projeto câmara mirim - cms.ba.gov.br · projeto câmara mirim estimula cidadania na escola julho...

4
Projeto Câmara Mirim esmula cidadania na escola Julho de 2011 NA CÂMARA A cidadania como um dos princípios básicos da vida. Essa premissa está escrita na Constituição de 1988 e deve ser assegurada por instituições de ensino. E, para levar a escola até a Câmara e fazer com que os pequenos cidadãos conheçam o papel do Legislativo Municipal, em 1997 foi implantado pela Câmara Municipal de Salvador o Projeto Câmara Mirim (Resolução 1.331/97). O objetivo geral é promover a interação entre a Câmara Municipal de Salvador, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive e contribuindo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Além de estimular a formação de líderes, o Câmara Mirim favorece o entendimento dos estudantes sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do vereador, enquanto representante do cidadão junto ao poder público. São realizadas discussões e reflexões sobre os problemas da cidade que mais afetam a população. Os estudantes são estimulados a pensar como um vereador e apresentar sugestões para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade. A filosofia do Câmara Mirim baseia-se na formação de jovens “cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, que precisam conhecer e lutar pelos seus direitos de participar da definição e concretização dos rumos da sociedade”.

Upload: doannga

Post on 13-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Câmara Mirim - cms.ba.gov.br · Projeto Câmara Mirim estimula cidadania na escola Julho de 2011 ... para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade

Projeto Câmara Mirim estimula cidadania na escola

Julho de 2011

N A C Â M A R A

A cidadania como um dos princípios básicos da vida. Essa

premissa está escrita na Constituição de 1988 e deve ser

assegurada por instituições de ensino. E, para levar a escola até

a Câmara e fazer com que os pequenos cidadãos conheçam o

papel do Legislativo Municipal, em 1997 foi implantado pela

Câmara Municipal de Salvador o Projeto Câmara Mirim (Resolução

1.331/97).

O objetivo geral é promover a interação entre a Câmara Municipal

de Salvador, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante

compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto

social em que vive e contribuindo para a formação da cidadania e

o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Além de estimular a formação de líderes, o Câmara Mirim favorece

o entendimento dos estudantes sobre projetos, leis e atividades

inerentes à função do vereador, enquanto representante do

cidadão junto ao poder público.

São realizadas discussões e reflexões sobre os problemas

da cidade que mais afetam a população. Os estudantes são

estimulados a pensar como um vereador e apresentar sugestões

para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade.

A filosofia do Câmara Mirim baseia-se na formação de jovens

“cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, que precisam

conhecer e lutar pelos seus direitos de participar da definição e

concretização dos rumos da sociedade”.

Page 2: Projeto Câmara Mirim - cms.ba.gov.br · Projeto Câmara Mirim estimula cidadania na escola Julho de 2011 ... para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade

02

ExpedienteCâmara Municipal de Salvador

Gestão 2011 -2012

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Assessor Chefe – Osvaldo LyraEdição - Ana Cristina Barreto

Diagramação - Mauricio Ribeiro

(71) 3321-3918(71) 3320-0205

[email protected]

Câmara Municipal de SalvadorPraça Thomé de Souza, s/n

Salvador - Bahia – BrasilCEP: 40010-020

Dinâmica e proposta

Jan

Will

em G

eert

sma

Na prática, o Câmara Mirim começa com uma visita à Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza.

Acompanhados de um histor iador do Memoria l da Casa, estudantes fazem um pe la Câmara Munic ipal , insta lada em 13 de junho de 1549.

Os a lunos ouvem sobre a h istór ia da Câmara e seu funcionamento; o papel dos vereadores; Regimento Interno; real ização de sessões ordinár ias , es -pecia is e audiências públ icas; t rami-tação de proposições, entre outros.

Na v is i ta , os educadores das escolas conhe-cem melhor o Câmara Mir im e são convida-dos a part ic ipar de toda a proposta, que in-c lu i a e laboração de um projeto pedagógico (com def in ição de temas a serem trabalha-dos pelos estudantes) e real ização de uma sessão no P lenár io Cosme de Far ias .

A v is i ta inc lu i o Memoria l da Câmara, Centro de Cultura e o Paço Munic ipal , onde está o P lenár io Cosme de Far ias .

1

2

4

53

Arq

uivo

ASC

OM

Foto

: ASC

OM

Foto

: ASC

OM

Page 3: Projeto Câmara Mirim - cms.ba.gov.br · Projeto Câmara Mirim estimula cidadania na escola Julho de 2011 ... para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade

03

Os a lunos ouvem sobre a h istór ia da Câmara e seu funcionamento; o papel dos vereadores; Regimento Interno; real ização de sessões ordinár ias , es-pecia is e audiências públ icas; t rami-tação de proposições, entre outros.

Na v is i ta , os educadores das escolas conhe-cem melhor o Câmara Mir im e são convida-dos a part ic ipar de toda a proposta, que in-c lu i a e laboração de um projeto pedagógico (com def in ição de temas a serem trabalha-dos pelos estudantes) e real ização de uma sessão no P lenár io Cosme de Far ias .

No f inal , uma sessão especia l é real izada com os estudantes, quando e les atuam no plenár io como vereadores mir ins . Basea-dos no projeto pedagógico, e les defendem suas proposições para a rua, o bairro ou a c idade.

A proposta do Câmara Mir im também contempla or ientações sobre a e labora-ção de projetos de le i .

Escolas interessadas em part ic ipar de-vem fazer contato pelo te lefone (71) 3320-0457.

7

6

8

Foto

s: A

SCO

M

Ivan

Pro

le

Foto

: ASC

OM

Foto

s: A

SCO

M

Foto

: ASC

OM

Foto

: ASC

OM

Page 4: Projeto Câmara Mirim - cms.ba.gov.br · Projeto Câmara Mirim estimula cidadania na escola Julho de 2011 ... para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade

04

Foto

s: A

SCO

M

Lei 7 .858/2010

Estabelece d iretr izes para a Pol í t ica Munic ipal de Prevenção e Erradica-ção do Trabalho Infant i l , v isando à garant ia da pro-teção integral a cr ianças e adolescentes, de modo a proporc ionar seu desen-volv imento f ís ico, mental e soc ia l em condições de d ignidade e l iberdade.

Lei 8 .038/2011

Torna obr igatór ia a confecção de f icha de ident i f icação de cr ianças (até 12 anos incompletos) e ado-lescentes (12 a 18 anos) , no ato do registro em hotéis , pensões, pousadas, a lbergues e s imi lares no munic íp io de Salvador.

Ate nto s à s ga ra nt i a s d o s d i re i to s d a c r i a n ç a e d o a d o l e s c e nte , ve re a d o re s d e S a l va d o r e l a b o ra m p ro j e -to s q u e , a p ó s a p ro va d o s e m p l e n á r i o e s a n c i o n a d o s p e l o p refe i to , t ra n sfo r m a m - s e e m l e i s . C o n h e ç a a l g u m a s :

Lei 8 .044/2011

Hospita is e maternidades da rede part icular f icam obr igados a implantar equipamentos de segurança que a ler-tem sobre a sa ída de recém-nasc idos e cr ianças de suas dependências sem a devida autor ização dos prof iss ionais responsáveis .

Lei 8 .041/2011

Autor iza o Poder Execut ivo a inst i tu ir Relatór io Orçamentár io da Cr iança e do Adolescente (OCA) no munic íp io de Salvador como instrumento de controle soc ia l e f i sca l ização do orçamento pú-bl ico na área da cr iança e do adolescente.

Lei 4 .231/1990

Cria , no munic íp io de Salvador, o Conselho Munic ipal dos Dire i tos da Cr iança e do Adolescente, órgão normativo, del iberat ivo e f i sca l izador da pol í t ica bás ica e suplet iva e das ações de atendimento aos d ire i tos da cr iança e do adolescente.

Você

sab

ia?

É le

i!