projeto ambiental fauna

20
Projeto Ambiental / Ciêntifico 1 Fauna Ana Franz Fotografia Ambiental – 2015/02 Professor: Fernando Pires Curso Superior de Tecnologia em Fotografia / ULBRA

Upload: anafranz2

Post on 06-Jan-2017

244 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto ambiental   fauna

Projeto Ambiental / Ciêntifico 1

Fauna

Ana Franz

Fotografia Ambiental – 2015/02Professor: Fernando Pires

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia / ULBRA

Page 2: Projeto ambiental   fauna

Testudines

Page 3: Projeto ambiental   fauna

• Reino: Animalia• Filo: Chordata• Classe: Reptilia• Ordem: Testudines• Subordem: Cryptodira• Família: Cheloniidae e Dermochelyidae

Características • O casco é formado dorsalmente pela carapaça e ventralmente pelo plastrão,

partes que são unidas lateralmente pela ponte. A carapaça é formada pela fusão dos ossos dérmicos com costelas e vértebras prolongadas e o plastrão é constituído anteriormente por clavículas e interclavículas e posteriormente por costelas abdominais.

• O crânio é, atualmente, considerado anapsida, ou seja, sem fenestras (ou aberturas) temporais, sendo os Testudines os únicos animais viventes a possuírem tal característica.

Page 4: Projeto ambiental   fauna
Page 5: Projeto ambiental   fauna

• Não possuem dentes, mas tanto a mandíbula quanto a maxila são recobertas por lâmina córnea, formando um “bico” córneo. Algumas espécies possuem palato secundário parcial, que individualiza respiração e alimentação.

• Existem no mundo 327 espécies de Testudines, sendo que 36 delas ocorrem no Brasil, e 11 no Rio Grande do Sul (Cinco espécies de tartarugas marinhas e seis espécies representantes de água doce). Dentre as espécies de água doce nativas do Rio Grande do Sul estão: (1) o cágado-preto (Acanthochelys spixii), (2) o cágado-de-barbelas (Phrynops hilarii), (3) o cágado-pescoço-de-cobra (Hydromedusa tectifera), (4) o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus), (5) o cágado-rajado (Phrynops williamsi) e (6) a tartaruga-tigre–d’água (Trachemys dorbigni). Além destas, já é possível encontrar na natureza a espécie exótica (7) tartaruga-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta elegans), originaria dos Estados Unidos que é comercializada ilegalmente em Pet Shops.

Page 6: Projeto ambiental   fauna
Page 7: Projeto ambiental   fauna

• A temperatura corporal dos répteis, varia de acordo com o ambiente e todos possuem coluna vertebral. A maioria é ovípara, tem a pele coberta por escamas, respiração pulmonar e possuem coração com três cavidades.

• Incluídas todas as tartarugas marinhas, terrestres e de água doce, sendo dividida em três subordens: Pleurodira (tartarugas com retracção lateral do pescoço para dentro da carapaça), Cryptodira (tartarugas com retracção do pescoço para dentro da carapaça de maneira que assume a forma de um “S”, no seu interior) e Amphichelydia (todas as espécies extintas).

• TESTUDINES ou CHELONIA, é uma ordem de répteis que engloba os quelônios terrestres, marinhos e de água doce e é tida como a mais antiga de todas entre os vertebrados atuais. Possui como característica mais distintiva o seu casco, sendo a sua porção dorsal convexa, chamada de carapaça e sua parte ventral mais achatada, o plastrão.

Page 8: Projeto ambiental   fauna
Page 9: Projeto ambiental   fauna
Page 10: Projeto ambiental   fauna
Page 11: Projeto ambiental   fauna
Page 12: Projeto ambiental   fauna
Page 13: Projeto ambiental   fauna
Page 14: Projeto ambiental   fauna
Page 15: Projeto ambiental   fauna
Page 16: Projeto ambiental   fauna
Page 17: Projeto ambiental   fauna
Page 19: Projeto ambiental   fauna
Page 20: Projeto ambiental   fauna