul - RS

JORNAL DO POVO

www.jornaldopovo.com.br

PUBLICIDADEJuliana

3722-9696Ramal 9635

Associado à

Ouro no PGQP

SOCIEDADINTERAMERICANADE PRENSA

Filiado ao

DIRETORIA

Diretor-geralEládio Dios Vieira da Cunha

Diretora de relações com a comunidadeHelena Vieira da Cunha

Diretor-editorLiberato Dios

Diretor-comercialMárcio Vieira da Cunha

GERÊNCIASAdministraçãoCristina Kelling

IndustrialJuliano Freitas

ProdutosGilmar Ayres da Cruz

RedaçãoJosé Ricardo Gaspar do Nascimento

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOSRua Garibaldi, 659 - Conj. 102 Fone (51) 3272-9595

Representante em Brasília: CENTRAL DE COMUNICAÇÃO Setor Comercial Sul - Bloco D - 10º andar, salas 1002 e 1003 - CEP 70.316-900 - Fone (61) 3323-4701

Representante em São Paulo: CENTRAL DE COMUNICAÇÃORua Pamplona, nº 1465 - São Paulo - SP - Fone/Fax 11 3887 2193 - Cep 01.405-002.

COM QUEM FALAR NO JORNAL DO POVO

músico,

Por que você decidiu criar uma banda de rock?

Sempre gostei de rock, mais especifi cadamente o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas primeiras letras, aprendendo meus primeiros acordes. Quando vi já tinha algumas de minhas letras cifradas. Antes de sermos uma banda, nos tornamos amigos. Conheci o Jeferson Machado no tempo que ele era da Lady Jane e o Mateus Ribeiro conheci na Escola de Samba Inovação. Mostrei minhas letras para o Mateus e ele se interessou em gravarmos. A partir daí, deu-se início a Máu e os Cara.

Quanto custa a montagem de uma banda?

Uma banda de rock, como de qualquer outro gênero, custa o preço que a gente quiser, pois existem instrumentos e acessórios com todo o tipo de valor. Vale ressaltar que sempre é bom doações ou algo de presente, como uma jaqueta de couro que ganhei da Jojô (uma amiga muito próxima do compositor) e que pretendo usar no nosso primeiro show!

Você tem uma banda que nunca se apresentou em público. Como é isso?

É a mesma coisa que ter uma bicicleta sem rodas, ela sempre está ali, mas não anda. Neste ano queremos fazer um repertório baseado nos anos 80 para apresentarmos junto com nossas quatro composições próprias. Mas, no momento, só é possível vê-las e ouví-las no nosso Facebook e pela página da banda no Soundcloud.

TRÊS PERGUNTAS PARA

Entre o passado e o presente

A cultura imaterial é o que deter-mina nossa maneira de pensar. Pensar não é só um ato solitário e introspec-tivo, é sim antes a produção de uma época, de um tempo e espaço. A cul-tura traz em seu bojo uma constante e inevitável tensão entre o passado e o presente. Esta reconstrução cultural encontra uma de suas manifestações através da música.

Não sou um estudioso da his-tória da música e sim um obser-vador, um con-sumidor deste bem imaterial. Ninguém é dono da cultura, ela é

uma criação humana que acontece na diversidade. Sem o diferente não teríamos condições de nos perceber como defensor de uma tradição que queremos reeditar.

Tomemos como exemplo um cantor como Baitaca que se intitula como re-presentante do “verdadeiro” gaúcho. Defende ele um modo de vestir, falar, cantar e se comportar que diz ser o que de verdadeiro tem o gaúcho. Reivindi-car para si o que é verdadeiro parece se justifi car por si só, não precisando de nenhuma justifi cação.

A música sertaneja também tem lá os seus representantes que se intitulam como pertencentes a uma pretensa raiz, signifi cando aqui aquilo que é original, não desvirtuado. Como se o que eles fazem não fosse também inventado, reescrito, reinventado. Se intitular autêntico parece não neces-sitar nenhuma explicação.

Os confl itos entre o passado e o presente acontecem também entre os gêneros musicais. Tínhamos um pas-sado romântico na música brasileira. Um romantismo que falava para a alma, que se constituía do sofrimen-to dos amores não concretizados ou acabados pela traição. Canções de amor, na maioria das vezes, faziam menção às características espirituais das mulheres. Esta realidade vem se transformando. Mulheres viraram so-mente corpo, coxa, bunda e por aí vai.

O apelo sexual implícito ou explícito transformou as músicas consumidas por grande parcela da população como algo natural e corriqueiro. Para cada “som” diferente inventado por pago-deiros, sertanejos ou funkeiros cada consumidor atribui o signifi cado que quiser, desde que tenha uma conota-ção sexual.

É neste contexto que conseguimos entender que uma música com me-lodia pobre e letra simplória como a de Roberto Carlos consiga fazer sucesso. É quando a mulher deixa de ser popozuda, cachorra e passa a ser protegida pelo seu companheiro, é quando se percebe que o amor passa pelo sexo, mas não termina nele. Que o amor é alimentado no cotidiano. Tem a ver com o cuidado com o outro. Uma estrela por mais pequenina que seja, adquire um enorme brilho na escuridão.

Reforma do Paço Municipal adiada mais uma vezPrevista para come-

çar hoje, a obra de recu-peração do Paço Munici-pal foi adiada mais uma vez. O motivo novamente foi o atraso na desocupa-ção do prédio, onde está o arquivo de documentos da Prefeitura. Segundo a coordenadora geral do Movimento pela Res-tauração do Paço Muni-cipal, arquiteta Elizabeth Thomsen, o grupo vem acompanhando o tra-balho da Prefeitura, que segundo ela está empe-nhada em desocupar o prédio o mais breve pos-sível. Não foi marcada nova data para o início das obras, que terá como etapa o escoramento emergencial do telhado do segundo pavimento do prédio histórico. Casarão da Prefeitura, visto por trás: mudança demorada

MÁXIMA: 31,2º MÍNIMA: 17,8º

Temperatura em Cachoeira sexta-feira Fases da luaCrescente CheiaMinguante Nova

19/3 27/34/3 11/3

Page 3: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Julio [email protected]

Bom Dia, LeitorAtitudes e compromisso

Há um comportamento uniforme na comu-nidade de se exigir do poder público toda a iniciativa de correções sociais, como projetos, assistência e acompanhamento das principais chagas. Entretanto, o resgate da fraternidade, da solidariedade e do bem comum é uma res-ponsabilidade de toda a sociedade.

Por isso, o JP vem abrindo espaços para apresentar projetos sociais informais desenvolvidos por cidadãos que não pos-suem nenhum outro inte-resse que não seja abrir portas para uma camada de excluídos.

Nesta edição, o leitor conhecerá o trabalho de um pedreiro que tenta passar para crianças e pré-adolescentes do Bairro Habitar Brasil, um dos mais carentes da cidade, conhecimentos sobre trabalho campeiro. Boa leitura.

Baú do Guidugli

Da Redação

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013Opinião 3JORNAL DO POVO

O resgate do bem comum é uma responsabilidade de toda a sociedade

A DATA

AGENDA

HÁ 1 ANO NO JP Celetro adquire

área de 5,6 hectares em frente à Granol, do outro lado do Rio Jacuí, para construir unidade de abastecimento de água para a termelétrica

Presidente e advogado do Sindicato das Domésticas são indiciados por estelionato

5 A 7 DE ABRIL 22ª Credenciadora

do Freio de Ouro de Cachoeira do Sul, no Parque Ivan Tavares

6 DE ABRIL 2º Adora Cachoeira.

20h, na Sociedade Rio Branco

7 DE ABRIL 16º Cenáculo, das 8h

às 16h30min, na Igreja Santo Antônio

IPI maisbaixo

O governo federal decidiu prorrogar o Imposto sobre Produ-tos Industrializados mais baixo até o fi nal deste ano para carros. O realinhamento para cima estava marcado para hoje, mas será mantido entre 2% e 8%. Esta é a quarta vez que o governo prorroga a redução do imposto para o setor. A indús-tria automobilística re-presenta hoje 25% da produção industrial. O imposto fi ca como está também para utilitá-rios e caminhões.

49 anos doGolpe de 64O golpe militar de

1964 completa hoje 49 anos. Alguns historia-dores mantém a data oficialesca de 31 de março, mas, na verda-de, o golpe foi vencedor em 1º de abril. Só não consagrou a data por ser o tradicional Dia da Mentira. Para evitar comparações jocosas, o calendário foi recuado em um dia. Oportunis-mo de centroavante. O período da ditadura, apoiado por grande parte dos brasileiros - alguns com saudade até hoje, foi marcado pela cassação de direitos civis, censura à impren-sa, repressão violenta das manifestações po-pulares, assassinatos e torturas, além da ne-gação à cidadania das classes mais pobres.

12 de abrilNeste dia, os cató-

licos prepararão uma vigília para marcar a contagem regressiva de 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude, que terá a presença do papa Francisco.

2014Do jeito que as

coisas se encami-nham, o único ad-versário que Dilma Rousseff enfrentará no caminho da reelei-ção será a convenção do PT. Há a pretensão de alguns de que Lula seja candidato mais uma vez a presidente do Brasil.

O ex-baterista do Conjunto Musical João Roberto, Rodrigo de Oliveira, está vivendo hoje em uma casa de repouso próximo ao Imec da Rua Júlio de Castilhos. Ele também comandou por muitos anos o programa Cha-péu de Palha na Rádio Fandango AM, quando promovia muitos bailes no interior.

Esquerda, volver!O governo municipal precisa

de uma vez por todas se assumir como um governo progressista. A ele não cabe a dubiedade de GG, que tinha simpatizantes à direita e à esquerda. É voz corrente na cidade, entre as elites, que esse governo não lhes representa. E o sentimento antipetista, que no fundo é anticomunista e reacioná-rio, reacende-se como nunca antes visto naquelas hostes. E nesse sentido, namorar com a direita é tão perigoso quanto confrontar-se a ela. O problema é que todos es-tão ainda inebriados pela vitória. E como conversam apenas entre si, não conseguem discernir quem exatamente está consigo e quem está apenas dizendo que está ao seu lado, mas torce desesperada-

mente pelo seu fracasso. E acabam escolhendo como inimigos quem potencialmente poderia ser seu amigo. Como trânsito por todas as esferas, percebo isso claramente. O governo atual, nessa arrancada, comete pecados primários. Faz como Marlon Santos, que teve em seus primeiros anos um governo de compadrio. Gente que nunca soube sequer o que por lá fazia. Faz também como Olívio Dutra em seu mandato estadual, que insistiu com pessoas sem nenhum preparo político em secretarias importantes. A direita é encanta-dora. Loquaz. Persuasiva. Faz até acreditar que somos benquistos. Mas é como o escorpião. Vai te picar para matar. Uma pauta pro-gressista se faz necessária. Ouvir

as bases, assim como Neiron fez na última semana, é fundamental. Tornar-se receptivo à comunidade e fazer dela sujeito do processo é uma condição para que se tenha um governo popular. E não po-pulista. A maior composição que podemos fazer, enquanto governo, é com a sociedade. Esta é a maio-ria mais interessante. Mas para isso, precisamos ouvir e propor. E fazer dela parceira. Só assim, teremos um governo progressista em sua essência. Pois aí, quando tiver que se confrontar com uma pauta conservadora, terá ao seu lado não os oportunistas de plan-tão, mas grupos progressistas da cidade que possuem condições de enfrentar ideologicamente o que lhe confrontam.

Volta, Bar América

O movimento cresce a cada dia. A indicação de Marcelo Figueiró (PMDB) foi interessante. E que o destino daquela área seja sim dis-cutido e que não haja ven-cedores e vencidos. Apenas convencidos de uma outra necessidade. Uma simples concessão, dando um prazo maior, resolve o problema!

AgronomiaO prefeito, na reunião

chamada pelo coletivo Uni-versidade Pública, compro-meteu-se de agendar audiên-cia com o governador Tarso Genro. Até porque, nessas horas, temos sim que cobrar o alinhamento de projetos.

TrabalhistasFonte segura me infor-

mou que a próxima executiva pedetista será comandada por uma mulher. Entendem que o partido envelheceu e está sem propostas.

SaúdeQuem me acom-

panha sabia que Marta Caminha se sairia muito bem na audiência pública. No meu entendi-mento, faltou aos vereadores pedirem um detalhamen-to das propostas da secretária. Não fizeram. Ficaram apenas dando va-zão às reclamações rotineiras.

MédicosO enxovalha-

mento público a que é submetida a classe, sem nenhum fundamento técni-co, vai implicar em cada vez mais dei-xarmos de ter médi-cos nos quadros pú-blicos. Sejam bons ou ruins. Saúde se faz com políticas públicas decentes. Não com denúncias infundadas.

Ditadura MilitarHoje é um dia triste. Tão triste que retroagiram

para 31 de março, a data que marca um período ne-gro em nossa história. Precisamos sempre relembrar. Recomendo o fi lme “O dia que durou 21 anos” para continuarmos relembrando o passado, para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente.

Feira do LivroNão há justifi cativa plausível para que Adão Itur-

rusgarai não seja patrono da feira do livro. Inúmeros petistas assinaram o manifesto e defenderam o nome do escritor e cartunista nas redes sociais. Assim como vários militantes da esquerda e dos movimentos sociais. Não seria agora que mudariam de opinião.

Page 4: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013Cidade 4JORNAL DO POVO

VANTAGENS TRABALHISTAS

Mais direitos para os domésticosCongresso Nacional aprovou novas regras que entram em vigor amanhã em bene ício da categoria

Edi Rodrigues: doméstica contente com suas novas vantagens trabalhistas

Patrícia Loss

Secretária do lar da aposentada Iná Ehle Pfeiff há quase 12 anos, Edi Maria Rodrigues, 52 anos, aproveitou o feriadão de Páscoa para comemorar com a família as vantagens trabalhis-tas que acaba de conquistar. Depois de cerca de um ano de tramitação, entra em vigor amanhã a nova lei dos empre-gados domésticos, proposta aprovada pelo Senado na última terça-feira e que garante à categoria os mesmos direitos trabalhistas dos funcionários de qual-quer setor da iniciativa privada.

A legislação dos domésticos assegura 17 benefícios à classe, alguns antigos - como 13º salário e férias remuneradas - e outros novos, a exemplo de hora extra e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A jornada de trabalho dos domésticos fi cou defi nida em 44 horas por semana (turno integral) ou

22 horas para meio expediente, o que antes da lei era defi nido em acordos entre patrão e empregado. O domés-tico que trabalhar 44 horas semanais terá direito a intervalo de, no mínimo, uma hora por dia de serviço. Já os que atuam em regime de meio turno devem trabalhar sem período de descanso.

CONTROLE - A forma de controle das horas trabalhadas pelos domésticos será estabelecida na regulamentação da lei, que tem prazo legal de 90 dias para sair, mas que está prevista para ser publicada no Diário Ofi cial da União de amanhã, quando a lei entra em vigor. Para os patrões, a maior preocupação é o impacto dos novos custos trabalhistas com os domésticos. No mínimo, o valor gasto mensal aumentará 8%, percentual sobre o salário fi nal do empregado que obrigatoriamente terá de ser desembolsado por conta do FGTS, um dos novos direitos dos domésticos.

PATR

ÍCIA

LO

SS

PARA SABER MAISTodos os novos direitos dos domésticos

HORA EXTRA Terá direito a receber

hora extra o funcionário que trabalhar mais do que

UMA PERGUNTA

A nova lei vale só para quem trabalha com carteira assinada?

Sim. É a formalização do emprego (assinatura da carteira de trabalho) que garante os direitos aos funcionários de qualquer setor da iniciativa privada.

a carga horária prevista na lei. O doméstico de turno integral (44 horas semanais) e que é pago

com o salário mínimo regional (R$ 770,00) re-ceberá R$ 5,25 por hora a mais trabalhada de

segunda-feira a sábado e R$ 7,00 a cada hora extra de um domingo ou feria-do. Para calcular o valor

de uma hora extra, inicial-mente divide-se o salário do empregado pelo total de horas de sua jornada mensal de trabalho (220 para turno integral e 110 para meio turno). Depois, multiplica-se este número por 1,5 (se a hora extra for em dia de semana) ou por 2 (se for em fi nal de semana ou feriado).

FGTS Mensalmente, o patrão

deverá pagar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), outro novo direito dos domésti-cos. A despesa correspon-de a 8% do salário fi nal do trabalhador, R$ 61,60 a quem recebe o mínimo regional. O valor não é entregue ao doméstico, mas depositado na Caixa Econômica Federal (CEF). O empregado só poderá sacar o benefício quan-do for demitido. Outra possibilidade de uso do dinheiro é o trabalhador comprar sua primeira casa própria e usar o recurso como parte do pagamento do bem.

AVISO PRÉVIO O patrão que quiser

demitir seu doméstico deverá comunicá-lo com

30 dias de antecedência. O trabalhador deverá seguir prestando seus ser-viços neste período e terá direito a salário integral.

SEGURO-DESEMPREGO A nova lei assegurou

seguro-desemprego aos domésticos. O abono é pago pelo governo federal a trabalhado-res demitidos sem justa causa. A parcela mensal do seguro-desemprego corresponde a 80% do sa-lário fi nal do empregado, sendo R$ 1.235,00 o limi-te do abono. Dependendo do tempo de serviço no último emprego, o bene-fi ciado tem direito de três a cinco meses de seguro. Se durante o período em que estiver recebendo o abono o desempregado conseguir outro serviço, ele perde o benefício.

INTERVALO O doméstico que traba-

lhar 44 horas semanais agora terá direito a um intervalo de, no mínimo, uma hora por dia. Além disto, legalmente ele deve ter folga pelo menos uma vez por semana. O des-canso vale também para domésticos que atuam em meio turno.

Page 5: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cidade 5JORNAL DO POVO Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013

ACESSIBILIDADE EM XEQUE

Edifício Brasília em degrau por degrauOcupantes estão há cinco meses sem o elevador por problemas na tensão de energia elétrica Michele Lisboa

O Edifício Brasília, um dos prédios mais antigos de Cachoeira do Sul e que por muitos anos ostentou o título de mais alto da cidade, está há cinco meses sem elevador para atender os ocupantes dos seis andares. Cadeiran-tes, idosos, gestantes e pessoas com de-fi ciência fi cam impossibilitadas de usar os serviços de advogados, cartórios, contabilistas, médicos, dentistas, entre

outros tantos profi ssionais instalados no local. Os elevadores deixaram de funcionar devido à oscilação de tensão da energia elétrica.

Segundo a síndica do prédio, a ad-vogada Viviane Tatsch, este não é um problema novo. Ele já existe há quatro anos e é agravado durante o verão. O prédio, que possui 58 salas comercias e um apartamento, encontra-se com o acesso nos últimos cinco meses somen-te pela escadaria. A única moradora

do Edifício Brasília, Neuza Rosa, 72 anos, que reside há 50 anos no prédio, relatou as difi culdades causadas pelo não funcionamento dos elevadores. “Evito comprar muita coisa no mercado porque não há como subir as escadas cheia de sacolas. Ainda bem que tenho boa saúde, porque é bem puxado subir esses degraus”, lamenta Neuza.

SEM ACESSIBILIDADE - Durante o período em que a reportagem do Jornal

do Povo esteve no edifício, foi possível presenciar o drama dos ocupantes. Maria Fortes, 54 anos, escrevente do Tabelionato de Protestos enfren-ta diariamente os degraus. Ela está com a mobilidade temporariamente comprometida devido a uma fratura, locomovendo-se somente com o auxílio de muletas. Maria resalta que não só ela, como mais pessoas com a mobili-dade comprometida tem de enfrentar as escadas diariamente.

Medidor já foi instalado, diz AESConforme o coordenador opera-

cional da AES Sul, Leandro Backes, já foi instalado um medidor de tensão no prédio. O laudo do medidor será emitido na próxima segunda-feira. Apesar dos moradores informarem que o problema já vem de anos, somente dois contatos foram feitos com a AES Sul. Um é do ano de 2008, quando uma grande obra teve de ser feita para que a empresa enviasse a tensão adequada ao prédio. O outro

ocorreu no último dia 15. Na data, uma equipe foi deslocada para aferir a tensão do prédio, que estava dentro dos padrões de normalidade (220 volts).

No último dia 22 foi instalado um medi-dor de tensão para acompanhar por uma semana a voltagem enviada ao prédio. Somente depois de sete dias da instalação o laudo poderá ser concluído e apontará se o problema é do fornecimento da AES Sul ou um problema técnico do prédio.

Elevadores pararam de funcionar, tornando o acesso às salas um transtorno

TELM

O P

AD

ILH

A

Page 6: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013Politica/Economia 6JORNAL DO POVO

Tribuna Mateus Souza

Lixo secoPreocupado com o recolhimento do lixo seco

no centro de Cachoeira do Sul, o vereador Marcelo Figueiró (PMDB) quer que seja desenvolvido um tipo de receptor junto aos contêineres para que seja colocado este lixo. O objetivo é que os catadores tenham fácil acesso aos recicláveis. Desde que o recolhimento nas lixeiras foi cancelado, não há mais forma de separação dos resíduos secos e orgânicos na cidade. “O ideal seria se houvesse grandes vasi-lhames de recolhimento onde a população colocaria os recicláveis para fora do contêiner, sendo mais ecologicamente correto”, salienta.

Projetos

Negociação: 11 projetos tramitam na Câmara hoje

11 projetos de lei estão tramitando na Câmara de Vereadores neste momento. Destes, quatro são de autoria do Poder Executivo e dois da mesa diretora da Câmara. Na sessão ordinária de hoje, por enquanto nenhum pro-jeto entrou para votação em regime de urgência. Os projetos:

Gratifi cação de risco de vida para o agente de segurança da Câmara

Torna facultativa a realização e veda a cobrança de exames médicos nas piscinas de uso coletivo

Autoriza a Prefeitura a fi rmar convênio para prestação de mútua cola-boração entre o TRE-RS e Cachoeira do Sul

Torna obrigatória ins-talação de painéis que mostrem em tempo real a quantidade de público presente nos ambientes de bares, casas notur-nas e restautantes com

grande concentração de público

Estabelece penalida-des aos etabelecimentos comerciais que vende-rem e servirem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes

Dispõe sobre a insta-lação de hidrantes de incêndio no município

Dispõe sobre as nor-mas para a instalação de antenas de telefonia e internet

Autoriza o Poder Exe-cutivo a fi rmar convênio com o Banrisul para a instalação do Programa Gaúcho de Microcrédito

Dispõe sobre a reserva mínima de vagas para cada sexo, nas empre-sas concessionárias dos servidores públicos mu-nicipais

Reajusta os salários dos vereadores

Parcelamento de dívida com o HCB seja feita com dotação orçamentária da Secretaria Municipal da Fazenda, no orçamento vigente de 2014

LIMPEZA URBANA

Laranjinhas estãocom patrão novoCaroldo assume serviço e mantém equipe da Conesul

Patrícia Loss

Vencedora da concorrência pública para o serviço, empresa Caroldo, de Triunfo, assume hoje a varrição manual das ruas do centro de Cachoeira do Sul. O estabelecimento manteve o emprego das 12 mulheres que executavam o ser-viço para a Conesul, empresa que desde 2005 era a responsável pela limpeza de ruas de Cachoeira.

O aviso prévio das varreadoras conhe-cidas por laranjinhas (devido à cor de seus uniformes) encerrou ontem e os novos con-tratos de trabalho serão assinados hoje. A

diretora municipal de Meio Ambiente, Ana Margarete Vivian, destaca que a Caroldo assinará contratos de experiência com as varreadoras que trabalhavam para a Conesul. “Se o serviço estiver dentro do padrão desejado pela empresa, elas serão efetivadas no emprego”, observa.

COR - A cor do novo uniforme das varreadoras deverá ser defi nido até o fi nal desta semana. A Caroldo cobrou R$ 29.360,00 mensais pelo serviço. A se-gunda colocada na licitação, a Conesul, cobrou R$ 35 mil mensais para manter a equipe de 12 varredores.

COMPRA VENDA

COM. 2,010 2,012

TUR. 1,980 2,080

PAR. 1,700 1,800

DINHEIROIndicadores

Infl açãoÍNDICES ANO

INPC (IBGE) - Fev- +0,52 1,44%

IPC (FIPE) - Fev- +0,22 1,37%

ICV - DIEESE - Fev - +0,12% 1,89%

IGP - M (FGV) - Fev - +0,21% 0,84%

IGP - DI (FGV) - Fev - +0,20% 0,50%

IPC (IEPE) - Fev - +0,22% 1,37%

TR - DiáriaDATA

* ÍNDICE DE REMUNERAÇÃO MÉDIA

1/3 a 1/4 0,0000

2/4 a 2/4 0,0000

3/4 a 3/4 0,0000

Nova PoupançaDIA RENDIMENTO %

1/4 0,4134

2/4 0,4134

3/4 0,4134

Trabalhadores assalariadosSALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

ATÉ R$ 1.247,70 8%

DE 1.247,71 A 2.079,50 9%

DE 2.079,51 A 4.159,00 11%

JANEIRO 2012 E MARÇO/2012

Nacional R$ 622,00

Regional de R$ 700,00

a R$ 761,28

JAN 2013 E FEV 2013

Nacional R$ 678,00

Regional de R$ 770,00

a R$ 837,40

Salário-famíliaRENDIMENTO DEV

ATÉ R$ 608,80 R$ 31,22

DE 608,80 ATÉ R$ 915,05 R$ 22,00

Ouro

ACIMA DE R$ 915,05 NÃO TEM DIREITO

Salário

CUB R1-B R$ 999,43

UFIR Março R$ 1,0641

URM 2013 R$ 43,75

UPF Abril R$ 13,7420

COMPRA R$ 104,00

Preços recebidos pelos produtores esta semana

Mercado

Dólar

PRODUTO R$ Mín MáxArroz casca/50 kg 30,00 33,00Feijão/60 kg 90,00 145,00Milho/60 kg 24,50 30,00Soja/60 kg 53,30 57,00Trigo/60 kg 30,00 36,00Boi/kg vivo* 3,20 3,30Vaca/kg vivo* 2,80 3,00Suíno/kg vivo 2,00 2,70* Pagamento em 30 dias

Euro COMPRA VENDA

COM. 2,582 2,584

Page 7: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013Economia 7JORNAL DO POVO

QUEM ESTÁ OBRIGADO A DECLARAR?

Quem recebeu rendimentos tributá-veis (salários, por exemplo) acima de R$ 24.556,65

Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusi-vamente na fonte (indenizações, por exemplo), acima de R$ 40 mil

Quem obteve ganho de capital ao vender bens ou direitos ou investiu em bolsas de valores

No caso de atividade rural, quem obte-ve receita bruta acima de R$ 122.783,25 ou vai compensar, no ano-base de 2012 (a que se refere o IR 2013) ou depois, prejuízos de anos anteriores ou do ano-base de 2012

Quem obteve, em 31 de dezembro de 2012, a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total superior a R$ 300 mil

Quem passou a morar no Brasil em qualquer mês e nesta condição se en-contrava em 31 de dezembro de 2012

Quem optou pela isenção do IR do ganho de capital na venda de imóveis residenciais, por ter aplicado o dinheiro na compra de outro imóvel residencial, em até 180 dias a partir da venda do imóvel original

IMPOSTO DE RENDA INCIDE SOBRE O ALUGUEL DE IMÓVEIS?

Sim. O valor total recebido deve ser informado juntamente com os demais rendimentos tributáveis pelo contri-buinte durante o ano de exercício. Tais rendimentos sofrerão a aplicação de alíquotas progressivas que variam de zero a 27,5%. É importante atentar-se ao fato de que, caso o contribuinte já tenha pago parte ou a totalidade do imposto devido durante o ano de exercício, po-derá deduzir este valor, recolhendo ou restituindo a diferença apurada.

COMO DECLARAR MELHORIAS E GANHO DE CAPITAL SOBRE VENDA DE IMÓVEIS?

Todas as melhorias executadas no imó-vel durante o ano de exercício devem ser

declaradas desde que haja comprovação legal e desta forma agregando valor ao bem. No caso do ganho de capital sobre vendas de imóveis, haverá a incidência de uma tributação. Esse tributo é apu-rado aplicando-se uma alíquota de 15% sobre o lucro resultante da diferença positiva entre o valor de venda do imóvel e o seu valor declarado. O imposto de renda sobre o ganho de capital deve ser apurado e pago de forma separada do imposto de renda incidente sobre os outros rendimentos tributáveis.

QUEM ESTÁ ISENTO DO IMPOSTO DE RENDA SOBRE A VENDA DE IMÓVEIS?

Contribuintes cujo ganho de capital com a venda de imóveis tenha sido igual ou inferior ao valor limite de R$ 35 mil

Contribuintes que venderam o seu único imóvel por um valor máximo de R$ 440 mil desde que o mesmo contribuinte não tenha vendido qualquer outro imóvel nos últimos cinco anos

Contribuinte que adquirir um novo imóvel residencial em um prazo máximo de até 180 dias após a venda de outro imóvel residencial

Contribuinte cujo imóvel tenha sido desapropriado pelo Poder Público fede-ral, estadual ou municipal. Mesmo que haja ganho de capital, considera-se que tal lucro meramente recompôs o patri-mônio do desapropriado, assim como lhe proporciona justa indenização não sujeita a tributação pelo imposto de renda

Contribuinte cujo imóvel foi adquirido até 1969. Para os imóveis adquiridos posteriormente a 1969, existe a possibi-lidade de aplicação da tabela regressiva de incidência de imposto de renda

QUEM ESTÁ DISPENSADO DA DECLARAÇÃO?

Quem participe de sociedade conjugal ou união estável e tenha os bens comuns declarados pelo outro cônjuge ou compa-nheiro desde que o valor total dos seus bens privativos não exceda R$ 300 mil

Caso conste como dependente em Declaração de Ajuste Anual apresentada por outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, caso os possua

MORDIDA DO LEÃO

IR tem de ser declarado até dia 30Tire as dúvidas sobre quem deve e como deve apresentar a declaração do imposto para 2013 José Ricardo Gaspar do Nascimento

O contribuinte que teve ganho anual acima de R$ 24.556,65 em 2012 deve declarar a renda até o próximo dia 30. Quem não entregar a declaração dentro do prazo será multado em um valor que varia de R$ 165,74 à 20% do imposto de renda devido. Caso não seja pago, o valor será descontado das futuras restituições.

Para fi scalizar as despesas deduzidas, a Receita Federal realiza o cruzamento de dados. Caso as informações não sejam aceitas e o contribuinte não tenha como comprová-las adequadamente, vai cair na malha fi na. O desconto será negado e será preciso pagar multa de 75% do valor declarado indevidamente.

MALHA FINA - Para escapar da malha fi na, é preciso organizar-se com antecedência e ter todos os documentos em mãos na hora de fazer a declaração. Também é preciso conhecer bem o for-mulário para a declaração e os campos a serem preenchidos e ter cuidado e atenção na hora de preencher os dados. Revisar se os valores estão de acordo com os comprovantes de rendimentos e despesas é indispensável.

Precisa-se ainda ter atenção com as alterações em relação à declaração do ano passado e não deixar para fazer a declaração na última hora, pois a pressa pode levar ao erro. Finalmente, deve-se declarar somente o que realmente tiver comprovação legal pois a Receita fará o cruzamento das informações.

PARA SABER MAISImposto de Renda 2013

BASE DE CÁLCULO EM ALÍQUOTA PARCELA A DEDUZIRAté R$ 1.637,11 ..................................... isento ................................ -De R$ 1.637,12 até R$ 2.453,50 ............ 7,5% ..................................R$ 122,78De R$ 2.453,51 até R$ 3.271,38 ............ 15% ...................................R$ 306,80De R$ 3.271,39 até R$ 4.087,65 ............ 22,5% ................................R$ 552,15Acima de R$ 4.087,65 ............................ 27,5% ................................R$ 790,58

TIRA-DÚVIDAS JP

QUAL É A REGRA DE FORMAÇÃO DOS LOTES DE RESTITUIÇÃO? QUEM RECEBE ANTES E QUEM RECEBE DEPOIS?

A ordem de liberação das restituições obedece à ordem de apresentação das declarações à Receita Federal: quem entregou primeiro, recebe primeiro. Os idosos continuam sendo os primeiros a receber, obedecendo também à ordem na qual entregaram a declaração, con-forme determina o Estatuto do Idoso

O RENDIMENTO PAGO PELO GOVERNO É MELHOR DO QUE O DA POUPANÇA?

Quem não estiver precisando do di-nheiro da restituição pode entregar a declaração mais para o fi m do prazo. Isso porque, enquanto não é restituído ao contribuinte, o dinheiro é corrigido pela Selic que é geralmente mais atra-tiva do que a rentabilidade paga pela caderneta de poupança. Ou seja, mais vale receber a restituição corrigida no último lote que recebê-la logo e colocar o dinheiro na poupança

É MELHOR NEGOCIAR COM BANCOS O ADIANTAMENTO DA RESTITUIÇÃO?

Somente deve pedir o adiantamento da restituição quem realmente está pre-cisando do dinheiro com urgência, para pagamento de dívidas mais caras, por exemplo. Se houver algum problema na declaração, o contribuinte pode cair na malha fi na e não receber o dinheiro e aí terá dois problemas: um com a Receita Federal e outro com o banco

QUEM PODE SER CONSIDERADO DEPENDENTE?

Cônjuge, companheiro, independente-mente do sexo, com quem seja possível comprovar união estável por mais de cinco anos e pessoa com quem o con-tribuinte tenha fi lho

Filhos e enteados de até 21 anos ou de até 24 anos, caso estejam cursando faculdade ou escola técnica (mesmo que tenham completado 25 anos em 2011)

Filhos e enteados incapacitados física ou mentalmente para o trabalho, sem limite de idade

Irmãos, netos e bisnetos que não con-tam com o auxílio dos pais, segundo os mesmos critérios de fi lhos e enteados, desde que o contribuinte detenha a guarda judicial do dependente

Pais, avós e bisavós desde que tenham recebido rendimentos tributáveis ou não de até R$ 18.799,32. Sogros e sogras se incluem nessa regra apenas quando in-cluídos na declaração conjunta do casal

Menores pobres até os 21 anos, com quem o contribuinte não guarde vínculo familiar, mas cuja guarda judicial seja do contribuinte

Pessoas absolutamente incapazes das quais o contribuinte seja tutor ou curador

QUAIS SÃO AS REGRAS PARA DEDUÇÃO DE DEPENDENTES?

É possível deduzir R$ 1.974,72 por dependente. No caso de dependentes comuns e declarações em separado, cada titular pode deduzir os valores relativos a qualquer dos dependentes comuns, desde que cada dependente conste em apenas uma declaração. A partir deste ano é obrigatório informar o número de inscrição no CPF de depen-dentes relacionados na declaração com 18 anos ou mais, completados até 31 de dezembro de 2012. Os rendimentos, bens e direitos dos dependentes devem ser relacionados na declaração do titular

É SEMPRE VANTAJOSO DEDUZIR DEPENDENTES?

Nem sempre. Se o dependente tiver renda tributável é necessário fazer as contas para se certifi car se não é melhor fazer uma declaração em seu nome. Se a renda tributável do dependente aumentar a renda do titular de modo a elevá-la a uma nova faixa de cobrança, a dedução de R$ 1.974,72 pode ser menor que o imposto devido a mais. Confi ra a tabela nesta página.

Page 8: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013Geral 8JORNAL DO POVO

PROJETOSOCIAL

13º GACretoma oPelotãoEsperança

O 13º Grupo de Arti-lharia de Campanha abre hoje as atividades de 2013 do projeto benefi cente Pe-lotão Esperança. Neste ano, serão benefi ciadas até 35 crianças carentes, proporcionando-lhes a oportunidade de partici-par de cursos ofertados por entidades de ensino de Cachoeira do Sul.

O comandante da unidade, tenente-coronel Reinaldo Costa de Almei-da Rêgo, salienta que au-las de informática, ensino da língua espanhola e re-forço escolar são algumas das atividades em que as crianças do Pelotão Espe-rança serão envolvidas ao longo do ano.

LOTERIAS

Mega-senaacumula 5,2milhões paraquarta-feira

A mega-sena sor-teada no sábado não teve nenhum acertador e, como acumulou seu prêmio, deve pagar R$ 5,2 milhões no sorteio da próxima quarta-feira. As dezenas sorteadas foram 17, 27, 28, 40, 44 e 55. 46 apostadores acerta-ram a quina, recebendo R$ 28.132,97 cada. A quadra teve 3.154 ga-nhadores, que receberão R$ 586,15 cada. Confi ra o rateio na página 11 desta edição.

LINHA DIRETA

Vereadora ataca decoelhinho da Páscoa

A vereadora Daniela Santos (PDT) tornou a Pás-coa de dezenas de crianças mais doce, distribuindo ovos de chocolate aos alunos da Escola Municipal Francisco de Souza Machado, na localidade de Barro Vermelho. A professora Samanta Bordignon entrou em contato com a Linha Direta do JP para parabenizar o gesto da vereadora em nome da colega Paula Guedes. “Gostaria de dar os parabéns à vere-adora Daniela Santos pela iniciativa de presentear na Páscoa os alunos do jardim B de nossa escola. Sua atitude revela que, além do comprometimento com a educação, a vida política de nossa cidade está renascendo”. Completa Paula.

Matagal da Coriscalincomoda a vizinha

A leitora Alessandra Brites, moradora do Bairro Carvalho, recla-ma do pasto que tomou conta da calçada e está se expandindo para o pa-ralelepípedo da Rua Fer-miniano Pereira Soares, nos fundos de um antigo ginásio da Cooperativa Agrícola Cachoeirense (Coriscal). “Animais e insetos acumulam em meio à sujeira e inva-

dem residências próxi-mas”, conta. Alessandra procurou a Prefeitura, mas, segundo ela, nada foi feito para resolver o impasse. O JP tentou entrar em contato com o presidente da Coriscal antes do encerramento da edição, mas o escritó-rio não abre aos sábados e domingos, apenas de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 8h.

Sujeira nos fundos da Coriscal incomoda moradora

Cachorros abandonadosperambulam no Soares

Moradora do Bairro Soares, Mari Ângela de Oliveira, 45 anos, comerciária, está indignada com uma vizinha que, segundo ela, tem 10 cachorros malcuidados. A mulher relata que os animais não recebem água, não ganham comida e vivem peram-bulando ao longo da Rua Gaspar Martins, onde ela reside. “Além do mais, correm o risco de atropela-mento, pois andam livremente pela rua”, comenta. A comerciária inclusive já procurou o Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

A dona de casa Lucy Santos Rodrigues, 57, apon-tada como dona dos animais, esclarece que todos os cachorros são da sua fi lha, que mora junto com ela. “Contudo, eles vivem presos no pátio e rece-bem dela todo o tratamento possível”, defende-se. A dona de casa alerta que o que tem incomodado a vizinhança são dois cães abandonados de grande porte que vagam pelas ruas do bairro, principal-mente de manhã.

DOADOS - Segundo Lucy, estes cachorros per-tenciam a uma terceira moradora próxima, que foi embora. “Antes de partir, a mulher doou os dois cães para um vizinho, que agora, lamentavelmen-te, os abandonou”, reforça. “Se a Acapa puder vir recolhê-los, será melhor para todos nós”, sugere.

SOS BAIRROS

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto

Os moradores da Rua da Conceição, atrás do Posto do Loló, no Bairro Fátima, estão tentando resolver um problema histórico, o esgoto a céu aberto que corre na via e que tem origem miste-riosa. Segundo a professora aposenta-da Beatriz Moraes, 63 anos, há uma vertente de água podre que passa por uma rachadura do seu muro. “O líquido desagradável está se acumulando no meu pátio”, preocupa-se.

A aposentada procurou a Secretaria Municipal de Saúde em janeiro, mas, segundo ela, até agora não vistoriaram o local. O proprietário do Restaurante La Barka, Eli Oliveira, também está preocupado e mandou vistoriar o local. Segundo ele, os engenheiros da Prefei-

tura estiveram acompanhando o caso. Também o empresário Benvenuto De Franceschi, proprietário do prédio onde funciona o restaurante, preocupou-se e determinou, caso confi rmada a origem do vazamento, providências para dar a destinação correta ao esgoto no local.

RESPONSABILIDADE - O diretor da Secretaria Municipal de Obras, Jéferson Silveira, declarou que o setor não é responsável pelo lançamento de esgoto, mas que a fi scalização cabe ao Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) ou ainda a Corsan. Os moradores aguardam a checagem no prédio do La Barka para ver onde procurar solução para o problema.

Água podre acumulada perturba vizinhança do Bairro Fátima

GA

BR

IEL

RO

DR

IGU

ES

SAÚDEQualidade de Vida tem jornada sábado

A 5ª Jornada de Qualidade de Vida tem data, tema e palestrantes defi nidos pela Unimed/Cachoeira. O evento será neste sábado, no Sindilojas, e abordará a doença de Alzheimer. Serão palestrantes o neurologista Ricardo Carrera Miguel, a psicóloga Mariangela Feldmann, a nutricionista Denise Caspani e a en-fermeira Luciane D’Ornelas Soares. O evento é aberto ao público, com ins-crições prévias na sede da Unimed, na Rua Saldanha Marinho, 562, mediante a doação de um quilo de alimento não

perecível.O diretor de medicina preventiva

da Unimed, Dênis Pfeiff, destaca que o tema foi escolhido por cada vez mais as pessoas apresentarem um aumento da estimativa de vida e, consequentemen-te, o acréscimo de doenças crônicas, como o Alzheimer. “Ainda existe muito mito sobre esta doença e este também foi um dos motivos para a escolha do tema”, destacou Pfeiff, lembrando que a jornada marcará o Dia Internacional da Saúde, que ocorre em abril.

Diretor Dênis Pfeiff com as palestrantes Luciane Soares e Mariangela Feldmann (D)

Page 9: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas
Page 10: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013Polícia 10JORNAL DO POVO

VIOLÊNCIA NA PÁSCOA

Servente baleado no Beco dos TrilhosTiro acertou a cabeça da vítima, Luis Eduardo Gonçalves, que está internado na UTI do HCB Robson Neves

O servente Luís Eduardo Gonçalves, o Toco, 38 anos, foi baleado ontem à tarde e está internado em estado grave na UTI do Hospital de Caridade e Benefi cência de Cachoeira do Sul. O crime ocorreu no Beco dos Trilhos, onde Toco foi en-contrado estendido no chão de uma das vielas e socorrido pelos Anjos da Guarda. Quando o resgate chegou, Toco estava agonizando inconsciente, mas respirava e foi levado para o hospital.

Depois de ser atendido na emer-gência, onde foi estabilizado, Toco foi levado ao bloco cirúrgico, onde foi operado e encaminhado para UTI. Ele estaria internado em coma induzido. O disparo acertou a cabeça de Toco e, se sobreviver, ele pode perder a visão do olho direito, ferido pelo tiro. A suspeita dos policiais é de que o disparo tenha sido efetuado com uma espingarda. Uma bucha de cartucho foi encontrada perto do corpo.

FICHA SUJA - A Polícia Civil deve ins-taurar hoje um inquérito para investigar a tentativa de homicídio contra Toco, que tem antecedentes por homicídio, roubo e receptação. Ele estava em liberdade condicional desde dezembro do ano passado, quando deixou o albergue do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul. Ele cumpria pena de cinco anos e quatro meses em regime semiaberto.

Apesar do crime ter ocorrido em plena tarde, os moradores evitaram falar sobre a tentativa de homicídio. Como no Beco dos Trilhos existem pon-tos de tráfi co de drogas, a maioria dos moradores costuma silenciar quando ocorre um crime para não se envolver, mesmo que seja apenas como teste-munha. A Brigada Militar foi acionada às 13h53min e logo depois os policiais chegaram ao local. Cerca de 50 pessoas estavam perto do corpo aguardando pelo socorro, mas ninguém indicou a autoria do crime e não surgiram comentários sobre o motivo do disparo. Becos dos Trilhos: local do crime que quebrou o sossego do domingo de Páscoa

Toco: na UTI

FOTO

S R

OB

SO

N N

EVES

PRISÃO EM NOVO CABRAIS

Militar detido com espingardaO militar Rudimar Santos do Nasci-

mento, 21 anos, foi detido ontem por porte ilegal de arma por policiais do Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Novo Cabrais. Nascimento estava atravessando a RSC 287, em Novo Cabrais, com uma espingarda na mão quando foi fl agrado pelos brigadianos, que transitavam de viatura pela rodovia.

Ele não possui porte nem o registro da arma, que afi rma ter comprado há cerca de seis meses de um colega de Exército, em Santa Maria. Nascimento

relata que pretendia treinar tiro em uma propriedade rural e por isso tinha 30 cartuchos calibre 28.

LIBERADO - A arma e a munição foram apreendidas e entregues na Dele-gacia de Polícia de Pronto Atendimento de Cachoeira do Sul. Após o registro da ocorrência, o cabo do Exército foi liberado. Ele deve responder a inquérito por porte ilegal de arma. Nascimento mora na loca-lidade de Aterrado, interior de Cabrais e serve no Exército em Santa Maria.

Arma: apreen-

dida ontem em Novo

Cabrais em posse de

um militar de 21 anos

APREENSÃO EM PARAÍSO

Brigada pega carro clonadoUm carro clonado foi apreendido on-

tem em Linha Boa Vista, em Paraíso do Sul. Os patrulheiros do Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Novo Cabrais aborda-ram o Ford Focus e, ao verifi car a situação do carro, constataram a irregularidade. O chassi do veículo é de um Focus furtado e o documento usado pelo motorista era

de outro Focus, legalizado.A falsifi cação era grosseira. Os bandi-

dos erraram uma letra ao confeccionar a placa fria. A placa que está no Focus não fecha com a indicada no certifi cado de registro do carro e aponta para um VW Fusca. O Focus clonado é IND 8132 e a placa usada no veículo furtado é IDN 8132.

Plantão Robson Neves

Carros furtados1. Dois carros foram furtados no

fi nal de semana em Cachoeira do Sul. O primeiro crime ocorreu no início da madrugada de sábado, quando um GM Chevette foi levado da Rua Santos Filho, no Bairro Santa He-lena. Fabricado em 1979, o veículo foi recuperado horas depois, na Rua Leopolado Souza.

2. O segundo furto ocorreu na mes-ma madrugada, no Bairro Drews. Um

Fiat Uno, ano 1993, foi levado da Rua João Castagnino Drews. O carro é verde e havia fi cado estacionado na rua.

3. Não foi apenas em Cachoeira que os ladrões de carro agiram. Na madrugada de ontem, uma VW Saveiro foi furtada do pátio da resi-dência de seu proprietário, em Novo Cabrais. A picape branca estava trancada e o crime foi na Rua Dorval Carlos Müller.

Furto no cemitérioAs plantas usadas para decorar a

sepultura onde estão enterrados os familiares de um agricultor foi atacada por marginais, no Cemitério Municipal. Eles foram ao jazigo e levaram 12 bu-xos, de vários tamanhos. O prejuízo do agricultor foi de R$ 690,00.

Levaram o rádioO automóvel de um comer-

ciante foi arrombado na noite de sábado, quando estava es-tacionado na Rua Araci Alves, no Bairro São Luís. O ladrão quebrou um vidro do GM Classic e furtou o aparelho de CD.

Page 11: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013Polícia 11JORNAL DO POVO

Resultado extraofi cialLoterias

QUINA - 3.156

20 51 59 68 73

LOTOMANIA - 1.335

02 03 11 24 28

29 31 40 52 53

56 60 61 75 76

81 83 90 92 93

LOTERIA FEDERAL DE SÁBADO

1º prêmio 32.9552º prêmio 01.8863º prêmio 82.6594º prêmio 03.5185º prêmio 50.961

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

5 0 2.978.069,07

4 52 9.565,19

3 4.401 161,45

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

20 2 20.626.601,34

19 63 36.024,50

18 986 2.301,77

17 8.829 160,65

16 54.666 25,94

0 3 378.257,30

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

6 0 2.383.898,76

5 46 28.132,97

4 3.154 586,15

Prêm

io

em R

$

MEGA-SENA - 1.481

17 27 28 40 44 55

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

7 0 7.237.156,70

6 2 61.141,02

5 158 1.105,62

4 3.528 6,00

3 36.547 2,00

TIMEMANIA - 406

04 30 32 33

55 65 70

ServiçoINSPETORIA - A Ins-petoria Veterinária de Cachoeira do Sul, lembra aos produtores que o prazo para o banho contra piolho e sarna do rebanho ovino é até o dia 15 de abril. Pode ser usado na forma de pour-on. Após este período, a movimentação do rebanho só poderá ocorrer com a compro-vação do tratamento.

ALMOÇO - A Comu-nidade Martim Lutero promove almoço no dia 7 de abril, no salão do Colégio Barão do Rio Branco, com sopa, churrasco, galeto, ar-roz branco, bolinho de arroz, polenta frita, massa com molho, mandioca, maionese, saladas verdes, frutas, bufê de sobremesas e cafezinho. Ingressos a R$ 17,00. Antecipa-dos na secretaria da comunidade custam R$ 15,00 até as 11h do dia 6.

EXÉRCITO - O Co-mando da Guarnição Federal de Cachoeira do Sul convida os fornecedores e em-presários para uma reunião no auditório do Sindilojas no dia 4 de abril, às 19h, visando esclarecer e apresentar as neces-sidades das unidades militares e a forma de aquisição de material e serviços para a Guar-nição, bem como eluci-dar os procedimentos necessários à parti-cipação do processo licitatório. Mais infor-mações pelo telefo-ne 3724-5049, ramal 210, ou pelo e-mail [email protected].

SETEMBRINO - O pró-ximo encontro dos ami-gos do mestre Setembri-no será no dia 7 de abril, em Santa Maria, com passagem a R$ 35,00. Os contatos devem ser feitos pelo fone 3722-7600, 9763-5422 ou 3724-5039.

SEICHO-NO-IE - To-das quartas e quintas-feiras, às 20h, há reu-niões na Rua Moacir da Cunha Rösing, 145. Todos os sábados há reuniões às 15h.

TUTELAR - O tele-fone de plantão do Conselho Tutelar é o 9864-4759. No horá-rio de expediente, o atendimento ocorre pelo 3724-6108.

TIME: CRB/AL

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Contêiner é destruído na Pinheiro MachadoOs moradores da Rua

Pinheiro Machado leva-ram um grande susto nesse domingo de Pás-coa, quando, por volta de 5h30min, um carro chocou-se contra um contêiner localizado na via, entre os cruzamentos das ruas Juvêncio Soares e Anibal Loreto. O impac-to destruiu o contêiner. Pela forma do choque, os vizinhos suspeitam que ele vinha na contramão, mas sem deixar marcas de freagem na pista.

A única pista da au-toria da colisão é o pa-ralama do veículo, de cor preta, que fi cou abando-nada no local. O contêiner destruído deixou espa-lhadas sacolas por toda a rua durante o domingo. A batida é só um exemplo do tráfego perigoso do trecho, alertam os mo-radores.

VELOCIDADE - Se-gundo os vizinhos, na Pinheiro Machado os veículos trafegam em alta velocidade e é comum a via se transformar em pista de corrida nas ma-drugadas. Há problemas de iluminação, tampos de bueiro soltos, falta de sinalização e ausência de redutores de velocidade. Para completar o quadro, a faixa de segurança mais próxima fi ca a 100 metros do ponto da colisão da

Batida e susto: veículo chocou-se com o coletor de lixo e única pista é um paralama

ATENÇÃOCada contêiner custa mensalmente R$ 540,00 à Prefeitura Municipal. Anu-

almente o gasto é de R$ 6.480,00 por cada contêiner instalado. Como o dano veio de acidente, a concessionária do serviço, Conesul, deverá prestar queixa policial e repor o depósito. Hoje, a Conesul paga um prêmio para várias entida-des a cada período de tempo em que os contêineres sobrevivem ao vandalismo.

madrugada de domingo.Marcelo Fontoura, 48

anos, servidor público, lista os problemas da rua e diz já ter perdido a conta

de quantos acidentes já ocorreram na via. “É um milagre não ter ocorrido algo mais trágico até hoje, porque é frequente

esqueitistas utilizarem a rua durante a madrugada, apesar de não ser o local adequado à prática do es-porte”, salienta Fontoura.

MICHELE LISBÔA

Page 12: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013

JORNAL DO POVO

A cadela persona-gem de uma Linha Di-reta do Jornal do Povo na última quarta-feira não resistiu às compli-cações do parto e mor-reu na mesma noite em que circulou a edição do JP. A cadela era chamada de Niniquinha pela sua dona, a do-méstica Glória Berenice dos Santos Domingues, 42 anos, moradora do Bairro Barcelos.

Niniquinha neces-sitava de uma cirurgia de emergência para a retirada dos fi lhotes que estavam mortos, mas a dona do animal não tinha condições fi -nanceiras para custear os gastos da cirurgia. Glória pediu a ajuda da população para salvar o animal via Linha Direta.

PERCURSO - Glória chegou a transportar o animal em uma caixa instalada em sua bici-cleta e percorreu diver-sas clínicas veterinárias da cidade em busca de socorro. Todas as clíni-cas, entretanto, avi-saram que não teriam como fazer a operação de graça. Depois da linha direta publicada, para as pessoas que ligaram dispostas a ajudar o animal, Glória informou sobre o faleci-mento de Niniquinha.

AMOR AOSBICHOS

Cadelaprenhamorreu

DOUTORES DO SUS

Prefeitura chamaum neurologistapara o Caps ADÚnico aprovado no concurso foi um cachoeirense

Patrícia Loss

O cachoeirense Lucas Scotta Cabral - único aprovado para a vaga de médico neurologista no último concurso público da Prefeitura de Cachoeira do Sul - foi chamado na semana passada para as-sumir o cargo e tem até o próximo dia 12 para apresentar-se na Secretaria Municipal de Administração. Filho dos professores Antônio Moreira Cabral e Sara Scotta Cabral, o médico - se assumir o cargo - trabalhará no ambulatório de saúde mental e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde são atendidos viciados em drogas e álcool.

A secretária municipal de Saúde,

Marta Caminha, ressalta que Lucas Cabral substituirá Mauro Carrion, neu-rologista concursado como clínico-geral e que voltará a atender como tal assim que seu substituto assumir a vaga. “A contratação é para atendimentos na rede de atenção básica do SUS”, frisa Marta Caminha.

HCB - A secretária da Saúde observa que para casos de média e alta comple-xidade em neurologia os atendimentos pelo SUS são feitos no Hospital de Ca-ridade e Benefi cência. São oferecidos consultas, exames e cirurgia no setor de neurocirurgia inaugurado em julho do ano passado.

ATENÇÃO

No mesmo edital publicado no JP da última quarta-feira, a Prefeitura chamou para assumir vaga a otorrinolaringologista Cátia Saleh Netto. A contratação é para ampliar os atendimentos do SUS na área. Cátia foi a segunda colocada no concurso e não há mais aprovados para serem nomeados.

O mús i co PA U L O HERON C O E -LHO DA R O S A , 62, mo-rador de Porto Alegre, faleceu no Hospital de Clínicas e foi sepultado na sexta-feira, no Cemitério Municipal. Deixa a fi lha Marisa Gi-seli, o genro Herton e os netos João Vitor e Henri-que. (Funerária Bom Anjo e Freitas)

ENIO AIRES DA SILVA (Micharia), 52, morador do Bairro Promorar, fale-ceu em sua residência e foi sepultado no domingo, no Cemitério Municipal. Deixa os irmãos Edemar, Ladi, Laci e Eli. (Funerá-ria Bom Anjo e Freitas)

GIL-BERTO S I L -VA DA S I L V A (Beto) , 51, mo-r a d o r do Bair-ro Tupi-nambá, faleceu no HCB e foi sepultado no domingo, no Cemitério Municipal. Deixa os fi lhos Mauro e Bruna e a mãe Romilda. (Funerária Bom Anjo e Freitas)

O solda-dor LORY A C H I L -LES VAR-GAS MO-RAES, 59, morador do Bairro Oliveira, f a l e c e u no sábado, no HCB e foi sepultado no mesmo dia no Cemitério dos Vargas. Deixou a esposa Solange, os fi lhos Vagner e Tássia, os netos Vitória e Lucas, e os irmãos Ceni, Sadi, Vilmar, Nilton, Celson, Nilva e Noeli. (Funerária Madre Teresa)

N A -R I O L I -NO SO-A R E S ( N i r o ) , 69, agri-c u l t o r aposen-t a d o , morador da locali-dade de Capão do Veado, em Novo Cabrais, faleceu no HCB e foi sepultado no domingo, no Cemitério Católico de Rincão Bonito, em Novo Cabrais. Deixou a esposa Tereza e os fi lhos Eva Isabel e Adão Abel. (Funerária Madre Teresa)

O tec-n ó l o g o a g r ô -n o m o ATHOS DA SIL-VA AN-CHIET-TA, 52, morador do Cen-tro, fale-ceu na tarde de sexta-feira no HCB devido a um infarto. Athos trabalhou por alguns anos como fotógrafo junto com a esposa, Sandra Piccolotto e no Governo Ghignatti atuou como tecnólogo na Secretaria de Agri-cultura e Pecuária. Além da esposa Sandra ele deixa os fi lhos Athos e Victoria e a mãe Nelci. Seu sepultamento foi na sexta-feira, no Cemitério Municipal (Funerária Madre Teresa)

A agri-cu l to ra aposen-t a d a L A D I G E N I D A S -S O W , 75, fo i s e p u l -tada no domingo, no Cemitério Betel, em Cerro Branco. Deixou o esposo Bruno e os fi lhos Erico, Helena, Elenira e Mário. (Funerá-ria Madre Teresa)

Mortes

Foto do leitorCratera na Cândido de Freitas

Buraco de dois metros na pavimentação incomoda moradores do Bairro Fátima

A leitora Aline Fontoura registrou a abertura de um buraco de dois metros na pavimentação da Rua Cândido Frei-tas, no Bairro Fátima. Aline relata que logo que a pavimentação foi concluída no trecho, o buraco já começou a apa-recer em frente à casa de um vizinho. A cratera impedia que ele entrasse na garagem com o seu carro.

Segundo Aline, depois de muito tem-po, o diretor da Secretaria Municipal de Obras, Jéferson Silveira, apareceu lá com sua equipe para colocar terra e jogar as pedras por cima para tapar o buraco. Porém, os canos acabaram quebrando

e o buraco se abriu novamente. “Só que desta vez é bem maior”, conta Aline.

O OUTRO LADO - O diretor da Se-cretaria Municipal de Obras, Jéferson Silveira, confi rma que trabalhou com a sua equipe no Bairro Fátima em geral, mas afi rma que nunca esteve pessoal-mente na Rua Cândido Freitas. “Foi o secretário Tito Fábio Bernardi que vis-toriou o buraco”, completa. O JP tentou entrar em contato com Bernardi, mas não conseguiu falar com ele nas duas oportunidades em que foi procurado, antes do fechamento desta edição.

ALI

NE F

ON

TOU

RA

Page 13: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

2JP

JORNAL DO POVO Segunda-feira,

1º de abril de 2013

O que rolou no fi nal de semana

/Gabi

PROJETO INFORMAL ENSINA LIDA CAMPEIRA

PEDREIRO PAULO SÉRGIO FERREIRA AJUDA A INSTRUIR 40 CRIANÇAS

PALOMA BERNARDI revelou que, mesmo após o fi m das gravações de "Salve Jorge", onde vive Rosângela, não pretende mudar o visual, para continuar ruiva como a sua personagem na novela. A atriz afi rma que só voltará a ser morena se um próximo trabalho exigir.

TRÊS PERGUNTAS PARA

Paulo Ferreira, coordenador do projeto social da gurizada campeira

Gabriel Rodrigues

O pedreiro Paulo Sérgio Ferreira, 53 anos, desenvolve um projeto social informal que ensina lida cam-peira para cerca de 40 crianças de idades variadas na zona norte da cidade. Em sua propriedade rural, uma chácara próximo ao Bairro Habitar Brasil, ele apresenta os de-talhes de atividades agropecuárias.

Ferreira nasceu no campo e lá se criou, aprendendo os ofícios rurais. Arrendou a propriedade, que tem 4 hectares, há 15 anos para construir um galpão, onde agora recepciona a gurizada todos os dias após a saída da escola, desde outubro do ano passado.

PARCERIA - Empresas como a Madeireira Müller e Casa Sanmartin apoiam o projeto doando materiais como madeira, tijolos, telha e pre-gos. “O bom gaúcho é aquele que estende a mão e não deixa o próxi-mo passar nenhuma necessidade”, garante Ferreira.Projeto de Ferreira: valores e ensinamentos vindos diretamente do campo

De onde o senhor tira o seu sustento?“Eu trabalho como pedreiro e vendo comi-das e bebidas para maiores de idade em festas organizadas na minha casa, que fi ca do outro lado da rua da chácara, no Bairro Habitar Brasil”.

As famílias ajudam fi nanceiramente o projeto?“As crianças não pagam nada”.

Suas aulas se resumem ao trabalho?“Não. Além de ensinar a lida campeira, faço para eles sopas, churrascos e jantas variadas típicas do Rio Grande do Sul, incluindo a mateada, que é livre para todos. Enquanto eu for vivo, vou cuidar das crianças e mostrar o trabalho e a cultura dos gaúchos”.Pedreiro quer também alimentar a meninada

Paulo Ferreira quer melhorar e ampliar o seu projeto, dotando a área de recreação da chácara de mais possibilidades para as crianças se divertirem ao mesmo tempo que aprendem. “Muitas crianças que vêm à chácara não têm condições para garantir o prato de amanhã”, alerta o pedreiro, que trabalha voluntariamente para a comuni-dade carente.

Para garantir também a alimentação da meninada, ele plantou uma lavoura de mandioca e milho nos fundos do terreno para que as crianças possam entender como é feito o plantio. Após a colheita, o fruto da terra será distribuído aos pais dos alunos participantes.

CAVALOS - Além disso, dois cavalos, que são a atração da chácara, entretêm a gurizada, que aprendem como é encilhado e tratado o animal de serviço. “Ao invés da criança ser infl uenciada a matar e roubar, poderá tirar proveito das coisas boas que eu passo para ela”, comemora Ferreira. Para isso, o pedreiro precisou limpar o campo que ainda está em processo de in-tegração de posse para, assim, perpetuar o projeto a outras gerações. Atualmente, sua meta é instalar água e luz no galpão. Domínio da lida campeira inclui conhecimento sobre encilha e tratamento de cavalos

“Quero ter umafazenda”Uma das crian-

ças que integram o grupo de alunos de Paulo Ferrei-ra é Luis Antônio Maciel, 8 anos. Ele gosta de buscar os equinos no campo e guardá-los. “Quan-do crescer, quero ter uma fazenda ainda maior para criar muitos potros”, revela.

Gabriele Fer-reira, 11, já gosta mais de plantar. “Fico satisfeita com a colheita depois de todo o esforço. É recompensador”, conclui. João Vitor Maciel, 12, também gosta de ajudar na plantação. “Fora isso, gosto de auxiliar ajudando a encilhar e pôr as rédeas nos cavalos. Depois eu vou pas-sear”, alegra-se.

FOTOS GABRIEL RODRIGUES

Paloma Bernardi permanecendo ruiva

Page 14: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

CRUZADAS

JP2

TelinhaRBS TV4h50 Sagrado 4h55 Telecurso Educação Básica 5h10 Telecurso Profi ssionalizante 5h25 Telecurso Ensino Médio 5h40 Telecurso Ensino Fundamental 5h55 Globo Rural 6h30 Bom Dia Rio Grande 7h30 Bom Dia Brasil 8h30 Mais Você 10h Bem Estar 10h35 Encontro 12h Jornal do Almoço 12h50 Globo Esporte 13h20 Jornal Hoje 13h50 Vídeo Show 14h35 Vale a Pena Ver de Novo - O profeta 16h05 Sessão da Tarde - "Bater ou correr em Londres" 17h50 Malhação 18h30 Flor do Caribe 19h10 RBS Notícias 19h30 Guerra dos sexos 20h30 Jornal Nacional 21h10 Salve Jorge 22h20 Tela Quente - "Tropa de elite 2" 0h35 Jornal da Globo 1h10 Programa do Jô 2h40 Sessão Brasil - "5 x favela - agora por nós mesmos"

RECORD 6h15 Balanço Geral SP Manhã 7h25 São Paulo no Ar 8h40 Fala Brasil 10h Hoje em Dia 12h Balanço Geral SP 14h30 Programa da Tarde 17h15 Cidade Alerta 20h30 Jornal da Record 21h15 CSY Nova York 22h15 Balacobaco 23h15 Grimm 0h15 Roberto Justus + 1h15 Programação IURD

TVE 6h30 Caminhos da Reportagem 7h30 Táxista Empreendedor 8h Repórter Brasil 8h30 Jornal Visual 8h45 Espaço Público TVE 9h35 Batatinhas 9h40 Mamma Mirabelle 10h05 Pequenos Rôbos 10h35 Contos de Tatonika 11h ABZ do Ziraldo 11h30 Um Par Quase Perfeito 12h Cultura Ponto a Ponto 12h30 Jornal da TVE 12h45 Estação Cultura 13h15 Pandorga 13h25 Mamma Mirabelle 13h55 Pequenos Rôbos 14h15 Contos de Tatonika 14h35 Meu Amigaozão 15h Galera do Surf 15h30 Pandorga 16h Sem Censura 17h30 Rede Jovem Cidadania 18h Estúdio Móvel 18h30 Radar 19h Cidadania 19h30 Jornal da TVE 20h Estação Cultura 20h30 Nação 21h Repórter Brasil Noite 22h Roda Viva 23h30 Primeira Pessoa 0h30 Brasilianas.org 1h30 Jornal da TVE 2h Radar

TV PAMPA 5h Show da Fé 7h Pampa Kids 8h Show da Fé 8h30 Se Liga Brasil 10h30 Pampa Kids 12h Pampa Meio-dia 12h55 Pampa Kids 15h A Tarde é Sua 17h Baladão 17h30 Pampa Debates 18h10 Programa Pampa News 19h Jornal da Pampa 19h30 TV Fama 20h55 RedeTV News 21h30 Igreja Internacional da Graça de Deus 22h30 Superpop 0h Studio Pampa 2h50 Leitura Dinâmica

SBT6h Jornal do SBT - manhã 7h SBT Rio Grande Manhã 7h30 Carrossel Animado com Patati Patatá 9h Bom Dia & Cia 12h10 SBT Rio Grande 12h45 Três é Demais 13h15 Arnold 14h Chaves 14h30 Rosalinda 15h15 Jamais te esquecerei 15h45 Cuidado com o anjo 16h15 A usurpadora 17h15 Casos de Família18h15 As Visões da Raven 19h20 Eu, a Patroa e as Crianças 19h45 SBT Brasil 20h30 Carrossel 21h15 Programa do Ratinho 22h45 Astros 0h SBT Repórter 1h Jornal do SBT 1h45 Dois Homens e Meio 2h15 Big Bang - a Teoria 2h45 A Garota do Blog 3h30 De Saia Justa 4h Jornal do SBT - madrugada

ULBRA TV 6h25 TPM - Tudo para Mulher 7h10 EAD na TV 8h Toque de Vida 8h10 Sessão Galerinha 10h30 Daniel Boone 11h20 TPM - Tudo para Mulher12h05 Toque de Vida 12h15 Buffy - a caça- vampiros 13h Versão brasileira - "Prenda-me se puder"14h45 Tarde Toon 16h10 Garajão Ulbra TV 17h10 Informação 18h10 Ulbra Notícias 18h30 Buffy - a caça- vampiros 19h20 Atividade 20h10 Cadeira Cativa 21h CPT - Cristo para Todos 21h30 2 Toques 22h15 Cine 48 - "Ameaça subterrânea" 23h50 Toque de Vida 0h Garajão Ulbra TV 1h Insônia Class - "A virgem de Juarez" 2h35 Insônia - "Chamo-me aleluia" 4h "Prenda-me se puder" 5h30 Zorro

BAND4h Igreja Mundial 6h45 1º Jornal 7h30 Agroband 8h Dia Dia 9h10 Band Kids 11h10 Jogo Aberto 12h30 Jogo Aberto RS 13h10 Brasil Urgente RS 14h Ponto de Luz 15h Futurama 15h50 Icarly 16h50 Brasil Urgente 18h50 Band Cidade 19h20 Jornal da Band 20h25 Momento da Sorte 20h30 Show da Fé 21h20 Zoo 21h30 Os Simpsons 22h30 CQC - Custe o Que Custar 0h30 O Mundo Segundo os Brasileiros 1h30 Jornal da Noite 2h15 Claquete 3h15 Festival de Desenhos

TV

MARIANA XIMENES, a Juliana de Guerrsexos, revelou que após o fi nal das gravaque terminam mês que vem, quer tirar umperíodo de merecidas férias e viajar. "Quero mais não sei ainda para aonde. Quero descmuito nas férias."

Mariana Ximenes quer féria

BIANCA BIN, a malvada Carolina de Guedos sexos, garante que nasceu para ser mpois ama crianças e acha que essa será a sgrande realização na vida. Porém, a atrizGlobo afi rma que está adiando esse sonho pcausa da carreira, pois tem muito que faantes de engravidar.

Bian

caBi

n:m

uito

oqu

efa

zer

ante

sde

ser

mãe

Page 15: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Segunda-feira, 1º de abril de 2013

JORNAL DO POVO/3

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Não desanime diante dos obstáculos. Tudo vai fl uir melhor no pe-ríodo da tarde.

TOURO (21/4 a 20/5) - Convém repensar a sua vida amorosa. Separe o joio do trigo neste momento.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Sua vida amorosa requer um pouco mais de discrição.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - O desejo de ser útil e necessário vai predo-minar no ambiente em que vive.

LEÃO (22/7 a 22/8) - Você pode encon-trar difi culdade para conciliar seus compro-missos.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Tenha cuidado com a interferência da família nos seus planos.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Há uma forte inclina-ção para discussões com as pessoas do seu convívio.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Você pode se mostrar muito frágil diante dos problemas familiares.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Cuidado com falsos amigos. Nem todos merecem a sua consideração.

C A P R I C Ó R N I O (22/12 a 20/1) - Não insista em retomar uma relação desgas-tada agora.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Medite um pouco mais sobre as coisas que dá valor e veja o que deve fazer.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Não deixe que o pes-simismo tome conta de você.

Alemão ameaça Lia e aconselha a garota a não se envolver na relação de Vitor e Sal. Marcela conta para Lorenzo que discu-tiu com Raquel na frente de Lia. Fatinha acolhe Lia no hostel. Ao perceber a presença de Sal, Lia in-venta uma desculpa para explicar sua ausência para Vitor. Sal provoca Fatinha. Bruno afi rma a Olavo que não quer mais sua ajuda fi nanceira. Lia conta a verdade para Vi-tor sobre a conversa que teve com Alemão e pede que o namorado acredite nela. Alemão e Caixote voltam para Brasília. Lia diz a Gil e Marcela que não se sente bem para ir ao colégio. Orelha propõe fazer um fi lme baseado nos textos do caderno de Morgana e convoca Pilha como protagonista. Mar-cela e Isabela pensam em arrumar um namorado para Raquel. Rita convi-da Fera para voltarem a estudar juntos.

Cassiano e Duque conseguem fugir em direção à mata, mas são perseguidos pelos capangas de Dom Ra-fael. Donato percebe a difi culdade que terá para ser aceito pelos pescadores. Dom Ra-fael e seus capangas acertam um dos tan-ques de combustível do avião onde estão Cassiano e Duque, que são obrigados a ater-rissar. Ester e Alberto brincam na piscina com Samuca e Laura. Hélio encontra Donato e conta ao pai que é as-sistente da diretoria do Grupo Albuquerque. Dionísio discute com Alberto sobre a desati-vação da mina. Alberto não concorda com a análise de Hélio sobre a situação da mina e acaba discutindo com Dionísio. Cassiano faz um pouso forçado no meio do pasto. Cas-siano e Duque atraves-sam o pântano e são surpreendidos por um crocodilo.

Lurdinha pergunta se Sidney tem alguma notí-cia sobre a pulseirinha de sua irmã que divulgou no site. Rayanne conta para Delzuite o que descobriu sobre Pescoço. Sheila aceita ajudar Helô. Élcio estranha o interesse de Lívia em Théo. Élcio mos-tra Érica para Lívia. Théo avisa a Érica que marcará a data de casamento dos dois. Drica reprova a reconciliação de Helô e Stenio. Morena foge do esconderijo. Wanda se encontra com Nunes, que tenta avisar a Helô sobre a presença dela. Demir revela para Zyah que Bianca não deixou a Capadócia. Esma não concorda que Ayla desa-fi e a rival. Wanda tenta convencer Nunes de sua inocência e o ameaça para impedi-lo de chamar Helô. Théo vê Morena na igreja de São Jorge.

NOVELASMALHAÇÃORBS TV - 17H50MIN

GUERRA DOS SEXOS RBS TV - 19H30MIN

FLOR DO CARIBE RBS TV - 18H30MIN

SALVE JORGE RBS TV - 21H10MIN

"Ameaça subterrânea"Ulbra TV - 22h15min

Doug Savant, Brandy Ledford, Justin Melven e John Novak. Sob o comando de uma corajosa mulher, um grupo de pessoas tenta sobreviver e escapar da morte nos subterrâneos de um novo e luxuoso resort que fi ca na ilha Pajaro, na Flórida, atingida por um terremoto. O tempo está passando, e a medida que ele passa, a situação fi ca cada vez mais complicada. Ação.

"Bater ou correr em Londres"

"Tropa de elite 2" RBS TV - 22h50min

Wagner Moura, Seu Jorge, André Ramiro, Milhem Cortaz, Maria Ribeiro, Andre Mattos, Sandro Rocha e Emílio Orciollo Neto. Nascimento, agora co-ronel, foi afastado do Bope por conta de uma mal-sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imaginava. Seus problemas só aumentam, porque o fi lho, Rafael, está na adolescência, Rosane não é mais sua esposa, e seu arquinimigo, Fraga, ocupa posição de destaque no seio de sua família. Ação.

RBS TV - 16h05min Jackie Chan, Owen Wilson e Aaron

Johnson. Chong larga a sua honrada vida de xerife, depois de receber a notícia que seu pai fora vítima de um misterioso ataque. Prometendo vingan-ça, Chong reencontra seu parceiro de outras histórias, Roy. As pistas levam os heróis da América para Londres e os dois se envolvem numa intriga de família. Comédia

FILMES DE HOJE

Nando conta para Ro-berta que foi seques-trado. Juliana fala para Fábio que se casará com Nando. Domingui-nhos lembra a Charlô que todos os homens da família possuem uma marca de nascença. Roberta não acredita em Nando e o manda embora de sua casa. Carolina pede ajuda a Nenê para manter a far-sa da gravidez. Ronaldo fl agra Isadora mexendo no computador de Feli-pe. Felipe tenta conven-cer Fábio a reatar com Juliana. Kiko confi rma a história de Nando, e Roberta decide procu-rá-lo. Lucilene explica a Kiko sua ideia para que ele conquiste Frô. Nando se esforça para contar a Roberta que vai se casar com Julia-na. Charlô estranha ao ver Dominguinhos com medo de tempestade. Charlô e Dominguinhos fi cam cada vez mais próximos.

OSINEL COSTA

Dentro de dois meses, SOPHIA ABRAHÃO vai lançar uma marca de roupas, que levará o seu nome. Se-gundo a atriz da Record, as peças, que seguem o seu estilo de se vestir, terão preços acessíveis e poderão ser adquiridas através de uma loja virtual.

ROSANNE MULHOLLAND, a protagonista de Carrossel, revelou, em seu Twitter, que não irá renovar seu contrato com o SBT. “Dever cumprido, alegria imensa, orgulho e saudade! Não estou renovando contrato com o SBT”, disse a atriz em sua rede social. Ro-sanne poderá ser vista na emissora de Silvio Santos até o fi m de junho, quando termina a trama infantil.

Rosanne Mulholland deixará o SBT

dos es,

ngo jar, sar

GUSTTAVO LIMA gravou uma participação em Amor à vida, próxima novela das 21h da Globo, interpretando ele mes-mo. O cantor será mais uma vítima do golpe da barriga armado pela periguete Valdi-rene, papel de Tatá Werneck. Amor à vida estreia na noite de 20 de maio, substituindo Salve Jorge.

Gusttavo Lima em novela da Globo

Atriz da Record lançando marca de roupas

Page 16: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

[email protected]

[email protected]

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos

nela, corre por nossa conta."CHICO XAVIER”

TI-TI-TIA Festa Magic na

SRB foi um sucesso! Os animadores do Grupo Tholl realmente diver-tiram a galera tirando fotos, fazendo truques no meio da pista e fa-zendo acrobacias no palco. O projeto Lumiè-re levantou o astral do público, sendo seguido por 4 DJs que conti-nuaram dando conta do recado. O grupo Di Bob’s e a dupla Moisés e Luiz Henrique trouxe-ram o bom do pagode e do sertanejo universi-tário, para agradar a todos os gostos. A Loja Monjuá, patrocinado-ra master, apresentou a coleção de outono/inverno de forma infor-mal, mas mesmo assim atraindo o público. Na SUC a festa também bombou, com o embalo do MC Felipinho e dos DJs Kleiton Santos e Guilherme Souza. Su-cesso!

CHUTA QUEM É

O bebê da foto tem atualmente 14 anos e cursa a 8ª série do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco. Você sabe quem é?

PELA PASSARELA DA LOJA OUTSTRIP

/POR VINÍCIUS SIQUEIRA

VEM AÍ18 DE MAIO: Festa do T-Liga, a partir das 23h, na Hype Club.

25 DE MAIO: Festa do T-Liguinha, a partir das 18h, na Hype Club.

A coleção de outono/inverno da loja OutStrip foi apresen-tada com muito glamour por seis modelos na tarde de sábado.

MODELOS DA MONJUÁ FORAM

PRODUZIDAS PELO ESPELHO MÁGICOCom produção feita pelo Salão Espelho Mágico, represen-

tado na ocasião pelo maquiador Rodrigo Kury e as cabeler-eiras Tatiana Proença e Luciane Decker, as modelos Bruna Salzano, Bibiana Mello, Vitória Almeida, Mariane Paiva, Letícia Lange, Vanessa Cruz, Keila Cruz, Rafaela Ferraz, Ga-briela Chaves, Júlia Cauduro, Julia Fonticoba, Luana Preuss, Nathália Dornelles e Taniara Chaves apresentaram com muito brilho a coleção de outono/inverno da loja Monjuá.

Hanna Brendler

Rosiele Carvalho

Helen Moraes Pereira

Isadora Machado

Denise Alves Bruna Kasburger

Page 17: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

DRIBLEJORNAL DO POVO Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013

Diego e Mariana vencem travessia42 competidores participaram da etapa de sábado no Rio Jacuí promovida por Piá e Tonho NataçãoNATAÇÃOT

4Bolt não supera o relógio no Rio 3

O dia D parao Derlizão

Cachoeira Futsal/Granol saberá hoje se jogará em casa ou em Agudo na estreia na Série Ouro, amanhã, contra a Associação Sobradinho.

p2

Grêmio nãosegura vitória

Tricolor saiu na frente, não defi niu o jogo, fi cou em 1 a 1 com o Passo Fundo e segue em segundo no grupo A da Farroupilha.

Velocista venceu desafi o, mas não conseguiu superar o recorde mundial na prova de 150 metros disputada em Copacabana.

DIV

ULG

ÃO

JP

p

Cleber Pinto

O porto-alegrense Diego Casa-rin e a cachoeirense Mariana Dias foram os vencedores da prova de 800 metros da 2ª Travessia a Nado de Cachoeira do Sul, disputada sábado à tarde, no Rio Jacuí, com a participação de 42 competidores. Nos 100 metros, os vencedores foram Eduardo Bicalho e Paula Dias.

A etapa promovida pelo Projeto Integração de Atletas e Escola Tonho Natação atraiu competidores de ou-tras cidades e movimentou a Praia Nova. Vencedor do ano passado, o cachoeirense Valmor Felzmann fi cou em segundo lugar nos 800 metros com o tempo de 12 minutos e 10 segundos. Diego Casarin venceu com facilidade, com 11 minutos e cinco segundos. Eduardo Bicalho foi o terceiro. Antônio Guaraci Silva, apontado com uma revelação na natação em águas abertas em Ca-choeira, chegou em quarto, à frente de Ângelo Barros.

Campeã estadual em provas de piscina pela Sociedade Rio Branco e com experiência em competições nacionais, Mariana Dias, da Tonho Natação, venceu os 800 metros. A prova havia sido vencida no ano passado por Maria Cristina Peçanha. Michele Ortiz, também da Tonho Natação, fi cou em segundo.

100 METROS - No masculino, o mais rápido foi Eduardo Bicalho, com o tempo de um minuto e 12 segun-dos. Valmor Felzmann foi o segundo. Paula Dias, da Escola Tonho Natação, foi a vencedora feminina. Campeã estadual em piscina, Paula é irmã de Mariana, que fi cou em terceiro na prova, atrás ainda de Michele Ortiz.

A etapa teve a participação de na-dadores de Santa Maria, Santa Cruz, Estrela e Porto Alegre. Contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, 3° Batalhão de Engenharia e Combate, Secretaria Municipal dos Desportos, Associação de Canoagem de Cacho-eira do Sul, Associação Cachoeirense de Remo, por meio do professor Paulo Gaske, Imec e Celetro.

Inter ganha doEsportivo esegue líderCom gols de D'Alessandro e Caio, coloradoaplica 2 a 0 e avançaK

AR

LOS S

OLR

AC

FO

TOS

No Rio Jacuí: 2ª Travessia foi considerada um sucesso pelos organizadores Piá e Tonho

Mulheres em ação: no ano passado só duas competiram

Paula e Mariana (D): vitórias das irmãs ex-campeãs estaduais

OS MELHORES800M MASCULINO

1º) Diego Casarin2º) Valmor Felzmann3º) Eduardo Bicalho

800 FEMININO1ª) Mariana Dias2ª) Michele Ortiz3ª) Fernanda Scheidt

100M MASCULINO1º) Eduardo Bicalho2º) Valmor Felzmann3º) Airton da Silva

100 FEMININO1ª) Paula Dias2ª) Michele Ortiz3ª) Mariana Dias

Etapa voltaem 2014

Idealizador da Traves-sia a Nado de Cachoeira do Sul, Cristiano Linha-res, coordenador do Pro-jeto Integração de Atletas, o Piá, confi rmou a tercei-ra edição para 2014. No ano que vem, a etapa será durante a temporada da Praia Nova, para contar com a presença de mais espectadores.

Linhares considerou um sucesso o evento, lembrando que no ano passado apenas duas mulheres participaram. "Neste ano reunimos 42 atletas entre homens e mulheres. A tendência é de que a competição cada vez cresça mais. Se a federação ver a nossa organização, poderemos ter uma etapa pelo esta-dual nos próximos anos", acrescentou Linhares, elogiando o apoio da Secretaria Municipal dos Desportos.

Pódio masculino: nadadores proporcionaram boa prova sábado à tarde no Rio Jacuí

DIV

ULG

ÃO

JP

Int

2

p

Page 18: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013DRIBLE 2>>>FUTEBOLp

Grêmio só empata em Passo FundoTricolor voltou a ter má atuação e somou apenas um ponto em dois jogos na semana de Gauchão Cleber Pinto

Foi decepcionante o saldo para o Grêmio na semana em que folgou na Copa Libertado-res. Depois de perder para o Cruzeiro na quinta-feira, o tri-color apenas empatou ontem com o Passo Fundo, em 1 a 1, e segue em segundo lugar no grupo A da Taça Farroupilha. Tem 10 pontos, um a menos que os passo-fundenses.

O Grêmio planejava duas vi-tórias para terminar a semana classifi cado à segunda fase do returno do Gauchão. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que ontem estava de luto pela mor-te da mãe Rosa, optou por uma formação mista, preservando jogadores como Cris, Barcos, Pará e Zé Roberto.

Os donos da casa come-çaram melhor no Estádio Vermelhão da Serra e deram trabalho ao goleiro Marcelo Grohe. Aos poucos, o tricolor foi dominando o meio-campo e rondando a área do Passo Fundo. Na primeira boa chan-ce, aos 14 minutos, Kleber se atrapalhou e mandou a bola na trave. Aos 41, Kleber invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Mário. Vargas cobrou o pênalti e marcou 1 a 0 para o Grêmio.

No segundo tempo, Kleber reclamou pênalti logo no pri-meiro minuto, mas o árbitro Anderson Daronco nada mar-cou. Em seguida, Guilherme Biteco cobrou falta e mandou a bola na trave do Passo Fundo. Os donos da casa tiveram uma grande oportunidade para em-patar, mas João Paulo chutou para fora.

O tricolor teve a oportuni-dade de liquidar o confronto. Vargas serviu Kleber, mas o atacante chutou para fora cara a cara com o goleiro Bruno Grassi. Quem não faz, leva. Aos 30 minutos, Diego Miranda chutou de fora da área e mar-cou um golaço, empatando o confronto em 1 a 1. E a tarde poderia ter sido pior para o tricolor. No fi m, Bruno Mineiro e Guto, no rebote, desperdiça-ram a chance da virada para o líder do grupo A.

O tricolor precisa vencer o Cerâmica, às 21h de sábado, na Arena, para se garantir antecipadamente na próxima fase do Gauchão. O problema é que Luxemburgo pretendia poupar titulares visando o duelo do dia 10, contra o Flu-minense, pela Libertadores. Com os maus resultados da semana, deverá rever seus planos.

FICHA TÉCNICA

PASSO FUNDO

ARBITRAGEMAnderson DaroncoLOCALEstádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo

1

GRÊMIO

1

Bruno Gras-si; Jéferson, Mário, Júlio Santos e Xaro; Éver-ton Garroni, Janderson, Chiquinho

e Branquinho (Guto); Diego Miranda (Marce-lão) e João Paulo (Léo Mineiro). Técnico: Beto Campos.

Marcelo Gro-he; Tony, Wer-ley, Bressan e André Santos; Adriano, Sou-za (Matheus Biteco), Gui-lherme Biteco

(Fábio Aurélio) e Marco Antônio; Kleber (Welli-ton) e Vargas. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Kleber: atacante cavou pênalti, mas deixou de liquidar o confronto

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

FICHA TÉCNICA

INTER

ARBITRAGEMMárcio Chagas da Silva

2

ESPORTIVO

0

Muriel; Ga-briel, Moledo (Romário), Juan, Fabrí-cio; Airton (Otávio), Josi-mar, Dátolo, D'Alessandro;

Caio (RafaeL Moura) e Leandro Damião. Técni-co: Dunga.

Fabiano; Edi-glê, Victor e Raone; Erick, Matheus San-tana, Fábio Oliveira, Ra-fael (Gabriel) e Paulo Josué;

Gilian (Lucas) e Léo (Juliano). Técnico: Luís Carlos Winck.

LOCALEstádio do Vale, em Novo Hamburgo

CLASSIFICAÇÃOGRUPO A

Times ..................pontos1º) Passo Fundo .... 112º) Grêmio .............. 103º) Novo Hamburgo 104º) Lajeadense ......... 55º) Pelotas ............... 56º) Cruzeiro ............. 4 7º) Caxias ................ 48º) Cerâmica ........... 3

GRUPO BTimes ..................pontos1º) Internacional ... 132º) Juventude ........ 133º) Veranópolis ...... 10 4º) Esportivo ........... 7 5º) Canoas ............... 46º) São Luiz .............4 7º) Santa Cruz ........38º) São José ............. 2REGULAMENTO - Os times jogam dentro do grupo, em turno único. Os quatro primeiros co-locados de cada grupo avançam às quartas.

5ª RODADASÁBADO

Inter 2 x 0 EsportivoONTEM

Passo Fundo 1 x 1 Grêmio São José 0 x 0 Canoas

Santa Cruz 3 x 0 São Luiz Novo Hamburgo 2 x 0 Caxias Juventude 2 x 0 Veranópolis

Pelotas 1 x 1 CruzeiroHOJE

19h - Lajeadense x Cerâmica

6ª RODADASÁBADO

16h - Cruzeiro x Caxias16h - Juventude x Canoas20h30 - Lajeadense x NH21h - Grêmio x Cerâmica

DOMINGO16h - Pelotas x Passo Fundo16h - Santa Cruz x São José16h - São Luiz x Esportivo16h - Veranópolis x Inter

Luxemburgo vê empate como justoO técnico Vanderlei Luxemburgo

considerou justo o empate do Grêmio em 1 a 1 com o Passo Fundo. "Em um chute forte de fora da área, eles tiveram sorte de empatar, mas o time deles é bem treinado, bem armado. Não é de graça. O resultado acabou sendo justo", avaliou o treinador.

Mas Luxa não deixou de reclamar

do árbitro Anderson Daronco, que não marcou pênalti sobre Kleber no começo do segundo tempo. "O lance foi importante. O juiz não é proibido de dar dois pênaltis no mesmo jogo, pode dar. E para controlar um jogo de futebol precisa ser através de cartão? Você pode trabalhar e conversar com jogador. É um equívoco”, disse.

Inter bate o Esportivoe garante classifi cação

Moledo édúvida paraquarta-feira

Caio: atacante abriu o placar em Novo Hamburgo

Não foi uma grande atuação, mas a qualidade do Inter mais uma vez fez a diferença na vitória de sábado por 2 a 0 sobre o Esportivo, no Estádio do Vale, em Novo Hambur-go. Com gols de Caio e D´Alessandro, o colorado chegou aos 13 pontos, em primeiro no grupo B da Taça Farroupiha, e garantiu classifi cação ao mata-mata do returno do Gauchão.

Para chegar a mais uma vitória, o Inter jo-gou boa parte da partida contra o Esportivo com vantagem numérica. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Ediglê cometeu falta em Caio, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso.

Com um jogador a mais em campo, o Inter conse-guiu abriu o placar no fi nal do primeiro tempo, pouco depois de D’Alessandro se desentender com joga-dores do Esportivo. Aos 45 minutos, o argentino cruzou da direita para Caio completar de cabeça para a rede e marcar 1 a 0.

Antes de abrir o placar, o Inter levou dois sustos. Marcando a saída de bola

do Inter, o Esportivo sur-preendeu e acertou duas bolas na trave, com o cachoeirense Gilian e com Paulo Josué.

No segundo tempo, o Inter fez prevalecer a sua maior qualidade e não demorou para liquidar o confronto. Aos 14 minu-tos, Fabrício tocou para D´Alessandro chutar de primeira e marcar 2 a 0.

ELOGIOS - Os dois artilheiros de sábado à noite ganharam elogios do técnico Dunga. O capitão D'Alessandro foi elogia-do pela sua qualidade e dedicação em campo. "D'Alessandro é um exem-plo para os demais, muito competitivo. A equipe quando vê que ele está se entregando, todo mundo vai atrás", disse.

Dunga destacou a volta por cima de Caio. "Tinha uma história, que não é a realidade, que quando o Caio jogava no Botafogo jogava bem só quando entrava no segundo tempo. Em Santa Catarina, jogou sempre os 90 minutos e foi bem. Ele tem velocidade, qualidade técnica e movi-mentação", elogiou.

O Internacional es-treia na Copa do Brasil na quarta-feira, contra o Rio Branco, no Acre. E o técnico Dunga pode ter dois desfalques para a partida.

O meia Fred, com uma entorse no joelho direito, será reavaliado hoje, antes do embarque para Rio Branco.

Já o zagueiro Rodrigo Moledo esteve em campo contra o Esportivo, mas sentiu dores no músculo posterior da coxa esquer-da e também virou dú-vida. O defensor acabou sendo substituído por Romário.

Page 19: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013DRIBLE 3>>>FUTSALp

Dia D para o Ginásio DerlizãoGinásio depende de vistoria e arrancada na Série Ouro pode ser em Agudo

Servidores: instalando as barras antipânico

Cleber Pinto

O local da estreia do Cachoeira Fut-sal/Granol na Série Ouro do Gauchão 2013 será defi nido hoje à tarde. A diretoria do clube terá de comunicar à Federação Gaúcha de Futsal se o duelo de amanhã, às 20h30min, contra a As-sociação Sobradinho, será no Ginásio Derlizão ou se será transferido para Agudo.

A liberação do Ginásio Derlizão depende da vistoria do Corpo de Bom-beiros. No sábado, servidores da Pre-feitura promoveram um mutirão para dar continuidade às melhorias exigidas pelos bombeiros para a liberação do ginásio. Do começo da manhã até o fi nal da tarde de sábado, melhorias eram feitas na parte interna do ginásio.

Servidores da Secretaria Municipal de Obras instalaram as barras antipâ-nico em três portas do Derlizão. Nas arquibancadas foi instalada a última grade junto aos degraus de circulação. Funcionários da Rauber Engenharia iniciaram a instalação do sistema de alarme.

Recuo da grade entre a arquibancada e a quadra, mais espaço de circulação de torcedores e mudanças no local da torcida visitante foram outras melhorias viabilizadas pela força-tarefa comanda-

da pelo diretor de Obras da Prefeitura, Jeferson Silveira.

LOGÍSTICA - Como a liberação do Derlizão não é certa, a diretoria do Cachoeira tem defi nida a logística para jogar em Agudo amanhã à noite. Desde a semana passada que os dirigentes man-tiveram contatos com os agudenses para que o ginásio recebesse o confronto.

O presidente Márcio Vieira da Cunha ainda espera que o jogo seja em Ca-choeira do Sul, permitindo assim que a torcida esteja ao lado do time no momento histórico, no primeiro jogo como integrante da elite estadual. O ginásio estava liberado no ano passado e neste ano ganhou novas melhorias, garantindo ainda mais segurança aos torcedores, jogadores e visitantes.

Caso o ginásio não seja liberado, o primeiro jogo do ano no Derlizão de-verá ocorrer no dia 13, contra o Bento Futsal. A diretoria da AGSL deve entrar em contato com a do Cachoeira para que o jogo de sábado, marcado para São Luiz Gonzaga, ocorra no Derlizão. No entanto, caso o ginásio municipal não passe na vistoria de hoje pela manhã, uma nova avaliação dos bombeiros deverá ocorrer somente na próxima semana, inviabilizando a vinda da AGSL no próximo sábado a Cachoeira.

Augusto Brink defi nequartetos para a estreia

Restando apenas a defi nição de quem será o goleiro titular para a es-treia do Cachoeira Futsal/Granol na Série Ouro do Gauchão 2013, o técnico Augusto Brink coman-da hoje os dois últimos treinos para o duelo de amanhã à noite contra a Associação Sobradinho. Marcado para o Ginásio Derlizão, o duelo pode ser transferido para o ginásio municipal de Agudo caso a quadra cachoeirense não seja liberada pelo Corpo de Bombeiros.

Hoje pela manhã, Brink aproveitará o trei-namento para os últimos ajustes no sistema de-fensivo. A marcação nos jogos da pré-temporada ganharam elogios do trei-nador. No treino da noite, Brink dará prioridade às jogadas de bola parada.

QUARTETOS - Sá-bado, Brink definiu a formação dos quartetos para a arrancada no estadual. A primeira formação deverá contar com o entrosamento de Dalvan, Mamau e Lefor, todos vice-campeões da Série Prata do Gauchão 2012, com o acréscimo

de Clayton Pedaleira, jo-gador que no ano passado estava no São Paulo/Lon-drinense, clube da Liga Nacional. Em São Paulo, o jogador é apelidado de Robinho das Quadras por usar a pedalada como uma das armas para dri-blar os adversários.

O outro quarteto será formado por quatro refor-ços para a temporada. O beque Markinhos, os alas Linguiça e Jé e o pivô Zezi-nho garantirão equilíbrio, com marcação forte, habilidade e fi nalização.

GOLEIRO - Hoje, Brink conversará com o prepa-rador de goleiros Maiquel Borth para defi nir qual o arqueiro que começará o ano como titular. Thiago e Alexey são as opções. Thiago veio do Wimpro de Guarulhos-SP e se destacou pela sua segu-rança e tranquilidade nas defesas. O arqueiro começou todos os jogos como titular.

Alexey deixou o Cacho-eira antes do mata-mata da Série Prata 2012 para jogar na Itália. Retornou neste ano. E disposto a ser o titular do clube na Série Ouro.

1ª RODADASEXTA-FEIRA

Asaf 3 x 3 AssafSÁBADO

Afusca 0 x 1 ADSAlaf 4 x 2 AGSL

AMANHÃ - 20h30minCachoeira x Sobradinho

Brink: observando disputa entre Yuri (D) e Murilo

Alaf e ADS Sananduva vencemAlaf de Lajeado e ADS de Sananduva arrancaram na

frente na Série Ouro do Gauchão 2013. Sábado, jogando fora de casa, a ADS derrotou a Afusca de Cachoeirinha por 1 a 0. A Alaf derrotou em casa, por 4 a 2, a AGSL de São Luiz Gonzaga, adversária de sábado do Cachoeira.

FUTEBOLp

O Juventude do Passo da Areia empossou a sua diretoria para a gestão 2013. O presidente é José Vilmar Souza Freitas, com Anilton Gilberto Spava-nello de vice. Cezar Mozart Vasconcelos Pedroso e Jú-lio Cesar Machado Konze são os secretários. Nelson Quadros e Jaine Rovani Nunes Vasconcelos são os tesoureiros.

Os departamentos fi -caram com Sérgio Renato Diniz Pinto (fi nanceiro), Hilton Santos, Nilton Felix Pereira e Sérgio Amador (todos no social), Adroal-do Alves Barboza, Nelson Azevedo Júnior e Rubens Bledow (todos no patrimô-nio), Nelson de Quadros (jurídico), Hélio Lira, Elton Cabrioli e Raul Proença (futebol veterano), Mateus Freitas (1ª Divisão), João Luís Barchet (futebol-sete) e Mozart Anversa Pedroso (responsável pela copa).

Com a melhor estrutu-ra de um clube do futebol de várzea na cidade, o Juventude neste ano foca as suas atenções para a 1ª Divisão e outros campe-onatos organizados pela Secretaria Municipal dos Desportos, como Master e Cinquentão.

Juventudeempossadiretoria

Juventude: posse

Brasinhapromoveuencontro

O 1º Encontro do Bra-sinha Atlético Clube, sá-bado, na sede do Grêmio Esportivo Mauá, foi consi-derado um sucesso pelos organizadores. Um deles, Nei Sena, antecipou que foi confi rmada uma nova edição do evento para 2013, para comemorar os 48 anos de fundação do Brasinha.

A festa de sábado, com futebol e jantar, contou com ex-atletas, dirigentes e familiares. Muitos vieram de outras cidades. "Todos foram agraciados com cer-tifi cados de participação no encontro", disse Sena.

FOTO

S C

LEB

ER

PIN

TO

DIV

ULG

ÃO

JP

Page 20: Projeto informal ensina Hoje no JP Hoje é o dia decisivo ...jornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130401/edicao_completa.pdf · o dos anos 80, e foi em 2000 que comecei a escrever minhas

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 1º de abril de 2013DRIBLE 4>>>

Quadro Geral Cleber Pinto [email protected]

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇA

Õ J

P

Presente de Páscoa ao papa

O papa Francis-co foi surpreendido ontem e ganhou uma camisa do San Loren-zo de Almagro após rezar a sua primeira missa de Páscoa no Vaticano. Ao térmi-no da cerimônia, o pontífice rodou com o papa-móvel aberto para confraternizar com fiéis, e recebeu o presente em meio à multidão. De origem argentina, o religioso já se declarou tor-cedor assumido da equipe e sorriu com a

lembrança de um dos seus seguidores.

A paixão de Jorge Mario Bergoglio pelo San Lorenzo se tornou mun-dialmente conhecida após o anúncio de sua nomeação para o posto ocupado anteriormente por Joseph Ratzinger - o alemão renunciou ao pontifi cado em fevereiro. Por infl uência do pai, um ex-jogador de basquete da equipe, o papa acom-panhou o clube desde a infância e mantém sua carteira de associado sempre atualizada.

Campeão mundial e olímpico nos 100 e nos 200 metros, o jamaicano Usain Bolt venceu o desafi o Bolt contra o Tempo, ontem, na praia de Copa-cabana, no Rio de Janeiro, mas não superou o recorde mundial. A lenda olímpica não deu chances aos seus três rivais, e garantiu o título da competição com o tempo de 14s42. Apesar disso, o jamaicano não superou o recorde de 14s35 conquistado por ele mesmo em prova realizada em Manchester, em 2009.

Vindo do qualificatório, o brasilei-ro Bruno Lins cumpriu a promessa do dia anterior e correu abaixo dos 15s. Com a marca de 14s91, o re-presentante nacional completou a

prova na terceira colocação, atrás do antiguano Daniel Bailey, com 14s88. O quarto posto ficou com o equato-riano Alex Quiñonez, que cruzou a linha de chegada em 15s90.

Na comemoração, Bolt caminhou por toda a extensão da pista saudan-do a torcida brasileira. Após fazer o tradicional raio com as mãos, o dono de seis medalhas de ouro olímpicas jogou uma de suas sapatilhas para uma torcedora. “Eu sei que o sol está muito quente e agradeço o apoio de todos. Espero encontrá-los em 2016 (Jogos do Rio). Apesar de não conquistar o recorde, estou satisfeito. Ainda é início de temporada e estou começando a competir", disse Bolt aos torcedores.

Bolt vence, mas perde para o relógio

O tenista britânico Andy Murray é o novo número dois do mundo. De volta ao posto após exatamente três anos e sete meses, o feito só foi possível após vitó-ria de virada sobre o espanhol David Ferrer na emocionante deci-são do Masters 1000 de Miami, em parciais de 2/6, 6/4 e 7/6 (7-1). Foram duas horas e 48 minutos de partida na Flórida, decidida apenas no tie-break do

terceiro set.Com o resultado,

Murray supera Roger Federer no ranking mundial da Associação dos Tenistas Profi ssio-nais. O suíço foi preju-dicado pela desistência do torneio, vencido pelo rival. Já Ferrer toma a quarta colo-cação do compatriota Rafael Nadal, outro que decidiu não participar em Miami. A liderança do ranking é do sérvio Novak Djokovic.

Título que valeu o número 2

Ferrer e Murray (F): decisão em Miami

GP do Bahrein enfrenta mais resistências

Mais uma vez, o Grande Prêmio do Bahrein, marcado para o próximo dia 21, não deve ser dos mais tranquilos do calendá-rio, ao menos no que diz respeito ao entorno da quarta corrida do Mundial de Fórmula 1 de 2013. Pelo terceiro ano seguido, as mani-festações de parte da população xiita, maioria no país, contra o regime do rei Hamad bin Isa Al-Khalifa, e protestos contra a realização da corrida no país ame-açam o bem-estar de pilotos, equipes e os demais envolvidos com a F1.

Ontem, manifes-tantes grafi taram em um muro uma mensa-gem de repúdio ao GP. "Não à sangrenta F1", escreveram. Mais uma vez, a anulação do GP é pedida por parte da maioria xiita, Manama, assim como aconteceu nos dois últimos anos. Em 2011, a corrida acabou sendo cancelada por motivos de segu-rança, mas foi realizada normalmente na tempo-rada passada.

Comendo poeira: Usain Bolt venceu com folga o desafi o ontem no Rio

Papa Francisco: camisa do San Lorenzo

Três Vendas quer adversárioO Três Vendas procura adversário para os qua-

tro sábados de abril. Contato com Cleber pelo fone 9134-0051. O time também agenda jogos para os dias 4 e 18 de maio.

Cruzeiro aguarda fi nalista na Superliga de VôleiAtual campeão da Su-

perliga Masculina de Vôlei, o Sada Cruzeiro, voltou a vencer sábado o Sesi-SP, desta vez fora de casa, e ga-rantiu vaga em sua terceira decisão da competição. Nem mesmo a pressão da torcida foi capaz de salvar a equipe paulista, que teve que lidar com lesões du-rante a partida e acabou derrotada por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/23 e 36/64.

O Cruzeiro aguarda o segundo fi nalista, que será conhecido sexta-feira, no Rio de Janeiro. Sábado, o Vivo/Minas derrotou o RJX por 3 sets a 0 e empatou a série em 1 a 1. Cruzeiro (E): 3 a 0 sobre o Sesi e vaga na fi nal

Saint Pierre pode lutar contra Anderson e pararA superluta entre Anderson Silva e

Georges Saint Pierre (GSP) é o sonho de consumo de Dana White e toda organiza-ção do Ultimate Fighting Championship. Nos planos, o duelo aconteceria em um estádio de futebol, o Cowboys Stadium (estádio do Dallas Cowboys, time de futebol americano), que tem capacidade para mais de 100 mil pessoas, sendo a principal opção.

Porém, ambos os campeões conti-nuam com desafi os em suas respectivas categorias. Anderson Silva terá Chris

Weidman pela frente em julho, enquanto GSP aguarda defi nição de data para de-fender seu título contra Johny Hendricks.

Mas, se os astros do UFC se esquivam do assunto, Firas Zahabi, treinador do canadense, deu sua opinião sobre a pos-sível superluta entre Anderson e Georges. "Vejo essa luta como a última da carreira de GSP, não haveria uma luta maior para ele depois de Anderson. Mesmo vencendo ou perdendo, seria o fi nal de GSP, e talvez por isso essa superluta seja adiada", analisou Firas. GSP: com Firas (E)

Protesto: não à F1