projeto do curso de pÓs-graduaÇÃo em direito do trabalho … professora das disciplinas de...

20
GRUPO UNIASSELVI PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PREPARAÇÃO PARA A MAGISTRATURA BLUMENAU 2011

Upload: lamduong

Post on 08-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

GRUPO UNIASSELVI

PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

DIREITO DO TRABALHO E PREPARAÇÃO PARA A MAGISTRATURA

BLUMENAU

2011

Page 2: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

2

1. BREVE HISTÓRICO DO GRUPO UNIASSELVI E IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1.1. Histórico da Instituição:

O Grupo UNIASSELVI é uma instituição com atuação fundamentada em princípios

norteadores claros e objetivos, com uma estrutura administrativa enxuta - cujo objetivo sempre é atender os acadêmicos de forma rápida e eficiente. O Grupo UNIASSELVI tem uma história comprometida com a formação integral de seus alunos, colaboradores e da comunidade local e regional.

Desde sua criação a UNIASSELVI vem crescendo e hoje já é considerado o maior Grupo

de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina, possuindo cursos em diversas áreas e unidades de ensino em Indaial, Brusque, Rio do Sul, Guaramirim e Blumenau.

O Grupo UNIASSELVI define os princípios norteadores de sua prática e filosofia de

trabalho como Instituição de Ensino Superior por meio de quatro linhas:

NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER

CADA PESSOA TEM QUE CONSTRUIR A SUA HISTÓRIA

FORMAR EMPREENDEDORES

A NEGOCIAÇÃO COMO METODOLOGIA DO RELACIONAMENTO HUMANO

Conhecimento ou ciência é a atividade humana que descreve e explica os diferentes

campos da realidade, buscando introduzir mudanças nos mesmos. Supõe uma atitude ativa e não contemplativa, já que sua finalidade é operar sobre a realidade para transformá-la (NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER).

A aprendizagem é o resultado da construção ativa, pelo sujeito, do objeto da aprendizagem. Supõe um aprendiz ativo que desenvolve hipóteses próprias acerca do funcionamento do mundo e que as coloca à prova permanentemente. Supõe, ainda, que o professor e o acadêmico as explorem e aprendam juntos (CADA PESSOA TEM QUE CONSTRUIR A SUA HISTÓRIA).

É por isto que o Grupo UNIASSELVI se preocupa não apenas com os conteúdos, mas também com a forma organizativa e com as práticas cotidianas concretas do processo educativo, ou seja, com o que ensina e em que contexto organizacional ensina. As suas idéias-força estão centradas na participação e na excelência acadêmica. Assim, todos os professores de um mesmo curso têm participação direta nas decisões de ensino.

Page 3: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

3

No que se refere à excelência acadêmica, é preciso que a instituição tenha atitudes e demonstre capacidades que se manifestem no modo de agir sobre a realidade, pois as palavras comovem, mas só os exemplos atraem. Além disso, a escola deve garantir adequados níveis de excelência acadêmica em todas as instâncias.

É necessário passar dos “saberes” para as “competências”. Saber, saber raciocinar, saber fazer e saber ser organizam o Projeto Político Institucional do Grupo UNIASSELVI.

Os conteúdos conceituais, os procedimentos e as atividades para o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais devem permitir à comunidade acadêmica a participação como membros plenos da sociedade.

A competência é definida, em sentido amplo, como o conhecimento em ação, uma habilidade reconhecida, uma capacidade que se manifesta no modo de agir sobre a realidade. Não basta que o acadêmico "saiba", deve "saber fazer".

O Grupo UNIASSELVI está comprometido com a qualidade, entendida como excelência acadêmica, razão pela qual assume a responsabilidade de potenciar a capacidade de seus docentes e acadêmicos (FORMAR EMPREENDEDORES). Por isso, tratará de ampliar constantemente, por meio da maior quantidade e diversidade possível de experiências educativas, a capacidade de aprendizado e os elementos da cultura entendidos como forma plural.

Os aspectos operacionais da execução deste Projeto Pedagógico Institucional e de Ensino são flexíveis e deverão ser continuamente discutidos pela comunidade do Grupo UNIASSELVI, para que todos os segmentos da mesma, de fato sejam, em todas as suas dimensões, agentes transformadores da sociedade.

O que se deve manter e garantir é a consistência na ação pedagógica, a avaliação dos objetivos propostos e a unicidade filosófico-educacional do Projeto Pedagógico Institucional, bem como o perfil do profissional que o Grupo UNIASSELVI deseja formar.

A prática pedagógica deve se caracterizar pelo processo de ensino e de aprendizagem, sendo que o educador não forma a personalidade do educando, mas exerce uma tarefa maiêutica de provocar e orientar o desenvolvimento de suas potencialidades (A NEGOCIAÇÃO COMO METODOLOGIA DO RELACIONAMENTO HUMANO).

Com essa filosofia, busca-se, articular o conhecimento teórico com o prático, atuando

no ensino e na extensão, assumindo papel acadêmico importante e comprometido com o desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade.

A pós-graduação está presente em todo o estado de Santa Catarina, contando com

cursos em convênio com outros seis estados no Brasil e também na Argentina, Chile e Equador. Possui um quadro de professores composto em sua maioria por mestres e doutores com

Page 4: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

4

profunda experiência profissional e acadêmica nas áreas em que lecionam, de modo a garantir uma excelência na formação que proporcionamos em nossos cursos.

Quanto à legalidade, os nossos cursos de pós-graduação estão em conformidade com as

exigências legais do Ministério da Educação e Cultura - MEC -(Resolução 01/2007 do CNE/CES, de 08 de julho de 2007) e do Conselho Estadual de Educação - CEE/SC - (Resolução 01/2001, de 6 de fevereiro de 2001). Assim, asseguramos aos nossos alunos a participação em cursos idôneos de acordo com a legislação e válidos em todo o território nacional.

Neste contexto de preocupação constante com a qualidade, os nossos esforços são

dirigidos de modo que você, como profissional interessado em ampliar seus conhecimentos, suas capacidades e possibilidades, possa se aperfeiçoar e se superar, tanto no exercício da sua profissão como do magistério superior.

1.2. Nome do Curso:

Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização (Lato Sensu) em Direito do Trabalho e Preparação para a Magistratura

1.3. Área do Conhecimento:

Direito

1.4. Forma de oferta:

Presencial

1.5. Unidade Responsável:

CIDADE: Blumenau/SC

1.6. Coordenação do Curso:

Nome: Andrea Maria Limongi Pasold Titulação: Mestre Descrição da experiência acadêmica e profissional: Especialista em Direito Civil; ex-professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS – União Pioneira de Integração Social; professora de pós-graduação da AMATRA12; professora convidada permanente da ESA/OAB/SC; Juíza do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Endereço, telefone e e-mail: Rua José Deeke, 588, Escola Agrícola, Blumenau, SC, fone (47) 3339-8689, e.mail [email protected]

Page 5: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

5

2. CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

2.1. Período de Realização

Início: 02 de março de 2012 Término: 31 de julho de 2013

Turnos: matutino e noturno Horário das aulas: das 08h às 13h, e das 18h45min às 22h

2.2. Carga Horária:

480 h/a

2.3. Número de Vagas:

Mínimo – 35 (trinta e cinco) Máximo – 55 (cinquenta e cinco)

2.4. Público-Alvo:

Graduados de Direito que tenham interesse em se especializar Direito do

Trabalho e se preparar para prestar concurso para a Magistratura do Trabalho.

Page 6: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

6

3. CONCEPÇÕES DO CURSO

3.1. Objetivos:

Preparar profissionais para atuarem de forma integrada na magistratura do trabalho e carreiras jurídicas afins.

3.2. Justificativa:

Diante dos desafios do mundo moderno é necessário investir no ensino de qualidade, e

neste contexto, o curso visa aprimorar os conhecimentos dos operadores do Direito, inclusive

para possibilitar maior competitividade aos interessados em concursos para ingresso na

magistratura do trabalho. E a realização de cursos desta natureza, acarreta sensível melhora na

aplicação da justiça, tanto em relação aos futuros juízes do trabalho, como aos advogados e

demais profissionais do Direito, vinculados à área do Direito Material e Processual do Trabalho.

3.3. Profissão e Campo de Atuação:

O especialista em Direito do Trabalho e Preparação para a Magistratura poderá atuar no

Poder Judiciário, assim como já acontece com vários alunos dos cursos ministrados pela

AMATRA12, que atualmente são juízes do trabalho, procuradores do trabalho, advogados

militantes na Justiça do Trabalho e servidores do Judiciário e de diversos órgãos públicos.

Além disso, com a oferta do curso de especialização, a AMATRA12 cumpre um dos seus

objetivos estatutários, que é o de colaborar para o aprimoramento cultural e a ampliação do

pensamento jurídico sobre o Direito do Trabalho, em conjunto com a sociedade.

Page 7: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

7

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

3.4. Matriz Curricular:

O curso tem 18 disciplinas com carga horária total de 480 h/a, as quais estão

organizadas da seguinte forma:

DISCIPLINA C/H PROFESSOR TITULAÇÃO

Direito Administrativo 30 Michael Knabben Esp.

Direito Civil 50 Andrea M. Limongi Pasold MSc.

Direito Constitucional 40 Clenio Jair Schulze MSc.

Direito do Trabalho – Módulo I 40 Maria de Lourdes Leiria Drª.

Direito do Trabalho – Módulo II 40 Rogério Dias Barbosa Esp.

Direito Internacional e Comunitário 10 Karine de Souza Silva Drª.

Direito Penal do Trabalho 10 Michele Polippo MSc.

Direito Previdenciário 30 Carlos Alberto P. Castro MSc.

Direito Processual Civil – Módulo I 30 Reinaldo Branco Moraes

Direito Processual Civil – Módulo II 30 Andréa Morgado Dietrich MSc.

Direito Proc. Trabalho – Módulo I 30 Nelson Hamilton Leiria Dra.

Direito Proc. Trabalho – Módulo II 30 Daniel Natividade Oliveira MSc.

Medicina do Trabalho 10 Vinícios Augusto Resener Esp.

Metodologia do Artigo Científico 20 Everaldo da Silva Dr.

Metodologia da Pesquisa Científica 20 Patrícia Lanzini Franco MSc.

Metodologia do Ensino Superior 20 Antonio José Muller Dr.

Prática de Cálculos Trabalhistas 10 Jair Michelluzzi Esp. Técnica e Prática de Sentença 30 Ricardo Córdoba Diniz MSc.

TOTAL 480

3.5. Ementas e referências:

3.5.1. Direito Administrativo – 30 h/a

Ementa: 1) Princípios informativos da administração pública. 2) Ato administrativo. 3) Vícios do ato administrativo. 4) Administração Direta e Indireta. 5) Poderes da administração. 6) Responsabilidade civil do Estado. 7) Controle jurisdicional de legalidade dos atos administrativos. 8) Bens públicos: imprescritibilidade e impenhorabilidade. 9) Agentes públicos: servidor público e funcionário público, Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei n. 8.112 de 11 de dezembro de 1990), direito de sindicalização e direito de greve do servidor público. 10) Improbidade administrativa. 11) Inquérito civil público. Ajustamento de conduta. 12) Serviço público.

Page 8: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

8

Bibliografia básica: BANDEIRA DE MELO, Celso Antonio. Curso de direito administrativo. 28. ed. rev. e atual., São Paulo: Malheiros, 2010. 1127 p. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanellla. Direito administrativo. 24. ed., São Paulo: Atlas, 2011. GASPARINI, Diogenes. Direito administrativo. 16. ed. rev. e atual., São Paulo: Saraiva, 2011. 1168 p. MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 15. ed. rev. e atual., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 37. ed. atual. por Eurico de Andrade Azevedo, Délcio Balestro Aleixo e José Emmanuel Burle Filho. São Paulo: Malheiros, 2011. 831 p.

3.5.2. Direito Civil – 50 h/a

Ementa: 1) Da lei. Eficácia espacial e temporal; princípio da irretroatividade da lei. Revogação, derrogação e abrogação. Direito Adquirido. 2) Hierarquia, integração e interpretação da lei. Métodos de interpretação. Analogia. Princípios Gerais do Direito e eqüidade. 3) Das pessoas. Naturais e Jurídicas. As fundações. Grupos jurídicos não personificados. Despersonalização e responsabilidades. Domicílio e residência. 4) Dos fatos jurídicos. Negócios jurídicos. Teoria das nulidades. Atos ilícitos. Prescrição e decadência. 5) Dos bens e suas classificações. Do bem de família. 6) Das obrigações. Cláusula penal. Inadimplemento. Responsabilidade extracontratual. Teoria da imprevisão. 7) Dos contratos. 8) Empresa. Sociedade. Estabelecimento. 9) Responsabilidade Civil.

Bibliografia básica: BARROS MONTEIRO, Washington. Curso de direito civil. v. 4, 36. ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 422 p. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. v. 2, 26. ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 518 p. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA, F. Rodolfo. Novo curso de direito civil. Obrigações. v.II, 12 ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 410 p. KONRAD, Mário Alberto; KONRAD, Sandra Ligian Nerling. Direito civil 1 – Parte geral, obrigações e contratos. 5. Ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 222 p. RODRIGUES, Sílvio. Direito civil - parte geral, v. 1, 34. ed. atual. de acordo com o novo Código Civil (Lei n. 10.406, de 10/01/2002), São Paulo: Saraiva, 2007. 368 p.

3.5.3. Direito Constitucional – 40 h/a

Ementa: 1) Constituição. Poder Constituinte. Emenda. Reforma e Revisão Constitucionais. 2) Princípios constitucionais: validade, eficácia e aplicação. Princípios constitucionais do trabalho. 3) Normas constitucionais. 4) Dos direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais, difusos e coletivos. Tutelas constitucionais das liberdades: hábeas corpus, hábeas data, mandado de segurança individual e coletivo, mandado de injunção e ação popular. Dos direitos sociais. Da associação sindical: autonomia, liberdade de atuação. 5) Constituição e Processo: direito e garantias fundamentais de natureza processual. 6) Princípio da separação dos poderes. Do Poder Legislativo. Do Poder Executivo. Do Poder Judiciário. 6) Do Ministério

Page 9: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

9

Público. 7) Advocacia Geral da União. 8) Da Administração Pública. Servidores públicos. Princípios constitucionais. 9) Controle da constitucionalidade das leis. 10) Das finanças públicas.

Bibliografia básica: BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 26. ed., São Paulo: Malheiros Editores, 2011. 809 p. BRANDÃO, Paulo de Tarso. Ações constitucionais – novos direitos e acesso à justiça. 2. ed., Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006. 319 p. CANOTILHO, J.J. Gomes – Vital Moreira. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed., Coimbra: Edições Almedina, 2007. 1524 p. GUERRA FILHO, Willis Santiago. Processo constitucional e direitos fundamentais. 4. ed., São Paulo: RCS Editora, 2005. 276 p. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 27. ed., São Paulo: Atlas, 2011. 944 p. PEREIRA, Jane Reis Gonçalves. Interpretação constitucional e direitos fundamentais. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2006. 546 p. PORTO, Pedro Rui da Fontoura. Direitos fundamentais sociais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. 275 p. SILVA, Afonso da Silva. Curso de direito constitucional positivo. 34. ed. rev. e atual., São Paulo: Malheiros Editores, 2011. 924 p.

3.5.4. Direito do Trabalho I – 40 h/a

Ementa: 1) Direito do Trabalho: conceito, autonomia, fundamentos, formação histórica, tendências atuais. Flexibilização. Desregulamentação. 2) Fontes do Direito do Trabalho. 3) Princípios do Direito do Trabalho. Distinção entre princípio e norma. 4) Relação de trabalho e relação de emprego. 5) Relações de trabalho lato sensu: trabalho autônomo, eventual, temporário, avulso. Portuário. Estágio. Cooperativas de mão-de-obra. 6) Empregado. 7) Empregador. 8) Trabalho rural. 9) Terceirização no Direito do Trabalho. 10) Contrato de emprego. 11) Duração do trabalho. 12) Repousos. 13) Remuneração e salário. 14) Equiparação salarial. 15) Alteração do contrato de emprego. 16) Interrupção e suspensão do contrato de trabalho.

Bibliografia básica: BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 7. ed., São Paulo: LTr, 2011. 1104 p. CAMINO, Carmen. Direito individual do trabalho. 4. ed., Porto Alegre: Síntese Editora, 2004. 570 p. DELGADO. Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 10. ed., São Paulo: LTr, 2011. 1403 p. GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Élson. Curso de direito do trabalho. 17 ed., Rio de Janeiro: Forense, 2006. 752 p. MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 27. ed., São Paulo: Atlas, 2011. 876 p. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 26. ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 1470 p. PLÁ RODRIGUES, Américo. Princípios de direito do trabalho. Tradução de Wagner Giglio. 3. ed. São Paulo: LTr, 2004. 456 p. SÜSSEKIND, Arnaldo; MARANHÃO, Délio; VIANNA, Segadas. Instituições de direito do trabalho.

Page 10: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

10

20. ed., São Paulo: LTr, 2002. 1574 p.

3.5.5. Direito do Trabalho II – 40 h/a

Ementa: 1) Cessação do contrato de emprego. Aviso prévio. Rescisão. 2) Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. 3) Estabilidade e garantias provisórias de emprego. 4) Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 5) Prescrição e decadência no Direito do Trabalho. 6) Segurança e higiene do trabalho. 7) Direito Coletivo do Trabalho. Conflitos coletivos de trabalho e mecanismos para sua solução. Negociação coletiva. 8) Entidades sindicais. Liberdade sindical. Convenção n° 87 da OIT. Organização sindical. Categoria. 9) Mediação e arbitragem no Direito do Trabalho. Poder normativo da Justiça do Trabalho. 10) A greve no direito brasileiro. 11) Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos na esfera trabalhista.

Bibliografia básica: BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 7. ed., São Paulo: LTr, 2011. 1104 p. DELGADO. Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 10. ed., São Paulo: LTr, 2011. 1403 p. GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Élson. Curso de direito do trabalho. 19 ed., Rio de Janeiro: Forense, 2011. 824 p. MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 25. ed., São Paulo: Atlas, 2009. 876 p. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 26. ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 1470 p. ROBERTS, Sonia Maria Ferreira. Contratos coletivos de trabalho – Flexibilização e seus limites. Curitiba, 2004. 190 p.

3.5.6. Direito Internacional e Comunitário – 10 h/a

Ementa: 1) Sujeitos do Direito Internacional Público: Estados e Organizações Internacionais. 2) Órgãos das relações entre os Estados: agentes diplomáticos; representantes consulares; convenções de Viena de 1961 e 1963; as Missões Especiais. 3) A Imunidade de Jurisdição dos Estados. Imunidade de Execução. 4) Atividades do Estrangeiro no Brasil: limitações (constitucionais); imigração espontânea e dirigida. 5) Tratados Internacionais: vigência e aplicação no Brasil. 6) Organização Internacional do Trabalho: história; órgãos; papel da Comissão de Peritos e do Comitê de Liberdade Sindical. Convenções e Recomendações Internacionais do Trabalho: vigência e aplicação no Brasil. 7) OMC e concorrência internacional. "Dumping Social", "Cláusula Social" e "Selo Social". Padrões trabalhistas mínimos. 8) Aplicação de lei trabalhista estrangeira: os princípios da lex loci execucionis e de locus regit actum. Direito comunitário: conceito e princípios e orientações sociais. Mercosul, Nafta e União Européia: constituição, estrutura, principais normas em matéria social. Livre Circulação de Trabalhadores: normas processuais do Mercosul.

Bibliografia básica: ACCIOLY, Hildebrando. Manual de direito internacional público. 19. Ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 976 p. MAGALHÃES, José Carlos de. O Supremo Tribunal Federal e o direito internacional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.

Page 11: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

11

MEDEIROS, Antonio Paulo Cachapuz de. O poder de celebrar tratados: competência dos poderes constituídos para a celebração de tratados, à luz do direito internacional, do direito comparado e do direito constitucional brasileiro. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1995. MELLO, Celso Duvivier de Albuquerque. Curso de direito internacional público. 15. ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2004. 926 p. REZEK, José Francisco. Direito internacional público: curso elementar. 13. ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 440 p. SILVA, Karine de S. Direito da Comunidade Européia: fontes, princípios e procedimentos. Ijuí: Unijuí, 2004. SÜSSEKIND, Arnaldo. Direito internacional do trabalho. 3. ed., São Paulo: LTr, 2000. 449 p.

3.5.7. Direito Penal do Trabalho – 10 h/a

Ementa: 1) Conceitos penais aplicáveis ao Direito do Trabalho: dolo; culpa; reincidência; circunstâncias agravantes; circunstancias atenuantes; majorantes e minorantes. 2) Tipo e tipicidade penal. Exclusão. Legítima defesa e estado de necessidade. 3) Crime: conceito, tentativa, consumação, desistência voluntária, arrependimento eficaz, culpabilidade, co-autoria e comparticipação. 4) Crimes contra a liberdade pessoal. 5) Crimes contra o patrimônio: estelionato, apropriação indébita, furto, roubo receptação, extorsão e dano. 6) Crimes contra a honra. 7) Crime de abuso de autoridade. 8) Crimes contra a administração da Justiça. 9) Crimes contra a Organização do Trabalho: condutas criminosas relativas à anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social; retenção de salário: apropriação indébita e sonegação das contribuições previdenciárias. 10) Crimes de falsidade documental: falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, falsidade de atestado médico, uso de documento falso e supressão de documento.

Bibliografia básica: COSTA Jr., Paulo José. Curso completo de direito penal. 12. ed., São Paulo: Saraiva, 2010. DELMANTO, Celso. Código penal comentado. 7. ed., Renovar, 2007. DOTTI, René Ariel. Curso de direito penal: parte geral. 3. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2010. GRECO, Rogério. Curso de direito penal. 3. ed., Niterói: Impetus, 2003. MESTIERI, João. Manual de direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 1999. MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato N. Manual de direito penal. v. I. 25. ed., São Paulo: Ed. Atlas, 2011. 483 p.

3.5.8. Direito Previdenciário – 30 h/a

Ementa: 1) Seguridade social: conceito e princípios constitucionais. 2) Da organização da seguridade social. 3) Do custeio da seguridade social: sistema de financiamento, contribuições, isenções, remissão e anistia. Hipótese de incidência de contribuição. Arrecadação e recolhimento das contribuições. Responsabilidade pelo recolhimento. Prescrição e decadência. 5) Previdência social: conceito e princípios. Beneficiários e prestações da previdência social. Benefícios. Elementos básicos de cálculo do valor dos benefícios. Acidente do trabalho. Seguro-desemprego. Cumulação de benefícios e prescrição.

Bibliografia básica: BALERA, Wagner. Sistema de seguridade social. 5. ed., São Paulo: LTr, 2009. 167 p.

Page 12: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

12

BOLLMANN, Vilian. Hipótese de incidência previdenciária e temas conexos. São Paulo: LTr, 2005. 152 p. CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de direito previdenciário. 13 ed., São José: Conceito Editorial, 2011. 1066 p. EDUARDO, Ítalo Romano; EDUARDO, Jeane Tavares Aragão; TEIXEIRA, Amauri Santos. Direito previdenciário: benefícios, teoria e 300 questões. 2. ed. rev., ampl. e atual. com a MP 83, de 12/12/2002 e o novo Código Civil. Rio de Janeiro: Impetus, 2003. LUGON, Luiz Carlos de Castro. LAZZARI, João Batista. Curso modular de direito previdenciário. Florianópolis: Conceito. 2007. 688 p. MARTINS, Sérgio Pinto. Direito da seguridade social. 31. ed., São Paulo: Atlas, 2011. 536 p.

3.5.9. Direito Processual Civil I – 30 h/a

Ementa: 1) Princípios fundamentais do processo civil. 2) Jurisdição e competência. 3) Ação. Ação e pretensão. Condições da ação. 4) Processo. Relação jurídica processual e relação jurídica material. Objeto do processo: mérito da causa. Processo e procedimento. Tipos de processo. 5) Formação, suspensão e extinção do processo. Pressupostos processuais. Ausência. Efeitos. Efetividade do processo. 6) Sujeitos da relação processual. Capacidade de ser parte e capacidade de estar em Juízo. Legitimação ordinária e extraordinária: substituição processual. Procuradores. Ministério Público. O Juiz. Intervenção de terceiros. Assistência. 7) Atos processuais. Prazos. Despesas processuais. Honorários.

Bibliografia básica: CINTRA, Antonio Carlos de Araújo, GRINOVER, Ada Pellegrini e DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 27. ed. rev. e atual., São Paulo: Malheiros, 2011. DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. 14. ed., São Paulo: Malheiros Editores, 2009. 413 p. FUX, Luiz. A Reforma do processo civil: comentários e análise crítica da reforma infraconstitucional do Poder Judiciário e da reforma do CPC. Rio de Janeiro: Impetus, 2006. 342 p. MORGADO, Andréa. Direito processual civil: ação, processo e procedimento. São José: Conceito Editorial, 2009. 109 p. MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Manual do processo de conhecimento. 6. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. 816 p. PORTANOVA, Rui. Princípios do processo civil. 7. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. 308 p. THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. v. I, 52. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2011. 861 p. WAMBIER, Teresa Arruda Alvin; MEDINA, José Garcia. Parte geral e processo de conhecimento. v. I, 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. 362 p.

3.5.10. Direito Processual Civil II – 30 h/a

Ementa: 1)Petição inicial: requisitos e vícios. Pedido. Cumulação de pedidos. 2) Tutela inibitória e antecipação de tutela 3) Resposta do réu: defesa direta e indireta. Contestação, exceção e objeção. Exceções processuais: incompetência, impedimento e suspeição. Reconvenção.

Page 13: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

13

Revelia. Carência de ação. Litispendência, conexão e continência de causa. 4) Prova. Ônus da prova. Iniciativa probatória do juiz e apreciação da prova. Prova emprestada. Indício e presunções. 5) Sentença. Coisa julgada e preclusão. 6) Recursos: princípios gerais e efeitos. Recurso adesivo e reexame necessário. Embargos de declaração. Recurso extraordinário e recurso especial. 7) Ação civil e improbidade administrativa. 8) Incidente de uniformização de jurisprudência. 9) Processo de execução. Liquidação. Títulos executivos judiciais e extrajudiciais. Responsabilidade patrimonial. Bens impenhoráveis. Execução das obrigações de fazer e não fazer. Execução contra a Fazenda Pública. 10) Processo cautelar. Liminares. Medidas cautelares específicas.

Bibliografia básica: CINTRA, Antonio Carlos de Araújo, GRINOVER, Ada Pellegrini e DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 27. ed. rev. e atual., São Paulo: Malheiros, 2011. MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Manual do processo de conhecimento. 6. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. 816 p. WAMBIER, Teresa Arruda Alvin; MEDINA, José Garcia. Recursos. v. II, 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. 331 p. _________. Execução. v. III, 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. 320 p.

3.5.11 Direito Processual do Trabalho I – 30 h/a

Ementa: 1) Princípios. Fontes. Autonomia. Singularidades do Direito Processual do Trabalho. Interpretação. Integração. Eficácia. 2) Organização da Justiça do Trabalho. 3) O Ministério Público do Trabalho. Inquérito civil público. 4) Competência da Justiça do Trabalho: em razão da matéria, das pessoas, funcional e do lugar. Conflitos de competência. 5) Partes, procuradores, representação, substituição processual. Assistência judiciária. Justiça gratuita. Jus postulandi. Mandato tácito. 6) Atos, termos e prazos processuais. 7) Vícios do ato processual. Espécies. Nulidades no processo do trabalho: princípios, argüição, declaração e efeitos. Preclusão. 8) Dissídio individual: procedimento comum e sumaríssimo. Petição inicial: requisitos, emenda, aditamento, indeferimento. 9) Audiência. Conciliação. Resposta do reclamado. Revelia. Exceções. Contestação. Compensação. Reconvenção. 10) Provas no processo do trabalho. Ônus da prova. 11) Sentença. Honorários. Termo de conciliação e seus efeitos perante as partes, terceiros e o INSS. 12) Processo virtual e práticas processuais eletrônicas.

Bibliografia básica: BEBBER. Júlio César. Princípios do processo do trabalho. São Paulo: LTr, 1997. 472 p. BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Curso de direito processual do trabalho. 5. ed., São Paulo: LTr, 2007. 1216 p. CLEMENTINO, Edilberto Barbosa. O processo judicial eletrônico. 1. ed., Curitiba: Juruá, 2007, 210 p. CRUZ, Tadeu. Workflow – A tecnologia que vai revolucionar processos. 2. ed., São Paulo: Atlas, 2000, 226 p. GIGLIO, Wagner D. A.; CORRÊA, Claudia G. Veltri. Direito processual do trabalho. 16. ed. rev., ampl. e adapt., São Paulo: LTr, 2007. 640 p. MACHADO Jr., César P. S. O ônus da prova no processo do trabalho. 3. ed., São Paulo. LTr, 2001. 640 p.

Page 14: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

14

MADALENA, Pedro e OLIVEIRA, Álvaro Borges de. Organização e informática no Poder Judiciário. 1. ed., Curitiba, Juruá, 2003, 199 p. MARTINS, Sérgio Pinto. Direito processual do trabalho. 29 ed., São Paulo: Atlas, 2009. 808 p. ROVER, Aires José. Informática no direito: inteligência artificial – introdução aos sistemas especialistas legais. Curitiba: Juruá, 2001. 269 p. SAAD, Eduardo Gabriel; SAAD, Eduardo D. Saad; BRANCO, Ana Maria. Curso de direito processual do trabalho. 5. ed., São Paulo: LTr, 2007. 1304 p. SARAIVA, Renato. Curso de direito processual do trabalho. 2. ed., São Paulo: Editora Método, 2005. 1055 p. TOSTES MALTA, Christóvão Piragibe. Prática do processo trabalhista. 34 ed., São Paulo: LTr, 2007. 750 p.

3.5.12 Direito Processual do Trabalho II – 30 h/a

Ementa: 1) Recursos. Princípios, pressupostos de admissibilidade, procedimentos, efeitos. Recurso ordinário, agravo de petição, agravo de instrumento e embargos de declaração. Recurso adesivo. Recurso de revista. 2) Execução Trabalhista. Liquidação de sentença. Mandado de citação. Penhora. 3) Embargos à Execução. Exceção de pré-executividade. Impugnação à sentença de liquidação. Embargos de Terceiro. Fraude à execução. 4) Expropriação dos bens do devedor. Arrematação. Adjudicação. Remição. Execução contra a Fazenda Pública. Execução das contribuições previdenciárias. 5) Inquérito para apuração de falta grave. 6) Ações civis admissíveis no processo trabalhista: ação de consignação em pagamento, ação de prestação de contas, mandado de segurança, ação monitória, ação anulatória. 7) Ação civil pública. Ação civil coletiva. Legitimados, substituição processual, condenação genérica e liquidação. Coisa julgada e litispendência. 8) Dissídio coletivo. Sentença normativa. Ação de cumprimento. 9) Ação rescisória no processo do trabalho. 10) Tutela antecipatória de mérito e tutelas cautelares no Direito Processual do Trabalho. 11) Correição parcial. Reclamação à instância superior.

Bibliografia básica: BEBBER. Júlio César. Recursos no processo do trabalho. 3. ed., São Paulo: LTr, 2011. 496 p. BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Curso de direito processual do trabalho. 5. ed., São Paulo: LTr, 2007. 1216 p. GIGLIO, Wagner D. A.; CORRÊA, Claudia G. Veltri. Direito processual do trabalho. 16. ed. ver., ampl. e adapt., São Paulo: LTr, 2007. 640 p. MARTINS, Sérgio Pinto. Direito processual do trabalho. 29 ed., São Paulo: Atlas, 2009. 808 p. PINTO, José Augusto Rodrigues. Execução trabalhista. 11. ed., São Paulo: LTr, 2006. 584 p. SAAD, Eduardo Gabriel; SAAD, Eduardo D. Saad; BRANCO, Ana Maria. Curso de direito processual do trabalho. 5. ed., São Paulo: LTr, 2007. 1304 p. OLIVEIRA, Francisco Antônio de. A execução na Justiça do Trabalho. 5. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. 981 p. SARAIVA, Renato. Curso de direito processual do trabalho. 8. ed., São Paulo: Editora Método, 2011. 1055 p. TEIXEIRA FILHO, Manoel Antônio. Execução no processo do trabalho. 10 ed., São Paulo: LTr, 2009. 555 p. TOSTES MALTA, Christóvão Piragibe. Prática do processo trabalhista. 35 ed., São Paulo: LTr,

Page 15: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

15

2008. 744 p.

3.5.13. Medicina do Trabalho – 10 h/a

Ementa: 1) Medicina do trabalho: histórico e conceitos; 2) higiene ocupacional e insalubridade: agentes químicos, físicos e biológicos; avaliação do ambiente de trabalho; 3) perícias médicas trabalhistas: conceitos, objetivos, técnica de elaboração de quesitos; 4) Saúde do Trabalhador: conceitos, saúde, doença, acidentes, técnicas de avaliação, métodos diagnósticos.

Bibliografia básica: BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Org. DIAS, Elizabeth Costa. Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. _______, Ministério do Trabalho e Emprego. NHO 01 – Norma de higiene ocupacional - avaliação da exposição ocupacional ao ruído. São Paulo: FUNDACENTRO, 2001. _______, Ministério do Trabalho e Emprego. NHO 06 – Norma de higiene ocupacional - avaliação da exposição ocupacional ao calor. São Paulo: FUNDACENTRO, 2002. _______, Ministério do Trabalho e Emprego. Introdução à higiene ocupacional. São Paulo: FUNDACENTRO, 2004. _______, _______. Segurança e Medicina do Trabalho – Normas Regulamentadoras. 68 ed., São Paulo: Atlas, 2011. 896 p. GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Meio ambiente do trabalho - Direito, Segurança e Medicina do Trabalho. São Paulo: Métido, 2007. MENDES, René. (Org.). Patologia do trabalho. 2. ed., atual. e ampl., São Paulo: Atheneu, 2005. RUAS, A.C. Avaliação de conforto térmico-contribuição à aplicação prática das normas internacionais. São Paulo: FUNDACENTRO, 2001. TRINDADE, Washington Luiz da. Segurança e higiene do trabalho / Work security and hygiene. s. l; LTr; 1989. 168 p.

3.5.14. Metodologia do Artigo Científico – 20 h/a

Ementa: 1) A redação técnico-científica. 2) Artigo Científico: importância acadêmica e profissional; elaboração, orientação, organização e apresentação da pesquisa. 3) Citações e Referências do artigo científico. 3.5.15. Metodologia da Pesquisa Científica – 20 h/a Ementa: 1) Conhecimento e Ciência. 2) Pesquisa Científica: etapas, modalidade, coletas e análises de dados. 3) Trabalhos Acadêmicos. 3) Artigo Científico: apresentação gráfica, orientações metodológicas, estrutura. 4) Delimitação da Pesquisa: tema, problema, objetivos e etapas do desenvolvimento. 5) Informações sobre orientação do artigo.

3.5.16. Metodologia do Ensino Superior – 20 h/a

Ementa. 1) O contexto educacional. 2) Conceitos de ensino e aprendizagem e seus níveis. 3) Estratégias cognitivas e metacognição. 3) Ensino e fases de aprendizagem. 4) Compreensão e

Page 16: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

16

análise do processo de ensino. 5) Planejamento como instrumento de criação, manutenção e aperfeiçoamento da ação docente. 6) Avaliação no processo do ensino-aprendizagem.

3.5.17. Prática de Cálculos Trabalhistas – 10 h/a

Ementa: 1) Quantificação de pedidos na peça inicial das reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo. 2) Liquidação da sentença por cálculos do contador. 3) Cálculos trabalhistas: aspectos práticos.

Bibliografia básica: AMARAL FILHO, Adalberto Jose do. Cálculos trabalhistas: para advogados, contadores, administradores de empresas, economistas e pessoal de recursos humanos. São Paulo: LTr, 2002. 271 p. CASTILHO, Paulo Cesar Baria de. Prática de cálculos trabalhistas na liquidação de sentença. 3. ed., São Paulo: RT, 2005. 316 p. OLVIERIA, Francisco Antônio de. Execução na Justiça do Trabalho. 6. Ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. 556 p. OLIVEIRA, Aristeu de. Cálculos trabalhistas. 23. ed., São Paulo: Atlas, 2011. 448 p. SALEM, Luciano Rossignolli, SALEM, Dina Aparecida Rossignoli. Cálculos trabalhistas - Doutrina, legislação, jurisprudência e prática. 2. ed., São Paulo: LTr, 2004. 486 p. SANCHEZ, Adilson. Tratado das verbas trabalhistas: lógica e cálculos trabalhistas. 2. ed., São Paulo: LTr, 2011. 216 p. SANTOS, José Aparecido dos. Curso de cálculos de liquidação trabalhista – dos conceitos à elaboração das contas. 2. ed. rev. e atual., Curitiba: Juruá, 2008. 703 p.

3.5.18. Técnica e Prática de Sentença – 30 h/a

Ementa: 1) Sentença: noções gerais, requisitos formais da sentença, requisitos de dicção da sentença. 2) Aspectos práticos da sentença.

Bibliografia básica: CARNELUTTI, Francesco. Como se faz um processo. Tradução de Hildomar Martins Oliveira. Belo Horizonte: Líder, 2001. CALVET, Otavio Amaral. Magistratura do trabalho: sentenças de concursos resolvidas. 2 ed. ampl., São Paulo: Editora Campus, 2005. 287 p. MACHADO Jr., César P. S. O ônus da prova no processo do trabalho. 3. ed., São Paulo. LTr, 2001. 640 p. TOSTES MALTA, Christóvão Piragibe. Prática do processo trabalhista. 32 ed., São Paulo: LTr, 2004. 1039 p. TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. A prova no processo do trabalho. 9. ed., São Paulo: LTr, 2010. 336 p.

________. A sentença no processo do trabalho. 4 ed., São Paulo: LTr, 2010. 392 p.

Page 17: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

17

4. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

5.1 Metodologia

O Grupo UNIASSELVI conta com uma equipe para auxiliar os alunos ao longo do curso, desde os recursos disponíveis na Biblioteca Dante Alighieri até o suporte pedagógico e tecnológico.

As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, em finais de semana consecutivos ou alternados, e em dois períodos intensivos na primeira quinzena dos meses de julho de 2012 e de fevereiro de 2013, com aulas de segundas às quintas-feiras, à noite, conforme cronograma que será disponibilizado aos alunos. As aulas serão ministradas pelos professores que produzirão a apostila e todo material necessários para a disciplina. Além disso, o professor definirá as avaliações da disciplina conforme os critérios do Grupo UNIASSELVI selecionar textos complementares e endereços eletrônicos complementares ao desenvolvimento de sua disciplina. Para tanto, o professor-autor deverá ter formação na área da disciplina, com no mínimo especialização.

A cada nova disciplina o aluno recebe o material elaborado pelo professor para

poder acompanhar os conteúdos ministrados. A dispensa de disciplinas já cursadas pelo aluno em outros cursos de pós-

graduação poderá ser concedida mediante: a) apresentação de requerimento e comprovante; b) corresponder à ementa, carga horária e ao conceito de avaliação definido pelo Projeto;c) o tempo entre o término da disciplina cursada e o início da pós-graduação não exceder a três anos.

5.2 Tecnologia

Por ser um curso na modalidade presencial, todos os equipamentos de apoio

pedagógico estarão disponíveis e instalados na sala de aula, tais como projetor multimídia, retroprojetor, DVD e TV estarão disponíveis no Grupo UNIASSELVI. Demais equipamentos caberá ao professor da disciplina solicitar junto a secretaria da unidade que lecionará com antecedência mínima de 15 dias.

5.3 Infra-Estrutura Física

Cada sala de aula, além de ser climatizada, é equipada com um kit áudio-visual

contendo um retropojetor, TV e DVD, quadro branco, bem como diversos computadores para a utilização pelo professor em sala de aula.

Page 18: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

18

Possuímos diversos projetores multimídia, com as especificações: conectores para DVD player (s-vídeo), vídeo cassete (RCA), recorder e computador (RGB). Os aparelhos podem ser monitorados por controle remoto infravermelho, ou ainda, podem ser usados com o mouse, se este ter portas USB ou PS2.

O Grupo UNIASSELVI disponibiliza ainda Auditórios, Cantina, Laboratórios e o

Teatro Michelangelo (Blumenau/SC) para eventos e formaturas, com reserva antecipada de 15 dias e verificação de disponibilidade.

a) Local e Horário de Funcionamento:

Nas dependências da UNIASSELVI, na Unidade de Blumenau.

b) Reprografia

Disponível conforme atendimento prestado.

5.4 Critério de Seleção:

Observações:

• As disciplinas comuns aos cursos da área poderão ser ministradas juntamente com outros cursos, e a critério da coordenação, poderão ser admitidos alunos ouvintes.

• As vagas oferecidas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os candidatos

excedentes permanecerão em lista de espera para chamada em caso de eventual desistência de interessados inscritos anteriormente. Reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso na hipótese de não ser atingido o número mínimo de 35 (trinta e cinco) matrículas.

a) Documentos necessários:

Duas fotocópias do C.P.F. Duas fotocópias do R. G. Duas fotocópias do Diploma - Aluno Fotocópia do Histórico (Cópias normais - não é necessário autenticação. Os documentos devem ser entregues

no local do curso no período de matrícula)

Page 19: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

19

Observação: Também se faz necessário que o professor entregue uma cópia autenticada de sua última titulação (se já o fez não é necessário fazê-lo novamente).

5.5 Critérios para aprovação:

Para ser considerado aprovado no curso, fazendo jus ao certificado o aluno

deverá:

* Cursar todas as disciplinas da grade curricular, com freqüência mínima obrigatória de 75%. * Obter conceito A, B ou C em avaliação específica a cada disciplina, sendo permitido um máximo de 5 conceitos C em todo do programa. Caso o aluno obtenha mais de 5 conceitos C, deverá recuperar disciplinas em outra turma, obtendo conceitos A ou B. * Cursar as disciplinas preparatórios para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, período durante o qual deverá apresentar anteprojeto e obter a aceitação por parte de um orientador devidamente credenciado junto à instituição. * Elaborar e apresentar trabalho monográfico, no formato de artigo científico, obtendo a aprovação por parte do orientador e da banca revisora.

Trabalhos que não obtenham a aprovação do orientador ou da banca serão

reenviados ao aluno para que sejam efetuadas as correções necessárias, dentro de um prazo não maior que 6 (seis) meses após o término das disciplinas.

O conceito atribuído pelo professor deverá ser feito conforme tabela a seguir:

5.6 Controle de Freqüência:

A freqüência mínima a ser cumprida é de 75% (Exigência Ministério da Educação e Cultura). Os alunos que não atingirem 75% estão automaticamente reprovados e

NOTA CONCEITO SIGNIFICADO

9,0 a 10,00 A Excelente

8,0 a 8,9 B Bom

7,0 a 7,9 C Regular

6,0 a 6,9 D Reprovado

Inferior a 6,0 E Reprovado

Page 20: PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO … professora das disciplinas de Direito Civil e Direito do Trabalho na UNISUL, na Faculdade Estácio de Sá e na UPIS

20

deverão se matricular em outra disciplina, efetuar o pagamento e cursá-la novamente no prazo de 6 meses após o término da disciplina em questão.

5.7 Casos de faltas justificadas

• Dificuldade de Locomoção em função de acidente ou enfermidade; (comprovação por atestado médico)

• Doença Infecto-contagiosa; (comprovação por atestado médico) • Licença Maternidade (comprovação por atestado médico) • Óbito de parentes em primeiro grau (4 dias contados do fato ocorrido)

(comprovação por atestado de óbito) Operacionalidade: O aluno beneficiado com o abono de faltas deverá entregar os documentos comprobatórios nas secretarias das unidades onde acontece o curso.

5.8 Avaliação institucional

Ao término de cada disciplina os alunos responderão ao questionário de avaliação docente e institucional. O questionário consiste de perguntas objetivas permitindo as respostas "Ótimo", "Bom", "Regular" e "Péssimo", a respeito dos temas "Professor", "Conteúdo", "Coordenação/Secretaria" e "Instalações". As respostas são cadastradas no sistema on-line que irá produzir estatísticas com graus de 0% (péssimo) a 100% (ótimo), e que podem ser acessadas diretamente através do web site.

Caso a avaliação receba um grau menor que 66,67% (Bom) em qualquer item, o sistema irá enviar uma mensagem eletrônica automática para o coordenador do curso tomar conhecimento.

Em caso de avaliações com valores baixos, o coordenador deverá conversar com

os alunos para identificar a deficiência e propor ações corretivas, como extensão de carga horária ou reposição de conteúdos, entre outras.

5.9 Interdisciplinariedade

A interdisciplinaridade do curso será promovida em duas frentes. A primeira forma de interdisciplinaridade será estabelecida pela própria disposição das disciplinas do curso, que possuem ente si conteúdos que se sobrepõem em parte podendo ser trabalhados de forma que sejam mencionados nas disciplinas que compartilham, mas sempre sob focos específicos e de forma orientada. A segunda maneira pela qual a interdisciplinaridade será promovida é de responsabilidade do coordenador do curso, que conhecendo o projeto, poderá orientar os professores no sentido de alertá-los quanto as possibilidades de relação das disciplinas por ramo de conhecimento.