projecto leonardo da vinci

10
LEONARDO DA P R O J E C T O HUGO DIAS VINCI

Upload: hugo-dias

Post on 12-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Resume book of a project Leonardo da Vinci by Hugo Dias

TRANSCRIPT

Page 1: Projecto Leonardo da Vinci

L E O N A R D OD A

P R O J E C T O

H U G O D I A S

V I N C I

Page 2: Projecto Leonardo da Vinci

D I R E C Ç Ã O D E A R T E E D T I T O R I A L

HUGO DIAS

HUGO DIAS

T E X T O S

HUGO DIASMANUELA PINTO

F O T O S

Este pequeno livro, foi criado para relatar a minha viagem no programa Leonardo da Vinci. A cidade de estágio foi Málaga, no sul de Espanha, terra de um grande pintor/artista, Pablo Picasso. Neste livro, estão compiladas fotos e pequenos textos que resumem os três meses que vivi por terras espanholas. Estes três meses de estágio contribuiram não só para um crescimento profissional mas também para um crescimento a nível pessoal.

Para finalizar esta pequena introdução, um agradecimento ao grupo etic_ , ao projecto Leonardo da Vinci e aos meus pais pelo suporte dado.

por Hugo Manuel Cardoso Dias

M Á L A G A

Page 3: Projecto Leonardo da Vinci

R E L A T Ó R I O S

Pág. 03

Pág. 04

A C A S A

Pág. 05

O D I A - A - D I A

Pág. 06

O E S T Á G I O

Pág. 07-08

C O N C L U S Ã O

M Á L A G A

Page 4: Projecto Leonardo da Vinci

R E L A T Ó R I O SFaz mês e meio por terras espanholas, ao serviço \do Projecto Leonardo Da Vinci, até agora uma experiência positiva.

Málaga não é uma capital como Lisboa ou Porto, nem como as grandes espanholas, Barcelona e Madrid, mas é bastante rica em cultura, ao fim ao cabo estamos em terra de Pablo Picasso. Vários museus, entre eles a Casa Picasso, casa essa onde morou Picasso, e também o museu com seu nome. Uma cidade que culturalmente ligada as suas raízes, a cultura do mar.

Falando em mar, não existem ondas, aqui vivemos bastante perto do mar e nem o ouvimos, posso dizer que sinto falta do nosso mar português, a nossa grande costa portuguesa.

"Nosotros" vivemos fora do centro da cidade, numa urbanização chamada "El Candado", zona totalmente de dormitório, a 4 minutos a pé da praia.

Praia, sim ainda conseguimos aproveitar praia até ao fim do mês de Outubro.Casa não muito grande mas bastante maneira, temos direito a piscina privada, campo de ténis e basquetebol.

Falando do trabalho, corre tudo muito bem na nova empresa, em que estou.não tendo nada mais que relatar por agora, despeço-me até ao próximo post.

Volto a escrever directamente de Málaga.

As coisas por aqui já se tornaram mais semelhantes a uma rotina de dia a dia, pouco há de novo para conhecer. Comprei uma bola de basquetebol para jogar no campo que temos aqui no prédio sempre ajuda a passar o tempo naquelas tardes que nada tenho que fazer.

Estamos a uma semana e dias do fim de esta jornada, desta experiência.Estes últimos tempos têm sido diferentes com a chegada, dos nossos colegas André e Gonçalo que estiveram em Itália, o grupo ficou maior, e como costumo dizer quantos mais melhor. Com um grupo maior sempre há mais convivio, e a vontade de sair é maior.

Em relação a trabalho como já tinha referido no post anterior, nesta empresa as coisas correm muito melhor do que correram na primeira empresa em que estivemos quando cá chegamos. Aqui o ambiente é bem melhor, e existe ritmo de trabalho.

Em relação a frio aqui nem vê-lo, estamos em Dezembro e na quinta-feira passada durante a tarde ainda andamos de t-shirt na rua. A noite as temperaturas não baixam mais que 14 graus e durante o dia chegamos a ter 23 graus.

Aqui ficam algumas fotos de Málaga.

Page 5: Projecto Leonardo da Vinci

A C A S AAs nossas casas eram fora do centro de Málaga, num local chamado El Candado (em português, O Cadeado).Local tranquilo sem muita confusão, ideal para descansar.A nós pareceu-nos ser a parte rica, casas grandes roadeadas de árvores, numa encosta virada ao mar. A maior parte condominios privados. No nosso prédio tinhamos piscina e campo de ténnis/basquetebol privados, coisas que usufruimos claro.Em relação a casa em si, ficamos em duas casas, eu no primeiro andar e a Manuela e Sara no treceiro. As casas apesar de pequenas eram ideias para o que precisavamos. Um quarto, com cozinha, casa de banho e ainda varanda era o ideal.

Os primeiros dias foram passados em casa e o pouco que saimos foi só em El Candado.As casas pediam que ficassemos, e como tal ficamos e só na segunda-feira nos aventuramos até ao centro em busca do centro onde iriamos ter as aulas de espanhol e toda a introdução a cidade e ao meio.

Page 6: Projecto Leonardo da Vinci

O D I A - A - D I A

O dia - a - dia, nos primeiros tempos foi bastante movimentado. Durante as primeiras semanas no centro IPF, a rotina foi mais variada, tivemos uma primeira parte de abordagem ao espanhol seguindo-se um passeio por alguns pontos da cidade. Este passeio serviu um pouco para nos fazerem uma apresentação da cidade e tambem para nos explicarem o funcionamento da rede de transportes.

Já em tempo de estágio, criou-se uma rotina um pouco repetitiva. Como tentativa de quebrar essa rotina, comprei uma bola de basquetebol para jogar no campo nas traseiras do prédio. Assim as tardes eram preenchidas com algum exercício, ou um pouco de basquetebo ou então uma corridinha a beira da praia.Os jantares, também faziam parte do convívio com os meus companheiros, procuramos sempre que possível combinarmos algo (uma saída até ao centro, ou um jantar).

Page 7: Projecto Leonardo da Vinci

O

E S T Á G I O

Falando em estágio, numa primeira fase as coisas não correram como planeado, levando-nos assim aos três a procurar um sitio mais indicado para podermos estagiar.E assim foi, em conjunto com a Susana Bronze e com a equipa do IPF, conseguimos novos estágios para cada um de nós.

Na segunda empresa (Grupo Ymer) em que estive as coisas correram prefeitamente, havia um bom ambiente de trabalho onde a comunicação fluia liveremente.O trabalaho também fluia bastante bem e deu bastantes frutos. Sem mais acrescentar deixo um agradecimento ao Grupo Ymer.

Page 8: Projecto Leonardo da Vinci

C O N C L U S Ã OCom toda esta “aventura” apredi muita coisa e posso dizer que cresci tanto a nível profissional como pessoal.O oportunidades destas são raras e penso que a proveitei muito bem a minha.

Como nada mais para contar despeço-me até uma próxima.

por Hugo Manuel Cardoso Dias

Page 9: Projecto Leonardo da Vinci

A G R A D E C I M E N T O S

Um grande obrigado a todas as pessoas que me apoiarame me suportaram ao longo de toda esta jornada.

Obrigado Hugo Dias

C O N C L U S Ã O

Page 10: Projecto Leonardo da Vinci