projeto contra violência 2003

19
Projeto contra a Violência

Upload: liene-campos

Post on 22-Jun-2015

4.499 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto contra violência 2003

Projeto contra a Violência

Page 2: Projeto contra violência 2003

O que é violência?

É um comportamento que causa dano ou intimidação moral a outra pessoa.Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro.

Page 3: Projeto contra violência 2003

Tipos de violência: Violência contra Criança e Adolescente: É qualquer conduta – ação ou omissão,

agressão ou coerção onde a vítima é uma criança ou adolescente, e que cause dano, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral,psicológico ou social.

Violência contra a Mulher: Qualquer conduta – ação ou omissão – de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo fato de a vítima ser mulher, e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.

Violência contra o Idoso: Ato único ou repetido ou, ainda, a omissão que cause dano ou aflição ao idoso, tal como: discriminação; agressão ou coerção; morte; constrangimento; limitação; sofrimento físico, sexual, moral,psicológico, social ou perda patrimonial.

Violência de Gênero: Violência sofrida pelo fato de ser mulher, sem distinção de raça, classe social, religião, idade ou qualquer outra condição; produto de um sistema social que subordina o sexo feminino.

Page 4: Projeto contra violência 2003

Violência Intrafamiliar: Praticada por membros da família (pai, mãe, filha, filho, marido, sogra, padrasto ou outros), por afinidade ou afetividade. Geralmente, expressa-se como abuso físico, sexual, psicológico ou como negligência ou abandono.

Violência Física: Qualquer ação que machuque ou agrida intencionalmente uma pessoa, por meio da força física, arma ou objeto, provocando ou não danos e lesões internas ou externas no corpo.

Violência Institucional: Essa violência permeia todas as instituições públicas e privadas; apresenta-se na relação de servidores com o paciente/usuário, podendo se dar de diversas formas: ineficácia e negligência no atendimento, discriminação (de gênero, étnico-racial, econômica etc.), intolerância e falta de escuta, desqualificação do saber do paciente, uso de poder, massificação do atendimento e outros.

Violência Moral:Ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação do indivíduo.

Violência Patrimonial: Ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens , valores e similares.

Page 5: Projeto contra violência 2003

Violência Psicológica:Ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa, por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.

Violência Sexual: É toda relação sexual em que a pessoa é obrigada a se submeter, contra a sua vontade, por meio de força física, coerção, sedução, ameaça ou influência psicológica. É considerada crime, mesmo quando praticada por um familiar, seja ele pai, marido, namorado ou companheiro.Considera-se também, como violência sexual o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.

Síndrome de Munchausen por Procuração: Situação em que os pais submetem as crianças a consultas médicas, exames clínicos e/ou cirúrgicos,alegando sintomas físicos, patológicos, fictícios, mediante administração de substâncias à criança. Consequência do desequilíbrio emocional dos pais/responsáveis. 

Page 6: Projeto contra violência 2003

Negligência: Negligência é o abandono, a falta de cuidados básicos e a falta de

atenção e proteção. Também é considerado negligência deixar vacinas em atraso, não levar ao médico, não fazer os tratamento necessários,perder documentos importantes da criança (ex: certidão de nascimento, cartão da criança), a criança não estar matriculada ou não ir à escola, aparência descuidada e suja, falta de supervisão dos responsáveis, crianças pequenas sozinhas em casa ou constantemente fora de casa, em festas populares, em casa de vizinhos, nas ruas, em abandono, acidentes domésticos previsíveis como quedas da cama, berço, janelas, escadas, banheiras, asfixias por objetos pequenos, intoxicações por medicamentos, material de limpeza, veneno de rato, cosméticos, bebida alcoólica, dentre outros; queimaduras no forno quente, tomada, ferro de passar, velas, fósforos, panelas, líquidos quentes, álcool e exposição excessiva ao sol, atropelamentos e afogamentos.

Page 7: Projeto contra violência 2003

Negligência contra o idoso: Negar cuidado e supervisão adequados (especialmente em casos de pessoas com incapacidades físicas ou mentais), deixar o idoso passar fome, não dar as medicações que necessita, não levar às consultas marcadas, não prover outros cuidados físicos, isolá-lo dos outros, vesti-lo inadequadamente face ao tempo ou às condições ambientais, deixar o idoso sozinho, entre outros.

 Autonegligência: comportamentos de uma pessoa idosa que ameaçam a sua própria saúde ou segurança. A definição de autonegligência envolve situações nas quais uma pessoa idosa mentalmente capaz (que compreende as conseqüências das suas ações) toma decisões conscientes e voluntárias de se envolver em atos que ameaçam a sua saúde ou segurança.

Page 8: Projeto contra violência 2003

Assédio MoralÉ a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras,

repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho que desestabiliza a relação da vítima com o ambiente e a organização, forçando-a a desistir do emprego.

Auto-extermínio/SuicídioAção pela qual alguém põe intencionalmente termo à própria vida. É um

ato exclusivamente humano e está presente em todas as culturas. As causas do suicídio são numerosas e complexas.

Page 9: Projeto contra violência 2003

O que é rede:

O conceito de rede se refere a formas de organização e articulação baseadas na cooperação entre organizações que se conhecem e se reconhecem, negociam, trocam recursos e compartilham, em medida variável,de normas e interesses.Uma estrutura em rede corresponde também ao que seu próprio nome indica: seus integrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou através dos que os cercam.

Page 10: Projeto contra violência 2003

Papel da rede:  

Promover a articulação dos atores sociais, governamentais e não governamentais,envolvidos na elaboração de estratégias de enfretamento do fenômeno;

Capacitar profissionais da área para o atendimento especializado de pessoas envolvidas em situações de violência (de ordem física, psicológica ou sexual e em casos de negligência);

Ampliar e implantar serviços nessa área; otimizando recursos humanos e materiais na construção de um modelo de atendimento. As organizações fazem parte da rede com equipes multiprofissionais de forma interinstitucional atuando nas seguintes áreas:

· Notificação: procedimento básico para a identificação do tipo de violência. Possibilita o planejamento de políticas de prevenção e intervenção.

· Diagnóstico: caracteriza a natureza da violência, verificando a gravidade e o risco de quem está submetido a esta situação.

· Intervenção: deve ser planejada, tomando as medidas cabíveis mediante a gravidade de cada caso. Áreas de intervenção: saúde (física e mental), social e jurídica;

· Formação: é de grande importância para a melhoria da qualidade no atendimento; formação contínua dos atores envolvidos com a causa, podendo ser realizada por intermédio de cursos, seminários,supervisões.

· Pesquisa: é importante para construir estatística e teorias confiáveis,o planejamento das ações de intervenção (políticas públicas);

· Prevenção: é a estratégia privilegiada para combater a (re)produção da violência.

Page 11: Projeto contra violência 2003

Guias de Serviços

Page 12: Projeto contra violência 2003

Secretaria Executiva de Saúde Pública

Pronto Socorro Municipal de Uruguaiana

Rua Domingos de Almeida, 3801- São Miguel

Tel: (55) 3413-3700- Emergência – 24h

Secretaria Municipal de Saúde

Av. Presidente Vargas, 2990

Tel: 3412-1558

Ambulatórios das 8h as 12h e das 14h as 18h

Page 13: Projeto contra violência 2003

Vigilância Epidemiológica – Walkiria 34117367

Saúde da Mulher - Marta / Thaís 34121558

CAPS- Centro de Atenção Psicossocial - 3412-9480

Saúde Mental - Nara – 34121558

Vigilância Sanitária - Raqueli – 34110689

Setor DST/AIDS – Cida/ Alexandra – 34121558

CAMMI – Taciane 34121558

EACS – Josi 34121558

PIM – Fernanda 34121558

CURE/SAMU – Alyni 34121558

Policlínica Infantil – Juliana 34121558

Odontologia – Dóris 34121558

Page 14: Projeto contra violência 2003

Unidades Básicas de Saúde

Posto 1 – Jennifer Beheregaray Ávila

Posto 2 – Alessandra Kowalski

Posto 3 – Camila Pedroso Bianchi

Posto 4 – Suzana Luizi Meler

Posto 5 – Natalia da Silva Pires

Posto 6 – Lisiane M. Soares

Posto 7 – Bruna Furtado Gomes

Posto 14 – Daniele Ferrioli

Posto 15 – Charles Jopar Hedlund

Posto 16 – Lizandra Dalla Favera

Posto 17 – Eulália Eliane Cechetti

Posto 18 – Bernadete Burguer Ceratti

Posto 20 – Rafaela Pereira Machado

Page 15: Projeto contra violência 2003

Conselhos de Direitos de Pessoas

Conselho Tutelar

Rua: 7 de setembro, 1712

Tel: 3412-6099 FAX: 3412-1001 (Prefeitura)

Atendimento das 08:00-12:00hs e 14:00-18:00hs (dias úteis)

Conselho Municipal de Saúde- CMS

Rua: Av. Presidente Vargas, 2990

Tel: 3414-4560

Page 16: Projeto contra violência 2003

Secretaria de Segurança Pública

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher

Delegacia de Policia Civil

Instituto Medico Legal

Policia Militar

Corpo de Bombeiros

Guarda Municipal

Page 17: Projeto contra violência 2003

Secretaria Executiva de Assistência Social

CREAS – Centro Especializado de Assistência Social

CRAS – Centro de Assistência Social

Page 18: Projeto contra violência 2003

Atendimento Jurídico

- Defensoria Pública

- Promotoria Pública

Page 19: Projeto contra violência 2003

Secretária Municipal de SaúdeSecretária Municipal de Saúde

Porta de entrada da violência sexual

VigilânciaEpidemiológica

VigilânciaSanitária

PoliclínicaInfantil

Saúde da Mulher

PIMEACSUBSCAMMISetor

DST/AIDSOdontologia

CURE/SAMUREMOÇÃO

Acolhimento Humanizado

Anamnese

Preenchimento da ficha deNotificação Compulsória

da suspeita ouconfirmação da violência

Notificação Obrigatória aoConselho tutelar

Art. 13 – Estatuto da Criança e do adolescente

Nos casos de atendimento de crianças ou adolescentes

Avaliação dos Riscos

Setor DST/AIDS

Coleta de exames Laboratoriais:

HIV/VDRLHBV/HCV

Médico para avaliação do usode quimioprofilaxia para HIV, Hepatites e anticoncepção de

emergência

Controle de Hepatites

AcompanhamentoLaboratorial dos

Exames: HIV, VDRLE Hepatites

Encaminhamento ao CREAS (Psicóloga e Ass. Social)

Contato com Conselho tutelar para monitorar o caso

Entregue à Vig. Epidemiológica(SINAN/NET)

Fluxo de Atendimento para Crianças e Adolescentes em Fluxo de Atendimento para Crianças e Adolescentes em situação de Violência Sexualsituação de Violência Sexual

Horário de Atendimento

Serviços da Secretária de Saúde – Das 8h à 12h e das 14h as 18h

Após este horário ou em finais de semana – Pronto Socorro

SaúdeMental

Encaminhamento a Brigada Militar e Policia Civil