programa sol -...

24
1

Upload: dinhtu

Post on 09-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

Programa SOL - 1

PROGRAMA SOL

SegurançaOrganização

Limpeza

Page 2: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

2 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 3

O que significa SOL?

Programa SOL significa Segurança, Organização e Limpeza.Mas o Programa não se resume a isto. Você encontrará informações sobre higiene, saúde, a importância de preservar o meio ambiente, como seguir o Programa SOL sem sair de Casa.

Como surgiu a necessidade desse programa?

Bem, basicamente inicia-se sempre junto com o processo de Qualidade Total da organização. Na verdade, esse programa esta fundamentado na prática dos 5S ou Housekeeping.

Muitas empresas possuem programas semelhantes com nomes diferentes, mas o objetivo é o mesmo: organização e formação de um ótimo ambiente de trabalho.

ProgramaSOL

ProgramaSOL

ProgramaSOL

Page 3: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

2 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 3

O que significa 5S?

Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos” ou “bom senso”. Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não é tarefa simples. Isso porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas. Hábitos e atitudes construídos e incorporados pela convivência e experiência das pessoas ao longo de suas vidas. De repente, ao tomarmos conhecimento destes conceitos, tão óbvios, nos sentimos seduzidos a iniciar sua implantação. Mas certamente, atitudes e hábitos decorrentes da prática do 5S vão se chocar com hábitos e atitudes incorporados em nossa maneira de ser e agir.

Um aspecto crítico da implantação é a dificuldade de “romper” com os conceitos e preconceitos já arraigados. É preciso criar um clima adequado e condições de alavancagem para essa mudança. É preciso dar suporte àqueles que estão conseguindo “romper” e

ProgramaSOL

Page 4: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

4 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 5

ajudar àqueles que ainda não o fizeram, para que possam seguir a mesma direção. O rompimento precisa ser espontâneo para que se perpetue e se remova de forma definitiva velhos hábitos e atitudes, substituindo-os por outros.

A prática desses conceitos de maneira forçada, pode promover uma mudança aparente, existente até que cesse a força que impeliu à adoção de falsa atitude. Portanto, a implantação do Programa 5S precisa ser sistematizada e planejada em todos os passos, se quisermos garantir a longevidade da mudança incorporada pela aceitação voluntária dos conceitos simples. Quanto maior e mais complexa a organização, maior será a necessidade dessa estruturação e mais detalhada deverá ser.

No ambienta familiar, a implantação é muito mais simples, não somente pelo número de pessoas envolvidas, mas principalmente pela natureza das relações entre elas, onde credibilidade, confiança, respeito mútuo e união são fortemente exercitados, construídos e compartilhados. Da mesma forma, a natureza e intesidade das relações presentes no ambiente organizacional vão influenciar fortemente e podem constituir fator de sucesso ou insucesso na implantação do 5S. A implantação será mais fácil quanto mais o clima organizacional se aproximar do modelo das relações familiares.

A Origem do 5S

As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a Segunda Grande Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas, tendo sido formalmente lançada no Brasil em 1991 pela Fundação Christiano Ottoni. No início de sua aplicação, apenas os três primeiros “S” eram abordados, incorporados depois o quarto e o quinto.

ProgramaSOL

Page 5: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

4 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 5

Atualmente, outros quatro conceitos já foram acrescidos, tendo-se portanto conhecimento da existência de 9S, conforme abaixo, embora o método permaneça o mesmo. Como você pode ter percebido, cada “S” é conhecido por diversas denominações. Porém, neste texto, utilizaremos a terminologia de cada “S” da seguinte maneira: 1 S = Senso de Utilização 2 S = Senso de Ordenação 3 S = Senso de Limpeza 4 S = Sendo de Asseio 5 S = Senso de Autodisciplina 6 S = Senso de Firmeza 7 S = Senso de Dedicação 8 S = Senso de Relato com ênfase 9 S = Senso de Ação Simultânea

O 5S ou PROGRAMA 5S como também é conhecido, é um conjunto de cinco conceitos simples que , ao ser praticado, é capaz de modificar o humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as atitudes.

O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S na interpretação dos ideogramas que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japonês. Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução para o português. A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado dos ideogramas foi acrescentar o termo “Senso de” antes de cada palavra em português que mais se aproximava do significado original. Assim o termo original 5S ficou mantido, mesmo na língua portuguesa.

Page 6: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

6 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 7

ProgramaSOL

O termo “Senso de” significa “exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender”. Significa ainda a “aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”. Ao conhecer o significado de cada S, você poderá avaliar melhor o porquê do uso desse termo auxiliar.

Princípios do trabalho com qualidade

• Educação, cortesia e disciplina

• Respeito aos horários e acordos

• Vontade de aprender mais e evoluir

• Padronização dos procedimentos

• Obediência aos regulamentos

• Trabalho com segurança

5S Japonês Inglês Português

1º Senso Seiri Sorting Utilização / Arrumação / Organização /Seleção

2º Senso Seiton Systematizing Ordenação / Sistematização / Classificação

3º Senso Seiso Sweeping Limpeza / Zelo

4º Senso Seiketsu Sanitizing Asseio / Higiene / Saúde / Integridade

5º Senso Shitsuke Self-disciplining Autodisciplina / Educação / Compromisso

Page 7: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

6 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 7

ProgramaSOL

Como obter higiene nota 10

• Manter o ambiente de trabalho limpo, seguro, arrumado e agradável.

• Evitar soluções e concertos provisórios. • Ter condições adequadas de iluminação, ventilação e

segurança.• Evitar a poluição do ar, das águas, sonora e visual.• Não reutilizar materiais descartáveis: copos plásticos e seringas.• Ter os produtos de primeiros socorros sempre em condições de uso.• Retirar das prateleiras produtos impróprios para o consumo ou uso.• Consertar pisos, torneiras, fiações soltas, portas empenadas,

fechaduras avariadas, rachaduras, etc.; para evitar desperdícios e acidentes.

• Pintar paredes, muros e fachadas.

• Manter em dia a manutenção das máquinas e equipamentos, extintores de incendios, etc..

Você pode manter seu local de trabalho permanentemente bonito e agradável. A decoração e o embelezamento são tão importantes quanto manter tudomuito limpo.

Page 8: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

8 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 9

ProgramaSOL

ProgramaSOLA gente faz o ambiente

Trabalha-se com mais disposição, valoriza-se a imagem da empresa, conquistam-se mais clientes. Viver num ambiente limpo é direito de todos, e também obrigação. Não sujar é tão importante quanto limpar. Por isso, todos são responsáveis pela limpeza: sujou, limpou - esta é a regra.

O segredo da limpeza é o capricho, o exagero mesmo: “meio limpo” não

existe. É muito importante limpar também o que esta escondido, porque limpeza protege a nossa saúde, torna o ambiente agradável , é sinal de respeito com você e com os outros.

O desafio do Programa SOL é manter a organização brilhando, afinal voce merece já que passa grande parte do seu dia no trabalho.

O compromisso de cada um é com todos

Vantagens:• Cooperação entre os colegas• Responsabilidades bem-definidas• Satisfação dos clientes

Ordem mantida é mais que atenção permanente com o Programa SOL: coisa que devemos aperfeiçoar sempre.Ordem mantida quer dizer também, o cumprimento fiel das responsabilidades que cada um tem com a empresa e dos compromissos que a

Page 9: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

8 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 9

ProgramaSOL

empresa tem com os clientes. Tudo isso colocado com clareza, com a oportunidade de cada um opinar, levantar problemas para discussão, acertar os ponteiros, enfim. Uma vez definidos todos os compromissos e acordos para melhorar o ambiente de trabalho, só existe uma possibilidade: cumprí-los.

Como conservar limpo

Cada um é responsável pela limpeza de sua área, posto de trabalho ou sala. O material de limpeza esta disponível a todos, basta perguntar para o pessoal de limpeza.

Estabeleça locais próprios para deixar o lixo e qual a melhor forma de retirá-lo. Combata as fontes de origem da sujeira. Onde quer que esteja, na rua, em casa ou no trabalho, não jogue as coisas no chão (afinal a próxima enchente pode pegá-lo desprevenido, porque o bueiro ali em frente esta cheio de lixo).

Antes de guardar seu material de trabalho, limpe-o. Conserve móveis, gavetas e arquivos limpos. Proteja os equipamentos, desligue-os e coloque capa protetora quando fora de uso.

Com etiquetas, placas, letras e cartazes. Identifique tudo que foi organizado: pastas de arquivos, objetos, produtos, materiais, instruções de segurança, avisos, alertas, etc..

Page 10: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

10 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 11

ProgramaSOL

ProgramaSOL

Viva com mais qualidade

• Preserve a saúde e evite acidentes• Reduza os riscos de contaminação• Reforce os hábitos de higiene pessoal.

Com a saúde, todo o cuidade é pouco. Da mesma forma é preciso zelar pela segurança do local de trabalho. Cuidaremos disso como nunca a partir de agora. A higiene deve ser observada por todos da empresa, mas exige igualmente cuidados pessoais indispensáveis.

Outra coisa importante é manter o ambiente de trabalho alegre e cordial entre os colegas: faz

parte da nossa higiene mental.

Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar

Sempre que possível, reduza para uma unidade os objetos em seu local de trabalho. Exemplo: uma caneta, um lápis, uma borracha, uma tesoura, etc..

Diminuir riscos de acidentes. Trabalhar melhor, com mais conforto. Reduzir desperdício de tempo e de materais. Quem se organiza, vive e trabalha melhor. Nada como encontrar o que procuramos: limpo e organizado. Não perdemos tempo, evitamos erros e dores de cabeça.

É isso mesmo: a bagunça faz com que as pessoas desconfiem

Page 11: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

10 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 11

ProgramaSOL

uma das outras. Basta alguma coisa “sumir” para haver troca de acusações. Isso não acontece quando existe um lugar para cada coisa e todos respeitam a organização, usam, limpam e guardam os objetos no lugar onde os encontraram. Siga as dicas para organizar seu setor de trabalho.

Objetos de nomes diferentes devem ser guardados em locais diferentes, fáceis de serem organizados e bem localizados.

Uma boa idéia para organizar objetos e papéis em estantes, armários e gavetas é retirar tudo para fora. Assim fica mais fácil classificar e organizar o material e, até, identificar mais alguma coisa.

Vamos tirar o inútil do caminho

Eliminar o que é inútil, libera espaço e facilita a organização, deixa o ambiente limpo e agradável. O que não serve para nada só atrapalha. Vai ser muito bom poder livrar-se do que é inútil em sua vida e em todos os outros lugares que você frequenta. Faça a sua parte. O primeiro passo é separar o que é necessário do que não é!

Repare que é possível, nesse primeiro passo, escolher o melhor lugar para guaradr as coisas consideradas necessárias. Por sua vez, as coisas consideradas desnecessárias devem ser listadas e encaminhadas para o almoxarifado, para que possam ser úteis para outras pessoas.

Page 12: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

12 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 13

ProgramaSOL

Como separar o inútil

Coisas desnecessárias, quando não estão no meio do seu caminho, costumam ficar em locais mais escondidos: em cima, embaixo de armários e estantes, no fundo de gavetas, no meio de ferramentas, caixinhas, depósitos improvisados, etc..

Não deixe escapar nada, objetos, máquinas, papéis imprestáveis (arquivos mortos que ja tiveram seu tempo de peranência expirado, propagandas, catálogos, bilhetes, restos, refugos de materiais, materiais desatualizados, etc..

AçãoFrequênciaAnálise

Quando eu uso

ConstantementeManter no local de

trabalho ou próximo dele

PeriodicamenteManter um pouco

afastado do local de trabalho

Raramente ( necessário)

Manter em depósito afastado

do local de trabalho

Nunca (ou passa muito

tempo sem usar)

Área de descartados

Page 13: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

12 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 13

ProgramaSOL

O que fazer com o inútil

Depois de removidas as coisas inúteis para o almoxarifado, esse material será analisado para saber: o que pode ser vendido, o que pode ser recuperado, o que pode ser útil para outra pessoas ou departamento, o que pode ser doado.

Gente existe para brilhar

• Roupas, acessórios e equipamentos sempre limpos e adequados.

• Água filtrada para beber, ou fervida.

Coisas ainda úteisEncaminhar para o setor que vai

utilizar

Descarte

Coisa não necessárias

Material em bom estado

Venda para bom uso

Material em péssimo estado

(sucata, resíduos)

Venda para sucata

Material recuperável

Programar a recuperação

Lixo Botar para fora

ProgramaSOL

Page 14: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

14 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 15

• Unhas e cabelos bem limpos e aparados,• Perfumes agradáveis e discretos• Mãos lavadas, com água e sabão, antes

das refeições, depois do manuseio de jornais e após o uso do banheiro,

• Armários individuauis e de uso coletivo limpos,

• Cuidado no manuseio de materiais tóxicos, inflamáveis ou explosivos,

• Uso obrigatório de proteção de segurança, quando for necessário,

• Relacionamento cordial e positivo com os colegas: sem atritos e fofocas.

Auditorias do Programa SOLO que será verificado?

• Limpeza constante do chão. Somente serão tolerados objetos, papéis ou qualquer outro tipo de material durante a realização de determinada atividade.

• Paredes, vidros e móveis em geral são responsabilidade da área de limpeza. Se detectada necessidade de limpeza ou manutenção, o pessoal deve ser informado. As estantes, gavetas e arquivos devem estar sempre fechados, organizados e limpos e o material devidamente identificado. A equipe auditora pode abrir gavetas de arquivos para verificar a organização e identificação das pastas.

• As mesas devem estar sempre organizadas, principalmente ao final do dia de trabalho. Procure guardar seu material, separá-lo em pastas devidamente identificadas e empilhá-las

ProgramaSOL

Page 15: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

14 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 15

para que ocupem o menor espaço possível.• Banheiro é responsabilidade das pessoas que usam. Caso haja

necessidade de limpeza, favor comunicar o departamento de limpeza e manutenção.

• Cozinha, refeitório e áreas comuns são de responsabilidade da limpeza e manutenção. Refeições devem ser realizadas no refeitório ou ambiente determinado pela empresa, evitando-se, portanto, alimentos sobre as mesas dos departamentos. Qualquer alimento que permaneça nos departamentos devem preferencialemnte ser acondicionados em embalagens apropriadas dentro das gavetas.

• A área de almoxarifado não deve ser auditada, mas a disponibilidade de espaço para a colocação de material depende do responsável.

• É obrigatório o uso de rachás para todos os funcionários, visitantes, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço.

• Os carros só podem utilizar o estacionamento nas vagas determinadas (se existirem).

• Antes, durante e depois do período de auditorias os auditores devem verficicar o atendimento telefônico. Ou seja, se houver reclamações que determinado departamento/colaborador estão não-conforme neste item, haverá baixa na pontuação da respectiva área.

• A auditoria pode ocorrer aleatoriamente durante um período a ser determinado pela organização.

• As não conformidades encontradas serão analisadas na reunião de fechamento da respectiva auditoria e as decisões serão tomadas pela equipe. Os participantes são responsáveis pela divulgação das conformidades e não conformidades às respectivas áreas.

Page 16: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

16 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 17

ProgramaSOLComo estender o Programa SOL

para nossos lares

• GELADEIRA: Não deixe a porta aberta e verifique se a vedação esta perfeita, Evite abrir e fechar a porta com muita frequência. Não guarde comida quente ou alimento em caixas de papelão ou embrulhados em papel porque dificultam a refrigeração. Instale a geladeira longe de fogões, aquecedores ou áreas expostas ao sol. Por último, escolha a geladeira com capacidade adequada às suas necessidades. Quanto maior o aparelho, maior o consumo.

• MÁQUINAS DE LAVAR ROUPA: Espere juntar um bom volume de roupas, É desperdício ligar a máquina sem que ela atinja sua capacidade máxima.

• FERRO DE PASSAR: Deixe acumular uma boa quantidade de roupa e passe todas de uma vez. Passe primeiro aquelas que precisam de temperatura baixa (tecidos leves) e depois que o aparelho estiver bem quente, passe as mais difíceis. Depois de desligar o ferro, aproveite ainda seu calor para passar algumas peças leves.

• ILUMINAÇÃO: Escolha a lâmpada de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente. Prefira lâmpadas de LED ou Fluorescentes, principalmente na cozinha, banheiro, área de serviço e garagem.

Page 17: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

16 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 17

• ECONOMIA DE ÁGUA:• Lave o carro, quintal, garagem e calçadas com balde em

vez de mangueira. Use a água do tanque ou da máquina de lavar roupa.

• Feche a torneira ao se barbear, escovar os dentes e lavar as mãos.

• Evite banhos demorados e desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando.

• Não dê descargas demoradas.• Conserte todos os vazamentos. Torneiras gotejando

representam um desperdício de 46 litros de água em apenas um dia.

• ECONOMIA COM O CARRO:• O motor deve estar sempre regulado• Mantenha as rodas alinhadas• Calibre os pneus a cada 15 dias• Verifique os freios, não estando

corretamente ajustados, eles “seguram” as rodas.

• Não existem misturas milagrosas para a economia de combustível. Acrescentar álcool, naftalina ou querosene ao tanque só compromete o funcionamento do motor. Siga as instruções do manual do proprietário.

• Mantenha tranquilidade ao volante, não arranque ou freie bruscamente.

• As trocas de marcha devem ser feitas no tempo certo. Não force o motor.

Page 18: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

18 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 19

LIXO : O que fazer para colaborar com a natureza?

A cada ano são milhões de toneladas de lixo que não se degrada nos lixões. Isso prejudica a fertilidade do solo, polui o ar que respiramos e a água que bebemos. Enfim, a qualidade de vida esta em extinção. A atitude de separar corretamente o lixo é uma tarefa exigente que depois de incorporada aos hábitos cotidianos, se tornará um ato de consciencia ecológica: é o primeiro passo para a manutenção da qualidade de vida dos seres humanos e preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

Quando nos propomos a separar o nosso lixo, estamos provocando mudança de comportamento e hábitos que refletirá na economia e na ecologia. Se você é do tipo que gosta de consumir de tudo, fica com o compromisso sério de saber como e onde colocar o seu lixo. Conter o desperdício já é um começo, uma nova postura ética. É o mínimo que podemos fazer para deixar o planeta Terra mais limpo e habitável para as futuras gerações. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo, mas, sim materiais para reciclar. O convívio harmonioso com o lixo é condição básica para uma sociedade saudável. Pessoas com saúde são mais criativas e vivem o ambiente com arte.

No Brasil, mais de 100 mil toneladas de lixo ficam sem coleta diariamente. A coleta seletiva - onde a população separa o próprio lixo por tipo de material, facilitando o processo de reciclagem e ampliando suas vantagens econômicas já existe em centenas de cidades.

ProgramaSOL

Page 19: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

18 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 19

ProgramaSOL

Quanto tempo leva para se degradar o lixo jogado no rio ?

• Papel 6 meses• Filtro de cigarro 1 a 2 anos• Goma de mascar 5 anos• Caixa de leite ou suco 5 anos• Lata de ferro 10 anos• Lata de alumínio nunca• Saco plástico 10 a 20 anos• Couro 25 a 40 anos• Garrafa plástica 100 anos• Espuma de náilon nunca• Vidro nunca• Pilhas e baterias altamente contaminantes

Fórmula dos RE’S

1 REDUZIR a geração de lixo - é o primeiro passo e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o

desperdício. São inúmeros os exemplos domésticos e industriais para a minimização dos resíduos. Sempre que for possível, é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia e água.

2 REUTILIZAR os bens de consumo - significa dar vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e

reparabilidade, ou dando-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis, rascunhos, roupas e nas oficinas de arte com sucatas. Após a utilização de um produto ou

ProgramaSOL

Page 20: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

20 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 21

material sólido, líquido, energia, etc. deve-se recorrer a todos os meios para reutilizá-lo.

3 RECUPERAR os materiais - as usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matérias orgânicas. Os catadores

recuperam as sucatas antes de virarem lixo.

4 RECICLAR - e devolver o material usado ao ciclo da produção,

poupando todo o percurso de insumos virgens, gera enormes vantagens econômicas e ambientais. A agricultura e a industria absorvem grandes quantidades de resíduos, aliviando a “lata de lixo” das cidades. A reciclagem deve ser aplicada somente para materiais não-reutilizáveis. Embora a reciclagem ajude a conservar os recursos naturais, existem custos econômicos e ambientais associados à coleta de resíduos e ao processo de reciclagem.

5 REPENSAR os hábitos de consumo e de descarte - para muitas pessoas tais atos são compulsivos. É preciso também

desmistificar a ação de jogar fora, porque na maioria dos casos, o “fora” não existe. O lixo não desaparece depois da coleta e acaba sendo destinado a aterros, incineradores ou usinas, próximos às residências. A educação ambiental é básica para que os esforços em prol dos 5Res, sejam vistos com seriedade pela população.

Page 21: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

20 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 21

ProgramaSOL

SAÚDE : Dicas para viver melhor

1 A prevenção é prática diária e deve começar o mais cedo possível. A observação atenta do ritmo natural de

funcionamento dos órgãos, fortalecida pela informação clara e segura, possibilita a construção de hábitos saudáveis - maiores escudos contra as doenças.

2 Faça o possível para manter o peso estável e próximo do ideal. Evite excessos de alimentos e temperos, alimentos

pobers (açúcar e farinha refinadas, gorduras concentradas e alcool) ou empobrecidos pelo preparo inadequado (frituras e churrascos, por exemplo). Coma de maneira diversificada, repondo as energias de acordo com o que costuma gastar, dando preferência para alimentos mais naturais e crus.

3 Lembre-se de beber líquido, em especial água, o suficiente para garantir boa diurese, bom funcionamento intestinal

e hidratação da pele. Caso não haja contra-indicação, tome no mínimo quatro copos de água por dia, fora das refeições. Procure ingerir alimentos ricos em água (frutas, verduras e legumes).

4 Tenha uma rotina de vida ativa física e mentalmente, levando em conta suas características e preferência

pessoais.

5 É importante - visita anual ao clínico geral para atualizar os exames físicos e laboratoriais de rotina (principalmente de

sangue e urina).

Page 22: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

22 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 23

6 Seu clínico determinará se há necessidade de outros exames ( raio X, ultra-som, eletrocardiograma, etc.) ou de

consultar algum especialista.

7 Caso exista na história da familia ocorrência de doença específica, busque informações sobre o assunto o quanto

antes, para afastar possíveis fatores de risco. Procure também esclarecimento com seu médico.

8 As mulheres devem fazer anualmente, os exames de prevenção do câncer ginecológico (útero e mamas). Nas

proximidades da menopausa, em torno dos 45-50 anos, torna-se indispensável avaliação de ginecologista sobre necessidade e/ou possibilidade de reposição hormonal, em especial para aquelas pacientes que classificar como “de risco” para osteoporose.

9 Os homens, no início do climatério masculino (45-50 anos), devem ser avaliados pelo urologista, que orienta e previne

problemas importantes, em especial os referentes à próstata.

10 Não tome remédio sem receita médica. Caso esteja tomando algum medicamento e surgir um efeito colateral,

comunique seu médico - é a pessoas mais indicada para reavaliar a prescrição.

Page 23: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

22 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 23

ProgramaSOL

Melhoria contínua

O Programa SOL não termina aqui. Transforma-se agora numa busca do aperfeiçoamento para Você e para sua empresa. Participe com garra das reuniões, colabore, critique, apresente soluções, enfim, participe.

Um bom profissional sempre está atuante. E as pessoas sempre estão a procura de bons profissionais.

O Programa SOL é uma criação da Quality Innovation Estratégia Empresarial e da Revista Banas Qualidade. Todos os direitos estão reservados.

Ilistrações: Alexandre Montandon

Page 24: PROGRAMA SOL - revistas.banasqualidade.com.brrevistas.banasqualidade.com.br/PSOL/files/assets/common/downloads/... · Há quem diga que praticar 5S é praticar “bons hábitos”

24 - Revista BQ - Banas Qualidade Programa SOL - 24