projeto de criaçao

36
1 Motoboys [projeto de criação] M u s t a n g 7 7 '

Upload: ian-pimentel

Post on 10-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Criado por Mustang 77

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto de criaçao

1

Motoboys[projeto de criação]

M

ustang 77'

Page 2: Projeto de criaçao
Page 3: Projeto de criaçao

Motoboys[projeto de criação]

Page 4: Projeto de criaçao
Page 5: Projeto de criaçao
Page 6: Projeto de criaçao

Copyright © 2010 by Mustang 77’

Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

SILVESTRE, André; PEREZ, C. Matheus; LAREDO, Filipe; PIMENTEL, Ian; ABACHIONI, Larissa; VASCONCELOS, Lívia; VALE, Roberto do. Motoboys: projeto de criação.São Paulo: Mustang 77‘, 2010.

ISBN: 978-85-000-0000-0

1. Motoboy 2. Fotografias 3. Tempo

00-0000 CDD-770.92

Índice para catálogo sistemático:

1. Fotografias: Sociologia e Arte. 770-92

Direitos reservados à:

Editora Mustang 77’Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olimpia04546-001 - São Paulo - SP - BrasilTel. (0xx11) 3847-3000www.mustang77.br - email: [email protected]

Impresso no Brasil

Page 7: Projeto de criaçao

SUMÁ

RIOA Editora 9

Justificativa 10

Público-alvo 12

Plano editorial 14

Descrição técnica 16

Autores, organizadores e colaboradores 21

Paleta de cores 22

Tipografia 23

Estrutura 24

Linguagem 24

Páginas e conteúdos relevantes 26

Concorrência 28

Custos 30

Distribuição 32

Page 8: Projeto de criaçao
Page 9: Projeto de criaçao

9

Apresentar novas perspectivas do comum cotidiano das grandes cidades ao consumidor-leitor através dos produtos artísticos e informativos.

André SilvestreC. Matheus PerezFilipe LaredoIan Pimentel

Larissa AbachioniLívia VasconcellosRoberto do Vale

Ser vista como uma editora forte o suficiente para invadir os concorridos canais de comunicação, mostrando manifestações urbano-contraditórias de arte individual e promovendo a ascensão dialética do conhecimento coletivo.

A EdItORA

Missão

Equipe Editorial

Visão

M

ustang 77'M

ustang 77'

Page 10: Projeto de criaçao

10

JUStIFICAtIVAA sociedade moderna exige que seus integrantes executem, sem dar chance ao questionamento, atribuições mecânicas que os transformam em trabalhadores-robôs; afastando-os da essência real. Dentro da cidade de São Paulo, um dos profissionais mais inseridos nessa realidade é o motoboy. A Editora Mustang 77’ propõe a seus consumidores, através deste produto, uma críticas aos alienantes estereótipos-correntes que cercam esse profissional pois acredita que a informação e a reflexão são indispensáveis para o sujeito que deseja criticar a realidade imposta. A fim de alcançar esse objetivo, a editora buscará desenvolver um produto que aproxime a profissão do motoboy ao restante da sociedade que, mesmo usando seus serviços, ainda os enxergam com desdém e, algumas vezes, medo. Para que tal objetivo seja alcançado de maneira mais eficaz, serão trabalhado três diferentes meios: o impresso, a multimídia e a hipermídia, de forma que se complementem e deem ao leitor uma leitura mais completa sobre a relação que o motoboy tem com o tempo e a cidade.

Page 11: Projeto de criaçao
Page 12: Projeto de criaçao

12

PÚBLICO-ALVOBusiness-to-Consumer (B2C)[Será comercializado através de livrarias diretamente para o consumidor.]

Características geográficas: Grande São Paulo

Características demográficas: Pessoas do sexo masculino, entre 23 e 55 anos, com profissões relacionadas à arte, urbanismo e sociologia (arquitetos, designers, artistas plásticos, fotógrafos, filósofos, sociólogos, antropólogos urbanos etc.). Possuem amplo interesse cultural e disposição monetária (classe B+).O público feminino tende a ser minoria, devido ao tema em destaque – motocicletas, dentro dessa minoria encontramos consumidoras entre seus 25-45 anos.

Características psicográficas: Gosta de ler. Navega a internet. Mora sozinho ou tem uma família pequena. Se interessa pelos assuntos concernentes à cidade onde mora.

Page 13: Projeto de criaçao

Business-to-Business (B2B)[Encomendado pelo sindimoto para distribuir aos motoboys.]

Características geográficas: Reside fora do centro expandido da cidade de São Paulo. Trabalha na região central.

Características demográficas: Sexo masculino, entre 23 e 45 anos, trabalha como motoboy, classes C e D.

Características psicográficas: Mora na periferia de São Paulo. Se interessa por assuntos concernentes à sua profissão. Não possui o hábito de ler. Valoriza a família.

Page 14: Projeto de criaçao

PLANO EdItORIALImpresso

[BtoC]Será criado um livro fotográfico que, baseado na fase teórica do projeto, servirá para desmistificar e abrir os olhos das pessoas que moram em grandes cidades, principalmente São Paulo. Esse produto será ligado principalmente com o produto audiovisual, pois os dois tratarão essencialmente das mesmas questões.

[BtoB]Como o público-alvo principal não são os motoboys, e estando cientes que eles dificilmente terão acesso ao produto final impresso, será desenvolvida uma versão com acabamento simples para ser distribuída gratuitamente nos sindicatos e organizações de motoboys. Todos os custos de produção serão arcados pelo sindimoto.

Page 15: Projeto de criaçao

15

AudiovisualEsse produto abordará, de maneira rápida e pontual, alguns levantamentos analisados e abordados tanto na pesquisa teórica quanto no produto impresso. Será buscada a manutenção da unidade visual entre as três mídias, através do uso de paletas de cores similares, tipografia correspondente, etc.

WebsiteO website será, na verdade, um “ponto de encontro” onde os produtos poderão conversar. Nele, serão encontradas algumas fotos do livro assim como fotos excusivas. Além disso, o minidocumentário estará disponível integralmente dentro do website. O objetivo do website é funcionar como suporte para os produtos, além de direcionar o internauta para o site da editora, onde poderá conhecer mais sobre o trabalho realizado pela Mustang 77’.

Page 16: Projeto de criaçao

16

Livro Fotográfico (B2C)Formato: 26 x 09 cmCapa e acabamento: capa dura; empastamento; laminação fosca na capa; lombada quadradaMiolo: 64 páginas em papel couché fosco 120g/m2

Cores: 4x4Tiragem: 1.000

Livro Fotográfico (B2B)Formato: 20 x 11 cmCapa e acabamento: papel couché fosco 250g/m2; laminação fosca na capa;lombada canoaMiolo: 32 páginas em papel couché fosco 90gCores: 4x4Tiragem: 1.000

dESCRIçãO téCNICA

Page 17: Projeto de criaçao

17

Minidocumentário

Resolução: Full HD (1920x1080)Formato: .movCâmera: Canon 7DCodec: Apple Pro ResDuração: 5-10 minutos

Sobre o produtoSerá utilizado o gênero documentário pois esse formato facilita a transmissão dos conceitos utilizados dutante a pesquisa teórica com mais facilidade e objetvidade.

Roteiro de hipótesesO documentário abordará a importância do tempo na vida de um motoboy e a relação que o seu modo de trabalhar influencia em seu tempo livre. O personagem será acompanhado durante seu dia a dia e responderá perguntas pertinentes ao eixo temático do projeto. Além de motoboy, o personagem é tatuador e gosta de cozinhar. Portanto serão feitas ligações entre o ato de tatuar, que é extremamente lento e necessita muito foco, e o ritmo frenético das ruas em que ele trabalha. Dessa forma, serão demonstradas algumas das hipóteses e conclusões abordadas na fase teórica do projeto.

Page 18: Projeto de criaçao

18

Proposta de direçãoForam analisados documentários anteriores sobre o tema, Motoboys: Vida Loca, de Caíto Ortiz, e Na Garupa de Deus, de Rogério Correa. Foi percebido que ambos focam nas dificuldades do motoboy, suas relações com outros automóveis e a família. No minidocumentário que será produzido pela Mustang 77’, buscar-se-á ententer relação que o motoboy tem com o tempo. Será dada maior ênfase na vida pessoal do que na vida profissional sem que, no entanto, esse aspecto seja rejeitado. O objetivo de tal ênfase é revelar o lado humano dos motoboys, fora da máquina.

Proposta de fotografia e montagemA própria residência do motoboy entrevistado será utilizada como locação. Será evitado que haja qualquer interferência na rotina normal do personagem. Serão utilizados planos abertos/americanos durante a entrevista e planos detalhes para fazer as imagens de cobertura. A iluminação será natural. Serão tentadas algumas cenas em cima da moto e de dentro do carro. Essas imagens serão, provavelmente, filmadas usando um celular ou câmera digital caseira. Durante a montagem, as imagens de cobertura serão utilizadas para ilustrar o que o personagem deseja dizer. O ritmo do filme será comandado pelo andamento da entrevista. O minidocumetário procurará transmitir um sentimento de intimidade e naturalidade, cativar o espectador e direcionar seu olhar para o ser humano e seus sentimentos.

Page 19: Projeto de criaçao

19

Website Resolução: 1024x650 pixelsProgramação: Flash

Páginas: home - porta de entrada, dá acesso aos demais linkssobre - explica do que se trata o projetovídeo - onde estará hospedado o vídeo/documentáriogaleria de fotos - algumas fotos que não estão presentes no livro impressotextos - alguns textos do livro e alguns que não estão no livro

Mídias sociais: flickr - Grupo sobre motoboys para que usuários possam postar as suas fotosyoutube - documentário, e outros vídeos

Page 20: Projeto de criaçao
Page 21: Projeto de criaçao

21

AUtORES,ORgANIzAdORESE COLABORAdORESLivroOs principais autores do livro serão os própios componentes da equipe editorial da Mustang 77’, que adaptarão trechos da fase teórica do projeto para o livro, de forma que o texto se torne mais agradável ao leitor. Se farão presentes, ainda, durante o produto final, algumas colaborações de voluntários que se interessaram pelo projeto e desejaram contribuir com algum texto. As fotografias serão tiradas pela Mustang 77’.

Audiovisual Contaremos com a essencial ajuda de Beto, um motoboy que está parado por causa de um acidente no trânsito. Ele será o personagem no minidocumentário.

WebsiteO conteúdo do website será editado e selecionado pela equipe da Mustang 77’.

Page 22: Projeto de criaçao

22

PALEtA dE CORES

C=15 M=100Y=100 K= 0

C=15 M=100Y=100 K= 0

C=15 M=100Y=100 K= 0

A paleta de cores usada no projeto procurará também transmitir os elementos encontrados no cotidiano do motoboy. Optar-se-á pelo uso da escala de cinza dentro dos produtos, pois essas cores remetem ao asfalto e à cidade onde o motoboy vive. Também serão usados, de maneira ocasional, cores análogas às cores do semáforo: verde, amarelo e vermelho.

Page 23: Projeto de criaçao

23

Para se adequar a proposta impressa, será usada uma fonte serifada em textos longos, de modo que a leitura dos textos seja linear e siga com equilíbrio. A fonte escolhida foi Adobe Garamond Pro. A fonte Century Gothic será utilizada para capa e para os títulos e subtítulos.

Adobe Garamong ProABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijklmnopqrstuvwxyz

Century Gothic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

ABCdEFgHIJKLMNOPQRStUVWXYzabcdefghijklmnopqrstuvwxyz

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

tIPOgRAFIA

Page 24: Projeto de criaçao

24

EStRUtURAO livro será dividido em três partes/capítulos: Vermelho, Amarelo, e Verde. Essas cores, que remetem ao semáforo urbano, simbolizarão os diferentes tipos de tempo abordados durante a pesquisa teórica: o tempo mecânico e o tempo corporal. O capítulo Vermelho retratará o motoboy e sua relação com o tempo mecânico, que ocupa a maior parte de seu dia. O Amarelo retratará os momentos de transição entre o tempo corporal e o mecânico. Por fim, a parte verde mostrará os poucos momentos em que o motoboy poder permitir que o tempo corporal aflore durante seu cotidiano.

LINgUAgEMAtravés de uma línguagem fotográfica, crítica e poética buscar-se-á transmitir, principalmente no produto impresso, uma sensação de rapidez e fugacidade típica da profissão motoboy. As fotos serão acompanhadas de pequenos textos adaptados da fase teórica do projeto, além de textos exclusivamente criados para o produto em questão. Esses textos procurarão despertar o senso crítico do leitor quanto às causas da predominância do tempo mecânico sobre o tempo corporal na sociedade contemporânea.

Page 25: Projeto de criaçao
Page 26: Projeto de criaçao

26

O conteúdo do projeto será focado no dia a dia dos motoboys, sua rotina de trabalho, seus intervalos e momentos de lazer. O objetivo é mostrar tanto o domínio do tempo mecânico sobre o tempo corporal, como também humanizar o motoboy, que é visto, muitas vezes, de maneira agressiva e distante pelos outros setores da sociedade. Esse retrato será feito através de pequenos textos e de fotografias, divididos em três capítulos: Vermelho, Amarelo e Verde. Cada um representando um tipo de tempo conforme abordado no projeto teórico.Essa estrutura permitirá que o leitor faça uma reflexão sobre esse profissional em nossa sociedade. As fotos, posicionados de forma estratégica, identificarão momentos que, na maioria das vezes, são invisíveis ao indivíduo pertencento a um outro setor da sociedade. Assim, o leitor poderá relacionar o conteito de motoboy que lhe é familiar, no trânsito, entre os carros, e o motoboy ser humano, fruto de uma sociedade que exige cada vez mais fluidez.

PÁgINAS E CONtEÚdOS RELEVANtES

Page 27: Projeto de criaçao

27

Page 28: Projeto de criaçao

28

CONCORRêNCIA

Page 29: Projeto de criaçao

29

RealComo concorrentes diretos, existem diversos livros fotográficos da área de humanas e arte. De uma forma geral não foi localizado obra de conteúdo específico como a proposto pela Mustang 77’. Pode-se encontrar livros fotográficos que focam profissões específicas nas principais redes de livrarias, com preços que variam de R$100,00 - R$ 200,00. Além disso, há diversos livros importados sobre motocicletas. Em geral, esses produtos apresentam características técnicas parecidas com o produto aqui proposto, embora possuam um formato maior do que o aqui apresentado.

PotencialSegundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, pode-se afirmar que o público alvo (ensino superior, região sudeste, classe B) é um dos que mais se interessa pela leitura no país. Entretanto, ainda segundo a pesquisa, a leitura vem apenas em quinto lugar na lista do que os brasileiros gostam e fazer em seu tempo livre. Logo, o produto concorre indiretamente com outros passatempos, como o rádio, a televisão, e as redes sociais. Além disso, concorre com outros produtos editoriais como jornais e revistas. Dentro da categoria livros,disputa a preferência dos leitores com livros de outros gêneros e também com outros livros fotográficos.

Page 30: Projeto de criaçao

30

CUStOSWebsite

Investimento inicial:Webdesign: R$ 2.000,00Programação: R$ 2.000,00-------------------------------------total: R$ 4.000,00

Manutenção:Domínio: R$ 40,00 anoHospedagem: R$ 500,00 anoManutenção: R$ 6.000,00 ano---------------------------------------total: R$ 6.540,00 ano

Vídeo

Roteiro - R$ 800,00Pré-produção - R$ 500,0001 diária Canon 7D - R$ 350,0001 diária de lentes - R$ 400,0001 diária de diretor - R$ 1.000,0001 diária produtor - R$ 600,0001 diária cinegrafista - R$ 900,0003 diárias de editor - R$ 600,0002 diárias de finalizador - R$ 900,00----------------------------------------------total - R$ 6.050,00

Page 31: Projeto de criaçao

31

Impresso

Investimeto fixo:Diagramador: R$ 900,00Capista: R$ 800,00Revisor: R$ 400,00-----------------------------------------total: R$ 2.100,00

Direitos autorais: 10,5%* * Sobre o preço líquido do produto

B2C impressão1.000 unidades: R$ 14.000,00

B2B impressão1.000 unidades: R$ 6.000

Gerenciamento dos custos:

Business to Business (B2B): Os custos serão todos cobertos pelo sindimoto (Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo), para quem as unidades impressas serão repassadas.Business do Consumer (B2C): Todos os custos do projeto serão cobertos pela venda do livro de fotografias. Apenas os gastos de manutenção do website serão cobertos pela própria editora, pois aproveitará estrutura previamente existente (servidor do website da própria editora, por exemplo).

Page 32: Projeto de criaçao

32

dIStRIBUIçãOImpresso

B2CO livro impresso distribuido ao consumidor através de livrarias, bancas especializadas, livrarias virtuais, etc.

B2BA distribuição e financiamento será feito pelo sindimoto. Não focamos um lucro para esse público, essa será uma estratégia visando posicionamento social e geração de buzz tanto para a nossa empresa quanto aos nossos produtos.

MinidocumentárioO vídeo estará disponível no website do projeto, além de sites como o YouTube, de forma que direcione para website.

HipermídiaO website terá acesso livre a todos os usuários, servindo de complemento ao livro, e ao mesmo tempo incentivando usuários que não possuem o livro a adquiri-lo.

Page 33: Projeto de criaçao
Page 34: Projeto de criaçao

34

M

ustang 77'

Produzido em novembro de 2010Miolo impresso sobre couché 115g/m2 e

capa em couché 150g São Paulo-SP

Page 35: Projeto de criaçao
Page 36: Projeto de criaçao

M

ustang 77'