projeto ginga do mane

9
Projeto Lançamento CD

Upload: jefferson-sodre

Post on 08-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

projeto ginga do mane

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Ginga do Mane

Ficha Técnica

Fabio, Maria, Andrey, Júlio, Marcelo, Leandro, Carlão, Rui, Roque, Jefferson, Daniel e todas as pessoas que nos acompanham em nossa caminhada.

Dedicamos esse cd aos nossos familiares.

Don Camilo

Agradecimentos

‘‘ Ginga do Mané’’ bem poderia ser ‘‘ Ginga do Manezinho’’. O grupo, formado em 2004, é absolutamente de Floripa (essa cidade surpreendente de muitos chorões e sambistas de primeiríssima).

Porém, ai porém... é o choro ‘‘A Ginga do Mané’’, composto pelo mestre Jacob do Bandolim para homenagear o gênio Mané Garrincha.

O grupo, apesar da pouca idade, revela grande refinamento e experiência na arte do choro, a maior e mais difícil escola de música instrumental do Brasil.

Além de tudo, o CD de estréia do grupo é autoral (a maioria das composições são próprias) coisa rara e fundamental nos dias de hoje.

Não contém glúten, mas podes deglutir...

www.gingadomane.com.br

Produção executiva: Fernanda da SilveiraAssistente produção executiva: Raphael Galcer e Renata SeáraProdução musical: Ginga do Mané Gravação: Roque BezerraMixagem e masterização: Ginga do Mané e Roque BezerraEstúdio: Tekne Studio (Florianópolis/SC) Projeto gráfico: Jefferson SodréFotos: Daniel Queiroz

Projeto Lançamento CD

Page 2: Projeto Ginga do Mane

É um gênero musical expressivamente brasileiro. Nascido da mistura de ritmos de danças dos salões europeus - desta-que para a polca - de características da música folclórico/popular por tuguesa e da percussão africana, amadurecido com o tempo, é hoje um dos maiores repre-sentantes da cultura do Brasil.

O universo do Choro é extremamen-te amplo e complexo, o que lhe conce-de uma diversidade que poucos gêneros possuem. Pode ser ao mesmo tempo melancólico e alvissareiro, instigante e calmo, é, sem sombra de dúvida, uma genuína apresentação da alma brasileira.

Sempre que falamos do Choro deve-mos citar alguns nomes que, com mãos hábeis e genialidade musical, ajudaram a escrever a história deste apaixonan-te gênero, dentre eles estão: Chiquinha Gonzaga, Joaquim Antônio Callado, Jacó do Bandolim, Dino 7 Cordas, Pixinguinha, Garoto, Luperce Miranda, João Pernam-

buco, Benedito Lacerda, Canhoto e seu regional, Radamés Gnattali e Raphael Ra-bello, entre tantos outros.

Dando continuidade ao trabalho destes mestres, temos como principais represen-tantes do Choro na atualidade: Jorginho do Pandeiro, Altamiro Carrilho, Déo Rian, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Hamil-ton de Holanda, Armandinho e tantos ou-tros. Em Santa Catarina damos destaque ao trabalho do bandolinista, cavaquinhista, arranjador, compositor e violonista Wagner Segura.

Seguindo o exemplo destes e de outros músicos, cinco jovens movidos pelo amor ao Choro e pelo orgulho de representar a cultura brasileira, resolveram desenvolver um trabalho voltado ao estudo, execução e divulgação deste cativante e desafiador gênero musical.

Assim, nasceu o Grupo “Ginga do Mané”

O CH

ORO

www.gingadomane.com.br

Page 3: Projeto Ginga do Mane

HIST

ÓRIC

OA proposta do Ginga do Mané

O Choro é um gênero musical brasi-leiríssimo, que arrebata a atenção de qualquer platéia, com seus andamentos velozes e vibrantes. Da mesma forma, envolve e cativa a todos com a criação de um ambiente melancólico e sereno, patrocinado por algumas de suas com-posições mais lentas com seus arranjos sublimes. Não há como ficar indiferente ao choro bem executado.

A proposta do Ginga do Mané é o es-tudo e a divulgação – com competên-cia – desse gênero musical apaixonan-te, dando ênfase à produção local. Para cumprir estes propósitos, o grupo exe-cuta um reper tório especial de clássicos do gênero, além de músicas de qualidade colecionadas através de pesquisa histó-rica, especialmente entre compositores catarinenses. Também incorpora ao seu reper tório sugestões do público de suas apresentações.

Assim, por onde passa, o Ginga do Mané conquista mais e mais adeptos para esse gênero musical que pode ser definido com uma das grandes expressões da alma bra-sileira.

Nome do grupo

O nome Ginga do Mané faz alusão ao choro A Ginga do Mané, do grande mestre Jacob do Bandolim. Também faz referência ao jeito florianopolitano de ser, cujo nativo é carinhosamente chamado de “manezi-nho”.

O trabalho do grupo é bem sintetizado no nome escolhido, pois trabalha com se-riedade, comprometimento e paixão pelo choro (como foi a trajetória de Jacob do Bandolim), com irreverência e improvi-sação (como os dribles do genial Mané Garrincha) e com alegria e simplicidade (exemplos da vida do ilhéu).

Page 4: Projeto Ginga do Mane

HIST

ÓRIC

O Trajetória

A célula inicial do quarteto nasceu nas aulas práticas ministradas no Centro Mu-sical Wagner Segura, onde alguns de seus membros foram alunos. Dois deles hoje são professores da escola – a cavaquinista Fer-nanda da Silveira e o pandeirista Fabricio Gonçalves.

Os seus componentes – Bernardo, Fabri-cio, Fernanda e Raphael – buscam mesclar a impetuosidade da juventude com a neces-sária dedicação e responsabilidade para

executar obras musicais tão requintadas, que beiram o perfeccionismo. Seguem assim o exemplo de alguns jovens, de meados da década de 1970, que fundaram o grupo Os Carioquinhas – uma das principais influên-cias do Ginga do Mané.

Aquele grupo era formado por nada me-nos que Celso Alves da Cruz (clarinete), Cel-sinho Silva (pandeiro), Luciana Rabello (ca-vaquinho centro), Maurício Carrilho (violão), Mário Florêncio Nunes (percussão), Paulo Magalhães Alves (bandolim), Rafael Rabello (violão 7 cordas) e Téo Oliveira (arranjador).

Algumas Apresentações do Ginga do Mané

Dentre as par ticipações e apresentações do Ginga do Mané, além da conquista do troféu Prêmio Franklin Cascaes de Cultura (2009, referente a 2008), podem ser desta-cadas:

III Festival dos Grupos de Samba-Raiz de Florianópolis (setembro de 2004)– lançamento do Clube do Choro de Florianópolis (maio de 2005)– Oficina Ritmos Brasileiros, no Centro Integrado de Cultura, acompanhando o mestre

Jorginho do Pandeiro – Grupo Época de Ouro – (agosto de 2005)– Projeto Regionalização da Cultura Musical, com a Orquestra Sinfônica de Santa Ca-

tarina, no município de Pinhalzinho/SC (setembro de 2005)– Circuito Banco do Brasil – Etapa Santa Catarina (junho de 2005).– Operação Verão 2006 Apresentações nas praias - Prefeitura Municipal de Florianó-

polis (janeiro e fevereiro de 2006)- Dia Nacional do Choro – Produção Musical e apresentação (2009)Também podem ser lembradas as seguintes par ticipações:

– VI Encontro Nacional dos Advogados da União

– II Seminário Nacional sobre Advocacia do Estado (agosto de 2005)

– Happy Hour com Choro, promovido pelo Rotary/Rota-ract Kobrasol (setembro de 2005)

- FAM – Festival Audiovisual do Mercossul (2007, 2008 e 2009).

- Fenaostra (2007,2008)

www.gingadomane.com.br

Page 5: Projeto Ginga do Mane

INTE

GRAN

TESBernardo Sens dos Santos

Nascido em Joaçaba, em 09 de julho de 1983, reside em Florianópolis há dez anos. Seu primeiro contato com a música foi através do violão aos nove anos de idade. Com dezesseis anos estudou percussão afro-brasileira e africana atuando em grupos de dan-ça como percussionista em parceria com outros instrumentistas de reno-me como o francês Nicolas Malho-me. Dedica-se ao estudo da flauta transversal à sete anos e formou-se no curso de Licenciatura em Artes/Música da Udesc onde aprofundou seus estudos em música, didática, história e teoria e harmonia musi-cal. Além da graduação em música, Bernardo estudou flauta em com Eliana Mandelli e Cristian Faig, flautista Argentino de renome.

Bernardo está inserido no meio musical erudito e popular de Florianópolis de diver-sas formas: como flautista integrou o grupo de Samba tradicional Bom Partido, grupo Muiraquitã, Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (Oscar) Orquestra Sin-fônica de Florianópolis (OSF), quinteto de Madeiras Sopro Sinfônico, e ministrou au-las de música em escolas públicas munici-pais. Apresentou-se também com Wagner Segura, Geraldo Vargas, Terence Martinelli, clube do choro de Miami, Douglas Lora e em diversas cidades do sul do Brasil. Como arranjador, tem desenvolvido trabalhos com formações de câmara e sinfônicas.

Atualmente é integrante da OSF - Or-questra Sinfônica de Florianópolis, do grupo

de choro Ginga do Mané, do grupo de cho-ro Olho D´água, do grupo poético musical Harmonia da Palavra e da Orquestra Jovem de Florianópolis (Projeto Orquestra Escola – Fundação Franklin Cascaes). Participa em apresentações com o violonista Wagner Segura e faz trabalhos de estúdio e apre-sentações diversas.

Além da atuação como instrumentista, Bernardo dedica-se à composição, arranjo e educação musical. É professor de flauta no projeto Orquestra Escola pela Fundação Cultural Flanklin Cascaes, funcionário da Fundação Catarinense de Cultura – Depar-tamento de Difusão Artística onde trabalha no Projeto Bandas – SC e administração do Programa Nacional de Bandas de Música - Funarte.

www.gingadomane.com.br

Page 6: Projeto Ginga do Mane

INTE

GRAN

TES Fabricio Gonçalves

Pandeirista. Mané, nasceu em 1980. Toca profissionalmente des-de 2003. Tem no currículo cursos, seminários e oficinas de percus-são, como por exemplo, a “20 ª e 25ª Oficina de Música de Curi-tiba”, curso de pandeiro e prá-tica de choro, com Jorginho do Pandeiro (grupo Época de Ouro) e Celsinho Silva, também curso de bateria de Escola de Samba e Ritmos Brasileiros, com Odilon Costa e Guilherme Gonçalves e percussão com Oscar Bolão, em 2008 do IV festival de choro re-alizado em São Pedro (SP).

Ao seu lado já tocaram gran-des músicos como: Pedro Amo-rim grande bandolinista, Raul de Barros um dos maiores trombonistas do mundo, Hum-berto Araújo arranjador, sa-

xofonista e flautista, Geraldo Vargas bando-linista, Zé barbeiro violonista, com o pianista Arthur Moreira Lima. Atuando com o grupo de samba Um Bom Partido acompanhou muitos músicos de renome nacional como: Monar-co da Portela, Tantinho Mangueira,Jurandir Mangueira,Xangô da Mangueira, Athaufo Jr, Nadinho da Ilha, Ney lopes, Wilson Moreira, Jair do cavaco, Agemiro Patrocínio, Casqui-nha, Noite Ilustrada, e outros.

Atualmente professor de percussão no Centro Musical Wagner Segura e fre-lancer com alguns grupos de samba e choro, possui o registro na Ordem dos Músicos do Brasil sob o nº 2.939.

www.gingadomane.com.br

Page 7: Projeto Ginga do Mane

INTE

GRAN

TESFernanda da Silveira

Natural de Florianópolis iniciou na música aos oito anos de idade influen-ciada e apoiada pelos seus pais no qual seu instrumento era violão, mais tarde resolveu mudar e escolheu o cavaquinho onde dedica seus estu-dos até hoje. Ainda em Florianópolis obteve algumas aulas com violonis-ta Wagner Segura e participou do workshop de harmonia aplicada à música popular Brasileira, dado pelo maestro Ian Guest (RJ.)

Na busca de aprimoramento fez alguns festivais e workshop em ou-tras cidades, destaque para o II, III e IV Festival Nacional de Choro, VI festival de música de Ourinhos/SP, e a XXV Oficina de Música de Curitiba, todos obteve aulas de cavaquinho com Luciana Rabello e prática de conjunto de choro e sam-ba com Mauricio Carrilho, Luciana Rabello e Pedro Amorim.

Ao lado do Grupo de Choro Ginga do Mané no qual ajudou a fundar, fez algumas apresentações importantes como o Circuito Banco do Brasil, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Floria-nópolis.

Fez parte do Grupo de Samba Um Bom Partido com quem acompanhou grandes nomes do samba como Monarco, Tantinho, Velha Guarda da Mangueira, Nadinho da Ilha entre outros.

Gravou e tocou no Lançamento do segun-

do CD do Bandolinista Geraldo Vargas VILA DO DESTERRO, elaborado com composições próprias com a participação do clarinetista Nailor Proveta.

Participou do projeto musical que home-nageou o centenário de nascimento do “Fi-lósofo do Samba” – NOEL ROSA, idealizado pela cantora Isabel Bandeira e viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura da Funda-ção Cultural de Jaraguá do Sul.

Em maio de 2010 acompanhou o cantor e compositor Nelson Sargento no Teatro Álvaro de Carvalho no lançamento de seu último CD, com direção musical de Agenor de Oliveira.

www.gingadomane.com.br

Page 8: Projeto Ginga do Mane

INTE

GRAN

TES Raphael Galcer

Raphael Galcer é músico, arran-jador e compositor. Autodidata teve seu primeiro contato com o violão em 1992 em Criciuma, nos anos seguin-tes se apresentou em peças de tea-tro, festas, bares, apresentações de rua, entre outras, até o ano de 1999 quando iniciou seus estudos em Ita-jaí com o professor Dalton Xavier. Deste periodo até 2004 no Festival de Música de Itajaí se apresentou ao lado de cantores e instrumen-tistas e participou de oficinas com Mauricio Carrilho, Clara Sandroni, Arismar do Espírito Santo, Celso Branco, Roberto Gnattali e Pablo Trindade. De 2005 a 2007 foi violonista do grupo de samba Um Bom Partido com quem acompa-nhou grandes nomes do samba como Monarco, Tantinho, Na-dinho da Ilha entre outros e se

apresentou em diversas cidades em Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Desde 2006 em parceria com o poeta Cesar Félix criou espetáculos e compôs canções, destaque para o grupo Margem Esquerda, que em maio de 2008 realizou turnê pelas cidades: Alcalá de Henares, Madrid, Sevilha, Granada e Chiclana na Espanha. Desde 2008 é integrante do grupo Ginga do Mané, com o qual em maio de 2009 acompanhou o bandolinista Geraldo Vargas no dia nacional do choro, evento que foi promovido pelo grupo no Teatro Álvaro de Carvalho, o grupo também se apresentou nas comemorações do aniversário de Pixinguinha no Mercado Público de Florianópolis nos anos de 2009 e 2010. Integra também o grupo Orelha de Cobra, grupo realizador do projeto Choro na escola, com o qual se apresentou em mais de 50 escolas e do projeto Roda de Choro na estação da memória na cidade de Joinville. Em abril de 2010 como arranjador, violonis-ta e cantor realizou ao lado de Bel Bandeira, Flávio Araujo, Jorge Pires e Fernanda da Silveira através da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul o show 100 anos de Noel Rosa. Em agosto de 2009 participou do circuito catarinense do SESC acompanhando a canto-ra Tereza Virginia, realizando a segunda parte da turnê em abril de 2010. Em maio de 2010 acompanhou o cantor e compositor Nelson Sargento no Teatro Álvaro de Carvalho no lançamento de seu último CD, com direção musical de Agenor de Oliveira.

Ficha Técnica

Fabio, Maria, Andrey, Júlio, Marcelo, Leandro, Carlão, Rui, Roque, Jefferson, Daniel e todas as pessoas que nos acompanham em nossa caminhada.

Dedicamos esse cd aos nossos familiares.

Don Camilo

Agradecimentos

‘‘ Ginga do Mané’’ bem poderia ser ‘‘ Ginga do Manezinho’’. O grupo, formado em 2004, é absolutamente de Floripa (essa cidade surpreendente de muitos chorões e sambistas de primeiríssima).

Porém, ai porém... é o choro ‘‘A Ginga do Mané’’, composto pelo mestre Jacob do Bandolim para homenagear o gênio Mané Garrincha.

O grupo, apesar da pouca idade, revela grande refinamento e experiência na arte do choro, a maior e mais difícil escola de música instrumental do Brasil.

Além de tudo, o CD de estréia do grupo é autoral (a maioria das composições são próprias) coisa rara e fundamental nos dias de hoje.

Não contém glúten, mas podes deglutir...

www.gingadomane.com.br

Produção executiva: Fernanda da SilveiraAssistente produção executiva: Raphael Galcer e Renata SeáraProdução musical: Ginga do Mané Gravação: Roque BezerraMixagem e masterização: Ginga do Mané e Roque BezerraEstúdio: Tekne Studio (Florianópolis/SC) Projeto gráfico: Jefferson SodréFotos: Daniel Queiroz

www.gingadomane.com.br

Page 9: Projeto Ginga do Mane

Ficha Técnica

Fabio, Maria, Andrey, Júlio, Marcelo, Leandro, Carlão, Rui, Roque, Jefferson, Daniel e todas as pessoas que nos acompanham em nossa caminhada.

Dedicamos esse cd aos nossos familiares.

Don Camilo

Agradecimentos

‘‘ Ginga do Mané’’ bem poderia ser ‘‘ Ginga do Manezinho’’. O grupo, formado em 2004, é absolutamente de Floripa (essa cidade surpreendente de muitos chorões e sambistas de primeiríssima).

Porém, ai porém... é o choro ‘‘A Ginga do Mané’’, composto pelo mestre Jacob do Bandolim para homenagear o gênio Mané Garrincha.

O grupo, apesar da pouca idade, revela grande refinamento e experiência na arte do choro, a maior e mais difícil escola de música instrumental do Brasil.

Além de tudo, o CD de estréia do grupo é autoral (a maioria das composições são próprias) coisa rara e fundamental nos dias de hoje.

Não contém glúten, mas podes deglutir...

www.gingadomane.com.br

Produção executiva: Fernanda da SilveiraAssistente produção executiva: Raphael Galcer e Renata SeáraProdução musical: Ginga do Mané Gravação: Roque BezerraMixagem e masterização: Ginga do Mané e Roque BezerraEstúdio: Tekne Studio (Florianópolis/SC) Projeto gráfico: Jefferson SodréFotos: Daniel Queiroz

LANÇ

AMEN

TO C

D

Data: 21 de julho de 2011 Horário: 21 horasLocal: Teatro Alváro de Carvalho - TAC

LANÇAMENTO

DE CD Patrocínio:

www.gingadomane.com.br