projeto brumadinho-ufmg...atendendo os requisitos da resolução concar nº1 de 2009. deverão...

25
PROJETO BRUMADINHO-UFMG Página 1 de 25 CHAMADA PÚBLICA INTERNA INDUZIDA Nº 09/2019 COLETA DE SEDIMENTO O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG chama propostas para desenvolvimento de atividades nos termos que se seguem. 1. APRESENTAÇÃO 1.1. CONTEXTO DA CHAMADA Em 25 de janeiro de 2019, a Barragem I da Mina “Córrego do Feijão”, em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu. O fato ocasionou o falecimento e desaparecimento de 270 pessoas, além de uma série de consequências e impactos pessoais, sociais, ambientais, econômicos e em patrimônios por longa extensão territorial, em especial na Bacia do Rio Paraopeba. Em função do rompimento da Barragem da Mina “Córrego do Feijão” foram ajuizadas ações judiciais (autos 5000121-74.2019.8.13.0054, 5010709-36.2019.8.13.0024, 5026408- 67.2019.8.13.0024, 5044954-73.2019.8.13.0024) que tramitam perante o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte. No âmbito desses processos judiciais foi concebido o “Projeto de Avaliação de Necessidades Pós-Desastre do colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão”, aprovado em audiência e consolidado mediante o Termo de Cooperação Técnica nº 037/19, firmado entre a UFMG e o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte. 1.2. PROJETO BRUMADINHO-UFMG O “Projeto de Avaliação de Necessidades Pós-Desastre do colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão” (Projeto Brumadinho-UFMG) tem como objetivo geral auxiliar o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte a identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão. Os objetivos específicos do Projeto Brumadinho-UFMG são: identificar e avaliar as necessidades emergenciais, os impactos socioeconômicos, ambientais, na saúde, na educação, nas estruturas urbanas, no patrimônio cultural material e imaterial e nas populações ribeirinhas, dentre outros impactos, em escala local, microrregional, mesorregional e regional; e ainda apresentar as necessidades de recuperação e reconstrução em Relatório de Avaliação Consolidado e desenvolver Plano de Recuperação. O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMGé responsável por elaborar chamadas públicas para seleção de Subprojetos e supervisionar a implementação e execução dos Subprojetos, para consecução dos objetivos gerais e específicos. 1.3. CHAMADAS PÚBLICAS E COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO O Comitê Técnico Científico (CTC) do Projeto Brumadinho-UFMG coordenará as ações desenvolvidas para avaliação dos impactos do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. As atividades serão divididas conforme concepção do CTC e realizadas

Upload: others

Post on 30-Jan-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página1de25

    CHAMADAPÚBLICAINTERNAINDUZIDANº09/2019COLETADESEDIMENTO

    O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG chama propostas paradesenvolvimentodeatividadesnostermosqueseseguem.

    1. APRESENTAÇÃO1.1. CONTEXTODACHAMADAEm 25 de janeiro de 2019, a Barragem I daMina “Córrego do Feijão”, em Brumadinho,MinasGerais,serompeu.Ofatoocasionouo falecimentoedesaparecimentode270pessoas,alémdeuma série de consequências e impactos pessoais, sociais, ambientais, econômicos e empatrimôniosporlongaextensãoterritorial,emespecialnaBaciadoRioParaopeba.

    Em função do rompimento da Barragem da Mina “Córrego do Feijão” foram ajuizadas açõesjudiciais (autos 5000121-74.2019.8.13.0054, 5010709-36.2019.8.13.0024, 5026408-67.2019.8.13.0024, 5044954-73.2019.8.13.0024) que tramitam perante o Juízo da 6ª Vara daFazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte. No âmbito desses processos judiciais foiconcebidoo“ProjetodeAvaliaçãodeNecessidadesPós-DesastredocolapsodaBarragemdaMinaCórrego do Feijão”, aprovado em audiência e consolidado mediante o Termo de CooperaçãoTécnicanº037/19,firmadoentreaUFMGeoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicadaComarcadeBeloHorizonte.

    1.2. PROJETOBRUMADINHO-UFMGO“ProjetodeAvaliaçãodeNecessidadesPós-DesastredocolapsodaBarragemdaMinaCórregodo Feijão” (ProjetoBrumadinho-UFMG) tem comoobjetivo geral auxiliar o Juízo da 6ªVara daFazendaPúblicadaComarcadeBeloHorizonteaidentificareavaliarosimpactosdecorrentesdorompimentodaBarragemIdaMinaCórregodoFeijão.

    OsobjetivosespecíficosdoProjetoBrumadinho-UFMG são: identificareavaliarasnecessidadesemergenciais, os impactos socioeconômicos, ambientais, na saúde, na educação, nas estruturasurbanas,nopatrimônioculturalmateriale imaterialenaspopulaçõesribeirinhas,dentreoutrosimpactos, em escala local, microrregional, mesorregional e regional; e ainda apresentar asnecessidades de recuperação e reconstrução em Relatório de Avaliação Consolidado edesenvolverPlanodeRecuperação.

    OComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMGéresponsávelporelaborarchamadaspúblicas para seleção de Subprojetos e supervisionar a implementação e execução dosSubprojetos,paraconsecuçãodosobjetivosgeraiseespecíficos.

    1.3. CHAMADASPÚBLICASECOMITÊTÉCNICOCIENTÍFICOO Comitê Técnico Científico (CTC) do Projeto Brumadinho-UFMG coordenará as açõesdesenvolvidas para avaliação dos impactos do rompimento da Barragem I daMina Córrego doFeijão, em Brumadinho. As atividades serão divididas conforme concepção do CTC e realizadas

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página2de25

    mediante seleção de Subprojetos em “Chamadas” que tenham pertinência com os objetivosconstantesnoProjetoBrumadinho-UFMG.

    Os Subprojetos serão avaliados e selecionados pelo CTC do Projeto Brumadinho-UFMG erecomendados ao Juízo, que decidirá sobre a contratação. Todos os Subprojetos a seremrealizados, incluindoestimativasdeprazoseorçamento,dependemdeaprovaçãodo Juízoparaexecução.Apósaprovação,osSubprojetosserãocontratadoseimplementadosporintermédiodaFUNDEPeterãoexecuçãosupervisionadapeloCTCdoProjetoBrumadinho-UFMG.

    Em se tratando de órgão auxílio, e portanto, de confiança do Juízo, os Subprojetos podem seralteradosouaqualquertempoparalisadospordeterminaçãodoJuízo.

    São financiáveis no âmbito dos Subprojetos, além das bolsas, a aquisição e manutenção deequipamentos,dematerialdeconsumo,debasesdedados,adequaçãodeespaçofísico,despesascom serviços de terceiros diretamente relacionados com o projeto; passagens e diárias; tudoconformeitem7dapresenteChamada.

    Todos os equipamentos adquiridos, bem como quaisquer itens consumíveis adquiridos e nãoutilizados,serãointegradosaoativodaUFMG.

    Emfunçãodaspeculiaridadesdasituaçãoemqueédesenvolvido,poderáhaverseleçãodemaisdeumSubprojetoporChamada,acritériodoCTCdoProjetoBrumadinho-UFMGedoJuízo.

    2. OBJETODACHAMADADESUBPROJETOO rompimento da barragem B1 da Mina córrego do Feijão em Brumadinho causou oespalhamento de 12,7 milhões de m3 de rejeito do processo de mineração de ferro quedesconfiguroua calhado córregoFerro-Carvãoe afetouaqualidadedaáguadoRioParaopebadesdeBrumadinhoatéarepresadeRetiroBaixo.Amaiorpartedorejeitoficouespalhadaporumaáreadecercade300ha,quevaidesdeondeeraabarragematéaconfluênciadoCórregoFerro-Carvão como Rio Paraopeba, porém, parte dessematerial atingiu o rio Paraobepa, afetando aqualidadedaságuasesedimentosdessecorpohídrico.

    2.1. OBJETIVOGERALColetar amostras de sedimento da bacia do Rio Paraopeba, para determinações de metais,metaloides,compostosorgânicoseensaiosecotoxicológicos.

    2.2. OBJETIVOSESPECÍFICOS-DiscutiroplanoamostralcomoComitê.-Escolherecontratarempresaespecializadaemcoletasegundooplanoamostral.-Organizarequipesdecoletacomaparticipaçãodeauditores.-Coordenaracoletadasamostrasdesedimento.-TransportareacondicionarasamostrasemlocaldeterminadopeloComitê.-Elaborareentregarrelatóriotécnicodetalhandotodasasatividadesrealizadas.-Elaborareentregarrelatóriodeprestaçãodecontasfinanceiro.

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página3de25

    2.3. METODOLOGIAEPROCEDIMENTOSASEREMOBSERVADOS

    Asamostrasdesedimentodeverãosercoletadasdentrodecampanhasdeamostragemdeáguassuperficiais.Os pontos de coleta e, portanto, os planos amostrais para as duasmatrizes sãoosmesmos,oquevariaéafreqüênciadeamostragem,comodescritonosplanos.Portanto,casoasequipes responsáveis pelas coletas não sejam as mesmas, elas deverão se comunicar paraviabilizaressacoletaconjunta.

    AsamostrasdeverãosercoletadasepreservadassegundoprotocolodescritonoGuiaNacionaldeColeta e Preservação de Amostras da ANA (Agência Nacional de Águas, 2011), para fins dedeterminação de parâmetros da Norma CONAMA 454, como metais, metaloides, compostosorgânicos e ensaios ecotoxicológicos. Esses últimos também de acordo com norma ABNT NBR15469 (2007).Ressalta-sequeamostragemdeveráser feitadeacordocomoplanoamostralnoAnexoIII.

    As coletas e o processamento inicial das amostras deverão ser auditados por agenteindependente, credenciado para tanto, contratado pelo próprio proponente, podendo seracompanhadapormembrodoComitêerepresentantesdaspartes.

    AsamostrasdeverãosergeorreferenciadasdeacordocomasnormasepadrõespreconizadospelaINDE. (https://inde.gov.br/NormasPadroes). Os arquivos de estrutura vetorial devem estardisponíveis, preferencialmente, em formato shape file. Já os arquivos de estrutura matricialdevem adotar o formato Tagged Image File Format (.tiff). O Sistema de Referência Geodésicoutilizado na produção dos dados geoespaciais deverá ser adotar o Sistema de ReferênciaGeocêntricopara asAméricas do ano2000 (SIRGAS2000). Tantoparaos dadosproduzidos emsistemadecoordenadasgeográficas,quantoparaosistemadecoordenadasplanas.Osarquivoscontendo os dados geoespaciais devem vir acompanhados dos seus respectivos metadados,atendendoos requisitosdaResoluçãoCONCARnº1de2009.Deverão tambémser identificadaspor código de barras GS1-128 e cadastradas com informações relativas à amostra, sua coleta,responsável pela coleta, pela auditoria da coleta, pelo transporte e recebimento paraarmazenamento,dentreoutrasinformaçõesrelevantes.

    As propostas de estudos e de pesquisas devem ter um caráter multidisciplinar sempre quepossível.Osresultadosdosestudosserãodisponibilizadosparaoutrosestudoseserãoutilizadosnasdiversasavaliações,alémdeserempartedoRelatóriodeAvaliaçãoConsolidadoereferênciapara o desenvolvimento do Plano de Recuperação. Portanto, o proponente deverá ter umaabordagemmultidisciplinarepercepçãodarelaçãodestapesquisacomoconjuntodeatividadesdoProjetoBrumadinho-UFMG.

    2.4. PRODUTOSOsprodutosaserementreguespelaCoordenaçãodoSubprojetosão:-amostrasdesedimentogeorreferenciadasdabaciadorioParaobepa.-relatóriodetodasasatividadesenvolvidasnascoletasdasamostras.-relatóriofinanceirodosgastosrealizadosnoSubprojeto.

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página4de25

    2.5. PRAZOSA coleta deverá ser iniciada a partir de 30 dias contados da assinatura do contrato decorrentedestachamadaefinalizadanumprazomáximode24meses,podendoesseprazoserantecipadoouprorrogadoexcepcionalmente,mediantejustificativaaprovadapeloComitê.

    3. REQUISITOSPARACANDIDATURAPoderãoserproponentes:

    a)DocentesdoQuadroPermanenteemefetivoexercícionaUFMG;ou

    b) Docentes doQuadro Permanente em efetivo exercício na UFMG em parceria com outrasInstituiçõesdeEnsinoePesquisaouseuspesquisadores.

    Emqualquerhipótese,aCoordenaçãodoSubprojetodeveestaracargodeDocentedaUFMGerespeitado omínimo de dois terços de pessoas vinculadas à UFMG, conforme art. 6º, §3º, doDecretonº7.423/2010eart.3ºdaResolução01/2011doConselhoUniversitário.

    Os participantes da proposta deverão ter o currículo Lattes/CNPq atualizado, incluindoinformaçõessobreatividadesrelacionadasaoobjetoeobjetivosdachamada.

    4. IMPEDIMENTOS PARA COORDENAÇÃO OU PARTICIPAÇÃO EM EQUIPE EXECUTORA DOSUBPROJETO

    Em função das peculiaridades do Projeto Brumadinho-UFMG, são impedidos de Coordenar ouparticipardaequipeexecutoradoSubprojetotodoaqueleque:

    a) figuracomoparteouamicuscuriaenosprocessosindicadosnoitem1destaChamada,ouemprocessosmovidoscontraquaisquerdaspartesouamicuscuriaenosprocessosindicadosnoitem1destaChamada,relacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”;

    b) interveio comomandatário ou auxiliar de qualquer natureza de quaisquer das partes ouamicuscuriaeindicadasitem1destaChamada,ematosrelacionadoscomorompimentodaBarragem da Mina “Córrego do Feijão”, ou oficiou como perito ou prestou depoimentocomotestemunhanestecaso;

    c) forcônjugeoucompanheiro,ouqualquerparente,consanguíneoouafim,emlinharetaoucolateral, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer das partes ouamicuscuriae descritositem1destaChamada,doJuízoedemembrosdoCTCdoProjetoBrumadinho-UFMG;

    d) formulou pedidos relacionados com o rompimento da Barragem da Mina “Córrego doFeijão”aquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada,emjuízoouforadele;ouainda, seja cônjugeou companheiro,ouparente, consanguíneoouafim,emlinharetaoucolateral,atéoterceirograu,dequemtenhaformuladopedidosrelacionadoscom o rompimento da Barragem daMina “Córrego do Feijão” a quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritositem1destaChamada,emjuízoouforadele;

    e) for sócio ou membro de direção ou de administração de quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

    f) forherdeiropresuntivo,donatárioouempregadordequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página5de25

    g) sejaempregadooutenhaqualquerrelaçãodesubordinaçãooudependênciacomquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

    h) prestouserviçosrelacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”aquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

    i) sejacônjuge, companheiroouparente, consanguíneoouafim,em linha retaoucolateral,atéo terceirograu, inclusive,deadvogadosourepresentantesdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

    j) tiveremcursoaaçãocontraquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritos item1destaChamada,ouseuadvogado;

    k) foramigoíntimoouinimigodequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada,bemcomodeseusadvogados;

    l) recebeupresentesdepessoasquetivereminteressenacausaantesoudepoisdeiniciadooprocesso, que aconselhar alguma das partes ou amicuscuriae descritos item 1 destaChamadaacercadoobjetodacausaouquesubministrarmeiosparaatenderàsdespesasdolitígio;

    m) tivercomocredoroudevedor,deseucônjugeoucompanheirooudeparentesdestes,emlinharetaatéoterceirograu,inclusive,quaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada

    n) tiver interesse direto no julgamento dos processos em favor de quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritositem1destaChamada.

    5. SUBMISSÃODAPROPOSTAECRONOGRAMACadaproponentepoderáparticipardeapenasumapropostaparaapresenteChamada.

    Aspropostasdeverãoconter:

    a) descriçãodasetapaseatividadesaseremdesenvolvidas;

    b) sequênciaecronogramadasetapaseatividades;

    c) programaçãodedespesas,aquisiçãodeequipamentoseserviçosdeterceiros;e

    d) programaçãodeentregaderelatóriosparciais,finaisedeapresentações;

    e) definiçãodeindicadoresdecumprimentodeatividadesefases.

    As propostas de Subprojeto da presente chamada deverão ser acompanhadas dos respectivosPlanosdeTrabalhocontendo identificaçãodoobjetoa serexecutado,metasa serematingidas,etapas ou fases de execução, plano de aplicação dos recursos financeiros, cronograma dedesembolso,previsãodeinícioefimdaexecuçãodoobjeto,bemassimdaconclusãodasetapasoufasesprogramadasedeoutradocumentaçãopertinente,conformeocaso,aplicando-senoquecouberodispostono§1ºdoart.116,daLeinº8.666/93.

    OCoordenador será responsávelpela autorizaçãodedespesas juntoà FUNDEPepessoalmenteresponsávelpelaautenticidadedasinformaçõesedocumentosanexados.

    Adocumentaçãoapresentadanãopoderáseralterada,suprimidaousubstituídaapósafinalizaçãodoprazodeinscrição.Todavia,écondiçãodevalidadedapropostaacomprovaçãodesubmissãodoSubprojetoaocorrespondenteDepartamentoouCongregaçãodeUnidadedaUFMG,sendoaaprovaçãofinaldessasinstânciasobrigatóriaparaimplementaçãodoSubprojetojuntoàFUNDEP.

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página6de25

    Nãoserãoaceitassubmissõesefetuadascomdocumentação incompleta,nem inscrições foradoprazodeterminadonestaChamada.

    As propostas com seus documentos complementares deverão ser submetidos por meio doendereço eletrônico [email protected], conforme cronograma descrito noquadroabaixo.

    CRONOGRAMAAPRESENTAÇÃODEPROPOSTAS ATÉ20/03/2020RESULTADOPRELIMINAR ATÉ25/03/2020INTERPOSIÇÃODERECURSO ATÉ26/03/2020RESULTADOFINAL ATÉ27/03/2020

    6. AVALIAÇÃODASPROPOSTASAspropostasserãoavaliadascolegiadamentepeloCTCdoProjetoBrumadinho-UFMG.

    6.1. COMITÊTÉCNICOCIENTÍFICOOjulgamentoeaclassificaçãodepropostassãoatosexclusivosdoComitêTécnico-Científico(CTC)do Projeto Brumadinho-UFMG, que poderádesclassificar propostas em desacordo com estaChamada.

    Os Subprojetos serão avaliados e selecionados do Comitê Técnico-Científico (CTC) do ProjetoBrumadinho-UFMGe, os aprovados, recomendados ao Juízo, que decidirá pela contratação eexecução.

    Todos os Subprojetos a serem realizados dependem de aprovação do Juízo para execução,incluindoestimativasdeprazoseorçamento.Aprovadospelojuízo,osSubprojetosterãoexecuçãosupervisionadapeloCTC.

    O CTC é composto pelos Profs. Claudia Mayorga (Ciências Humanas), Fabiano Teodoro Lara(CiênciasSociaisAplicadas),RicardoMachadoRuiz(CiênciasSociaisAplicadas),EfigêniaFerreiraeFerreira (Ciências da Saúde); Adriana Monteiro da Costa (Geociências); Claudia CarvalhinhoWindmöller(QuímicaAmbiental),CarlosAugustoGomesLeal(CiênciasAgrárias)eGustavoSimões(Engenharia).

    6.2. AVALIAÇÃOESELEÇÃOComocondiçãoparaavaliaçãodaproposta,seráverificadaaconsistênciadocumental.

    Aspropostasserãoanalisadasemtrêsetapas:

    6.2.1Enquadramento: aspropostas submetidas serãoanalisadaspeloComitêTécnico-Científico(CTC)doProjetoBrumadinho-UFMGparaverificarseatendemaostermosdopresenteEdital.Estaetapaéeliminatória.

    6.2.2Mérito: cada proposta enquadrada será analisada quanto ao mérito técnico, científico,relevância,estruturaçãoeadequaçãometodológica,orçamentoequalificaçãodaequipe,e será

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página7de25

    classificadaemordemdeprioridade.Aspropostasserãoclassificadaserecomendadasaojuízoporordemdeclassificação.

    6.1.3Homologação: as propostas recomendadas e classificadas na etapa anterior pelo ComitêTécnico-Científico (CTC) do Projeto Brumadinho-UFMG, serão encaminhadas ao juízo, quedecidirásobreacontrataçãodeumaoumaisclassificadas,quandohouver.

    6.3Oscritériosdejulgamentodaspropostasapresentadassão:

    6.3.1Consistência,mérito,viabilidadedoconteúdoeadequaçãodametodologiadaproposta;

    6.3.2CompetênciaeexperiênciapréviadosCoordenadoresnaáreadoSubprojetoproposto;

    6.3.3QualificaçãodaequipeparaexecuçãodoSubprojeto;

    6.3.4Plano(s)detrabalho(s)do(s)bolsista(s);

    6.3.5ViabilidadedeexecuçãodoSubprojeto;

    6.3.6 Adequação dos aparelhos, equipamentos e espaço físico, previstos e orçados para ofuncionamentoeoperacionalizaçãoefetivadoSubprojeto;

    6.3.7Adequaçãodocronogramafísico-financeiroedoorçamentoproposto;

    O resultado será divulgado pelo endereço eletrônico, e poremail diretamente ao Coordenadordosprojetosindicadosaojuízoparacontratação.

    7. ITENSFINANCIÁVEISA proposta deverá conter orçamento detalhado, com valor total estimado, que será vinculanteparaexecuçãodoSubprojeto.

    7.1. Serão financiados, desde que compatíveis com o objetivo da presente Chamada edevidamentejustificados,osseguintesitensdedespesa:

    a) equipamentosematerialpermanente;

    b) materialdeconsumo(incluindoaquisiçãodelivros);

    c) serviçosdeterceiros;

    d) software;

    e) passagensediárias,conformevaloresdefinidospeloDecretono6.907/2009;

    f) bolsas,conformetabelaabaixo;

    g) manutençãodeequipamentos;

    h) despesasacessóriasdeimportação;

    i) despesasoperacionais.

    7.2Nãoserãofinanciadosrecursosdestinadosàpublicaçãodeartigosemrevistaseparticipaçõesemeventos.

    7.3 Os valores das Bolsas para Coordenadores, Professores e Estudantes vinculados aosSubprojetossãoosseguintes:

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página8de25

    Código Categoria ValorMáximoP1 ProfessorPesquisador/ExtensionistaSênior R$9.866,77P2 ProfessorPesquisador/ExtensionistaDoutor R$9.373,43P3 Pós-DoutoradoSênior R$8.880,09P4 Pós-DoutoradoJúnior R$8.386,75P5 ProfessorPesquisador/ExtensionistaouTécnicoMestre R$7.893,42P6 ProfessorPesquisador/ExtensionistaouTécnicoGraduado R$7.400,08D1 BolsistaEstudantedeDoutorado R$6.314,74M1 BolsistaEstudantedeMestrado R$4.420,32IX BolsistaEstudantedeGraduação/Iniciação R$1.458,71

    P1 - Professor Extensionista/Pesquisador Sênior é Pesquisador com experiência e trajetóriaacadêmicaequivalenteousuperioràdeProfessorTitularemUniversidadesFederais.

    P2 - Professor Extensionista/Pesquisador Doutor é Pesquisador com trajetória acadêmicaequivalenteàdeProfessorAdjuntoouAssociadoemUniversidadesFederais.

    P3-Pós-DoutoradoSênioréDoutordiplomadohámaisdecincoanos.

    P4-Pós-DoutoradoJúnioréDoutordiplomadohámenosdecincoanos.

    P5-ProfessorPesquisador/ExtensionistaouTécnicoMestreéespecializadovinculadoaoprojetocomMestradoouDoutoradoconcluídoantesdoiníciodoperíododabolsa.

    P6 - Professor Pesquisador/Extensionista ou Técnico Graduado é especializado vinculado aoprojetocomformaçãoemnívelsuperiorconcluídaantesdoiníciodabolsa.

    D1-BolsistaEstudantedeDoutoradoéestudanteregulardeCursodeDoutoradodeProgramadePós-Graduaçãoreconhecido.

    M1-BolsistaEstudantedeMestradoéestudanteregulardeCursodeMestradodeProgramadePós-Graduaçãoreconhecido.

    IX - Bolsista Estudante de Graduação/Iniciação é estudante regular de Curso de Graduação denívelsuperior(bacharelado,licenciaturaoutecnólogo)reconhecido.

    8. ATRIBUIÇÕESDOSCOORDENADORESSãoatribuiçõesdoCoordenadordoSubprojetoselecionado:

    a) Responsabilizar-se pela execução das atividades do Subprojeto, conforme proposto econtratado(AnexoI).

    b) Responsabilizar-sepelaalocaçãodetodososrecursosdoprojeto.

    c) ConstituiraequipedeexecuçãodoSubprojeto,observandoosimpedimentosconstantesdoitem4dapresenteChamada.

    d) Coordenar,orientaresupervisionaraequipedoSubprojeto.

    e) Coordenar, orientar e supervisionar a execução de serviços terceiros contratados peloSubprojeto.

    f) Responsabilizar-sepelaelaboraçãoderelatórioseapresentaçãoderesultados.

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página9de25

    g) Responsabilizar-sepeloatendimentodasdemandasdoComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMGedoJuízo.

    9.DISPOSIÇÕESGERAIS

    Para inscrição é necessária a comprovação de submissão do Subprojeto ao Departamentocorrespondente, conforme normas internas da UFMG. É obrigatória, para a contratação eimplementação do Subprojeto, as aprovações da proposta pela Câmara Departamental eCongregação da Unidade ou estruturas equivalentes. O Subprojeto deverá ser registrado noSistemadeInformaçãodaExtensão(SIEX)disponívelnoendereçoeletrônicowww.ufmg.br/proex.

    Os subprojetos,quandoapresentadospordocentes/pesquisadoresdaUFMG, subsumir-se-ãoàsdisposiçõesdaResolução10/95doConselhoUniversitáriodaUFMG:

    Art.9º–Dototaldovalordaprestaçãodeserviços,umpercentualde2%(doispor cento) será destinado à Universidade, para as atividades de fomentoacadêmicoedeformaçãoetreinamentoderecursoshumanos.

    Art.10–Dototaldovalordaprestaçãodeserviços,ummínimode10%(dezporcento)serádestinadoàUnidadeAcadêmicaouÓrgãoSuplementar.

    A execução e os resultados do Subprojeto deverão seguir compromissos éticos e deconfidencialidade(AnexoII),incumbindoaoCoordenadorPrincipalaestritavigilânciaquantoaosseustermosportodosvinculadosaoSubprojeto.

    OComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMGdesignaráumoumaismembrosparasupervisãodaexecuçãodoSubprojeto.IncumbeaoCoordenadorPrincipaldoSubprojetoinformarpreviamenteepossibilitaroacompanhamentoadequadodasatividadesdesenvolvidasnoâmbitodoSubprojetopelo(s)membrosdoCTCdesignadosparaasupervisão.

    OComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMGteráacesso,paraacompanhamentoesupervisão, ao ambiente da execução financeira-orçamentária, que é de responsabilidade doCoordenadorPrincipaldoSubprojetojuntoàFUNDEP.

    OComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMG,supervisionaráeavaliaráSubprojetoimplementadoemcadaumadasetapaspropostas.

    Semprequesolicitado,oCoordenadorprincipaldeveráprestarosesclarecimentosrequeridospeloCTCarespeitodequaisqueraspectosrelativosaoandamentodoprojeto.

    OCTCpoderá, deofício oupordeterminaçãodo juízo, reajustar o cronograma físico-financeirotendocomobaseaanálisedecorrentedasupervisãoedaavaliaçãodasações.

    O CTC acompanhará a execução Subprojetos em todas as suas fases. Os indicadores decumprimento de atividades e fases propostos serão considerados, mas não exclusivamente,podendooutroselementosrelevantesserlevadosemconsideração.

    AsubmissãodepropostasaestaChamadaimplicaaaceitaçãodetodososseustermos.

    OscasosnãoprevistosnestachamadaserãoresolvidospeloCTC.

    ANEXOI–Contrato

    ANEXOII–TermoÉticoedeConfidencialidade

    ANEXOIII–PlanoAmostraldeSedimentos

  • Página10de25

    ANEXOI–Contrato

    Contrato de Prestação de Serviços que entre si celebram aUniversidadeFederaldeMinasGerais,pormeiodaFaculdadedeXXXXXXXXXXeaFundaçãoXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

    AUniversidadeFederaldeMinasGerais–UFMG,autarquiafederalderegimeespecial,inscritanoCNPJ sob o nº 17.217.985/0001-04, sediada na Avenida Antônio Carlos, nº 6.627, em BeloHorizonte/MG, doravante denominada simplesmente Contratante, por meio da FaculdadeXXXXXXXXXXXXXX,neste ato representado pelo seu Diretor XXXXXXXXXXXX, residente edomiciliado nesta capital, e a Fundação XXXXXXXXXXXXX, inscrita no CNPJ sob onºXXXXXXXXXXXXXX, sediada na Av. Antônio Carlos 6.627., aqui representada por seu Prof.XXXXXXXXXXXXXXXXXX, residente e domiciliado nesta capital, doravante denominadasimplesmenteContratada, celebramopresentecontratodeprestaçãode serviços,baseadonasLeis Federais nº 8.666, de 21 de Junho de 1993, e nº 8.958, de 20 de Dezembro de 1994,regulamentadapeloDecretonº7.423,de31dedezembrode2010,queseregerápelascláusulasecondiçõesseguintes:

    CLÁUSULAPRIMEIRA–DOOBJETO

    ConstituiobjetodesteinstrumentoacontrataçãodaFundaçãodeDesenvolvimentodaPesquisa–FUNDEPcomafinalidadededarapoioaoSubprojeto“Construção,manutençãoealimentaçãodeplataforma interativa”,relativoao“TermodeCooperaçãoTécnicanº037/19-00, firmadoentreaUniversidade Federal de Minas Gerais – UFMG e o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública eAutarquiasdaComarcadeBeloHorizonte,cominterveniênciadaFundaçãodeDesenvolvimentodaPesquisa–FUNDEP”.

    ParágrafoÚnico-OapoioaserprestadopelaContratadaconsistenaexecuçãodosserviços,cujasespecificações,condições, formaeprazosconstamnoSubprojetomencionado,parte integrantedopresentecontrato.

    CLÁUSULASEGUNDA–DOREGIMEDEEXECUÇÃO,DIREITOSEOBRIGAÇÕESDASPARTES

    Osserviçosoracontratadosreger-se-ãopelasseguintescondições:

    ParágrafoPrimeiro -ÉvedadoàContratadasubcontratar,notodoouemparte,osserviçosoracontratados.

    Parágrafo Segundo - Évedado à Contratada que familiar de agente público preste serviços noórgãoouentidadeemqueesteexerçacargoemcomissãooufunçãodeconfiança.

    ParágrafoTerceiro-SãoobrigaçõesdaContratada:

    I-prestarosserviçosnaformaecondiçõesdefinidasnopresenteinstrumentoeemconformidadecom as Ordens de Serviço de que trata o inciso I, do Parágrafo Quarto, da Cláusula Segunda,responsabilizando-sepelasuaperfeitaeintegralexecução;

    II- receber e administrar os recursos destinados à execução do Subprojeto, em conta bancária

  • Página11de25

    específicaeindividualizadaparaapresentecontratação;

    III - responsabilizar-se pelo recolhimento de impostos, taxas, contribuições e outros encargosporventura devidos em decorrência da presente contratação, apresentando os respectivoscomprovantesaosetorcompetentedaContratante;

    IV - responsabilizar-se pela contratação, fiscalização e pagamento do pessoal porventuranecessárioàexecuçãodoobjetodopresentecontrato;

    V-aplicarnomercadofinanceiro,pormeiodeinstituiçõesoficiais,osrecursosadministradoscombase no presente instrumento, devendo posteriormente empregá-los, junto com o respectivorendimento, exclusivamente na execução do Subprojeto de que trata a Cláusula Primeira,observando a prescrição do item4.2, da CláusulaQuarta, do Termode Cooperação Técnica nº037/19-00,firmadoentreaUniversidadeFederaldeMinasGerais–UFMGeoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicaeAutarquiasdaComarcadeBeloHorizonte,emqueaContratada figuracomointerveniente;

    VI-restituiraoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicaeAutarquiasdaComarcadeBeloHorizonte,ao final do contrato, eventual saldo remanescente, monetariamente corrigido e acrescido dosrendimentospercebidos,observandoaprescriçãodoitem4.6,daCláusulaQuarta,doTermodeCooperaçãoTécnicanº037/19-00,firmadoentreaUniversidadeFederaldeMinasGerais–UFMGeo Juízoda6ªVaradaFazendaPúblicaeAutarquiasdaComarcadeBeloHorizonte,emqueaContratadafiguracomointerveniente;

    VII – recolher, mediante depósito na conta única do Tesouro Nacional/UFMG – conta nº ...,agêncianº...,códigoidentificadornº...,atéo...(...)diaútildomêssubsequenteàarrecadação,osvaloresresultantesdaaplicaçãododispostonaResoluçãonº10/95,doConselhoUniversitário;

    VIII - responder pelos prejuízos causados à Contratante, em razão de culpa ou dolo de seusempregadosouprepostos;

    IX-respeitarefazercomqueseupessoalcumpraasnormasdesegurançadotrabalhoedemaisregulamentosvigentesnoslocaisemqueestiveremtrabalhando;

    X - facilitar, por todos os meios ao seu alcance, a ampla ação fiscalizadora da Contratante,atendendoprontamenteàssolicitaçõesporelaapresentadas;

    XI-responsabilizar-sepelaguardadosdocumentosrelativosaopresenteinstrumento;

    XII-observarrigorosamenteodispostonoDecretonº8.241,de21demaiode2014,noquetangeàaquisiçãodeserviços,materiaiseequipamentosnecessáriosàexecuçãodoSubprojetoreferidonacláusulaPrimeiradestecontrato;

    XIII - transferir, de imediato, à Contratante, a posse e uso dos materiais de consumo e bensduráveisadquiridosparaexecuçãodoSubprojetoreferidonaCláusulaPrimeira;

    XIV - formalizar doação à Contratante, sem qualquer encargo, dos bens e equipamentosadquiridos para execução do Subprojeto, observado o disposto na Cláusula Sexta do Termo deCooperaçãoTécnicanº037/19-00,firmadoentreaUniversidadeFederaldeMinasGerais–UFMGeo Juízoda6ªVaradaFazendaPúblicaeAutarquiasdaComarcadeBeloHorizonte,emqueaContratadafiguracomointerveniente;

    XV– ressarciràContratantenocasodeusodebense serviçosprópriosda instituiçãoapoiada,paraexecuçãodoSubprojetoaqueserefereaCláusulaPrimeira;

    XVI-solucionar,judicialmenteouextrajudicialmente,quaisquerlitígioscomterceiros,decorrentesda execução deste contrato. Na hipótese de a Contratante ser condenada subsidiariamente,

  • Página12de25

    caberáaestadireitoderegressocontraaContratada;

    XVII -apresentarprestaçãodecontasematé30diasapósotérminodavigênciacontratual,emconformidadecomodispostonoincisoII,doart.3º,daLei8.958/94;XVIII-semprejuízodaprestaçãodecontasfinalprevistanoincisoanterior,havendoprorrogaçãodavigênciacontratual,apresentarprestaçãodecontasparcial,referenteàexecuçãodoobjetodocontratoeàutilizaçãodosrecursosdisponibilizadosnoperíodoinicialmenteacordado.

    ParágrafoQuarto:SãoobrigaçõesdaContratante:

    I–expedirasOrdensdeServiçonecessáriasàexecuçãodasatividadesprevistasnoSubprojetoaqueserefereocaputdaCláusulaPrimeira;

    II-acompanharefiscalizaraexecuçãofísico-financeiradoSubprojetoapoiado;

    III-receberosserviçosoracontratados,apósocumprimentodaobrigação:

    a) provisoriamente, por meio do responsável, mediante termo circunstanciado, assinado pelaspartesematé15(quinze)diasdacomunicaçãoescritadaContratadasobreotérminodoserviço;

    b) definitivamente, em até 90 dias, nos termos da alínea “b”, do inciso I, do art. 73, da Lei nº8.666/93.

    IV-elaborarrelatóriofinal,nostermosdo§3º,doart.11,doDecretonº7.423/2010.

    CLÁUSULATERCEIRA-DACOORDENAÇÃO/FISCALIZAÇÃO

    A Contratante indica como Coordenador Prof.XXXXXXXXXXXXdo Subprojeto“XXXXXXXXXXXXXXXXXX” que acompanhará os serviços da Contratada e o Prof.XXXXXXXXXXXXXXXcomofiscal,diretamenteoupormeioderesponsável(is)indicado(s)naformado art. 67, da Lei nº 8.666/93, o(s) qual (is) poderá (ão) adotar asmedidas necessárias ao fielcumprimentodascláusulascontratuais.

    Parágrafo Único – A indicação de novo Coordenador do Subprojeto, caso se faça necessária,dispensa a celebração de termo aditivo, podendo ser formalizada por ato da autoridadecompetente da Contratante, mediante justificativa e juntada da respectiva documentação aosautosdoprocessorelativoaopresentecontrato.

    CLÁUSULAQUARTA–DAREMUNERAÇÃORELATIVAAOSCUSTOSOPERACIONAIS INCORRIDOSNAEXECUÇÃODOCONTRATO

    A Contratada fará jus à importância de R$ ... (...), a título de remuneração pelos custosoperacionais por ela incorridos, decorrentesdo apoio ao Subprojeto aque se refere aCláusulaPrimeira.

    ParágrafoPrimeiro–A importânciaacimaintegraoorçamentodoSubprojetoaqueserefereaCláusula Primeira, e respeita o disposto item 9.3 da Cláusula Nona do Termo de Cooperaçãotécnicanº037/19-00,firmadoentreaUniversidadeFederaldeMinasGerais–UFMGeoJuízoda6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, em que a contratadafiguracomointerveniente.

    ParágrafoSegundo–Aremuneraçãoaqueserefereocaputseráefetuadanoprazode...(fixar)dias, a contar da apresentação da Nota Fiscal/Fatura ao servidor/setor competente daContratante, que atestará a sua conformidade com o Relatório de Serviços a que se refere oparágrafoseguinte.

  • Página13de25

    ParágrafoTerceiro–ORelatóriomencionadonoparágrafoanteriorvisacomprovaraadequadautilizaçãodos recursosdisponibilizados,aefetivaprestaçãodosserviçosovalordos respectivoscustos operacionais, de acordo com o estabelecido no presente contrato e deverá serencaminhadoaoservidor/setorcompetentedaContratantecomperiodicidadenão inferiora30(trinta)dias,paraadevidaanáliseeaprovação.

    Parágrafo Quarto – Na hipótese de não estar a Nota Fiscal/Fatura em conformidade com oRelatório de Serviços, será procedida a sua devolução à Contratada para as devidas correções,contandooprazoparapagamentoapartirdesuareapresentação.

    Parágrafo Quinto – A remuneração de que trata esta cláusula será efetivada mediantetransferênciaderecursosdacontabancáriaespecíficadoSubprojetoparaacontadacontratada,cujovalordaparcelaseráapuradoemconformidadecomodispostonoParágrafoTerceiroacima,sendovedada,portanto,asuaapropriaçãoantecipada.

    CLÁUSULAQUINTA-DADOTAÇÃOORÇAMENTÁRIA

    As despesas decorrentes deste Contrato correrão por conta da seguinte dotaçãoorçamentária:Elemento deDespesa ___________________, Programa de Trabalho ______ Fonte de recursos__________.

    CLÁUSULASEXTA–DOSVALORESDOSUBPROJETO

    Encontram-seespecificadosnoSubprojetodequetrataaCláusulaPrimeiraosvaloresnecessáriosàsuaexecução,contendo,dentreoutroselementos,asuafontee/ouorigem,bemcomoaformaeocronogramadecomoserãodisponibilizadosàcontratada.

    ParágrafoPrimeiro:-OSubprojetoreferidonacláusulaprimeiradeste instrumentopossuivalortotal orçado de R$ 000.000,00 (...), valor este que contempla os recursos destinados à suarealização,inclusiveaquelesaqueserefereacláusulaquarta,supra.

    CLÁUSULASÉTIMA-DADISPENSADOPROCEDIMENTOLICITATÓRIO

    Opresentecontratoéfirmadocomdispensadelicitação,nostermosdoincisoXIII,doartigo24,daLeinº8.666/93,combinadocomoartigo1º,daLeinº8.958/94,vinculando-seaoProcessodeDispensadeLicitaçãon°23072.XXXXXX/XXXX-XX

    CLÁUSULA OITAVA - DA OBRIGAÇÃO DE MANTER AS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARACONTRATAÇÃO

    AContratadaobriga-seamanter,durantetodaaexecuçãodocontrato,emcompatibilidadecomasobrigaçõesoraassumidas,todasascondiçõesexigidasparasuacontratação.

    CLÁUSULANONA-PUBLICIDADE

    Caberá à contratante providenciar a publicação do extrato do presente contrato, no prazoestabelecidonoParágrafoÚnico,doart.61,daLeinº8.666/93.

    Parágrafo único: Para efeito de publicação do extrato deste instrumento no Diário Oficial daUnião,erespectivolançamentonosistemadecontroleegestãodecontratosdoGovernoFederal,

  • Página14de25

    considerar-se-áovalordocontratocomosendodeR$000.000,00 (...) consoanteodispostonoparágrafoúnicodacláusulasexta.

    CLÁUSULADEZ–DAVIGÊNCIA

    Opresentecontratoterávigênciadexxxmesesacontardadatadesuaassinatura,podendoserprorrogadonostermosdoincisoII,doartigo57daLeinº8.666/93.

    CLÁUSULAONZE-DASPENALIDADESO descumprimento, pela Contratada, de quaisquer cláusulas e/ou condições estabelecidas nopresenteinstrumentoensejaráaaplicação,pelaContratante,dassançõesconstantesnosartigos86e87daLeinº8.666/93,asaber:I-advertência;II-suspensãododireitodelicitareimpedimentodecontratarcomaAdministraçãopeloperíododeaté24meses;III-multade10%dovalorcontratado,pelanãoprestaçãodosserviços;IV -multa de 1%, por dia de atraso na prestação do serviço ou parte deste, calculada sobre orespectivovalor;V-multade5%sobreovalordocontrato,pordescumprimentodecláusulacontratual,excetoaprevistanoincisoIII;VI - multa de 5% pela prestação dos serviços fora das especificações estabelecidas pelaContratante,aplicadasobreovalorcorrespondenteaoitemoupartedoitemaserprestado;VII-declaraçãodeinidoneidadeparalicitaroucontratarcomaAdministraçãoPública.CLÁUSULADOZE-DARESCISÃO/DIREITOSDAADMINISTRAÇÃOOcorrendoassituaçõesprevistasnosarts.77e78daLeiFederalnº8.666/93,opresenteContratopoderáserrescindidonaformaprescritaemseuart.79.ParágrafoÚnico-AinexecuçãototalouparcialdoContrato,previstanoart.77supramencionado,ensejará sua rescisão, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis e das conseqüênciasprevistasnoart.80dareferidaLei.

    CLÁUSULATREZE-DOFORO

    Nos termos do inciso I, do artigo 109, da Constituição Federal, o foro competente para dirimirdúvidasou litígiosdecorrentesdeste contratoéoda Justiça Federal, Seção JudiciáriadeMinasGerais.E,porestaremdeacordo,aspartesfirmamopresenteinstrumentoemduasvias,napresençadastestemunhasabaixo.BeloHorizonte,dede.

    Prof.XXXXXXXXXXDiretorXXXXXXXXXXXXX

  • Página15de25

    Prof.XXXXXXXXXXXXXPresidentedaXXXXXXXX

    Testemunhas1.________________________(Fundação)2.__________________________(CoordenadordoSubprojeto)

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página16de25

    ANEXOII–TermoÉticoedeConfidencialidade

    Termo Ético e de Confidencialidade a ser firmado por todas pessoas físicas ou jurídicas que dequalquer forma trabalharem no Subprojeto “Construção, manutenção e alimentação deplataformainterativa”.

    (NOME COMPLETO E DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA), (função no Projeto), (nome ounúmerodeidentificaçãodosubprojeto),declaraesecompromete:

    a)amantersigilo,tantoescritocomoverbal,ou,porqualqueroutraforma,detodososdados,informaçõescientíficase técnicase, sobretodososmateriaisobtidoscomsuaparticipaçãonoSUBPROJETOounoPROJETODEAVALIAÇÃODEPÓSDESASTRE;

    b)anãorevelar,reproduzir,utilizaroudarconhecimento,emhipótesealguma,aterceiros,dedados,informaçõescientíficasoumateriaisobtidoscomsuaparticipaçãonoSUBPROJETOounoPROJETODEAVALIAÇÃODEPÓSDESASTRE,semapréviaautorização;

    d) que todos os documentos, inclusive as ideias para no SUBPROJETO ou no PROJETO DEAVALIAÇÃODEPÓSDESASTRE,contendodadoseinformaçõesrelativasaqualquerpesquisasãodepropriedadedaUFMG;

    e) que todos os materiais, sejam modelos, protótipos e/ou outros de qualquer naturezautilizados no SUBPROJETO ou no PROJETO DE AVALIAÇÃO DE PÓS DESASTRE pertencem àUFMG.

    Odeclarantetemciênciadequeasatividadesdesenvolvidasserãoutilizadasemaçõesjudiciaismovidas peloMINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS e pelo ESTADO DE MINASGERAIS,representadopelaAdvocaciaGeraldoEstado-AGE,estandotambémhabilitadosnopoloativo dos processos, comoamicicuriae,oMINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, DEFENSORIA PUBLICADO ESTADO DE MINAS GERAIS, DEFENSORIA PUBLICA DA UNIÃO EM MINAS GERAIS e aADVOCACIA GERAL DA UNIÃO – AGU, contra a VALE S. A. (autos 5000121-74.2019.8.13.0054,5010709-36.2019.8.13.0024, 5026408-67.2019.8.13.0024, 5044954-73.2019.8.13.0024) quetramitamperanteoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicadaComarcadeBeloHorizonte.

    O declarante presta compromisso de imparcialidade no desenvolvimento de suas atividades,empregandotodasuadiligênciacomoimpõeoart.157,doCPC,declarandoexpressamenteque:

    a) NÃOÉcônjuge,companheiroouparenteemlinhareta,oucolateralatéoterceirograu,demembrosdoComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMG;

    b) NÃO figura comoparteouamicuscuriae nosprocessos indicadosacima, ou emprocessosmovidos contra quaisquer das partes ou amicuscuriae nos processos indicados acima,relacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”;

    c) NÃO interveiocomomandatárioouauxiliardequalquernaturezadequaisquerdaspartesouamicuscuriaeindicadasacima,ematosrelacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”,ouoficioucomoperitoouprestoudepoimentocomotestemunhanestecaso;

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página17de25

    d) NÃOÉcônjugeoucompanheiro,ouqualquerparente,consanguíneoouafim,emlinharetaoucolateral,atéoterceirograu,inclusive,dequalquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima,doJuízoedemembrosdoCTCdoProjetoBrumadinho-UFMG;

    e) NÃOformuloupedidosrelacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”aquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima,em juízoou foradele;ouainda, seja cônjugeou companheiro,ouparente, consanguíneoouafim,em linha retaoucolateral, até o terceiro grau, de quem tenha formulado pedidos relacionados com orompimento da Barragem da Mina “Córrego do Feijão” a quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritosacima,emjuízoouforadele;

    f) NÃO É sócio ou membro de direção ou de administração de quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritosacima;

    g) NÃO É herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritosacima;

    h) NÃO É empregado ou tenha qualquer relação de subordinação ou dependência comquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

    i) NÃOprestouserviços relacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”aquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

    j) NÃOÉcônjuge,companheiroouparente,consanguíneoouafim,emlinharetaoucolateral,atéo terceirograu, inclusive,deadvogadosourepresentantesdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

    k) NÃOtememcursoaaçãocontraquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima,ouseuadvogado;

    l) NÃOÉamigo íntimoou inimigodequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima,bemcomodeseusadvogados;

    m) NÃO recebeu presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois deiniciado o processo, que aconselhar alguma das partes ou amicuscuriae descritos acimaacercadoobjetodacausaouquesubministrarmeiosparaatenderàsdespesasdolitígio;

    n) NÃOTEMcomocredoroudevedor,deseucônjugeoucompanheirooudeparentesdestes,emlinharetaatéoterceirograu,inclusive,quaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

    o) NÃOTEMinteressediretonojulgamentodosprocessosemfavordequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima.

    OpresenteTermotemnaturezairrevogáveleirretratável,eoseunãocumprimentoacarretarátodososefeitosdeordempenal,civileadministrativacontraseustransgressores.

    BELOHORIZONTE,DATA.

    NOMECOMPLETO

    DADOSDEIDENTIFICAÇÃODAPESSOA

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página18de25

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página19de25

    ANEXOIII

    PLANOAMOSTRALDESEDIMENTOS

    Asamostrasdesedimentodeverãosercoletadasdentrodecampanhasdeamostragemdeáguassuperficiais.Os pontos de coleta e, portanto, os planos amostrais para as duasmatrizes sãoosmesmos.Nocasodossedimentosdeverãoserfeitasduascoletas,umanoperíodochuvosoeumano período seco, durante 12meses, e então, redimensionada a frequência de coleta conformeavaliaçãodosresultados.

    AsamostrasdeverãosercoletadasepreservadassegundoprotocolodescritonoGuiaNacionaldeColeta e Preservação de Amostras da ANA (Agência Nacional de Águas, 2011), para fins dedeterminação de parâmetros da Norma CONAMA 454, como metais, metaloides, compostosorgânicos e ensaios ecotoxicológicos. Esses últimos também de acordo com norma ABNT NBR15469(2007).

    O monitoramento é o primeiro passo importante para a elaboração de uma base de dadosconfiável e adequada para efetuar um diagnóstico ambiental e um acompanhamento dealteraçõesquesemostraremimportantesnodiagnóstico.

    Existem diversos métodos para a proposição da localização dos pontos de amostragem quepermitem avaliar a qualidade de corpos hídricos. Em geral, a aplicação desses procedimentosrequer conhecimento aprofundado do relevo e da hidrografia local ou das característicasgeográficasehidrológicasdabacia,assimcomodasatividadeseconômicasdesenvolvidasefontesdepressãopresentes.

    UmavezqueoobjetivoprincipaldapropostaéumarealizaçãodeumdiagnósticodinâmicodossedimentosdoRioParaopebaecorrelacioná-loscomdiagnósticosdeoutrasmatrizesambientaisestudadas,especialmenteadeáguassuperficiais,asamostrasdeverãosercoletadasnoribeirãoFerro-CarvãoenorioParaopebaatéarepresadeTrêsMarias.

    Será utilizada como referência uma microbacia do Paraopeba com um corpo hídrico maispreservado, para efeitos de comparação e avaliação de alterações em parâmetros medidos. Aprincípio, sugere-se o Ribeirão Casa Branca, em Brumadinho, uma vez que a bacia hidrográficadessecursod’águaapresentacaracterísticascomunsàdoFerro-Carvão.

    Asinformaçõesobtidaspelamediçãodeparâmetrosfísicos,químicosebiológicosserãoanalisadasemconjuntocomdadosclimatológicos,dequalidadedaágua,deusoeocupaçãodosoloedadosde saneamento, visando fornecer informações que possibilitem verificar tendências, avaliarimpactos,prevenireventoscríticoseorientarquantoafuturasações.

    Adefiniçãodos locaisdeamostragemfoirealizadaapósumaavaliaçãominuciosadahidrografiadabaciadorioParaopeba,apartirdeimagensdesatélitedaplataformadegeoprocessamentodoGoogleEarth.Foramobservadastambémasáreasdeinfluênciadecadapontodemonitoramento,ospontosdeconfluênciacomosprincipaisafluentes,aclassedeenquadramentodecadatrechoestabelecidapelaDNCOPAMnº14/1995,aproximidadedecomunidadesruraiseáreasurbanas,asatividadesdesenvolvidasnasáreasdeinfluênciadecadapontoeadistânciadopontoaolocalde rompimentodabarragem.Oacessogeográfico tambémfoi consideradoparaaalocaçãodospontos,dandopreferênciaalocaispróximosarodoviaseestradas.

    O levantamento das atividades licenciadas foi efetuado a partir de consulta as bases do PortalNacional de Licenciamento Ambiental (PNLA) e da plataforma Integrated DevelopmentEnvironment do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-SISEMA). Nelas,

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página20de25

    foram levantados os empreendimentos localizados próximos a calha do rio Paraopeba, com alicençadeoperaçãoconcedida,emfuncionamentonosdiasatuais.

    Assim,oscritériosparadefiniçãodospontosdeamostragemconsideraramosseguintesaspectos:

    • Montante e jusante das barreiras de contenção e das Estações de Tratamento da ÁguaconstruídaspelaempresaValenoribeirãoFerro-Carvão.

    • Montante e jusante de lançamentos de esgotos domésticos de áreas urbanas e decomunidadesrurais.

    • Captaçõesdeáguaparaabastecimentourbano.

    • MontanteejusantedaentradadosprincipaisafluentesdorioParaopeba,comooribeirãoIbirité,ribeirãodoCedro,ribeirãoSãoJoão,rioBetimeribeirãoSerraAzul.

    • MicrobaciadereferêncianoRioMacaúbas.

    Nototal,foramprevistos51pontosdemonitoramento,distribuídosdaseguinteforma:

    • PC1 até PC10: pontos de controle distribuídos ao longo dos 60 km de extensão do rioMacaúbas;

    • FC1, FC2, FC3, FC4 e FC5: pontos no ribeirão Ferro-Carvão, àmontante e à jusante dasbarragensdecontençãoconstruídaspelaempresaVale;

    • P01atéP23:pontosnacalhadorioParaopeba,amontanteeajusantedasconfluênciasdosprincipaisafluentes,bemcomodeaglomeradosurbanosepontossensíveisapressõespelolançamentodeefluentesdeorigemdomésticaouindustrial,levandoemcontaoacessoaárea;

    • P24,P25,P26,P27eP28:pontosdistribuídosnaUsinaHidrelétricadeRetiroBaixo;• P29eP30:pontosentreaUsinaHidrelétricadeRetiroBaixoearepresadeTrêsMarias;• P31, P32, P33, P34 e P35: pontos no interior darepresa de Três Marias, próximo ao

    barramento,napartecentralesul.

    Asinformaçõessobreoplanodeamostragemproposto,comadescriçãocompletadospontos,bemcomoomapaevidenciandoalocalizaçãogeográficadecadaum,podemserobservadasnasTabelas1,2enaFigura1queseguemnotexto.OsnúmerosqueaparecemnasFiguras1e2 correspondem aos seguintes municípios: (0: Cordisburgo; 1: Itatiaiaiuçu; 2: Inhaúma; 3:Igarapé; 4: Matozinhos; 5: Congonhas; 6: Resende Costa; 7: Caetanópolis; 8: Piedade dosGerais; 9: Contagem; 10: Nova Lima; 11: Lagoa Dourada; 12: Jeceaba; 13: Ouro Preto; 14:Morro da Garça; 15: Caranaíba; 16: Juatuba; 17: Cachoeira da Prata; 18: Brumadinho; 19:Moeda;20:FortunadeMinas;21:ConselheiroLafaiete;22:SãoBrásdoSuaçuí;23:Itaguara;24:OuroBranco;25:BeloHorizonte;26:Betim;27:Maravilhas;28:Queluzito;29:Itaúna;30:Crucilândia;31:PedroLeopoldo;32:OnçadePitangui;33:Florestal;34:Esmeraldas;35:SãoJoaquimdeBicas;36:Curvelo;37:Piracema;38:MateusLeme;39:Paraopeba;40:Sarzedo;41:Bonfim;42:Papagaios;43:SeteLagoas;44:BeloVale;45:RibeirãodasNeves;46:Pequi;47:CasaGrande;48:EntreRiosdeMinas;49:Itaverava;50:Carandaí;51:CapimBranco;52:CristianoOtoni; 53:Mário Campos; 54: Felixlândia; 55: Desterro de Entre Rios; 56: Pará deMinas; 57: Rio Manso; 58: Pompéu; 59: Santana dos Montes; 60: Ibirité; 61: São José daVarginha.)

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página21de25

    Afreqüênciadeamostragemserásemestralnosprimeirosdozemeses,quandoseráavaliadaeredefinida.

    Tabela1:DescriçãodospontosdeamostragemdesedimentosnorioParaopeba,propostospelo

    ComitêTécnico-CientíficodaUFMGdoProjetoBrumadinho-UFMG.

    Ponto Cursod'água Município Latitude–S(UTM)Longitude–E(UTM)

    P01 RioParaopeba Brumadinho 7771291,76 587024,46P02 RioParaopeba Brumadinho 7771566,32 586001,82P03 RioParaopeba Brumadinho 7772352,94 585402,41P04 RioParaopeba Brumadinho 7772644,67 583891,66P05 RioParaopeba Brumadinho 7773856,04 582951,59P06 RioParaopeba Brumadinho 7774066,45 582317,75P07 RioParaopeba SãoJoaquimdeBicas/Mário

    Campos7777969,59 582490,52

    P08 RioParaopeba SãoJoaquimdeBicas/MárioCampos

    7781578,65 582990,93P09 RioParaopeba SãoJoaquimdeBicas/Betim 7782998,19 583557,82P10* RioParaopeba SãoJoaquimdeBicas/Betim 7784026,33 577773P11 RioParaopeba Betim/Juatuba 7791351,67 575668,53P12 RioParaopeba Betim/Juatuba 7792113,3 575306,64P13* RioParaopeba Betim/Juatuba 7794046,88 572735,59P14 RioParaopeba Esmeraldas/Juatuba 7795289,76 569374,64P15 RioParaopeba Esmeraldas/Florestal 7802822,55 565534,48P16 RioParaopeba Esmeraldas/Florestal 7810035,83 561125,95P17* RioParaopeba Esmeraldas/SãoJoséda

    Varginha7824895,28 554477,45

    P18 RioParaopeba FortunadeMinas/Pequi 7835460,72 545920,84P19 RioParaopeba Papagaios/Paraopeba 7852318,97 547356,8P20 RioParaopeba Papagaios 7859729,5 548687,4P21 RioParaopeba Papagaios/Paraopeba 7864248,59 546673,73P22 RioParaopeba Curvelo/Pompéu 7880019,9 531441,54P23* RioParaopeba Curvelo/Pompéu 7897705,32 527458,34P24 RioParaopeba Curvelo/Pompéu 7900979,55 522876,02P25 RioParaopeba Curvelo/Pompéu 7903365,5 524294,79P26 RioParaopeba Curvelo/Pompéu 7904924,89 525365,73P27 RioParaopeba Curvelo/Pompéu 7909134,56 522312,05P28 RioParaopeba Curvelo/Pompéu 7912181,94 523085,14P29* RioParaopeba Felixlândia/Pompéu 7913816,65 522461,23P30 RioParaopeba Felixlândia/Pompéu 7915027,68 514916,2P31* TrêsMarias Felixlândia 7919500,83 498378,56P32 TrêsMarias Abaeté/Paineiras 7908094,09 478833,65P33 TrêsMarias Felixlândia/MoradaNovade

    Minas7934755,31 475971,31

    P34 TrêsMarias MoradaNovadeMinas/TrêsMarias

    7955622,51 464296,97P35 TrêsMarias SãoGonçalodoAbaeté/Três

    Marias7985914,42 471072,86

    FC1 RibeirãoFerro-carvão

    Brumadinho 7774708,05 591614,15FC2 RibeirãoFerro-

    carvãoBrumadinho 7773348,78 591877,92

    FC3 RibeirãoFerro-carvão

    Brumadinho 7772556,84 590959,37FC4 RibeirãoFerro-

    carvãoBrumadinho 7773087,95 590262,26

    FC5 RibeirãoFerro-carvão

    Brumadinho 7772867,6 589482,17

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página22de25

    Ponto Cursod'água Município Latitude–S(UTM)Longitude–E(UTM)

    FC6 RibeirãoFerro-carvão

    Brumadinho 7771690,75 589193,72MC1 RioMacaúbas DesterrodeEntreRios 7717374,62 574059,54MC2 RioMacaúbas DesterrodeEntreRios 7723296,32 576246,53MC3 RioMacaúbas DesterrodeEntreRios 7726777,96 577682,78MC4 RioMacaúbas DesterrodeEntreRios 7730632,19 580797,65MC5 RioMacaúbas PiedadedosGerais 7735985,61 579873,29MC6 RioMacaúbas PiedadedosGerais 7738289,65 580439,86MC7 RioMacaúbas PiedadedosGerais 7741750,57 582404,98MC8 RioMacaúbas Bonfim 7745268,08 584771,73MC9 RioMacaúbas Bonfim 7753005,78 584777,26MC10 RioMacaúbas Bonfim 7754237 591594,71

    • Pontocoincidentecomosjáexistentesnarededemonitoramento.Tabela2:Descriçãodolocaldecoletadecadapontodeamostragemdesedimentosnorio

    Paraopeba,propostospeloComitêTécnico-CientíficodaUFMGdoProjetoBrumadinho-UFMG.Ponto DescriçãodolocalP01 EntreaconfluênciadoribeirãoFerro-CarvãoeaáreaurbanadeBrumadinhoP02 EntreaconfluênciadoribeirãoFerro-CarvãoeaáreaurbanadeBrumadinhoP03 EntreaconfluênciadoribeirãoFerro-CarvãoeaáreaurbanadeBrumadinhoP04 RioParaopeba,naáreaurbanadeBrumadinho,antesdacaptaçãodaCOPASAP05 RioParaopeba,naáreaurbanadeBrumadinho,antesdacaptaçãodaCOPASA

    P06AjusantedaáreaurbanadeBrumadinho,emdireçãoaoInstitutoInhotim,depoisdaconfluênciacomorioManso.

    P07UmpontonorioParaopebaapósumaáreadelavraacéuabertodegrandeporte,logoapósoInstitutoInhotim,nomunicípiodeBrumadinho.Coletasobopontilhãodalinhaférrea.

    P08 AmontanteaáreaurbanadeMárioCampos,aoladodacomunidadedeVilaFlores.

    P09RioParaopeba,apósaconfluênciacomoribeirãoSarzedo,àjusantedaáreaurbanadeMárioCampos,emdireçãoaColôniaSantaIsabel.

    P10*ColetanapontesobreorioParaopeba,naBR-383,próximoaSãoJoaquimdeBicas(pontocoincidentecomBP070).

    P11ColetanapontesobreorioParaopeba,aoladodacomunidadedeJardimCalifórnia,àmontantedaconfluênciacomorioBetim.

    P12 RioParaopeba,naconfluênciacomorioBetim

    P13* ColetanapontesobreorioParaopeba,naMG-050,nadivisadosmunicípiosdeBetimeJuatuba(pontocoincidentecomBP072eCPRMJuatuba)

    P14RioParaopeba,sobapontedalinhaférrea,naáreaurbanadeJuatuba,àmontantedaconfluênciacomoribeirãoSerraAzul

    P15RioParaopeba,ajusantedaconfluênciacomoribeirãoSerraAzuleàmontantedaconfluênciacomoribeirãoGrande.

    P16 RioParaopeba,àjusantedaconfluênciacomoribeirãoGrande

    P17*ColetanapontesoboRioParaopeba,naMG-060,nalocalidadedeSãoJosé,emEsmeraldas(coincidentecomoBP082).

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página23de25

    Ponto DescriçãodolocalP18 ColetanapontesoborioParaopeba,naMG-238

    P19 ColetanorioParaopeba,sobapontenaestradadeterra,àjusantedaconfluênciacomoRibeirãodosMacacoseoribeirãoSãoJoão,nomunicípiodeParaopeba(coincidentecomoCPRM40850000).

    P20 Papagaios,Paraopeba:RioParaopebalogoapósafozdoribeirãoSãoJoão,emParaopeba,nacaptaçãodaCOPASAdomunicípiodeParaopebaP21 RioParaopeba,ajusantedaconfluênciacomoribeirãodoCedro,nomunicípiodeParaopeba

    P22ColetanapontesoborioParaopeba,naMG-420,emCurvelo,àjusantedafozdoRioPardoemPompéu(coincidentecomBP078eCPRMPonte)

    P23* RioParaopeba,situadonamargemdireitadorioParaopeba,numa"prainha"próximaaumloteamentocomalgumascasas,àmontantedabarragemdeRetiroBaixo(coincidentecomCPRM).P24 IníciodarepresadeRetiroBaixoP25 InteriordarepresadeRetiroBaixoP26 InteriordarepresadeRetiroBaixoP27 InteriordarepresadeRetiroBaixoP28 PróximoaobarramentodarepresadeRetiroBaixoP29* RioParaopeba,àjusantedarepresadeRetiroBaixo,(coincidentecomBP099)P30 RioParaopeba,àmontantedarepresadeTrêsMarias,emFelixlândiaP31* RemansodarepresadeTrêsMariasnoMunicípiodeFelixlândia(coincidentecomBPE6)P32 InteriordarepresadeTrêsMarias,partesulP33 InteriordarepresadeTrêsMarias,partecentralP34 InteriordarepresadeTrêsMarias,partecentro-norteP35 InteriordarepresadeTrêsMarias,partenorte,próximoaobarramentoFC1 RibeirãoFerro-CarvãoeBrumadinhoFC2 RibeirãoFerro-CarvãoeBrumadinhoFC3 RibeirãoFerro-CarvãoeBrumadinhoFC4 RibeirãoFerro-CarvãoeBrumadinhoFC5 RibeirãoFerro-CarvãoeBrumadinhoFC6 RibeirãoFerro-CarvãoeBrumadinhoMC1 PontodecontrolenanascentedorioMacaúbas,nomunicípiodeDesterrodeEntreRios.MC2 PontodecontrolenorioMacaúbas,nomunicípiodeDesterrodeEntreRios.MC3 PontodecontrolenorioMacaúbas,emárearuralpróximaaresidências.MC4 PontodecontrolenorioMacaúbas.MC5 ColetasobpontedemadeiranonorioMacaúbas,àmontantedaáreaurbanadomunicípiode

    PiedadedosGerais.MC6 PontodecontrolenorioMacaúbas,àjusantedaáreaurbanadomunicípiodePiedadedosGerais.MC7 ColetanorioMacaúbas,sobaponto,nomunicípiodePiedadedosGerais,emáreacomatividades

    agrícolas,silviculturaisedeextraçãodeareia.MC8 PontodecontrolenorioMacaúbas.MC9 ColetanorioMacaúbas,sobapontenodistritodeSantoAntôniodaVargemAlegre.MC10 PontodecontrolenorioMacaúbas,nasuaconfluênciacomorioParaopeba,nomunicípiode

    Bonfim.*Pontocoincidentecomosjáexistentesnarededemonitoramento.

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página24de25

    Figura1:LocalizaçãodospontosdeamostragemdesedimentosnorioParaopeba,propostosparaoplanoamostraldoComitêTécnico-CientíficodaUFMGdoProjetoBrumadinho-UFMG.

  • PROJETO BRUMADINHO-UFMG

    Página25de25

    Figura2:LocalizaçãodospontosdeamostragemdesedimentosnorioParaopeba,propostosparaoplanoamostraldoComitê Técnico-Científico da UFMG do Projeto Brumadinho-UFMG, com ênfase na microbacia do Rio Macaúbas.