projeto de recuperação semestral 2ª série em · série/ano: 2ª série ... 02 06 relevo do...

14
Projeto de Recuperação Semestral 2ª Série EM Série/Ano: 2ª série Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo semestre. Como estudar (estratégia): O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeo aulas dos assuntos indicados. O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de: 1ª Avaliação (referente ao 1º bimestre) 1 prova com questões tipo teste 1 Lista de exercícios 2ª Avaliação (referente ao 2º bimestre) 1 prova com questões tipo teste 1 Lista de exercícios Geografia 1º bimestre 1 1 Matéria a ser estudada (conteúdo): VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 01 01 Brasil De colônia agroexportadora a país industrializado 01 02 Globalização no Brasil Aspectos econômicos e sociais 01 03 Brasil e Mercosul 01 04 Localização astronômica e posição geográfica do Brasil 02 05 Estrutura geológica do Brasil 02 06 Relevo do Brasil LISTA DE EXERCÍCIOS 1º bimestre 01. As disparidades regionais e a concentração econômica e industrial no estado de São Paulo, principalmente em sua região metropolitana, revelam as desigualdades geradas a partir da formação do capitalismo nacional. A produtividade brasileira baseava-se nas economias de escala e na concentração espacial das atividades e de seus operadores. Isso gerou, primeiramente, as economias de aglomeração que, posteriormente, transformaram-

Upload: truongdan

Post on 08-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM

Série/Ano: 2ª série Geografia

Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo semestre.

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeo aulas dos assuntos indicados.

O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de:

1ª Avaliação (referente ao 1º bimestre)

1 prova com questões tipo teste

1 Lista de exercícios

2ª Avaliação (referente ao 2º bimestre)

1 prova com questões tipo teste

1 Lista de exercícios

Geografia – 1º bimestre 1 1

Matéria a ser estudada (conteúdo):

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

01 01 Brasil – De colônia agroexportadora a país industrializado

01 02 Globalização no Brasil – Aspectos econômicos e sociais

01 03 Brasil e Mercosul

01 04 Localização astronômica e posição geográfica do Brasil

02 05 Estrutura geológica do Brasil

02 06 Relevo do Brasil

LISTA DE EXERCÍCIOS – 1º bimestre

01. As disparidades regionais e a concentração econômica e industrial no estado de São Paulo, principalmente em sua região metropolitana, revelam as desigualdades geradas a partir da formação do capitalismo nacional. A produtividade brasileira baseava-se nas economias de escala e na concentração espacial das atividades e de seus operadores. Isso gerou, primeiramente, as economias de aglomeração que, posteriormente, transformaram-

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM se em “deseconomias de aglomeração”, por fatores provocados pelas forças contraditórias entre os benefícios econômicos da aglomeração e as desvantagens da concentração, levando à desconcentração industrial.

Eliane C. Santos. “A reestruturação produtiva – do fordismo à produção flexível no estado de São Paulo”. In: Eliseu S. Sposito (org). O novo mapa da indústria no início do século XXI, 2015. Adaptado.

Apresente dois fatores que contribuíram para a concentração das indústrias na região metropolitana de São Paulo e duas condições que promoveram a posterior desconcentração industrial. 02. A partir do século XX, o Brasil apresentou dois modelos de economia agrária. Diferencie o modelo tradicional do moderno. 03. Getúlio Vargas iniciou seu governo no contexto da Grande Depressão norte-americana de 1929, que afetou duramente a economia cafeeira, a maior fonte de riqueza brasileira da época. Ainda assim, conseguiu superar as dificuldades econômicas e colaborou para transformar o Brasil agrário em uma nação industrial. Explique a participação de Getúlio Vargas na transformação econômica vivida pelo Brasil na primeira metade do século XX. 04. A Lei de Terras, de 1850, e a legislação subsequente codificaram os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes, instituindo as garantias legais e judiciais de continuidade do padrão de exploração da força de trabalho, mesmo que o cativeiro entrasse em colapso. Na iminência de transformações nas condições do regime escravista, que poderiam comprometer a sujeição do trabalhador, criavam as peculiares condições que garantissem, ao menos, a sujeição do trabalho na produção do café.

José de Souza Martins, O cativeiro da terra, 1979. Adaptado.

a) Considerando o contexto social de transformações a que se refere o autor, explique os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes que se codificaram na promulgação da Lei de Terras de 1850. b) Explique um impacto da abolição da escravidão em relação ao processo de industrialização. 05.

De acordo com o gráfico, o mercado de trabalho formal no Brasil se ampliou na última década. Cite duas vantagens para os trabalhadores nacionais propiciadas pela carteira assinada e duas vantagens para o governo brasileiro decorrentes da ampliação desse benefício. 06. Hoje o mundo está interligado, globalizado. Diante desse fato, há uma grande quantidade de relações comerciais entre os países, gerando intenso fluxo de exportação e de importação. Todos os dias, acontecem inúmeros negócios de compra e venda, e as mercadorias vendidas ou compradas transitam em diferentes rotas pelo planeta.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM

A partir das informações e da análise do mapa, responda o que se pede. a) Cite 2 fatores que justificam o crescimento do comércio internacional. b) Identifique as principais rotas comerciais apresentadas no mapa. 07. Observe o gráfico a seguir.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM a) Analise o comportamento da pauta de exportações brasileiras no período de 1964 a 2013. b) A China, na atualidade, é o país que mais compra produtos brasileiros. Indique um dos principais produtos brasileiros exportados para esse país. 08. A globalização, apoiada nos três grandes centros de impulsão da economia mundial, não impede que os Estados, as redes ou os indivíduos se organizem em diferentes escalas regionais ou locais. Com base no texto, a) indique duas medidas adotadas pelos países emergentes para se inserirem nos mercados globalizados; b) analise a lógica de implantação das empresas transnacionais nos países em desenvolvimento; 09. O processo de inserção do neoliberalismo enquanto ideologia e corrente de pensamento para a condução das políticas e dos recursos públicos no território brasileiro se deu de forma lenta e gradual, num período que compreende quase três décadas.

(Mirlei Fachini Vicente Pereira e Samira Peduti Kahil. www.ub.edu. Adaptado.)

Indique dois fundamentos da ideologia neoliberal e dê um exemplo de política ou prática neoliberal implantada no Brasil a partir dos anos 1990, apontando suas consequências à sociedade e à economia brasileiras. 10. A inserção atual do Brasil no sistema mundo coloca-o diante da instabilidade da economia mundial e provoca conflitos entre as unidades federativas. Essa condição dificulta a gestão em escala nacional e local. Tendo em vista essa situação, a) apresente um fator da economia mundial que gera a instabilidade na escala nacional; b) explique nesse contexto o que é “guerra fiscal”. 11. Observando o cartograma a seguir, responda ao que se pede.

a) Diferencie uma ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO de uma UNIÃO ADUANEIRA. b) Explique por que, EM TERMOS GEOPOLÍTICOS E LOGÍSTICOS, a adesão da Venezuela (2006) ao Mercosul é vantajosa para os quatro países da formação inicial (1991). 12. O Mercosul, que hoje se configura numa união aduaneira, tem por objetivo principal o estabelecimento de um mercado comum, o que significa, na prática, a construção de um espaço econômico comum entre os países que o compõem. (...) Na medida em que o processo de integração econômica avança, o comércio dos países envolvidos torna-se cada vez mais complexo, exigindo destarte uma cooperação mais intensa em outros campos, que leve em conta a maior densidade dos contatos entre as partes.

(www.mercosul.gov.br)

Considerando o texto, a) indique os países fundadores do Mercosul. b) indique dois países associados ao Mercosul. c) explique um dos principais êxitos e um dos principais entraves econômicos ou políticos dessa organização regional. 13. Sobre a posição do Brasil no continente sul-americano responda: a) Indique os dois países com os quais o Brasil não possui fronteira. b) Quais são os paralelos notáveis que cortam o território brasileiro?

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM 14. No Brasil, os escudos cristalinos correspondem a cerca de 36% da área total do território brasileiro. De qual processo de formação eles são resultantes? 15. Em sua grande maioria, as bacias sedimentares do Brasil possuem camadas dispostas horizontalmente, fato que evidência a ausência de movimentos naturais – tectonismo ou diastrofismo – datados de tempos geológicos modernos. Entretanto, ocorreram movimentos da crosta que formaram fraturas, principalmente em decorrência de forças tectônicas. Qual a consequência dessas fraturas para o território brasileiro? 16. Líder no mercado mundial de minério de ferro até a deflagração da crise financeira de 2008, o Brasil perdeu para a Austrália a hegemonia, embora a Vale ainda lidere, isoladamente, o comércio do insumo. A mineradora brasileira trabalha agora com um horizonte de cinco anos para que o País recupere o mercado perdido em meio à crise.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-perde- lideranca-na-producao-de-minerio-,916731,0.htm

De acordo com a notícia acima, a mineradora brasileira Vale é a maior exportadora mundial de minério de ferro. Sobre ela, responda: a) Onde estão situadas as maiores jazidas da empresa? b) Como essa produção é escoada para os mercados externos?

17. O relevo corresponde ao conjunto de formas apresentadas na superfície terrestre. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra. Em 1985, o professor Jurandyr Ross elaborou uma classificação do relevo brasileiro com base em três fatores geomorfológicos: 1. morfoestrutura – origem geológica; 2. paleoclima – ação de antigos agentes climáticos; 3. morfoclima – influência dos atuais agentes climáticos. Essa classificação associa o passado geológico e o passado climático com os atuais agentes escultores do relevo. Com base nesta associação, o professor Ross identificou três tipos de relevo. Indique cada tipo de relevo e descreva suas características. 18. Um tremor de terra de 2,4 graus de magnitude na escala Richter assustou moradores do interior de Pernambuco quase 20 horas depois do terremoto que atingiu o Chile na madrugada de anteontem. Não houve vítimas nem danos materiais.

Folha de S.Paulo, 01.03.2010.

a) A que se devem os abalos sísmicos ou tremores de terra? b) Por que é reduzida a ocorrência de abalos sísmicos no Brasil? 19.

Considere a figura e seus conhecimentos para responder. a) Anote os números de 1 a 5 correspondentes a cada unidade de relevo ou de estrutura geológica. b) Compare as áreas A e B quanto às atividades agrárias espacialmente predominantes, relacionando essas atividades a características do relevo.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM 20. Observe a figura a seguir e faça o que se pede:

Unidades do Relevo Brasileiro

Fonte: Adaptado de ROSS, J.L.S (org). "Geografia do Brasil". São Paulo: Edusp, 1995, p. 53

a) Quais as unidades de relevo representadas na figura pelos números 10,19 e 02? b) Quais as unidades de relevo representadas na figura pelos números 07, 21 e 03?

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM

Geografia – 2º bimestre

Matéria a ser estudada (conteúdo):

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

02 07 Climatologia e tipos de clima do Brasil

03 08 Hidrografia do Brasil

03 09 Vegetação do Brasil

03 10 Domínios morfoclimáticos do Brasil

03 11 Questões ambientais do Brasil

04 13 Regionalização do território brasileiro

04 14 Complexos geoeconômicos do Brasil

LISTA DE EXERCÍCIOS – 2º bimestre

01. Conforme os estudos de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (A dinâmica climática e as chuvas do Estado de São Paulo: estudo geográfico em forma de atlas. São Paulo: USP, Instituto de Geografia, 1973), o clima do litoral do Estado de São Paulo resulta da interação de três grandes controles atmosféricos de ordem regional: a circulação secundária, sob a forma dos frequentes embates entre as três massas de ar mais atuantes na região; o oceano, matéria-prima da umidade disponível; e o relevo (Serra do Mar, de orientação SO-NE, que atua como barreira aos ventos úmidos predominantes de SE). a) Quais são as três massas de ar mais atuantes no litoral de São Paulo? b) Como o relevo atua para formar as chuvas orográficas? 02. Analise os climogramas dos principais tipos climáticos do Brasil e as fotos que retratam as formações vegetais correspondentes.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM a) Identifique o climograma e a respectiva foto que representa a vegetação do cerrado. b) Mencione duas características da formação vegetal do cerrado e uma característica do clima no qual ela ocorre. 03. Analise a figura a seguir.

A figura ilustra as massas de ar que atuam na dinâmica atmosférica do Brasil: equatoriais, tropicais e polares, que resultam em diferentes tipos climáticos. a) Quais as massas que atuam na região Sul do Brasil? b) Como é denominado o tipo climático predominante e quais são as características do clima que atua nessa região? 04. Observe as figuras.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM

O clima é um dos elementos fundamentais na caracterização das paisagens. Analise as diferenças apresentadas nos climogramas A e B, relacionando-os às áreas correspondentes no mapa, e caracterize a paisagem fitogeográfica correspondente em cada caso. 05. Os mapas adiante representam o comportamento das massas de ar no verão e inverno brasileiros:

(SENE, E. de; MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização". São

Paulo: Scipione, 1998.) Com base na leitura dos mapas e em seus conhecimentos, responda: a) Qual é a massa de ar responsável pela queda de temperaturas observada durante o inverno nas regiões Sul e Sudeste do Brasil? b) Qual é a massa de ar que mais atua no território brasileiro no verão? c) Compare a atuação da Massa de Ar Equatorial Continental (mEc) no verão e no inverno brasileiros. 06. Observe a tabela.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM

a) Justifique a queda da temperatura mínima no Rio Grande do Sul e no Acre nos dias considerados. b) Com base nas temperaturas mínimas observadas na Região Norte, descreva o fenômeno climático ocorrido, mencionando o nome pelo qual ele é conhecido. 07. Boletim do Tempo para o Brasil A semana começa com chuva em quase todo o país. A frente fria que há alguns dias está no Sudeste, hoje, deixa o tempo instável e com chuva, chuviscos e trovoadas em SP, RJ, MG, ES, DF, GO, MS e MT. No Norte e Nordeste, devido ao calor e à umidade, há um aumento da nebulosidade e, à tarde, ocorrem pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No Sul, uma massa de ar frio de origem polar deixa o tempo ensolarado e com temperaturas baixas. O Sol aparece com poucas nuvens na BA, SE e AL. A temperatura mínima fica em torno de 6

°C nas serras

gaúchas e catarinenses, e a máxima atinge 37°C no norte da BA e de RR.

(www.infotempo/uol.com.br)

A partir das informações sobre o tempo, a) indique quatro elementos do clima; b) explique como a latitude interfere no clima. 08. A água utilizada para os mais diversos fins não provém apenas dos reservatórios aquáticos que se podem ver (rios, lagos, lagoas, etc.), mas também fazem parte dos recursos hídricos os aquíferos, importantes reservatórios subterrâneos que são responsáveis pelo armazenamento da maior parte da água doce disponível para o consumo humano. No Estado de São Paulo, por exemplo, os aquíferos têm importância significativa, pois abastecem quase metade do território estadual.

Adaptado de As águas subterrâneas do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo: Instituto Geológico, 2012, p. 5.

a) O que é um aquífero e qual o seu processo natural de formação? b) Explique como as águas superficiais (rios, lagos, lagoas, etc.) relacionam-se com as águas dos aquíferos e aponte um tipo de atividade econômica que faz intenso uso das águas do Aquífero Guarani, especialmente nos períodos de estiagem. 09. O mapa a seguir representa a área abrangida pelo projeto de transposição do rio São Francisco.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM a) Qual o principal bioma a ser atingido pela transposição do São Francisco? Dê duas características desse bioma. b) Indique um impacto positivo e outro negativo esperados no projeto de transposição do São Francisco. 10. Os rios são cursos de água que escoam sobre os continentes. A maior parte deles nasce em fontes naturais originadas de lençóis subterrâneos, alimentados pela infiltração da água das chuvas. Sobre esse tema, responda o que se pede a seguir. a) Identifique a unidade espacial formada por um rio principal e seus afluentes. b) Indique o principal elemento responsável pela intermitência dos rios no semiárido brasileiro. 11. O Brasil é dotado de uma vasta rede hidrográfica. Muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura, profundidade e volume de água escoado, tornando o país detentor de uma das maiores reservas de água doce do mundo. Apesar desta realidade, o país já enfrenta problemas no que concerne ao abastecimento urbano de água potável (como no caso de São Paulo), além de conflitos no campo pela distribuição de água para as atividades da agricultura e pecuária. Com base nestas informações, responda ao que se pede. a) Caracterize o potencial das bacias hidrográficas do Paraná e do Amazonas para o abastecimento de água potável nos centros urbanos, considerando a atual distribuição geográfica da população sobre o território nacional. b) Cite e explique dois impactos negativos decorrentes da utilização dos recursos hídricos da Bacia do Paraná. 12. Nos últimos 10 anos, houve um aumento considerável, na literatura, de referências sobre os biomas brasileiros. Por outro lado, inúmeras iniciativas voltadas para a indicação de áreas prioritárias para conservação ocorreram neste período, tendo como temática os biomas enfocados regionalmente.

Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI / Adma Hamam de Figueiredo (org.). Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2016, p. 139. <Disponível em:

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884.pdf>. Acesso em 30.08.2016. Caracterize, do ponto de vista geográfico a) O que é um bioma? b) Cite dois biomas, localizando-os geograficamente no território brasileiro e identificando problemas relacionados à sua conservação. 13. O texto a seguir é referente à descrição de uma determinada formação vegetal. Leia-o com atenção e faça o que se pede. Vegetação localizada na zona intertropical, junto a enseadas, braços de mar e baías calmas, podendo avançar para o interior de estuários até onde a água se mantém salobra. Sujeita diariamente à ação das marés. Seu porte varia entre arbustivo até arbóreo nos estuários. O sistema radicular, com raízes respiratórias pneumatóforas e raízes escoras, contribui para a fixação dos sedimentos.

(Adaptado de Helmut Troppmair, "Biogeografia e meio ambiente". Rio Claro: Edição do Autor, 4a ed., 1995, p.

109). a) Qual a formação vegetal descrita no texto acima? b) Por que o ecossistema dessa formação vegetal é importante para a manutenção da biodiversidade? c) Quais as ações antrópicas que estão contribuindo para a degradação dessa formação vegetal no território brasileiro? 14. O Brasil é um país de grande extensão territorial, marcado por uma diversidade de paisagens naturais que configuram diferentes domínios morfoclimáticos. a) O que são domínios morfoclimáticos? b) O que é uma faixa de transição morfoclimática? 15. Com base no mapa abaixo e em seus conhecimentos, caracterize os Domínios Morfoclimáticos.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM

a) Domínio I. b) Domínio II c) Domínio III. d) Domínio IV. d) Domínio V. f) Domínio VI. 16. Uma divisão regional é fruto de teorias e métodos utilizados para a regionalização. Ela apresenta uma espécie de fotografia do estágio da organização do espaço geográfico nacional feita a partir das lentes dessas teorias e desses métodos.

Com base nesse texto e nos mapas, apresente as diferenças entre os critérios utilizados pelos autores.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM 17. Observe a figura.

Pela diversidade de aspectos ambientais e socioeconômicos, o espaço geográfico nordestino pode ser dividido em quatro sub-regiões, conforme figura apresentada. a) Cite uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte. b) Cite quais são as três áreas produtivas da Zona da Mata.

18.

Visando a uma melhor compreensão da organização do espaço brasileiro, vem ganhando destaque em publicações acadêmicas e didáticas uma proposta de regionalização baseada na existência de três complexos regionais ou regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Segundo o geógrafo Roberto Lobato Corrêa, o Centro-Sul seria o coração econômico e político do país, o Nordeste a “região das perdas” (econômica e demográfica) e a Amazônia, ainda em nossos dias, uma vasta fronteira de ocupação. a) Aponte e comente dois fatores que justifiquem a primazia do Centro-Sul frente às demais regiões, no conjunto da vida nacional. b) Considerando que o desenvolvimento nunca é espacialmente uniforme, áreas dinâmicas ou estagnadas podem ser encontradas no interior de cada um dos três complexos regionais. Com base nessa evidência, identifique uma área produtiva moderna, localizada na Amazônia, que apresente forte dinamismo econômico, justificando sua identificação.

Projeto de Recuperação Semestral – 2ª Série EM 19. No Brasil, o setor agropecuário se caracteriza tanto por áreas que ainda adotam práticas tradicionais como por aquelas em que há forte presença de modernização.

Aponte o complexo regional que concentra o uso mais intenso de práticas agropecuárias modernas e o que concentra o uso menos intenso. 20.

a) Quais foram os critérios utilizados para a regionalização apresentada no mapa? b) Cite duas características da Região Concentrada.