projeto - abrappsistemas.abrapp.org.br/apoio/apresentacoes/nucleoeventos/guiaequidade.pdf · 2 guia...

4
GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Fórum de Equidade e Diversidade das EFPC PROJETO

Upload: others

Post on 22-Mar-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO - Abrappsistemas.abrapp.org.br/apoio/apresentacoes/nucleoeventos/guiaequidade.pdf · 2 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Fórum de Equidade e Diversidade das EFPC

PROJETO

Page 2: PROJETO - Abrappsistemas.abrapp.org.br/apoio/apresentacoes/nucleoeventos/guiaequidade.pdf · 2 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE

2

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Este projeto foi idealizado pelo Fórum Pró-Equidade e Respeito à Diversidade das

EFPCs e avaliado pela Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp -

Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e tem

por objetivo divulgar ações, para consulta e disseminação, sobre os temas equidade

e diversidade, junto às Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

PASSO A PASSO DO PROJETO

1. Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR);

2. Histórico de criação do Fórum de Equidade e Diversidade das Entidades Fechadas de Previdência Complementar;

3. Questionário para coleta de dados sobre a Promoção da Equidade, Respeito e Valorização da Diversidade em EFPC.

1. PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA DA SPM/PR

O Programa é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens inscrita na Constituição Federal, de 1988.

Criado em 2005, o programa encontra-se na sexta edição e destina-se a empresas e instituições de médio e grande porte dos setores públicos e privados.

O objetivo deste é contribuir para a eliminação das discrimi-nações e desigualdades vivenciadas no ambiente de trabalho.

A adesão ao Programa é voluntária e cada empresa realiza um diagnóstico interno e elabora um plano de ação onde explicita-rá como serão desenvolvidas as ações em prol da equidade de gênero e étnico-racial ao longo de dezoito meses.

Após a execução deste plano de ação de maneira satisfa-tória, de acordo com os critérios estabelecidos pela SPM,

a empresa recebe o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, cuja validade é de dois anos.

A iniciativa tem o apoio da ONU Mulheres, da Organização Internacional do Trabalho - OIT e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Saiba mais sobre o programa na página oficial da SPM: www.spm.gov.br

O PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

O cenário mundial atual aponta para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial que imprima uma marca social positiva.

Operações corporativas responsáveis, cada vez mais consti-tuem uma questão fundamental nos negócios, pois a socie-dade vem desenvolvendo a cultura de utilizar/dar preferência a produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis.

Page 3: PROJETO - Abrappsistemas.abrapp.org.br/apoio/apresentacoes/nucleoeventos/guiaequidade.pdf · 2 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

3

Assim, as questões sociais e ambientais têm peso cada vez maior na tomada de decisão de consumidores e investidores.

Nesse sentido, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma ferramenta eficaz para melhores práticas de gestão, além de estar alinhado às Metas 5, 8 e 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda ONU 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A consideração de questões sociais, ambientais e de go-vernança corporativa pelas EFPC em seus investimentos diz respeito não somente à sua função social, mas também à observância de riscos e oportunidades de negócios que podem impactar no desempenho dos ativos, além de impul-sionar as empresas investidas, fornecedores, prestadores de serviços, e o mercado em geral, a adotarem práticas so-cialmente responsáveis e eficientes.

As principais vantagens da implantação de um Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça com foco na sustentabili-dade de uma EFPC são:

n Alinhamento das Entidades com as melhores práticas de mercado, do ponto de vista social;

n Mitigação de riscos de denúncias e ações trabalhistas;

n Eliminação de discriminações e desigualdades de gê-nero e raça no ambiente de trabalho;

n Reconhecimento da Entidade como Empresa Cidadã;

n Marca social positiva;

n Imagem positiva;

n Atração e retenção de talentos e de novos participantes.

2. FÓRUM DE EQUIDADE E DIVERSIDADE DAS EFPC

Os princípios fundamentais do Fórum são a promoção da igualdade e da equidade e a valorização da diversidade, em suas variadas expressões.

E, seu objetivo é apoiar, de modo coletivo e cooperativo, a implementação desses princípios no ambiente organiza-cional das entidades visando uma relação mais equânime e inclusiva em suas relações de trabalho e de convivência.

HISTÓRICO E COMPOSIÇÃO

Idealizado no final de 2010, após encontro em Brasília, na sede da FUNCEF, por seis entidades que participaram da 3ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, por ocasião da entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero.

Nesta reunião foi vislumbrada a possibilidade dessas e outras entidades se unirem e somarem esforços para a realização de ações de seus Programas internos e na implementação de novas abordagens em seus ambientes organizacionais.

Estiveram presentes naquela reunião as entidades: ELETROS, FUNCEF, GEAP, PETROS, PREVI e REAL GRANDEZA. Cabe destacar que todas foram contempladas com o Selo Pró-Equidade de Gênero naquele ano.

A segunda reunião deste grupo foi realizada em fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro, e teve como pauta principal aprofundar a discussão e encontrar o melhor caminho

Page 4: PROJETO - Abrappsistemas.abrapp.org.br/apoio/apresentacoes/nucleoeventos/guiaequidade.pdf · 2 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE

4

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

para a cooperação e articulação mais adequada entre as entidades, resguardando a especificidade de cada uma e de seus Comitês.

Além dos comitês das seis entidades que iniciaram o gru-po, participaram da reunião integrantes do INFRAPREV e SERPROS, que aderiram ao Programa da SPM, a partir da-quele ano.

Nessa segunda reunião ocorreram as seguintes deliberações:

1. Criação do Fórum de Equidade e Diversidade das EFPC, formado inicialmente pelas oito entidades;

2. Estabelecimento dos princípios fundamentais do Fórum que são a promoção da igualdade e equidade e a valo-rização da diversidade, em suas variadas expressões e dimensões, e que se mantém até hoje;

3. Definição do objetivo do Fórum, que é trabalhar para im-plementar seus princípios no ambiente organizacional das entidades que o compõem;

4. Convenção de que os participantes do Fórum são indica-dos pelos respectivos Comitês das entidades, com direito à voz e à deliberação nas reuniões.

Atualmente o Fórum de Equidade e Diversidade das EFPCs é composto pelos membros dos Comitês das seguintes En-tidades Fechadas de Previdência Complementar:

ATUAÇÃO DO FÓRUM

O Fórum vem realizando diversas ações conjuntas, dentre elas, oficinas de capacitação e ciclos de palestras, com destaque para dois eventos: (1) encontro direcionado às empresas investidas das entidades integrantes do Fórum

e (2) encontro com fornecedores e prestadores de serviços dessas mesmas entidades. Ambos com a presença de Di-rigentes das Entidades e representantes da SPM.

O objetivo destes encontros foi dar ciência do compromis-so com o avanço da promoção da igualdade de direitos e inclusão da diversidade no mundo do trabalho e incentivar a adoção de tais práticas pelas empresas convidadas.

3. QUESTIONÁRIO PARA A COLETA DE DADOS SOBRE A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE EM EFPC

Visando a criação de um Guia de Melhores Práticas de Equidade de Gênero e Raça para Entidades Fechadas de Previdência Complementar, o Fórum Pró-Equidade, elaborou um questionário (https://goo.gl/9MqoGV) que tem por objetivos:

n Conhecer o perfil das EFPC quanto à promoção de ações de equidade, diversidade e inclusão social, ainda que estas entidades não tenham aderido, oficialmente, ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da SPM;

n Incentivar ações e informações que contribuam para reduzir as desigualdades de gênero e de raça em todo o segmento para consolidar uma política estruturada de ações voltadas à inserção, responsável e participativa, no contexto social brasileiro, ajustando-se às melhores práticas de gestão.

A primeira fase do projeto consiste no envio do questionário para coletar informações entre as entidades, que poderá ser enviado até 24/10/2017. Em seguida, os dados serão reu-nidos e analisados por membros do Fórum e por represen-tantes da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp.

Posteriormente, a compilação desta coleta de dados se transformará na publicação do Guia de Melhores Práticas de Equidade de Gênero e Raça para Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a ser lançado pela CTN Sus-tentabilidade e divulgado pela Abrapp a todas as associadas.

Contamos com a participação de todas as entidades neste projeto de relevância para o nosso sistema.