programa vereador mirim - câmara municipal de maringá · “vereador mirim”, visando a promover...

18
PROGRAMA PROGRAMA VEREADOR MIRIM VEREADOR MIRIM

Upload: dinhdung

Post on 09-Dec-2018

223 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

PROGRAMAPROGRAMA

VEREADORMIRIM

VEREADORMIRIM

Apresentação

03

O exercício da cidadania prevê que os cidadãos cumpram seus deveres e exerçam seus direitos. Esta é a lição que temos ao viver em sociedade. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas estejam integradas na vida pública: debatendo na internet, discutindo nas feiras-livres, conversando com os amigos, em casa, com os familiares, enfim, debatendo o futuro da política do país.

A partir desse espírito, criamos em Maringá o Programa “Vereador Mirim”, visando a promover a integração entre as escolas de ensino fundamental do município e a Câmara Municipal de Maringá. Durante um ano, um grupo de 15 estudantes terá a grande tarefa de compor a Câmara Mirim, atuando igual aos vereadores, propondo projetos que possam melhorar a vida das pessoas.

Nossa esperança é que do Vereador Mirim possam surgir os futuros cidadãos maringaenses, verdadeiramente preocupados com os destinos da nossa querida cidade. Por isso, discuta e participe: só assim poderemos, no presente, projetar um futuro melhor para Maringá.

Ulisses de Jesus Maia KotsifasPresidente da Câmara Municipal de Maringá

O que é a Câmara Mirim?

04

É um programa que objetiva estimular a cidadania e a participação política entre os jovens. Ela é composta por 15 Vereadores Mirins, escolhidos através de um concurso entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Maringá. São 15 escolhidos por que este é justamente o número de parlamentares da Câmara Municipal de Maringá.

Eleitos e diplomados em sessão específica para esse fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas idéias por intermédio de projetos, indicações, entre outros, em um mandato que dura um ano. Tudo isso acontece no Plenário Vereador Ulisses Bruder, da Câmara Municipal de Maringá, que organiza o projeto e presta assessoria aos Vereadores Mirins em tudo o que for necessário.

Plenário Vereador Ulisses Bruder. Foto: Prefeitura Municipal de Maringá

Como participar?

05

1

2

3

4

O aluno deve se inscrever junto à direção da escola ou por órgão designado pela mesma;

O aluno deve preparar um trabalho, na forma de uma redação, expondo os motivos que o levam a se candidatar a Vereador Mirim;

A escola deverá escolher apenas uma redação para representá-la;

A redação deverá ser enviada à Câmara Municipal, juntamente com a ficha de inscrição, no prazo estabelecido.

Como serão escolhidosos Vereadores Mirins?

As Sessões Plenárias

06

A redação que o candidato vai apresentar à Câmara Mirim pode e deve ser discutida com os colegas da classe e de toda a escola, e a ajuda dos pais e dos professores também é aceita. A redação tem um tema prefixado. Para desenvolvê-lo basta responder à pergunta: Por que quero ser Vereador Mirim? Neste manual você encontrará os critérios para a correção dos textos.

Na Câmara, uma Comissão Especial examinará as redações e selecionará os 15 melhores trabalhos de todo o Município. No dia 12 de novembro, os nomes dos 15 Vereadores Mirins serão amplamente divulgados pela imprensa. Todas as escolas e estudantes selecionados receberão um comunicado da Câmara Municipal de Maringá.

Durante a sessão, os Vereadores Mirins seguem regras, como os Vereadores, que obedecem às normas do Regimento Interno da Câmara Municipal de Maringá e das Constituições Federal e Estadual. Essas regras estão fixadas no “Regimento Interno da Câmara Mirim”, que também pode ser lido no site da CMM: www.cmm.pr.gov.br , no ícone “CÂMARA MIRIM”.

A eleição da Mesa

07

A Mesa dirigente dos trabalhos será eleita pelos Vereadores mirins a partir da apresentação de candidaturas individuais. Os candidatos deverão se apresentar no dia da primeira sessão plenária, indicando o cargo para qual estão

concorrendo. Vencerá o candidato que obtiver maioria simples dos votos. Na composição da Mesa, o Presidente é a pessoa que representa a Câmara Mirim.

09 de Outubro – Início do recebimento das inscrições;

05 de Novembro – Término do prazo para inscrições;

12 de Novembro – Divulgação dos eleitos;

19 de Novembro – Posse dos Vereadores Mirins, durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Maringá;

Cronograma de Atividades

Critério para a seleçãodas Redações

08

Originalidade (3 pontos): Esta é a qualidade que receberá o maior número de pontos na avaliação da redação. Ser original é ser inédito em alguma coisa. Assim, é extremamente importante que a redação apresente consistência na defesa do mandato de Vereador Mirim. O conceito de originalidade pressupõe, neste caso, a relevância da ideia face à necessidade de solução para um problema social, por exemplo.

Justificativa (3 pontos): Justificar é defender algum ponto de vista, alguma opinião. A justificativa é de extrema importância, pois o Vereador Mirim deve convencer as pessoas o motivo porque ele deseja ser eleito.

Correção gramatical, concisão e clareza (3 pontos): 1) As redações não podem conter erros gramaticais. A ortografia, a concordância e o uso adequado dos verbos são cartões de visita de qualquer trabalho; 2) Ser conciso, dizer o que deve ser dito com poucas palavras, também é importante. Alongar-se desnecessariamente, com o único objetivo de aumentar o tamanho do texto, é um vício que desvaloriza qualquer trabalho; 3) O candidato deverá ter uma preocupação especial: tudo o que disser deverá ser muito claro, não deixando margens para dúvidas, duplo sentido ou mais de uma interpretação.

Título (1 ponto): O título de um texto chama a atenção para as ideias de seu autor e cria expectativas nos leitores. Embora seja um elemento que possa ser analisado no item originalidade, por exemplo, será observada nesse quesito a capacidade do autor do texto em ser alinhar o título proposto com o conteúdo da redação.

Normas para envio

09

Após a seleção da melhor redação na unidade escolar, a Direção ou o órgão competente a enviará à Câmara, acompanhada da Ficha de Inscrição totalmente preenchida e devidamente assinada pela própria Direção e pelo pai ou mãe do aluno.

Para que possamos examinar todas as redações enviadas, precisamos recebê-la em meio digital, gravados em PDF. a redação não pode ser enviada como imagem! A redação e a ficha de inscrição do aluno deverão ser entregues até o dia 05 de novembro:

A redação deverá ser enviada em formato PDF e como arquivo anexo; a ficha de inscrição deverá ser preenchida, assinada, escaneada e enviada também como arquivo anexo para o e-mail: [email protected]

Em papel e em CD (gravado em PDF), na Escola Legislativa da Câmara Municipal.

Em papel e em CD (gravado em PDF), para Câmara Municipal de Maringá – Escola Legislativa: Avenida Papa João XXIII, 239, Maringá-PR – CEP: 87010-260

O envio da ficha de inscrição por e-mail depende de escaneamento. Caso não seja possível, sugerimos o envio por outro meio.

ATENÇÃO:

PELA INTERNET:

NA CÂMARA MUNICIPAL:

CORRESPONDÊNCIA COM A.R.:

IMPORTANTE: NÃO SERÃO ACEITAS FICHAS DE INSCRIÇÃO SEM AS DEVIDAS ASSINATURAS!

Regimento Interno

10

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA “VEREADOR MIRIM”, DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ – PR

Capítulo IDISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Artigo 1º - A Câmara Mirim de Maringá, instituída pela Resolução 813/2013, tem sua sede no Município de Maringá e o recinto de seus trabalhos no Plenário “Vereador UIisses Bruder” da Câmara Municipal de Maringá.

Artigo 2º - A Câmara Mirim de Maringá é constituída por 15 vereadores, eleitos dentre estudantes matriculados entre a 5ª e a 9ª séries do ensino fundamental regular, em idade própria, dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares do Município de Maringá, por meio de concurso de redação versando sobre o tema “Por que quero ser Vereador Mirim?”.

Capítulo IIDA INSTALAÇÃO

Artigo 3º - A Sessão Plenária de instalação da Câmara Mirim de Maringá ocorrerá em data definida pela Mesa Executiva da Câmara Municipal de Maringá, sob a direção do seu Presidente, que, juntamente com os 1º, 2º e 3º Secretários, dará posse aos Vereadores Mirins eleitos, tomará o compromisso regimental e fará a eleição da Mesa.Artigo 4º - O Presidente da Câmara, após anunciar os componentes da Câmara Mirim de Maringá, convidará um dos Vereadores Mirins para, de pé, na Tribuna, proferir o seguinte compromisso: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, buscando promover o bem geral do Município de Maringá dentro das normas regimentais”. Em seguida, todos os demais Vereadores Mirins, de pé, declararão: “Nós também o prometemos”.

Capítulo IIIDOS ÓRGÃOS DA CÂMARA MIRIM DE MARINGÁ

SEÇÃO I - DA MESA

Artigo 5º- A Mesa Diretora constitui-se num órgão da Câmara Mirim de Maringá, competindo-lhe dirigir os trabalhos.

Parágrafo Único - A Mesa é composta por um Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário, eleitos pelos Vereadores Mirins.

Artigo 6º - A eleição dos membros da Mesa será individual para cada cargo, exigindo-se, em primeiro escrutínio, maioria simples de votos, em votação aberta.

Regimento Interno

11

Parágrafo Único - Não sendo obtida maioria simples, será eleita, em segundo escrutínio, por maioria simples, uma das duas candidaturas mais votadas no primeiro. Proclamada e empossada a Mesa, dar-se-á início às Sessões Plenárias.

Artigo 7º - À Mesa da Câmara Mirim de Maringá compete coordenar, dirigir e fiscalizar o andamento dos trabalhos das Sessões Plenárias.

SEÇÃO II - DO PRESIDENTE DA CÂMARA MIRIM

Artigo 8º - O Presidente é o representante da Câmara Mirim quando houver que se enunciar coletivamente. É o regulador de seus trabalhos e o fiscal da sua ordem, tudo na conformidade deste Regimento.

Artigo 9º - São funções do Presidente da Câmara Mirim:

I- presidir, abrir, suspender e encerrar a Sessão;II- manter a ordem e fazer com que sejam respeitadas as regras estabelecidas;III- conceder a palavra aos demais vereadores mirins;IV- anunciar a “Ordem do Dia”;V- anunciar o número de vereadores presentes;VI- organizar a discussão e votação dos projetos de lei, requerimentos e outras proposições legislativas;VII- anunciar os resultados da votação;VIII- zelar para que os vereadores mirins possam agir com liberdade, dignidade, respeito e para que possam usar plenamente dos seus direitos como parlamentares.

§ 1º - Para tomar parte em qualquer discussão, o Presidente deixará a presidência e não a reassumirá enquanto se debater a matéria que se propôs a discutir.

§ 2º - O Presidente poderá, em qualquer momento, fazer ao Plenário comunicações de interesse geral.

SEÇÃO III - DOS VICE-PRESIDENTES

Artigo 10 - Durante as Sessões Plenárias, sempre que o Presidente precisar se ausentar, o 1º Vice-Presidente o substituirá nas suas funções, seguido pelo 2º Vice-Presidente, cedendo-lhe o lugar logo que esteja presente.

SEÇÃO IV - DOS SECRETÁRIOS

Artigo 11 - São atribuições dos Secretários:

I - proceder à chamada dos vereadores mirins;

Regimento Interno

12

II - tomar nota dos vereadores mirins que pedem a palavra;III - anotar o tempo que o orador ocupar a Tribuna;IV - fiscalizar a redação da ata e proceder à sua leitura;V - auxiliar o Presidente na direção dos trabalhos.

Capítulo IVDAS SESSÕES

SEÇÃO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Artigo 12 - Empossados e compromissados os Vereadores Mirins, bem como, eleita e empossada a Mesa, terminam as atribuições formais do Presidente da Câmara Municipal de Maringá dando-se, ato contínuo, prosseguimento às Sessões Plenárias com o início dos trabalhos legislativos da Câmara Mirim de Maringá.

Artigo 13 - Para a manutenção da ordem durante as Sessões da Câmara Mirim de Maringá, observar-se-ão as seguintes regras:

I - somente os vereadores mirins e a equipe de apoio da Câmara Municipal de Maringá podem permanecer em Plenário durante a Sessão;II - não serão permitidas conversas que perturbem os trabalhos;III - ao fazer uso da palavra o vereador mirim falará sempre de pé, na Tribuna. Caso precise e obtenha autorização do Presidente para falar da Bancada, deverá fazê-lo sempre de frente para a Mesa;IV - o vereador mirim que pretender falar, deve sempre pedir a palavra ao Presidente. Caso insista em falar sem que lhe seja concedida a palavra, o Presidente poderá adverti-lo, convidando-o a sentar-se;V - todo vereador mirim ao falar, deverá dirigir a palavra ao Presidente ou à Câmara Mirim de Maringá de um modo geral;VI - ao referir-se em discurso ao colega, o parlamentar deverá chamá-lo de “Vereador .........................”;VII - no início de cada votação o deputado deverá permanecer na sua cadeira.

Artigo 14 - Os Vereadores Mirins contarão com o apoio técnico de integrantes da Divisão de Acompanhamento e Execução de Leis e Projetos Especiais da Câmara Municipal de Maringá para orientação em relação aos procedimentos em Plenário, durante a Sessão.

SEÇÃO II - DA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE INDICAÇÕES, REQUERIMENTOS, PROJETOS DE LEI E OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE PARLAMENTAR

Artigo 15 - As indicações e os requerimentos em suas diversas modalidades serão lidas pelo 1º Secretário e despachadas em ofício único pela Mesa.

Regimento Interno

13

Artigo 16 - Na apresentação do projeto de lei pelo Vereador Mirim, em Plenário, e durante a sua discussão, serão obedecidos os seguintes critérios:

I - Seguindo-se a Pauta da Ordem do Dia previamente estabelecida, cada Vereador Mirim apresentará seu (s) Projeto (s) de Lei;

II - Na sequência, o Presidente da Câmara Mirim de Maringá dará a palavra a cada parlamentar, considerados todos automaticamente inscritos, para que efetuem a leitura e apresentação de seus projetos de lei, chamando-os na seguinte forma: “Com a palavra o Vereador Mirim “............”, para efetuar a leitura e apresentação do projeto de lei nº “.............”, de sua autoria.”

III - Nesse momento, o Vereador Mirim usará a palavra exclusivamente para apresentar o seu projeto de lei, fazendo uma explanação do assunto ou a leitura do projeto no tempo de 3 minutos.

IV - Durante o pronunciamento de um Vereador Mirim, outro poderá inscrever-se junto à Mesa, para discorrer contra a proposta, por um minuto. Será concedida a palavra somente ao primeiro inscrito.

V - Poderão os Vereadores Mirins apartear. Aparte é a interrupção do Vereador Mirim que esteja usando a palavra, para fazer perguntas ou esclarecimentos. O aparte não poderá ultrapassar um minuto e o Vereador Mirim só poderá apartear se o orador autorizar. Ao falar, deverá permanecer de pé, diante do microfone. Não serão permitidos apartes à palavra do Presidente.

VI - A palavra será concedida, ainda, aos Vereadores Mirins para esclarecimentos sobre a ordem dos trabalhos.

VII - A Mesa dará prioridade ao Vereador Mirim que ainda não haja feito uso da palavra.

SEÇÃO III - DAS VOTAÇÕES

Artigo 17 - Após a apresentação e discussão de todos os projetos, passar-se-á à votação individual de cada proposição.

Artigo 18- Todo Vereador Mirim tem direito a voto, exceto o Presidente, que somente votará nos casos de empate.

Parágrafo único - Nenhum Vereador Mirim presente poderá deixar de votar.

Artigo 19 - As deliberações serão abertas e nominais, tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta dos membros da Câmara Mirim de Maringá.

Regimento Interno

14

Artigo 20 - A votação será feita por sistema eletrônico, com a divulgação do nome de cada Vereador Mirim no painel, em ordem alfabética, obedecidas as seguintes instruções:

I - O Presidente, após informar a matéria objeto da votação, fará soar sinal, alertando que se procederá à votação.

II - A votação nominal será feita pelo painel eletrônico. O Vereador Mirim votará SIM ou NÃO, ou registrará Abstenção. A abstenção será computada para efeito de quórum.

III - O painel eletrônico ficará aberto por quinze segundos. Em seguida, o Presidente da Câmara Mirim de Maringá:

a) indagará se algum Vereador Mirim não conseguiu registrar o seu voto no painel;

b) solicitará que os que não conseguiram registrar o voto no painel façam-no pelos microfones;

c) perguntará se algum Vereador Mirim vai querer mudar o seu voto.

IV - Havendo quórum para deliberação, o Presidente da Câmara Mirim de Maringá anunciará o resultado da votação. Caso contrário, declarará o adiamento da votação para o final dos trabalhos.

Capítulo VDISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 21 - Os casos omissos serão resolvidos pela Mesa da Câmara Municipal de Maringá, em conjunto com a Mesa da Câmara Mirim e os servidores responsáveis pelo programa.

Ficha de Inscrição

15

DADOS DA ESCOLA

Nome completo da escola:______________________________________________________E-mail: ________________________________________________( ) Escola Particular ( ) Escola PúblicaEndereço:______________________________________________Telefone: _________________________________________Nº de alunos matriculados na Escola:_________ Nº de alunos matriculados do 5º ao 9º ano:________Como foi a Câmara Mirim na escola? Nº de redações apresentadas:_______________Nome completo do (a) educador (a) que orientou o (a) aluno (a):_____________________________________________________Nome completo do (a) diretor (a) da escola:_____________________________________________________Assinatura do (a) diretor (a) da escola:_____________________________________________________

DADOS DO ALUNO (O aluno inscrito autoriza o uso e a exibição de sua imagem)

Nome completo do (a) aluno (a) selecionado (a):______________________________________________________Série:________Idade:________ Data de nasc.:_____/_____/_____Sexo: ( ) Masculino ( ) FemininoEndereço do (a) aluno (a): ______________________________________________________

Ficha de Inscrição

16

Bairro:__________________________ CEP:___________-_______Telefone: ___________________________Telefone para recado: _________________________

AUTORIZAÇÃO (Este campo deve ser preenchido e assinado pelo pai (ou mãe) do aluno

Eu,___________________________________________________(nome completo),_____________________________(grau de p a r e n t e s c o ) d o menor________________________________________________ (nome completo do aluno), autorizo-o (a) a participar do Programa Vereador Mirim, da Câmara Municipal de Maringá, acompanhado s e m p r e d o r e s p o n s á v e l a b a i x o indicado:______________________________________________ (nome completo)

Data: _____/_____/2013.

Assinatura do pai ou da mãe do aluno:______________________________________________________

NÃO ACEITAREMOS INSCRIÇÃO SEM ASSINATURAS!

Equipe de Apoio

17

Escola Legislativa da Câmara Municipal de Maringá

Tiago Valenciano / Joaquim Francisco dos Santos Neto(44) 3027-4139

[email protected]

CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ

Presidente: Ulisses Maia1º Vice-Presidente: Luciano Brito2º Vice-Presidente: Chico Caiana

1º Secretário: Tenente Edson2º Secretária: Márcia Socreppa

3º Secretário: Luiz Pereira

Adilson CintraCapitão IdevalCarmen InocenteHumberto HenriqueMário Verri

Belino Bravin FilhoCarlos Mariucci

Dr. Manoel SobrinhoJones Dark

Câmara Municipal de MaringáAvenida Papa João XXIII, 239

Centro - Maringá-PR(44) 3027-4139

www.cmm.pr.gov.br