projeto fortalecimento de times - rhnews.com.brrhnews.com.br/imagens/2018/8 - case “fortalecimento...

13
Projeto Fortalecimento de Times Vital Engenharia Ambiental http://www.vitalambiental.com.br Responsável pela Inscrição: Paula Laque, Coordenadora de Recursos Humanos, [email protected], (21) 2212-8866. CNPJ: 02.536.066/0001-26. Razão Social: Vital Engenharia Ambiental S/A. Ramo de Atividade: Coleta de resíduos não-perigosos - CNAE 3811400. Endereço: Rua Santa Luzia, 651, 5° andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ. Case apresentado para o PRÊMIO SER HUMANO ABRH-RJ EDIÇÃO 2018

Upload: dotruc

Post on 19-Jan-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto Fortalecimento de Times

Vital Engenharia Ambiental http://www.vitalambiental.com.br

Responsável pela Inscrição: Paula Laque, Coordenadora de Recursos Humanos,

[email protected], (21) 2212-8866. CNPJ: 02.536.066/0001-26.

Razão Social: Vital Engenharia Ambiental S/A. Ramo de Atividade: Coleta de resíduos não-perigosos - CNAE 3811400.

Endereço: Rua Santa Luzia, 651, 5° andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Case apresentado para o PRÊMIO SER HUMANO ABRH-RJ EDIÇÃO 2018

1

Informações da empresa:

A Vital Engenharia Ambiental S/A é uma empresa do Grupo Queiroz Galvão e atua com gestão de resíduos e serviços integrados de limpeza urbana. Atualmente conta com aproximadamente 4.437 colaboradores diretos e aproximadamente 14.215 colaboradores indiretos, tendo como população atendida mais de 20 milhões de pessoas.

Surgiu em 1995 no segmento do tratamento dos resíduos sólidos através da constituição de uma Diretoria de Meio Ambiente (DIMEA). Com o passar dos anos, ela teve sua expansão no mercado nacional através da reconhecida qualidade dos serviços prestados. Em 2007, diante do crescimento contínuo da Diretoria, foi criada a Vital Engenharia Ambiental S/A.

Atualmente, a Vital Engenharia Ambiental é uma das empresas mais tradicionais no ramo de serviços integrados de limpeza urbana. Prestamos serviços de coleta de resíduos sólidos domiciliares; de coleta de resíduos sólidos resultantes das atividades de saúde e resíduos inertes; de varrição manual ou mecanizada, em vias e logradouros públicos em diversas cidades brasileiras. Os serviços complementares são partes integrantes de um sistema de limpeza pública que contempla a limpeza manual e mecanizada de praias, pintura de meios-fios e bases de postes, limpeza e coleta de resíduos em locais de realização de feiras livres e de eventos públicos, bem como capina manual ou mecanizada de vias públicas, poda manual ou mecanizada de superfícies gramadas, podas de árvores e manutenção de áreas verdes e de jardins, além de limpeza de encostas com a utilização de pessoal treinado em técnicas de alpinismo.

Possuímos aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos conhecidos por CTRs – Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, dotados de modernas tecnologias e também estamos preparados para atender à destinação final de resíduos perigosos de acordo com todas as normas requeridas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Através de parcerias estabelecidas com empresas internacionais, são gerados em torno de 20 MWh de energia elétrica a partir do biogás produzido em nossas CTRs.

Após anos de pesquisa e desenvolvimento, iniciamos em 2014, a operação EcoVital, uma usina de incineração planejada para atender os clientes privados no que há de mais moderno em tecnologia. A EcoVital é a maior e mais moderna usina de incineração de resíduos industriais perigosos (Classe I) do Brasil.

Com perfil inovador, busca de forma incessante a excelência na prestação dos serviços executados. A VITAL acredita ser de fato uma prestadora de serviço às populações: seus destinatários. Entende que um destinatário satisfeito produz um cliente satisfeito. Com essa crença, orienta para que todos os seus colaboradores pratiquem o respeito e cordialidade às populações, não abrindo mão da eficiência, qualidade dos seus serviços e busca dos resultados almejados.

2

FORTALECIMENTO DE TIMES VITAL AMBIENTAL

Resumo:

O projeto Fortalecimento de Times da Vital Engenharia Ambiental foi desenhado com objetivo de desenvolver líderes e equipes e colaborar para um

ambiente de trabalho aberto e transparente, com foco no crescimento profissional das equipes de trabalho e, como consequência, em melhores

resultados para o negócio.

3

Introdução:

O projeto Fortalecimento de Times surgiu com a identificação de alguns pontos críticos dentro da organização, sendo o principal a comunicação e como ela acontecia nas equipes de trabalho.

Com esse foco principal, desenhamos o projeto para desenvolver líderes e equipes e colaborar para um ambiente de trabalho aberto e transparente, com foco no crescimento profissional das equipes de trabalho e, como consequência, em melhores resultados para o negócio.

O público-alvo do projeto foram todas as áreas da Matriz da empresa, localizada no Centro do Rio de Janeiro. Foram considerados os líderes e todos os membros de suas equipes (inclusive estagiários e jovens aprendizes).

Além do enfoque ser a necessidade de aprimorarmos a comunicação, com o objetivo de torná-la uma propulsora de maior interação e melhores resultados, a troca de experiências de vida e de informações pessoais, assim como a explanação dos perfis profissionais, teve como objetivo promover uma maior humanização e, consequente, integração entre as pessoas.

Mais do que uma profunda troca de experiências de vida, as equipes teriam também a oportunidade de se aprofundarem nas experiências profissionais, habilidades e conhecimentos técnicos de seus líderes e colegas de trabalho. Potenciar a integração entre os membros das equipes e entre os líderes e suas equipes teria como reflexo profissionais com mais sinergia e comunicação mais fluida, o que contribuiria para as entregas e resultados das áreas.

No entanto, o desafio do projeto era não pensar no desenvolvimento da competência comunicação de forma genérica, afinal, comunicação é uma grande questão na maioria das empresas, mas pensa-la dentro da nossa realidade organizacional. O que faz com que a nossa comunicação não seja eficaz? Por que encontramos, muitas vezes, dentro das equipes de trabalho uma comunicação truncada e pouco transparente? Seria um problema de liderança ou a cultura da organização poderia estar contribuindo para que a comunicação não acontecesse de forma fluida?

Ao responder essas, entre outras perguntas, elencamos 3 pontos principais que ajudaram a direcionar o caminho que o projeto deveria seguir:

1. Trajetória dos líderes dentro da organização:

A liderança envolvida no projeto é formada, em sua grande maioria, por profissionais que se destacaram em sua área de atuação e, por conseguinte, alcançaram cargos de gestão. A trajetória dos líderes foi marcada pela migração de cargos técnicos para cargos de gestão, sem

4

uma transição bem estruturada através de um programa de desenvolvimento de lideranças (reflexo do rápido crescimento da empresa, explicitado no próximo item).

2. Crescimento da empresa e, consequentemente, das equipes de trabalho:

Apesar do cenário político e econômico, nos últimos 6 anos (entre 2012 e 2017), a empresa cresceu em faturamento 24%, consequência do investimento em tecnologias e inovações ligadas ao segmento de limpeza urbana, além da constante análise e aproveitamento das oportunidades de novos negócios no mercado do setor. Com o crescimento, surgiu a necessidade de estruturar as equipes de trabalho, aumentando seus membros. Tivemos casos de equipes que aumentaram 133% em números de profissionais num período inferior a 1 ano.

3. Necessidade de instrumentalizar e suportar as lideranças para fazerem a gestão de pessoas:

Além da trajetória dos líderes em questão e o aumento de pessoas sob suas gestões, conforme exposto nos itens anteriores, culturalmente, a empresa tem como prática manter seus profissionais dentro da organização, priorizando oferecer internamente oportunidades de crescimento e novos desafios, inclusive em novas áreas, dando suporte e capacitação durante o processo de mudança. É prática o deslocamento de profissionais dentro das áreas da empresa para aproveitamento, seja por ajuste da estrutura organizacional ou até mesmo por encerramento ou abertura de unidades de negócio. Sendo assim, é comum que os gestores não escolham diretamente as equipes com as quais vão trabalhar.

Com esse mapa previamente desenhado, organizamos o projeto através de

encontros, onde abordaríamos questões e temáticas relacionadas com perfis

pessoais, perfis profissionais, alinhamento de expectativa entre líderes e

equipes e desafios das áreas de trabalho.

Além de propiciar a integração entre equipes e líderes e estimular a

comunicação efetiva na organização, partimos da premissa que os encontros

deveriam acontecer de forma leve, prazerosa e com a “informalidade” e a

“cordialidade” que encontramos nos corredores da nossa empresa e tão

presentes em nossa cultura. Premissa essa, que também corrobora com os

valores experimentados hoje em dia pelos RH’s, e as empresas em geral, em

suas práticas: humanização, colaboração, compartilhamento e integralidade

(pessoal e profissional como algo único).

5

Proposta de solução:

O projeto Fortalecimento de Times teve como objetivo geral propiciar a

integração entres líderes e equipes e estimular a comunicação efetiva na

organização. Desse objetivo geral, desenhamos os objetivos específicos que

foram nossos direcionadores para a construção de todas as etapas do projeto,

e definimos o público alvo, conforme abaixo:

Objetivos Específicos:

Estreitar o conhecimento entre os membros das equipes;

Alinhar diretrizes e expectativas entre gestão e equipe de trabalho;

Identificar pontos fortes e de melhorias na área de atuação.

Público-alvo:

Todas as áreas da Matriz:

Gerências de suporte ao negócio (média gerência): Administrativo-Financeiro, Contabilidade, Informações Gerenciais, Patrimônio Humano e Comunicação, Jurídico, Compliance, QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), Equipamentos, Concorrência e Novos Negócios, Aterros Sanitários;

Total: 55 participantes.

Estrutura:

O passo seguinte foi estruturar o projeto. Conforme mencionado anteriormente, tínhamos como premissa ter um ambiente que propiciasse a troca e a interação entre as equipes de trabalhos e seus respectivos líderes, dentro de ambiente leve, informal e cordial. Precisávamos que todos os participantes se sentissem à vontade principalmente para trocar experiências pessoais e profissionais, aprofundando laços e permitindo que a interação durante o projeto continuasse em suas práticas diárias, sendo o gatilho para garantir a comunicação efetiva na organização, maior sinergia, relações mais humanizadas e, por conseguinte melhores entregas.

6

Sendo assim, o projeto foi dividido em encontros com duração de 3h a 4h, e um

encontro final com duração de 4h a 6h. Cada encontro teria uma temática

diferente, conforme a estrutura inicial abaixo:

Encontro 1 (3h a 4h)

Temática: perfil pessoal;

Técnicas e ferramentas utilizadas: mapeamento de perfil comportamental através da metodologia DISC, apresentações, trocas e dinâmicas de grupo com foco em trajetórias e vivências pessoais.

Encontro 2 (3h a 4h)

Temática: perfil profissional;

Técnicas e ferramentas utilizadas: apresentações, trocas e dinâmicas de grupo com foco em trajetórias e vivências profissionais.

Encontro 3 (3h a 4h)

Temática: alinhamento de expectativas e desafios para área de atuação;

Técnicas e ferramentas utilizadas: apresentações das estratégias da empresa e desafios das áreas, trocas de experiências profissionais, ferramentas de análise e planejamento estratégico.

Encontro 4 (4h a 6h)

Temática: Encontro vivencial e confraternização;

Técnicas e ferramentas utilizadas: fechamento e consolidação dos encontros anteriores com treinamento vivencial.

Vale ressaltar que a estrutura montada não era rígida, funcionava apenas como

um direcionador, deixamos margem para que, de acordo com as

7

especificidades de cada equipe, pudéssemos incluir mais encontros, trabalhar

mais ou menos alguma temática. Essa estrutura mais fluída, garantiu que o

projeto fosse moldado quase de forma personalizada para cada time,

garantindo assim não só maior aderência das equipes ao projeto, mas também

maior interação entre os participantes.

Outro ponto importante a ser destacado foi o estabelecimento de papéis e

responsabilidades. A área de recursos humanos atuou como facilitador dos

encontros, fornecendo ferramentas e instrumentos para os mesmos, enquanto

os gestores foram os grandes protagonistas do projeto. O terceiro encontro, por

exemplo, foi completamente conduzido pelos gestores, já que a temática

envolvia apresentação dos desafios da área, posicionamento e planejamento

estratégico.

Também consideramos importante mencionar que o último encontro contou

com a presença da alta gestão da empresa (diretores e presidente) que

participou integralmente das atividades propostas, estreitando a comunicação e

estabelecendo laços com as equipes de trabalho.

Resultados e conclusões:

Com o projeto, conseguimos garantir algumas entregas práticas. A área de RH

conseguiu mapear os perfis comportamentais e profissionais de todos os

colaboradores da Matriz, e disponibilizar o material para as lideranças

envolvidas. Todos os participantes receberam como devolutiva seus perfis

comportamentais, e tiveram a oportunidade de conhecer as estratégias da

empresa, identificando onde sua área de atuação está inserida nesse contexto.

Além disso, as equipes tiveram a oportunidade, em conjunto com sua

liderança, de iniciar a construção de um plano estratégico para suas áreas de

atuação.

Apesar dessas entregas funcionarem como facilitadores para o claro

entendimento dos papéis individuais e coletivos dentro das áreas de atuação e

na organização como um todo, e, não menos, de criarem consciência de

protagonista diante dos desafios empresariais apresentados, essas não eram

as únicas entregas, ou melhor, os resultados que buscávamos alcançar. Nosso

objetivo maior era ter desenvolvida na empresa a competência comunicação

efetiva como forma de alavancar resultados, podendo ser percebida nas

práticas diárias e proporcionando um ambiente de trabalho transparente e

colaborativo.

Sendo assim, citamos abaixo os resultados que observamos com o projeto:

1. Nitidamente foi percebida maior interação entre as equipes, inclusive com a promoção de eventos fora da empresa. Dentro das áreas, o ambiente de interação foi ampliado, percebemos mais convites para

8

almoços, mais trocas durante o horário de trabalho e também eventos de confraternização (aniversários, chás de fraldas, e etc.) envolvendo os líderes e membros das áreas;

2. Tivemos o aproveitamento de profissionais em novos projetos e processos das áreas, pela oportunidade dada pelo projeto para gestores conhecerem não apenas as experiências, conhecimentos e habilidades dos membros de suas equipes, mas também pela possibilidade que os profissionais (membros das equipes) tiveram de expor sobre áreas e atividades de seu interesse diretamente aos líderes;

3. Foram abertos canais mais fluidos de troca e conversas entre os líderes e membros de suas equipes, o que se estendeu a alta gestão (diretores e presidente), que abraçou a ideia do projeto Fortalecimento de Times, interagindo com os líderes e suas equipes de trabalho no último encontro do projeto (não apenas validando a proposta promovida pela área de RH, mas vivenciando o projeto na prática, interagindo com todos os profissionais, reforçando os objetivos que buscamos alcançar: integração, comunicação e foco nos resultados);

4. Alto nível de satisfação das avaliações de reação de cada um dos encontros do projeto.

No formulário de Avaliação de Reação pedimos que os participantes atribuam conceito de 01 a 10 para os itens: aplicabilidade do conteúdo; relevância do evento para a organização; avaliação geral. E ainda deixamos um campo aberto para críticas, sugestões ou observações adicionais sobre o evento.

9

Conforme o gráfico acima, podemos observar que no quesito avaliação geral, 98% dos participantes atribuíram nota entre 8 e 10, sendo que deste percentual mais de 60% atribuíram o conceito máximo, nota 10. A conceituação alta permanece nos demais quesitos avaliados, bem acima da média de avaliação dos treinamentos realizados na empresa.

Vale também destacar os depoimentos positivos e de satisfação com o

projeto registrado no campo aberto do formulário:

“Esse último encontro foi excelente, muito bom, nunca vivi nada

parecido em nenhuma empresa. Nota 10, vocês estão de parabéns. ”

”Acredito que o objetivo inicial do treinamento era de nos conhecermos

individualmente, não apenas enquanto equipe de trabalho, mas

também como pessoas; pois cada um de nós possui hobbies, gostos,

peculiaridades, e esta oportunidade de aproximação pessoal reflete

também na profissional, colaborando para a união da equipe, para que

formemos um "time" e alcancemos os resultados com mais facilidade.

Este objetivo foi alcançado completamente. ”

“Surpreendente, não esperava dinâmicas tão leves e boas de se fazer

em grupo. Gostei bastante. ”

“A todo momento a equipe interagiu com a apresentação; foi muito

bacana a experiência. ”

“Nos divertimos bastante, em grupo. ”

“Foi proveitoso para todos, como equipe, conhecer a trajetória de cada

um dos integrantes. ”

10

“A interação entre os membros da equipe proporcionada pelo desafio

foi excelente. A ideia em si foi muito boa e o RH soube destacar muito

bem os pontos fortes da equipe e as qualidades apresentadas durante

o desafio. ”

“Excelente método para integrar a equipe, considerando os aspectos

pessoais da vida dos colaboradores que, em muitas ocasiões e por

diversos motivos, acabam não sendo compartilhados entre os colegas.

“Método diferente, dinâmico e inovador. ”

“Gostei, achei as técnicas muito interessantes e me fizeram refletir

bastante sobre algumas questões pessoais e profissionais. Além disso,

o Encontro permite que a gente aprenda um pouco mais sobre as

pessoas com quem trabalhamos diariamente. ”

“Inovadora e criativa. Parabéns ao Patrimônio Humano &

Comunicação. ”

“A iniciativa do Patrimônio Humano & Comunicação ao promover o

Projeto Fortalecimento de Equipes foi excelente. Ademais, todo

conteúdo apresentado e a dinâmica como os encontros acontecem são

bastante agregadores. ”

“Achei incrível, a oportunidade de conhecer as pessoas que trabalho

todos os dias, sem as "máscaras profissionais".”

“Lúdico, bem exemplificado e explicado de uma forma clara e objetiva,

nota mil!”

“Parabéns pelo projeto! É enriquecedor e, de grande valia para o

Negócio e colaboradores. Muito bem executado, faz as pessoas se

sentirem mais próximas, fazendo o ambiente de trabalho após essa

experiência ser visto de outra forma, as pessoas serem vistas de outra

forma e isso é muito positivo. ”

“É um projeto muito importante para a integração, o desenvolvimento

empresa num modo geral, esse fortalecimento, essa forma de integrar

as equipes e fazer com que todos possam desempenhar um bom

trabalho. É um super projeto! ”

“Interessante e criativa a forma de lhe fazer falar um pouco sobre seus

sentimentos, vida pessoal, projetos de vida. ”

“Excelente oportunidade de expor as dificuldades, possibilidades de

melhoria e permitir troca de sentimento entre os colegas de trabalho. ”

“Com esse evento sinto que estamos mais unidos e consequentemente

realmente trabalhando como equipe, achei muito valido o treinamento

"FORTALECIMENTO DE TIMES"”

“Excelente oportunidade, criativa, divertida e inteligente de estimular a

união do grupo e permitir que um conheça mais o outro. ”

11

5. Evidenciamos grande repercussão do projeto na organização como um todo. Recebemos solicitações das lideranças das filiais sobre a possibilidade do projeto ser estendido às unidades de negócio, em virtude do “sucesso” do mesmo, possibilitando a troca de informações e benefícios do projeto entre líderes da Matriz e líderes das Filiais da organização. Atualmente já temos o Fortalecimento de Times projetado para atender entre 2018 e 2019 duas Filiais, Recife e Ecovital, com mais de 40 profissionais inscritos;

6. Percebemos impacto positivo no clima organizacional, no aumento das interações, na promoção de um ambiente de trabalho mais leve e humanizado e na adesão dos profissionais da Matriz em demais ações promovidas pela área de RH desde então;

7. Houve aumento da interação entre as diversas áreas da Matriz (não apenas dentro das equipes de trabalho). Ao longo do projeto havia troca espontânea de experiências entre as áreas que estavam realizando os encontros com as áreas que ainda realizariam (próximas turmas), o que potencializou também uma “integração macro” entre as diversas áreas da Matriz;

8. Observamos que a aplicação de ferramentas de planejamento estratégico, criação dos planos de ação, definição de metas, levantamento de fraquezas, fortalezas, ameaças e oportunidades (swot), realizadas com o apoio e mediação da área de RH, e dentro da estrutura do projeto, garantiu que as mesmas fossem bem direcionadas, efetivas, práticas e realizadas de forma leve, aprazível. Podemos considerar esse um dos resultados fundamentais do projeto, cujo objetivo era potencializar os resultados das equipes e do negócio como um todo, de forma integrada e humanizada, o que vai de encontro aos nossos valores organizacionais, base de todo o desenho do protejo.

Através do Fortalecimento de Times, validamos nossa crença de que é

possível integrar o humano ao resultado, e que a criação de ambientes

transparentes, leves, saudáveis e felizes potencializam as entregas.

Acreditamos que as empresas se tornam mais competitivas, inovadoras e

alavancam seus resultados quando conseguem visualizar que além dos

investimentos em capacitação técnica, devem envolver seus profissionais em

propostas que possibilitam maior interação, melhoria do ambiente de trabalho,

promovendo ações que fortaleçam laços e relacionamentos interpessoais no

12

ambiente corporativo, através de uma cultura que é capaz de enxergar as

pessoas como pessoas, antes de profissionais.

No Fortalecimento de Times, percebemos que quando nos conectamos com as

pessoas de forma integral, quando paramos para ouvir suas trajetórias de vida,

descobrimos quais são seus interesses, seus hobbies, de onde vieram, como

são suas famílias, o que as movem, potencializamos nossa capacidade

empática, descobrimos que nossas diferenças, muitas vezes aumentadas por

distâncias geográficas, cargos ocupados, atividades desenvolvidas, se tornam

quase imperceptíveis. E através dessa conexão, do laço estabelecido, nossa

capacidade humana aflora e podemos observar no ambiente corporativo maior

colaboração, aumento da sinergia, da capacidade de solucionar problemas, de

inovar, e enfim, de nos enxergarmos fortes, como um TIME.