programas da zona norte

4
Programas financiados pela União Europeia na zona Norte - Cursos profissionais A Escola EB 2,3 de S. João da Madeira estreia-se nos cursos com equivalência ao 12.º Ano de escolaridade. O curso de ‘Construção e reparação de veículos a motor’ inicia em Setembro, destinando-se a alunos com o 9.º ano concluído. A mesma escola arranca também com os cursos de ‘Mecânico de veículos ligeiros’ e ‘Acompanhante de Crianças’, estes dois dando equivalência ao 9.º ano. A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior inicia pela primeira vez o curso ‘Práticas administrativas’, dando equivalência ao 9.º ano. Com a mesma equivalência está o curso ‘Electricista de Instalações’, já com histórico nesta escola. No que diz respeito à variante profissional, ou seja, para conferir o 12.º ano, a oferta inclui três cursos: ‘Técnico de Química Industrial’, ‘Técnico de Análise Laboratorial’ e ‘Técnico de Multimédia’. A Escola Secundária com 3.º Ciclo João da Silva Correia pretende arrancar, pela

Upload: tania-pinho

Post on 05-Aug-2015

94 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programas da zona norte

Programas financiados pela União Europeia na zona Norte

- Cursos profissionais

A Escola EB 2,3 de S. João da Madeira estreia-se nos cursos com equivalência ao12.º Ano de escolaridade. O curso de ‘Construção e reparação de veículos a motor’inicia em Setembro, destinando-se a alunos com o 9.º ano concluído. A mesma escolaarranca também com os cursos de ‘Mecânico de veículos ligeiros’ e ‘Acompanhante deCrianças’, estes dois dando equivalência ao 9.º ano.

A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior inicia pela primeira vez o curso‘Práticas administrativas’, dando equivalência ao 9.º ano. Com a mesma equivalênciaestá o curso ‘Electricista de Instalações’, já com histórico nesta escola. No que dizrespeito à variante profissional, ou seja, para conferir o 12.º ano, a oferta inclui trêscursos: ‘Técnico de Química Industrial’, ‘Técnico de Análise Laboratorial’ e ‘Técnico deMultimédia’.

A Escola Secundária com 3.º Ciclo João da Silva Correia pretende arrancar, pelaprimeira vez, com dois cursos profissionais: ‘Técnico de Processamento e Controlo daQualidade Alimentar’ e ‘Técnico de Turismo’. Uma oferta diferente e complementar àapresentada pelas demais escolas do concelho.

Oito cursos profissionais serão dinamizados pela Escola Secundária com 3.º Ciclo

Page 2: Programas da zona norte

Serafim Leite. Uma oferta variada que inclui os seguintes cursos: Técnico de EnergiasRenováveis – variante de Sistemas Solares, Técnico de Comércio, Técnico deComunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Técnico de Design –variante Industrial, Técnico de Design Gráfico, Técnico de Electrónica, Automação eComando, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas informáticos e Técnico deInformática de Gestão.

O Externato D. Dinis oferece quatro cursos com equivalência ao 9.º ano e dois comcertificação de nível secundário: Operador de Informática (tipo 2), Operador deInformática (tipo 3), Cabeleireiro de senhora e empregado de bar/barman são asofertas de nível básico. Com equivalência ao 12.º ano a oferta inclui os cursos deTécnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e de Técnico de Apoio à Infância.

O Centro de Educação Integral (CEI) oferece três cursos com equivalência ao 9.ºano de escolaridade – Cozinheiro e Assistente / Empregado Comercial (tipo 2 e tipo 3)– bem como outros três de nível secundário – Técnico Comercial, Cozinheiro eTécnico de Contabilidade.

Finalmente, o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado completaa rede com três cursos profissionais: Electrónica de Equipamentos, Modelação de

Calçado e Marroquinaria e Técnico Administrativo.

-Rede Social de S. João da Madeira

Objetivos Gerais:

Combater a pobreza e a exclusão social;

Page 3: Programas da zona norte

Promover o desenvolvimento social integrado;

Promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias (efeito

ativo e retroativo do trabalho), competências e recursos;

Contribuir para a concretização do Plano Nacional de Acão para a Inclusão;

Integrar os objetivos do Plano Nacional para a Igualdade nos instrumentos de

planeamento;

Garantir uma maior eficácia e uma melhor cobertura e organização do conjunto

de respostas e equipamentos sociais ao nível local;

Criar canais regulares de comunicação e informação entre os parceiros e a

população em geral.

Page 4: Programas da zona norte