projeto conviver melhor - 2012 - escolamobile.com.br · vivida por lorenzo, no livro el cazo de...

1
PROJETO CONVIVER MELHOR - 2012 A ética não se ocupa em saber como se alimentar melhor, qual a maneira mais recomendável de se proteger do frio ou o que fazer para atravessar um rio sem se afogar, todas as questões muito importantes, sem dúvida, para a sobrevivência em determinadas circunstâncias; o que interessa à ética é como viver bem a vida humana, a vida que transcorre entre humanos. (SAVATER, Fernando. Ética para meu filho.) Frequentar uma escola é conviver com um número muito grande de colegas, e isto, com certeza, implica reconhecer que possuímos diferenças em vários aspectos: nos interesses, nas religiões que seguimos, nos times de futebol para os quais torcemos, na habilidade esportiva, na nossa capacidade de fazer amigos, na condição social, na aparência física, nos bens materiais que possuímos, etc. Teríamos uma lista enorme de diferenças que podemos encontrar nos nossos colegas e nos seres humanos em geral. Diante dessa complexidade, precisamos refletir sobre como queremos viver. Claro que há muitas maneiras. Algumas pessoas e, muitas vezes, alguns grupos supõem que são melhores que outros e, por isso, pensam ter privilégios. Alguns pensam de forma tão diferente dos outros que parecem quase impossíveis as aproximações. Podemos viver brigando ou procurar um acordo. Podemos escolher sermos gentis e solidários ou agressivos e individualistas. É essa a pergunta en- tão que nos fazemos: COMO VAMOS CONVIVER JUNTOS NA ESCOLA? conviver melhor Aqui estão as reflexões dos alunos de 6º a 9º ano feitas para responder a essa questão. Qual relação fazemos entre as imagens e a nossa convivência na escola? O que podemos pensar a partir da experiência vivida por Lorenzo, no livro El Cazo de Lorenzo. O que podemos pensar a partir da experiência vivida por Quadradito, no livro Por 4 esquinitas de nada?

Upload: nguyenxuyen

Post on 04-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO CONVIVER MELHOR - 2012 - escolamobile.com.br · vivida por Lorenzo, no livro El Cazo de Lorenzo. O que podemos pensar a partir da experiência vivida por Quadradito, no livro

PROJETO CONVIVER MELHOR - 2012

A ética não se ocupa em saber como se alimentar melhor, qual a maneira mais recomendável de se proteger do frio ou o que fazer para atravessar um rio sem se afogar, todas as questões muito importantes, sem dúvida, para a sobrevivência em determinadas circunstâncias; o que interessa à ética é como viver bem a vida humana, a vida que transcorre entre humanos. (SAVATER, Fernando. Ética para meu filho.)

Frequentar uma escola é conviver com um número muito grande de colegas, e isto, com certeza, implica reconhecer que possuímos diferenças em vários aspectos: nos interesses, nas religiões que seguimos, nos times de futebol para os quais torcemos, na habilidade esportiva, na nossa capacidade de fazer amigos, na condição social, na aparência física, nos bens materiais que possuímos, etc. Teríamos uma lista enorme de diferenças que podemos encontrar nos nossos colegas e nos seres humanos em geral.

Diante dessa complexidade, precisamos refletir sobre como queremos viver. Claro que há muitas maneiras. Algumas pessoas e, muitas vezes, alguns grupos supõem que são melhores que outros e, por isso, pensam ter privilégios. Alguns pensam de forma tão diferente dos outros que parecem quase impossíveis as aproximações. Podemos viver brigando ou procurar um acordo. Podemos escolher sermos gentis e solidários ou agressivos e individualistas. É essa a pergunta en-tão que nos fazemos:

COMO VAMOS CONVIVER JUNTOS NA ESCOLA?

conviver melhor

Aqui estão as reflexões dos alunos de 6º a 9º ano

feitas para responder a essa questão.

Qual relação fazemos entre as imagens e a nossa convivência na

escola?

O que podemos pensar a partir da experiência vivida por Lorenzo, no livro El Cazo de Lorenzo.

O que podemos pensar a partir da experiência vivida por Quadradito, no livro Por 4 esquinitas de nada?