programação cinemaison de julho 2015

12
Patrocínio Apoio PROGRAMAÇÃO JULHO | 2015 PLANTU | KLOTZ E PERCEVAL | CINEMA AFRICANO CONTEMPORANEO | BAZIN-BRESSON Amelia (2015) de Tanguy Weyland – Rubika Supinfocom

Upload: cinemaison

Post on 22-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Patrocínio Apoio

PROGRAMAÇÃO JULHO | 2015

PLANTU | KLOTZ E PERCEVAL | CINEMA AFRICANO CONTEMPORANEO | BAZIN-BRESSON

Amelia (2015) de Tanguy Weyland – Rubika Supinfocom

SUMÁRIO

EDITORIAL

EVENTO | ANIMA MUNDI 2015

EVENTO | CARTUNISTAS: SOLDADOS DA INFANTARIA DA DEMOCRACIA

DOC NA TELA | GÊNERO EM QUESTÃO

NOITE ESPECIAL | ÁFRICA, CINEMA: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO

NOITE ESPECIAL | AMORES DE APACHE (VERSÃO RESTAURADA)

NOITES ESPECIAL | DIÁLOGOS BAZIN/BRESSON

NOITE TEMÁTICA | KATELL QUILLÉVÉRÉ

NOITE TEMÁTICA | O CINEMA DE KLOTZ E PERCEVAL

PROGRAMAÇÃO

3

4

6

7

8

9

9

10

11

12

CINEMAISON | JULHO 2015

2

EDITORIALEm julho, o Cinemaison continua programando e recebendo alguns dos mais importantes eventos cinematográficos do mês!

O festival da vez é o Anima Mundi, maior festival de animação da América Latina, que inspira uma sessão de clássicos franceses, assim como um foco Les Gobelins e e Rubika Supinfocom, duas tradicionais escolas de animação francesas.

Já a mostra “África - Um olhar contemporâneo” desembarca com Grigris, último filme do diretor chadiano Mahamat Saleh Haroun, selecionado em competição oficial no Festival de Cannes 2013.

Entre os eventos exclusivos está a exibição do documentário Cartunistas – Soldados de Infantaria da Democracia que discute a liberdade de expressão pelo ponto de vista dos cartunistas. O filme será seguido de um debate com o cartunista francês Plantu,

fundador da organização Cartooning for Peace, e o cartunista brasileiro Ziraldo.

Para celebrar o pensamento do lendário crítico André Bazin, o Cinemaison programa também a exibição de Pickpocket, de Robert Bresson, seguido de um debate com o pesquisador Fabián Núñez sobre os diálogos entre o filme e a crítica.

Além disso, as dobradinhas da noite serão dedicadas a dois célebres nomes do cinema contemporâneo: Katell Quillévéré e Nicolas Klotz. Na ocasião da Noite Klotz, será exibido o documentário inédito de Leonardo Luiz Ferreira sobre sua passagem pelo Brasil, comentado em seguida pelo próprio.

Por fim, o Doc Na Tela aproveita novamente de questões da atualidade para programar uma série de documentários que dialogam e questionam o gênero como representação e identidade.Bons filmes!

JULHO 2015 | CINEMAISON

3

Em parcEria com o anima mundi, o Cinemaison programa um ciclo de clássicos da animação francesa, com obras consagradas tais como O Rei e o Pássaro, O Planeta Selvagem e As Bicicletas de Belleville. Além disso, uma seleção de curtas notáveis das escolas Les

Gobelins e Rubika Supinfocom também será exibida, com a presença das diretoras das duas escolas que apresentarão o seus respectivos cursos e debaterão sobre o futuro da animação na França.

CINEMAISON | JULHO 2015

4

13/0720h

13/0718h

13/0713h

13/0715h

EVENTO | ANIMA MUNDI 2015

FOCO LES GOBELINS E RUBIKA SUPINFOCOMDuração: 70´. Formato Digital. Classificação 10 anos.

Carte blanche para as escolas Les Gobelins e Rubika Supinfocom, duas tradicionais escolas de animação francesas, que apresentam uma seleção de curtas metragens realizados por seus alunos.

SESSÃO SEGUIDA DE BATE-PAPO COM: • Laure Casalini (Diretora de Rubika Supinfocom)• Moira Marguin (Diretora do Departamento Cinema de Animação da escola Les Gobelins.)As diretoras apresentarão as escolas e debaterão sobre o futuro da animação na França.

O REI E O PÁSSARO – VERSÃO RESTAURADA Le Roi et l’Oiseau (França, 1980). De Paul Grimault. Animação. 87’. Formato DCP. Classificação indicativa: livre.Num reino chamado Taquicardia, há um rei muito vaidoso e um tanto quanto cruel, que adora caçar passarinhos. Como todo rei, tem um bando de súditos falsos que vivem bajulando-o e fazendo de tudo para que as vontades de Sua Ignorante Majestade sejam cumpridas.

Prêmio Louis Delluc 1979

O PLANETA SELVAGEMLa Planète sauvage (França, 1972). De René Laloux. Animação. 72’. Formato 35 mm. Classificação indicativa: Livre.No planeta Ygam vive uma raça gigante de seres alienígenas chamados Traaqs. Estes seres mantêm os humanos Oms como animais domésticos, tratando-os muitas vezes com sadismo e maternalismo perversos, que os humanos com frequência aplicam.

Festival de Cannes 1973 – Prêmio Especial do Júri

AS BICICLETAS DE BELLEVILLELes Triplettes de Belleville (Bélgica/Canadá/França, 2003). De Sylvain Chomet. Animação. 81’. Formato 35 mm. Classificação indicativa: livre.Champion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó incentiva seu treinamento, para fazê-lo participar da Volta da França, principal competição ciclística do país.

Indicado ao Oscar de Melhor Animação e Melhor Canção.

JULHO 2015 | CINEMAISON

5

06/0718h30

EVENTO | CARTUNISTAS: SOLDADOS DA INFANTARIA DA DEMOCRACIA

CARTUNISTAS: SOLDADOS DE INFANTARIA DA DEMOCRACIACaricaturistes - Fantassins de la Democratie (França, 2014). De Stéphanie Valloatto. Documentário. Formato Ifcinema. Classificação indicativa: Livre.Após condenação do dinamarquês Kurt Westergaard, autor de uma charge de Maomé, o projeto do filme nascue em defesa da liberdade de expressão. Forram ouvidos doze cartunistas do mundo todo que discorrem sobre seus métodos de trabalho e busca de inspiração, bem a batalha diária para resistir contra poderes que os pressionam ou perseguem severamente.

o consulado da França no rio, em parceria com o ciclo “Ato Criador”, recebe o cartunista francês Plantu para uma projeção especial do documentário Cartunistas - Soldados de infantaria da Democracia. O filme será seguido de um debate com Plantu e o cartunista

brasileiro Ziraldo. Plantu trabalha há mais de 40 anos no jornal Le Monde. Em 2006, ele fundou a organização “Cartooning for Peace” (Desenhar pela Paz), cujos principais objetivos são a divulgação da liberdade de expressão e a luta contra a intolerância.

Sessão seguida de um debate com Plantu e o cartunista brasileiro Ziraldo

CINEMAISON | JULHO 2015

6

20/0713h

06/0713h

27/0713h

DOC NA TELA | O GÊNERO EM QUESTÃO

THE BALLAD OF GENESIS AND LADY JAYEThe ballad of Genesis and Lady Jaye (França, 2011). De Marie Losier. Documentário. 72’. Formato Ifcinema. Classificação indicativa: 10 anos.Um documentário sobre o artista Genesis Breyer P-Orridge e sua esposa e colaboradora, Lady Jaye, centrado em torno das transformações que o casal foi submetido para o projeto de se transformar em um ser andrógeno.

Teddy Award – Berlinale 2011

FRANÇOISE HÉRITIER E AS LEIS DO GÊNEROFrançoise Héritier et les lois du genre (França, 2009). De Anne-France Sion. Documentário. 48’. Formato Ifcinema. Classificação indicativa: Livre.A antropóloga Françoise Héritier desenvolveu suas ideias sobre a organização da relação hierárquica entre gêneros e suas origens. De sua pesquisa sobre parentesco, ela também destacou as várias regras de alianças e de filiação inventadas pelas sociedades, além de chamar atenção sobre os modos de representação ditos masculinos e femininos.

MENINAS GRANDES NÃO CHORAMPleure ma fille, tu pisseras moins (França, 2013). De Pauline Horovitz. Documentário. 52’. Formato Ifcinema. Classificação indicativa: Livre.Todo mundo sabe desde Simone de Beauvoir, “Não se nasce mulher: torna-se mulher.” Uma tragicomédia barroca sobre a construção de gêneros, em forma de inventário à maneira de Prévert, entre educação e boas maneiras, maquiagem e escoceses de kilt, amores à primeira vista, casamentos e estampas japonesas – sem esquecer a receita do salteado de vitela!

Entre biologia e heranças culturais, experiências pessoais e olhares exteriores, entre as identidades sexuais e suas orientações diversas... Doc na tela traz à tona esse mês a pluralidade do ser humano e questiona nossas identidades.

JULHO 2015 | CINEMAISON

7

21/0719h

GRIGRISGrigris (França/Chade, 2013). De Mahamat-Saleh Haroun. Com Souleymane Démé, Anaïs Monory, Cyril Gueï. Drama. Formato Bluray. Classificação indicativa: Livre.Grigris é um jovem de 25 anos de idade, sem movimento em uma das pernas. Apesar disso, ele sonha em se tornar dançarino. No entanto, quando seu tio contrai uma doença grave, ele abandona o sonho da dança e aceita trabalhar para traficantes de combustível para conseguir dinheiro.

Em parcEria com a mostra ÁFrica, cinEma - um olhar contEmporânEo, que acontecerá na Caixa Cultural de 29 de junho a 12 de julho, o Cinemaison exibe o último filme do cineasta do Chade Mahamat Saleh Haroun Grigris selecionado na competição oficial no Festival de Cannes 2013. O filme, protagonizado pelo bailarino Souleymane Démé, será apresentado pelo curador da mostra, João Juarez Guimarães.

SESSÃO APRESENTADA POR JOÃO JUAREZ GUIMARÃES, CURADOR DA MOSTRA “ÁFRICA, CINEMA - UM OLHAR CONTEMPORÂNEO”.

“O Cinema do Mahamat Saleh Haroun têm sempre essa doçura suave, essa maneira de olhar sem jamais forçar a adesão do espectador, que faz o seu valor e a sua beleza.”

Jean-Sébastien Chauvin - Cahiers du Cinéma

NOITE ESPECIAL | ÁFRICA, CINEMA: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO

PROJEÇÃO + DEBATE

Seleção Oficial – Festival de Cannes 2013

CINEMAISON | JULHO 2015

8

07/0719h

28/0719h

BATEDOR DE CARTEIRAS (VERSÃO RESTAURADA)

Pickpocket (França, 1959). De Robert Bresson. Com com Martin LaSalle, Marika Green. Drama. 75´. Formato DCP. Classificação indicativa: livre.Michel começa a bater carteiras por dinheiro, depois por prazer e adrenalina, até o estranho hobby tornar-se um vício. Preso, ele reflete sobre o assunto, pensa na família e na namorada, Jeanne, mas por fim a obsessão fala mais alto e ele logo volta ao crime – agora muito mais habilidoso.

AMORES DE APACHECasque d´or (França, 1952). De Jacques Becker. Com Simone Signoret, Serge Reggiani, Claude Dauphin. Drama/Policial. 96´. Formato Digital. Classificação estaria: 10 anos.Namorada de um criminoso se apaixona por um carpinteiro, criando um arriscado triângulo amoroso. Uma história de amor, morte, amizade e ciúmes na “Belle Époque”.

O pensamento do crítico francês André Bazin influenciou uma das maiores revoluções no cinema mundial. Padrinho da Nouvelle Vague e co-fundador da icônica revista Cahiers Du Cinéma, Bazin foi responsável por destacar a importância do diretor, que futuramente tomou forma na Teoria dos Autores e a aproximação dos filmes com a realidade. Após a sessão, o professor e pesquisador Fabián Núñez conduzirá um debate sobre os diálogos entre a obra do crítico e o filme Pickpocket, de Robert Bresson.

o clÁssico amorEs apachE nos transporta direto para uma impressionista e perigosa França da Belle Époque. Antigo assistente de Renoir, o realizador Jacques Becker se inspirou no estilo de seu mestre para transformar cada plano em uma pintura. Os figurinos, cenários e até a atitude dos personagens são rigorosamente planejados para alcançar uma atmosfera autêntica, reconhecida pela crítica francesa da Nouvelle Vague e cultuada até os dias de hoje.

“Amores Apache é o mais belo filme de Jacques Becker (...). Simone Signoret é mais bela que qualquer mulher que um dia já encarou uma câmera no cinema francês ”

Serge Daney – Liberation

NOITE ESPECIAL | DIÁLOGOS BAZIN/BRESSON

NOITE ESPECIAL | AMORES DE APACHE (versão restaurada)

PROJEÇÃO + DEBATE

Sessão seguida de um debate com o professor e pesquisador Fabián Núñez

JULHO 2015 | CINEMAISON

9

20/0718h

UM VENENO VIOLENTOUn poison violent (França, 2010). De Katell Quillevéré. Com Clara Augarde, Michel Galabru, Thierry Neuvic. Drama. 92’. Formato Ifcinema. Classificação indicativa livre.Ana, uma adolescente de 14 anos, sai do internato e volta para sua vila natal e aproveita as férias para fazer a Crisma, última etapa de suas obrigações católicas. Aos poucos ela se aproxima de Pierre, um adolescente livre e feliz, que não se importa muito com Deus. Mas o súbito desejo pelo rapaz a faz vacilar.

Quinzena dos Realizadores - Festival de Cannes 2010

20/0720h

SUZANNESuzanne (Bélgica/França, 2013). De De Katell Quillevéré. Com Adèle Haenel, Sara Forestier, François Damiens. Drama. 91’. Formato: Ifcinema. Classificação indicativa: Livre.Suzanne e Maria são irmãs muito próximas que tiveram uma infância feliz, apesar da ausência materna. Nicolas, seu desajeitado e amoroso pai comanda a casa da melhor maneira que pode, até o dia em que Suzanne fica grávida. Porém, Suzanne encontra Julien, homem pelo qual se apaixona e foge, abandonando sua família e filho para trás.

Melhor Atriz Coadjuvante - César 2014

Aos 35 anos e já comparada a grandes nomes do cinema francês como Maurice Pialat, a realizadora Katell Quillévéré despertou cedo a atenção de críticos e festivais por seus retratos intimistas e naturalistas de famílias comuns, centrados sempre na figura da mulher jovem.

Ambas as molduras são encontradas nos dois filmes da noite, seja nos questionamentos morais de uma crismanda em Um Veneno Violento, ou na gravidez precoce da incontrolável Suzanne.

“Esta ambiciosa pintura familiar toca em pleno o coração, graças ao seu quarteto de atores de comovente modéstia e humanidade.”Karelle Fitoussi – Paris Match

KATELL QUILLÉVÉRÉ

NOITE TEMÁTICA

CINEMAISON | JULHO 2015

10

27/0718h

LOW LIFE Low Life (França, 2011). De Nicolas Klotz e Elisabeth Perceval. Com Camille Rutherford, ArashNaimian, Luc Chessel. Drama. 123´. Formato DCP. Classificação indicativa: 14 anos.Recém-separados, Charles e Carmen fazem parte de um grupo de amigos de vinte e poucos anos que levam uma vida comunitária. Este grupo de românticos vive entre o limite do idealismo da adolescência e a realidade da vida adulta: um dia, eles varam a noite em festas; no outro, correm para tentar impedir a polícia de evacuar um prédio de imigrantes. Neste protesto, Carmen conhece Hussain, um poeta afegão que estuda ilegalmente na França, e os dois começam uma intensa relação.

Seleção oficial do Festival de Locarno

27/0720h

NK + EPNK + EP (Brasil, 2015). DDe Leonardo Luiz Ferreira. Produção: Cavideo e Buendía Filmes. 70´. Classificação indicativa: Livre.Documentário que registra a passagem pelo Brasil do casal de cineastas Nicolas Klotz e Elisabeth Perceval durante uma retrospectiva em sua homenagem. O filme tem como centro narrativo a visita dos diretores à Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, para realização de um curta-metragem com uma atriz do Grupo Nós do Morro.

O casal de cineastas franceses Nicolas Klotz e Elisabeth Perceval retorna ao Brasil em julho de 2015 para uma segunda retrospectiva de seus filmes, agora em São Paulo, no Cinesesc. Aproveitando a passagem em terras brasileiras, os realizadores participam de uma noite especial, no dia 26 de julho, no Cinemaison, com a exibição de dois

títulos: Low Life (2011) e NK + EP (2015). O primeiro é o último trabalho de ficção da dupla e o segundo um documentário dirigido por Leonardo Luiz Ferreira, curador da mostra O Cinema de Klotz e Perceval: A França dos Excluídos, que registra a ida deles a Favela do Vidigal para realização de um curta-metragem com uma atriz do Grupo Nós do Morro.

O CINEMA DE KLOTZ E PERCEVAL

NOITE TEMÁTICA

Sessão em presença do diretor Leonardo Luiz Ferreira

JULHO 2015 | CINEMAISON

11

APOIO: PARCERIA:

REALIZAÇÃO:

ENDEREÇO CINEMAISONTeatro da Maison de FranceAvenida Presidente Antônio Carlos, 58, subsolo.Centro. Rio de Janeiro – RJ.Telefone : (21)3974-6644www.cinefrance.com.br

cinemafrancescinefrance cine\

INGRESSOSO Cinemaison é accessível apenas para os detentores da carteirinha de sócioPara solicitar sua carteirinha, acesse o site: www.cinefrance.com.br.

CAPACIDADE DA SALA350 LugaresIngressos sujeitos a lotação da sala

PROGRAMAÇÃO JULHO / 2015

06

07

13h DOC NA TELA: FRANÇOISE HÉRITIER E AS LEIS DO GÊNERO 15h ÚLTIMA CHANCE: JAPPELOUP18h30 CARTUNISTAS – SOLDADOS DE INFANTARIA DA DEMOCRACIA

19h AMORES APACHE (Versão restaurada)

27

28

13h DOC NA TELA: MENINAS GRANDES NÃO CHORAM 15h ÚLTIMA CHANCE - SUZANNE18h O CINEMA DE KLOTZ E PERCEVAL - LOW LIFE20h O CINEMA DE KLOTZ E PERCEVAL - EP+NK

19h DIÁLOGOS BAZIN/BRESSON – PICKPOCKET (Versão restaurada)

20

21

13h DOC NA TELA: THE BALLAD OF GENESIS AND LADY JAYE 15h ÚLTIMA CHANCE - O REI E O PASSÁRO18h NOITE KATELL QUILLEVERE - UM VENENO VIOLENTO20h NOITE KATELL QUILLEVERE - SUZANNE

19h ÁFRICA, CINEMA: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO – GRIGRIS

13 13h ANIMA MUNDI: O PLANETA SELVAGEM 15h ANIMA MUNDI: AS BICICLETAS DE BELLEVILLE18h ANIMA MUNDI: O REI E O PÁSSARO (Versão Restaurada)20h ANIMA MUNDI: FOCO LES GOBELINS/SUPINFOCOM

EVENTO | ANIMA MUNDI DOC NA TELA

NOITES TEMÁTICAS

NOITES ESPECIAIS

ÚLTIMA CHANCECARTUNISTAS

PATROCÍNIO

A TV5MONDE, como patrocinadora oficial do Cinemaison, tem o prazer em fazer parte deste novo formato do cinema do Consulado Geral da França, aproximando, ainda mais, as culturas francesa e brasileira. TV5MONDE: o canal em francês, para você.